News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 10/03

Started by JotaCC, 10 de March de 2015, 08:14

Previous topic - Next topic

JotaCC

Baiano: "Estou com um ritmo melhor"

Cumpre a quarta temporada com a camisola do Sp. Braga e confessa sentir-se melhor do que nunca. Aos 28 anos, Baiano é titularíssimo no onze de Sérgio Conceição, na asa direita da defesa arsenalista - soma 25 jogos, entre campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga - e foi escolhido pelos adeptos como o melhor jogador da partida da 24.ª jornada, frente ao FC Porto, na passada sexta-feira.

Em entrevista à revista oficial do clube, Baiano revela que a renovação de contrato - que aconteceu, recentemente, e liga o brasileiro ao Sp. Braga até 2018 - dá confiança extra.
"Quando cheguei aqui acabei por ter o azar de me lesionar. Na primeira época, joguei metade dos jogos, mas depois tive de parar devido a lesão. Esta época estou com um ritmo melhor, tenho tido uma sequência maior de jogos e tem corrido melhor. Dentro do balneário sinto a confiança de todos no meu trabalho", sublinhou o lateral, confessando não ter hesitado, nem pensado "duas vezes", quando foi proposta a renovação.

"Desde que cheguei ao Sp. Braga fui bem recebido por toda a estrutura. O Sp. Braga é um grande clube, onde vou continuar a minha carreira e onde pretendo continuar a evoluir. O apoio que tenho tido de todos tem sido muito importante na minha carreira, mesmo nos momentos difíceis. Este sinal de confiança por parte do clube, como do treinador, motiva-me a trabalhar ainda mais", destacou.

Numa entrevista onde elogia o clube, Baiano lembra a grandeza do Sp. Braga e é claro quando questionado sobre como olham os adversários para os guerreiros do Minho: "todas as equipas que defrontam o Sp. Braga dão o máximo. Muitos desses jogadores gostariam de jogar neste clube. Isso mostra o respeito que tem". Baiano diz ser um jogador com posição "calma" no balneário, ao contrário de outros colegas de equipa "que gostam mais de palhaçada e brincadeira, tipo o Santos e o Micael, mas isso é bom, faz parte".

Considerando que um lateral "tem um papel muito importante na equipa" - "a subida do lateral ajuda e desequilibra bastante" - Baiano analisa ainda as diferenças entre o futebol europeu e brasileiro. "Aqui na Europa temos de defender bem e atacar também. No Brasil é diferente, é mais atacar, já uma posição mais solta", rematou.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

MENOS RAFA DO QUE NA ÉPOCA ANTERIOR
Produção do médio-ofensivo é inferior à de 2013/14 e a queda mais acentuada verifica-se no número de golos marcados: de nove para quatro

Quim Machado "Toda a gente sabe que ele tem valor e qualidade para jogar num clube ainda maior. Mas os olheiros podem não ficar convencidos"
Ex-treinador de Rafa no Feirense


Intermitência do ribatejano contribuiu para a substituição no jogo com o FC Porto e tem levado os adeptos a suspirarem pelo regresso do "velho Rafa". Quim Machado entende que terá perdido motivação

Rafa tem registado uma quebra de rendimento, tendo mesmo sido substituído com o FC Porto
Depois de uma época de estreia bastante produtiva em Braga, Rafa não tem conseguido evitar uma queda de rendimento. O médio-ofensivo só apareceu a espaços esta temporada e essa perda de influên
cia está refletida nas estatísticas que apresenta. Enquanto em 2013/14 contabilizou 13 ações decisivas (golos e assistências)em 32 jogos pela equipa principal, agora só leva sete. E já somou 30 aparições. Por isso, o facto de ter sido o segundo jogador escolhido por Sérgio Conceição para ser substituído contra o FC Porto, na sexta-feira, para dar lugar a Salvador Agra, não surpreendeu ninguém.Nem mesmo os adeptos, que há muito se interrogam o que é feito do "velho Rafa".
Se em matéria de assistências a diferença entre as duas épocas nem é muito acentuada (quatro em 2013/14 e três agora), quando se olha para o número de golos marcados é impossível não notar a divergência. Rafa fez nove na última temporada, ao passo que na atual anotou apenas quatro. E esse é um aspecto que, de acordo com Quim Machado, o internacional português tem de corrigir rapidamente. "O Rafa precisa de fazer golos para sobressair.Caso contrário torna-se mais difícil. Falta-lhe ser constante; marcar e assistir os companheiros com maior regularidade", aponta a O JOGO o ex-treinador do ribatejano no Feirense.
Instado a indicar as razões que poderão estar na origem deste declínio, Quim Machado considera que a motivação poderá ser, agora, menor do que quando chegou a Braga. "Na última época as coisas acontecerem-lhe de uma forma muito rápida. Ele começou o campeonato muito motivado, os golos foram saindo, apareceu a primeira chamada à Seleção Nacional, a chamada ao Mundial, os primeiros rumores do interesse de bons clubes europeus... Ainda por cima não se concretizou qualquer transferência. Tudo isso mexe", garante o treinador, consciente de que "a inconstância pode gerar dúvidas nas pessoas". "Toda a gente sabe que ele tem valor e que tem qualidade para jogar num clube ainda maior. Mas os olheiros das equipas podem não ficar convencidos se o Rafa não voltar a ser o que era", rematou. A partida com o Benfica, na qual estarão vários caça-talentos, será uma boa oportunidade para iniciar o regresso a esse passado recente.



3 QUESTÕES A CARLOS GARCIA
"Encarar o Benfica de forma positiva"

1 Que explicações aponta para a quebra de rendimento de Rafa?
—Reconheço que o Rafa tem tido menor abrangência e importância no coletivo do Braga. Na época passada tinha mais explosão na procura do golo.

2 O que falhou frente ao FC Porto?
—Faltou ambição e um pouco mais audácia. Não sei se a equipa ficou intimidada ou receosa, a verdade é que se protegeu muito, jogou com linhas recuadas e não conseguiu sair para o contragolpe. Além disso, o Rúben Micael jogou um pouco mais atrás e isso afetou o fulgor atacante da equipa, que costuma sair bem para o ataque, procurando o erro do adversário.

3 Acredita numa mudança de postura?
—A postura terá sempre de ser diferente. Apesar de o jogo ser fora,o Braga já venceu duas vezes o Benfica esta época e tem potencial para o voltar a fazer. Só tem de encarar o jogo de uma forma mais positiva.



SALVADOR A SONHAR COM A TAÇA

Presidente do Braga reforça o desejo de vencer a competição, assim como assegurar o regresso às competições europeias
Na habitual mensagem aos adeptos publicada na revista do clube, António Salvador destaca o facto de a equipa estar próxima das metas definidas para esta época. "Tirando o percalço da Taça da Liga, estamos bem posicionados para cumprir o que nos propusemos no início desta longa caminhada.O facto de termos consolidado o quarto lugar na I Liga foi mais um passo importante para alcançarmos os nossos objetivos", escreveu o presidente dos minhotos, reforçando os desejos para 2014/15. "Ficar entre os quatro primeiros e regressar às competições europeias é o nosso principal foco, bem como conquistar aTaça de Portugal", frisou, considerando "exímio" o percurso da equipa nestas duas competições. Aos adeptos, que elogiou,António Salvador garantiu ainda que o "Braga, como clube ambicioso, não vai parar de crescer".



BAIANO FOI O MELHOR EM CAMPO

Depois de, na jornada anterior, com o Rio Ave, terem escolhido Pedro Tiba, os adeptos do Braga, desta vez, elegeram Baiano como melhor jogador em campo na derrota caseira com o FC Porto, na sexta-feira, por 1-0. O lateral direito brasileiro tem feito a época mais consistente e com maior sequência de jogos a titular desde que chegou ao clube, em 2011, e tem vindo a conquistar o carinho dos adeptos arsenalistas. De resto, em janeiro, Baiano reforçou a ligação ao clube, prolongando o contrato, que chegava ao fim no término desta época, até junho de 2018.

O JOGO

JotaCC

Marselha e Valência abrem "leilão" por Pedro Tiba

BRAGA Jornais editados em Marselha insistem que o Olympique quer levar o centrocampista do Braga e que o treinador Marcelo Bielsa tem o jogador, de 26 anos, no topo das prioridades. Entretanto, o site Tuttomercatoweb adianta que também o Valência sondou o clube minhoto sobre as condições de uma eventual transferência. Segundo a mesma fonte, o Braga pede quatro milhões de euros, no que se adivinha que seja a base de licitação para um animado leilão no mercado de verão.

JN

JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC


JotaCC


Bruno3429

Artur Soares Dias nomeado para o Benfica – SC Braga

Artur Soares Dias, da Associação de Futebol do Porto, foi o escolhido pelo Conselho de Arbitragem para dirigir a receção do Benfica ao SC Braga, partida de maior destaque da jornada 25 do Campeonato.

O árbitro, de 35 anos, vai estrear-se esta temporada em jogos do Benfica e arbitrar pela segunda vez encontros da equipa bracarense, depois de ter estado na vitória caseira frente ao Moreirense, por 1-0, na 19.ª jornada.

De destacar ainda as nomeações de Jorge Tavares (AF Aveiro) para o FC Porto-Arouca, enquanto Rui Costa (AF Porto) vai arbitrar a visita do Sporting ao recinto do Marítimo.

Nomeações:

Sexta-feira, 13/3:

Paços de Ferreira – Boavista, Manuel Oliveira (Porto)

Sábado, 14/3:
Benfica – SC Braga, Artur Soares Dias (Porto)

Vitória de Guimarães - Vitória de Setúbal, Paulo Baptista (Portalegre)
Belenenses – Estoril, Luís Ferreira (Braga)

Domingo, 15/3:
Académica – Nacional, Nuno Almeida (Algarve)
Gil Vicente – Moreirense, Hugo Miguel (Lisboa)
Penafiel - Rio Ave, Cosme Machado (Braga)
Marítimo – Sporting, Rui Costa (Porto)
FC Porto – Arouca, Jorge Tavares (Aveiro)

A Bola

Bruno3429

«Ficar entre os primeiros e regressar à Europa é o objetivo» - António Salvador

O presidente do Sporting de Braga recordou os objetivos do clube para esta época. Ficar entre os quatro primeiros classificados na liga, voltar às competições europeias e vencer a Taça de Portugal são as ambições de António Salvador.

«Ficar entre os quatro primeiros e regressar às competições europeias é o nosso principal foco, bem como conquistar a Taça», disse o presidente à revista do clube.

António Salvador considera que a equipa está num bom caminho em direção às metas travadas no início da temporada. «Tirando o percalço da Taça da Liga, estamos bem posicionados para cumprir o que nos propusemos no início desta longa caminhada», afirmou o responsável.

António Salvador concluiu dizendo que a «consolidação do quarto lugar é algo que representa um passo importante» para a equipa minhota.

A Bola