News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 10/12

Started by Bruno3429, 10 de December de 2015, 08:07

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Paulo Fonseca: "Não viemos à Holanda ver as tulipas, viemos conquistar o primeiro lugar"
Rui Alberto Sequeira

Objectivo claro:
fechar as contas do Grupo F no primeiro lugar. Paulo Fonseca foi peremptório na análise ao jogo de hoje, em casa do Groningen, que encerra a fase de grupos da Liga Europa. O apuramento para os 16 avos-de-final já está confirmado, mas há ainda em jogo a confirmação do primeiro lugar, que vale mais 500 mil euros à conta milionária do SC Braga neste regresso às provas europeias. Por isso, frente aos holandeses, é uma equipa na máxima força.
"Não viemos à Holanda ver as tulipas, viemos para conquistar o primeiro lugar e compete-nos apresentar a melhor equipa neste momento. É isso que vamos fazer. Viemos aqui para disputar um jogo que é importante para nós e só podemos apresentar a melhor equipa possível", deixou claro o técnico bracarense.

Nos últimos dois jogos, os guerreiros do Minho ficaram em branco em termos ofensivos - derrota com o Benfica [0-2] e empate com o Moreirense [0-0] - situação que Paulo Fonseca desvaloriza.
"Sinceramente, é uma questão que não me preocupa. Poderia falar sobre números, sobre os 30 remates que tivemos nos dois jogos, mas é um facto que não marcámos. Compete-nos trabalhar para melhorar isso e traduzir em golos aquilo que tem sido a qualidade reconhecida do nosso trabalho. Há coisas que não querem ver", explica. E prossegue, reforçando a ideia de que se está a tentar "empolar" o dado "objectivo" de que "não marcámos há dois jogos".

"A equipa está num bom momento, continua dominadora, continua a impor o seu jogo, perante qualquer adversário e cenário, portanto não vejo como às vezes querem passar qualquer tese de apocalipse. Há quem não queira ver, mas está aos olhos de toda a gente aquilo que a equipa tem feito. Não são os jogos com o Benfica e Moreirense que vão apagar o que a equipa tem feito", frisou, considerando que "tem faltado muito pouco a esta equipa", apenas "concretizar as oportunidades criadas, tão somente isso".
Paulo Fonseca prometeu que vão ser "iguais a nós próprios, vamos ser a equipa que temos sido, a querer assumir o jogo, a ter bola e a criar oportunidades".

Wilson Eduardo: "Claro que podemos sonhar em chegar longe"


A excelente campanha do SC Braga na Liga Europa - quatro vitórias em cinco jogos e a liderança do Grupo F - fazem os adeptos sonhar alto e perspectivar já uma possível presença na final da prova europeia. Um sonho que Wilson Eduardo diz ser possível, tal a qualidade da equipa arsenalista.

"Claro que sim, já ficou demonstrado nesta fase de grupos que a equipa tem muita qualidade, principalmente tem muita união entre os jogadores e isso depois fica demonstrado dentro de campo. Com a passagem à fase seguinte, claro que podemos sonhar e vamos jogar da mesma maneira, independentemente, de quem seja o adversário. Logo veremos o que conseguimos fazer", sublinhou o avançado, na conferência de antevisão ao duelo com o Groningen.

Ao lado do técnico Paulo Fonseca, Wilson Eduardo ficou a saber que ia ser titular frente aos holandeses e não escondeu que o jogo pode ser uma boa oportunidade para mostrar qualidades ao treinador. "Todos nós trabalhámos para ser solução, é uma oportunidade para mostrar que somos opções para a equipa. É mais um jogo onde todos vamos fazer o melhor pelo SC Braga e depois cabe ao mister decidir. Mas claro, é uma boa oportunidade para mim, para mostrar que posso jogar", revelou.

Quanto ao Groningen, Wilson Eduardo lembrou que "todas as equipas na Holanda procuram um futebol de posse", incutido "desde a formação", sendo essa "a maior qualidade do Groningen": "é uma equipa que procura sempre jogar e evita ao máximo bolas longas, já tivemos essa experiência no jogo em casa, em que tentaram sair a jogar em posse de bola, é essa a maior preocupação".

António Salvador: "Quando chegámos à final pensavam que era uma utopia"

Um discurso pragmático. António Salvador lembra que no SC Braga o único pensamento é a vitória, por isso, frente ao Groningen há apenas um pensamento: vencer.
"Gosto de ser pragmático e isso é vencer os jogos. É o objectivo deste clube, agora, se à conquista da vitória, pudermos juntar um bom futebol, é o que pretendemos. O SC Braga está a jogar bom futebol, realiza bons jogos e espectáculos e isso valoriza o clube, os jogadores", referiu o presidente, à partida para a Holanda.

Apesar de o apuramento já estar alcançado, António Salvador faz questão de reforçar a ideia de que o único objectivo é vencer, para terminar a fase de grupos no primeiro lugar.
"Nesta casa e neste clube cada jogo que disputamos é com o pensamento sempre na vitória, é o caminho que nos guia. Sabemos que vamos defrontar uma equipa difícil, apesar de ter apenas um ponto, na última jornada esteve empatado em Marselha. Sabemos também as dificuldades que causou em casa e que vai em quinto lugar no campeonato e é uma equipa com valor. Mas sabemos o que que-remos e o nosso objectivo é claro, é a vitória. A passagem já foi consumada, contudo, além disso há a vitória, o prestígio do clube, o prestígio do futebol português e a componente financeira que, obviamente, é importante para o clube".

A brilhante campanha do SC Braga deixa Salvador a sonhar com uma nova final da Liga Europa. "Na altura, quando chegámos à final, pensavam que era uma utopia. Disse na altura, e recordo-me bem, que quando passámos da Liga dos Campeões podíamos ir longe e que iríamos pensar jogo-a-jogo, disputando cada partida como uma final. Sabemos que é muito difícil, temos grandes equipas na Liga Europa. Vamos esperar por vencer amanhã [hoje] e ver o que nos vai calhar no sorteio".

Correio do Minho

JotaCC

Dispensar tulipas e tese do apocalipse
Braga Paulo Fonseca revela dez opções do onze para o jogo de despedida da fase de grupos da Liga Europa, frente ao Groningen. Minhotos já se apuraram, mas querem ficar na frente

O Braga deseja fechar hoje, na Holanda, da melhor forma a já de si bem-sucedida participação na fase de grupos da Liga Europa. Qualificado para os dezasseis avos de final a uma jornada do final, um empate com o Groningen garante-lhe o primeiro lugar do Grupo F, mas o técnico Paulo Fonseca aposta em vencer e assim juntar mais um capítulo de sucesso à melhor prestação de sempre do clube nesta fase da competição.
"Não viemos à Holanda para ver as tulipas, mas para tentar acabar em primeiro lugar. Por isso, compete-nos apresentar a melhor equipa", realçou, ontem, Paulo Fonseca, na antevisão do jogo e antes do treino de adaptação do Braga ao palco do jogo desta tarde.
"Sinto-me bem por chegarmos aqui já com o apuramento garantido e queremos levar isto até ao fim, com o intuito de garantir o primeiro lugar", acrescentou Paulo Fonseca. Respondendo à solicitação e sabendo que o seu homólogo não entrara em segredos, o treinador do Braga adiantou dez das 11 apostas para a equipa inicial. Assim, Wilson Eduardo é aposta na frente ao lado de Hassan, enquanto Luiz Carlos e Vukcevic vão formar a dupla do meio-campo. Mesmo com Djavan convocado, Marcelo Goiano será o lateral esquerdo. Só numa das alas da intermediária é que o técnico não revelou quem vai jogar. Alan é a hipótese mais provável, mas também podem alinhar Aarón ou Pedro Santos.
O Braga joga em Groningen, após dois duelos, para o campeonato, em que somou um ponto e ficou em branco. Um rendimento que Paulo Fonseca tratou de desvalorizar: "Sinceramente, não me preocupa. Só quem não quer é que não vê que a equipa está num bom momento e os jogos com o Benfica e o Moreirense não apagaram aquilo que já fez. Não vejo qualquer tese do apocalipse", vincou o técnico.



Problema com bagagens após furto de chuteiras
Após o caricato furto das chuteiras em Marselha, novo episódio insólito na viagem a Groningen. À chegada, o elevador hidráulico que deveria retirar a carga do avião não tinha altura suficiente para aceder ao compartimento. Ao cabo de uma hora, o contratempo foi resolvido, com o recurso à escada dos passageiros.



Meia centena no apoio
A adesão dos adeptos para este jogo não foi grande. No charter com a equipa viajaram meia centena de braguistas. Como o Groningen já está eliminado, não se espera grande casa para hoje.


Presidente confiante
À partida da equipa, António Salvador mostrou-se "confiante" num bom resultado. "Vamos lutar pela vitória, pelo prestígio e pelo prémio de meio milhão de euros", frisou o líder do Braga.

JN

JotaCC

Sá Pinto e Paulo Sousa. Só um deles pode ser feliz hoje
Belenenses precisa vencer da Fiorentina para seguir em frente. Sp. Braga (desta vez sem bagagem) quer o 1.º lugar do grupo

LIGA EUROPA Belenenses e Sp. Braga jogam hoje para a história. A equipa de Sá Pinto procura, em Florença (20.05, SportTV1), marcar presença nos 16avos-de-final da Liga Europa pela primeira vez, enquanto os guerreiros de Paulo Fonseca já estão apurados, mas querem assegurar o 1.º lugar do grupo, em Groningen (18.00, SportTV1), para evitar os "tubarões" eliminados da Champions.
A equipa do Restelo precisa de vencer e esperar que o Lech Poznan não faça o mesmo frente ao já apurado Basileia. O cenário não é o ideal, ainda mais porque Paulo Sousa já eliminou Sá Pinto, em 2012/13, quando treinava o Videoton e afastou o Sporting, levando ao afastamento do então técnico leonino. Será que hoje há vingança?
Certo é que só um deles pode passar. Paulo Sousa entra como favorito, mas não esquece a participação histórica dos azuis do Restelo: "O Belenenses, o Sá Pinto, o seu staff e os jogadores estão de parabéns pela qualificação para a fase de grupos. E ainda estão na luta pelo apuramento." Já Sá Pinto lembrou que ainda não perdeu fora e explicou que Tonel não está convocado devido a uma mialgia.

Depois das chuteiras a bagagem
A deslocação do Sp. Braga a Groningen ficou marcada por um episódio caricato. Depois da viagem, a comitiva minhota teve de sair do aeroporto rumo ao hotel sem bagagem – o elevador que deveria retirar a carga do avião não tinha altura suficiente para aceder ao compartimento. Por isso, depois de mais de uma hora de espera, a bagagem foi retirada com recurso à escada de passageiros.
É caso para dizer que a época europeia, fora das quatro linhas, podia ter corrido melhor. Na deslocação a Marselha, a comitiva ficou sem as chuteiras e agora sem bagagem. E na próxima, o que será?
Dentro das quatro linhas, a equipa procura o 1.º lugar do grupo, algo que nunca conseguiu. "Não viemos à Holanda para ver as tulipas, mas para tentar acabar em primeiro lugar, por isso compete-nos apresentar a melhor equipa", atirou Paulo Fonseca, que revelou o onze para o jogo: "Mateus, Baiano, André Pinto, Boly, Goiano, Wilson, Luiz Carlos, Vukcevic, Rafa, Hassan e... vou deixar o último em aberto, para criar suspense."

DN

JotaCC

A confirmação do Sp. Braga e a esperança do Belenenses

Um luta para defender o primeiro lugar no Grupo F, o outro para sobreviver no último round do Grupo I. Sporting de Braga e Belenenses fecham hoje a fase de grupos da Liga Europa, com jogos na Holanda (Groningen) e em Itália (Fiorentina).
Com o apuramento já assegurado, o Sp. Braga tenta terminar esta primeira etapa em grande estilo, confirmando a liderança do grupo. Para isso, um empate é suficiente, ainda que uma derrota possa também servir os interesses dos minhotos, caso o Marselha não vença no terreno do Slovan Liberec.
"Não viemos à Holanda para ver as tulipas, mas para tentar acabar em primeiro lugar, por isso compete-nos apresentar a melhor equipa. Sinto-me bem por chegarmos aqui já com o apuramento garantido e queremos levar isto até ao fim com o intuito de garantir o primeiro lugar", afirmou Paulo Fonseca, na antevisão da partida desta tarde (18h). Caso o consiga, o Sp. Braga embolsa mais 500 mil euros.
O treinador dos minhotos, de resto, seguiu a linha do congénere do Groningen e divulgou quase todo o "onze" que vai fazer alinhar. "Vão jogar o Matheus, o Baiano, o André Boly e o Marcelo [Goiano], o Luiz Carlos, o Vukcevic, o Rafa, o Wilson Eduardo, o Hassan e só não digo o último para criar algum suspense", gracejou.
Em Florença, a missão do Belenenses é bem mais complicada. Para seguir em frente na competição, o conjunto lisboeta, que ocupa o quarto e último lugar do Grupo I, com cinco pontos, precisa de vencer a Fiorentina (sete) e esperar que o Lech Poznan (cinco) não ganhe na recepção ao líder Basileia (10).
"É uma final, para eles e para nós. Fizemos um percurso histórico e é de louvar esta nossa primeira participação [na fase de grupos da Liga Europa]. Chegar ao último jogo e termos possibilidade de apuramento é fantástico", disse Ricardo Sá Pinto, treinador dos "azuis".

PUBLICO

Bruno3429

Garantido o apuramento, falta o 1.º lugar
Texto por Álvaro Gonçalves

Já com o apuramento garantido para os 16 avos de final da Liga Europa, o SC Braga procura na Holanda assegurar o primeiro lugar do grupo F. Para tal, basta 1 ponto à equipa orientada por Paulo Fonseca e se tal acontecer evitará no sorteio para a próxima fase os restantes líderes dos grupos da Liga Europa, mais os quatro melhores terceiros classificados da Liga dos Campeões.

O principal objetivo, no entanto, está conseguido. O SC Braga alcançou com relativa facilidade a fase seguinte da Liga Europa, fruto de uma campanha bem conseguida e em que se superiorizou aos adversários que defrontou. E mesmo a derrota em Marselha, pela margem mínima, em nada belisca a prestação dos bracarenses neste regresso às competições europeias.

Contudo, os arsenalistas chegam ao confronto com o Groningen na fase menos boa da época. Pela primeira vez, o SC Braga está há dois jogos consecutivos sem ganhar – derrota com o Benfica e empate com o Moreirense – e por isso não há lugar a facilitismos na Holanda, apesar do grande objetivo estar conseguido.

Pela frente, os minhotos irão ter pela frente o Groningen, a única equipa que integra o grupo F e que já não tem qualquer hipótese de apuramento. Os holandeses apenas conquistaram 1 ponto na presente edição da Liga Europa e chegam ao embate com o SC Braga após terem empatado sem golos com o Roda, em partida referente à 15.ª jornada da Liga holandesa.


A diferença passa por...

FC GRONINGEN
Danny Hoesen Autor de um dos dois golos que o Groningen apontou na presente edição da fase de grupos da Liga Europa, Danny Hoesen deverá ser um dos maiores perigos apontados à baliza de Matheus. O avançado holandês, de 24 anos, é o segundo melhor marcador da equipa esta temporada, com quatro golos em 17 jogos.

BRAGA
Rafa O internacional português tem sido um dos elementos preponderantes na boa campanha do SC Braga na Liga Europa. Rafa, que recentemente até foi associado ao Manchester United, será um dos maiores perigos dos bracarenses, à imagem do que aconteceu nos cinco jogos anteriores. A ele caber-lhe-á a tarefa de dar mais velocidade ao ataque da sua equipa e, se for preciso, de dar imprevisibilidade no último terço.

"Não viemos à Holanda para ver as tulipas, mas para tentar acabar em primeiro lugar, por isso compete-nos apresentar a melhor equipa"
Paulo Fonseca

Sabia que... by playmaker stats

1
VITóRIA

SC BRAGA
O SC Braga joga pela 4.ª vez na Holanda. Perdeu por duas vezes e venceu um jogo, precisamente o último, frente ao Heerenveen, em 2008/09 (1x2).

9
JOGOS

GRONINGEN
O Groningen não vence há 9 jogos nas competições europeias.

29
ANOS

HISTóRICO
29 anos depois, o Groningen volta a receber uma equipa portuguesa. Em 1986, os holandeses venceram o V. Guimarães por 1x0, mas perdeu 3x0 na 2.ª mão e foi eliminado da então Taça UEFA. Essa foi a única receção do Groningen a equipas portuguesas.

Zerozero

JotaCC

BAGAGENS RETIDAS ASSUSTARAM O LÍDER
Em Groningen, onde o Braga defende o primeiro lugar do Grupo F, a comitiva arsenalista passou por mais um susto, depois do furto das chuteiras

Apesar do incidente no aeroporto de Groningen, os arsenalistas conseguiram recuperar os equipamentos a tempo do treino de adaptação. A boa disposição marcou a sessão de trabalho no estádio Euroborg

A falta de um elevador hidráulico adequado às dimensões do charter do Braga fez temer pela realização do treino de adaptação ao Euroborg. Uma hora e meia depois, o problema foi resolvido

As últimas viagens europeias do Braga têm conhecido episódios inusitados e capazes de abalar os nervos do mais calmo. Depois das chuteiras furtadas à equipa arsenalista em Marselha, a 5 de novembro, a deslocação a Groningen ficou marcada por outro susto, com a bagagem, onde se incluíam as malas com o calçado e os equipamentos dos jogadores, a ficar retida no porão do avião devido à falta de meios para a retirar. Um contratempo que poderia ter prejudicado a equipa de Paulo Fonseca, que hoje defronta o Groningen com o objetivo de vencer e classificar-se em primeiro lugar do Grupo F. A viagem, em voo charter, decorreu tranquilamente até Groningen, mas após a aterragem no aeroporto holandês, as coisas começaram a correr mal devido a questões logísticas. E não faltou quem, imediatamente, lembrasse o episódio do furto das chuteiras do Estádio Vélodrome e a má sorte arsenalista nas saídas europeias.

O frio aperta na Holanda e os jogadores do Braga, bem dispostos, agasalharam-se
Na origem de mais este susto esteve a falta de um elevador hidráulico adequado à dimensão do avião em que a comitiva bracarense viajou. O equipamento inicialmente utilizado pelo pessoal de apoio de terra do aeroporto não tinha a altura necessária para atingir o porão e foi preciso puxar pela cabeça para ultrapassar o problema, que só foi resolvido uma hora e meia depois da aterragem, recorrendo a uma escadaria com rodas.
Ao invés dos adeptos e funcionários do clube, que tiveram uma longa espera, os jogadores arsenalistas seguiram, logo após a aterragem, com a bagagem de mão para o hotel. Como havia um treino de adaptação ao relvado e à luz do Euroborg marcado para o fim da tarde e os equipamentos estavam no porão, chegou a temer-se que a sessão fosse atrasada ou, até, cancelada. Apesar do susto, a boa disposição reinou entre técnicos e jogadores.



Um ponto garante primeiro lugar
O Braga está dependente apenas de um empate na Holanda, frente ao Groningen, para selar a liderança do Grupo F da Liga Europa e realizar um encaixe histórico de 4,96 milhões de euros (poderão ser 5,2 milhões de euros, em caso de vitória), estando já garantidos 4,34 milhões pela participação na fase de grupos (2,4 milhões), por quatro vitórias (cada uma a valer 360 mil euros) e pelo apuramento para os 16 avos de final (500 mil euros). Hoje, no Estádio Euroborg, os arsenalistas defendem a liderança do agrupamento.



RAFA EM SEGUNDO NAS ASSISTÊNCIAS

Na Liga Europa, o extremo dos arsenalistas já ofereceu três golos a companheiros. E é segundo no ranking
Rafa, extremo do Braga, é um dos jogadores em destaque na Liga Europa, especialmente nas assistências, ocupando o segundo lugar deste ranking. O jogador do Braga partilha a posição com Ricardo Kishna (Lázio), Fredy Montero (Sporting) e Baye Oumar Niasse (Lokomotiv), todos com três passes para golo. O ranking é liderado por Nolan Roux (Saint-Étienne), que assistiu colegas de equipa por quatro ocasiões. A cumprir a terceira época no Braga, Rafa apontou o caminho das vitórias logo na primeira jornada, ao marcar ao Liberec (0-1) na República Checa, e foi igualmente decisivo nos triunfos sobre Groningen (1-0), Marselha (3-2) e Liberec (2-1). Contra holandeses e franceses assistiu Hassan; já no reencontro com o Liberec, serviu Crislan, aos 90+2', para o 2-1, o que permitiu aos minhotos passar aos 16 avos de final.



TRÊS JOGOS, UMA VITÓRIA NA HOLANDA

Ganhar na Holanda deixou de ser uma novidade para o Braga em 2008/09. Aconteceu frente ao Heerenveen, em jogo da Taça UEFA, com Renteria e Luís Aguiar a marcarem. Em dois jogos anteriores, os minhotos perderam diante do Vitesse, por 2-1 (um golo de Karoglan), em 1997/98, e do AZ Alkmaar, por 3-0. À terceira tentativa, abriu-se um novo caminho e Paulo Fonseca está disposto a dar continuidade a essa ainda curta tendência. No primeiro duelo com o Groningen, disputado na Pedreira, levaram a melhor os bracarenses, com uma vitória por 1-0, golo de Hassan.



"Não há qualquer teoria do Apocalipse"
Paulo Fonseca garante que a equipa não está a descer de rendimento e só pensa em despedir-se da fase de grupos com uma vitória

PAULO FONSECA "Tem faltado pouco à equipa. O que falta é concretizar as oportunidades. Vamos assumir o jogo e criar oportunidades; é o que tem acontecido"
"O Vukcevic está bem para voltar à equipa"
"Viemos à Holanda para tentar ficar no primeiro lugar. Vamos apresentar a melhor equipa possível"
"Está aos olhos de toda a gente o que a equipa tem feito. Os jogos com o Benfica e o Moreirense não apagaram aquilo que já fez"


A falta de golos frente a Benfica e Moreirense não preocupa o treinador, certo de que o Braga continua no bom caminho. Prometeu a melhor equipa em Groningen e até revelou dez titulares

A seca de golos dos últimos dois jogos, que redundaram numa derrota com o Benfica e num empate com o Moreirense, não preocupa Paulo Fonseca. A pontaria dos bracarenses voltará a ser posta à prova esta noite e o treinador não se mostra preocupado. "Não posso desmentir que não marcamos há dois jogos, mas acho que se está a empolar essa situação. Podia falar dos 30 remates que fizemos nos últimos dois jogos. Trabalhamos todos os dias para melhorar e a equipa continua dominadora, a impor o seu jogo, sem abdicar dos seus princípios perante qualquer adversário. Não há qualquer teoria do Apocalipse. Há quem não queira ver, mas está aos olhos de toda a gente aquilo que a equipa tem feito. Os jogos com o Benfica e o Moreirense não apagaram aquilo que a equipa já fez", assegurou.
Paulo Fonseca defende que o recente desacerto do Braga será passageiro e, por isso, aposta claramente em vencer o Groningen, sem fazer poupanças a pensar nos jogos com o Tondela (campeonato) e o Sporting (Taça de Portugal). "Viemos à Holanda para tentar conquistar o primeiro lugar. É um jogo muito importante para nós, pelo que vamos apresentar a melhor equipa possível ", assegurou. Desafiado a divulgar o onze, tal como já havia feito o seu homólogo Erwin van de Looi (Groningen), primeiro hesitou, depois, por entre sorrisos, resolveu abrir o jogo, com uma ligeira nuance. "Eu até divulgava, mas ainda não transmiti isso aos jogadores. Mas vou dizer: será Matheus, Baiano, André Pinto, Boly, Marcelo Goiano, Luiz Carlos, Vukcevic, Rafa, Wilson Eduardo, Hassan... e só não digo o último avançado para criar algum suspense", gracejou.
Feita a revelação, o treinador reiterou que o desaparecimento pontual de Vukcevic apenas se deveu a questões físicas. "Não há qualquer problema com ele. Teve alguma sobrecarga de jogos, o que o afetou, e achamos que devia cumprir um trabalho específico. Está bem para voltar à equipa", afiançou, mostrando-se satisfeito por chegar à última ronda da fase de grupos da Liga Europa já "com o apuramento garantido" para os 16 avos de final. "Queremos levar isto até ao fim com o intuito de garantirmos o primeiro lugar", insistiu.



Salvador sonha com nova final europeia
Vencida a "utopia", o líder da SAD crê que o Braga poderá chegar novamente longe na Europa


"O Braga tem vindo a fazer um percurso brilhante na Europa" António Salvador Presidente do Braga

Por entre ressalvas, António Salvador acredita numa nova presença na final da Liga Europa, depois da façanha conseguida em 2010/11, quando o clube defrontou o FC Porto em Dublin (derrota por 1-0). A fase de grupos confirmou um Braga poderoso e o dirigente injetou ânimo no grupo. "Sonhamos muitas vezes com a final da Liga Europa. Antes de lá chegarmos, pensava-se que seria uma utopia. Quando fomos eliminados da Champions e passámos para a Liga Europa, eu disse que iríamos disputar cada jogo como se fosse uma final e fomos ultrapassando todas as etapas até lá chegarmos. Sabemos que é muito difícil, porque a Liga Europa tem equipas, com valor para a Champions. Para já, queremos vencer o Groningen, depois aguardaremos pelo sorteio", testemunhou.
A derrota com o Benfica e o empate em Moreira de Cónegos não esmoreceram o otimismo. "O Braga tem vindo a fazer um percurso brilhante na Liga Europa. O apuramento para os 16 avos de final já está assegurado, mas o nosso objetivo é vencer, porque estará em jogo o prestígio do clube, os pontos para o futebol português e a componente financeira", assinalou.



WILSON QUER CONQUISTAR O TREINADOR


De volta à Holanda, o extremo vai estrear-se como titular na Liga Europa e quer fixar-se na equipa
Novidade no onze do Braga, conforme assumiu Paulo Fonseca, Wilson Eduardo vai agarrar a titularidade cheio de ambição. "É uma oportunidade para provar ao treinador que posso ser mais vezes opção. Todos vamos fazer o melhor, depois caberá ao treinador decidir", observou o extremo, que conhece bem o futebol holandês depois de meia época de empréstimo ao ADO Den Haag. "Todas as equipas holandeses procuram um futebol de posse. Isso é incutido aos jogadores desde crianças. Evitam ao máximo as bolas longas", explicou. Habituado à exigência elevada destes jogos, Wilson tem ainda a perceção de que o Braga se situa entre as equipas mais fortes da Liga Europa. "Demonstrámos que a equipa tem muita qualidade e que está muito unida. Com a passagem à fase seguinte é claro que podemos sonhar ", referiu.

O JOGO

JotaCC

EFICÁCIA E GESTÃO PERFEITA
JUSTO Braga B aproveitou as ofertas para se adiantar no marcador no melhor período do FC Porto B. Depois, soube gerir e até dispôs da melhores ocasiões. Segunda derrota seguida dos líderes

Abel Ferreira
"FC Porto é melhor individualmente, mas como equipa fomos superiores"
Treinador do Braga B
Luís Castro
"Primeira parte de qualidade não merecia este resultado"
Treinador do FC Porto B


O FC Porto B voltou a perder e isso é notícia. Pela primeira vez esta temporada a equipa de Luís Castro foi derrotada em dois jogos seguidos, mantendo, ainda assim, a liderança da II Liga. O Braga B venceu com justiça porque foi eficaz na primeira parte e soube gerir na perfeição a vantagem construída na sequência de erros do adversário. Aos 7' adiantou-se no marcador na sequência de um canto: Monteiro cabeceou à barra e Fortes fez a recarga sem que ninguém o incomodasse. A fechar a primeira parte (42'), o central portista Chidozie entregou a bola a Joca em zona proibida e este assistiu Ogana, que só teve de empurrar. Com este triunfo, o Braga B deu um pulo de dois lugares na classificação.

Fortes e Obana, autores dos golos do Braga B, tentam passar por Lichnovski, Chidozie e Tomas Podstawski
Os golos dos minhotos surgiram no melhor período dos portistas. Ainda que o meiocampo tenha sentido dificuldades para circular a bola, a equipa de Luís Castro explorou bem as faixas laterais e os passes em profundidade para criar perigo. Rafa deu o primeiro sinal, obrigando José Costa a uma boa defesa. Mas o problema foi mesmo a finalização: no espaço de um minuto Graça e André Silva perderam, na cara do guarda-redes, o que seria o golo do empate.
Na segunda parte e a perder por dois golos, o FC Porto B acabou por não conseguir incomodar muito o guarda-redes do Braga B. Isto apesar de Luís Castro ter apostado tudo ao colocar Leonardo Acevedo ao lado de André Silva, passando a jogar apenas com três defesas. A equipa não se adaptou a esse novo esquema e, ainda por cima, acusou algum cansaço. O Braga B nunca recuou no terreno, diga-se , e fruto de uma pressão forte à saída de bola do adversário, esteve perto de ampliar as contas em duas transições rápidas: aos 63' Gudiño fez uma enorme defesa a remate de Agdon que, aos 70', tirou tinta ao poste esquerdo num tiro cruzado. Vitória justa do Braga B, portanto.



DESTAQUES
BRAGA B

José Costa
Muito atento seguro entre os postes defendeu toda os remates que foram à baliza.
Monteiro
Impecável na marcação a André Silva, esteve na origem do primeiro golo ao cabecear à trave.
Artur Jorge
Tal como Monteiro, esteve irrepreensível a defender. Aos 52' foi decisivo, com um corte no chão, ao impedir que Ismael fuzilasse a baliza.
Chidi
Enorme exibição do nigeriano a destruir praticamente toda as investidas do FC Porto Be a sair em rápidas transições que ajudaram a desequilibrar a partida.
Fortes
Abriu o marcador numa recarga e deu sempre muito trabalho a Víctor García.


A Figura
Ogana

Predador na área mas também fora

Marcou, assistiu e provocou erros aos adversários. Ogana teve uma tarde inspirada e "matou" o jogo aos 42': primeiro apertou Chidozie, que entregou mal a bola, deixando-a nos pés de Joca, e correu até à área para receber um cruzamento do companheiro e empurrar para o fundo da baliza. Aos 63' desenhou uma boa jogada e entregou a Agdon, que permitiu uma grande defesa a Gudiño. Foi um pesadelo para os centrais portistas.

O JOGO

JotaCC

Fortes a aproveitar erros do adversário
Minho Líder tropeça frente a um Braga B competente e organizado

O F. C. Porto B sofreu a segunda derrota consecutiva, ao cair no 1.º de Maio. Um triunfo justo da jovem formação B do Sporting de Braga, que soube capitalizar os erros do adversário e demonstrou ter capacidade defensiva para anular o ataque dos dragões, liderado por André Silva. Foram precisos apenas sete minutos para os encarnados se colocarem em vantagem. Pedro Monteiro cabeceou à barra e Carlos Fortes, oportuno, na recarga, bateu Gudiño. Com Monteiro e Artur Jorge a não darem espaços ao melhor marcador portista, o F. C. Porto B procurava novos caminhos para a baliza de José Costa, mas o primeiro remate – frouxo – só surgiu aos 23 minutos, por intermédio de Rafa.
Sem deslumbrar, os dragões dominavam e podiam ter chegado ao empate em duas situações quase consecutivas. Ismael ofereceu o golo a Graça que atirou por cima e depois foi a vez de André Silva, após corte incompleto de Monteiro, atirar muito longe do alvo. O desacerto dos avançados teve um surto de contágio na retaguarda, com Chidozie a errar um passe lateral que Joca aproveitou para se isolar e servir Ogana para o segundo golo.
Luís Castro tentou inverter o rumo do jogo, abrindo a frente do ataque, mas foram os comandados de Abel Ferreira que estiveram sempre mais perto de ampliarem. Agdon teve nos pés dois lances de golo iminente, mas primeiro Gudiño e depois a fraca pontaria evitaram os festejos na bancada. O triunfo foi, por isso, um fato feito à medida dos bracarenses.

JN

JotaCC

Braga motivado para terminar no primeiro lugar
Paulo Fonseca diz que quer o primeiro lugar no Grupo F e vai apresentar o melhor "onze" do Braga na visita ao já afastado Groningen, que "está a trabalhar para melhorar".
 
Já apurado, SC Braga procura selar com um empate ou uma vitória no terreno do já eliminado FC Groningen o primeiro lugar no Grupo F
Treinadores sem problemas em avançarem com o nome dos jogadores que vão alinhar de início
Erwin van de Looi, treinador do Groningen, espera que jogo com o Braga "dê um impulso para o que resta da temporada"
Do lado dos bracarenses, Paulo Fonseca garante que está na Holanda para "tentar acabar em primeiro", pelo que lhe compete "apresentar a melhor equipa"
Erwin van de Looi, treinador do Groningen
Não tenho problemas em divulgar desde já o "onze" inicial [Padt, Hateboer, Reijnen, Larsen, Tamata, Kappelhof, Maduro, Linssen, Tibbling, Rusnák e Hoesen]. O importante será a maneira de jogar e não tanto os nomes. A equipa precisa de melhorar e estamos a trabalhar para isso. Temos um compromisso para com o nosso público e queremos que este jogo nos dê um impulso para o que resta da temporada.

Paulo Fonseca, treinador do Braga
Não viemos à Holanda para ver as tulipas, mas para tentar acabar em primeiro lugar, por isso compete-nos apresentar a melhor equipa. Os dois últimos resultados não me preocupam. Só não vê quem não quer ver: a minha equipa está num bom momento. Há dados objectivos que não podemos desmentir, mas está-se a empolar a situação, não tenho a menor dúvida. A equipa para amanhã? Mateus, Baiano, André Pinto, Boly, Marcelo Goiano, Wilson Eduardo, Luiz Carlos, Vukcevic, Rafa, Hassan e vou deixar o último em aberto, para criar suspense.

UEFA.COM

JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC


Bruno3429

Diego Costa não esquece SC Braga

Diego Costa mostra-se grato ao SC Braga por lhe ter aberto as portas do futebol europeu em 2006/2007, quando o clube português o recrutou ao Barcelona Esportivo, do Brasil.

«Foi o país que me abriu as portas, foi lá que comecei e tenho boas recordações. Quando posso vejo alguns jogos, a equipa está diferente. Desejo-lhes o melhor, foi o clube que me abriu as portas», salientou o avançado aos microfones da TSF, no final do jogo com o FC Porto.

A Bola

Bruno3429

É DIA DE DAR OUTRA COR À HISTÓRIA

O saldo na Holanda não é positivo. E daí? Já viu os gverreiros desistirem? Em três partidas disputadas no país das tulipas, o SC Braga amealha duas derrotas e uma vitória. Em 1997 os arsenalistas perderam com o Vitesse (2-1) com o golo dos portugueses a ser apontado por Karoglan. Mais tarde, em 2006, o AZ Alkmaar foi melhor vencendo, por 3-0, mas em 2008 o SC Braga obteve um triunfo (2-1) no terreno do Heerenveen, com remates certeiros de Renteria e Luís Aguiar. Na antevisão ao jogo desta quinta-feira, Paulo Fonseca garantiu que os gverreiros não estão em passeio e, por isso, lutarão pelos três pontos. E caso esse cenário se confirme o saldo ficará equilibrado. A confiança impera desse lado, certo?

Num curto raios-x ao Groningen há dados que devem ser retidos. A saber: apesar do percurso europeu ter deixado a desejar e a qualificação para a próxima fase da Liga Europa ser impossível, o Groningen ocupa o quinto posto no campeonato holandês e, curiosamente, sem nenhuma derrota caseira, em contraste com os dois desaires para o Grupo F  – derrotas com o Marselha (0-3) e com o Slovan Liberec (0-1) -. Já lá vão dez jogos dentro de portas.

Mas, atenção, que estes holandeses não são fáceis de ultrapassar. Na liga estão invictos há cinco jornadas e prometem, por isso, guerra ao SC Braga. O treinador Erwin van de Looi quer inverter o cenário e aposta numa vitória para se despedir de forma satisfatória da presente edição da Liga Europa. O Groningen não vence há nove jogos nas competições europeias e os minhotos querem prolongar esta série. Quanto à equipa bracarense precisa apenas de um ponto para garantir o primeiro lugar do Grupo. Se perder, tem de esperar que o Marselha não vença o Slovan Liberec. Este será o 40.º jogo de uma equipa portuguesa no país das tulipas, sendo que os holandeses venceram 14 jogos, as portuguesas conquistaram 11 triunfos. Registaram-se ainda 14 empates. E esta quinta-feira como será?

SCBraga

Bruno3429

LE: Groningen-Sp. Braga, 0-0 (crónica)
Ferro travou vitória mas não o primeiro lugar

Missão cumprida. O Sp. Braga terminou o grupo F da Liga Europa no primeiro lugar, depois de uma igualdade sem golos no campo do Groningen, no jogo da despedida da fase de grupos. A equipa de Paulo Fonseca termina esta fase da competição só com uma derrota e não venceu na Holanda por manifesta falta de sorte na segunda metade.

E sublinhe-se a referência ao segundo tempo. Porque só aí os bracarenses foram, de facto, superiores. No primeiro, o Groningen foi melhor, até. Teve mais oportunidades, foi mais intenso na forma como procurou a bola e mais decidido na forma como a jogou. Sobretudo pelas subidas constantes do lateral Hateboer pela direita, os holandeses colocaram em sentido, desde cedo, a linha de Paulo Fonseca.

O técnico apostou na equipa que tinha revelado na antevisão. Faltava Alan, claro, mas não foi, de todo, uma surpresa. O Sp. Braga começou pior, equilibrou a meio do primeiro tempo, mas, em cima do intervalo, já era de novo o Groningen quem mandava. Feitas as contas nem se podia queixar do nulo quando o árbitro apitou para o descanso.

Antes disso, a ocasião mais flagrante foi desperdiçada pelo avançado Hoesen, que aproveitou o espaço nas costas da defesa bracarense, entrou na área, mas não ultrapassou Matheus. Antes, já Hateboer tinha atirado por cima a um metro da linha de golo.

Do lado do Sp. Braga, o melhor lance do primeiro tempo foi um remate de Alan que Padt defendeu, após arrancada de Vukcevic pelo centro. Pouco, claro.

Mas se ao intervalo o resultado era amigo do Sp. Braga, na segunda metade, a equipa portuguesa foi bem mais competente. Controlou o jogo do Groningen, uma sombra do futebol atrevido do primeiro tempo, dispôs de mais situações de golo e deu sempre a ideia de ter um plano bem definido.

De Liberec chegavam notícias da vitória tranquila do Marselha, que deixava o Sp. Braga sem margem de erro. Uma derrota atirava com a equipa para o segundo lugar.

Contudo as melhores ocasiões do segundo tempo foram mesmo dos homens de Paulo Fonseca, sobretudo um lance em que Wilson Eduardo, isolado, não conseguiu enganar Padt e outro em que Crislán, entrado para o lugar do apagado Hassan, cabeceou fortíssimo, obrigando o guardião rival a defender para a trave. A primeira vez que o ferro evitou a vitória.

A segunda, ainda mais escandalosa, foi já em cima do apito final, quando Boly atirou, caprichosamente, ao travessão tendo a baliza escancarada.

Do mal, o menos, o golo não fez falta porque o rival também já estava acomodado no bolso dos minhotos, que terminam esta fase com recorde de pontos e ambições renovadas. Vem aí o «mata-mata» e há sempre espaço para sonhar.

LE: Sp. Braga termina grupo em primeiro
Empate na Holanda suficiente para ser cabeça de série no sorteio
Por Redação   

O Sp. Braga empatou sem golos no reduto no Groningen, na última jornada do Grupo F da Liga Europa. Assim sendo, a equipa de Paulo Fonseca assegura o primeiro lugar do grupo, com 13 pontos, mais um do que o Marselha, que venceu o Slovan Liberec, mas de nada valeu. 

O primeiro lugar dá, ainda, estatuto de cabeça de série no sorteio dos 16 avos de final, tal como o FC Porto, que vem da Liga dos Campeões. 

Foi, também, o primeiro e único empate do Sp. Braga nesta agrupamento, em que apenas perdeu no reduto do Marselha. 

Maisfutebol

Bruno3429

LE: confira os possíveis adversários de FC Porto, Sporting e Sp. Braga
Já é possível ter uma ideia de quem poderá calhar.
Por Redação       

FC Porto, Sporting e Sp. Braga já sabem quais os potenciais adversários nos 16 avos de final da Liga Europa, cujo sorteio se realiza na próxima segunda-feira. Portistas e minhotos poderão ter a tarefa mais facilitada, uma vez que têm o estatuto de «cabeça de série», já o mesmo não acontece com o Sporting.

Condicionantes do sorteio: não podem defrontar-se equipas que fizeram parte do mesmo grupo nem que sejam do mesmo país. Os cabeças de série jogam segunda mão em casa.

Cabeças de série:


FC PORTO
Olympiakos
Bayer Leverkusen
Manchester United
Molde
Liverpool
FC Krasnodar
Nápoles
Rapid Viena
SP. BRAGA
Lazio
Lokomotiv Moscovo
Basileia
Tottenham
Schalke 04
Athletic Bilbao

Não cabeças de série:

Galatasaray
Valencia
Shakhtar Donetsk
Sevilla
Fenerbahçe
Sion
Borussia Dortmund
Midtjylland
Villarreal
Marselha
Saint Étienne
SPORTING
Fiorentina
Anderlecht
Sparta Praga
Augsburgo

Cabeças de série são todos os vencedores dos 12 grupos da Liga Europa, mais os quatro melhores terceiros classificados da Liga dos Campeões.

Maisfutebol

Bruno3429

Sporting de Braga garante primeiro do grupo na Liga Europa

O Sporting de Braga, já qualificado para os 16 avos de final da Liga Europa de futebol, empatou esta quinta-feira 0-0 no terreno do Groningen, na Holanda, e assegurou o primeiro lugar do Grupo F.

A equipa portuguesa terminou com 13 pontos, mais um do que o Marselha, e assegurou assim o estatuto de cabeça de série na próxima fase, enquanto os franceses terão de enfrentar um dos vencedores dos grupos ou uma das equipas provenientes da Liga dos Campeões.

Além do Sporting de Braga, o F.C. Porto também marca presença nos 16 avos de final, depois de ter terminado a primeira fase da Liga dos Campeões no terceiro lugar do Grupo G. O Sporting e o Belenenses tentam ainda hoje obter a qualificação.

JN

Bruno3429

UM PONTO COM SABOR A LIDERANÇA

O SC Braga surgiu na Holanda com o apuramento para os dezasseis avos de final garantido, mas nem por isso abrandou o ritmo. Paulo Fonseca já tinha avisado que queria uma vitória para terminar a fase de grupos em beleza, mas os gverreiros ficaram-se por um empate diante do Groningen (0-0). Uma igualdade que sabe a liderança, uma vez que o ponto conquistado permitiu ao SC Braga apurar-se como líder do Grupo F. Esta segunda-feira, pelas 12 horas, já se saberá o nome do adversário dos 16 avos de final. Mas, para já, o jogo desta quinta-feira.

A equipa bracarense entrou no Euroborg com confiança e com Alan no papel de surpresa de Paulo Fonseca. O início da partida foi mexido e, depois de uma primeira perdida de Alan, o Groningen dispôs de uma ocasião para abrir a contagem, mas Hans Hateboer atirou por cima. Os gverreiros tentavam sair a jogar, mas aos holandeses investiram mais, até porque ainda não tinham ganho em casa na presente edição da Liga Europa. Danny Hoesen isolou-se, mas Matheus negou a festa ao avançado.

Na segunda parte, praticamente só deu SC Braga. Wilson Eduardo obrigou Padt a defesas apertadas, que ainda chegaria a ver duas bolas ao ferro. Primeiro foi Crislan de cabeça, aos 71 minutos, e depois foi Boly nos descontos. Minutos antes já Pedro Santos tinha colocado Padt em sentido com um remate forte à entrada da área.

No outro desafio do Grupo F, o Marselha foi vencer ao terreno do Slovan Liberec (2-4) e segue o mesmo caminho que os minhotos. SC Braga termina em primeiro com 13 pontos, já os franceses conquistam a segunda posição com 12 pontos.

RODRIGO PINHO SUJEITO A INTERVENÇÃO CIRÚRGICA

O SC Braga informa que o jogador Rodrigo Pinho foi submetido a uma intervenção cirúrgica, após distensão traumática da parede abdominal.

O atleta inicia agora um período de recuperação que deve rondar as quatro semanas.


CD TONDELA VS SC BRAGA
A Legião acompanha-nos para todo o lado!

A competição não pára e o SC Braga tem mais um importante desafio já no próximo domingo. Os Gverreiros do Minho deslocam-se a Tondela em jogo da 13ª jornada da Liga NOS. O encontro terá início às 20h30.

Em mais uma deslocação difícil, a Legião desempenha o papel fundamental de galvanizar a nossa equipa para a conquista da vitória. Com os cachecóis bem abertos e as vozes bem afinadas, vamos entoar cânticos de incentivo aos Gverreiros do Minho durante toda a partida! Juntos somos mais fortes, juntos ultrapassamos qualquer obstáculo!

Os bilhetes e pack viagem + bilhete estarão à venda nos locais habituais a partir de sexta-feira (11 dezembro).

Preços:

Bilhete – 13€
Pack viagem + bilhete – 22€ (lugares limitados)
O pack viagem + bilhete vai estar à venda na loja do centro da cidade e secretaria do Estádio 1º de Maio até sábado, 12 de dezembro, às 12h00 e na loja do Braga Parque até ao dia do jogo às 12h30.

A saída do Estádio Municipal de Braga será às 16h45 e o regresso será feito no final do jogo.

Somos Gverreiros! Somos do Minho!

Na nossa ambição, o grito das vitórias!

SCBraga

Bruno3429

Paulo Fonseca "Estamos a guardar os golos para uma ocasião especial..."

Técnico diz que os arsenalistas criaram oportunidades mais do que suficientes para vencerem o jogo
Partilhar

"Acho que estamos a guardar os golos para uma ocasião especial. Pelas oportunidades criadas, podíamos ter vencido o jogo. Houve algum equilíbrio na primeira parte, mas depois dos primeiros 15 minutos do segundo tempo criámos oportunidades suficientes para sairmos daqui com a vitória", disse no final Paulo Fonseca.

Sobre o próximo adversário e quais deles há que evitar, Fonseca teve um discurso bem realista... "Pela magnífica fase e bom trajeto que fizeram, os jogadores merecem agora desfrutar deste momento. O Braga nunca ficou em primeiro lugar num grupo com tantos pontos. Vamos gozar o momento e já a seguir preparar o jogo com o Tondela. A partir de agora, as coisas são cada vez mais difíceis, porque ficam as melhores equipas na Liga Europa e ainda vêm equipas da Liga dos Campeões. É quase como se fosse uma Champions, mas não podemos perder a ambição. Há equipas muito fortes nesta Liga . Estou muito feliz pelos jogadores".

RAFA
"Ficar em primeiro foi muito importante"


Rafa, médio do Braga, mostrou-se muito satisfeito pela campanha do Braga na fase de grupos da Liga Europa
Partilhar

"O Groningen jogou para ganhar e nós fizemos o mesmo. O campo estava difícil e isso prejudicou muito o nosso jogo", começou por referir, "atirando então ao futuro nas competições europeias: "Todos os adversários serão difíceis agora, mas é claro que foi importante ficar em primeiro lugar no grupo. O que interessa é ganhar todos os jogos e todos estamos de parabéns"

O Jogo