News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 11/11

Started by JotaCC, 11 de November de 2015, 11:53

Previous topic - Next topic

JotaCC

Alan a sete jogos de ser o mais utilizado de sempre


Alan igualou, anteontem, no encontro na Choupana frente ao União da Madeira, José Nuno Azevedo, passando ambos a ter no percurso de futebolistas 293 jogos pelos bracarenses.
A cumprir a oitava época consecutiva no Braga, Alan, de 36 anos, está apenas a seis jogos de igualar Quim, guarda-redes que representou o Braga por 299 vezes e que ainda está em atividade, mas no Desportivo das Aves, da 2.ª Liga. Já o antigo lateral José Nuno Azevedo deixou os relvados em 2003.
O capitão do Braga demorou sete anos e três meses a cumprir os referidos 293 jogos, numa caminhada iniciada a 14 de agosto de 2008, num jogo da segunda pré-eliminatória da Taça UEFA com o Zrinjski Mostar, que o Braga venceu por 1-0.
Com oito jogos até final do ano, Alan até pode alcançar Quim antes do início de 2016. Além disso, o médio brasileiro é o estrangeiro com mais jogos em atividade na Liga (361 no total, à frente dos 297 de Helton, do F. C. Porto, e dos 292 de Luisão, do Benfica).
Depois de uma época relativamente cinzenta na equipa, Alan reapareceu em força com a troca de Sérgio Conceição por Paulo Fonseca e tem sido elemento preponderante na boa campanha da equipa.
Entretanto, o Braga regressou ontem de manhã ao Minho, tendo Paulo Fonseca concedido folga no resto do dia. Hoje, a equipa retoma os treinos, ainda que só volte a competir na próxima semana, no reduto do Farense, para a Taça de Portugal.
Se Vuckcevic já partira para a seleção de Montenegro e falhara a Choupana, ontem foi a vez de Hassan seguir para o Egito.

JN

JotaCC

A SEGUNDA MELHOR DEFESA DA EUROPA
O segredo para a boa época do Braga está na eficácia defensiva; só o Paris Saint-Germain sofre menos golos

A boa época do Braga tem assentado numa excelente organização coletiva e numa eficácia defensiva ao nível das melhores equipas europeias. Kritciuk e Matheus também têm estado em destaque...



Na noite de segunda-feira, na Madeira, o Braga garantiu o quinto jogo consecutivo sem sofrer golos no campeonato. A marca de Kritciuk, que é atualmente a mais longa série de imbatibilidade na Liga, já vai nos 502 minutos, tendo sido o maritimista Dyego Souza, a 21 de setembro, o último a conseguir marcar um golo ao Braga. Agora, pela frente, o guarda-redes russo tem o objetivo de bater o registo de Eduardo, que esteve 586 minutos sem sofrer golos durante a temporada de 2009/10. Para ultrapassar essa marca, o Braga terá de conseguir anular o ataque do Benfica, próximo adversário no campeonato, durante, pelo menos, os primeiros 84 minutos...
Não será um desafio fácil, mas a equipa de Paulo Fonseca já demonstrou estar à altura deste tipo de dificuldades, como se viu, por exemplo, na recente visita ao Dragão – empate a zero. Mais: o excelente registo defensivo do Braga coloca-o, atualmente, no segundo lugar do ranking das equipas com menos golos sofridos esta época (contabilizados os dez campeonatos europeus com melhor ranking na UEFA). Os arsenalistas têm uma média de 0,47 golos sofridos por jogo, sendo ultrapassados apenas pelo Paris Saint-Germain, atual campeão francês, que sofre apenas 0,39.
No início da época, Paulo Fonseca anunciou a intenção de colocar a equipa a jogar um futebol atrativo – e isso tem acontecido com frequência, sobretudo nos jogos em casa –, mas estaria longe de imaginar que o principal segredo para o atual terceiro lugar no campeonato e para a liderança na Liga Europa se encontra, sobretudo,na eficácia defensiva. Apesar das muitas lesões que afetaram jogadores da defesa, da implementação de um sistema tático novo e da inexperiência de alguns jogadores (os centrais Boly e Ricardo Ferreira têm apenas 23 e 22 anos, respetivamente), estes números estão a superar as visões mais otimistas. Mas neste particular, também os dois guarda-redes têm estado em evidência, com excelentes exibições que ajudam a cimentar inclusive o estatuto de melhor defesa de Portugal.



3 QUESTÕES A JOSÉ NUNO AZEVEDO

"O modelo podia indiciar desequilíbrio"

1 Qual é a leitura que faz do excelente registo defensivo do Braga?
—O modelo poderia indiciar maior desequilíbrio, mas uma equipa só defende bem se atacar bem. Os seus posicionamentos em posse de bola são muito bons e, por isso, tem uma grande eficácia na reação à perda de bola.

2 Também há mérito dos guarda-redes?
—Obviamente. Fazem parte do onze; o Braga não joga com dez. O guarda-redes é determinante em certos momentos, mas, neste contexto, há que realçar o coletivo.

3 O Alan igualou-o em número de jogos pelo Braga. Como vê isso?
—Puxando a brasa à minha sardinha, quem é bom profissional dura muito tempo. Estas oito épocas refletem a capacidade e o empenho do Alan, que ainda se está a exibir a alto nível.



Alan continua a fazer história
Capitão igualou José Nuno Azevedo em número de jogos pelo clube e já ameaça o recordista Quim

O jogo com o União da Madeira foi o 293.º do brasileiro com a camisola arsenalista. Se tudo correr dentro da normalidade, dentro de pouco tempo passará a ser o líder do quadro de honra

Alan foi suplente diante do União da Madeira, mas entrou a tempo de subir mais um degrau na história do Braga. Substituto de Aarón aos 80 minutos, o brasileiro passou a somar 293 jogos oficiais pelo clube e, dessa forma, igualou o segundo da lista, o antigo lateral-direito José Nuno Azevedo, que representou os minhotos de 1992 a 2003. Alan está agora a somente sete partidas do recordista, o guarda-redes Quim, pelo que tem tudo para ultrapassá-lo dentro de pouco tempo. Se mantiver esta assiduidade nas escolhas de Paulo Fonseca, o capitão irá destacar-se significativamente no primeiro lugar do quadro de honra já esta época.
Alan chegou ao Braga em 2008 e, a partir daí, realizou 192 jogos no campeonato, 38 na Liga Europa, 18 na Liga dos Campeões, 24 na Taça de Portugal e 21 na Taça da Liga. A viver a oitava época consecutiva no clube, o veterano, de 36 anos, não só conquistou um lugar na história dos minhotos através das presenças como também nos golos. Com 52 tentos apontados, é já o quinto melhor marcador de sempre do Braga, a par de Gabriel Cardoso, e está a um de igualar Barroso (o recordista é Chico Gordo, com 74). Pode ainda vir a ser o estrangeiro com mais golos na história do clube, embora essa não seja uma meta fácil de alcançar: soma menos dez remates certeiros do que o croata Karoglan.
Para já, Alan é o rei dos bracarenses em termos de jogos (56) e golos (11) nas competições da UEFA.

JOGOS
293
Se alinhar nos próximos oito jogos do Braga, Alan vai bater a marca de Quim até ao final do ano. Por agora, é o segundo da lista, empatado com José Nuno Azevedo



MADEIRA VIAGEM DE REGRESSO FOI ONTEM

Depois do jogo de segunda-feira, o plantel do Braga pernoitou na Madeira, tendo seguido apenas ontem de manhã para o Continente. O resto do dia foi de folga, estando o regresso ao trabalho previsto para hoje de manhã, mesmo que a próxima partida esteja agendada apenas para 22 de novembro, com o Farense, para a Taça de Portugal. Em princípio, Paulo Fonseca vai oferecer o fim de semana de descanso aos jogadores.



CÂMARA MULTIUSOS JÁ PODE AVANÇAR

Depois de ter cedido 12 hectares de terrenos junto ao Estádio Municipal para que o Braga construa a sua academia de futebol, a câmara vai entregar ao clube o complexo das piscinas olímpicas, numa decisão aprovada por unanimidade na reunião do executivo. O equipamento vai agora sofrer uma nova intervenção, que permitirá transformá-lo num pavilhão multiúsos.

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga pode ir além do quarto lugar, diz Barroso
O ex-jogador está entusiasmado com a carreira do Sp. Braga.

O antigo capitão dos "arsenalistas" do Minho está ciente de que o Sp. Braga pode lutar por algo mais que o quarto lugar no campeonato.
O treinador Paulo Fonseca tem uma boa equipa, reforçada relativamente à última época e para já com o terceiro melhor arranque do século, só superado por Domingos Paciência em 2009 e Jesualdo Ferreira em 2005.
A equipa apresenta também a segunda melhor defesa da Europa com sete golos em 15 jogos igual ao Real Madrid e só superada pelo Paris Saint Germain que tem sete também mas em 18 partidas.
Barroso acha que é um dado importante mas que deve merecer crédito a toda a equipa.
Braga em grande antes de receber o Benfica para o campeonato na Pedreira, no final do mês de novembro.

RTP

Bruno3429

Djavan prepara regresso para a Taça de Portugal

O lateral-esquerdo Djavan, que se tem mantido fora dos relvados desde o jogo com o FC Porto, quando contraiu um estiramento ligamentar ligeiro, já realizou treino de campo e poderá regressar já no encontro com o Farense, a contar para a Taça de Portugal.

Segundo A BOLA desta quarta-feira, a paragem no campeonato para o cumprimento dos jogos das seleções fará com que o departamento médico dos bracarenses tenha tempo suficiente para recuperar o defesa em definitivo.

«Paulo Fonseca é o melhor treinador a nível nacional» - António Duarte

O ex-vice-presidente do SC Braga, António Duarte, mostrou-se feliz com momento que o clube está a atravessar e acredita que os bracarense podem começar a pensar em ganhar o campeonato nos próximos anos.

«O Braga fez um bom arranque, com qualidade. Está a fazer uma belíssima época e estamos no pódio. Sempre dissemos que queríamos fazer umas ´cócegas´ aos grandes e é o que está a acontecer. Temos um plantel de grande qualidade, com um bom treinador. Os três grandes estão um pouco desgastados e o clube deu um grande salto. Antes eram os três grandes e os outros, já não somos mais os outros. Temos outra qualidade e temos de começar a pensar em, num futuro próximo, ser campeões», começou por defender o ex-dirigente à TSF, elogiando depois Paulo Fonseca:

«Paulo Fonseca tem sido de uma extrema competência e a qualidade do plantel é muito alta. Temos um plantel muito bem organizado. Acho que é o melhor treinador a nível nacional, está em todas as competições. É competente, tem grande leitura de jogo, a postura humana é muito boa...Há que começar a acertar novos caminhos», terminou.

Barroso deixa aviso aos grandes: «O Braga pode chegar acima do quarto lugar»
José Barroso, antigo capitão dos bracarenses, considera que a equipa do Minho está em condições de sonhar com um lugar acima do quarto posto no campeonato.

«O objetivo no início da época era alcançar o 4.º lugar, mas penso que neste momento pode lutar por outros objetivos. E a jogar como está tem todo o mérito no que está a fazer e toda a legitimidade para estar num lugar acima do 4.º», assegurou o antigo futebolista, em entrevista à Antena 1.


A Bola