News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 23/02

Started by Bruno3429, 23 de February de 2016, 08:32

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Liga Europa: árbitro israelita Liran Liany no Sp. Braga-Sion
Jogo da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa marcado para esta quarta-feira
Por Redação     

O israelita Liran Liany foi o árbitro escolhido para o jogo entre o Sp. Braga e o Sion, da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa, marcado para esta quarta-feira.

Esta será a segunda vez que Liran Liany, de 40 anos, estará num jogo dos bracarenses, depois de ter apitado um encontro frente aos romenos do Pandurii (derrota por 2-0), no play-off da Liga Europa em 2013/14.

Esta partida não se jogará na quinta-feira, uma vez que o FC Porto recebe o Dortmund no Dragão no dia habitual dos jogos da Liga Europa e não pode haver dois encontros desta competição num raio de 50 km (ou na mesma cidade) no mesmo dia.

Maisfutebol

Bruno3429

Manuel José diz que Hassan está «destinado a jogar num grande»

Hassan marcou o seu oitavo golo em 2016 frente ao V. Guimarães, no domingo, assumindo-se já como principal referência goleadora na equipa de Paulo Fonseca.

Esta marca não passa despercebida a Manuel José, que considera que o egípcio está destinado a «jogar num grande». «Era um míudo já com muito talento quando o conheci no Al Ahly. Na altura, nem contrato profissional possuía e só não ficou na primeira equipa porque o nosso plantel tinha os melhores avançados do Egito e do continente africano», lembra o treinador português, como pode ler esta terça-feira em A BOLA.

«Ele aparece sempre no sítio certo. Dentro da área, tem um poder de finalização brutal, ora porque se posiciona bem, ora porque adivinha onde a bola vai cair, o que diz bem da sua inteligência de jogo», acrescenta Manuel José.

A Bola

Bruno3429

CONFORTO SUÍÇO ATACA O RECORDE
Eventual vitória constitui marca histórica

O treinador Paulo Fonseca foi o primeiro a emitir um alerta para as exigências que o tira-teimas de amanhã, frente aos suíços do Sion, vai colocar ao plantel arsenalista, mas a verdade é que a vitória (2-1) fora, na primeira mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa deixou o Sp. Braga numa posição de conforto pouco habitual, relativamente ao histórico do clube nas competições da UEFA. Além disso, também deixa em perspetiva a possibilidade de igualar o recorde de quatro triunfos consecutivos em casa estabelecido na época de 2006/07.

Uma série de boa memória que acabou interrompida nos oitavos-de-final pelos ingleses do Tottenham, mas não apaga da história os triunfos consecutivos em casa frente a Chievo, Liberec, Grasshopper e Parma, respetivamente.

Tudo somado é uma motivação acrescida para selar o apuramento, na certeza de que das quatro ocasiões anteriores em que o Sp. Braga conseguiu vencer fora a 1ª mão das respetivas eliminatórias , acabou por triunfar em casa em três delas. Foi assim na estreia nas competições europeias, em Atenas, frente ao AEK, num êxito que só encontrou paralelo mais de 40 anos depois, em 2008, frente aos turcos do Sivasspor. A exceção à regra aconteceu em 2013/14, onde uma vitória pela margem mínima na Roménia não bastou para evitar o triunfo e consequente apuramento do Pandurii.

Ponto de situação

Para além do exemplo de conforto em Sion, o Sp. Braga só venceu a 1.ª mão fora em mais quatro ocasiões. Foi em 1966/67, frente ao AEK de Atenas, na estreia europeia, em 2008, contra Sivasspor e Zrjnski, bem como em 2013/14, com os romenos do Pandurii

Novo triunfo frente ao Sion permitirá igualar o recorde estabelecido em casa em 2006/07, onde os arsenalistas bateram Chievo, Liberec, Grasshopper e Parma. A série atual conta com Groningen, Marselha e Liberec.
Autor: Pedro Malacó

ARTISTAS EM NOVA ROTAÇÃO
Rafa volta ao onze inicial

O esquema de gestão de recursos que o técnico Paulo Fonseca tem vindo a aplicar quase jogo a jogo já não constitui surpresa e vai conhecer mais um episódio amanhã, com o responsável arsenalista a implementar nova revolução na equipa inicial à imagem do que aconteceu nos últimos três jogos, onde fez sempre mais de meia dúzia de alterações.

Apostas com sucesso mais do que comprovado, conforme atesta o desempenho meritório não só no campeonato, mas também na Taça da Liga, Taça de Portugal e, principalmente, na Liga Europa. Tempo para pelo menos Matheus, Boly, Rafa, Vukcevic e Stojiljkovic regressarem ao onze inicial depois de terem sido poupados frente ao Vitória, para além da elevada possibilidade de Alan e Wilson Eduardo também integrarem a equação para a 2ª mão.

Disponibilidade

Nota de destaque para os regressos dos laterais Djavan e Ringstad aos trabalhos no relvado após ausência prolongada. Integração ainda condicionada, pelo que apenas poderão ser soluções a médio prazo.

ÁRBITRO ISRAELITA LIRAN LIANY NOMEADO PARA JOGO COM SION
"Repetente" nos jogos dos bracarenses

O israelita Liran Liany arbitra na quarta-feira o jogo entre o Sp. Braga e os suíços do Sion, da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa, em Braga (17 horas), anunciou esta segunda-feira a UEFA.

Os bracarenses, que empataram no domingo em casa no dérbi minhoto frente ao V. Guimarães (3-3), trazem uma importante vantagem de Sion, onde venceram na primeira mão por 2-1.

Stoiljkovic adiantou a equipa de Paulo Fonseca no marcador, aos 13 minutos, o Sion ainda empatou por Konaté, aos 53', mas pouco depois Rafa Silva recolocou o Sporting de Braga em vantagem, aos 61'.

Será a segunda vez na sua carreira que Liran Liany, de 40 anos, estará num jogo dos bracarenses, depois de ter apitado um encontro frente aos romenos do Pandurii (derrota por 2-0), no play-off da Liga Europa de 2013/14.
Autor: Lusa

Record

JotaCC

Mónaco ainda e sempre com Rafa à vista

A sedução é antiga e o clube da liga francesa não deixa de arrastar a asa à pedra mais preciosa do clube minhoto, como se verificou no Braga-Vitória de anteontem. Segundo a imprensa francesa, o Mónaco enviou um emissário à "pedreira" para voltar a marcar posição na corrida pela contratação de Rafa Silva. Levou a resposta de sempre: o jogador custa 25 milhões de euros.
Além do interesse pessoal de Rafa, que será sempre o mais achado de todos, o magnata russo Rybolovlev Evgenevich, dono do Mónaco, espera que as boas relações com a SAD do Braga e com Jorge Mendes possam facilitar a transferência e encaminhar o internacional português para a cidade-Estado da Côte d'Azur.
Acontece que Rafa, que tem contrato com o Braga até 2019, tem muito por onde escolher, ele que até poderá gerar um dos leilões mais concorridos do futebol europeu no próximo mercado de verão, ainda por cima num ano de Europeu, no qual poderá ser uma das estrelas da seleção portuguesa.
O Braga mantém- se expectante, porque sabe que pode ter em mãos o maior negócio da história do clube. O próprio Rafa será o mais interessado nas leis da oferta e da procura, tendo a perspetiva do interesse de clubes e de ligas de maior visibilidade. O Manchester United será só um dos emblemas mais pintados da Europa que estão interessados no jogador de 22 anos, que o clube minhoto recrutou ao Feirense, em 2013, por 400 mil euros.
Segundo o site francês Mercato365, o Mónaco não desiste, até porque o treinador Leonardo Jardim já convenceu Rybolovlev de que o ribatejano de Vila Franca de Xira é a melhor alternativa a outro português, Bernardo Silva, que quem se diz que abandonará a liga francesa no final da época. Ele e João Moutinho, em negócios que permitirão o encaixe de algumas dezenas de milhões de euros.


À margem

Israelita ao apito
A UEFA nomeou o árbitro Liran Liany para dirigir o jogo Braga-Sion (amanhã, 17 horas), da segunda mão dos 1/16 de final da Liga Europa. Liany já se cruzou com o Braga em 2013, no play-off (derrota por 2-0, com o Pandurii).

Invasão helvética
O Sion não pediu bilhetes, mas uns mil adeptos do clube suíço estarão na "pedreira". Têm duas entradas: um ingresso a 50 euros e outro a 100 euros, preços idênticos aos que os adeptos do Braga pagaram em Sion.

Treinos na pedreira
O plantel do Braga tem treino marcado para hoje, pela manhã. À tarde, a equipa do Sion fará o treino de ambientação ao relvado do Estádio Municipal.

JN

JotaCC

PEDRO SANTOS GOLEADOR DE TOPO
EXPLOSÃO Início de ano fulgurante, com sete golos, colocam o extremo ao nível dos melhores avançados

Em 2016, só quatro jogadores da I Liga têm mais golos do que Pedro Santos e todos eles são pontas de lança: Jonas, Slimani, Mitroglou e Hassan. O dérbi voltou a provar o grande momento


O gesto de festejar cada golo já vai sendo uma imagem de marca de Pedro Santos

No dérbi minhoto diante doV. Guimarães, Pedro Santos voltou a mostrar que está a viver o "melhor momento de sempre na I Liga", conforme o próprio tinha enaltecido na jornada anterior, depois de marcar dois golos na vitória (3-1) sobre o Marítimo. O esquerdino, de 27 anos, inaugurou o marcador diante do eterno rival, dando a melhor sequência ao passe de Josué, e aumentou para sete a conta pessoal em 2016. Um registo assinalável para um extremo e quando comparado com os números dos principais goleadores do campeonato.
Em 2016, Pedro Santos, em termos de golos marcados em todas as competições, é apenas superado por quatro pontas de lança e todos eles de equipas de topo da I Liga: Jonas (12), Slimani (dez), Mitroglou (nove) e Hassan (oito). Outros goleadores de respeito do campeonato, como Bruno Moreira (Paços de Ferreira), Rafael Martins ( Moreirense) e Nathan (Tondela), estão empatados com Pedro Santos, que neste ano até tem mais dois golos do que Aboubakar.
Não sendo titular, Pedro Santos tem aproveitado da melhor maneira a gestão de Paulo Fonseca, o que se tem traduzido, sobretudo, na finalização. No plantel, só Hassan e Stojiljkovic têm mais golos do que ele no total da época: 11. Pedro Santos leva nove: aos sete de 2016, há que acrescentar dois na primeira metade da temporada (um ao Nacional e outro ao Belenenses).
No arranque da segunda volta, Pedro Santos voltou a marcar ao Nacional e deu início a esta série impactante de golos. O Leixões, na Taça da Liga, e o Rio Ave, no campeonato, foram as vítimas seguintes. Na primeira mão das meias- finais da Taça de Portugal, novamente diante do Rio Ave, Pedro Santos voltou à carga e, de penálti, apontou o único golo do jogo. Entretanto, faturou nas últimas duas jornadas, primeiro com o tal bis ao Marítimo e, depois, com o tento inaugural do dérbi.
Ligado ao Braga desde 2013/14, época em que foi emprestado ao Astra Giurgiu (Roménia) e Rio Ave, Pedro Santos vive a época mais produtiva no clube: nove golos em 29 jogos. Em 2014/15, marcou cinco em 33 presenças.
José Nuno Azevedo, antigo capitão do Braga, trabalhou com Pedro Santos no Leixões (2010/11), então como adjunto de Litos. "Um jogador que evoluiu muito, mérito dele e de quem trabalha com ele, que tem materializado o potencial. Naquela altura, já prometia. Tinha velocidade, criatividade e já fazia golos. Tinha lacunas, mas o potencial estava lá e agora está a fazer uma época fantástica", destaca.


GOLOS
9
Em 29 jogos nesta época, Pedro Santos, extremo natural de Lisboa, apontou nove golos, sete dos quais nestes dois primeiros meses de 2016



3 QUESTÕES A JOSÉ NUNO AZEVEDO
"Faltou ficar em vantagem mais tempo"

1 Qual a sua opinião do dérbi minhoto, que terminou empatado (2-2)?
—Foi um jogo de qualidade, mais um em que o Braga participou. Mesmo com muitas alterações na equipa, o Braga deu uma boa resposta. O jogo foi equilibrado e o resultado acabou por ser quase o espelho dos 90 minutos. Houve condicionantes que podiam ter mudado o jogo, como o Braga ter estado ganhar por 2-0 e o penálti, mas, no cômputo geral, o resultado espelhou o que foi o jogo.
2 Na exibição do Braga, do que gostou e do que não gostou?
— Gostei mais uma vez da ideia de jogo do Braga.A forma de jogar da equipa, independentemente do adversário e dos jogadores queo Paulo Fonseca coloca em campo, é sempre a mesma e esse é o aspecto que mais me agrada neste Braga. Como fator negativo, destaco a incapacidade da equipa para materializar uma vantagem de dois golos conseguida cedo.
3 O que faltou ao Braga para conseguir ganhar?
—Na sequência do que disse anteriormente, penso que faltou conseguir segurar duas vantagens, uma mais larga e conseguida muito cedo, e depois uma de 3-2. Não foi tanto a questão de não conseguir gerir a vantagem, foi mais o facto de não mantê-las o tempo suficiente para, depois sim, gerir da melhor maneira possível.Faltou esse tempo e houve falhas. Quando se muda muitos jogadores, a rotina nunca é a mesma. A ideia continua lá, os jogadores deram o máximo, mas as falhas surgiram de forma natural.



ÁRBITRO ISRAELITA DE MÁ MEMÓRIA

O israelita Liran Liany (40 anos) foi o árbitro nomeado pela UEFA para apitar o jogo de amanhã entre o Braga e o Sion (17h00), a contar para a segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Esta será a segunda vez que os arsenalistas se vão cruzar com este árbitro: em 2013/14, apitou a derrota, em casa, frente aos romenos do Pandurii (2-0), no play-off da Liga Europa.



DÉRBI MÓNACO TERÁ OBSERVADO RAFA

A Imprensa francesa noticiou ontem que o Mónaco enviou, no domingo, ao Municipal de Braga um olheiro para tirar notas sobre Rafa. O extremo internacional português, porém, foi suplente e só entrou aos 60 minutos. De acordo com o site Mercato365, o Mónaco, de Leonardo Jardim, está a preparar as eventuais saídas de João Moutinho e Bernardo Silva no final da época.



Djavan e Ringstad perto do regresso
PREPARAÇÃO O Braga iniciou ontem a operação Sion, com destaque para a integração parcial dos dois laterais-esquerdos

Em breve, Paulo Fonseca voltará a contar com os dois laterais-esquerdos e deixará de correr o risco de ter de fazer adaptações radicais, como a de Wilson Eduardo em Sion, onde jogou a defesa-direito

Matheus, Boly, Luiz Carlos, Alan, Rafa e Stojiljkovic, que não foram escolhas iniciais diante do V. Guimarães, vão regressar ao onze frente ao Sion Ringstad ensaia o regresso à competição

Depois do empate (3-3) no dérbi,o Braga começou, ontem à tarde, a preparar a receção de amanhã (17h00) ao Sion, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Djavan e Ringstad já estiveram no relvado, em integração parcial, pelo que dentro de pouco tempo já poderão reentrar no leque de opções de Paulo Fonseca, que em Sion, face ao castigo de Marcelo Goiano, foi obrigado a colocar Baiano a lateral-esquerdo e a adaptar Wilson Eduardo ao lado direito da defesa. O único jogador, por agora, entregue ao departamento médico é Crislan, que abandonou o treino de sábado mais cedo com queixas no joelho esquerdo.
Em vantagem na eliminatória, depois de ter ganho em Sion por 2-1, o Braga jogará a segunda mão privado de Vukcevic, expulso na Suíça.A suspensão do internacional montenegrino cria uma dúvida no meio-campo entre Mauro e Filipe Augusto, sendo certo que Luiz Carlos vai regressar ao onze. Jogadores como Matheus, Boly, Alan, Rafa e Stojiljkovic também deverão voltar à titularidade, depois de não terem sido opções iniciais diante do V. Guimarães. Deste lote de habituais titulares, apenas Rafa e Stojiljkovic entraram, sendo que Boly nem sequer foi convocado.
Hoje, o dia será preenchido no Estádio Municipal de Braga, como sempre acontece em vésperas de compromissos europeus. O Braga vai treinar às 10h30 e, às 12h45, Paulo Fonseca e um jogador vão fazer a antevisão do encontro. Por sua vez, o Sion fará o treino de adaptação ao recinto dos arsenalistas às 17h30.


CASTIGOS
2
Vukcevic cumpre um jogo de suspensão na Liga Europa e, na próxima ronda da I Liga, em Arouca, será André Pinto a ficar de fora

O JOGO




JotaCC

ANALISE DA JORNADA

57' BRAGA-V. GUIMARÃES

Errado! André Pinto foi ao solo jogar a bola; Otávio, que a adiantara, vendo o defesa a jeito, projetou-se para o chão. Penálti erradamente assinalado. Árbitro não obteve a melhor ajuda do assistente.

O JOGO

JotaCC

Djavan de regresso no Sporting de Braga
O lateral esquerdo já não compete há praticamente um mês e meio.

O treinador do Sporting de Braga, Paulo Fonseca, convocou hoje Djavan e Boly para a receção ao Sion, quarta-feira, da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol.

O lateral esquerdo já não compete há praticamente um mês e meio, desde a visita a Alvalade para defrontar o Sporting (10 de janeiro), devido a lesão, e está agora de regresso aos eleitos, dando mais soluções ao técnico para aquela posição.

Já Boly foi poupado no último jogo do campeonato (empate 3-3 com o Vitória de Guimarães) e deverá estar de regresso ao 'onze', no qual não marcará presença Vukcevic, que foi expulso no jogo da primeira mão, na Suíça, que os bracarenses venceram por 2-1.

Arghus também saiu da convocatória, mas por opção.

Sporting de Braga e Sion defrontam-se às 17:00 de quarta-feira, no Estádio Municipal de Braga, em jogo que será arbitrado por Liran Liany, de Israel.

Lista dos 19 convocados:

- Guarda-redes: Matheus e Marafona.

- Defesas: Baiano, Marcelo Goiano, Djavan, Boly, Ricardo Ferreira, André Pinto.

- Médios: Filipe Augusto, Mauro, Luiz Carlos, Josué, Alan.

- Avançados: Pedro Santos, Rafa, Rui Fonte, Stojiljkovic, Wilson Eduardo, Hassan.

SAPO DESPORTO

JotaCC

Ricardo Ferreira e o Sp. Braga-Sion: «A eliminatória não está definida»
Central do Sp. Braga cauteloso e ao mesmo tempo otimista para a receção ao Sion

Ricardo Ferreira, defesa central do Sp. Braga, assume que «o grupo está otimista» para a receção desta quarta-feira ao Sion, em jogo a contar para a segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Depois do triunfo (1-2) no Estádio Tourbillon, os bracarenses estão em vantagem, mas na opinião do defesa ainda nada está decidido.

«Conseguimos um resultado vantajoso na primeira mão, mas sabemos que não vamos ter um jogo fácil. A eliminatória não está definida e temos de mostrar em campo que somos superiores. Temos de estar concentrados, o Sion provou no primeiro jogo que é uma equipa perigosa e temos de estar a 100 por cento para seguir em frente», referiu o jogador de 23 anos na conferência de imprensa de antevisão ao jogo.

O encontro entre o Sp. Braga e o Sion está agendado para as 17horas desta quarta-feira, no Estádio Municipal de Braga. O israelita Liran Liany será o juiz do embate entre portugueses e suíços.

MAIS FUTEBOL

Bruno3429

DJAVAN DE REGRESSO PARA A UEFA EUROPA LEAGUE

O regresso de Djavan é a nota de destaque na convocatória elaborada por Paulo Fonseca para a receção ao FC Sion, em jogo a contar para a 2.ª mão dos 16-avos-de-final da UEFA Europa League. O lateral-esquerdo atuou pela última vez a 10 de janeiro, na deslocação ao terreno do Sporting CP.

Boly também regressa, integrando uma lista que contempla 19 nomes: Boly, André Pinto, Wilson, Luíz Carlos, Baiano, Djavan, Rui Fonte, Rafa, Stojiljkovic, Hassan, Filipe Augusto, Pedro Santos, Ricardo Ferreira, Josué, Marafona, Alan, Mauro, Marcelo Goiano e Matheus.

Vukcevic, castigado, é baixa nas opções dos Gverreiros.

O SC Braga vs FC Sion disputa-se esta quarta-feira, a partir das 17 horas, no Estádio Municipal de Braga.

RICARDO FERREIRA: "VAMOS PROVAR QUE SOMOS FAVORITOS"

A segunda batalha com o Sion está perto e Ricardo Ferreira só pensa no apuramento para a próxima fase. Ainda assim, para lá chegar os gverreiros terão de derreter os suíços. A vitória da primeira mão oferece margem de manobra, mas o defesa adianta que só há uma forma para seguir na prova. "O grupo está otimista. O resultado da primeira mão dá-nos vantagem, mas estamos certo que o jogo em Braga não será fácil. Vamos ter provar em campo que somos superiores, perante um Sion que se pode tornar perigoso", disse. Na ótica de Ricardo Ferreira será crucial "estar a cem por cento" e "atentos". A exemplo do treinador, o número 24 descarta favoritismos e pede alerta máximo.

PAULO FONSECA: "TEMOS O CLARO INTUITO DE PASSAR A ELIMINATÓRIA"

O SC Braga pode estar a 90 minutos de marcar presença nos oitavos de final da Liga Europa. Esta quarta-feira (17 horas), os gverreiros recebem o Sion em partida da segunda mão dos dezasseis avos de final e da Suíça trouxeram uma vitória que lhes coloca um passo à frente. O treinador do SC Braga, Paulo Fonseca, aponta em direção ao apuramento, mas abranda na hora de um suposto favoritismo. " Nós temos o claro intuito de passar a eliminatória. Depois do resultado alcançado na Suíça queremos confirmar a passagem à fase seguinte. Agora, há que perceber que faltam 90 minutos e, apesar de algumas pessoas nos darem favoritismo, eu penso de outra forma. O Sion não é uma equipa fácil", disse.

Pese embora o facto de os minhotos terem derrotado o Sion na primeira mão (1-2), Paulo Fonseca acredita que o Sion vem a Braga na esperança de virar a eliminatória. "É certo que estamos confiantes e de que podemos passar esta eliminatória, mas estamos desconfiados do valor do Sion. Temos, por isso, de estar preparados para um jogo muito difícil. Eles terão de ser mais pressionantes porque não têm nada a perder. Será um Sion mais atacante, sendo certo que terão de ter algumas cautelas, sob pena de aproveitarmos os espaços em aberto porque caso marquemos um golo a tarefa deles ficará muito complicada", sublinhou.

Num curto raios-x à presente edição da Liga Europa, Paulo Fonseca classificou-a como de uma "mini Champions League", mas escusou-se a falar de outras equipas porque, garantiu, o foco do SC Braga está no jogo desta quarta-feira com o Sion.

SCBraga

JotaCC

Paulo Fonseca e o Braga de atalaia com o Sion
"Confiantes mas desconfiados". Numa penada, o treinador da equipa minhota lança o jogo da segunda mão dos dezasseis avos de final da Liga Europa de futebol, a disputar esta quarta-feira, na "Pedreira".

O Braga ganhou a primeira mão, em Sion, por 2-1, mas o treinador Paulo Fonseca apela a toda a prudência: "Estamos em posição vantajosa, mas há que perceber que faltam 90 minutos. Para a maioria das pessoas, o Braga, já está apurado. Agradeço a prova de confiança, mas o jogo da Suíça já comprovou que este desafio não será nada fácil. Favoritismo? Isso prova-se dentro de campo", adverte Paulo Fonseca.

A equipa do Braga treinou esta manhã de terça-feira. À tarde será divulgada a lista de convocados. O Braga tem uma baixa, o atacante Crislan, que recupera de lesão, e mais um jogador inelegível, o defesa norueguês Rigstad, reforço de inverno, que não foi inscrito na UEFA.

A comitiva do Sion chegou a Braga ao início da tarde. Tem treino marcado para as 17.30 horas, para ambientação ao Estádio Municipal, onde são aguardados cerca de mil adeptos do clube helvético, ainda confiantes na passagem aos oitavos de final.

JN

Bruno3429

Djavan regressa aos convocados

Djavan e Boly são as grandes novidades na convocatória de Paulo Fonseca para a partida de quarta-feira frente ao Sion, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

O lateral esquerdo regressa depois de cerca de mês e meio sem competir, devido a lesão, mas está completamente recuperado e às ordens do treinador bracarense. Já Boly, que foi poupado no último jogo, com o V. Guimarães, está também de regresso e deverá mesmo ocupar um lugar no onze.

Em contrapartida, Vukcevic, que foi expulso na partida da primeira mão, e Arghus saem da convocatória, este último por opção técnica.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Matheus e Marafona.
Defesas: Baiano, Marcelo Goiano, Djavan, Boly, Ricardo Ferreira e André Pinto.
Médios: Filipe Augusto, Mauro, Luiz Carlos, Josué e Alan.
Avançados: Pedro Santos, Rafa, Rui Fonte, Stojiljkovic, Wilson Eduardo e Hassan.

A Bola

JotaCC

Paulo Fonseca ainda desconfia do Sion
Está confiante mas deixa alerta

Paulo Fonseca disse esta terça-feira estar "confiante" na passagem do Sporting de Braga aos oitavos de final da Liga Europa, mas frisou estar "desconfiado" do Sion, que os minhotos venceram na primeira mão (2-1).

"Depois do resultado alcançado na Suíça temos o claro intuito de passar a eliminatória, mas há que perceber que faltam 90 minutos. Sei que a maioria das pessoas dá como garantida a nossa passagem e agradeço o voto de confiança, mas penso de outra forma até porque existem inúmeros exemplos do que pode acontecer. Em Sion, tivemos a prova concreta de que não é uma equipa fácil, dificultou-nos bastante a nossa prestação", disse.

Paulo Fonseca lembrou ainda o clássico minhoto de domingo com o Vitória de Guimarães, em que depois de estar a ganhar por 2-0 aos 20 minutos o Sp. Braga permitiu um empate a três golos, para dizer que os "resultados não garantem nada se não forem confirmados durante o jogo".

"Estamos confiantes de que podemos ultrapassar este obstáculo, mas desconfiados e bem preparados para um jogo difícil", resumiu.

O treinador não descartou agora uma maior dose de favoritismo, mas fez questão de frisar que isso "comprova-se dentro de campo".

"A nossa obrigação é comprovar dentro de campo se existe algum favoritismo. Estamos numa posição vantajosa, temos tudo para passar este jogo, até porque jogamos em casa, mas não vai ser fácil", reforçou.

Disse ainda esperar um adversário que "não tem nada a perder".

"Acredito que vamos ter um Sion mais atrevido, mais pressionante e a tentar ter mais iniciativa. Terá de ser assim para inverterem o resultado, mas também terá de ter algumas cautelas porque sabe que se se abrirem muito correm sérios riscos de fazermos golos", analisou.

Paulo Fonseca considerou ainda que a Liga Europa deste ano "está transformada numa 'mini-Champions'" e, por isso, não é fácil perspetivar até onde o Braga pode ir.

"Naturalmente que gostava de ir o mais longe possível, mas se passarmos as coisas vão sendo cada vez mais difíceis e apanhando equipas mais complicadas, iremos até onde conseguirmos", disse.

RECORD

JotaCC

Paulo Fonseca confia na passagem do Braga aos 'oitavos'
Treinador do Sporting de Braga diz estar "desconfiado" do Sion.

Paulo Fonseca disse esta terça-feira estar "confiante" na passagem do Sporting de Braga aos oitavos de final da Liga Europa de futebol, mas frisou estar "desconfiado" do Sion, que os minhotos venceram na primeira mão (2-1). "Depois do resultado alcançado na Suíça temos o claro intuito de passar a eliminatória, mas há que perceber que faltam 90 minutos. Sei que a maioria das pessoas dá como garantida a nossa passagem e agradeço o voto de confiança, mas penso de outra forma até porque existem inúmeros exemplos do que pode acontecer. Em Sion, tivemos a prova concreta de que não é uma equipa fácil, dificultou-nos bastante a nossa prestação", disse. Paulo Fonseca lembrou ainda o 'clássico' minhoto de domingo com o Vitória de Guimarães, em que depois de estar a ganhar por 2-0 aos 20 minutos o Braga permitiu um empate a três golos, para dizer que os "resultados não garantem nada se não forem confirmados durante o jogo". "Estamos confiantes de que podemos ultrapassar este obstáculo, mas desconfiados e bem preparados para um jogo difícil", resumiu. O treinador não descartou agora uma maior dose de favoritismo, mas fez questão de frisar que isso "comprova-se dentro de campo". "A nossa obrigação é comprovar dentro de campo se existe algum favoritismo. Estamos numa posição vantajosa, temos tudo para passar este jogo, até porque jogamos em casa, mas não vai ser fácil", reforçou. Disse ainda esperar um adversário que "não tem nada a perder". "Acredito que vamos ter um Sion mais atrevido, mais pressionante e a tentar ter mais iniciativa. Terá de ser assim para inverterem o resultado, mas também terá de ter algumas cautelas porque sabe que se se abrirem muito correm sérios riscos de fazermos golos", analisou.

CM

JotaCC

Rodar sem rodeios
Manuel Fernandes Silva

Está a nove pontos do terceiro lugar, mas já faz uma corrida sem adversários. A classificação mostra que o Braga tem o conforto do quarto posto garantido, mas o campeonato é apenas uma pequena parte do trabalho de Paulo Fonseca.

Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa. Em fevereiro, ainda cabe tudo no calendário de um plantel bem construído e gerido com equilíbrio nas várias competições.

Os mais desatentos nem notam, mas Paulo Fonseca faz mudanças em quase todos os jogos. Não troca oito titulares, não muda de ideias, não desvaloriza provas. Gere para tentar ganhar sempre, que é o que se pede a um treinador.

A diferença é que volta a ter as armas certas para as guerras que precisa ganhar.

Em quatro épocas no principal campeonato, Paulo Fonseca só falhou no Porto, em 2013/2014. As razões terão sido várias, mas começam e acabam num plantel despido de reforços de qualidade. A artilharia pesada chegou só na época seguinte, com Lopetegui. Mas aí já estava no banco o primeiro dos problemas.

Esta época está em Braga, para quem quiser ver, uma das melhores equipas nacionais.

Com um futebol ofensivo, que vale o bilhete e entusiasma os adeptos.

Com Alan, um veterano disfarçado de miúdo sem idade.

Com Boly, Vukcevic ou Stojlikovic, nomes que bateram à porta e se sentaram à mesa das revelações desta época.

Com Rafa, um talento que cresce todas as semanas e que já ninguém compra por menos de 18 milhões.

Este Braga está em quatro provas e ainda vai a tempo de ser um dos grandes vencedores da temporada.

RTP

JotaCC

Fonseca: «Estamos confiantes mas desconfiados»
Técnico antevê partida dos 16avos de final da Liga Europa, que considera uma mini Liga dos Campeões

Paulo Fonseca não acredita que o Sion se apresente «diferente» em Braga, no que ao seu estilo de jogo diz respeito, mas ainda assim espera que o adversário seja «mais atrevido» no jogo da 2ªmão dos 16avos da Liga Europa. Da primeira mão o conjunto português trouxe a vantagem de um golo (1-2) e, por isso, o treinador diz que o Sp. Braga «tem tudo para passar esta eliminatória».

«Temos o claro intuito de passar a eliminatória. Depois do resultado da Suíça queremos confirmar aqui a passagem. Mas há que perceber que faltam 90 minutos. A maioria das pessoas já dá como garantida a passagem, eu agradeço o voto de confiança, mas penso de outra forma. O último jogo que tivemos foi um bom exemplo. Aos vinte minutos estávamos a ganhar 2-0 e ninguém diria que acabaria com uma igualdade a três golos. Estamos confiantes, mas desconfiados, e bem preparados para um jogo difícil», referiu o técnico na sala de imprensa do municipal bracarense.

Sobre o dérbi minhoto do último domingo, o técnico diz que esse jogo não «vai ter qualquer influência» na prestação bracarense. «São competições diferentes. O Sion é uma equipa com características diferentes da equipa do V. Guimarães», apontou.

Questionado se o Sp. Braga é favorito para seguir para os oitavos de final da competição, Fonseca considera que «isso comprova-se dentro do campo», acrescentando que espera «um jogo difícil».

O técnico não se alongou muito quanto às ambições dos Guerreiros nesta prova: «Só penso no jogo de amanhã. Não vale a pena projetar o futuro. Sei é que este jogo vai ser difícil. Gostaria de ir o mais longe possível, claro que sim, mas esta Liga Europa é um mini Liga dos Campeões. Se passarmos a eliminatória as coisas vão sendo cada vez mais complicadas, e iremos até onde conseguirmos».

Relativamente ao Sion, Fonseca espera que os suíços tenham mais iniciativa do que no jogo da 1ªmão. «Não tem nada a perder. Penso que vamos ter aqui um Sion mais atrevido, porque terá de ser assim se quiser inverter o resultado. Será mais pressionante, mas também com cautelas, pois se abrirem espaço correm risco de fazermos golos. E isso torna-se mais complicado para eles. Espero um Sion mais atrevido, pressionante, a ter mais iniciativa», concluiu.

O embate entre Sp. Braga e Sion está agendado para as 17horas desta quarta-feira, no Estádio Municipal de Braga.

MAIS FUTEBOL

Bruno3429

Liga Europa: Sion em Braga com «atenção» a Rafa
Treinador dos suíços atribui favoritismo à equipa portuguesa
Por Bruno José Ferreira   

Didier Tholot, treinador dos suíços do Sion, diz que o «favorito é o Sp. Braga» na eliminatória dos 16avos de final da Liga Europa. Recorde-se que os minhotos venceram no Estádio Tourbillon, estando, por isso em vantagem.

«A eliminatória está 70 por cento para o nosso adversário, mas vamo-nos agarrar aos 30 por cento de hipóteses que temos. Se não acreditássemos nem valia a pena termos feito a viagem de avião e pouparíamos a deslocação. Temos algumas ausências, devido a lesões, mas vamos lutar até ao fim pela passagem», referiu o técnico do Sion, esta terça-feira, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga.

Apontando como referência o jogo diante do Liverpoool, o treinador francês admite que o Sp. Braga «está num bom momento» e, nesse sentido, o técnico ambiciona que a sua equipa demonstre o «ótimo comportamento defensivo» do jogo diante do clube inglês.

Salatic: «Braga tem muita qualidade»

Igualmente na sala de imprensa de antevisão ao encontro desta quarta-feira, o médio Salatic, um dos mais experientes da equipa do Sion, destacou Rafa como um elemento a ter em conta nos bracarenses.

«Gostei da equipa toda do Sp. Braga, que tem muita qualidade, mas o que marcou o segundo golo [Rafa] é muito perigoso. Temos de ter atenção», referiu.

O encontro entre o Sp. Braga e o Sion está agendado para as 17horas desta quarta-feira, no Estádio Municipal de Braga.

Maisfutebol

Bruno3429

Paulo Fonseca quer ir o mais longe possível na «mini-Champions»

O treinador do SC Braga acredita que a equipa vai conseguir ultrapassar o Sion e apurar-se para os oitavos de final da Liga Europa.

«Depois do resultado alcançado na Suíça [vitória do SC Braga por 2-1] temos o claro intuito de passar a eliminatória, mas há que perceber que faltam 90 minutos. Sei que a maioria das pessoas dá como garantida a nossa passagem e agradeço o voto de confiança, mas penso de outra forma até porque existem inúmeros exemplos do que pode acontecer. Em Sion, tivemos a prova concreta de que não é uma equipa fácil, dificultou-nos bastante a nossa prestação», disse em conferência de imprensa, antevendo um adversário «mais atrevido, pressionante e com mais iniciativa» no jogo da segunda 'mão'.

Ainda sobre o favoritismo, Paulo Fonseca alertou: «A nossa obrigação é comprovar dentro de campo se existe algum favoritismo. Estamos numa posição vantajosa, temos tudo para passar este jogo, até porque jogamos em casa, mas não vai ser fácil.»

O treinador não escondeu o desejo de ir mais longe nesta Liga Europa que «está transformada numa `mini-Champions`».

«Naturalmente que gostava de ir o mais longe possível, mas se passarmos as coisas vão sendo cada vez mais difíceis e apanhando equipas mais complicadas, iremos até onde conseguirmos», rematou.

A Bola