News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 16/03

Started by Bruno3429, 16 de March de 2016, 08:25

Previous topic - Next topic

Bruno3429

FORTALEZA PRECISA DE BETÃO
Perdeu solidez

O Sp. Braga marcou golos nos quatro jogos realizados em casa para a Liga Europa. Foram oito no total e esses números dão confiança aos responsáveis arsenalistas para o reencontro com o Fenerbahçe. Atacar bem é preciso, mas defender também, porque sofrer mais um golo pode acabar com todas as esperanças de seguir em frente. A verdade é que defensivamente a equipa de Paulo Fonseca já apresentou maior solidez, aspeto que terá, assim, de ser revisto para esta 2ª mão dos oitavos-de-final. Só nas recentes receções a Sion, Marselha e Slovan Liberec, Matheus foi buscar por quatro vezes a bola ao fundo da baliza.

Alargando esta leitura a todas as competições, e sem esquecer as partidas disputadas fora, são 13 os golos sofridos nos últimos nove jogos. Um registo bem diferente daquele a que a equipa chegou a habituar os adeptos, mas o que conta será mesmo o que os guerreiros conseguirão fazer amanhã.


BONS EXEMPLOS SÃO PARA REPETIR

Paulo Fonseca procura 5.ª reviravolta europeia da história do clube. Está ainda tudo em aberto...
"Os coletivos equiparam-se. Na 1ª mão o SCBraga criou oportunidades e tem valor para dar a volta."

MAIS DE 15 MIL NAS BANCADAS COM O FENERBAHÇE
Forte apoio na quinta-feira

A SAD arsenalista espera que os adeptos compareçam em bom número no jogo de amanhã. Os detentores de lugar anual não pagam bilhete e isso deverá ajudar a que mais de 15 mil garganta s estejam no estádio a puxar pela equipa.

O árbitro croata Ivan Bebek foi nomeado pela UEFA no dia em que o central Ricardo Ferreira ainda se treinou de forma condicionada. Luiz Carlos, por castigo, é baixa certa.

JORGE MENDES FICOU COM 67% DO PASSE DE MATHEUS
Compra do guarda-redes do Sp. Braga envolveu 2,4 milhões de euros

O Sp. Braga comprou os direitos desportivos do guarda-redes Matheus por 800 mil euros e a Gestifute, controlada pelo agente Jorge Mendes, ficou com "dois terços dos direitos económicos", pelos quais pagou 1,6 milhões de euros ao América, de Minas Gerais.

Segundo o contrato divulgado pelo Football Leaks, o Sp. Braga deverá ceder ao clube brasileiro 10 por cento de uma futura transferência que exceda os 2,4 milhões de euros. No mesmo documento está expresso que uma empresa denominada Premiere Sports receberá 5 por cento do valor líquido apurado numa venda posterior.

Matheus tem contrato válido até junho de 2019 e no Relatório e Contas da Sp. Braga é revelado que a SAD tem 33 por cento do seu passe. Os restantes 67 serão ainda da Gestifute, sabendo-se que a FIFA proíbe a partilha de passes desde 1 de maio de 2015.

Autor: António Varela

Record

Bruno3429

IVAN BEBEK APITA SC BRAGA VS FENERBAHÇE

O croata Ivan Bebek foi designado pela UEFA para conduzir o SC Braga vs Fenerbahçe, relativo à 2.ª mão dos oitavos-de-final da UEFA Europa League. Este árbitro, de 38 anos, tem as insígnias da FIFA desde 2003 e até já apitou os Gverreiros do Minho noutras campanhas europeias, coincidindo sempre com eliminatórias ultrapassadas pelo SC Braga.

Em 2010/11, apitou o Celtic Glasgow 2-1 SC Braga, que confirmou a passagem ao play-off de acesso à UEFA Champions League depois do 3-0 obtido pelos Gverreiros em casa. Aliás, Paulo César até marcou cedo na Escócia (20′), tendo o Celtic dado à volta ao resultado para fechar a eliminatória, contudo, num inquestionável 4-2 favorável aos portugueses.

Em 2011/12, Ivan Bebek conduziu o Young Boys 2-2 SC Braga, que daria aos minhotos a passagem à fase de grupos da UEFA Europa League. Depois do 0-0 obtido em Braga, os golos marcados fora de casa (e da autoria de Hélder Barbosa e de Lima) valeram o apuramento ao SC Braga.

Bebek já apitou o Fenerbahçe esta época, na vitória caseira sobre o Atromitos (3-0), ainda no play-off de acesso à fase de grupos da UEFA Europa League.

BRUNO WILSON: "TEMOS A MÁXIMA CONFIANÇA NO NOSSO TRABALHO"

Há duas jornadas sem vencer, o SC Braga B procura voltar ao triunfos diante do Penafiel. As exibições dos minhotos têm sido positivas, mas na opinião de Bruno Wilson os gverreiros estão e pecar na finalização. Razão pela qual deixaram fugir os três pontos nos últimos dois desafios. "Sentimos que precisamos de voltar às vitórias. Temos aplicado em campo o que treinamos, mas temos falhado na finalização. No último jogo, por exemplo, tivemos sete oportunidades e não fizemos um golo. Acabámos penalizados", disse. O processo de crescimento é árduo e estas são condicionantes próprias da evolução. "Somos uma equipa jovem que aprende com estas adversidades e, por isso, não há que dramatizar. Acima de tudo, temos plena confiança nos processos implementados e máxima confiança no trabalho", referiu.

Esta quarta-feira, os gverreiros viajam até Penafiel para defrontar o clube rei dos empates. Os números dizem, ainda, que os durienses estão invictos há onze jornadas. "O Penafiel atravessa uma boa fase. Apesar do empate na última jornada, vinha de uma série de três vitórias consecutivas. É uma equipa que não perde em casa desde dezembro e que só tem três derrotas caseiras esta temporada". Factos que na opinião de Bruno Wilson estão fundamentados na chegada de Paulo Alves. "O treinador trouxe novas metodologias e o que parece é que o Penafiel está mais confiante, pelo que não perde há onze jogos. Nós, com as nossas armas, queremos quebrar esta série e vencer o desafio como é sempre o nosso objetivo".

Bruno Wilson chegou ao Minho em janeiro depois de vários anos ao serviço do Sporting. O defesa internacional português diz-rendido à nova realidade. "Estou grato pela forma fantástica como fui recebido. Estou adorar a cidade e o clube não só por ser um grande a nível nacional e internacional, mas por ser um clube de muito trabalho e com valores bem definidos, que me proporciona excelentes condições para evoluir como pessoa e jogador de futebol", finalizou.

O desafio da 36.ª jornada entre Penafiel e SC Braga B tem início às 15 horas, no Estádio Municipal 25 de abril.

SUB-19: XADAS CONVOCADO PARA A RONDA DE ELITE

Xadas, médio criativo dos juniores do SC Braga, é um dos nomes que integra a lista de convocados para representar a Seleção Nacional Sub-19 na Ronda de Elite de acesso ao campeonato da Europa, que se realizará na Alemanha de 11 a 24 de julho. Para o efeito, o selecionador nacional, Emílio Peixe, chamou 20 jogadores que se concentram dia 18, no Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior. Os jogos da ronda de Elite serão disputados em Barcelos, Fão, Póvoa de Varzim e Vila do Conde. Para Portugal marcar presença no Campeonato da Europa terá de ficar em primeiro do seu agrupamento, tendo para isso de ultrapassar as seleções da Rússia, Suécia e Eslovénia.

Eis a lista de jogos:

24.03.2016| quinta-feira (16 Horas)
Jogo Portugal-Suécia (Estádio do Rio Ave FC, Vila do Conde)

26.03.2016| sábado (16 Horas)
Jogo Portugal-Rússia (Estádio Cidade de Barcelos)

29.03.2016| terça-feira (16 Horas)
Jogo Portugal-Eslovénia (Estádio Cidade de Barcelos)

SCBraga

JotaCC

Vítor Pereira já caiu em duelo na pedreira
Braga Treinador português que orienta o Fenerbahçe foi eliminado pelos arsenalistas na Taça de Portugal

"Saio desiludido com o resultado", admitiu Vítor Pereira, então técnico do F. C. Porto, ao comentar a derrota sofrida no Estádio Municipal de Braga, a 30 de novembro de 2012, que ditou o afastamento dos portistas da Taça de Portugal, frente aos arsenalistas.
Ismaily, então no Braga, no jogo da Taça com o F.C. Porto, que em 2012 era orientado por Vítor Pereira
Cinco dias antes, as duas equipas tinham jogado para o campeonato, no mesmo recinto, e o F. C. Porto vencera, por 2-0. Envolvido em várias frentes, o técnico dos dragões poupou alguns jogadores no desafio dos oitavos de final da Taça de Portugal. Mangala, ao minuto 15, adiantou a equipa no marcador. No segundo tempo, as coisas mudaram. Castro foi expulso (72) e, logo a seguir, Danilo fez o empate ( 75), com um golo na própria baliza. Ao minuto 80, Éder assinou o 2-1 para os arsenalistas. "Há pormenores que decidem os jogos. Este resultado ficou definido pela expulsão", considerou, na altura, Vítor Pereira. "Quis jogar com entusiasmo e vi isso nos jogadores, que queriam sair com outro resultado. Não foi possível, mas a vida é assim", realçou o agora treinador do Fenerbahçe. Curiosamente, era treinador do Braga José Peseiro,agora nos dragões. Na formação bracarense, apenas subsiste o veterano Alan, que foi capitão de equipa nesse jogo.
Se Vítor Pereira já viveu a experiência indesejável de ser eliminado em plena pedreira, também se pode verificar que, se o resultado de amanhã for o mesmo ( 2- 1), tal não será suficiente para as ambições bracarenses, pois os turcos, nesse cenário, passariam aos quartos de final da Liga Europa, devido ao golo apontado fora.



PSP apta a receber mil turcos

A PSP de Braga estará a partir de hoje em força na capital minhota, antecipando-se até à chegada dos adeptos turcos do Fenerbahçe, que na sua maioria pernoitará no Porto e só amanhã seguirá para a Cidade dos Arcebispos. No jogo haverá um número maior do que é habitual de operacionais do Corpo de Intervenção do Comando Metropolitano da PSP do Porto, acima do recente jogo com o F. C. Porto. O chefe da Área de Operações da PSP de Braga, subintendente Pedro Colaço, revelou ao JN que o jogo será de "elevado risco" e acrescentou que haverá "medidas especiais", que já hoje começarão a fazer-se sentir". Espera-se a presença de um milhar de adeptos turcos. A PSP promete estar "atenta e pronta para qualquer situação", realçou aquele responsável.



À margem

Ricardo Ferreira na relva
Ricardo Ferreira participou ontem à tarde no treino do Braga. No entanto, o central ainda evoluiu de forma condicionada, pelo que não é seguro que possa ser opção para defrontar amanhã ( 20.05 horas, SIC) o Fenerbahçe. O Braga, que não pode contar com Luiz Carlos ( castigado), também não alinhará com Crislan e Rui Fonte, que permanecem lesionados. Ringstad, que está também no estaleiro, nem sequer se encontra inscrito na UEFA.

Dia com agenda cheia
O Braga treina esta manhã e no final da sessão ( 12.45 horas), Paulo Fonseca e um jogador fazem a antevisão do jogo com o Fenerbahçe, em conferência de imprensa. Já a equipa turca treina- se na pedreira a partir das 19 horas, sendo que, meia hora antes, faz a antevisão do encontro.

Croata de boa memória
Ivan Bebek foi designado pela UEFA para arbitrar amanhã o Braga- Fenerbahçe. O árbitro croata, de 38 anos, já apitou os guerreiros em duas campanhas europeias bem sucedidas, em jogos fora com o Celtic (2010/11) e o Young Boys (2011/12).

JN

JotaCC

Aprovada a redução de clubes na II Liga
Em 2016- 2017 o escalão secundário do futebol português terá apenas 20 clubes – neste momento tem 24 e na próxima época 22

LIGA Os clubes da I e da II Liga aprovaram ontem em assembleia geral a proposta da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) para a redução do segundo escalão do futebol português para 20 equipas já na temporada 2017- 2018.
Na próxima época, em 2016- 2017, como já estava previsto, a II Liga vai passar de 24 para 22 equipas, com a descida de cinco formações ao Campeonato de Portugal, do qual sobem três à liga secundária. No ano seguinte entrará então em vigor a proposta ontem aprovada, sendo que a mesma terá ainda de ser ratificada pela Federação Portuguesa de Futebol ( FPF).
De acordo com a decisão tomada ontem em assembleia geral, o segundo escalão passará a ter 20 equipas em 2017- 2018, com a descida de quatro equipas da II Liga e subida das vencedoras das zonas sul e norte do Campeonato de Portugal.
Já na próxima temporada será disputado um play- off entre os 17. º e 18. º classificados da II Liga e os segundos classificados de cada uma das zonas do terceiro escalão do futebol português, uma eliminatória que dará duas vagas na segunda competição profissional.
Nas épocas seguintes, os clubes aceitaram um formato que consiste na descida de dois conjuntos da II Liga e consequente subida de outros dois do primeiro escalão não profissional.
Pinto da Costa, máximo dirigente do FC Porto, foi o único presidente dos três grandes que marcou presença na reunião realizada no Porto, na sede da Liga, com Benfica e Sporting a fazerem- se representar por Paulo Gonçalves e Patrícia Silva Lopes, responsáveis jurídicos dos respetivos clubes.

PUBLICO

JotaCC

DUPLA PARA QUEBRAR ENGUIÇO DE FONSECA
Stojiljkovic e Hassan estão prontos para oferecer o primeiro golo a Paulo Fonseca nos confrontos com Vítor Pereira...

O treinador do Braga nunca venceu nos duelos com Vítor Pereira, nem sequer conseguiu marcar-lhe golos nos três jogos entre ambos. Mas, amanhã, Fonseca tem dois goleadores prontos a disparar...



Braga contra o Fenerbahçe ou Paulo Fonseca frente a Vítor Pereira. Amanhã, os arsenalistas precisam de golos para seguir em frente na Liga Europa, mas Paulo Fonseca vai reencontrar o adversário mais complicado da carreira; são três jogos, três derrotas e zero (!) golos marcados às equipas de Vítor Pereira, primeiro nos confrontos entre Paços de Ferreira e FC Porto e, na última semana, na visita do Braga ao Fenerbahçe. Para combater esta alergia ofensiva, Fonseca prepara-se para lançar Stojiljkovic e Hassan em simultâneo no ataque, a dupla de maior sucesso deste Braga. Juntos, marcaram em 13 dos 19 jogos em que partilharam o onze inicial, mas, para além disso, representam também 33 por cento do total de golos apontados pela equipa durante esta temporada. Neste momento, Stojiljkovic e Hassan até têm o mesmo número de remates certeiros em Braga (12), numa luta muito particular pelo título de melhor marcador da equipa.
Apesar dos elogios constantes a esta dupla de ataque, até tem sido na defesa que o Braga tem apresentado maior segurança e equilíbrio ao longo das últimas semanas – com exceção da partida com o Belenenses, jogada num contexto especial. Por isso, mas também porque são precisos golos para seguir em frente na Liga Europa, a principal preocupação para este jogo com o Fenerbahçe está precisamente no ataque e a prova disso esconde-se também nos números: apenas três golos marcados nos últimos cinco jogos e todos no mesmo jogo com o... FC Porto. Mais: nesses mesmos cinco jogos, o Braga chegou sempre ao intervalo empatado a zero.
Apesar disso, Fonseca sabe que tem dois jogadores mais motivados do que nunca para fazer golos, até porque no plantel continua a morar a secreta esperança de repetir uma final europeia. Para já, as energias estão centradas no Fenerbahçe, o mais complicado de todos os adversários que o Braga já teve de enfrentar na Liga Europa.



GOLOS
24
Hassan e Stojiljkovic já garantiram 24 golos ao Braga durante esta temporada, um número que representa 33 por cento do total da equipa. Esta dupla de avançados também marcou em 13 das 19 vezes em que partilharam a titularidade



Wilson Eduardo, a alternativa

As lesões de Crislan e, mais recentemente, de Rui Fonte têm limitado as opções de Paulo Fonseca para o centro do ataque, ao ponto de Wilson Eduardo ser, nesta altura, a única alternativa a Stojiljkovic e Hassan. O extremo, adaptado nesta época a um dos dois lugares do ataque, nem sequer foi utilizado na derrota em Belém, ao contrário do que aconteceu com Stojiljkovic (titular) e Hassan (entrou na segunda parte para o lugar do sérvio). Carlos Fortes, avançado da equipa B que jogou frente ao Belenenses, não pode jogar amanhã, por não estar inscrito nas competições europeias.



OPÇÃO UEFA NOMEIA ÁRBITRO CROATA

Ivan Bebek foi o árbitro nomeado pela UEFA para o jogo de amanhã. O croata já dirigiu dois jogos do Braga, a derrota fora com o Celtic (2-1), na terceira pré-eliminatória da Champions 2010/11, e o empate na visita ao Young Boys (2-2), no playoff da Liga Europa do ano seguinte. Esta será também a terceira vez que Bebek dirige o Fenerbahçe: empate e uma vitória para a equipa turca.



ERREI EU

Escrevi ontem, na análise da jornada, sobre a estranheza que me provocou o facto de Pedro Santos (Braga) não ter sido titular nem em Istambul, nem em Belém. Errei: Pedro Santos não podia jogar frente ao Belenenses, porque estava castigado. As minhas desculpas, extensíveis ao Arouca, pelo quinto lugar (e não Tondela) e ao João Teixeira (e não Carvalho). Tantos erros num texto só aproximam-me perigosamente de uma média parecida com a de cartões vermelhos dos árbitros portugueses. Mas eu reconheço-os.



SAD pagou 800 mil euros por um terço de Matheus
A contratação do guarda-redes ao América contou com a colaboração da Gestifute de Jorge Mendes, que comprou dois terços do passe do jogador ao clube brasileiro...

O habitual titular da baliza do Braga custou 2,4 milhões de euros em 2014, mas o Braga só pagou um terço desse valor; Matheus tem contrato com o clube até ao final da época 2018/19

Esta época, Matheus já participou em 20 jogos com a camisola arsenalista Matheus é o único totalista do Braga na Liga Europa e sofreu apenas oito golos nos nove jogos realizados na competição. Amanhã, na receção ao Fenerbahçe, será novamente titular
O Football Leaks revelou ontem o acordo de transferência de Matheus para o Braga, celebrado em julho de 2014, e que, na altura, levantou algumas suspeitas, ao ponto de o guarda-redes não ter participado nas três primeiras jornadas do campeonato passado. No documento, refere-se que o Braga pagou 800 mil euros por um terço dos direitos económicos do jogador, tendo a Gestifute, empresa de Jorge Mendes, assegurado a contratação dos restantes dois terços por 1,6 milhões de euros, numa transação global que ascendeu aos 2,4 milhões de euros. Segundo o último relatório e contas divulgado pelo Braga,verifica-se que a SAD mantém atualmente a percentagem do passe comprada (33 por cento), não tendo, por isso, alienado ou adquirido mais nenhuma parte do passe.
No contrato celebrado entre todas as partes em 2014, ficou ainda estabelecido que no dia em que Matheus for vendido pelo Braga a Premiere Sports, uma empresa sediada em Belo Horizonte, no Brasil, que se supõe ser do empresário do jogador, tem direito a receber cinco por cento da receita líquida da transferência, enquanto o América, anterior clube do guarda-redes, receberá "dez por cento do valor líquido da transferência que exceda os 2,4 milhões de euros".
Matheus, de 23 anos, já participou em 20 jogos do Braga durante esta época, tendo-se assumido em definitivo, depois da saída de Kritciuk para o futebol russo, como guarda-redes mais importante na hierarquia de Paulo Fonseca. Até ao momento, o brasileiro é o único totalista dos arsenalistas na Liga Europa, onde tem um registo de oito golos sofridos em nove jogos, e conta apenas com a companhia de Rafa na lista de totalistas de presenças no onze inicial nas provas da UEFA – Boly era o outro totalista da equipa, mas começou o jogo da primeira mão com o Fenerbahçe no banco de suplentes, de onde saiu para substituir Ricardo Ferreira logo aos 15 minutos. No total, desde que chegou a Braga, Matheus esteve em 43 jogos do Braga, contabilizando 36 golos sofridos.
Na perspetiva da SAD, Matheus é um dos bons ativos do plantel, estando a aproveitar esta época para se valorizar do ponto de vista pessoal. E amanhã, na receção ao Fenerbahçe, terá mais uma oportunidade para brilhar no palco europeu.



VALOR
2,4
A transferência de Matheus para o Braga custou 2,4 milhões de euros, mas a SAD arsenalista pagou apenas 800 mil euros



Ricardo Ferreira em dia decisivo
Defesa-central ainda trabalhou com limitações no treino de ontem e continua em dúvida

Paulo Fonseca só vai ficar a saber hoje se poderá contar com Ricardo Ferreira para o jogo de amanhã frente ao Fenerbahçe. No treino de ontem, o defesa-central, que se lesionou logo no arranque da partida da primeira mão na Turquia, já trabalhou no relvado com o restante plantel, ainda que o tenha feito de forma condicionada e com alguns cuidados adicionais.A resposta dada por Ricardo Ferreira foi positiva, mas só hoje, no final do treino matinal, é que Paulo Fonseca ficará a saber se pode incluir o defesa na lista de convocados. Nesta altura, essa é precisamente uma das dúvidas que ainda sobram para montar o onze inicial do jogo de amanhã, sabendo-se desde já que Boly, poupado frente ao Belenenses – nem sequer viajou até Lisboa –, será titular ao lado de André Pinto ou... Ricardo Ferreira. Na defesa, destaque ainda para o regresso de Baiano ao lado direito (Goiano volta à esquerda), enquanto a zona central do meio-campo, com a ausência de Luiz Carlos (castigado), será ocupada por Mauro e Vukcevic. Rafa também tem um lugar garantido no lado esquerdo do meiocampo, faltando saber quem jogará sobre a direita, se Josué ou Pedro Santos.



RECORDE DE ASSISTÊNCIA PARA BATER
Os bilhetes para o jogo de amanhã estão a vender-se a bom ritmo. Fenerbahçe vai contar com o apoio de mil adeptos na Pedreira

Esta temporada, o Braga já recebeu os três grandes na Pedreira (Sporting para a Taça de Portugal), tendo sido com o FC Porto que conseguiu registar a melhor assistência da época, com 18 202 adeptos nas bancadas. Para o jogo com o Fenerbahçe existe a expectativa que esse número possa ser ultrapassado, até porque os bilhetes continuam a vender-se a bom ritmo. Para além disso, são esperados mais de mil adeptos turcos nas bancadas do Estádio Municipal, no apoio à equipa de Vítor Pereira. Recorde-se que o Braga anunciou que os detentores de lugar anual têm entrada gratuita para o jogo de amanhã, enquanto os sócios terão de pagar cinco euros para assistir ao encontro da segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa. Os associados têm ainda a possibilidade de adquirir um bilhete de acompanhante por dez euros.



SOUZA ESPERA JOGO MAIS ABERTO

Depois de ter conquistado a Liga Europa ao serviço do FC Porto,em 2011, na final disputada com o Braga, o médio brasileiro Souza, habitual titular na equipa do Fenerbahçe, disse estar à espera de uma atitude diferente do Braga relativamente ao confronto da primeira mão. "Este jogo vai ser um pouco mais aberto, porque o Braga tem de procurar a vitória, e nós vamos ter mais espaço para jogar do que na Turquia, onde eles estiveram muito bem na marcação", afirmou o médio à Antena 1. Markovic continua lesionado e será baixa para o jogo de amanhã.

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga prepara "assalto" aos "quartos" da Liga Europa
A equipa do Sp. Braga corre para chegar aos quartos-de-final da Liga Europa | Jan Kenning-Epa
O Sp. Braga enfrenta o Fenerbahçe, na quinta-feira, para a Liga Europa.


Os minhotos saíram derrotados de Istambul por 1-0 na primeira mão, na passada quinta-feira, e procuram agora reverter essa desvantagem em casa.

Os "arsenalistas" apuraram-se sempre que perderam fora por um golo de diferença numa eliminatória das competições europeias de futebol, com destaque para a época de 2010/11, ano em que chegou à final da Liga Europa e em que, por duas vezes, anulou essa desvantagem.
Com Luiz Carlos indisponível, devido a castigo, o técnico vai voltar a operar mudanças na equipa, sendo possível que faça alinhar os seguintes jogadores: Matheus na baliza, Baiano, André Pinto, Boly e Marcelo Goiano na defesa, Vukcevic e Mauro no centro do terreno, Rafa e Josué nas alas, Stojiljkovic e Hassan na frente de ataque.
O Fenerbahçe, da "armada" lusa Bruno Alves, Raul Meireles e Nani e orientado pelo treinador Vítor Pereira, é o líder do campeonato turco com mais dois pontos e um jogo do que o Besiktas de Ricardo Quaresma.
O Sp. Braga-Fenerbahçe joga-se no Estádio Municipal, a partir das 20h05.

RTP

Bruno3429

Sp. Braga: Ricardo Ferreira sem limitações na véspera do Fenerbahçe
«Bês» Carlos Fortes e Tiago Pereira no treino
Por Bruno José Ferreira     

O central Ricardo Ferreira treinou sem limitações no último treino antes do jogo com os turcos do Fenerbahçe. Recorde-se que o defesa saiu lesionado aos quinze minutos no jogo da primeira mão e esteve ausente dos relvados a contas com um problema na coxa esquerda.

Nos quinze minutos abertos aos jornalistas do treino matinal desta quarta-feira foi possível observar que o jogador de 23 anos que acompanhou Paulo Fonseca de Paços de Ferreira para o Minho está na sua plenitude física sendo, portanto, opção para o embate com a equipa de Vítor Pereira.

Fora do importante jogo dos oitavos de final da Liga Europa estão Crislan e Ringstad que, mesmo estando a treinar de forma condicionada, não entram nas contas, uma vez que não estão inscritos. Já Rui Fonte não é opção por se encontrar lesionado. Luiz Carlos, um dos motores da equipa de Paulo Fonseca, falha o jogo devido a castigo.

Outra das novidades do apronto que decorreu nos relvados anexos ao Estádio Municipal de Braga foi a presença dos «bês» Carlos Fortes e do guarda-redes Tiago Pereira no treino da equipa principal.

O encontro entre o Sp. Braga e o Fenerbahçe está agendado para as 20h065 desta quinta-feira, no Estádio Municipal bracarense. O croata Ivan Bebek será o juiz do encontro. Recorde-se que da primeira mão os arsenalistas trazem uma desvantagem de um golo.

Maisfutebol

Bruno3429

Ricardo Ferreira integrado

O defesa Ricardo Ferreira integrou o treino desta manhã do SC Braga, que prepara a receção ao Fenerbahçe (Turquia), agendada para esta quinta-feira, referente aos oitavos de final da Liga Europa.

O central, recorde-se, lesionou-se no jogo da primeira mão, mas ao que tudo indica poderá integrar as opções do treinador Paulo Fonseca.

Ringstaad e Crislan, que não estão inscritos na UEFA, trabalharam à parte dos companheiros de equipa.

Rui Fonte, lesionado, e Luiz Carlos, castigado, são baixas para o duelo com o conjunto de Istambul.


«Não é uma missão impossível» - Paulo Fonseca

Na antevisão ao encontro de quinta-feira com o Fenerbahçe, o treinador do SC Braga garantiu que a equipa vai lutar até ao último minuto pelo apuramento para os oitavos de final da Liga Europa.

«Temos a consciência das dificuldades deste jogo. O Fenerbahçe é um adversário difícil, recheado de qualidade e está em vantagem na eliminatória [ndr- vitória por 1-0 na Turquia]. Temos de dar tudo. Temos tido jogos muito difíceis em casa, este vai ser um jogo de inteligência e equilíbrio, e precisamos de apoio dos adeptos até ao fim», começou por dizer em conferência de imprensa, insistindo na importância do apoio que sairá das bancadas:

- Já conseguimos importantes vitórias em casa – dou o exemplo do Sporting e do Marselha – e é preciso acreditar até ao fim. Tudo será decidido nos detalhes. Não é uma missão impossível. Contamos com o apoio dos nossos adeptos para discutir esta eliminatória até ao último minuto.

Questionado sobre se este é o jogo mais importante da época para o SC Braga, Paulo Fonseca considerou: «Temos tido jogos muito importantes. Este é de carater decisivo porque uma das equipas será eliminada. Por ser o próximo, este é o mais importante.»

Apostado em «contrariar o favoritismo» do Fenerbahçe, Paulo Fonseca lembrou ainda que este é um jogo que os minhotos têm «obrigatoriamente de vencer».

«Queremos ter a iniciativa do jogo, tal como fizemos na Turquia. Conseguimos surpreender por não permitirmos grandes oportunidades ao Fenerbahçe também controlámos o jogo com bola. É esse o SC Braga que vamos ter: equilibrado e, sempre que possível, à procurar da baliza do adversária», acrescentou.

Paulo Fonseca garantiu ainda não estar preocupado com o facto de nos últimos dois jogos ter sofrido quatro golos e não ter marcado nenhum, considerando que o jogo com o Belenenses «não serve de barómetro».

«Foi um jogo atípico que não terá influência. Vamos estar preparados», rematou.


«Já mostrámos que somos fortes em casa» - Vukcevic

Esperando dificuldades no encontro com o Fenerbahçe, o montenegrino Vukcevic considera, no entanto, que os arsenalistas estão unidos e têm todas as condições para seguir em frente na Liga Europa.

«Não posso dizer que vamos ganhar amanhã, vai ser um jogo muito difícil, mas vamos dar tudo. Este jogo é muito importante para a nossa equipa», começou por dizer o jogador do SC Braga, em conferência de Imprensa.

«Já mostrámos que somos muito fortes no nosso estádio, onde já vencemos o FC Porto. Estamos confiantes», acrescenta.

A Bola

JotaCC

Ricardo Ferreira de volta à defesa do Braga
Lesionado no jogo da semana passada, com o Fenerbahçe, em Istambul, o defesa central Ricardo Ferreira voltou aos treinos e já está convocado para o desafio desta quinta-feira, outra vez com a equipa turca, para a segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa de futebol.

Ricardo Ferreira foi rendido aos 15 minutos do jogo de Istambul. Na altura suspeitou-se que tivesse contraído rotura muscular na coxa esquerda, mas os exames complementares afastaram o primeiro diagnóstico e o jogador está recuperado.

O central do S. C. Braga não foi convocado para o último jogo do campeonato, perdido com o Belenense (3-0), no domingo. Ficou em repouso, retomou os treinos nesta quarta-feira e foi imediatamente escalado pelo treinador Paulo Fonseca.

Outro defesa central, o francês Willy Boly, também regressa à convocatória, depois de ter sido poupado na última jornada do campeonato. O atacante Pedro Santos, que não pôde jogar no Restelo, por estar castigado, também volta à convocatória.

O S. C. Braga tem três baixas: os atacantes Rui Fonte e Crislan continuam lesionados e o médio Luiz Carlos terá de cumprir um jogo de suspensão, por abuso de cartões amarelos.

Paulo Fonseca chamou 19 jogadores (um não caberá na ficha técnica) para o jogo com o Fenerbahçe. A saber: Matheus, Marafona, Baiano, Boly, André Pinto, Ricardo Ferreira, Arghus, Djavan, Marcelo Goiano, Mauro, Filipe Augusto, Vukcevic, Josué, Rafa, Alan, Pedro Santos, Wilson Eduardo, Hassan e Stojiljkovic.

No jogo desta quinta-feira (20.05 horas), o S. C. Braga entrará em campo a perder por 1-0, resultado verificado no jogo da primeira mão (golo de Memeht Topal).


"Não é missão impossível", diz Paulo Fonseca

Treinador do S.C. Braga prevê tarefa "muito difícil", mas acredita que pode dar a volta à derrota (1-0) sofrida na semana passada, em Istambul, eliminar o Fenerbahçe e avançar para os quartos de final da Liga Europa de futebol.

"Se o Fenerbahçe já era favorito antes, agora, depois de ter ganho a primeira mão, ainda mais. Cabe-nos contrariar esse favoritismo, com as nossas armas e com o apoio do nosso público", diz Paulo Fonseca, no lançamento do jogo da segunda mão dos oitavos de final, a disputar nesta quinta-feira (20.05 horas), no Estádio Municipal de Braga.

O treinador dos Guerreiros do Minho desvaloriza a pesada derrota na última jornada do campeonato (3-0, com o Belenenses) e diz que "não terá qualquer influência" no desafio com os turcos.

"No Restelo, foi um jogo atípico. Não terá qualquer influência. Temos de dar tudo, num jogo de inteligência e de equilíbrios. Será um desafio difícil, porque vamos jogar com uma equipa muito forte, mas não é uma missão impossível. Já tivemos outros jogos do mesmo grau de exigência, com o Marselha, com o Liberec e com o Sporting, para a Taça, e vencemos. Contamos com o apoio dos adeptos, para podermos lutar até ao último minuto", acrescenta Fonseca.

O S.C. Braga tem duas baixas confirmadas: o avançado Rui Fonte, que continua lesionada; e o médio Luiz Carlos, suspenso, por abuso de cartões amarelos. O defesa central Ricardo Ferreira, que saiu lesionado do jogo de Istambul, já participou no treino desta quarta-feira, sem qualquer restriçao, e está apto para o desafio com o segundo classificado da liga turca (menos um ponto que o Besiktas).

JN

JotaCC

Braga em busca da quinta reviravolta europeia
O clube minhoto tem exemplos para se inspirar frente ao Fenerbahçe.

Depois da derrota na primeira mão por 1-0, o Braga procura amanhã virar a eliminatória dos oitavos de final da Liga Europa com o Fenerbahçe.

Os bracarenses terão uma missão difícil frente à equipa turca comandada por Vítor Pereira, mas a tarefa está longe de ser impossível na história do clube. De facto, os arsenalistas já conseguiram quatro reviravoltas em eliminatórias europeias, cujos exemplos devem inspirar agora a equipa de Paulo Fonseca.

Lech Poznan (2010/11), Benfica (2010/11), Hammarby (2007/08) e Vitesse (1997/98) caíram aos pés dos bracarenses, mesmo depois de terem vencido a primeira mão das eliminatórias.

Para o jogo de quinta-feira, às 20h05, o Braga já sabe que irá contar com forte apoio, uma vez que são esperados mais de 15 mil adeptos nas bancadas.

SAPO DESPORTO

JotaCC

Paulo Fonseca quer um Braga com iniciativa

O treinador do Sporting de Braga, Paulo Fonseca, disse hoje que a receção ao Fenerbahçe, na quinta-feira, da segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa, vai ser um jogo de «inteligência e equilíbrio».

Os bracarenses perderam 1-0 na primeira mão, na passada quinta-feira, em Istambul, pelo que o técnico considerou que o favoritismo é dos turcos.

"Se já o era antes do primeiro jogo, confirmou o favoritismo com a vitória em casa e agora cabe-nos contrariar isso com as nossas armas", afirmou.

O técnico elogiou a equipa orientada por Vítor Pereira e na qual alinham os internacionais portugueses Bruno Alves, Raul Meireles e Nani.

"O Fenerbahçe é uma equipa muito difícil, recheada de qualidade e está em vantagem na eliminatória. Temos de dar tudo, mas jogamos em casa. Acho que vai ser um jogo de inteligência e equilíbrio, resolvido nos detalhes. Precisamos do apoio dos nossos adeptos até ao fim, porque a nossa equipa já conseguiu vitórias importantes no final e acreditamos que, com o seu apoio, é possível, não é uma missão impossível", frisou.

Para Paulo Fonseca, este é o jogo mais importante da época, mas apenas por ser o próximo e ter um caráter decisivo.

A derrota por 3-0 com o Belenenses, no domingo, na última ronda da I Liga, não pesará na mente dos jogadores, garantiu.

"Concordarão comigo que esse jogo fugiu à normalidade, foi um jogo atípico e não terá nenhuma influência para o jogo de amanhã [quinta-feira]", disse.

Paulo Fonseca lembrou que o Sporting de Braga tem "obrigatoriamente que ganhar" e, por isso, assegurou uma equipa a ter a iniciativa do jogo.

"Tal como fizemos lá, e acho que conseguimos surpreender, vamos querer ter a iniciativa do jogo, não permitimos grandes oportunidades ao Fenerbahçe e tivemos o mérito de controlar o jogo com bola e é esse Braga que vamos ter amanhã [quinta-feira], com iniciativa e equilíbrio vamos procurar por todos os meios chegar à baliza adversária", disse.

O médio Vukcevic frisou a dificuldade do jogo, mas mostrou esperança em bater os turcos.

"Não posso dizer 'vamos ganhar', porque será muito difícil, mas vamos dar tudo porque este é um jogo muito importante para a nossa equipa. Já mostrámos que somos muito fortes no nosso estádio, vencemos equipas muito boas como o Marselha, o Sporting ou o FC Porto, e acho que podemos ganhar amanhã [quinta-feira]", disse.

Sporting de Braga e Fenerbahçe defrontam-se às 20:05 de quinta-feira, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado pelo croata Ivan Bebek.

DN

JotaCC

Poderá o Braga ser o Dnipro desta época?
O Braga é visto como uma das sensações desta edição da UEFA Europa League, e há quem acredite ser possível nova presença na final, mas primeiro tem de ultrapassar um obstáculo difícil chamado Fenerbahçe.

Com a sua posição como "quarto grande" do futebol português na actualidade cada vez mais cimentada, esta época o SC Braga está uma vez mais a dar cartas na UEFA Europa League, mostrando ser capaz de fazer frente a qualquer adversário.

O Braga ocupa o quarto posto da Liga portuguesa, já está apurado para a final da Taça de Portugal e tem embate marcado com o SL Benfica nas meias-finais da Taça da Liga. E, na Europa, com uma desvantagem de 1-0 trazida da primeira mão dos oitavos-de-final, na Turquia, com o Fenerbahçe, sonha igualar a caminhada de 2010/11, quando chegou à final, que perdeu para o Porto, em Dublin. "Sinceramente, penso que é possível o Braga ganhar um troféu esta época", afirmou já o treinador Paulo Fonseca. "Mas estar em quatro competições é muito difícil e violento, temos de saber geri-lo".

A pensar na UEFA Europa League e no jogo da segunda mão com o Fenerbahçe, esta quinta-feira, Fonseca optou por poupar vários jogadores na visita ao Belenenses, no domingo – e o Braga acabou por pagar caro, perdendo por 3-0, a sua derrota mais pesada esta temporada. Foi a segunda derrota consecutiva, depois do desaire na Turquia. Antes, porém, o Braga vinha de uma série de 15 jogos sem perder no conjunto de todas as competições, registo que constituiu um novo máximo na história do clube.

E esse foi apenas um dos vários recordes do clube já fixados esta época pela equipa, na estreia de Paulo Fonseca. Na UEFA Europa League, por exemplo, pela primeira vez na sua história o Braga somou três triunfos nas três primeiras jornadas do seu grupo numa competição da UEFA. Isso ajudou a quebrar o seu recorde de pontos numa fase de grupos, e À conquista do primeiro lugar - algo que nunca tinha conseguido - com 13 pontos.

Há, pois, boas razões para a turma "arsenalista" acreditar numa reviravolta na eliminatória, quando receber o Fenerbahçe, e em chegar mais longe na prova. A aliar ao bom registo europeu da presente época, há ainda o facto de os bracarenses terem vencido 15 dos 20 jogos que já disputaram em casa esta época, no conjunto de todas as provas - perdendo apenas um - e de ter seguido em frente nas três ocasiões em que, no passado, perdeu fora por um golo de diferença. "Depois do que fizemos aqui, não posso deixar de acreditar na passagem à próxima fase. Sabemos que eles são uma grande equipa, que estão em vantagem e que será difícil. Mas acredito!", frisou Paulo Fonseca depois da primeira mão.
©AFP/Getty Images

Paulo Fonseca, treinador do Braga

A fé do técnico de 43 anos é mais do que justificada. Às suas ordens tem uma equipa que conjuga na perfeição a experiência de jogadores como Alan - 69 jogos já disputados nas competições europeias - com a irreverência de jovens como Rafa Silva, eleito para a equipa ideal da fase de grupos da prova. A isso junta-se ainda a segurança de defesas como Ricardo Ferreira e Willy Boly, a classe de médios como Nikola Vukčević ou Pedro Santos e a capacidade finalizadora de Ahmed Hassan e Nikola Stojiljković - cada um com 12 golos marcados esta época no conjunto de todas as provas.

Poderá, então, o Braga ser mesmo o Dnipro desta temporada e chegar à final, deixando para trás alguns clubes bem mais prestigiados? Paulo Fonseca prefere pensar jogo a jogo: "Temos tido um excelente percurso na Liga Europa. O nosso primeiro objectivo era passar a fase de grupos e conseguimos cumpri-lo. Agora não penso no que pode ser o nosso futuro nesta competição. Digo apenas que queremos chegar o mais longe possível, conscientes de que as coisas vão ser mais complicadas a cada eliminatória".

UEFA

JotaCC

Sp. Braga: Boly, Ricardo Ferreira e Pedro Santos de volta
Luiz Carlos cumpre um jogo de suspensão frente ao Fenerbahçe

Os regressos de Boly, Ricardo Ferreira e Pedro Santos são os destaques da convocatória do Sp. Braga para a receção ao Fenerbahçe. O trio volta com naturalidade às opções depois de não ter sido opção no jogo da Liga com o Belenenses.

No caso de Pedro Santos trata-se de um regresso depois de cumprir castigo, já Ricardo Ferreira volta aos eleitos depois de ter estado lesionado na última semana. Boly foi poupado em Belém, mas regressa para o importante jogo da 2ªmão dos oitavos de final da Liga Europa.

Fora do embate com os turcos ficam Luiz Carlos e Rui Fonte. O médio cumpre um jogo de suspensão, enquanto que o avançado está lesionado. O encontro está agendado para as 20h05 desta quinta-feira.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Marafona e Matheus;

Defesas: Boly, André Pinto, Baiano, Djavan, Ricardo Ferreira, Arghus e Marcelo Goiano;

Médios: Rafa, Filipe Augusto, Pedro Santos, Josué, Alan, Vukcevic e Mauro;

Avançados: Wilson Eduardo, Stojiljkovic e Hassan.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Paulo Fonseca quer um Braga com iniciativa, mas equilibrado
Sporting de Braga e Fenerbahçe defrontam-se às 20h05 de quinta-feira.

O treinador do Sporting de Braga, Paulo Fonseca, disse esta quarta-feira que a receção ao Fenerbahçe, na quinta-feira, da segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa de futebol, vai ser um jogo de "inteligência e equilíbrio". Os bracarenses perderam 1-0 na primeira mão, na passada quinta-feira, em Istambul, pelo que o técnico considerou que o favoritismo é dos turcos. "Se já o era antes do primeiro jogo, confirmou o favoritismo com a vitória em casa e agora cabe-nos contrariar isso com as nossas armas", afirmou. O técnico elogiou a equipa orientada por Vítor Pereira e na qual alinham os internacionais portugueses Bruno Alves, Raul Meireles e Nani. "O Fenerbahçe é uma equipa muito difícil, recheada de qualidade e está em vantagem na eliminatória. Temos de dar tudo, mas jogamos em casa. Acho que vai ser um jogo de inteligência e equilíbrio, resolvido nos detalhes. Precisamos do apoio dos nossos adeptos até ao fim, porque a nossa equipa já conseguiu vitórias importantes no final e acreditamos que, com o seu apoio, é possível, não é uma missão impossível", frisou. Para Paulo Fonseca, este é o jogo mais importante da época, mas apenas por ser o próximo e ter um caráter decisivo. A derrota por 3-0 com o Belenenses, no domingo, na última ronda da I Liga, não pesará na mente dos jogadores, garantiu. "Concordarão comigo que esse jogo fugiu à normalidade, foi um jogo atípico e não terá nenhuma influência para o jogo de amanhã [quinta-feira]", disse. Paulo Fonseca lembrou que o Sporting de Braga tem "obrigatoriamente que ganhar" e, por isso, assegurou uma equipa a ter a iniciativa do jogo. "Tal como fizemos lá, e acho que conseguimos surpreender, vamos querer ter a iniciativa do jogo, não permitimos grandes oportunidades ao Fenerbahçe e tivemos o mérito de controlar o jogo com bola e é esse Braga que vamos ter amanhã [quinta-feira], com iniciativa e equilíbrio vamos procurar por todos os meios chegar à baliza adversária", disse. O médio Vukcevic frisou a dificuldade do jogo, mas mostrou esperança em bater os turcos. "Não posso dizer 'vamos ganhar', porque será muito difícil, mas vamos dar tudo porque este é um jogo muito importante para a nossa equipa. Já mostrámos que somos muito fortes no nosso estádio, vencemos equipas muito boas como o Marselha, o Sporting ou o FC Porto, e acho que podemos ganhar amanhã [quinta-feira]", disse. Sporting de Braga e Fenerbahçe defrontam-se às 20:05 de quinta-feira, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado pelo croata Ivan Bebek.



"Já vencemos o Sporting e Porto"
Vukcevic acredita que SP. Braga poderá eliminar Fenerbahce.

Titular no jogo da primeira mão em Istambul, Vukcevic acredita que o SP. Braga vai conseguir dar a volta à eliminatória diante o Fenerbahce e carimbar presença nos quartos-de-final da Liga Europa. "Não posso dizer vamos ganhar, porque será muito difícil, mas vamos dar tudo porque este é um jogo muito importante para a nossa equipa. Já mostrámos que somos muito fortes no nosso estádio, vencemos equipas muito boas como o Marselha, o Sporting ou o FC Porto, e acho que podemos ganhar amanhã", apontou o médio montenegrino, durante a conferência que serviu para antever a partida diante o conjunto turco. Em relação aos convocados, Paulo Fonseca convocou 19 jogadores. Destaque para os regressos dos centrais Ricardo Ferreira e Boly. Boly foi poupado no jogo com o Belenenses, da última jornada da I Liga, e está agora de regresso aos eleitos do técnico, tal como o também central Ricardo Ferreira, que falhou o jogo do Restelo devido a lesão contraída precisamente na primeira mão com a equipa turca. De volta aos eleitos está ainda Pedro Santos, ausente do jogo do campeonato por estar castigado, sendo que o técnico não pode contar com Luiz Carlos, castigado, e Rui Fonte, lesionado. Lista dos 19 convocados: Guarda-redes: Matheus e Marafona. Defesas: Baiano, Marcelo Goiano, Arghus, Boly, Ricardo Ferreira, André Pinto e Djavan. Médios: Mauro, Vukcevic, Josué, Filipe Augusto e Alan. Avançados: Pedro Santos, Wilson Eduardo, Rafa, Hassan e Stojiljkovic. SP. Braga e Fenerbahce defrontam-se às 20:05 de quinta-feira, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado pelo croata Ivan Bebek.


CORREIO MANHA

JotaCC

Paulo Fonseca: "Não é uma missão impossível"
O treinador do Sp. Braga, Paulo Fonseca, disse esta quarta-feira que a recepção ao Fenerbahçe, na quinta-feira, da segunda mão dos oitavos-de-final da Liga Europa, vai ser um jogo de "inteligência e equilíbrio".

Os bracarenses perderam 1-0 na primeira mão, na passada quinta-feira, em Istambul, pelo que o técnico considerou que o favoritismo é dos turcos.

"Se já o era antes do primeiro jogo, confirmou o favoritismo com a vitória em casa e agora cabe-nos contrariar isso com as nossas armas", afirmou.

O técnico elogiou a equipa orientada por Vítor Pereira e na qual alinham os internacionais portugueses Bruno Alves, Raul Meireles e Nani.

"O Fenerbahçe é uma equipa muito difícil, recheada de qualidade e está em vantagem na eliminatória. Temos de dar tudo, mas jogamos em casa. Acho que vai ser um jogo de inteligência e equilíbrio, resolvido nos detalhes. Precisamos do apoio dos nossos adeptos até ao fim, porque a nossa equipa já conseguiu vitórias importantes no final e acreditamos que, com o seu apoio, é possível, não é uma missão impossível", frisou.

Para Paulo Fonseca, este é o jogo mais importante da época, mas apenas por ser o próximo e ter um carácter decisivo.
A derrota por 3-0 com o Belenenses, no domingo, na última ronda da I Liga, não pesará na mente dos jogadores, garantiu.
"Concordarão comigo que esse jogo fugiu à normalidade, foi um jogo atípico e não terá nenhuma influência para o jogo de amanhã [quinta-feira]", disse.
Paulo Fonseca lembrou que o Sp. Braga tem "obrigatoriamente que ganhar" e, por isso, assegurou uma equipa a ter a iniciativa do jogo.
"Tal como fizemos lá, e acho que conseguimos surpreender, vamos querer ter a iniciativa do jogo, não permitimos grandes oportunidades ao Fenerbahçe e tivemos o mérito de controlar o jogo com bola e é esse Braga que vamos ter amanhã [quinta-feira], com iniciativa e equilíbrio vamos procurar por todos os meios chegar à baliza adversária", disse.

O médio Vukcevic frisou a dificuldade do jogo, mas mostrou esperança em bater os turcos.

"Não posso dizer 'vamos ganhar', porque será muito difícil, mas vamos dar tudo porque este é um jogo muito importante para a nossa equipa. Já mostrámos que somos muito fortes no nosso estádio, vencemos equipas muito boas como o Marselha, o Sporting ou o FC Porto, e acho que podemos ganhar amanhã [quinta-feira]", disse.
Sporting de Braga e Fenerbahçe defrontam-se às 20h05 de quinta-feira, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado pelo croata Ivan Bebek.

SABADO

Bruno3429

RICARDO FERREIRA E BOLY NAS OPÇÕES

O regresso dos centrais Ricardo Ferreira e Boly, bem como do ala Pedro Santos, são as notas de destaque na convocatória elaborada por Paulo Fonseca para a receção ao Fenerbahçe SK, marcada para esta quinta-feira (20h05). O defesa português integrou o último treino e consta da lista de 19 jogadores, que sem surpresa contempla o nome de Boly e também de Pedro Santos, este último tendo cumprido castigo na jornada do fim de semana, frente ao CF Os Belenenses.

Rui Fonte, em tratamento, é o único jogador indisponível. Paulo Fonseca chamou os seguintes jogadores: Boly, André Pinto, Wilson, Baiano, Djavan, Rafa, Stojiljkovic, Hassan, Filipe Augusto, Pedro Santos, Ricardo Ferreira, Josué, Marafona, Alan, Arghus, Vukcevic, Mauro, Marcelo Goiano e Matheus.

FONSECA E VUKCEVIC COM REALISMO E AMBIÇÃO

Nem deslumbrado nem abatido. O SC Braga que vai defrontar o Fenerbahçe nesta quinta-feira será uma equipa muito consciente das dificuldades que a esperam, mas também muito ambiciosa no intuito de discutir a eliminatória até ao seu último minuto.

Paulo Fonseca apelou à força do fator casa, mas avisou os adeptos para um jogo que, antevê, será de paciência. "Temos a consciência das dificuldades deste jogo. O Fenerbahçe é um adversário difícil, recheado de qualidade e está em vantagem na eliminatória. Temos de dar tudo. Temos tido jogos muito difíceis em casa, este vai ser um jogo de inteligência e equilíbrio, e precisamos de apoio dos adeptos até ao fim. Já conseguimos importantes vitórias em casa perto do final dos jogos, dou o exemplo do Marselha, do Liberec ou do Sporting, e é preciso acreditar até ao fim. Tudo será decidido nos detalhes. Não é uma missão impossível. Contamos com o apoio dos nossos adeptos para discutir esta eliminatória até ao último minuto", projetou o treinador, identificando até que a equipa já teve, na Turquia, alguns dos predicados a reforçar nesta segunda mão: "Queremos ter a iniciativa do jogo, tal como fizemos na Turquia. Conseguimos surpreender por não permitirmos grandes oportunidades ao Fenerbahçe também controlámos o jogo com bola. É esse o SC Braga que vamos ter: equilibrado e, sempre que possível, à procurar da baliza do adversária."

Vukcevic, por seu turno, prometeu uma equipa aguerrida e lembrou que o Municipal de Braga já testemunhou a capacidade deste SC Braga para protagonizar noites memoráveis. "Não posso dizer que vamos ganhar, vai ser um jogo muito difícil, mas posso dizer e dar a garantia de que vamos dar tudo. Este jogo é muito importante para a nossa equipa, mas já mostrámos que somos muito fortes no nosso estádio, onde já vencemos o Marselha, o Sporting ou o FC Porto. Estamos confiantes", rematou o médio internacional montenegrino.

MUITA PRODUÇÃO E POUCO APROVEITAMENTO

Quando do outro lado está o rei dos empates há uma grande probabilidade de o desafio terminar...empatado. E foi precisamente com a divisão de pontos que o SC Braga B saiu de Penafiel (0-0). A equipa de Abel Ferreira jogou mais e melhor, mas faltou frieza para chegar ao golo. Orquestrou várias jogadas de belo efeito, mas a última fase de construção deitou por terra todas e quaisquer jogadas. Depois do intervalo a história do jogo manteve-se, mas com ocasiões ainda mais palpáveis. A melhor ocasião dos bracarenses nasceu ao minuto 48 quando Chidi isolou Joca e o pequeno génio obrigou Ivo à defesa da tarde. Um momento de grande futebol. O Penafiel tentava, aqui e ali, surpreender a defesa bracarense, mas o muro foi duro o suficiente para não ceder. No ataque e já com Agdon em campo, o brasileiro mostrava-se fresco e aos 63' isolou Joca que viu, mais uma vez, Ivo brilhar. Com duas negas a Joca, o guarda-redes duriense brilhou novamente aos 67' quando parou um grande remate que saiu disparado do pé esquerdo de Chidi. O guarda-redes dos minhotos, Tiago Sá, a pouco ou a nenhum foi trabalho foi submetido e ainda viu Agdon rematar ao lado depois de um bom entendimento entre o brasileiro e Joca. O nulo havia , ainda assim, de se manter até final. Com esta igualdade, o SC Braga B mantém-se na 11.ª posição com 50 pontos. Na próxima jornada, os minhotos recebem o Varzim SC, numa partida que está agendada para domingo, às 15 horas, no Estádio 1º de Maio.

SCBraga