News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Gil Vicente x SC Braga - Sexta, 3 de abril, 20h30 - Todos a Barcelos

Started by Legião, 21 de March de 2015, 21:26

Previous topic - Next topic

GALEGO

ISTO É UMA VERGONHA...

Nestes dias azarados e de muito trabalho nao di uma voltinha por aquí e... quando posso fazer, hoje á noite, vejo uma liorta, uns contra outros, que si o braguismo, Braga, os de fora de Braga...

Em vísperas dum jogo que é fundamental ganhar, o que pode produzir uma desfeita num clube simpático e para mim sempre bem querido como é o Gil Vicente, andamos a repartir certificados de braguismo, bairrismo,
e outros ismos.

Nao temos máis que falar com ocasiao deste decisivo jogo?

Nao era máis construtivo até evocar outros tempos, quando o Gilinho tinha ao Capucho, o Mangonga e todos aqueles do Adelino Ribeiro Novo?

Nao podíamos falar de jogos e rivalidades antigas entre os dois clubes?

En fim... lástima.

O que interessa é... EU VOU NA SEXTA PARA BARCELOS E JÁ TENHO O MEU BILHETE
Hoje fui até Braga, levantei o bilhete de Barcelos, os bilhetes da terça em Braga para a Copa, as reservas para o jogo de volta nos Arcos e até levei os datos atualizados dos dois sócios que somos na casa, para
facilitar o reconto e recenseamento
que o clube va levar adiante no fim da época. E deixei no ponto SCB do Bragaparque, os 5 euros "a preceito" por cada novo carnet de sócio que tenhem que emitir com a nova numeraçao...

ISTO É O QUE INTERESSA... que cada um de nos, estemos onde temos que estar. Apoiando ao máximo ao Braga dentro das posibilidades de cada um -obviamente-. Do resto, de si eu sou máis que tu, ou... tu máis que eu, isso fica para conversas de café e... hoje em día, já nem da para isso.

O que interessa é que temos que estar com o BRAGA no momento máis difícil da época, que é o que temos
por diante na Liga, onde devemos asegurar o 4º lugar o máis rapido, quanto antes... E nao só ir para o Jamor : ir ao Jamor e ganhar a taça. A um jogo, os filhos do Bruno nao sao superiores a nos...
TUDO ISTO É O QUE INTERESSA
O resto sao cantigas...

Força Braga!
A luta continúa!!

magico_scbraga

Quote from: Lipeste on 29 de March de 2015, 20:25
Um adepto que nasceu e/ou mora em Braga sente mais o S. C. Braga do que outro que nasceu e/ou mora noutro qualquer lugar? Aí está mais um medidor de Braguismo, neste caso um inovador medidor de sentimento Braguista assente na variável geográfica (quanto mais longe menos se sente o clube e vice versa)...são já tantos os mediadores de Braguismo que ao longo dos tempos vão surgindo no forum que há para todos os gostos, ou desgostos de quem como eu os considera absurdos.

Eu também acho que os adeptos do futebol deveriam apoiar os clubes da sua terra (onde vivem ou onde nasceram conforme mais se identifiquem) mas porque motivo um miúdo de Arouca, Moreira de Conegos, Coimbra, Penafiel ou de qualquer outra região hade querer ser aadepto do clube da sua terra se esse clube nada faz para o conquistar e fidelizar? Se a isso juntarmos, razões históricas, uma cs centrada em três clubes, uma pressão e necessidade crescentes das pessoas se identificarem com o sucesso, os clubes que ficam a ver passar os aviões nunca conseguirão aumentar o seu número de adeptos...no que toca a tentar mudar mentalidades e conquistar adeptos, o nosso clube deveria servir de inspiração e modelo a seguir por todos eles...como burro velho não aprende línguas só incutindo uma nova mentalidade nas novas gerações essa conquista se torna possível, sem lamentos e o típico preconceito nacional de inevitabilidade que arregacem as mangas e os conquistem, eles estão lá para isso, disponíveis e cada vez mais havidos por uma identidade de proximidade e ídolos que possam conhecer e tocar.

Pelo menos deu a sua opinião, mas há quem se abstenha de discutir, de debater ideias e opte por conduzir tudo isto para o campo do insulto.
Continuo, e continuarei, fiel à minha ideia. Sabendo embora que só um burro não muda de ideias, há uma série de valores e de princípios de que não abdico.
E continuarei sem perceber como pode, por exemplo, um conimbricense queixar-se durante a semana das condições do estádio da Briosa, do frio que se faz sentir, do preço dos bilhetes e depois, chegando lá um dos três metralhas ao qual nenhuma ligação têm (senão uma ligação que deveria embaraçar qualquer pessoa que não ande nesta vida atrás daqueles que ganham), opta por limpar o pó ao cachecol, paga 25/30 euros e, se necessário for, ainda dirige insultos a jogadores do clube da sua cidade.
Serei, eventualmente, um lunático, mas creio já ter lido um comentário do A. Costa, que tenho em boa conta, em que a cidade de Braga é criticada a cidade de Braga por, segundo disse, não se envolver em torno do clube. E agora, numa súbita mudança de opinião, apelida de dementes aqueles que acreditam que é ridículo que um bracarense não apoie o Braga.
Parece que o que verdadeiramente importa é ir indo ao sabor do vento. Ao sabor daquela que parece ser uma opinião que colhe, infelizmente, o apoio da maioria.
Engraçado é ver que a maior parte dos portugueses afirma, a pés juntos, admirar a mentalidade inglesa, mas depois opte por meter o bairrismo no bolso que mais lhe convier.
Abdicam de discutir, seja porque não estão habituados a pensamentos que fujam ao padrão a que nos submete um país tão centralizado, seja porque receiam não ser capazes de discutir sem recorrer ao insulto.
Vejam, a este propósito, o que foi dito por um degenerado (é assim que se diz, não é?) professor universitário. Dá pelo nome de Gabriel Leite Mota (confirmem no site do Público, se quiserem) e atreveu-se a ser um "out of the box".

É voz corrente dizer-se que o Sport Lisboa e Benfica tem cerca de 6 milhões de adeptos em Portugal. Apesar de essa ser uma estatística não verificada, a verdade é que o Benfica é, claramente, o clube com mais adeptos no país. A afluência aos estádios nos jogos do Benfica, seja em que terra for, é um bom exemplo dessa realidade.

Tal facto costuma ser motivo de orgulho benfiquista (diga-se, de passagem, que não entendo bem porquê: é que a valia de um clube desportivo mede-se pelo seu sucesso desportivo, não pelo número de adeptos ou associados). Porém, esse mesmo facto devia ser motivo de vergonha nacional: é que este dado estatístico é uma consequência directa da história de Portugal, nomeadamente do Estado Novo, e é um espelho do nosso atraso civilizacional e da nossa doença centralista.

Salazar foi um ditador tacanho e provinciano que sempre temeu o desenvolvimento urbano e industrial da nação, pois temia a formação de movimentos operários. À custa desse temor, condenou o país a um atraso civilizacional, deixando apenas que se vissem vislumbres de urbanismo em Lisboa. O resto do país era paisagem rural.

É essa assimetria entre Lisboa e o resto do país, associada aos consequentes sucessos desportivos do Benfica durante os anos 60, que faz de Portugal um caso de estudo na Europa: é que não há, nos outros países da Europa civilizada, tal concentração de adeptos num só clube.

Nos outros países da Europa, mesmo nos pequenos, as pessoas são adeptas do clube da terra onde nasceram. Nasceu em Bruges, é do Club Brugge K.V., nasceu em Eindhoven é do PSV (nunca do Ajax). Nos grandes, então, nem se fala: nasceu em Valência, é do Valencia Club de Fútbol, nasceu em Birmingham, é do Aston Villa Football Club. Não passa pela cabeça de nenhum marselhês defender o Paris Saint-Germain, é expatriado o catalão que defenda as cores do Real Madrid, é cunhado de louco o nado em Liverpool que suporte o Arsenal FC, é condenado ao degredo o napolitano que defenda o AC Milan.

Entusiasmo pela terra
Em Portugal, tristemente, é fácil ver bracarenses, flavienses, vimaranenses, farenses, leirienses, conimbricenses ou até (imagine-se) portuenses, a defendem as cores do grande da capital em vez de defenderam as cores dos seus clubes locais. Felizmente, em Braga e em Guimarães há um renovado entusiasmo com os clubes da terra (o que aponta na direcção do que sempre devia ter acontecido) e, no Porto, os benfiquistas sempre foram uma minoria.

Enfim, nunca nos podemos esquecer que todos os clubes são regionais, locais. Essa é a sua natureza, esse é o seu racional. Até os nomes costumam ser elucidativos: Sport Lisboa e Benfica. É o clube desportivo de um bairro/freguesia da cidade de Lisboa. Por que diabo deve um vila-condense exaltar essa freguesia Lisboeta? Futebol Clube de Porto. É um clube de futebol da cidade do Porto. Por que raio há de um aveirense defender o FC Porto antes do defender o Beira-Mar?

Sei bem que o sucesso de um clube consegue cativar aqueles que gostam de seguir os vencedores mais do que os da sua terra. Por isso, os clubes que vencem muito têm adeptos de todo o lado. Mas o dado mantém-se: o grau de concentração de benfiquistas em Portugal é uma excentricidade de que todos nos devíamos envergonhar.
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

set5

Quote from: ibn1992 on 29 de March de 2015, 21:04
O que me dá mais gozo é que eu é que faltei ao respeito a este e aquele, mas o "outro" lado da discusão é que me usa termos como dementes, limitações mentais,etc etc...Vá siga para bingo...

SUPPORT YOUR LOCAL FOOTBAL TEAM...

Como até ao 4º ano não ensinam bem isto, eu passo a explicar... É possivel faltar ao respeito sem insultar. São definições bem diferentes... Já viste que bem, aprendeste uma coisa hoje :)

YOU SEE WHAT HAPPENS WHEN YOU MISS SCHOOL?

magico_scbraga

Quote from: D.Wade3 on 30 de March de 2015, 00:53
O que me dá mais gozo é que eu é que faltei ao respeito a este e aquele, mas o "outro" lado da discusão é que me usa termos como dementes, limitações mentais,etc etc...Vá siga para bingo...

Como até ao 4º ano não ensinam bem isto, eu passo a explicar... É possivel faltar ao respeito sem insultar. São defenições bem diferentes... Já viste que bem, aprendeste uma coisa hoje :)

*A definição (e não defenição) de insulto em meia dúzia de palavras.

set5

Quote from: magico_scbraga on 30 de March de 2015, 00:55

Como até ao 4º ano não ensinam bem isto, eu passo a explicar... É possivel faltar ao respeito sem insultar. São defenições bem diferentes... Já viste que bem, aprendeste uma coisa hoje :)

Isto é que é estar atento. Corrigi isto no momento a seguir a ter postado, mas se te vens com um erro ortografico, parabens.

E sim, faltei ao respeito e insultei, porque nao sou eu que vou respeitar quem diminui as opçoes dos outros. Eu nasci no hospital S.Joao, vivi em braga, e agora vivo no porto outra vez. Devia apoiar os tripas?

Esse senhor que tens na foto, se não me engano é de guimaraes, e vive em nespereira. No entanto é um símbolo do nosso clube...

magico_scbraga

Quote from: D.Wade3 on 30 de March de 2015, 00:57

Isto é que é estar atento. Corrigi isto no momento a seguir a ter postado, mas se te vens com um erro ortografico, parabens

Evito recorrer a cenários eróticos para expor a minha opinião, pelo que explicarei, sinteticamente, o que disse, já que não ando aqui para me chatear com ninguém.
É que, na mesma frase em que dizes ser possível faltar ao respeito sem insultar, explicitas o teu ponto de vista recorrendo ao insulto. Tiveste, por ironia do destino, o azar de te enganares numa palavra que se soletra facilmente. Acontece a todos. Até aos que julgam estar num pedestal.

set5

Quote from: magico_scbraga on 30 de March de 2015, 01:03

Isto é que é estar atento. Corrigi isto no momento a seguir a ter postado, mas se te vens com um erro ortografico, parabens

Evito recorrer a cenários eróticos para expor a minha opinião, pelo que explicarei, sinteticamente, o que disse, já que não ando aqui para me chatear com ninguém.
É que, na mesma frase em que dizes ser possível faltar ao respeito sem insultar, explicitas o teu ponto de vista recorrendo ao insulto. Tiveste, por ironia do destino, o azar de te enganares numa palavra que se soletra facilmente. Acontece a todos. Até aos que julgam estar num pedestal.

Dizer que não andas aqui para te chateares com ninguem e depois tentar impor opiniões retrógradas, e sem qualquer tipo de base factual, e até salientar erros ortográficos é que é uma boa ironia...
Qualquer pessoa deveria apoiar o clube da terra, numa utopia, mas e se não apoiam todos na realidade, vamos estar a atirar isso à cara das pessoas? Fazer o bullying que estava a ser feito?  Se achas que sim força, mas como já te disse no meu post anterior (que nem citaste completamente), acho que essa foto não está aí bem colocada.

Existem adeptos do benfica no porto e adeptos do porto em lisboa...

só uma nota, caso não tenhas reparado, quase todos os meus posts têm modificações logo após serem postados, é porque eu reparo caso tenha dado pontapés na lingua portuguesa e corrijo.

magico_scbraga

Quote from: D.Wade3 on 30 de March de 2015, 01:08
Quote from: magico_scbraga on 30 de March de 2015, 01:03

Dizer que não andas aqui para te chateares com ninguem e depois tentar impor opiniões retrógradas, e sem qualquer tipo de base factual, e até salientar erros ortográficos é que é uma boa ironia...
Qualquer pessoa deveria apoiar o clube da terra, numa utopia, mas e se não apoiam todos na realidade, vamos estar a atirar isso à cara das pessoas? Fazer o bullying que estava a ser feito?  Se achas que sim força, mas como já te disse no meu post anterior (que nem citaste completamente), acho que essa foto não está aí bem colocada.

Existem adeptos do benfica no porto e adeptos do porto em lisboa...

Presumo que te refiras à foto do Custódio, que, por ter passado a melhor fase da sua carreira no Braga, onde se sentiu acarinhado, diz que é adepto do Braga. O que tu não dizes, porque não te convém, é que eu jamais insultei alguém. Desafio-te, aliás, a pegares em algum dos meus comentários e decifrar alguma frase que se assemelhe a um insulto.
A minha opinião, retrógrada porque tu impões que seja retrógrada, é somente isso: uma opinião.
Uma opinião que foi explicitada sem que alguma vez tivesse sentido a necessidade de menorizar alguém que não concorde comigo. O que eu não percebo é como se pode apelar à tolerância  e depois, num acto revelador de preconceito, insinuar que nas claques coabita, única e exclusivamente, gente intelectualmente desprezível. Porque, para ti, acérrimo defensor da tolerância, alguém que pertença a uma claque (e que, pelo que dizes, não pode ser levado a sério), alguém que, mesmo não pertencendo a uma claque, só tenha o 4º ano, deve sentir-se diminuído perante quem concluiu uma licenciatura; perante quem se encontra em fase de mestrado; perante quem atingiu o grau de Doutor.
É que eu, que me abstenho de referir as minhas habilitações para procurar credibilizar uma opinião, nunca precisei de vir para um fórum sugerir a um forista que desse uma olhadela à minha tese de mestrado. E, acredites ou não, já te vi fazê-lo.
Espero que, por ora, já tenhas percebido que o respeito se conquista, não por decreto, não pelas habilitações, mas pela credibilidade que se vai demonstrando. Credibilidade que tem como condição sine qua non a coerência do discurso. E o teu discurso, pacificador aqui, insultuoso ali, fica a dever muito à coerência.
E, uma vez mais, digo: não ando aqui para me chatear com ninguém. Nem com moderadores que apelidam de dementes aqueles que de si discordam, nem com foristas que, para se colocarem num pedestal, precisam de "pisar" os outros.

LS

2 páginas de off-tópic e os moderadores nada.

Critica-se tudo e todos por tudo e por nada. Cada um é do clube que é. Eu sou do SCB e se fosse de uma cidadezita dos arredores era também, o SCB é um clube duma região e não de uma só cidade. Somos capital de distrito.

É preciso saber separar as coisas, entre ser de Braga / Barcelos / Vila Verde / whatever, e apoiar o Braga, ou apoiar os estarolas, é muito diferente...

boneli

Por favor, falemos do jogo!

E que tal o 11 que vamos apresentar?

Meio campo qual vai ser?

Pardo ou Pedro Santos?

Tiago Gomes ou Djavan?  8)

Saudações Braguistas.

rpo.castro

Para os únicos bracarenses que aqui existem (os outros ficam bem abaixo no medidor de Braguismo), será que estão a apoiar o clube da terra?

Será que não deveriam antes apoiar o Soarense, o Arsenal ou o Celeirós? Não será esse o clube da terra? Ou terão sido concebidos no parque do 1º de maio e por isso sentem mais o Braga que alguém do Alentejo ou de Lisboa?
Quem não sente não é filho de boa gente.

A.COSTA

KRITCIUK

BAIANO.      SANTOS.        SASSO.         DJAVAN

MAURO.         LUIZ CARLOS

R. MICAEL

PEDRO SANTOS.             ZÉ LUÍS.          RAFA

Deixava para o jogo com R. Ave ... ANDRÉ PINTO, DANILO, PEDRO TIBA, PARDO e ÉDER (eventualmente).  Também TIAGO GOMES fica ao dispor. MATHEUS não costuma jogar nas taças e como está a recuperar ficava de fora. 
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

BrunoSCB21

Temos de estar juntos. Deixem essas discussões de quem é mais braguista e concentrem-se em apoiar o clube.
Todos a Barcelos!

Pardo levou o 5º amarelo com Académica, certo? Penso que não pode jogar.

Cá vai onze:

Legião

Fazer gestão neste jogo deve ser um pouco complicado, o campeonato está parado alguns dias e não sei até que ponto isso não terá influencia depois no ritmo de jogo para 3ª feira, o Rio Ave fez um amigável com o Leixões durante a semana por outro lado temos jogadores com muitos minutos nas pernas, SC saberá o que será melhor.

Ter atenção às expulsões, lembro-me de termos um jogador, o Hugo Viana, que foi expulso antes de uma meia-final para a Taça de Portugal contra os espanhóis e que falta fez.

Edit: Fui confirmar, o jogo não foi para a meia-final mas antes 4ª de final da Taça, ter atenção aos cartões.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

LS

Matheus

Goiano            Sasso                    Santos           Tiago Gomes

Mauro 

L. Carlos                Naço

Agra                                                              F. Martins

Éder

Siga que o que importa é terça... Não podemos facilitar em termos de lesões/amarelos antes do jogo mais importante da época a par do de Vila do Conde.

BrunoSCB21

Quote from: SCB - 4 ever on 30 de March de 2015, 12:34
                                    Matheus

Goiano            Sasso                    Santos           Tiago Pinto

Mauro 

L. Carlos                Naço
Agra                                                              F. Martins

Éder

Quem?  ;D

Magicobraga

Quote from: brunoscb21 on 30 de March de 2015, 13:29
Quote from: SCB - 4 ever on 30 de March de 2015, 12:34