News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 14/04

Started by Bruno3429, 14 de April de 2016, 08:09

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga joga o tudo por tudo na Europa
Rui Alberto Sequeira

Como dar a volta a uma eliminatória nos quartos-de-final da Liga Europa, a jogar em casa de um adversário recheado de grandes valias? A resposta para esta questão foi trabalhada ao longo da última semana pelos responsáveis bracarenses e, com o trabalho de casa já elaborado, resta aguardar pelo resultado do jogo de logo mais, em Lviv, na Ucrânia, onde o SC Braga está apostado em dar o tudo por tudo para manter vivo o sonho nas competições europeias.

No primeiro duelo entre os dois emblemas, os ucranianos levaram a melhor em Braga, com dois golos, um de Rakitskiy (que hoje não joga, cumpre castigo) e ainda outro do argentino Ferreyra. Valeu, no entanto, um golo de Wilson Eduardo (já na recta final) para alimentar a esperança dos Guerreiros do Minho, deixando tudo em aberto para o jogo da segunda mão.

Face a ausência de Baiano, no jogo desta noite, Paulo Fonseca aposta em Goiano — regressa à posição de lateral-direito — e reforça a aposta no sector ofensivo, com a dupla Stojiljkovic e Hassan no ataque, com o apoio de Rafa e também Josué. Este último regressa à equipa. Do lado dos ucranianos, Lucescu está privado de alguns jogadores por motivos clínicos, mas a grande baixa é o central Rakitskiy, autor do primeiro golo em Braga, que terá de cumprir um jogo de castigo.

Os dados estão lançados para mais uma grande noite europeia, onde o SC Braga terá de jogar nos limites e dar o tudo por tudo para alimentar o sonho de continuar em prova nas competições europeias. Por isso mesmo, este é o jogo do tudo ou nada para os Guerreiros do Minho, ficando desde já o registo de ter sido a equipa portuguesa que mais longe chegou na Liga Europa.

Pavel Kralovec é o árbitro escolhido pela UEFA para apitar o desafio entre Shakhtar Donetsk e Sporting de Braga, na Ucrânia, jogo que decidirá um dos apurados para as meias-finais da Liga Europa. O árbitro checo, com 38 anos de idade, já dirigiu um encontro de uma equipa portuguesa esta época, uma vez que foi o juiz do Sporting em Moscovo, num jogo diante do CSKA, referente à Liga dos Campeões.

Paulo Fonseca: "Estamos bem preparados e com uma grande ambição"

O treinador do SC Braga não deita a toalha ao chão e está determinado em continuar na Liga Europa, contando com o empenho dos seus pupilos no duelo desta noite com o Shakhtar para garantir o apuramento para as meias-finais da competição. A tarefa é complicada, mas Paulo Fonseca mantém-se confiante.

"Os números e as estatísticas não significam nada no futebol. Temos de mostrar a nossa melhor face, será um desafio extremamente difícil mas isso não diminui a nossa ambição. Tentaremos seguir em frente", afirmou ontem Paulo Fonseca na conferência de imprensa realizada na Ucrânia.

Ambição é palavra de ordem no seio do grupo bracarense, com Paulo Fonseca a reforçar a confiança para o jogo desta noite, em Leviv, casa emprestada do Shakhtar.
"Estamos muito bem preparados e com grande ambição, sabendo da importância que seria chegar com o SC Braga às meias-finais da Liga Europa. Vamos apostar na estratégia de sempre, não mudamos seja o que for, independentemente do estádio onde jogamos ou do adversário", salientou o treinador.

Paulo Fonseca abordou ainda as limitações na equipa do SC Braga, devido a lesões e impedimentos, mas desvalorizou e mostrou confiança nos guerreiros disponíveis para a batalha.
«É verdade que temos algumas baixas, na sequência do último jogo no campeonato português, mas isso não será desculpa. Apresentaremos uma equipa forte, com concentração máxima, frente a um adversário de grande qualidade", rematou Fonseca.

Correio do Minho

Bruno3429

RAFA CONTINUA A SER NOTÍCIA
UEFA sempre atenta ao criativo minhoto

Depois de várias jornadas onde foi eleito para o melhor onze da Liga Europa, Rafa voltou, ontem, a ter honras de destaque no site da UEFA. O internacional português é apontado como a grande esperança arsenalista para derrotar o Shakhtar e a sua curta carreira foi passada em revista. Tal como Ricardo Carvalho e Deco, também Rafa passou pelo Alverca e foi lá que começou a dar nas vistas como número 10. Apesar da cobiça do Sporting, mudou-se, mais tarde, do Feirense para Braga, onde Jesualdo o adaptou a extremo. A chamada ao Mundial e os golos e assistências na Liga Europa também foram destacados pela UEFA. O Sp. Braga agradece..

DJAVAN RECLAMA MAIOR EFICÁCIA
Volta à titularidade e pede... golos

A lesão de Baiano vai devolver a titularidade a Djavan, precisamente um mês e um dia depois da última vez em que foi utilizado. O lateral mostra-se feliz e esperançado em fazer história. "Estamos perante um cenário difícil face à vantagem que o Shakhtar conseguiu no jogo da 1ª mão, mas acredito que, até por tudo o que fizemos no jogo de Braga, temos capacidade para virar este resultado", apontou, antes de dizer o que a sua equipa tem de fazer de diferente em relação ao embate da semana passada: "Teremos de ser a mesma equipa que fomos contra o Fenerbahçe, numa eliminatória onde muita gente também não acreditava em nós. Vamos impor o nosso jogo e tentar ser mais eficazes do que na 1ª mão."
Este vai ser o 3º jogo do Sp. Braga em solo ucraniano: em 2010/11 defrontou o Shakhtar (derrota por 2-0) e o Dínamo Kiev (1-1). Do adversário de hoje saíram craques como Fernandinho, Willian, Douglas Costa, Mkhitaryan, Alex Teixeira e Luiz Adriano. Já do Minho partiram quase, mesmo quase todos: só ficou Alan do plantel que Domingos orientou nessa altura e que conseguiu levar até à final de Dublin. O capitão falha o regresso à Ucrânia devido a lesão.

ADERLAN CUSTA 9,5 MILHÕES
Valencia pagou a referida verba ao Sp. Braga

Contratado pelo Valencia ao Sp. Braga, no verão passado, o brasileiro Aderlan Santos obrigou o clube espanhol a desembolsar 9,5 milhões de euros.

Segundo o site Football Leaks, que revelou os pormenores do contrato assinado entre a turma valenciana e a formação arsenalista, o valor em causa seria pago em três prestações: a primeira, de três milhões, em setembro passado; a segunda em junho próximo, também de três milhões; e a última, de 3,5 milhões, a 15 de junho de 2017.

Recorde-se que o Sp. Braga anunciara em agosto que recebera 4,75 milhões de euros por 50 por cento do passe do central de 27 anos.

Record

Bruno3429

À procura da noite perfeita
Texto por José Bragança

O Braga defronta o Shakhtar Donetsk, em Lviv, para a 2.ª mão dos quartos de final da Liga Europa. Os minhotos partem em desvantagem.

A ideia é simples, na teoria, e caberá aos guerreiros do Minho aplicá-la na prática: marcar golos. A turma de Paulo Fonseca precisa de ter pontaria afinada e, por outro lado, não sofrer.

Depois do desaire caseiro, onde os arsenalistas perderam por 1x2, a formação bracarense sabe que a missão em território ucraniano não será simples mas ninguém atira a "toalha ao chão". O plantel confia que é possível levar a cabo uma reviravolta, mesmo que os números recentes "não ajudem".

Nos últimos três jogos, o Braga marcou três golos, sofreu oito e não ganhou qualquer duelo (duas derrotas e um empate). Além disso, o emblema minhoto não terá algumas unidades que têm sido influentes na estratégia de Paulo Fonseca: Pedro Santos e Baiano.

Perante isto, só uma noite perfeita dos arsenalistas permitirá sonhar com as meias-finais da Liga Europa.

A diferença passa por...

SHAKHTAR DONETSK
Pyatov

O Braga terá de marcar para sonhar com o apuramento. Nos períodos de maior assédio dos bracarenses às redes ucranianas a atenção de Pyatov será fundamental.

BRAGA
Rafa

É o jogador mais imprevisível do Braga e dos seus pés podem sair as jogadas de maior perigo para os ucranianos.

Sabia que...

1 GOLO
SC BRAGA

O SC Braga só marcou um golo nos 5 últimos jogos que disputou como visitante.

2 RESULTADOS
SC BRAGA

O SC Braga deve inspirar-se em duas vitórias portuguesas em casa do Shakhtar para aspirar a qualificação: o Benfica venceu 1x2 em 2006/07, o FC Porto 0x2, em 2011/12.

3 JOGOS
HISTóRICO

Histórico completamente favorável ao Shakhtar nos duelos frente ao SC Braga: 3 jogos, 3 vitórias da equipa ucraniana.

Zerozero

Coelho SCB

#VãoTerDeContarConnosco
#BragaoléAndFriends

JotaCC

Zezé Camarinha contra o mau agoiro
Lviv Na capital do masoquismo, Sporting de Braga bate-se contra o Shakhtar e a maldita estatística, mas com uma forcinha especial

No berço de Masoch, o Braga atira as agruras para trás e faz-se à vida, com intensões sádicas e com os olhos nas meias-finais da Liga Europa. A derrota da "pedreira", na primeira mão (1-2), é agoirenta – na história da UEFA, só 19 de 354 equipas batidas em casa por igual resultado deram a volta à eliminatória –, mas os Guerreiros do Minho não desistem. O Shakhtar que se cuide, até porque, já aqui na Ucrânia, surgiu mais um adepto nada circunstancial da equipa portuguesa, um tradutor da conferência de Imprensa, Maxime, ucraniano, filho de... Zezé Camarinha!

Paulo Fonseca promete uma equipa forte e, ontem, teve direito a um tradutor inesperado, Maxime, filho de Zezé Camarinha
Foi o próprio Paulo Fonseca, treinador do Braga, que apresentou Maxime. O estudante de 23 anos é filho adotivo, mas de filiação reconhecida pelo próprio. "Sim, é o meu pai. Fui para Portimão, para a Praia da Rocha, com oito anos. Fui com a minha mãe, que ainda está em Portugal, com o meu pai Zezé. Fiz lá o liceu, fui para a universidade, em Moscovo, e cá estou nas minhas origens. Mas Portugal está e permanecerá para sempre no meu coração, graças à minha mãe e a Zezé", sorri Maxime, de repente também celebriza- do entre os jornalistas ucranianos, todos curiosos com a história de Maxime e do Adónis algarvio.
Ora, se Portuguese do it better!, Paulo Fonseca também quer fazer melhor, apesar dos maus vaticínios dos gráficos . "A estatística vale o que vale. E se diz que temos apenas 5% de possibilidades é a essa percentagem a que nos vamos agarrar. Temos possibilidades de ganhar e acreditamos que é possível, embora saibamos que será muito difícil", diz o treinador do Braga.Fonseca lamenta as baixas – Baiano, Pedro Santos, Alan e Rui Fonte estão lesionados –, mas garante que "apresentará uma equipa forte" para chegar às meias-finais, "objetivo do clube e das nossas carreiras, o que será um grande feito". O treinador da equipa minhota também desvaloriza as críticas do homólogo do Shakhtar à arbitragem do jogo da primeira mão. Segundo o técnico romeno Mircea Lucescu, "ficaram por marcar dois penáltis flagrantes contra o Braga. Podíamos estar numa posição mais cómoda. Assim, com este resultado mínimo, nada está decidido, até porque o Braga é uma grande equipa", diz Lucescu.
Paulo Fonseca estranhou: "É a primeira vez que ouço isso. Para mim, é uma surpresa. Lá em Braga, após o jogo, ele não disse nada. O senhor Lucescu é muito experiente e deverá ter alguma segunda intenção. A mim não cabe dizer mais nada", rematou o treinador português.



Presidente Salvador pede noite perfeita

No Aeroporto Francisco Sá Carneiro, antes da partida para Lviv, o presidente António Salvador reconheceu que a derrota em casa obriga a turma minhota a ter uma "noite perfeita". "Sabemos que vamos encontrar uma grande equipa, como ficou provado na primeira mão. Mas também sabemos que a missão não é impossível", salientou o líder do Braga. "Se não fosse assim, mais valia ficar em Braga. A equipa já fez muitas coisas esta época que ninguém pensava que fosse possível", recordou António Salvador.


Avião decorado com mensagem de apoio

O charter fretado à companhia espanhola Privilege Style, que transportou o Sporting de Braga desde o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, em Pedras Rubras, até Lviv, estava decorado com o símbolo e o nome do clube minhoto. "Estamos juntos na Europa" podia ler-se numa das laterais da aeronave.



Djavan apela à eficácia


Presente na antevisão do jogo, o lateral deu a receita para a passagem do Braga: "Terá de ser um jogo de eficácia e solidariedade", realçou Djavan. "É um cenário difícil", admitiu, concluindo: "Temos de estar atentos para que tudo corra bem".



Aderlan Santos rende 9,5 milhões

O Sporting de Braga vai receber 9,5 milhões de euros pela transferência de Aderlan Santos para o Valência. Os contornos do negócio, feito no início da época, foram desvendados pelo site Football Leaks. De acordo com o documento, tornado público ontem, o valor será pago em três tranches e ficará totalmente liquidado no próximo ano. As duas primeiras parcelas são de três milhões de euros, sendo que uma já entrou nos cofres bracarenses e a segunda terá de chegar até 15 de junho. A terceira e última parte deste "bolo milionário" é de 3,5 milhões e deverá ser transacionada até 15 de junho de 2017. Recorde-se que, na altura em que a transferência do central brasileiro, de 27 anos, foi anunciada, nenhum dos clubes envolvidos revelou os contornos do negócio.



Nómadas da bola fogem à guerra no leste da Ucrânia

Futebolistas, treinadores e restante staff do Shakhtar Donetsk são só três dezenas dos 500 mil refugiados da guerra no Donbass, região do extremo leste ucraniano que Kiev defende da cobiça dos separatistas pró-russos. A cidade de Lviv, no extremo ocidental da Ucrânia, junto à fronteira com a Polónia, foi o refúgio eleito pelos "mineiros" para a realização dos jogos. Os futebolistas vivem e treinam em Kiev e jogam em Lviv.

Donbass Arena, inaugurada em 2009, foi bombardeada no conflito
A mudança é provisória há dois anos, enquanto o clube não sentir total segurança, visto que, apesar do cessar-fogo assinado em setembro, as armas não se calaram e meia Donetsk ainda está destruída e deserta. O problema nem é só do Shakhtar. Outros clubes da região, como Metalurg, Olympik (ambos de Donetsk), Zorya e Mariupol, também tiveram de fugir para zonas seguras. Estes sofrem mais, porque o Shakhtar sempre pode aguentar a queda de receitas e o aumento de custos. Apesar da guerra, os jogadores continuam a receber a tempo e horas, mesmo que a folha salarial represente muitos milhões. A estrelinha brasileira Bernard não desdenhou o F. C. Porto por acaso: por um jogador que até é suplente, o Shakhtar paga, por mês, 380 mil euros.
Nada, afinal, que o dono do clube não possa suportar. Na queda da Cortina de Ferro, a Rinat Akhmetov não lhe escapou nenhuma das oportunidades da Perestroika. O oligarca singrou no gás, no petróleo, no carvão, no aço, na siderurgia... Formou um império que, segundo a "Forbes", valia, em 2014, 12 mil milhões de euros, ou seja, a 39.ª maior fortuna do planeta. Nem Abramovich...

JN

JotaCC

Sp. Braga ainda acredita, Shakhtar mostra respeito
Os bracarenses têm de vencer esta noite em Lviv para garantirem o apuramento para as meias-finais da Liga Europa

O resultado da primeira mão e o histórico dos confrontos entre o Sp. Braga e o Shakhtar Donetsk colocam os ucranianos com pé e meio na meia-final da Liga Europa, mas, na antevisão da partida, Paulo Fonseca mostrou optimismo na qualificação dos bracarenses, enquanto o romeno Mircea Lucescu jogou à defesa, alertando que a vitória da formação da Ucrânia em Braga (21) é um "resultado mínimo e muito perigoso". Alan, Rui Fonte, Baiano e Pedro Santos são baixas na equipa portuguesa para a segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa.
Com um saldo 100% desfavorável no currículo dos confrontos contra o Shakhtar (três jogos, três derrotas) e em desvantagem após o jogo da primeira mão no Minho (desaire por 2-1), o Sp. Braga vai entrar esta noite na Arena Lviv confiante no apuramento. Apesar de estar obrigado a marcar dois golos na casa do Shakhtar — uma vitória por 1-0 não chega —, Paulo Fonseca revelou ambição na antevisão da segunda mão dos quartos-de-final. O técnico dos "arsenalistas" disse acreditar que "é possível virar esta eliminatória", desvalorizando o favoritismo que é dado aos ucranianos. "O nosso adversário é forte e tem a vantagem a seu favor, mas isso não nos retira ambição de vencer aqui na Ucrânia", referiu.
Sem Alan, Rui Fonte, Baiano e Pedro Santos, Fonseca deverá fazer regressar Djavan ao lado esquerdo da defesa (Goiano passa para o lado direito), enquanto no meio-campo Josué deverá regressar à titularidade. À semelhança do que aconteceu na eliminatória anterior, quando os bracarenses jogaram em Istambul contra o Fenerbahçe, Wilson Eduardo pode avançar para o "onze", relegando o sérvio Stojiljkovic para o banco.
"Uma equipa dominadora"
Estas alterações não vão, no entanto, retirar audácia aos minhotos: "Já sabem que a nossa equipa joga sempre da mesma forma e não é por termos obrigatoriamente que vencer que vamos mudar. Só sabemos ser uma equipa dominadora e que joga no meio-campo adversário, seja em que estádio for, contra o adversário que for, na competição que for e independentemente do momento em que nos encontramos", sublinhou Paulo Fonseca.
Igualmente confiante está o presidente do Sp. Braga, que à partida para a Ucrânia manifestou grande optimismo. "Se não acreditássemos, mais valia ficarmos em Braga. Esta equipa já fez coisa interessantes, neste percurso fizemos coisas que muitos pensavam ser impossível. Sabemos que é difícil mas não impossível. Vamos trabalhar para conseguir essa reviravolta", sublinhou o dirigente.
Apesar de estar em vantagem, o experiente Mircea Lucescu foi prudente na antevisão do jogo. Para o técnico romeno, a esta altura da prova, todas as equipas estão quase no mesmo nível" e os ucranianos vão ter um "jogo difícil". Lucescu considera que a vitória por 2-1 alcançada há uma semana, em Braga, é um "resultado mínimo e muito perigoso" e "qualquer uma das equipas pode vencer".
"Em competições como a Liga Europa e a Champions tudo pode acontecer. Se o Benfica e o Atlético podem dar luta ao Bayern Munique e ao Barcelona, por que motivo o Sp. Braga não nos pode ganhar? Está tudo em aberto", frisou o técnico, que não poderá contar com o defesa central Yaroslav Rakitskiy, que marcou o primeiro golo do Shakhtar em Braga e está castigado.
Mircea Lucescu, de resto, lamenta o facto de o Shakhtar não ter marcado mais golos em Braga e de não terem sido duas grandes penalidades assinaladas a seu favor no encontro da primeira mão. Aos jogadores, deixa um recado: é preciso acabar com o mau hábito de sofrer golos nos últimos minutos: "Não quero que se repita isso amanhã [hoje]".

PUBLICO

JotaCC

Famalicenses averbam terceira derrota seguida

Na luta pela subida e muito apoiado nas bancadas, o Famalicão raramente se superiorizou ao Braga B e somou a terceira derrota seguida. As melhores chances pertenceram aos braguistas, que acabariam por abrir o ativo na segunda parte, num desvio de cabeça de Artur Jorge. O Famalicão arriscou tudo, mas acabaria por sofrer novo golo, com Piqueti a bater Chastre.

JN

JotaCC


JotaCC