News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 28/12

Started by JotaCC, 28 de December de 2015, 10:21

Previous topic - Next topic

JotaCC

Com as "meias" no horizonte
Taça da Liga Braga e Belenenses começam esta noite a jogar por um lugar na fase decisiva da competição. Fonseca promete não facilitar

Começar o ano a ganhar e dar um importante passo para marcar presença nas meias-finais da Taça da Liga é o objetivo de Braga e Belenenses que, esta noite, se estreiam na prova. Paulo Fonseca recorda que "há um prestígio a defender" e pretende confirmar o favoritismo dentro das quatro linhas, enquanto o espanhol Julio Velázquez atira a pressão para os arsenalistas, garantindo que a equipa do Restelo só tem a lucrar com o encontro no Minho.
"Claramente, o objetivo do Braga é passar esta fase e ir o mais longe possível. Vamos encarar esta competição de forma muito séria e entraremos em qualquer jogo para vencer", prometeu Paulo Fonseca, na antevisão ao duelo desta noite, desvalorizando a goleada imposta aos azuis do Restelo, por 4-0, no campeonato. "Essa partida conta zero, até porque são competições diferentes e o Belenenses está uma equipa diferente. Temos de estar preparados para encontrar outra equipa que não encontrámos para o campeonato",
equipas prováveis avisou o técnico. A presença do reforço norueguês Stian Ringstad, que será inscrito em janeiro, foi a novidade no treino de ontem.
No Belenenses, Julio Velázquez revela algumas preocupações com o setor defensivo, mas mostra-se confiante em provocar uma surpresa na pedreira. "O Braga é uma equipa muito bem trabalhada e é favorita a ficar no primeiro lugar do grupo, mas nós não temos nada a perder, mas muito a ganhar. Somos ambiciosos e encaramos todos os jogos para vencer", sublinhou o técnico espanhol, considerando que a equipa "está a crescer na segurança defensiva e que é preciso estar organizada na perda da bola".

JN

JotaCC

Paulo Fonseca: "Há um prestígio a defender"

No museu do SC Braga está exposta a Taça da Liga ganha em 2013, por isso, "há um prestígio a defender". Paulo Fonseca é claro na análise à estreia dos guerreiros na Taça da Liga esta temporada, frente ao Belenenses, a partir das 20 horas, em jogo do Grupo D. O técnico garante que a meta passa por vencer e chegar o mais longe possível.

"O SC Braga é uma das três equipas que já venceu esta competição e há um prestígio a defender. O objectivo, claramente, é ir o mais longe possível, passar esta fase e chegar o mais longe possível. Vamos encarar esta competição de uma forma muito séria. Entramos em qualquer jogo para vencer e esta competição não foge à regra", sublinhou o treinador arsenalista.

No campeonato, os guerreiros golearam a equipa do Restelo por 4-0, mas o treinador espera agora um adversário diferente, fruto também da recente mudança no comando técnico dos azuis.
"O jogo que tivemos aqui em casa com o Belenenses conta zero para este jogo, até porque, são competições diferentes e, portanto, não nos podemos apoiar nesse resultado. O Belenenses é, neste momento, uma equipa diferente. Não sei até que ponto a influência do novo treinador se está já a fazer sentir, mas há-de ter novas ideias, novas intenções e será uma equipa diferente", lembrou Fonseca, acrescentando que esta semana "serviu para o treinador aprimorar ideias" e "dar o cunho pessoal à equipa".

Paulo Fonseca revelou ter visto o duelo do Belenenses com o Boavista, em casa, mas "não sei o que poderá ser esta equipa fora de casa".
"O que sei, e por uma questão cultural, geralmente os treinadores espanhóis gostam de disputar o jogo pelo jogo. Espero, por isso, um Belenenses mais aberto, a discutir o resultado", referiu o técnico.

Analisando o grupo, Paulo Fonseca frisa que "é um conjuto de equipas que não podemos apelidar de fáceis", contudo, o facto de jogar em casa o primeiro encontro "pode ser importante para o que pode ser o caminho nesta competição".
O treino de ontem marcou a estreia do reforço norueguês Stian Ringstad, lateral que Paulo Fonseca elogiou: "é um jovem que vínhamos a seguir há algum tempo, eu próprio vinha a acompanhá-lo. Vem em condições favoráveis para o nosso clube, já foi internacional e tem características que se enquadram na nossa forma de jogar".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

"HÁ UM PRESTÍGIO PARA DEFENDER"

"Vamos encarar esta competição de uma forma muito séria" "Geralmente, os treinadores espanhóis gostam de disputar o jogo pelo jogo"
Paulo Fonseca
Treinador do Braga


O Braga estreia-se nesta edição da Taça da Liga diante de um adversário que já goleou no atual campeonato. "Esse jogo conta zero", considera Paulo Fonseca, atento a um Belenenses "diferente"



Vencedor da Taça da Liga em 2013, o Braga participa na competição com um estatuto raro, só partilhado com V. Setúbal e Benfica, daí que Paulo Fonseca pretenda respeitar a tradição do clube. "O Braga é uma das três equipas que já venceram esta competição, portanto, há um prestígio a defender e o nosso objetivo é ir o mais longe possível. Vamos encarar esta competição de uma forma muito séria", garantiu o técnico, na antecâmara da estreia nesta edição.
O trajeto arranca frente ao Belenenses, quehá dois meses foi goleado por 4-0 no Estádio Municipal de Braga, para o campeonato. Paulo Fonseca trata de separar as águas. "Esse jogo conta zero para este, até porque são competições diferentes e não nos podemos apoiar nesse resultado. Além disso, o Belenenses é agora uma equipa diferente. Não sei até que ponto a influência do novo treinador se está a fazer sentir, mas com certeza que terá novas ideias e nós teremos que estar preparados para encontrar outra equipa que não aquela que encontrámos aqui para o campeonato", alertou o treinador minhoto.
Com Julio Velázquez, o Belenenses já ganhou ao Boavista, mas ainda é uma incógnita. "Estão motivados por terem vencido o último jogo já sob a orientação do novo treinador. Vi o jogo e em pequenos momentos detetei algumas alterações, mas foi um jogo em casa e não sei o que poderá ser esta equipa fora. O que sei, por uma questão cultural, é que geralmente os treinadores espanhóis gostam de disputar o jogo pelo jogo e, se estivermos atentos ao campeonato espanhol, quase todas as equipas o fazem. Acredito que teremos aqui um Belenenses determinado a discutir o resultado, até pela importância de vencer jogos nesta curta fase da prova", disse.



A importância de iniciar em casa


Cabeça de série do Grupo D da Taça da Liga, o Braga só jogará em casa hoje, seguindo-se visitas ao Leixões e ao Rio Ave. Paulo Fonseca não espera facilidades, apesar do estatuto de favorito. "Este grupo tem equipas que são muito diferentes e todas elas podem dificultar-nos o apuramento. O Belenenses é um adversário difícil, o Rio Ave é sempre um candidato e no passado recente fez excelentes campanhas nesta competição, o Leixões é sempre difícil no seu estádio. Temos a oportunidade de começar em casa e isso pode ser importante", anteviu.



GESTÃO ANDRÉ PINTO E LUIZ CARLOS FORA

Paulo Fonseca fez poucas alterações na lista de convocados em relação ao jogo com o Paços de Ferreira, mas foram significativas. O técnico optou por dar descanso a André Pinto e Luiz Carlos, fazendo regressar Ricardo Ferreira e Djavan. Arghus mantém-se na lista, à qual está de volta Alef: o médio brasileiro já fora chamado para Viseu, mas ficou na bancada.



ROTAÇÃO MATHEUS VOLTA À BALIZA

Guarda-redes das taças, Matheus prepara-se para ser titular esta noite em detrimento de Kritciuk. Uma certeza num rol de incertezas no onze. "Custame falar em poupança ou gestão. Escolhemos os melhores tendo em conta o momento e a competição", explicou Paulo Fonseca, privado dos lesionados Aarón, Stojiljkovic, Rodrigo Pinho e Crislan.



Stian Ringstad já começou a trabalhar
Lateral-esquerdo norueguês treinou ontem pela primeira vez sob a orientação de Paulo Fonseca

Anunciado em primeira mão por O JOGO, oficializado como reforço do Braga na semana passada (dia 22 de dezembro), Stian Ringstad foi a grande novidade do treino de ontem. O lateral norueguês, de 24 anos, iniciou desta forma o processo de adaptação a uma realidade bem distinta da que estava habituado, sendo esta a sua primeira experiência fora do seu país.

Ringstad já treina com os companheiros
Apesar de já ter começado a trabalhar no novo clube, Stian Ringstad só poderá ser inscrito em janeiro, mês em que reabre o período de transferências. Seja como for, o internacional norueguês já vai adiantando serviço para que possa ser um reforço na verdadeira aceção da palavra na segunda metade da temporada.
Proveniente do Lillestrom, clube que representava desde 2009 e que terminou o último campeonato norueguês a meio da tabela (oitavo lugar), Stian Ringstad vinculou-se aos arsenalistas até 2019 e vai vestir a camisola 25, número que pertencia a Pedro Tiba até ao médio sair, por empréstimo, para os espanhóis do Valhadolid.
Com a inclusão de Stian Ringstad, o plantel de Fonseca passou a contabilizar nove nacionalidades: portuguesa, brasileira, espanhola, sérvia, egípcia, francesa, russa, montenegrina e... norueguesa.

CAMISOLA
25
Este será o número que Stian Ringstad vai usar no Braga. A camisola estava sem dono desde a saída de Pedro Tiba.


Seguido há muito
Paulo Fonseca diz que Ringstad tem características que se enquadram no modelo de jogo

Paulo Fonseca comentou ontem pela primeira vez a contratação de Stian Ringstad, "um jovem que o Braga já vinha a seguir há algum tempo". "Eu próprio vinha a acompanhá-lo e vem em condições favoráveis para o nosso clube. Um jogador que já foi internacional e que tem características que se enquadram na nossa forma de jogar", referiu o técnico, lembrando que o lateral "está sem competir há cerca de dois meses, ou seja, desde que findou o campeonato da Noruega". "Vai precisar de se adaptar a uma nova cultura, a um novo futebol e a uma nova cidade. Vamos prepará-lo com calma para o enquadrar na nossa forma de jogar, porque acreditamos que poderá ser um elemento importante na equipa", explicou.


PEDREIRA AZUIS TÊM SIDO GOLEADOS

Em três das últimas quatro vezes que visitou o Municipal de Braga, o Belenenses sofreu derrotas muito pesadas. Na Taça da Liga de 2013/14, no único confronto entre os dois clubes na competição, perdeu por 5-0; na Taça de Portugal da época passada foi esmagado por 7-1; e já nesta temporada, no campeonato, levou 4-0. Os azuis já não vencem em Braga desde 2001.



"Não temos nada a perder"
Apesar da ambição de se apurar, Velázquez não tem dúvidas de que vai enfrentar o favorito do grupo

Com trinta golos sofridos, o Belenenses é a equipa mais batida na I Liga. Para corrigir este problema, Julio Velázquez admite que tem dado especial atenção ao processo defensivo

Julio Velázquez vai comandar hoje pela segunda vez o Belenenses. Depois da estreia vitoriosa contrao Boavista (1-0), o treinador espanhol vai agora enfrentar o Braga, em jogo a contar para a primeira jornada do grupo D da Taça da Liga, um adversário que considera ser favorito e que tem ambição de vencer esta competição.
"É uma equipa muito bem organizada, dinâmica, principalmente quando tem a bola, e bem trabalhada.Tem dois laterais que dão muita profundidade à equipa e consegue ter muitos jogadores em zonas interiores. É o favorito para ganhar este grupo da Taça da Liga e é quem tem obrigação de ganhar este jogo. Mas nós também somos ambiciosos e vamos lutar pela vitória. Não temos nada a perder, só a ganhar", destacou o técnico belenense, deixando elogios a Paulo Fonseca. "Ainda está em todas as competições.Tem um plantel muito bom e Paulo Fonseca parece ser um grande técnico. Se está ao nível dos três grandes? Não sei se está ou não, mas não há dúvidas que é uma grande equipa", salientou.
Já com duas semanas de trabalho, o substituto de Ricardo Sá Pinto no Restelo confessa estar preocupado com a inconsistência defensiva – o Belenenses é a defesa mais batida da I Liga, com 30 golos consentidos –, e assume que tem dado especial atenção a este sector da equipa. "É muito importante melhorarem termos defensivos e sofrer o menor número de golos possível. Estamos a trabalhar os momentos que temos a bola e os momentos em que não a temos e queremos continuar o trabalho que começámos contra o Boavista", explicou.
Com janeiro à porta, mês em que reabre o mercado de transferências, Julio Velázquez admite que o plantel pode sofrer algumas alterações. "Estamos ainda a avaliar situações. Chegámos aqui com grande vontade de fazer as coisas bem e continuamos numa permanente avaliação. Juntamente com a direção, vamos avaliar e tomar decisões no tempo certo", avançou o treinador do Belenenses.

O JOGO

JotaCC


JotaCC


JotaCC

Sp. Braga tenta hoje "defender prestígio" na Taça da Liga

O Portimonense-Arouca é o jogo que marca hoje (18h) o arranque da 3.ª fase da Taça da Liga, mas a partida de maior cartaz está marcada para as 20h: Sp. Braga-Belenenses. Paulo Fonseca, técnico dos minhotos, quer começar bem a prestação no Grupo D para "chegar o mais longe possível" na prova e "defender o prestígio" de um clube que já conquistou o troféu numa ocasião. Julio Velázquez, treinador que fará o segundo jogo ao comando do Belenenses, deixa rasgados elogios ao adversário e tenta tirar pressão dos ombros dos seus jogadores: "O Sp. Braga é muito organizado, com muita dinâmica e muito bem orientado. É a equipa favorita do grupo e nós não temos nada a perder e muito a ganhar", sublinha o espanhol.

PUBLICO

Bruno3429

Arranca a fase de grupos da Taça da Liga
Dois jogos já esta segunda-feira
Por Redação 

Arranca esta segunda-feira a primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga, já com dois encontros, que o Maisfutebol vai acompanhar AO MINUTO. O Sp. Braga é um dos clubes a entrar em campo neste primeiro, num confronto entre primodivisionários, em que os arsenalistas recebem o Belenenses para o grupo D.

A equipa minhota, que há menos de dois meses goleou por 4-0 o Belenenses para o campeonato, realiza esta segunda-feira o único jogo em casa no Grupo D, pois as próximas duas partidas serão realizadas nos estádios do Leixões e do Rio Ave, em finais de janeiro.

O vencedor qualifica-se para as meias-finais, nas quais vai medir forças com o primeiro colocado do grupo B, que integra o Benfica, recordista da prova, com seis troféus conquistados em oito edições (apenas o V. Setúbal, em 2007/2008, e o Sp. Braga, em 2012/2013, a quebraram a hegemonia encarnada).

O outro encontro marcado para esta segunda-feira coloca frente-a-frente o Portimonense, oitavo classificado na II Liga, e o Arouca, que ocupa a mesma posição no escalão principal, num Grupo C que integra também os primodivisionários Sporting, finalista em 2007/2008 e 2008/2009, e P. Ferreira.
 
Taça da Liga, 3.ª Fase, 1.ª jornada:

Segunda-feira, 28 dez:
- Grupo C:
Portimonense – Arouca, 18:00 .
- Grupo D:
Sporting de Braga – Belenenses, 20:00.

 
Terça-feira, 29 dez:
- Grupo A:
FC Porto – Marítimo, 18:00.
- Grupo B:
Oriental – Moreirense, 15:00.
Benfica – Nacional, 19:45.
- Grupo C:
Sporting – Paços de Ferreira, 20:00.
- Grupo D:
Leixões – Rio Ave, 15:00.
 
Quarta-feira, 30 dez:
- Grupo A:
Famalicão – Feirense, 20:00

Maisfutebol