News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 26/11

Started by Bruno3429, 26 de November de 2015, 08:14

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SC Braga : Paulo Fonseca considera duelo frente ao Liberec "um dos jogos mais importantes da época"
Paulo Machado

O jogo com o Liberec pode resolver, já, o futuro do SC Braga na Liga Europa, perante a expectativa de carimbar o apuramento para os 16 avos-de-final. Paulo Fonseca revelou-se determinado na conquista da vitória, destacando o favoritismo "a pender para o lado do Braga", fruto do posicionamento da equipa na classificação e, também, pelo triunfo alcançado em casa do Liberec no jogo da primeira volta.

Nesse sentido, "vencer o jogo e carimbar o apuramento" para os 16 avos-de-final da Liga Europa são os objectivos do Sp. Braga para a recepção aos checos do Slovan Liberec. Paulo Fonseca espera ver um SC Braga "igual a si próprio" no penúltimo jogo da fase de grupos da competição e último em casa nesta fase.

Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo, o técnico dos arsenalistas afirmou que o SC Braga vai entrar em campo com o pensamento "só na vitória" e recusa a ideia de jogar para o empate, apesar deste resultado servir ao conjunto minhoto, mas Fonseca quer um triunfo perante um "adversário muito forte do ponto de vista defensivo", reconhecendo que para isso o SC Braga terá de fazer um jogo de "grande rigor" e "seriedade".

Paulo Fonseca chega a elevar a fasquia ao ressalvar que este "é um dos jogos mais importantes da época" não só para a sua equipa, mas também para o adversário. "São duas equipas que atravessam um bom momento, o Slovan nos últimos dez jogos apenas perdeu um, na Liga Europa apenas perdeu connosco; há que relembrar aqui que venceu os dois jogos fora e isso atesta bem o valor desta equipa".

Apesar de reconhecer que o Liberec se trata de um adversário difícil, Paulo Fonseca não tem receio de atribuir favoritismo à sua equipa. "Estamos em primeiro lugar do grupo, vencemos na casa do adversário, posso assumir que o favoritismo pende para o nosso lado. Mas isso conta pouco na hora de jogar", disse o técnico aos jornalistas.

Na liderança do grupo F da Liga Europa, o Sp. Braga precisa de um ponto para seguir em frente na prova. Para além desse objectivo, os bracarenses pretendem acabar esta fase no primeiro lugar. "O Braga esteve dois anos arredado das competições europeias, queremos no jogo de amanhã corrigir o resultado e a exibição de Marselha e queremos conquistar o primeiro lugar deste grupo, assumi isso no balneário com os jogadores", assegurou o treinador dos Guerreiros do Minho.

Depois do jogo com o Slovan Liberec, os minhotos defrontam o Benfica, em jogo do campeonato. No entanto, Paulo Fonseca está apenas focado no jogo europeu e em relação ao clube da Luz apenas deixou uma mensagem no plano internacional. "Em relação ao Benfica só tenho uma coisa a dizer, é desejar as maiores felicidades para o jogo de hoje [ontem]. Espero que vençam. De resto, estamos 200 por cento focados no jogo de amanhã [hoje], nem quero ouvir sequer falar no jogo do Benfica", vincou Paulo Fonseca.

Hassan: "Estamos completamente focados no jogo com Liberec"

Avançado egípcio é a estrela do momento no clube bracarense e para quem estão voltadas as atenções. Hassan não acusa a pressão e mostra-se tranquilo.
"Penso que jogo é muito importante para nós e marcar golos é muito importante para um avançado, mas primeiro pensamos na equipa e qualquer pessoa pode marcar, o que nos interessa é ganhar o jogo. Os pontas de lança têm que marcar golos, mas queremos ganhar. É isso interessa", referiu o avançado.

Em relação ao jogo com o Benfica, próximo adversário do Braga na Liga, Hassan comungou do discurso do técnico Paulo Fonseca. "Estamos completamente focados no jogo com o Liberec e ninguém está a pensar no Benfica. Temos um jogo importante amanhã, com uma equipa forte. Se ganharmos passamos à fase seguinte da Liga Europa", disse o avançado.

Djavan regressa aos convocados

O regresso de Djavan é a principal nota de destaque dos convocados do SC Braga para o jogo com o Slovan Liberec, voltando às opções de Paulo Fonseca um mês depois de se ter lesionado no Estádio do Dragão.
Para além do regresso do lateral esquerdo brasileiro, Boly e Alan também voltam aos convocados depois de terem descansado na Taça de Portugal, e não participaram no jogo com o Farense.

Em sentido contrário, ficaram de fora dos eleitos o defesa Arhus, os médios Román e Aaron e ainda o avançado Stojiljkovic. Paulo Fonseca tem o plantel na máxima força, uma vez que não conta com qualquer lesionado ou castigado.

A lista dos convocados é a seguinte:
Guarda-redes: Kritciuk e Matheus
Defesas: Boly, André Pinto, Baiano, Djavan, Ricardo Ferreira e Goiano
Médios: Luiz Carlos, Rafa, Filipe Augusto, Pedro Santos, Alan, Vukcevic e Mauro
Avançados: Wilson Eduardo, Crislan, Rui Fonte e Hassan

Correio do Minho

Bruno3429

Hassan: «Ganhar, ganhar e ganhar»
NUNCA RETIRA O FOCO DO OBJETIVO PRINCIPAL

Há jogos de futebol onde uma equipa domina tanto a outra que o relvado até parece inclinado, mas também há conferências de imprensa de sentido único, como se costuma dizer na gíria futebolística. A de ontem, de Hassan, foi um belo exemplo disso. Apesar das várias tentativas para desviar os assuntos, o goleador egípcio manteve sempre a toada... nos três pontos. "Ojogo de amanhã [hoje] é muito importante para nós. Claro que seria bom eu marcar um golo, mas o que mais interessa é a equipa e a vitória", atirou quem já leva quatro golos marcados nesta temporada, três dos quais com a camisola arsenalista e dois deles na Liga Europa.

Frente a Groningen e Marselha, Hassan fez o que mais gosta. Falta--lhe, agora, marcar ao Slovan Liberec. "Claro que era bom eu marcar. Sou ponta-de-lança e fazer golos é sempre bom. Mas o importante é ganhar. Isso é o mais importante para podermos seguir em frente", reforçou.

Na segunda-feira, os arsenalistas medem forças com o Benfica, mas esse parece ser assunto tabu. "Não posso dizer nada diferente do que disse o treinador [risos]. Estamos focados neste jogo. Ninguém pensa no Benfica. Vamos defrontar o Liberec e o foco é esse. Queremos ganhar para seguir em frente."

Record

Bruno3429

#2
Liga Europa: todas as contas para a festa em português
Molde, Dortmund, Nápoles e Rapid Viena já estão apurados mas muito mais pode ficar decidido esta quinta-feira. Com portugueses em quase todos os grupos
Por João Tiago Figueiredo

Liga Europa: todas as contas para a festa em português
O que têm em comum Vítor Pereira (e Nani), Carlitos, Marco Paixão, Ricardo Quaresma e Leonardo Jardim (além da restante comitiva lusa do Mónaco)? Poderão responder que disputam todos a Liga Europa, o que é verdade. Mas há mais: podem todos festejar o apuramento para os 16 avos de final esta quinta-feira, com as respetivas equipas.

Além do Sp. Braga, a única equipa portuguesa que pode fechar já as contas, também o Fenerbahce, Sion, Sparta de Praga, Besiktas (à custa do Sporting) e Mónaco, citando apenas as equipas que contam com jogadores ou treinadores portugueses, estão perto de festejar.

Há mais gente em condições de apuramento, ou não fosse esta a penúltima jornada.

Tranquilos estão apenas quatro emblemas. O Molde está apurado no grupo A, o Dortmund no grupo C e os 100 por cento vitoriosos Nápoles e Rapid Viena nos grupos D e E. Para eles, os dois jogos que faltam são de passeio, embora seja diferente, no sorteio da próxima fase, ter ganho o grupo ou terminado em segundo. É que vêm aí os tubarões da Champions...

Entrando especificamente nas contas dos três representantes portugueses a nível coletivo, comecemos, então, pela equipa de Paulo Fonseca. O primeiro match-point, em Marselha, falhou, mas a receção ao Slovan Liberec tem tudo para soltar a festa no Minho. Basta o empate.

O Sporting, por outro lado, está obrigado a ganhar em Moscovo para continuar a depender de si. Em caso de derrota, se o Besiktas vencer o Skenderbeu, a equipa de Jorge Jesus diz adeus às competições europeias. Na mesma cidade que ditou a despedida da Champions, Em qualquer outro cenário ficaria tudo adiado para a última jornada, em que os leões recebem a equipa de Ricardo Quaresma.

Por fim, as contas mais difíceis são as do Belenenses. Por um lado é fácil de entender que só a vitória interessa na receção ao Lech Poznan. Por outro, também não é difícil perceber que mesmo esse triunfo nada garante porque há uma dificílima visita a Florença na última jornada. O dado a reter, contudo, é que vencer, além do natural e importante encaixe financeiro, permite continuar a sonhar.

GRUPO A: Vítor Pereira pode selar apuramento

Molde-Fenerbahce, 20h05
Celtic-Ajax, 20h05
Classificação: Molde, 10 pontos; Fenerbahce, 5; Ajax, 3; Celtic, 2

Cenário: Com o Molde já apurado, o Fenerbahce pode juntar-se também já esta quinta-feira, se vencer na Noruega e o Celtic-Ajax terminar empatado. Se houver um vencedor no jogo de Glasgow, seja ele qual for, tudo ficará adiado para a última jornada, mesmo que os turcos vençam. De qualquer forma, a vantagem continua do lado da equipa de Vítor Pereira.

GRUPO B: Carlitos e Klopp querem fechar as contas

Rubin Kazan-Sion, 16h
Liverpool-Bordéus, 20h05
Classificação: Sion, 8 pontos; Liverpool, 6; Bordéus, 3, Rubin Kazan, 2

Cenário: Sion e Liverpool podem fechar as contas deste grupo desde já, caso vençam os seus jogos. Com empates nos dois duelos desta quinta, os suíços também seguem em frente, ao passo que o Liverpool ficaria ainda depende da última ronda, sabendo, contudo, que só em caso de derrota, conjugada com vitória do Bordéus e um cenário muito adverso na diferença de golos (nesta altura a equipa de Jurgen Klopp está em vantagem) ficaria pelo caminho. 

GRUPO C: quem se junta ao Dortmund?

FK Krasnodar-Borussia Dortmund, 16h
PAOK-FK Qabala, 20h05
Classificação:  Borussia Dortmund, 10 pontos; FK Krasnodar, 7; PAOK, 3; FK Qabala, 1

Cenário: Dortmund está apurado e os russos do Krasnodar, que recebem os alemães, também garantem o passaporte em caso de vitória. O PAOK, de Ricardo Costa e Miguel Vítor, está obrigado a ganhar para alimentar esperanças de apuramento (precisa também que os russos não vençam), que ainda existem, mas ténues para o Qabala. Tem de ganhar e esperar que o Krasnodar perca. Depois teria de vencer os russos em casa na última jornada por dois golos de diferença.

GRUPO D: duelo Midtjylland-Brugge

Legia Varsóvia-Midtjylland, 20h05
Club Brugge-Nápoles, 20h05
Classificação: Nápoles, 12 pontos; Midtjylland, 6; Club Brugge, 4; Legia Varsóvia, 1

Cenário: Cem por cento vitorioso, o Nápoles já está apurado. A luta parece resumida a Midtjylland e Club Brugge, mas o Legia Varsóvia tem ainda uma ténue esperança, que pode ficar em cinzas já esta quinta-feira. Os dinamarqueses têm vantagem de dois pontos para os belgas. Se ganharem na Polónia e o Nápoles ajudar na visita a Brugge selam o apuramento.

GRUPO E: Rapid já está, Villarreal está quase

Dínamo Minsk-Viktoria Plzen, 16h
Villarreal-Rapid Viena, 20h05
Classificação: Rapid Viena, 12 pontos; Villarreal, 9; Plzen, 3; Dínamo Minsk, 0

Cenário: Contas simples neste grupo: o Rapid Viena já está apurado, depois de ter ganho todos os jogos até ao momento, enquanto o Villarreal precisa somar um ponto nos dois jogos que faltam. Recebe, precisamente, os austríacos. O Plzen tem de ganhar na Bielorrússia e esperar por uma ajuda do Rapid.

GRUPO F: é desta Sp. Braga?

Marselha-Groningen, 20h05
Sp. Braga-Slovan Liberec, 20h05
Classificação: Sp. Braga, 9 pontos; Slovan Liberec, 7; Marselha, 6; Groningen, 1

Cenário: O Groningen já não tem hipóteses de seguir para a próxima fase, enquanto o Sp. Braga está a um empate de carimbar o apuramento. Depois de falhar em Marselha, a receção ao Liberec pode ser decisiva. Basta um ponto. Uma vitória, contudo, ajuda também os franceses que recebem o Groningen e terão uma autêntica final na Rep. Checa na última jornada.

GRUPO G: Bruno Gama tem final em Roma

Rosenborg-Saint Etienne, 18h
Lazio-Dnipro, 18h
Classificação: Lazio, 10 pontos; Saint-Etienne, 7; Dnipro, 4; Rosenborg, 1

Cenário: O finalista vencido da edição anterior está em apuros. O Dnipro, de Bruno Gama, está obrigado a vencer em Roma depois de dois desaires muito comprometedores com o Saint-Etienne que o colocam a três pontos dos franceses e em desvantagem no confronto direto. À Lazio, contudo, basta o empate para seguir em frente. Se vencer apura-se e, automaticamente, apura também o Saint-Etienne.

GRUPO H: Sporting proibido de perder

Besiktas-Skenderbeu, 18h
Lokomotiv-Sporting, 18h
Classificação: Lokomotiv, 8 pontos; Besiktas, 6; Sporting, 4, Skenderbeu, 3

Cenário: O empate chega ao Lokomotiv para selar o apuramento, o Sporting tem de ganhar para continuar a depender de si. É que mesmo que o Besiktas bata o Skenderbeu em casa, a equipa de Jorge Jesus recebe os turcos na última ronda e a diferença de dois pontos é anulável. Se o Sporting perder ou empatar e o Besiktas ganhar, os leões são eliminados. Os albaneses têm de ganhar na Turquia para ainda acalentarem esperanças de apuramento.

GRUPO I: Belenenses no meio da confusão

Belenenses-Lech Poznan, 18h
Basileia-Fiorentina, 18h
Classificação: Basileia, 9 pontos; Fiorentina, 6; Lech Poznan, 4; Belenenses, 4

Cenário: O Belenenses está obrigado a ganhar para manter esperanças de apuramento, ao mesmo tempo que eliminará, dessa forma o Lech Poznan. O Basileia apura-se se vencer, a Fiorentina apura-se se vencer e Belenenses e Lech Poznan empatarem. Contas ainda embrulhadas, portanto.

GRUPO J: Leonardo Jardim para fugir à calculadora

Mónaco-Anderlecht, 18h
Qarabag-Tottenham, 18h
Classificação: Tottenham, 7 pontos; Mónaco, 6; Qarabag, 4; Anderlecht, 4

Cenário: O Tottenham apura-se se ganhar no Azerbaijão e, se o fizer, também pode ajudar o Mónaco, de Leonardo Jardim e vários outros portugueses, a garantir já a qualificação e evitar as contas da última ronda, em que há um Tottenham-Mónaco. Para isso, os franceses precisam sempre ganhar em casa ao Anderlecht, resultado que deixaria os belgas praticamente eliminados. 

GRUPO K: alemães e checos podem apurar-se já

Schalke 04-Apoel, 18h
Sparta Praga-Asteras Tripolis, 18h
Classificação: Schalke 04, 8 pontos; Sparta Praga, 6; Asteras Tripolis, 4; Apoel, 3

Cenário: Mais um grupo de contas baralhadas. Simplificando: o Schalke só depende de uma vitória em casa, frente ao Apoel, para garantir, matematicamente, o apuramento. Perdendo, os cipriotas, onde jogam Mário Sérgio e Nuno Morais, estão eliminados. O Sparta, de Marco Paixão, também se apura se vencer e o Apoel não ganhar ao Schalke. Mesmo que ganhe, contudo, os checos seguirão em frente se não perderem por mais de um golo na última ronda, em Nicósia.

GRUPO L: vantagem basca, mas hipóteses para todos

AZ Alkmaar-Partizan, 18h
Augsburgo-Atletico Bilbao, 18h
Classificação: Atletico Bilbao, 9 pontos; Partizan, 6; Augsburgo, 6; AZ Alkmaar, 3

Cenário: E para não fugir à tendência, há muitas contas por fazer no último agrupamento, embora o Atletico Bilbao possa confirmar o apuramento se vencer na Alemanha o Augsburgo. Esse resultado dava jeito, também ao AZ Alkmaar, que, mesmo sendo último, reentra nas contas se ganhar ao Partizan de Drulovic e Luís Diogo. Igualaria os sérvios (dependendo da diferença de golos poderia ou não ter vantagem) e discutiria a passagem no jogo com os bascos na última ronda, sempre com ouvidos no que acontece no Partizan-Augsburgo.

Maisfutebol

Bruno3429

#3
BRAGA RECEBE SLOVAN LIBEREC
Carimba agora, Braga
Texto por José Bragança

Braga e Slovan Liberec defrontam-se, esta quinta-feira (20h05), em jogo a contar para o Grupo F da Liga Europa, numa partida que coloca frente a frente o primeiro e o segundo da classificação geral, com dois pontos a separá-los.

Depois do "estranho" jogo frente ao Marseille, que ficou eternizado pelo desaparecimento das chuteiras dos jogadores minhotos, o Braga tenta agora carimbar o seu passaporte para a próxima fase desta competição europeia.

Diante de um Liberec que costuma ter na defesa uma das suas "armas", os Guerreiros do Minho querem vencer, sem pensar no próximo jogo do campeonato diante do Benfica, e assim confirmar a boa campanha europeia que têm realizado.

O Braga tem sido uma equipa madura, competente e que soma por vitórias os jogos realizados em casa nesta competição, esta temporada. Se vencerem hoje, os minhotos fazem história, terminando a fase de grupos só com triunfos caseiros, algo que nunca conseguiram.

A diferença passa por... BRAGA Hassan Tem estado em bom nível e mostrado ser uma opção muito válida na frente de ataque dos minhotos. O egípcio tentará voltar a marcar, coisa que tem feito com frequência nos últimos jogos.
SLOVAN LIBEREC Defesa O Liberec precisa de vencer, em Braga, sendo de esperar que entre mais apostado em defender, primeiro, e depois tentar a sorte de marcar. Defender bem pode ser o ponto inicial para levar de vencida a turma de Paulo Fonseca.

"Tenho a noção que vai ser um jogo difícil. A nossa ambição é conquistar os três pontos e chegar à fase seguinte. Vamos defrontar uma equipa que nos últimos 10 jogos perdeu "
Paulo Fonseca

Zerozero

JotaCC

Fonte de inspiração para o "checo-mate"
Braga Antes de folgar com o Benfica, avançado volta ao onze frente ao Liberec com o objetivo de ajudar a fechar contas na Liga Europa

Não utilizado desde a derrota em Marselha, a única que o Braga sofreu na Liga Europa, Rui Fonte tem hoje lugar reservado no ataque do Braga, na receção aos checos do Slovan Liberec, em jogo decisivo, da quinta jornada da fase de grupos.
O avançado internacional português assistiu da bancada ao triunfo fora com o União da Madeira e foi suplente não utilizado, frente ao Farense, para a Taça de Portugal, mas, esta noite, é a opção mais forte para jogar ao lado de Hassan. Quanto mais não fosse, pela falta de alternativas: Stojiljkovic não está inscrito na UEFA e Crislan, mesmo tendo recuperado de uma contusão na perna esquerda e sido convocado, deverá ser poupado.
Paulo Fonseca garantiu, ontem, na antevisão do jogo com os checos, que a equipa está 200% focada no encontro com o Slovan Liberec e, como tal, o Benfica ainda não faz parte das suas preocupações. Estatuto que ganha mais força no caso de Rui Fonte, indisponível para o duelo de segunda-feira com as águias, dado que está na "Pedreira" por empréstimo dos encarnados.
Um ponto, neste jogo, chega para o Braga se apurar, mas o técnico quer ser o primeiro do Grupo F e vai apostar em vencer, para fechar as contas e ir "passear" a Groningen, na última ronda desta fase. "Não sabemos o que é jogar para empatar. Este é um dos jogos mais importantes da época. Queremos corrigir o resultado e a exibição de Marselha, e ficar em primeiro no grupo. Já o assumi no balneário", realçou.
"Temos de estar ao melhor nível e jogar com grande rigor, para ultrapassar esta difícil equipa, com ambição de vencer", acrescentou Paulo Fonseca, assumindo, com naturalidade, o favoritismo deste jogo. "Mas isso conta pouco", alertou.



À margem

Trio está de regresso
Djavan, Boly e Alan estão de volta aos convocados do Braga para a receção ao Slovan. Djavan merece destaque, pois está há um mês sem competir.

Ricardo aniversariante
Ricardo Ferreira fez ontem 23 anos. Após o treino, a ocasião não passou em claro, com o tradicional bolo e os parabéns a você cantados ao defesa central.

Historial favorável
O Braga defronta o Slovan pela terceira vez, com duas vitórias no registo, uma das quais em setembro (1-0). A outra (4-0) foi em 2006/07.

Rafa deixou marca
Rafa Silva marcou na sua estreia europeia, quando o Braga venceu em Liberec, no primeiro jogo da fase de grupos. O encontro foi também o centésimo dos minhotos nas competições europeias.

Hassan valoriza equipa
"Completamente focado" neste jogo europeu, Hassan privilegia o coletivo. "Marcar é bom, mas importante é vencer", disse ontem o atacante.

Slovan elogia minhotos
O técnico do Slovan considera o Braga o opositor mais complicado do grupo."Percebemos que vai ser um jogo difícil", realçou Jindrich Trpsisovsky na antevisão. Mas, frisou, ir "apostar em vencer".

JN

JotaCC

A sobrevivência do Belenenses e o brilharete do Sp. Braga

Sporting de Braga e Belenenses recebem nesta penúltima jornada da fase de grupos da Liga Europa dois adversários "difíceis", tal como ambos os treinadores sublinharam. Mas se Sá Pinto, treinador dos "azuis", atribuiu o favoritismo ao Lech Poznan, Paulo Fonseca deixou claro que frente ao Slovan Liberec o favorito é o clube minhoto, embora espere "muitas dificuldades" dos checos.

Ambos precisam de pontuar, mas a verdade é que a situação é bem diferente para os dois clubes portugueses. Se em Belém, os "azuis" precisam da vitória frente ao Lech Poznan para manterem as hipóteses de apuramento, no Norte, a recepção ao Slovan Liberec pode até terminar em empate que, mesmo assim, o Sp. Braga consegue a passagem à fase seguinte.

Para o jogo frente ao Lech Poznan (18h, SPTV1), Sá Pinto diz esperar "maiores dificuldades", com um adversário "ainda mais forte" do que aquele que enfrentou na Polónia na primeira ronda do Grupo I e com o qual empatou a zero, mas garantiu que os "azuis" vão "lutar exaustivamente pelos três pontos" e pelo primeiro triunfo caseiro.
"Fizemos um grande jogo e foi injusto não termos vencido lá, mas este jogo será diferente. Vamos encontrar uma equipa ainda mais forte, mais motivada e que precisa de ganhar para alimentar o sonho da passagem à fase seguinte", disse o treinador, abordando as dificuldades que advirão do Lech Poznan, actual 14.º lugar da Liga polaca.
Nas contas do grupo, o Belenenses está no último lugar, com quatro pontos em quatro jogos, tal como o Lech Poznan. "Somos a equipa com menor poderio do grupo, no qual estão dois campeões e o actual líder da Liga italiana. É normal que o Lech Poznan tenha mais obrigação e seja favorito a ganhar o jogo. Mas isso não nos diminui", referiu Sá Pinto.

Em Braga, as contas são bem diferentes. Depois de três vitórias consecutivas, o Sp. Braga foi derrotado em Marselha na última jornada, mas um empate é agora suficiente para garantir o apuramento. "Queremos corrigir o resultado e a exibição que tivemos em Marselha. E queremos conquistar, assumimo-lo no balneário, o primeiro lugar do grupo", afirmou Paulo Fonseca.
O treinador dos "arsenalistas" assume o favoritismo, tendo em conta também a vitória na casa do adversário, embora avise que o mesmo "conta pouco na hora de jogar".
Este jogo da 5.ª jornada do Grupo F (20h05 SPTV1) é "um dos mais importantes da época" para o Sp. Braga, diz o técnico, que garante ainda que ninguém na equipa está a pensar na partida com o Benfica, marcada para a próxima segunda-feira. "Estamos 200% focados no jogo com o Liberec, nem quero ouvir falar do jogo com o Benfica", concluiu.

PUBLICO

JotaCC

Sp. Braga com chuteiras e perto do apuramento frente ao Liberec
Equipa de Paulo Fonseca recebe Slovan Liberec (20.05) na Pedreira. O Belenenses joga com Lech Poznan no Restelo (18.00)

LIGA EUROPA Depois do episódio do roubo das chuteiras em Marselha, que terminou com a derrota do Sp. Braga (1-0), a equipa de Paulo Fonseca pode festejar hoje (20.05, Sport TV ) a passagem à fase seguinte da Liga Europa.
O treinador dos guerreiros do Minho convocou 19 jogadores para a receção ao Slovan Liberec, da quinta jornada do grupo F. Alan, Boly e Djavan, que falharam a partida da Taça de Portugal frente ao Farense, estão de volta aos convocados, tal como Crislan, recuperado de lesão. "O Sp. Braga será igual a si próprio" e embora esteja a atravessar "um bom momento", tem de "ter cuidado com uma equipa fortíssima no contra-ataque", avisou Fonseca.

O panorama do Belenenses é bem diferente. Sá Pinto quer continuar a fazer história e quer oferecer um triunfo aos adeptos frente ao "favorito" Lech Poznan, hoje no Restelo (18.00, Sport TV ). As duas equipas ocupam o último lugar da classificação do grupo I, com quatro pontos e precisam vender para continuar a sonhar com a passagem à fase seguinte, sendo que os azuis do Restelo jogam com a Fiorentina no último jogo.

DN

JotaCC

"NEM QUERO OUVIR FALAR DO BENFICA"
PAULO FONSECATreinador do Braga exigiu foco total no jogo desta noite com o Slovan Liberec. Objetivo é o primeiro lugar

"Queremos vencer, até porque também assumimos o objetivo de acabar a fase de grupos no primeiro lugar" "Nunca pensamos no empate. Aliás, até temos esse problema: não sei preparar uma equipa para jogar para o empate"
Paulo Fonseca
Treinador do Braga




O jogo desta noite antecede outro de grande importância, a receção de segunda-feira ao Benfica, mas Paulo Fonseca alertou para o facto de só um Braga ao "seu melhor nível" ser capaz de vencer o Slovan

A pergunta sobre a proximidade do jogo com o Benfica nem sequer foi direta, mas Paulo Fonseca já vinha com a resposta preparada e fez questão de arrumar com o assunto logo à primeira oportunidade. "Em relação ao Benfica, só tenho uma coisa a dizer: desejo-lhes felicidade para o jogo de hoje [ontem], e espero que vençam, porque seria ótimo para o futebol português [a conferência de Imprensa de Paulo Fonseca foi de manhã, antes do jogo do clube da Luz na Liga dos Campeões]. Para além disso, posso dizer que estamos 200 por cento focados no jogo com o Slovan. Nem quero ouvir falar do Benfica", afirmou. Uns minutos depois, e pegando na resposta do treinador, voltou-se à temática na hora em que Hassan tomou conta do palco mediático. "Se o treinador disse que não quer ouvir falar do Benfica, que posso eu dizer? Acho melhor não falar nada! Mas, estamos completamente focados neste jogo com o Slovan Liberec e nenhum jogador está a pensar no Benfica", acrescentou, com boa disposição, o avançado egípcio.
A mensagem de Paulo Fonseca foi clara durante toda a conferência de Imprensa: elevou a dificuldade do jogo de ontem ao máximo e garantiu que, apesar do empate chegar para o Braga se qualificar, pediu uma vitória ao grupo de trabalho. "Se perguntarem aos jogadores que já trabalharam comigo, eles vão todos dizer que nunca preparei um jogo a pensar no empate. Queremos vencer, até porque também assumimos o objetivo de querer acabar esta fase de grupos no primeiro lugar", disse.
No entanto, o treinador também elogiou o Slovan Liberec, recorrendo aos números para atestar a qualidade desta equipa checa. "Nos últimos 10 jogos só perderam por uma vez e, para além disso, venceram nas visitas aos estádios do Marselha e do Groningen". Perante estas evidências, Fonseca avisou que "só um Braga ao seu melhor nível" será capaz de vencer o jogo desta noite. "Temos de manter a qualidade evidenciada nas últimas partidas. Também estamos num bom momento e defensivamente a equipa tem revelado um grande acerto. Mas, já avisei os jogadores que não podemos correr o risco de pensar que o empate é suficiente... Não vamos pensar dessa forma. Nunca o fiz, não o farei, e até temos esse problema, que é o de não saber preparar a equipa para jogar para o empate. Aqui só a vitória nos interessa", rematou.


A premonição que bateu certo

Pouco depois de ter sido sorteado o grupo do Braga para a Liga Europa, Paulo Fonseca anteviu jogos muito equilibrados, tendo ainda destacado precisamente o Slovan Liberec, atual segundo classificado. "Na altura, quando eu disse isso, muita gente pensou que se tratava apenas de uma estratégia de comunicação, mas os resultados apresentados pelo Slovan provam que eu estava certo. Vamos defrontar uma excelente equipa, organizada defensivamente e perigosa no contra-ataque. Vai ser um jogo de um elevado grau de dificuldades", afirmou.



CONVOCADOS BOLY E DJAVAN REGRESSAM

Djavan está de volta às opções de Paulo Fonseca, regressando à lista de convocados depois de ter estado ausente, por lesão, durante o último mês. Relativamente ao jogo com o Farense, destaque ainda para as chamadas de Alan e Boly, e para as ausências de Joan Román e Arghus, por opção, e Aarón e Stojiljkovic, que não estão inscritos nas competições europeias.



Hassan e Rui Fonte: dupla ataca na Europa
Avançados ainda só coincidiram no onze inicial na UEFA, padrão que hoje se vai manter. Nas outras provas, Stojiljkovic e Crislan intrometem-se

"O que me interessa é que a equipa ganhe. Qualquer um pode marcar, para mim é igual"
Hassan
Avançado do Braga


A rotação de Paulo Fonseca na frente de ataque promove a particularidade de Hassan e Rui Fonte, até agora, só terem jogado lado a lado na Liga Europa. Hoje será a quarta vez que se vai verificar essa opção

Com Stojiljkovic de fora da lista de inscritos na UEFA, Paulo Fonseca aposta no sérvio nas competições nacionais e dá prioridade a Hassan e Rui Fonte na Liga Europa. Crislan é chamado apenas pontualmente, sobretudo a partir do banco, enquanto Rodrigo Pinho está afastado das contas do técnico há muito tempo. Os brasileiros até formaram a dupla utilizada no arranque da temporada, mas perderam claramente a corrida para a concorrência. Paulo Fonseca tem apostado na rotatividade no ataque e, disputados 16 jogos oficiais, há a destacar a curiosidade de Hassan/RuiFonteserumadupla exclusiva aos compromissos europeus. Nesta edição da Liga Europa, os dois pontas de lança só não foram opções iniciais na estreia, frente ao Slovan Liberec. O egípcio encontrava-se lesionado e Crislan aproveitou a oportunidade. O jogo desta noite, que marca o reencontro com os checos, vai confirmar a tendência.
Até agora, Paulo Fonseca já apostou em sete combinações diferentes na frente de ataque e nenhuma delas em mais do que três ocasiões, pelo que hoje Hassan/Rui Fonte passará a ser a mais utilizada. No plano oposto, surgem as da Taça de Portugal: Wilson Eduardo/Stojiljkovic com o Ac. Viseu e Crislan/Stojiljkovic diante do Farense.
Se Hassan já conseguiu marcar por duas vezes na Liga Europa, Rui Fonte ainda procura o seu primeiro golo nesta competição. O avançado português emprestado pelo Benfica já efetuou nove jogos com a camisola do Braga, mas só faturou na goleada ao Marítimo (5-1), no campeonato. O egípcio contratado ao Rio Ave tem sido mais feliz na finalização. Em oito partidas no Braga, apontou três golos, um no campeonato (Belenenses) e dois na Liga Europa (Groningen e Marselha). No início da I Liga, curiosamente, já tinha feito um golo pelo Rio Ave frente ao...Braga. Hoje, o avançado deseja aumentar a contagem pessoal na Europa, embora essa não seja a sua prioridade. "Toda a gente sabe que o ponta de lança tem de marcar golos. Mas o que me interessa é que a equipa ganhe. Qualquer um pode marcar, para mim é igual", afirmou.
Motivado pelos dois golos que marcou ao serviço do Egito, ajudando a sua seleção a eliminar o Chade e a apurar-se para a fase seguinte da qualificação para o Mundial'2018, Hassan centra-se nas metas coletivas. "Temos um jogo muito importante amanhã [hoje], eles ganharam duas vezes fora de casa e, se vencermos, garantimos o apuramento. Temos de fazer tudo para vencer", alertou.


Crislan recupera e é chamado

Por força de uma contusão na perna esquerda, Crislan trabalhou à parte do grupo na terça-feira e, por isso, levantou-se um ponto de interrogação em torno da sua disponibilidade para o encontro de hoje. No treino de ontem, porém, ficaram dissipadas as dúvidas. Durante os primeiros 15 minutos abertos à comunicação social, o avançado foi visto a trabalhar normalmente com os restantes companheiros e mostrou estar apto. Mais tarde, a lista de convocados confirmou em absoluto a recuperação do brasileiro, que hoje começará no banco.


"BRAGA É O ADVERSÁRIO MAIS DIFÍCIL"

O treinador do Slovan Liberec, Jindrich Trpisovsky, fez ontem grandes elogiosa o Braga, mas mostrou também uma enorme vontade de vencer esta noite ."O Braga é o adversário mais difícil do grupo. Depois dever os jogos com Marselha e Groningen, e depois de também ver outros vídeos, percebemos que vai ser uma partida difícil", afirmou o técnico, que recordou que dos 24 jogos realizados pela sua equipa esta época só não conseguiu marcar golos ao Braga. "De todas as equipas que defrontámos esta é a mais organizada, mas estamos em boas condições e muito motivados para ganhar", disse.



PAVELKA PROMETE EQUIPA SOLTA

Pavelka, médio e capitão do Slovan Liberec, também elogiou a qualidade da equipa do Braga, e diz esperar para hoje um jogo parecido com aquele que a sua equipa fez em Marselha – venceram por 1-0. "Acho que podemos comparar as duas partidas. No entanto, desta vez espero que a nossa equipa esteja menos tímida nos minutos iniciais; queremos praticar um futebol mais solto desde o início. Apesar da qualidade do Braga, acredito que não será necessário respeitar tanto os nossos adversários, tal como fizemos durante algum tempo da partida de Marselha", afirmou.

O JOGO

JotaCC

Sporting vai a Braga e F. C. Porto ao terreno do Feirense
Braga-Sporting é o jogo grande dos oitavos de final da Taça de Portugal de futebol, ditou o sorteio, realizado esta quinta-feira, em Lisboa. O F. C. Porto fará uma curta viagem ao terreno do Feirense.

O detentor do troféu, Sporting, e o Sporting de Braga protagonizam o jogo grande dos oitavos de final da Taça de Portugal, ditou o sorteio, realizado, esta quinta-feira, em Lisboa. O F. C. Porto, outro dos cabeças de cartaz da prova, desloca-se a Santa Maria da Feira, para defrontar o Feirense.

Os jogos estão agendados para 15, 16 ou 17 de dezembro, conforme datas definitivas a acertar entre os clubes.

Jogos dos oitavos de final da Taça de Portugal: Setúbal (I Liga)-Rio Ave (I Liga); Desportivo das Aves (II Liga)-Nacional da Madeira (I Liga); Boavista (I Liga)-Académica de Coimbra (I Liga); Gil Vicente (II Liga)-Portimonense (II Liga); Feirense (II Liga)-F. C. Porto (I Liga); Braga (I Liga)-Sporting (I Liga); Estoril (I Liga)-Penafiel (II Liga); Amarante (CP)-Arouca (I Liga).

Na sede da Federação Portuguesa de Futebol, em Lisboa, estiveram representados 10 clubes da I Liga e cinco do segundo escalão. Depois de afastar o Marítimo, da I Liga, o Amarante é o último representante do Campeonato de Portugal, terceiro escalão, ainda em prova.

JN

JotaCC

Sporting joga em Braga nos oitavos-de-final da Taça
O FC Porto visita o Feirense, da II Liga.
Sporting e Braga voltam a encontrar-se na Taça, depois de Maio terem disputado a final da época passada no Jamor Daniel Rocha

O Sporting de Braga-Sporting é o jogo grande dos oitavos-de-final da Taça de Portugal, ditou o sorteio realizado nesta quinta-feira.

Depois de ter eliminado o Benfica, a equipa de Jorge Jesus terá agora de se deslocar ao Minho para defrontar o Sporting de Braga, numa repetição da final da época passada – os "leões" venceram por 3-1 nos penáltis.

Já o FC Porto jogará no terreno do Feirense, da II Liga.

O Amarante, único representante do terceiro escalão, receberá o Arouca.

Destaque ainda para mais dois embates entre equipas da I Liga: o V. Setúbal recebe o Rio Ave e a Académica visita o Boavista.

Os jogos serão disputados entre os dias 15 e 17 de Dezembro.

Oitavos-de-final da Taça de Portugal

Vitória de Setúbal (I) – Rio Ave (I)
Aves (II) – Nacional (I)
Boavista (I) – Académica (I)
Gil Vicente (II) – Portimonense (II)
Feirense (II) – FC Porto (I)
Braga (I) – Sporting I)
Estoril (I) – Penafiel (II)
Amarante (CN) – Arouca (I)

(I) I Liga
(II) II Liga
(CN) Campeonato Nacional de Seniores

PUBLICO

JotaCC


JotaCC


JotaCC


Bruno3429

Sp. Braga arrisca castigo da UEFA por dívidas
Clube minhoto e mais seis referenciados pela UEFA
Por Redação   

O Sporting de Braga está referenciado pela Câmara de Investigação de Controlo Financeiro da UEFA por «dívidas por saldar».

De acordo com o comunicado divulgado pela UEFA, esta quarta-feira, o clube minhoto e outros cinco emblemas estiveram sob investigação por dívidas variadas, que podem ir de incumprimento salarial para com funcionários, dívidas a outros clubes ou ao fisco.

No lote de clubes sob alçada da UEFA está também o Dnipro, onde alinha o português Bruno Gama.

O caso foi agora remetido para a Câmara Adjudicatória da UEFA, que irá anunciar uma decisão até ao final do ano, sendo que os bracarenses arriscam um castigo por parte do organismo.

Na mesma nota, a UEFA anunciou também ter aberto uma investigação aos turcos do Trabzonspor e do Fenerbahçe, orientado pelo português Vítor Pereira, por alegado incumprimento das informações relativas ao fair-play financeiro.

O órgão irá manter ambos os clubes debaixo da alçada até fevereiro do próximo ano.

Maisfutebol

Bruno3429

LE: Sp. Braga-Slovan Liberec, 2-1 (crónica)
Carimbo fora de horas para os 16 avos-de-final
Por Bruno José Ferreira     

Bastava o empate ao Sp. Braga para garantir a passagem aos 16 avos-de-final da Liga Europa, a noite até nem foi de gala na pedreira, mas com golos de Ricardo Ferreira e Crislan nos períodos de desconto de cada uma das partes os pupilos de Paulo Fonseca carimbaram a passagem à próxima fase da prova, mantendo o registo 100 por cento vitorioso na pedreira.
 
Não foi, seguramente, o melhor jogo dos bracarenses esta época, mas mesmo um Sp. Braga de serviços mínimos foi suficiente para se superiorizar ao Liberec, mostrando que até numa noite sem fantasia os bracarenses conseguem ser uma equipa prática e capaz de criar oportunidades de golo perante um Liberec que somava por vitórias os jogos realizados fora de portas na Europa.
 
Começou melhor a equipa portuguesa, assumindo as rédeas do jogo e definindo desde logo em que metade do campo se ia jogar com mais insistência. Contudo, ao primeiro sinal de vida o Slovan Liberec obrigou Matheus a fazer uma defesa apertada para canto. Kerbr apareceu solto na esquerda, mostrando que os checos estavam na pedreira para dificultar a tarefa aos bracarenses.
 
O remate perigoso de Kerbr foi uma espécie de assinatura de um acordo camuflado por parte do Slovan. A equipa orientada por Tripisovsky aceitou as condições do Sp. Braga, deixou os arsenalistas jogar com mais bola, mas com recuperações cirúrgicas colocava-se rapidamente na cara de Matheus.
 
Matheus que ainda parou um primeiro remate, o tal de Kerbr, e viu o compatriota Goiano limpar a área num lance que os checos voltaram a colocar vários homens em carreira de tiro, mas que nada pôde fazer à passagem do minuto 35 quando Efremov teve tempo para tudo no coração da área. O extremo russo driblou Djavan e gelou ainda mais do que já estava a pedreira.
 
Foi o toque necessário para a equipa de Paulo Fonseca reagir e, finalmente, mostrar um pouco do se futebol envolvente. Hassan, que já tinha estado perto de abrir o ativo quando o marcador ainda assinalava o empate a zero, atirou ao ferro da baliza de Koubek.
 
Também depois de ter ameaçado de cabeça, Ricardo Ferreira igualou o encontro já no período de descontos. Estreia a marcar do central, encostando em cima da linha de golo na sequência de um cruzamento remate de Alan. Reação fortíssima da equipa minhota, a igualar os pesos da balança no que aos lances de perigo diz respeito.
 
Avisado com a primeira meia hora do Slovan, o Sp. Braga entrou com a corda toda e esteve perto do segundo golo em duas ocasiões. Primeiro Rafa atirou do meio da rua para defesa apertada do guardião checo, depois Hassan atirou a segunda bola da noite ao ferro.
 
Com mais Braga esmoreceu a reação checa, uma vez que os lances de ataque continuado do conjunto de Fonseca não davam espaço para os contragolpes rápidos do Liberec. Faltava apenas o golo, que ia esbarrando na ineficácia ofensiva arsenalista.
 
Já no período de descontos, dois minutos para lá dos noventa, Crislan, que saltou do banco de suplentes, aproveitou bem uma desmarcação de Rafa para atirar de forma subtil para o poste mais distante, carimbando assim o triunfo por duas bolas a zero naquela que também foi a sua estreia a marcar nas provas europeias.

O Sp. Braga segue em frente na Liga Europa, carimbado com os serviços mínimos e já fora de horas a presença nos 16 avos-de-final da prova. Triunfo justo dos pupilos de Fonseca, que já apontam baterias ao Benfica. No que Às contas de grupo F diz respeito, o Sp. Braga precisa agora de fazer mais do que o Marselha na última jornada.

LE: Sp. Braga-Slovan Liberec, 2-1 (destaques)
Crislan estreia-se como goleador no Velho Continente
Por Bruno José Ferreira   

Figura: Crislan
Lançado por Paulo Fonseca no segundo tempo, o brasileiro recrutado pelo Sp. Braga ao Penapolense valeu ao Sp. Braga o triunfo diante dos checos do Slovan Liberec. Muito mexido, o jogador de 23 anos entrou com fome de bola, desejoso de atirar à baliza de Koubek. Esbarrou por duas vezes a bola nos adversários na ânsia de marcar, teve a sua oportunidade já no período de descontos e de forma subtil estreou-se a marcar nas provas europeias.
 
Momento: golo de Crislan (90+2')
O árbitro assistente já tinha mostrado a placa dos descontos quando o número 9 bracarense fez explodir de alegria o Estádio Municipal. Rafa está na génese da jogada com mais um passe de génio, Crislan fez as redes abanar com um toque subtil em reposta à saída do guarda-redes Koubek. Boa desmarcação a carimbar o triunfo.
 
OUTROS DESTAQUES:
Ricardo Ferreira

Mesmo com André Pinto recuperado, o defesa central foi aposta de Paulo Fonseca, que não arriscou em colocar em campo dois centrais que vinham de lesão. O defesa aproveitou para se voltar a mostrar nas provas europeias, rubricando uma exibição positiva.

Efremov
Extremo rápido eficiente, ainda que não paute o seu jogo com um estilo exuberante. Muito prático, foi uma das armas apontadas à baliza bracarense no sistema de ataque rápido montado pelo Slovan Liberec. O golo apontado, com muita frieza, é exemplo disso mesmo. Aproveitou o espaço, desviou-se de Djavan e atirou a contar.
 
Hassan
Movimenta-se na área adversária como mandam os cânones dos pontas de lança. Discreto, mas sempre pronto a puxar do gatilho para disparar. Esteve bem nos movimentos e a dar presença atacante aos arsenalistas, falhou na pontaria, acertando por duas ocasiões nos ferros e falhando várias oportunidades.
 
Alan
O veterano capitão de 36 anos voltou a mostrar que ainda se trata de uma peça extremamente útil na equipa do Sp. Braga. Numa noite menos inspirada coletivamente, o brasileiro pautou o jogo da equipa de Paulo Fonseca e deu o seu cunho a muitos dos lances de perigo do ataque arsenalista. Está no golo do empate, fazendo o remate emendado em cima da linha de golo. Na segunda parte chegou a festejar, mas viu Bartosak cortar em cima da linha de golo.

Maisfutebol

Bruno3429

«Somos uma equipa ambiciosa» - Paulo Fonseca

Terminado o jogo com o Slovan Liberec (2-1), o treinador do SC Braga destacou a ambição dos jogadores em garantir a qualificação, a uma jornada do fim da fase de grupos, para os 16 avos de final da Liga Europa.

«Foi difícil mas já sabíamos o que nos esperava. Nesta campanha, o Slovan Liberec ainda não tinha perdido fora de casa e queria manter esse estatuto de invencibilidade. Felizmente não conseguiu», começou por assinalar Paulo Fonseca, completando, de seguida, o raciocínio.

«As oportunidades de golo foram repartidas na primeira parte mas na segunda estivemos mais próximos da nossa identidade. Acreditámos na vitória até ao último minuto e vencemos com justiça. Somos uma equipa ambiciosa e, apesar de apurados para a próxima fase, garanto que não vamos à Holanda em passeio para defrontar o Groningen», acrescentou o técnico, salientando que a vitória desta quinta-feira lhe dá uma margem de preaparação mais confortável, nomeadamente, para o jogo de segunda-feira, ante o Benfica:

«Termos garantido a passagem hoje dá-nos o conforto de podermos gerir da melhor forma o difícil calendário que temos. A partir de amanhã pensarei no jogo com o Benfica, cá estarei para o fazer», finalizou.

A Bola

Bruno3429

PAULO FONSECA
"Não vamos à Holanda passear"


Treinador do Braga diz que qualquer desfecho que não o triunfo da sua equipa teria sido injusto
Partilhar

Objetivo cumprido? "Foi um jogo difícil, perante um adversário que não tinha perdido fora e que na primeira parte nos criou dificuldades. Tivemos ocasiões repartidas no primeiro tempo mas ao intervalo corrigimos algumas coisas e estivemos mais próximos do que temos sido enquanto equipa. Criámos inúmeras ocasiões e seria extremamente injusto sairmos daqui com outro resultado que não a vitória. A equipa acreditou sempre. Temos quatro vitórias em cinco jogos e os jogadores estão de parabéns. Não vamos à Holanda passear mas para garantir o primeiro lugar [do grupo]."

Prioridade é o campeonato ou a Liga Europa? "A prioridade é sempre o próximo jogo. Temos garantida a passagem à fase seguinte mas esta equipa é ambiciosa, caso contrário não teríamos ganho hoje pois o empate também garantia o apuramento. Temos de manter estes níveis de ambição para dar continuidade a um trabalho que tem pouco tempo mas já está a dar alguns frutos."

"Temos uma equipa jovem mas com muito talento"

Alan, capitão do Braga, destacou a qualidade do plantel, esta quinta-feira, após a vitória por 2-1 frente ao Liberec

Exibição: "Sabíamos que ia ser difícil, mas somos muito fortes em casa. Fomos melhorando e conseguimos marcar. Tivemos várias oportunidades. Foi um grande jogo da nossa parte, estamos de parabéns"

Mudança ao intervalo: "Acertámos posições, subimos no terreno e isso facilitou o nosso jogo"

Liga Europa: "Temos tudo para fazer uma boa campanha. Temos uma equipa nova mas experiente. Penso que jogamos muito bem. Agora, temos de descansar e pensar no próximo jogo. Queremos passar em primeiro"

Plantel: "Penso que é um grupo com muita cabeça, com muita maturidade, apesar de ser jovem. Há muito talento e vamos crescer ainda mais"

Benfica: "Agora é descansar e depois, sim, pensar no próximo jogo"

RICARDO FERREIRA
"Acho que não fui eu que marquei"


Ricardo Ferreira, defesa do Braga, admite que foi um adversário a colocar a bola na baliza no primeiro golo dos arsenalistas frente ao Liberec

Jogo difícil: "Foi um jogo complicado. Sabíamos da força do adversário. Sabíamos que a nível ofensivo são muito perigosos. Preparámos bem o jogo. Começámos a perder, mas soubemos reagir e marcamos ainda antes do intervalo, que foi importante. Na segunda parte fomos superiores e a vitória é mais do que justa"

Atitude da equipa: "Nós jogamos sempre da mesma forma: com posse, a atacar e a pressionar o adversário. Hoje foi evidente que somos fortes ofensivamente. O segundo golo é fruto disso mesmo"

Primeiro lugar do grupo: "Acho que a campanha do Braga [na Liga Europa] está a ser excelente. Vamos encarar o último jogo da mesma maneira, para tentar terminar em primeiros. É de realçar a nossa campanha. Parabéns à equipa pela passagem"

UEFA atribuiu-lhe o golo: "Acho que não fui eu que marquei. Penso que o último a tocar na bola foi um jogador do Liberec. Não sei se toquei na bola ou não"

Motivação para o próximo jogo, com o Benfica: "Dá outra confiança, dá moral. Será um jogo muito complicado, frente a um candidato ao título. Sabemos das dificuldades, mas estamos confiantes. Sabemos das nossas qualidades"

CRISLAN
"Golo tirou-me um peso das costas"


Avançado brasileiro estreou-se a marcar na Liga Europa

Crislan, um dos reforços do Braga para esta temporada, estreou-se a marcar nas provas europeias (tem outro golo, ao Boavista, na I Liga) e reconheceu que o golo lhe "tirou um peso das costas".

"Foi um golo muito importante, ainda para mais na Liga Europa e que nos permitiu apurar-nos", disse ainda o avançado, para quem o Braga é uma equipa que em casa "não deixa os adversários respirar".

Questionado até onde pode chegar a equipa minhota, Crislan respondeu: "A nossa ambição é chegar o mais longe possível, temos sido mais fortes em casa e esperamos que isso e os adeptos sejam preponderantes".

Sobre o Benfica, adversário para o campeonato, na segunda-feira, disse ser um jogo "importante". "Mas primeiro vamos descansar e só depois pensar no campeonato", referiu.

O Jogo

Bruno3429

Braga bate Liberec e avança para 1/16 de final da Liga Europa

Equipa minhota esteve a perder no desafio desta noite de quinta-feira, disputado no Estádio Municipal de Braga, mas bateu o Liberec, da República Checa, por 2-1.

Os golos de Ricardo Ferreira e de Crislan garantiram a quarta vitória dos S.C. Braga em cinco jogos no grupo F da Liga Europa. Na última jornada, a 10 de dezembro, a equipa minhota só precisa de empatar na Holanda, com o Groningen, para garantir o primeiro lugar.

O Braga soma 12 pontos, mais três que o Marselha, vencedor do Groningen, também por 2-1. Na última jornada, o Olympique disputará a segunda vaga de acesso aos 1/16 de final no campo do Liberec, que tem menos dois pontos e que precisa de ganhar para eliminar os franceses.

JN

Bruno3429

VITÓRIA BRACARENSE
Braga já lá mora

Texto por José Bragança

O Braga venceu o Slovan Liberec, por 2x1, esta quinta-feira, em jogo da 5.ª jornada do Grupo F da Liga Europa. Com este resultado, os Guerreiros do Minho estão apurados para a próxima fase da competição.
No filme do jogo, entrada forte dos bracarenses, que cedo mostraram ao que iam. A equipa de Paulo Fonseca tomou conta da iniciativa de jogo, criou perigo, teve posse e foi controlando o adversário durante vários períodos.

Sem pensar no Benfica
Apesar de ter um duelo importante contra o Benfica dentro de dias, Paulo Fonseca lançou em campo um 11 que lhe deu muitas garantias. Hassan e Rui Fonte no ataque, Rafa Silva e Alan nas alas. Vukcevic teve a companhia de Luiz Carlos no meio.O Slovan Liberec procurou jogar em ataque rápido, aproveitando o corredor de Djavan. Foi por aí que os checos mais tentaram levar perigo às redes de Matheus. O guarda-redes dos minhotos seria batido, aos 36', por Dmitri Efremov, num lance onde a equipa do Slovan Liberec desenhou bem a jogada e a finalização foi perfeita.

A resposta do Braga não se fez esperar. Seis minutos depois, num lance em que Alan e Hassan combinaram, saiu um remate e a bola ainda bateu em Ricardo Ferreira antes de entrar. A equipa de Paulo Fonseca chegou ao golo num momento crucial do encontro.

Ao intervalo, um empate a uma bola na Pedreira onde os golos iam aquecendo a fria noite na capital minhota.

No regresso dos balneários, um Braga a manter a toada e comandar as operações em campo. O empate servia as intenções dos bracarenses mas a equipa de Paulo Fonseca mostrou que queria bem mais que a igualdade. Bem a cortar linhas de passe, os arsenalistas viviam também da alma de Alan, que foi figura no encontro.

A dado momento, a equipa checa perdeu forças, o desgaste fez-se notar mas o Braga não abrandou. E como prémio teve direito a festejar um golo, já nos descontos, por Crislan, que aproveitou um passe bem medido de Rafa Silva.
O Braga ganhou com justiça e avança para a próxima fase da competição, onde o Marseille também pretende estar. Os gauleses venceram o FC Groningen por 2x1 e estão bem posicionados para lá chegar. N'Koudou e Batshuayi apontaram os golos da turma de França. Hedwiges Maduro fez o golo solitário dos holandeses.

O Resumo
Vitória justa do Braga que carimbou, deste modo, a sua passagem para a próxima fase da Liga Europa. Os minhotos até estiveram a perder mas conseguiram levar a cabo a reviravolta num jogo em que Alan e Rafa Silva se apresentaram em bom nível. Paulo Fonseca montou bem a estratégia para este encontro.

Foi um jogo difícil, frente a um bom adversário. Penso que a segunda parte foi mais próxima daquilo que temos sido enquanto equipa, criámos inúmeras oportunidades e era injusto sair com outro resultado
Paulo Fonseca


Lances Capitais

36´GOLO Slovan Liberec!
Dmitri Efremov marca Dmitri Efremov marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
42´GOLO Braga!
Ricardo Ferreira marca Ricardo Ferreira marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
59´Braga
Crislan por Rui Fonte
Crislan participa no seu 4º jogo na prova (3ª vez em que actua como suplente utilizado)
62´Slovan Liberec
Michael Rabušic por Dmitri Efremov
Michael Rabušic participa no seu 4º jogo na prova (3ª vez em que actua como suplente utilizado)
76´Slovan Liberec
Jan Mudra por Milan Kerbr
Jan Mudra participa no seu 1º jogo na prova (1ª vez em que actua como suplente utilizado)
85´Slovan Liberec
Jan Sykora por Vladimir Coufal
Jan Sykora participa no seu 4º jogo na prova (3ª vez em que actua como suplente utilizado)
86´Braga
Pedro Santos por Alan
Pedro Santos participa no seu 2º jogo na prova (2ª vez em que actua como suplente utilizado)
90´+2GOLO Braga!
Crislan marca Crislan marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
90´+4Braga

A Chave
Golo do empate
Os checos adiantaram-se no marcador mas rapidamente o Braga empatou, não permitindo que o Slovan Liberec se pudesse apanhar na frente durante muito tempo. Foi importante não ir a perder para os balneários.

O Árbitro
Arbitragem com alguns lances de maior ou menor dúvida.


Aos 24', Hassan caiu na área e pediu penálti. Lance muito duvidoso, com o egípcio a agarrar e a ser agarrado.

Aos 53', golo anulado ao Slovan por suposto fora de jogo de Bakos, que pareceu não existir.

Aos 71', Hassan foi agarrado por um adversário na meia-lua. O árbitro mandou seguir, mas era falta e um livre perigosíssimo.

O Melhor: Alan O capitão do Braga teve uma atuação positiva. Sempre bem na condução de jogo, foi dos mais perigosos da equipa de Paulo Fonseca.

O Pior Desgaste do Slovan Liberec Faltou pulmão ao conjunto checo, sobretudo e com naturalidade, no segundo tempo para tentar algo mais. O Braga esteve sempre por cima, os checos discutiram o resultado mas houve momentos em que faltaram forças.

Sabia que...

O SC Braga venceu pela 2:ª vez na sua história na UEFA com reviravolta no marcador: a anterior vez acontecera em 1966, contra o AEK.

5.ª qualificação do SC Braga na fase de grupos da Liga Europa, em 5 presenças.

O golo + tardio do SC Braga na UEFA foi marcado por Alan, em 2012/13, frente ao Galatasaray (90+4).

O golo de Crislan foi o 3.º + tardio dos bracarenses na UEFA.

Desde 2011/12 que o SC Braga não passava do mês de dezembro nas competições europeias.

SC Braga qualificado para os oitavos de final da Liga Europa.

Zerozero

Bruno3429

TÉCNICO SALIENTOU AMBIÇÃO DOS JOGADORES
Paulo Fonseca: «Não esperávamos estar tão bem»

No final do jogo frente ao Slovan Liberec, o treinador dos bracarenses destacou a «ambição» da equipa, que terá permitido chegar à vitória.

Em declarações à SportTV, Paulo Fonseca começou por dizer que «foi um jogo difícil, frente a um bom adversário». Embora admitisse que os checos criaram dificuldades na primeira parte, o intervalo terá marcado uma mudança: «Penso que a segunda parte foi mais próxima daquilo que temos sido enquanto equipa, criámos inúmeras oportunidades e era injusto sair com outro resultado».

Salientando que a equipa está num bom momento, o técnico do SC Braga não esqueceu os jogadores. «Tenho que dar os parabéns aos jogadores, quatro vitórias em cinco jogos é um feito assinalável», defendeu. «Não esperávamos estar tão bem neste momento nesta competição e isto deve-se à ambição destes jogadores que têm sido brilhantes», frisou ainda.

Olhando para o próximo jogo europeu como uma «prioridade», Paulo Fonseca colocou a fasquia mais alto: «Não vamos à Holanda passear, vamos para ganhar».

Com o foco na participação na Liga Europa, que está a superar as expectativas dos bracarenses, o treinador não se preocupou, até ao momento, com o próximo jogo do campeonato. «Ainda não pensei no Benfica. Amanhã estaremos aqui para treinar e nesse momento pensaremos então no Benfica», afirmou.

Zerozero