News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 29/04

Started by Bruno3429, 29 de April de 2016, 08:14

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga: Obrigatório vencer Setúbal e proibido pensar no Benfica
Paulo Machado

Paulo Fonseca está ciente de "um final de época importante" e apela à máxima concentração dos jogadores, com o objectivo de cumprir os objectivos que estão em aberto. A prioridade passa por assegurar o quarto lugar na I Liga, sob o risco da aproximação do Arouca. Nesse sentido, é com o objectivo de conquistar os três pontos que a formação bracarense defronta hoje o Setúbal, pelas 21 horas, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado por Sérgio Piscarreta, da Associação de Futebol do Algarve.

Antes da deslocação a Paços de Ferreira, o técnico tinha avisado que não admitia uma postura de relaxamento, mas o SC Braga perdeu (1-0) e fez uma exibição que desagradou a Paulo Fonseca.
"Fico sempre insatisfeito e frustrado quando não ganho, mas fico mais insatisfeito quando não estamos ao nosso nível. Podemos jogar bem, dentro do que somos como equipa, e não conseguir ganhar por esta ou outra razão, ou por mérito do adversário, mas o que aconteceu no último jogo não me satisfez de todo. Os jogadores sabem o que penso sobre o que se passou e também lhes transmiti que é preciso não repetir um jogo como o de Paços de Ferreira", disse. O técnico quer voltar às exibições "de qualidade", mostrou-se confiante na garantia do quarto lugar, mas notou que isso não está ainda garantido, pelo que "é obrigatório vencer" o Vitória de Setúbal.

Os sadinos estão a realizar uma segunda volta bem pior do que a primeira, sendo mesmo a equipa com menos pontos conquistados nesta fase, tendo Paulo Fonseca destacado a importância, nesse trajeto, da saída, em janeiro, de Rúben Semedo para o Sporting e de Suk para o FC Porto.
"Se nas equipas 'grandes' consegue-se disfarçar a saída de um ou outro jogador, porque a qualidade é muita, nestas equipas, com menor poder económico, é difícil quando saem jogadores que fazem a diferença e, claramente, a saída desses jogadores foi determinante no que tem sido a época do Vitória de Setúbal", disse. O treinador espera um adversário "a abordar o jogo de uma forma muito realista e a querer conquistar pontos". "Este é um momento da época muito específico, em que tudo pode acontecer e não queremos ser surpreendidos", frisou.

Na segunda-feira, o SCBraga desloca-se à Luz para defrontar o Benfica na meia-final da Taça da Liga, mas Paulo Fonseca avisou que a equipa está "proibida" de pensar nesse jogo. O técnico dos Guerreiros do Minho explicou ainda como a derrota em Paços de Ferreira alterou os seus planos. "A nossa perspectiva era outra, mas, atendendo ao que foi o último resultado, as coisas mudaram substancialmente. Na primeira data [prevista para 21 de abril, quatro dias depois do jogo anterior] o tempo [de descanso] não era muito, mas agora vai ser o mesmo, nem sequer 72 horas [três dias] vamos ter entre os dois jogos", disse.

Luz verde à cedência de terrenos para Academia do SC Braga
Paulo Machado

O Tribunal de Contas deu parecer favorável à doação de terrenos ao SC Braga feita pela autarquia bracarense para a construção de uma academia, já reconhecida como de "interesse público" pelo Governo.
Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, o parecer favorável do Tribunal de Contas "valida a legitimidade de todo o processo e representa um passo em frente" para que se iniciem os trabalhos de construção da Academia.

"Esta validação não só tem um sinal de luz verde para o arranque das obras, como vem legitimar e validar a forma como o processo foi conduzido', frisou o edil, reforçando que o parecer confirma "a política de gestão rigorosa e transparente implementada pelo actual executivo municipal".

Ricardo Rio lembra que, desde a primeira hora, o Município defendeu a importância deste projecto para o crescimento e sustentabilidade financeira do SC Braga e para propiciar à Cidade inúmeras vantagens desportivas, técnicas e turísticas. No entanto, acrescenta, o "apoio do Município a um projecto desta natureza teria sempre de respeitar as fronteiras do razoável, limitando-se à simples cedência de terrenos e nunca à construção ou aquisição de novos terrenos".

A academia do clube minhoto, que nascerá nos terrenos adjacentes ao Estádio Municipal de Braga, incluirá zonas de convívio e lazer, equipamentos desportivos, lar residencial para acolhimento de jovens deslocados, espaços comerciais e outras construções.
O projecto, apresentado em Outubro do ano passado, está orçado em cinco milhões de euros e foi anunciado então estar previsto estar concluído ainda antes do início da próxima época, sendo que, de momento, as obras limitam-se à necessária desarborização da área.

O centro de formação arsenalista será construído em três hectares, com um edifício em forma de U, um estádio para competições oficiais com 1.500 lugares e dois edifícios anexos, um dedicado à formação e outro onde ficarão instalados o museu, a loja do clube e serviços administrativos do clube e da SAD.
Será constituído por cinco campos de treino, dois em relva sintética.

A segunda fase do projecto, que só arrancará quando a academia de futebol estiver concluída, corresponderá ao pavilhão multiusos que nascerá nas inacabadas piscinas olímpicas contíguas ao Estádio Municipal de Braga, fase orçada em seis milhões de euros (depois de já lá ter sido feito um investimento na ordem dos 9 milhões de euros).

Presidente da República saúda campanha do SC Braga

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou ontem a campanha solidária lançada pelo Sporting de Braga, apelando à adesão a uma iniciativa que "deve contar com o carinho e a simpatia de todos". "Na qualidade de sócio do Sporting Clube de Braga, mas também enquanto Presidente de todos os portugueses venho saudar a iniciativa do SC Braga Solidário e apelar aos sócios, adeptos e simpatizantes bracarenses e não só, para que aceitem o desafio de encher , sexta-feira, o Estádio Municipal de Braga, no jogo frente ao Vitória de Setúbal", pode ler-se em mensagem divulgada na página da Presidência da República na internet.

A 'Campanha Guerreiros Solidários' visa angariar 50 toneladas de alimentos não perecíveis até 20 de Maio para apoiar as acções internacionais de auxílio aos refugiados.
"Os ingressos para a partida podem ser 'adquiridos' em troca de bens alimentares, que vão reverter a favor de instituições que apoiam os refugiados, uma causa que deve contar com o carinho e a simpatia de todos nós", refere ainda a nota de Belém.

O jogo entre Sporting de Braga e Vitória de Setúbal, da 32.ª jornada da I Liga de futebol, realiza-se hoje às 21 horas. Esta semana decorreram acções de promoção desta campanha em superfícies comerciais, com a presença do treinador Paulo Fonseca e também de alguns jogadores do plantel profissional a fim de darem o exemplo para a comunidade em geral.

Correio do Minho

JotaCC

Minhotos e sadinos só têm olhos para a vitória
Braga-Setúbal Duelo no conflito de interesses: quarto lugar e fuga à despromoção no desafio da "Pedreira"

Paulo Fonseca: "Proibidos de pensar no jogo com o Benfica"

"É obrigatório vencer", diz o treinador do Braga. "Vamos a Braga para ganhar", afirma o técnico do Vitória de Setúbal. No conflito de interesses faz-se o desafio da 32.ª e antepenúltima jornada da Liga, esta noite, na "Pedreira". A equipa minhota joga para garantir de vez o quarto lugar, o que sucederá se à vitória se acrescentar um escorregão do Arouca com o Nacional. Os sadinos querem escapar ao espetro da descida que paira sobre o Bonfim.
Para quem não sabe o que é ganhar há 12 jornadas, e que até vem de uma derrota, em casa, com o Tondela, último classificado, o treinador do Vitória não se acanha. O triunfo garante-lhe a permanência na elite. "Não estamos dependentes do que A ou B possam fazer. Encaramos o jogo sem medo. Após o resultado negativo com o Tondela, queremos jogar já esta final", diz Quim Machado, muito contestado pelos adeptos sadinos.
"Já ando há uns anos no futebol e sei que vivemos sob uma pressão enorme. A contestação que tivemos é normal, num clube que está vivo e que não se acomoda. Mal seria se tivéssemos perdido com o último e estivesse tudo bem. Não está! O Vitória exige que se ganhe", diz Quim Machado.
Exigência também é o lema de Paulo Fonseca, igualmente derrotado na última ronda. "Já disse aos jogadores que exibições como a de Paços de Ferreira não podem repetir-se", disse o treinador do Braga.
No aperto da agenda – segunda-feira, há jogo com o Benfica, na semifinal da Taça da Liga –, desta vez, Fonseca nem pode pensar em rodar a equipa. Baiano, Djavan, Filipe Augusto, Pedro Santos e Rui Fonte estão lesionados. Repouso só para Luiz Carlos e Boly, mas forçado, já que o médio e o defesa estão suspenso, por acumulação de cartões amarelos.
"Estamos proibidos de pensar no jogo de segunda-feira. Queremos vencer o Setúbal e só depois pensaremos no Benfica. Nem há grande margem para rotação face aos jogadores disponíveis", rematou Fonseca.

Alef escalado
O médio internacional sub-20 pelo Brasil, reforço desta temporada, já tinha sido convocado pelo treinador Paulo Fonseca noutras ocasiões, mas nunca chegou a jogar. Na equipa B dos minhotos, Alef também raramente foi opção. Estreia à vista?

Enchente à vista
O Estádio Municipal de Braga poderá registar uma assistência superior a 20 mil pessoas (o recinto tem capacidade para 30 mil). Na troca de alimentos angariados na campanha "Guerreiros Solidários" pelos refugiados, cada adepto recebeu bilhete para o jogo com o Vitória de Setúbal.

Marcelo aplaude
Adepto e sócio do Braga, o presidente da República saudou a campanha de solidariedade pelos refugiados lançada pelo clube minhoto. Marcelo Rebelo de Sousa apela à adesão a uma iniciativa que "deve contar com o carinho e a simpatia de todos".

JN

JotaCC

FONSECA EXIGE OUTRA ATITUDE
Treinador disse aos jogadores que não podem repetir a última exibição em Paços e espera regressar já hoje às grandes vitórias

"O que aconteceu no último jogo não me deixou nada satisfeito. Não se pode repetir"
Paulo Fonseca
Treinador do Braga




Em vésperas da decisão da meia-final da Taça da Liga com o Benfica, Paulo Fonseca pretende assegurar já o quarto lugar, na receção ao V. Setúbal. Mas quer fazê-lo com estilo
Em Paços de Ferreira, o Braga fez, muito provavelmente, a pior exibição da época. Perdeu, e perdeu bem, como reconheceu ontem Paulo Fonseca, mesmo que na antevisão desse jogo tenha alertado os jogadores para a necessidade de manterem intactos os níveis de ambição. "Se estou desiludido por os jogadores não terem correspondido? Fico sempre insatisfeito quando não ganho, mas fico ainda mais insatisfeito quando não estamos ao nosso nível. Podemos jogar bem e não ganhar por uma qualquer razão, mas o que aconteceu no último jogo não me deixou nada satisfeito. Os jogadores sabem o que eu penso, já lhes transmiti aquilo que sentia, e todos temos consciência de que não podemos repetir uma exibição como aquela."
Por isto, mas também por ainda não ter o quarto lugar matematicamente assegurado, Paulo Fonseca aguarda por uma resposta à altura da qualidade dos jogadores já esta noite. "O quarto lugar ainda não está garantido e é obrigatório vencer este jogo. O V. Setúbal também precisa de somar pontos e sabemos que nos vão criar dificuldades. Viemos de um jogo menos conseguido [Paços de Ferreira], mas ao longo destes meses habituámos as pessoas a um futebol de qualidade, pelo que queremos regressar às boas exibições. Vai ser uma partida difícil, mas temos o objetivo de aliar um futebol de qualidade a uma boa vitória", confessou o treinador, a poucos dias de um jogo decisivo frente ao Benfica, para a meia-final da Taça da Liga. Apesar de só ter vencido apenas um dos seis jogos realizados em abril, Paulo Fonseca não sente que a equipa tenha perdido confiança. "Todas as vitórias são importantes. Apesar dos últimos resultados, não sinto que a equipa desconfie das suas qualidades, antes pelo contrário. Sinto a equipa confiante. Temos mais cinco ou seis jogos até ao final da época e é nesses jogos que queremos pensar. Vamos direcionar todas energias para um final de época muito importante para nós", acrescentou.
Depois do triunfo com o Tondela, Fonseca afirmou que o quarto lugar estava "praticamente assegurado", mas ontem mudou ligeiramente o discurso. "Não estou arrependido de ter disso isso, até porque se estivermos ao nosso nível dificilmente perderemos o quarto lugar. Mas a verdade é que se jogarmos como contra o Paços corremos esse risco... No entanto, acredito que esse jogo tenha sido uma exceção. O Arouca tem tido ótimos resultados e pode vencer todos os jogos até ao final, por isso nós também temos de ganhar", concluiu.



Tondela e as saídas no V. Setúbal

O V. Setúbal é a pior equipa da Liga na segunda volta, associando-se os maus resultados às saídas, em janeiro, de Suk e Rúben Semedo. Fonseca concorda com a ideia. "Nas equipas com menor poder económico é mais difícil gerir a saída de jogadores importantes e a verdade é que esse momento acabou por ser determinante para o V. Setúbal. Mas, nesta fase, os momentos das equipas pouco importam. Temos o exemplo do Tondela: perderam connosco, dizia-se que já tinham descido, mas reagiram, venceram em Setúbal e estão na luta", disse.



Lesões e a falta de tempo para o Benfica
Treinador diz que lesões e castigos que retiram a possibilidade de poupar alguns jogadores

No calendário do Braga, o jogo que se segue ao de hoje é frente ao Benfica, da meia-final da Taça da Liga. O reencontro no Estádio da Luz está agendado já para segunda-feira, mas Paulo Fonseca garante que não vai fazer poupanças na partida desta noite. Nem pode, diz ele. "Se há coisa que estamos proibidos de pensar é nesse jogo. Estamos concentrados e empenhados apenas em vencer o V. Setúbal. Para além disso, não existe muita margem para mudar jogadores, tendo em conta as lesões e os castigos que temos atualmente no plantel", afirmou, referindo-se concretamente às ausências de Boly, Luiz Carlos (castigados), Baiano, Djavan, Pedro Santos, Rui Fonte e Filipe Augusto (lesionados). Por isso, Paulo Fonseca convocou todos os jogadores disponíveis no plantel, tendo chamado também o brasileiro Alef, que ainda não se estreou oficialmente, e D'Alberto, defesa-direito da equipa B.
Mas o treinador do Braga deu ainda a entender que a derrota em Paços mudou o grau de importância deste jogo como V. Setúbal (quarto lugar continua por garantir), tendo-se ainda pronunciado sobre a data da meia-final da Taça da Liga, que, num primeiro momento, ele tinha anunciado para 21 de abril. "A nossa perspetiva era outra, mas atendendo ao que foi o último resultado as coisas mudaram substancialmente. Na primeira data, o tempo de descanso não era muito, mas agora vai ser parecido. Nem 72 horas vamos ter entre os dois jogos", explicou.


INDISPONÍVEIS
7
Para o jogo de hoje, Paulo Fonseca tem sete indisponíveis, cinco por lesão (Filipe Augusto, Rui Fonte Djavan, Pedro Santos e Baiano) e dois castigados (Boly e Luiz Carlos)



Terrenos validados

O Tribunal de Contas( TC) deu parecer favorável à doação de terrenos da autarquia para a construção da academia do Braga, já reconhecida como de "interesse público" pelo Governo. O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, explicou que o visto favorável do TC "valida a legitimidade" do processo e é um"passo em frente" para que se iniciem os trabalhos com vista à construção do centro de formação. Desta vez, o TC aprovou a doação de terrenos adjacentes ao Estádio Municipal aprovada pelo executivo camarário em setembro de 2015. "Esta validação não só tem um sinal de luz verde para o arranque das obras como vem legitimar e validar o nosso projeto", acrescentou Ricardo Rio.

O JOGO

JotaCC

INICIATIVA MARCELO APLAUDE CAMPANHA SOLIDÁRIA DO BRAGA

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou a campanha solidária lançada pelo Braga, apelando à adesão a uma iniciativa que "deve contar com o carinho e a simpatia de todos". A iniciativa visa angariar 50 toneladas de alimentos até 20 de maio, a fim de apoiar as ações internacionais de auxílio aos refugiados, sendo que os participantes têm a oportunidade de assistir ao jogo de hoje com o V. Setúbal no estádio bracarense.

O JOGO


JotaCC

Marcelo, o Presidente-adepto, quer o estádio do Braga cheio
Presidente da República emite nota a associar-se a campanha do seu clube para apoiar refugiados.

O Sporting de Braga lançou uma campanha para recolher alimentos para refugiados, prometendo em troca um bilhete para o jogo desta sexta-feira com o Vitória de Setúbal. E recebeu um apoio inusitado: Marcelo Rebelo de Sousa divulgou uma nota no site oficial da Presidência, apelando à participação dos portugueses.
"Na qualidade de sócio do Sporting Clube de Braga, mas também enquanto Presidente de todos os portugueses, venho saudar a iniciativa do SC Braga Solidário e apelar aos sócios, adeptos e simpatizantes bracarenses e não só, para que aceitem o desafio de encher amanhã, sexta-feira, o Estádio Municipal de Braga, no jogo frente ao Vitória de Setúbal", diz o comunicado publicado no site da Presidência da República.
"Os ingressos para a partida podem ser "adquiridos" em troca de bens alimentares, que vão reverter a favor de instituições que apoiam os refugiados, uma causa que deve contar com o carinho e a simpatia de todos nós", acrescenta a mesma nota, em que Marcelo sublinha ser sócio do clube bracarense.

PUBLICO