News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 24/03

Started by JotaCC, 24 de March de 2015, 08:08

Previous topic - Next topic

JotaCC

Câmara admite sair das SAD do Sp. Braga e ABC

O presidente da Câmara Municipal de Braga admitiu, ontem, a alienação das participações da autarquia no capital social das sociedades anónimas desportivas (SAD) do Sporting Clube de Braga e do ABC. "É uma possibilidade que não pomos de parte", declarou Ricardo Rio, no final da reunião do executivo municipal.
Os resultados negativos registados pelas SAD, com reflexos na capacidade de endividamento do Município, levam o edil bracarense a considerar que "a relação de colaboração com as SAD e, nomeadamente com os clubes, não requer uma participação da câmara nos respectivos capitais".
Ricardo Rio adiantou que terá de ser equacionada com cautelas "a forma como vamos fazer essa alienação para não destabilizar" a gestão dos dois clubes.
Ao fim de vários exercícios com lucro, a SAD do Sporting Clube de Braga, onde a câmara detém 17% do capital social, registou, o ano passado, resultados negativos.
Com a alteração da legislação referente às finanças locais, o passivo das sociedades onde os municípios têm posições passou a contar para a sua capacidade de endividamento na proporção da percentagem do capital detido.
Para além das SAD do Sporting Clube de Braga e do ABC (20 %), a Câmara Municipal de Braga detém 49% do capital social da Sociedade Gestora de Equipamentos de Braga (SGEB), os quais também "já estão hoje a ser reportados para a dívida" da autarquia.
Com uma eventual venda das acções da SAD do Braga, "dificilmente a câmara conseguirá recuperar o valor que investiu nas acções", reconheceu Ricardo Rio.
O vereador da CDU, Carlos Almeida, manifestou ontem "oposição frontal" às disposições legais que fazem "entrar no perímetro das contas municipais", os resultados de sociedades detidas pela câmara, como acontece agora com as duas sociedades desportivas e a SGEB, às quais a gestão pública está "agarrada".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Rafa é agora caso único no plantel

Perante a opção de Sérgio Conceição de relegar Pedro Tiba para o banco de suplentes frente à Académica, Rafa passou a ser o único jogador do plantel arsenalista que marcou presença nas 26 jornadas do campeonato, com a particularidade de em todas ter sido titular. Pedro Tiba, porém, continua a ser o jogador com mais minutos na época (2594), isto contabilizando todas as competições. No campeonato, o rei dos minutos passou a ser André Pinto (2250), central que só falhou um jogo (receção ao Moreirense) por estar castigado.



3 QUESTÕES A LUIS ANTÓNIO SANTOS
"Paragem competitiva pode ser boa"

1 O que achou da resposta de Mauro e Luiz Carlos com a Académica?
—Parece-me que o Braga fez, ao longo da época, uma gestão que talvez não tenha sido de tanta rotatividade como outros clubes e depois notam-se algumas dificuldades.Não quero dizer com isto que estes dois jogadores têm um perfil competitivo inferior aos que são regulares nas posições, mas acho que sentem dificuldades naturais. Mas tudo isto é um poucoinjustoeingrato,porque o Sérgio Conceição faz bem com o que tem. Os problemas do Braga não têm a ver só com este aspeto. O Braga reajustou as prioridades e os investimentos e há que pensar com realismo. Esta posição é muito meritória para o que temos.

2 Braga está há 270 minutos sem marcar. Encontra aqui um padrão ou é pontual?
—Creio que é pontual,no sentido em que dois desses jogos (FC Porto e Benfica) são muito difíceis para o Braga em qualquer circunstância. É exagerado juntar estes dois jogos à Académica. Com a Académica tivemos um postura ofensiva; só faltou a bola entrar. Não há um padrão, mas há a perceção por parte dos jogadores de que é difícil chegar ao terceiro lugar e isso pode jogar na cabeça deles.

3 Entende que esta paragem surgiu num momento oportuno?
—Para o momento específico, pode ser boa. Para equipas em crescendo, por vezes, as paragens são problemáticas. Espero que haja um recentrar de prioridades, um apelo ao sentido de rigor, e nisso o Sérgio é muito bom. Espero que o Braga reanime e que isso reanime os adeptos, porque o Braga tem ainda objetivos sólidos.


COMPARAÇÃO
16
O número de vezes em que Mauro e Luiz Carlos jogaram lado a lado no campeonato da temporada passada mica, é certo, mas Sérgio Conceição gostou do que viu, considerando que a exibição até foi uma das melhores da época. Um sinal de que Mauro e Luiz Carlos poderão ter ganho destaque nas contas do treinador para a fase decisiva da temporada, na qual o Braga, além de querer segurar um lugar entre os quatro primeiros, vai disputar o acesso, com o Rio Ave, à final da Taça de Portugal.



QUEIXA CLUBE EXIGE 500 MIL EUROS

O Braga decidiu avançar para a justiça romena com uma queixa contra o Cluj, reclamando uma dívida de 500 mil euros no âmbito da transferência de Mário Felgueiras. O guarda-redes, agora nos turcos do Konyaspor, foi emprestado pelo Braga ao Brasov em 2011/12. No final dessa época, transferiu-se em definitivo para o Cluj, mas o Braga manteve parte do passe.



CASTIGO DECISÃO DO CD CONHECIDA HOJE

Expulsos por Bruno Paixão já após o final do jogo com a Académica, Sérgio Conceição e Rui Casaca vão ficar a conhecer hoje a decisão do Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol. O CD divulga o mapa de castigos à terça-feira, pelo que tanto o treinador como o diretor executivo do Braga passarão a saber as consequências do incidente no túnel.



TRABALHO TREINO JÁ SEM INTERNACIONAIS

Após os dois dias de folga que se seguiram ao empate com a Académica, o Braga retomou ontem os trabalhos com um treino à tarde nos campos de apoio do Estádio Municipal. Além dos lesionados Matheus e Danilo, Sérgio Conceição também não pôde contar com Rafa e Éder, que ontem já integraram os trabalhos das seleções de sub-21 e principal, respetivamente.



OPÇÃO TIAGO GOMES VOLTA EM BARCELOS

Expulso por acumulação de amarelos frente ao Benfica, Tiago Gomes cumpriu o respetivo jogo de castigo na receção à Académica e, por isso, está de volta ao leque de opções para a visita a Barcelos, marcada para o dia 3 de abril. Até lá, o lateral esquerdo tentará mostrar argumentos a Sérgio Conceição para ganhar a titularidade a Djavan, o concorrente direto.

O JOGO

JotaCC

Conceição pede Jara para reforço do ataque

O SITE italiano Tuttomercato avança que Sérgio Conceição pediu a António Salvador que contrate o atacante argentino para o plantel de 2005/16 e que o presidente do clube já encetou "os primeiros contactos informais" com o Olympiacos.
Franco Jara, de 26 anos, foi transferido do Benfica para o Olympiacos, em janeiro último, por 1,75 milhões de euros. Em seis jogos pelo campeão grego, marcou um golo. Segundo a mesma fonte, o jogador, "o tipo de avançado móvel desejado por Conceição", poderá voltar a Portugal por valor próximo ao da transferência para Atenas.

JN

rpo.castro

Sérgio Conceição foi provocado o jogo todo

Presidente da Académica na origem das provocações.

José Eduardo Simões, presidente da Académica, terá provocado o treinador do Sp. Braga durante o jogo todo, que opôs o Braga na recepção à equipa de Coimbra. Esta parece ter sido, segundo informações de Eládio Paramés no programa "Prolongamento" da TVI24, o motivo que terá levado Sérgio Conceição a dirigir-se ao seu antigo presidente (na Académica), a pedir explicações.

Os responsáveis dos bracarenses chegaram mesmo a alertar o 4º árbitro André Moreira, que por sua vez fez constar no relatório do delegado da Liga, no qual serão mencionadas provocações sistemáticas de José Eduardo Simões.

O líder dos "estudantes" não costuma ser presença habitual no banco de suplentes durante os jogos, situação que motivou estranheza para quem assistiu. Recorde-se que os presidentes de ambos os clubes não têm a melhor das relações.

RELVADO
Quem não sente não é filho de boa gente.

JotaCC

António Salvador pretende que os sócios comprem ações da SAD

O presidente do Sporting de Braga irá convocar uma assembleia-geral extraordinária para os sócios do clube aprovarem a compra das ações que a Câmara Municipal de Braga (CMB) quer vender, devido à nova lei das finanças locais que diz que o passivo das sociedades onde os municípios têm posições passa a fazer parte da sua capacidade de endividamento na proporção da percentagem do capital detido.

«Não quero acreditar que o presidente Ricardo Rio queira fazer negócio com terceiros à custa dessas ações», afirmou António Salvador, na mesma reunião camarária em que Ricardo Rio mostrou que tal negociação poderá mesmo ocorrer.

«É uma possibilidade que não pomos de parte, aliás, nós entendemos que a relação e colaboração com as SAD`s, nomeadamente com os clubes, não requer uma participação da CMB nos respetivos capitais, mas obviamente que teremos que equacionar a forma como vamos fazer essa alienação para não desestabilizar a respetiva gestão», disse o presidente da Câmara de Braga.

António Salvador confessou ter sido «apanhado de surpresa» pela notícia, mas não está preocupado e pretende aproveitar a intenção da câmara municipal para o clube ficar com a maioria da SAD, sendo que detêm atualmente 37 por cento.

O presidente dos bracarenses garantiu ainda que a relação com a autarquia não será afetada.

«Sempre tivemos relações cordiais com este e anteriores executivos. Temos até estado a conversar para encontrar uma solução para os terrenos a Academia do Braga e, há cerca de um mês, entreguei-lhe em mãos uma solução, que fica perto do atual estádio», salientou.

O dirigente 'arsenalista' quer construir «sete campos de futebol e concentrar toda a formação» em terrenos que pertencem à câmara, mas realça que a autarquia não teria qualquer despesa com a edificação do projeto.

«É um projeto essencial para o Sporting de Braga e permitira também libertar o estádio 1.º de Maio, o Campo da Ponte e o das Camélias para outros clubes da cidade», disse.


Mónaco disposto a pagar 15 milhões por Wallace

O Mónaco está disposto a pagar 15 milhões pelo brasileiro Wallace, que esteve de passagem pelo minho muito pouco tempo e sobre o qual o SC Braga detém 10 por cento das mais valias, caso o negócio se venha a concretizar, pode ler-se esta terça-feira em A BOLA.

A BOLA

JotaCC

Processos disciplinares a Sérgio Conceição e José Eduardo Simões

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou processos disciplinares a Sérgio Conceição e José Eduardo Simões na sequência dos incidentes registados no final do jogo entre o SC Braga e a Académica (0-0), referente à 26.ª jornada da Liga, na passada sexta-feira.

Do mesmo encontro resultaram multas de 153 euros a António Salvador e Rui Casaca, respetivamente presidente e diretor desportivo do clube minhoto, por protestos junto da equipa de arbitragem.

SC Braga e Académica terão de pagar 306 euros cada, por atraso no início ou reinício do jogo.

A BOLA

JotaCC

Salvador quer sócios do Braga a comprar ações da SAD que autarquia pondera vender

O presidente do Sporting de Braga vai pedir uma assembleia-geral extraordinária para os sócios aprovarem a compra das ações que a Câmara Municipal de Braga (CMB) está disposta a alienar, disse hoje António Salvador à agência Lusa.
No final da reunião de câmara de segunda-feira, o presidente da autarquia disse ser uma "possibilidade" a alienação da parte que tem na SAD 'arsenalista', por causa da nova lei das finanças locais que diz que o passivo das sociedades onde os municípios têm posições passa a contar para a sua capacidade de endividamento na proporção da percentagem do capital detido.

"É uma possibilidade que não pomos de parte, aliás nós entendemos que a relação e colaboração com as SAD's, nomeadamente com os clubes, não requer uma participação da CMB nos respetivos capitais, mas obviamente que teremos que equacionar a forma como vamos fazer essa alienação para não desestabilizar a respetiva gestão", disse então o autarca.

À agência Lusa, António Salvador diz ter sido apanhado de "surpresa" pela notícia, mas não está preocupado e quer aproveitar a intenção de Ricardo Rio para o clube ficar com a maioria da SAD.

"Não quero acreditar que o presidente Ricardo Rio queira fazer negócio com terceiros à custa dessas ações", frisou, sendo que, na mesma reunião camarária, Ricardo Rio já antecipava que "dificilmente a CMB conseguirá recuperar o valor que na altura investiu na aquisição das ações".

Salvador vai pedir, assim, para marcar uma assembleia-geral extraordinária para que os associados do Sporting de Braga se pronunciem sobre esta questão, estando "convencido que vão votar favoravelmente", ficando o clube com o controlo maioritário da SAD minhota (detém atualmente 37 por cento).

António Salvador diz compreender as dificuldades e limitações a que as autarquias agora estão mais sujeitas, mas sempre foi dizendo que "não seria a participação da CMB" na SAD bracarense a trazer-lhe problemas.

"A SAD do Sporting de Braga é saudável, tem capitais próprios positivos e o dobro do capital social, teve quase sempre resultados positivos ao longo de mais de dez anos, a exceção foi no ano passado", notou o dirigente.

A relação com a câmara não ficará afetada, garante.

"Sempre tivemos relações cordiais com este e anteriores executivos. Temos até estado a conversar para encontrar uma solução para os terrenos a Academia do Braga e, há cerca de um mês, entreguei-lhe em mãos uma solução, que fica perto do atual estádio", revelou.

Segundo António Salvador, são terrenos camarários, mas a câmara não teria que gastar dinheiro nenhum na edificação do projeto.

O dirigente quer construir "sete campos de futebol e concentrar toda a formação".

"É um projeto essencial para o Sporting de Braga e permitira também libertar o estádio 1.º de Maio, o Campo da Ponte e o das Camélias para outros clubes da cidade", afirmou.

RTP

JotaCC

Sp. Braga: presidente quer que sócios comprem ações da SAD
CM de Braga pondera vender ações que detém

O presidente do Sp. Braga, António Salvador, vai pedir uma assembleia-geral extraordinária para os sócios bracarenses aprovarem a compra de ações da SAD que a Câmara Municipal de Braga (CMB) quer vender.

Isto porque a CMB tenciona desfazer-se das ações por causa da nova lei das finanças locais que diz que o passivo das sociedades, onde os municípios têm posições, passa a contar para a sua capacidade de endividamento.

António Salvador admitiu alguma surpresa com a decisão da CMB, mas não está preocupado até porque assim o clube pode ficar com a maioria da SAD e está «convencido de que os sócios vão votar favoravelmente».

«A SAD do Sporting de Braga é saudável, tem capitais próprios positivos e o dobro do capital social, teve quase sempre resultados positivos ao longo de mais de dez anos, a exceção foi no ano passado», sublinhou.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

FPF abre processos disciplinares a Sérgio Conceição e José Eduardo Simões
Presidente do SC Braga e diretor desportivo do clube minhoto multados. Sérgio Conceição e José Eduardo Simões com processos disciplinares.

Os incidentes registados no final do jogo entre SC Braga e Académica de Coimbra levaram o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol a instaurar processos disciplinares a Sérgio Conceição e José Eduardo Simões.

Para além dos processos disciplinares impostos ao treinador do SC Braga e ao presidente da Académica de Coimbra, o CD da FPF multou ainda António Salvador e Rui Casaca, diretor desportivo do clube minhoto, em 153 euros cada, por terem protestado junto da equipa de arbitragem após o empate a 0-0 com a Académica.

Recorde-se que Sérgio Conceição e José Eduardo Simões desentenderam-se no túnel de acesso aos balneários do Estádio AXA e que o técnico do SC Braga terá alegadamente apertado o pescoço ao presidente da Académica por dívidas antigas do clube de Coimbra para com o atual treinador dos minhotos.

SAPO DESPORTO

JotaCC

Castigos: Sérgio Conceição e presidente da Académica com processo disciplinar
Por incidentes no final do Sp. Braga-Académica

Castigos: Sérgio Conceição e presidente da Académica com processo disciplinar
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou processos disciplinares a Sérgio Conceição e José Eduardo Simões.

O treinador do Sp. Braga e o presidente da Académica desentenderam-se no final do jogo entre as duas equipas, referente à 26ª jornada da Liga, e arriscam agora um castigo. Como são reincidentes são sujeitos a um processo disciplinar que será analisado pela Comissão de Instrução e Inquérito da Liga.

O presidente bracarense, António Salvador, e o diretor desportivo Rui Casaca, foram condenados a pagar 153 euros de multa, por protestos junto da equipa de arbitragem.

Luisão (Benfica), Paulo Oliveira (Sporting) e Babanco (Estoril) cumprem um jogo de suspensão por causa das expulsões na última ronda. Pardo (Sp. Braga), Beckeles (Boavista), Suk (V. Setúbal) e Adrien (Sporting) também cumprem um jogo de castigo, mas por terem completado uma série de cartões amarelos.

Destaque ainda para os mais de onze mil euros de multa aplicados ao Sporting: 7.650 euros por arremesso perigoso de objetos e 3.444  por comportamento incorreto do público.

Benfica e Boavista pagam 5.738 euros também por comportamento incorreto do público. Pelo mesmo motivo o Vitória de Guimarães desembolsa 4.952 euros, o Sp. Braga paga 4.305 euros, o Belenenses 3.178 euros e o Estoril recebe uma multa de 1.435 euros.

Sp. Braga e Académica pagam ainda 306 euros cada, por atraso no início ou reinício do jogo. 

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Conceição e Simões com processos disciplinares

Na sequência dos incidentes no túnel, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou processos disciplinares ao treinador do Braga e ao presidente da Académica
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou processos disciplinares a Sérgio Conceição, treinador do Braga, e a José Eduardo Simões, presidente da Académica, na sequência dos incidentes verificados no túnel de acesso aos balneários após o jogo entre as duas equipas, na 26ª jornada do campeonato.

Rui Casaca, diretor executivo do Braga, também foi expulso por Bruno Paixão já após o jogo, assim como Sérgio Conceição, e foi multado em 153 euros. A mesma multa foi aplicada a António Salvador, presidente do Braga, por comportamento incorreto para com a equipa de arbitragem.

O JOGO

JotaCC

Processos disciplinares para Sérgio Conceição e José Eduardo Simões
INCIDENTES NO TÚNEL DE BRAGA
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol abriu processos disciplinares a Sérgio Conceição, treinador do Sp. Braga, e a José Eduardo Simões, presidente da Académica.

O Sp. Braga-Académica, disputado sexta-feira, acabou com incidentes no túnel. Conceição chegou a agarrar José Eduardo Simões, uma situação testemunhada pelo árbitro Bruno Paixão e pelos delegados da Liga, que tomaram nota da ocorrência. O juiz mencionou no seu relatório a expulsão do treinador, assim como do diretor desportivo bracarense, Rui Casaca.

Os episódios ocorridos no túnel de acesso aos balneários terão sido espoletados pelo "jogo" de bancos. Fonte do Sp. Braga disse a Record que José Eduardo Simões, presidente da Académica, provocou constantemente Sérgio Conceição ao longo do desafio. Ao nosso jornal, fonte da Académica negou "qualquer atitude provocatória" por parte do líder da Briosa, denunciando "uma tentativa de agressão que foi tão visível que não deixa margem para dúvidas".

RECORD

JotaCC

Lille reacende interesse na contratação de Éder
MÁRIO FELGUEIRAS AINDA RENDE 500 MIL EUROS

O Lille volta a entrar na corrida pela contratação de Éder. O emblema francês chegou a intensificar as observações durante o período que antecedeu a reabertura do mercado de janeiro, mas o dossiê parecia ter arrefecido até acontecer um reacendimento súbito nas últimas semanas.

O ponta-de-lança, que foi chamado por Fernando Santos aos trabalhos da Seleção, está referenciado pelo emblema que defrontou o FC Porto no playoff da Liga dos Campeões e que se mantém interessado, apesar de Zé Luís ter conquistado a preferência nas escolhas de Sérgio Conceição. No tempo de José Peseiro, o Sp. Braga chegou a recusar uma proposta por Éder na ordem dos 23 milhões de euros...

Entretanto, a SAD iniciou um processo que vai correr na justiça da Roménia no qual reclama 500 mil euros ao Cluj pela transferência de Mário Felgueiras. O guarda-redes, de 26 anos, foi vendido em 2012 para o clube romeno, onde esteve até fim da última temporada, saindo para os turcos do Konyaspor. Trata-se de um processo que o Sp. Braga pretendeu negociar, mas o clube romeno, que atravessa uma situação difícil depois de alguns anos de esplendor, nunca passou das promessas.

Taça no horizonte

Entretanto, os guerreiros já trabalham tendo como próximo compromisso, dia 3, uma deslocação para o campeonato a Barcelos, seguindo-se dia 7 a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, frente ao Rio Ave. A equipa está sólida na 4.ª posição do campeonato.

RECORD