News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 20/02

Started by Bruno3429, 20 de February de 2016, 08:35

Previous topic - Next topic

Bruno3429

PEDRO SANTOS NÃO ATIRA FOGUETES
Prudente mas feliz com a vantagem trazida de Sion

Pedro Santos é um daqueles jogadores que finta as parangonas mas de que qualquer treinador gosta, como o comprova o seu percurso no Leixões, V. Setúbal, Rio Ave e agora no Sp. Braga. Em Sion não foi titular mas foi o primeiro a entrar, contribuindo para a estabilidade da equipa quando esta pretendia guardar a magra vantagem e sofria o último assalto 'sionista'.

Para o extremo nascido em Lisboa e formado no Casa Pia e no Sporting, este foi um jogo "um pouco complicado porque não estamos habituados a encarar um adversário tão físico, de contacto". Os guerreiros sabiam o que iam encontrar, mas, como referiu Pedro Santos, "a mentalidade foi sempre a de ir em buscar do triunfo", com a equipa portuguesa a "acabar por merecê-lo".

A vantagem que regressou na bagagem é "boa" mas, sublinha o ala dos guerreiros do Minho,"não podemos facilitar porque eles vão a Braga tentar dar a volta e, por isso, é obrigatório dar o máximo, como aconteceu em Sion". De qualquer maneira, esta é uma vantagem "significativa para além dos dois golos fora de casa".

Na próxima 5ª feira, na 2ª mão, Pedro Santos promete encarar o 2º embate com o Sion "com o mesmo rigor para que eles não tenham hipóteses de tentar dar a volta".
Autores: Eugénio Queirós e Pedro Malacó

DOUGLAS É REFORÇO DO SP. BRAGA
Assina até final da época

O Sporting de Braga anunciou esta sexta-feira a contratação de Douglas até ao final da temporada. O ala brasileiro, de 30 anos, regressa agora ao futsal português - onde envergou, por exemplo, as camisolas de Académica e Boticas - depois de passagens pela Polónia ou Qatar.

Em declarações durante a apresentação como jogador arsenalista, Douglas prometeu "dar tudo pelo novo clube". "Estou muito motivado e quero ser mais um para ajudar o clube a atingir os objetivos propostos", pode ler-se no site dos minhotos.
Autor: Flávio Miguel Silva

Record

Bruno3429

LIGA EUROPA: RAFA NA EQUIPA DA SEMANA

A exibição de Rafa frente ao Sion, a contar para a primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, não só agradou à legião como aos membros da UEFA. Naquela que é considerada a equipa da semana, Rafa está entre os 11 melhores, integrando, por isso, a equipa ideal.

Durante os 90 minutos que esteve em campo no Estádio Tourbillon, o internacional português não só fez uma exibição de grande nível, como ainda assinou o segundo golo da equipa de Paulo Fonseca e que viria a confirmar a vitória no gelo suíço (1-2).

DOUGLAS REFORÇA SC BRAGA/AAUM

Os gverreiros do Minho anunciaram a contratação de Douglas até ao final da presente temporada. O ala brasileiro chega do Wisla Cracóvia, da Polónia, embora já exiba no currículo passagens pela Rússia e Catar. Em breves declarações, Douglas prometeu entrega. "Prometo dar o máximo por este clube. Estou muito motivado e quero ser mais um para ajudar o clube a atingir os objetivos propostos", disse.

Noutro capítulo, o SC Braga/AAUM está de regresso à competição depois da paragem que se verificou na Liga Sport Zone Futsal para dar lugar ao Campeonato da Europa. A equipa de Paulo Tavares recebe, este sábado, o Belenenses. O encontro está agendado para as 16 horas no pavilhão da Universidade do Minho, em Gualtar.

SUB-20: QUARTETO CHAMADO À SELEÇÃO NACIONAL

O Selecionador Nacional de Sub-20, Edgar Borges, convocou quatro jogadores do SC Braga para o estágio de preparação que decorrerá entre 23 e 24 de fevereiro, em Rio Maior. Joca e Gamboa integram novamente a lista de convocados, já Bruno Wilson e José Gomes (na imagem) são chamados pela primeira vez no escalão, embora contabilizem internacionalizações em outros escalões.

DOIS GVERREIROS PRESENTES NO TORNEIO 'GLADIADORES DE BASTO'
(Kickboxing)

O SC Braga vai marcar presença no torneio 'Gladiadores de Basto', que irá decorrer no próximo domingo, dia 21 de fevereiro. A dupla de gverreiros composta por João Sousa e Carla Pereira está em fase de preparação para o torneio, tendo como objetivo traçado chegar o mais longe possível. A prova terá lugar no pavilhão Gimnodesportivo da Mota, em Fervença, Cabeceiras de Basto.

SC BRAGA DEFENDE TÍTULO DE CAMPEÃO NACIONAL
(Taekwondo)

O SC Braga parte com uma legião de sete gverreiros para o campeonato nacional de cadetes e juniores que se realiza, este sábado, no Seixal. Os Minhotos são campeões nacionais em título em juniores e revalidar esse estatuto é, portanto, o grande objetivo, embora as circunstâncias não sejam fáceis. O SC Braga apresentará uma equipa heterogénea, recheada de atletas estreantes, uma vez que base da temporada passada subiu à categoria de Sub-21. Ainda assim, impera a confiança.

Eis a lista dos atletas que representarão o SC Braga:
Cadetes:
-44kg Filipa Oliveira
-47kg Catarina Silva
-45kg Tomás Cruz
Juniores:
-59kg Sara Vital
-63kg Sofia Cruz
-51kg Ruben Nogueira
-68kg Pedro Barros

SCBraga

JotaCC

Fôlego europeu para manter agora no dérbi

Braga foi a única equipa portuguesa a vencer na Liga Europa e é também a única que, já com março à vista, está em quatro frentes competitivas. "É bom! Qualquer um gostava de estar no nosso lugar", frisa Pedro Santos, menosprezando a circunstância de a equipa arsenalisa ir, amanhã (20.30 horas, Sport TV), receber o Vitória de Guimarães para o campeonato, em circunstâncias bem diferentes do seu opositor, que só está a jogar na Liga.
O acumulado indica que o Braga já fez nesta época 37 jogos oficiais, mais 11 do que o Vitória. O médio ala braguista admite que, se não tivessem defrontado, anteontem, o Sion teriam tido "mais tempo" para preparar o dérbi do Minho, mas lembra que a política de rotatividade no plantel "dá hipóteses a toda a gente de jogar" e a ideia será sempre "fazer por vencer o Guimarães".
Para amanhã, a equipa deverá sofrer muitas alterações, em comparação ao jogo com os suíços. A meio de uma eliminatória europeia, Paulo Fonseca dará oportunidade a vários jogadores que não jogaram na Suíça, num dérbi que começou ontem a ser preparado, ainda em Sion, com um treino matinal ligeiro. À tarde, a comitiva embarcou, de Genebra, num charter com destino ao Porto.
Hoje, o Braga volta a treinar, seguindo-se a conferência de Imprensa e a divulgação da convocatória.



Contratação Braga reforça equipa de futsal com Douglas

Quarto classificado na liga de futsal, o Braga reforçou a equipa orientada por Paulo Tavares com Douglas, que atuava nos polacos do Wisla Kraków e que conta com passagens por Rússia e Qatar. "Estou muito motivado e espero ajudar a atingir os objetivos", disse o brasileiro.

JN

JotaCC

"Todos jogam e ficam contentes"
GESTÃO Esquerdino aprova a rotatividade na equipa, não só pela abordagem diferente para cada jogo, mas também pelo bem que isso faz ao balneário

O triunfo por 2-1 em casa do Sion foi especialmente saboroso para o Braga, em vésperas de disputar o sempre escaldante dérbi com o Vitória. Pedro Santos elogiou a mentalidade da equipa



Muito perto de igualar o número de jogos realizados na época passada, quando ainda há muita competição pela frente (em Sion fez o 28.º, faltando-lhe seis para suplantar o registo anterior), Pedro Santos somou tantos minutos na Suíça como nas três partidas anteriores da Liga Europa, resultado do bom momento de forma. O esquerdino entrou aos 66 minutos para o lugar de Alan e foi bem a tempo de chamar a atenção com algumas arrancadas, realçando no final as dificuldades passadas pelo Braga para sair com um triunfo do Stade de Tourbillon. "Foi um jogo complicado por não estarmos habituados à maneira de jogar do Sion. Obter uma vitória fora de casa foi muito importante. A nossa mentalidade é esta: entrar para vencer em qualquer campo. Merecemos ganhar", destacou.
Se Paulo Fonseca sempre privilegiou a rotatividade desde o início da época, com a chegada dos momentos cruciais em todas as competições as constantes trocas de jogadores começam a ter uma visibilidade ainda maior. "A equipa tem estado bem, porque sabe as rotinas de jogo e está preparada", referiu Pedro Santos, concordando que não se notam grandes oscilações no rendimento dos arsenalistas, seja qual for a composição do onze. "Qualquer equipa gostava de estar no nosso lugar, porque estamos em todas as frentes; é algo que nos valoriza. Todos jogam e ficam contentes."
A eliminatória com os suíços está bem encaminhada, embora longe de estar concluída, disse também o jogador, afastando qualquer tipo de euforia. "Foi um resultado bom, mas o Braga não pode facilitar.
Gestão de Paulo Fonseca foi elogiada por Pedro Santos O Sion vai tentar dar a volta à eliminatória e a nossa equipa terá de dar o máximo no segundo jogo, tal como fez na Suíça. Temos uma vantagem boa, depois de marcarmos dois golos fora de casa, e temos de fazer tudo para que eles não tenham hipóteses de dar a volta à eliminatória."
Sem grande tempo para preparar o dérbi com o Vitória de Guimarães, já amanhã à noite, no Municipal de Braga, Pedro Santos não vê grandes problemas na situação, realçando que o cansaço pode ser atenuado com a confiança obtida pela vitória nas competições europeias. "Vamos pensar agora no dérbi com o V. Guimarães, e é claro que o queremos ganhar. Quando se joga na Liga Europa, temos menos espaço de preparação entre os jogos, mas ao mesmo tempo é bom para toda a gente", rematou o camisola 23.


EXPULSÃO NIKOLA CONFUNDIU TUDO

Ontem ficou a saber-se mais sobre a expulsão de Vukcevic (segundo amarelo, na substituição). Quando o treinador comunicou a alteração a Rui Casaca, disse apenas que era Nikola o escolhido e o diretor assumiu que era Vukcevic, por ter um amarelo, e não Stojiljkovic. É que o primeiro nome de ambos é... o mesmo. O árbitro pensou que era uma forma de queimar tempo.



DERBI TREINO LEVE SEGUIDO DE VIAGEM

O Braga começou ontem, ainda em Sion, Suíça, a preparar o dérbi com o Vitória. Paulo Fonseca orientou de manhã uma sessão com a duração de uma hora. Seguiu-se a viagem de autocarro para Genebra e daí de avião para o Porto, com chegada às 16h30. Hoje de manhã há treino, o único em Braga antes do dérbi, seguido de conferência de Imprensa de Paulo Fonseca.


Alta rotação comprovada
Paulo Fonseca tem mais jogadores "ativos" do que os treinadores dos três grandes

Os elogios às constantes mudanças no onze do Braga estão diretamente ligados aos bons resultados obtidos pela única equipa portuguesa que ainda continua presente em todas as competições. No entanto, mais do que uma necessidade, pelo menos em algumas ocasiões, esta rotação foi uma opção assumida desde o início da época por Paulo Fonseca, que construiu, juntamente com António Salvador, um plantel equilibrado do ponto de vista qualitativo. O treinador percebeu que, para ter sucesso, teria de manter a harmonia no grupo e que, para isso ser uma realidade, teria de oferecer muitos minutos a todos ou... quase todos. No quadro apresentado ao lado, em que se faz a comparação com os três grandes, percebe-se que o Braga é a equipa com mais jogadores "titulares "– há 19 que já fizeram 15 ou mais jogos e 18 que foram titulares em pelo menos dez. E para mostrar as muitas opções que Fonseca conseguiu criar (só entre as vitórias como Marítimo e o Sion, mudou oito jogadores...), refira- se que os recém-chegados Marafona, Josué e Ringstad, que também já entraram na rotação, ainda não garantiram presença nos itens apresentados no quadro.



UEFA volta a destacar Rafa
DISTINÇÃOExtremo integra o onze da semana da Liga Europa. E já foi dos melhores na fase de grupos

Rafa participou diretamente em cinco dos nove golos marcados pelo Braga na Liga Europa; exibição do internacional português em Sion valeu-lhe mais uma eleição para a equipa da semana da competição

Rafa voltou a ser decisivo na importante vitória frente ao Sion, já depois de também ter marcado o golo do triunfo (1-0) na visita ao terreno do Slovan Liberec, logo no arranque da Liga Europa.Ao remate indefensável de fora da área na noite de quinta-feira, o segundo dos bracarenses, o internacional português ainda conseguiu acrescentar mais um grande jogo, sobretudo na segunda parte, numa exibição capaz de merecer nova distinção da UEFA, que o elegeu para a equipa da semana da competição. Rafa surge neste eleição ao lado de nomes como Llorente (Sevilha), Aritz Aduriz (Atlético de Bilbau), Santi Mina( Valência), Pisczek (Dortmund), Romero (Manchester United) ou até mesmo Souza, antigo médio do FC Porto que brilhou na vitória dos turcos do Fenerbahçe sobre os russos do Lokomotiv de Moscovo.
O internacional português continua a merecer amplo destaque também lá por fora, já depois de, no final da fase de grupos, ter sido um dos escolhidos para integrar o onze ideal da competição. A influência de Rafa na equipa de Paulo Fonseca é cada vez maior, não só a nível interno mas também nas provas da UEFA, naquele que pode ser entendido como um sinal do crescimento sustentado do médio no panorama internacional; nos sete jogos realizados na Liga Europa, Rafa marcou dois golos e assistiu para mais três, tendo participado diretamente em cinco dos nove golos da equipa – só Son Heung-Min (Tottenham) e Nolan Roux (Saint-Étienne) têm mais assistências na prova: quatro, no total. Ou seja, e feitas as contas, Rafa está diretamente ligado a mais de metade dos golos do Braga nas competições europeias.
A nível geral, os números do médio também são excelentes: Rafa é o jogador do Braga com mais jogos realizados esta época (33, num total de 37) e o quarto melhor marcador da equipa, com sete remates certeiros, estando agora a apenas dois do seu melhor registo pessoal, garanti doem 2013/14, a temporada de estreia nos arsenalistas.



INFLUENCIA

5
Na Liga Europa, prova em que o Braga tem nove golos, Rafa apontou dois e fez três assistências



Destaque Entre os melhores

A UEFA anunciou ontem a equipa da semana referente aos jogos da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, onde surge o nome do arsenalista Rafa (Silva). O extremo já tinha sido incluído pela UEFA na equipa ideal da fase de grupos.

O JOGO

JotaCC

Jogo Final
JOÃO ARAÚJO

O gestor Fonseca
Em contraste com os problemas físicos que têm obrigado os treinadores dos grandes a adaptações e invenções, em Braga respira-se a plenos pulmões

Se começou a ler esta edição pelo outro extremo, terá visto – provavelmente, lido – notícias sobre Indi, Coates e Gaitán. Em comum aos três há o facto de estarem em dúvida ou descartados das partidas deste fim de semana. O holandês do FC Porto engrossa o rol de problemas defensivos que têm obrigado Peseiro a socorrer-se das melhores artes do improviso e do remendo para unir a manta de retalhos em que parece ter-se tornado o onze portista. O mesmo poderia dizer-se de Jesus e Vitória, para quem o centro das respetivas defesas tem constituído um problema nada lateral. Gaitán, como que para contrabalançar o regresso de Salvio à competição, priva o Benfica do principal desequilibrador... Tudo isto numa fase da época em que se joga a permanência nas competições europeias e é proibido perder o comboio a nível nacional. E se continuou a leitura para lá dos três grandes (e não saltou diretamente para a última página!), deparou-se com algo completamente diferente: o Braga, que teima em manter-se em todas as frentes e cujo treinador tem dado novos mundos ao mundo da debatida teoria da rotatividade. Pedro Santos, seis golos nos últimos nove jogos e um entre vários exemplos da mais valia creditável a Paulo Fonseca, falou do sentimento do balneário numa equipa em que todos se sentem úteis; O JOGO traduz o sentimento em números: no Braga há "19 titulares", ou seja, mais jogadores regularmente utilizados do que os três grandes. Não diz tudo, mas explica muita coisa...





DESPORTO LISBOA QUER SER "CAPITAL" E BRAGA A "CIDADE"

Braga candidatou-se a Cidade Europeia do Desporto em 2018, pretendendo suceder a Setúbal (este ano) e Gondomar (2017) numa lista que já teve Guimarães, Maia e Loulé, mas Lisboa vai estudar uma candidatura a Capital Europeia do Desporto para 2021. Trata-se de uma distinção mais importante, que obriga a grandes organizações desportivas e nunca foi atribuída a cidades portuguesas. Segundo o vereador do Desporto, Jorge Máximo, Lisboa possui "infraestruturas que permitem ter as condições técnicas adequadas".

O JOGO

JotaCC

O avião avariado do FC Porto e as nuvens baixas do Sp. Braga
Portistas deviam ter chegado a Portugal de madrugada, mas só aterraram às 17.00. Minhotos fizeram mais 160 km de autocarro

VIAGENS Em quatro viagens, na atual temporada desportiva, o Sporting de Braga teve contratempos em três. E, ao que parece, estes azares contagiaram o FC Porto na sua deslocação a Dortmund.

Comecemos pelos portistas, até pelo facto de ser uma novidade. Os azuis e brancos depois de perderem por 2- 0 no Signal Iduna Park com o Borussia fizeram- se à estrada rumo ao Aeroporto de Munster, uma viagem que demorou, sensivelmente, uma hora.
O voo de regresso previsto para as 23.40, hora portuguesa, foi adiado, numa primeira fase, sendo avisados os responsáveis portistas que seria necessária uma peça, que estaria em solo português, para repor o bom funcionamento do sistema hidráulico da aeronave. Ou seja, na melhor das possibilidades, o avião descolaria da Alemanha às 03.40 de ontem.
Confrontados com este imponderável, os dirigentes do FC Porto decidiram pernoitar em Osnabruck, cidade situada a pouco mais de meia hora do aeroporto.
Posto isto, a comitiva dividiu- se: de manhã, pelas 08.15, aterraram no Porto os administradores da SAD, Adelino Caldeira, Reinaldo Teles e Fernando Gomes, jornalistas e restantes acompanhantes. Equipa técnica, jogadores, Pinto da Costa e Antero Henrique deviam ter chegado a Portugal às 15.50... mas um novo atraso impediu que tudo decorresse como o esperado e, afinal, o avião só aterrou na cidade do Porto às 17.40. O treino marcado para a parte da manhã no Olival passou para as 19.00 no Dragão e hoje o apronto realiza- se às 16.00 e só depois José Peseiro antevê o encontro de amanhã com o Moreirense.

Passemos ao Sporting de Braga, um habitué nestas situações imprevistas. Os minhotos em Marselha viram- lhe serem roubadas as chuteiras e em Groningen a bagagem chegou à Holanda com um considerável atraso ao hotel, pois o elevador hidráulico que permitia a passagem das malas não tinha a altura adequada ao acesso ao porão do avião.
Ontem, o Sporting de Braga teve de percorrer mais 160 quilómetros do que o que estava estipulado, pois o aeroporto de Sion foi encerrado, por decisão prévia da torre de controlo. Como aquela cidade suíça fica "encravada" nos Alpes, as nuvens descem bastante, o que impede a chegada e saída de aviões. Ainda assim, houve uma gestão de danos, pois os bracarenses foram avisados na quinta- feira de manhã da previsão meteorológica e, acontecesse o que acontecesse, já se sabia que os bracarenses iriam pernoitar na Suíça, devido ao espaço aéreo naquele país encerrar pelas 22.00.
Na manhã de ontem, Paulo Fonseca orientou um treino de recuperação em território helvético e depois, perto da hora de almoço, o autocarro rumou a Genebra onde a comitiva do Sporting de Braga embarcou rumo ao Porto, chegando pouco depois das 17.00. Hoje, a normalidade deve imperar com a realização do único treino ( 10.00) antes da receção, amanhã, às 20.30, ao Vitória de Guimarães.
O Sporting de Braga apenas na primeira saída a Liberec, na República Checa, não teve qualquer problema. Até porque venceu o Slovan e começou a encarreirar a sua boa campanha nas provas europeias.

DN