News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 16/04

Started by Bruno3429, 16 de April de 2015, 08:25

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Temporada já é histórica para Sérgio Conceição

Ainda a procissão vai no adro para o Sporting Clube de Braga (faltam disputar seis jornadas na I Liga e dois jogos, à partida, na Taça de Portugal), mas para Sérgio Conceição esta temporada já é histórica a vários níveis, uma vez que o técnico igualou vários recordes estatísticos que tinha na sua carreira.

Desde logo, nos 36 jogos oficiais ao serviço dos Guerreiros do Minho, o técnico conquistou 22 vitórias, ou seja, tantas como tinha conquistado nos 75 jogos que disputou, nas competições nacionais, ao serviço dos outros dois clubes que treinou: Académica e Olhanense. Números muito satisfatórios para o treinador que certamente serão ultrapassados ainda no decorrer da presente temporada.

Também a nível de golos a diferença já s e faz notar. Nos 111 jogos que Sérgio Conceição já disputou como treinador, as suas equipas apontaram 142 golos. Desses golos, 77 foram apontados nos 75 jogos disputados (número positivo) antes de chegar aos bracarenses, enquanto em Braga, nos 36 jogos disputados, já foram marcados 65 golos, um total impressionante e que ultrapassa, em percentagem, o que tinha feito até agora.

No que diz respeito a golos sofridos, a diferença é abismal. Em 75 jogos fora de Braga, as equipas de Conceição sofreram 90 golos, ao passo que nos 36 realizados ao serviço do Sp. Braga apenas sofreram 24 golos. Diferença substancial que demonstra, mais uma vez, que os números alcançados por Sérgio Conceição na presente temporada já batem os recordes que tinha alcançado.

Correio do Minho

JotaCC

TRIUNFO EM GUIMARÃES VALE LUGAR NA HISTÓRIA
Nas visitas ao rival, o Braga nunca conseguiu vencer dois jogos seguidos. Repetir êxito da Taça de Portugal, esta época, é a missão

Em 64 jogos no D. Afonso Henriques, os arsenalistas ganharam apenas dez vezes e nunca por duas vezes seguidas. A última vitória foi esta época, por 2-1. Amanhã podem conseguir feito inédito...

Rafa, em luta com o vitoriano Bernard, marcou um dos golos no último triunfo (2-1) em Guimarães
Uma vitória no jogo de amanhã em Guimarães deixa o Braga praticamente com o quarto lugar no campeonato garantido – seguir-se-á o ataque ao Sporting e a um lugar na pré-eliminatória da Liga dos Campeões... –, mas um eventual triunfo no dérbi do Minho servirá também para a equipa de Sérgio Conceição entrar na história do clube. Isto porque o Braga nunca venceu por duas vezes consecutivas na visita ao terreno do maior rival, muito menos na mesma época. Na primeira metade da atual temporada, os arsenalistas conseguiram, com a vitória (2-1) na Taça de Portugal, pôr termo a um ciclo de maus resultados registados em Guimarães ,mas podem agora conquistar a segunda vitória consecutiva, algo nunca alcançado pelo clube desde que, em 1948, as duas equipas se defrontaram pela primeira vez na Cidade Berço. Para que o objetivo de Sérgio Conceição se transforme em realidade será preciso contrariar a história recente dos dérbis disputados no D. Afonso Henriques. Em 64 jogos, o Braga venceu apenas 10. Mas há mais: se a história se centrar apenas nos jogos mais recentes, o panorama fica ainda mais negro.É que durante este século, e em 18 jogos realizados no terreno do rival, os arsenalistas venceram apenas em três ocasiões, uma delas já esta época com o tal triunfo (2-1) na Taça de Portugal – golos de Pardo e Rafa. A atual conjuntura é favorável ao Braga (três vitórias consecutivas pintadas com excelentes exibições) e no plantel sente-se, mais do que nunca, que é possível voltar a conquistar uma vitória em Guimarães e segurar, de uma vez por todas, o quarto lugar no campeonato.



TOTAL
10
O Braga venceu apenas por 10 vezes nas 64 visitas a Guimarães. Neste século, as duas equipas encontraram-se por 18 ocasiões no D. Afonso Henriques, com três vitórias arsenalistas



3 QUESTÕES A PAULO JORGE
"O Braga está melhor do que o Vitória"

1 Considera que esta é a altura ideal para o Braga vencer pela segunda vez seguida em Guimarães?
—Pelo que tem feito, pela equipa que tem e por estar muito bem psicologicamente neste momento, o Braga tem todas as possibilidades de o conseguir. Tenho quase a certeza que vencerá. É um dérbi, é sempre um jogo diferente, mas o Braga está melhor do que o V. Guimarães.

2 Dá ainda mais prazer vencer o dérbi em casa do rival?
—Tem um sabor diferente. Na casa do rival é sempre especial, qualquer adepto fica mais entusiasmado.

3 Com o quarto lugar quase garantido, a equipa pode distrair-se na I Liga?
—Penso que não. Os jogadores estão mais do que motivados para o campeonato.



TREINO NA MÁXIMA FORÇA PARA O DÉRBI

O treino de ontem, o penúltimo antes da visita a Guimarães, não trouxe grandes novidades, o que, tendo em conta o atual panorama, acaba por ser uma excelente notícia. Isto porque Sérgio Conceição voltou a ter todo o plantel à disposição – não há casos clínicos –, podendo ainda contar, para o dérbi de Guimarães, com o regresso de Pedro Santos, depois de o extremo ter cumprido castigo com o Penafiel.



APOIO SALVADOR NO JOGO DA EQUIPA B

O presidente do Braga marcou ontem presença no Estádio 1.º de Maio, onde assistiu à importante vitória (1-0) da equipa B sobre o Oriental, em jogo da 39.ª jornada da II Liga. António Salvador quis estar ao lado da formação orientada por Abel num momento decisivo da temporada, tendo o triunfo de ontem servido para os arsenalistas se distanciarem dos três lugares de despromoção.



Uma novidade no onze
O regresso do lateral Baiano à titularidade deve ser a única mudança no onze que vai defrontar o V. Guimarães. Sérgio Conceição premeia boas exibições

Kritciuk, Mauro e Luiz Carlos vão, ao que tudo indica, manter a titularidade no dérbi de amanhã. Depois de ter sido poupado frente ao Penafiel, Baiano prepara-se para regressar ao lado direito da defesa


Baiano, a cumprir o quinto ano em Braga, já fez 94 jogos na equipa A
Baiano é o quinto jogador mais utilizado do plantel esta época; 2524 minutos, divididos por 29 jogos. Mais, só André Pinto (2780'), Santos (2724'), Pedro Tiba (2639') e Rafa (2614')

É costume dizer que em equipa que ganha não se mexe, mas Sérgio Conceição prepara-se para mudar ligeiramente o conceito tendo em vista a deslocação a Guimarães. Neste caso concreto, e depois da goleada (4-0) sobre o Penafiel, o treinador vai, ao que tudo indica, fazer regressar Baiano à titularidade, depois de lhe ter dado descanso no último jogo, no passado domingo. Na altura, a "fadiga muscular" foi a justificação para a ausência na partida, que se compreende pela grande quantidade de jogos que o lateral tem sido obrigado a fazer – 29 durante esta época, sempre na condição de titular. No entanto, e segundo foi possível apurar, esta será a única mexida programada para o dérbi de amanhã, isto porque Mauro e Luiz Carlos aparentam ter um lugar assegurado no meio-campo, mesmo depois da total recuperação de Danilo – suplente não utilizado com o Penafiel –, que é uma das principais figuras do plantel.As exibições da nova dupla de médios também têm contribuído para os bons resultados da equipa e Sérgio Conceição pretende premiar a boa resposta de dois jogadores que passaram quase metade da época sem serem utilizados com frequência.
Na baliza, a justificação para a continuidade de Kritciuk é a mesma: a boa fase do guardaredes, que aproveitou uma lesão de Matheus na visita ao Estádio da Luz, faz com que Sérgio Conceição mantenha a aposta no russo.

JotaCC

FORTES ENTRA E FAZ JUSTIÇA

"Fomos guerreiros e fez-se justiça. A pressão de ter que ganhar não é fácil"
Abel
Treinador do Braga B
"O Braga B foi mais forte quando nos apanhou desequilibrados"
João Barbosa
Treinador do Oriental


Cinco jogos depois, o Braga B voltou às vitórias e alargou para três pontos a vantagem sobre oAtlético, a primeira equipa abaixo da linha de água. Este triunfo teve tanto de importante como de merecido para a equipa de Abel Ferreira.O Braga B esteve sempre por cima no jogo e construiu algumas situações para marcar, enquanto o Oriental apenas por uma vez criou perigo, num livre de Daniel Almeida, aos 17 minutos. A figura do jogo foi Carlos Fortes.O avançado, que não marcava desde agosto, substituiu o perdulário Dolly Menga, aos 77 minutos, e pouco depois assinou um grande golo, fruto de um forte remate de pé esquerdo de fora da área. Até ao fim, o Braga B geriu sem sobressaltos a vantagem.

O JOGO

JotaCC

Atacante brasileiro Crislan pode vir no verão

O avançado Crislan Sousa poderá reforçar os arsenalistas a partir do próximo verão. O atacante, de 23 anos, é um dos destaques da primeira fase do Campeonato Paulista, sendo o 'artilheiro' da competição, com nove golos marcados. Mesmo assim, Crislan não conseguiu evitar a queda do Penapolense para a Série A-2 do Brasileirão. Segundo o JN apurou, emissários do Braga estiveram no Brasil e têm o jogador referenciado, mas o negócio não está fechado.
Pretendido também por alguns clubes brasileiros e pelos gregos do AEK de Atenas, Crislan tem o passe dividido entre três clubes: Clube Adraus (70 %), Valério e Guerreiro (15 % cada). O avançado mede 1,86 metros e pode jogar como ponta de lança ou no lado esquerdo.
Entretanto, o Braga voltou ontem a treinar-se, a pensar na deslocação de amanhã (20.30 horas, SportTV1), ao reduto do Vitória de Guimarães, da 29.ª jornada da Liga. Sérgio Conceição, que hoje (12. 30 horas) faz a antevisão do jogo, não regista qualquer impedimento no plantel, situação pouco vista, ao longo da época.

JN

JotaCC

Sérgio Conceição pretende segurar quarto lugar do Sp. Braga

O treinador do Sporting de Braga, Sérgio Conceição, disse esta quinta-feira querer ir vencer a Guimarães o Vitória, na sexta-feira, em jogo da 29ª jornada da Primeira Liga, para assegurar em definitivo o quarto lugar.
Em caso de vitória, os bracarenses ficariam com mais 13 pontos que os vimaranenses, ficando a faltar apenas 15 para disputar (mais cinco jornadas), o que, para Sérgio Conceição, significaria a garantia do quarto lugar.

Os bracarenses já venceram este ano em Guimarães, para a Taça de Portugal, e se voltarem a ganhar na sexta-feira, será a primeira vez que ganham duas vezes na casa do rival numa só época.

Contudo, para Sérgio Conceição, isso não funciona como um "aliciante extra", conforme lhe foi perguntado: "sinceramente, não, apenas queremos ir em busca dos três pontos e assegurar em definitivo o primeiro objetivo [quarto lugar]", afirmou.

O Vitória de Guimarães tem apenas duas vitórias na segunda volta (três empates e seis derrotas), performance bastante diferente da primeira fase da época, que fez a equipa vimaranense ocupar os primeiros lugares do pódio durante algum tempo.

Apesar deste facto e de serem já dez os pontos que separam as duas equipas, para Sérgio Conceição, isso "não tira carga" a este 'clássico' minhoto, precisamente pela natureza do jogo.

"Não podemos fugir ao que foi a primeira volta do Vitória e o que tem feito na segunda, mas para o jogo isso não interfere tanto. Não se pensa muito no antes e no depois, é mais o momento, que se vive de forma intensa e penso que vai ser exatamente isso, vamos encontrar uma equipa que nos vai colocar dificuldades, que joga perante a sua massa adepta e que quer dar uma boa resposta frente a um rival", afirmou.

Numa fase do campeonato em que o Braga ainda estava atrás do Vitória, Sérgio Conceição afirmou que a sua equipa terminaria o campeonato à frente, mas essa foi "uma mensagem mais por uma questão motivacional e não por falta de respeito" em relação ao adversário, frisou hoje.

O técnico lembrou que o Vitória só perdeu duas vezes em casa para o campeonato e que, dos 30 golos sofridos, só sete foram no D. Afonso Henriques.

"É mais forte em casa do que fora e vamos encontrar dificuldades, mas estamos confiantes que temos todas as condições para ir lá buscar os três pontos", disse.

Já o Braga vive um excelente momento, com a final da Taça de Portugal, no Jamor, à porta (venceu o Rio Ave, na primeira mão das meias-finais, por 3-0), e tem o quarto lugar praticamente assegurado.

"Pelo que têm sido as exibições, e os resultados também, acho que sim, estamos num bom momento, mas o melhor está sempre para vir, é assim que eu vejo as coisas, porque há sempre coisas para melhorar e trabalhar", disse.

Sérgio Conceição não quis debruçar-se em detalhe sobre o rendimento dos médios Mauro e Luiz Carlos, titulares nos últimos jogos, afirmando apenas ficar "contente por eles, que são dois jogadores que não jogavam e, desde o início, tiveram sempre um comportamento fantástico", disse.

Sporting de Braga, quarto classificado, com 53 pontos, e Vitória de Guimarães, quinto, com 43, defrontam-se na sexta-feira, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, às 20h30, jogo que será arbitrado por Carlos Xistra, de Castelo Branco.

RTP

JotaCC

Sérgio Conceição quer carimbar 4º lugar em Guimarães
Triunfo na casa do rival, alarga para 13 pontos a vantagem para o Vitória de Guimarães. Bracarenses pretendem fazer história porque nunca ganharam duas vezes seguidas no Estádio D. Afonso Henriques.
"É tudo muito bonito, mas quando não jogam os melhores é mais difícil ganhar"
O Sporting de Braga não perde desde a deslocação ao terreno do Benfica. A equipa vem de três vitórias seguidas, sem sofrer golos. O próximo compromisso é em Guimarães, nesta sexta-feira à noite. Sérgio Conceição admite dificuldades. "Em casa, o Vitória de Guimarães quer dar uma boa resposta frente a um rival. Estamos num bom momento mas o melhor está para vir porque há sempre coisas a melhorar", referiu o treinador na conferência de antevisão do dérbi minhoto.

A sete jogos do fim da época e com a possibilidade de jogar a final da Taça de Portugal, Sérgio Conceição reitera confiança no plantel minhoto. "Vamos continuar o nosso trajecto com confiança e a convicção que temos uma boa equipa para atingirmos os objectivos a que nos propusemos no início da época", afirmou.

Ainda sobre o Vitória de Guimarães, Sérgio Conceição lembra que o rival "só perdeu duas vezes em casa e na época só sofreu sete golos em casa. É consistente e em casa é mais forte do que fora, mas estamos confiantes e queremos os três pontos", declarou.

O Sporting de Braga entre em campo com dez pontos de vantagem sobre o adversário. "Queremos assegurar neste jogo o primeiro grande objectivo da época que é ficar no 4º lugar", disse Sérgio Conceição.

Para a Taça de Portugal, em Novembro, o Braga venceu em Guimarães. Se repetir façanha amanhã para o campeonato, será a primeira vez que a equipa arsenalista ganha dois jogos seguidos na casa do rival. "Podemos ficar na história do clube mas não andamos atrás desses recordes", comentou o treinador do Braga.

A sete pontos do Sporting, o Braga ainda está na corrida pelo terceiro lugar? "Foi a pergunta mais feita desde o início da época e eu respondi sempre da mesma forma. Estamos focados no próximo jogo e no fim da época fazemos as contas", rebate Sérgio Conceição. O V Guimarães-Sporting de Braga marcado para esta sexta-feira, às 20h30, no Estádio D. Afonso Henriques, é o jogo inaugural da 29ª jornada da Liga Portuguesa.

RR

JotaCC

SÉRGIO CONCEIÇÃO
"Vencer para assegurar os objetivos"

Sergio Conceição quer ganhar esta sexta-feira em Guimarães para assegurar, de uma vez por todas, o quarto lugar no campeonato.

"Se vencermos, garantimos os objetivos da época. Mas vai ser um jogo intenso e de um elevado grau de dificuldade", afirmou o treinador do Braga, que recordou também o facto do Vitória de Guimarães "ter perdido apenas por duas vezes em casa" durante esta época.

Sérgio Conceição considerou ainda, durante a conferência de imprensa de antevisão do encontro, que os dérbis são sempre jogos especiais, ele que jogou "vários" pelos países onde passou, Bélgica, Itália e Grécia, para além, claro, de Portugal.

O treinador arsenalista também abordou a aposta em Luiz Carlos e Mauro para o meio-campo, em detrimento de Danilo e Pedro Tiba. "Não quero individualizar, mas estou muito satisfeito, porque tiveram sempre uma grande atitude durante todo o ano, mesmo quando não jogavam", disse Sérgio Conceição.

O JOGO

JotaCC

Sérgio Conceição espera garantir o objetivo da temporada em Guimarães

Em caso de vitória em Guimarães, o Sp. Braga deixa o 4.º lugar da I Liga virtualmente garantido, objetivo assumido por Sérgio Conceição desde a primeira jornada.
O treinador do Sporting de Braga, Sérgio Conceição, pretente naturalmente vencer o Vitória em Guimarães, na sexta-feira, em jogo da 29.ª jornada da I Liga, para assegurar em definitivo o quarto lugar.
Em caso de vitória, os bracarenses ficariam com mais 13 pontos que os vimaranenses, ficando a faltar apenas 15 para disputar (mais cinco jornadas), o que, para Sérgio Conceição, significaria a garantia do quarto lugar.
Os bracarenses já venceram este ano em Guimarães, para a Taça de Portugal, e se voltarem a ganhar na sexta-feira será a primeira vez que ganham duas vezes na casa do rival numa só época.
Contudo, para Sérgio Conceição, isso não funciona como um "aliciante extra", conforme lhe foi perguntado: "Sinceramente, não, apenas queremos ir em busca dos três pontos e assegurar em definitivo o primeiro objetivo [quarto lugar]", afirmou.
O Vitória de Guimarães tem apenas duas vitórias na segunda volta (três empates e seis derrotas), performance bastante diferente da primeira fase da época, que fez a equipa vimaranense ocupar os primeiros lugares do pódio durante algum tempo.

DN

JotaCC

«Se ganharmos em Guimarães, o quarto lugar fica garantido» - Sérgio Conceição

Sérgio Conceição fez, ao início da tarde desta quinta-feira, a antevisão do `derby` de amanhã, frente ao Vitória de Guimarães, salientando que não espera facilidades, apesar do mau momento dos vimaranenses.

«É um `derby` e tudo aquilo que as equipas fizeram até ao momento não conta. É um jogo que se vive de uma forma muito intensa. Eles vão querer dar uma boa resposta perante a massa adepta frente ao maior rival, sabemos das dificuldades que vamos encontrar», começou por afirmar.

No jogo da primeira volta, o técnico arsenalista garantiu que ia acabar o campeonato à frente dos vitorianos, mas Sérgio Conceição fez questão de esclarecer que esta mensagem não foi uma farpa à turma vimaranense.

«Claro que me lembro de quando disse isso. Foi uma mensagem motivacional para o meu grupo de trabalho. Não foi uma falta de respeito para com o adversário, garanto que foi dirigida apenas para a equipa», esclareceu.

O treinador dos minhotos afirmou ainda que, se vencer o jogo de amanhã, o 4º lugar fica praticamente selado.

«O maior aliciante é ganhar os três pontos e garantir o quarto lugar. Se ganharmos, penso que vamos conseguir esse objetivo».

SC Braga e Vitória de Guimarães dão o pontapé de saída da jornada 29 esta sexta-feira, às 20.30 horas, no Estádio D. Afonso Henriques.

A BOLA

JotaCC

Sérgio Conceição quer assegurar já o quarto lugar
Sérgio Conceição disse, nesta quinta-feira, que está à espera um dérbi minhoto "intenso" e com "elevado grau de dificuldade", mas o Braga vai tentar vencer e assegurar já o quarto lugar no campeonato, "um dos objetivos da época".

Na antevisão do jogo desta sexta-feira (20.30 horas, SportTV1), no reduto do Vitória de Guimarães, que abre a 29.ª jornada da Liga de Futebol, o treinador dos guerreiros reconheceu que, com dez pontos de vantagem para o rival, vencer na "Cidade-berço" carimbará praticamente o quarto posto para a sua equipa. No entanto, apesar das diferenças classificativas, disse sentir que que os bracarenses deverão passar por dificuldades, até porque o Vitória, a jogar em casa, "só ainda perdeu dois jogos e certamente vai pretender dar uma boa resposta, perante a sua massa adepta".
"Estamos num bom momento, mas acho que o melhor está para vir. Vamos continuar o nosso trajeto e o nosso caminho, com confiança", disse, ainda, Sérgio Conceição, que não quis falar sobre as suas escolhas para o onze inicial.

JN