News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 08/02

Started by Pé Ligeiro, 08 de February de 2007, 08:49

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Carlos Fernandes
"É problema do técnico"


Passado o jogo com o Aves, que tirou o Braga de uma série preocupante de quatro partidas consecutivas sem ganhar na Liga, num desfecho que Carlos Fernandes admite ser "motivador", até porque permitiu "escapar" de um grupo de equipas cujos pontos os colocavam muito próximos do emblema minhoto.
Sem poder jogar em Leiria, por força do quinto amarelo que viu diante do conjunto avense, o lateral lembrou que a formação da cidade do Lis "está mais forte", além de, nesta altura, ser um concorrente directo do Braga. "Vamos lá com a ambição de ganhar", confirmou o jogador que, por outro lado, não se revela nada preocupado com o regresso de Jorge Luiz ao Braga. "Vi isso com naturalidade, ele fez épocas excelentes aqui e voltou porque a SAD quer ter bons jogadores para cada sector. Quanto a isso constituir um problema para mim, não é verdade, isso é um problema do técnico, que possui três bons jogadores para o mesmo lugar", argumentou.
A conversa seguiu depois para o jogo europeu com o Parma, com Carlos Fernandes a desejar que o Braga "tenha argumentos para vencer os dois jogos" diante do conjunto parmesão. "Vamos ter tempo de analisar o seu valor, para tentar bloquear os seus pontos fortes e explorar os fracos", acrescentou o lateral, que tem ainda na memória as dificuldades da eliminatória com o Chievo. "Fizemos um excelente jogo aqui, mas lá foi muito complicado para seguirmos em frente", lembrou, dizendo não acreditar na crise que o Parma está a viver na Série A italiana.
 
"Isenção na Taça na altura certa"

Depois de ter eliminado, não sem susto, o Pontassolense na V eliminatória da Taça de Portugal, o Braga ficou à espera de conhecer o nome do futuro adversário para uma eliminatória que será disputada num mês muito complicado, dado o conjunto de partidas que a equipa minhota tem para disputar neste período. Assim, quando a bolinha da isenção premiou o Braga – na última vez que tal sucede na edição deste ano da competição – foi um regozijo no balneário, como testemunhou Carlos Fernandes. Que, sem esquecer o embate com o Parma, destacou a importância de a equipa passar a ter mais um dia de descanso. "Claro que ficamos felizes, uma isenção é sempre bem vinda", começou por dizer o lateral minhoto, lembrando o calendário "carregado" de jogos dos bracarenses até ao final do mês. "Por isso digo que foi muito bom que tivesse acontecido agora, pois o jogo com o Parma será preparado de outra forma", confessou o jogador, agradado com o passo sem esforço do Braga para a ronda seguinte. A próxima eliminatória da Taça de Portugal disputa-se este sábado.



Parma viaja na quarta-feira

O primeiro jogo do confronto europeu que vai opor o Braga ao Parma ainda está à distância de uma semana, mas já é possível avançar que a presença de adeptos italianos no Estádio Municipal não irá além de algumas (poucas) centenas de "tiffosi". A razão é simples: a viver uma fase de pouca notoriedade na Série A, a equipa onde milita o internacional português Fernando Couto não tem conseguido cativar os seus adeptos para as deslocações domésticas, o mesmo se verificando quando tem de viajar para o estrangeiro para os jogos da Taça UEFA.
Na semana passada, a SAD minhota enviou para Parma 400 ingressos de valor único – 25 euros – e do clube recém-adquirido pelo milionário Tomasso Ghirardi ainda não chegou qualquer resposta tendo em vista a eventual devolução dos ingressos.
Entretanto, a equipa classificada no penúltimo lugar da liga italiana chega na próxima quarta-feira ao Porto, ficando depois hospedada numa unidade hoteleira de Braga. A meio da tarde, pelas 17h00, o técnico Stefano Piolo dará uma conferência de imprensa no Estádio Municipal, seguindo-se o treino de ambientação ao relvado e iluminação artificial do recinto minhoto. Uma nota apenas: o treino será aberto à Comunicação Social só no primeiro quarto de hora.



Madrid está quase pronto


Madrid está restabelecido dos problemas físicos que o afectaram e prepara-se para regressar à competição. O médio argentino cumpre a derradeira fase da reintegração progressiva e inclusive já treina com bola, perspectivando-se que possa integrar o leque de opções para a recepção ao Parma. Madrid, recorde-se, efectuou o último jogo na Liga frente ao Benfica (a 18 de Novembro passado), regressando apenas no embate da Taça com o Pontassolense (a 21 de Janeiro). Depois voltou a parar até... agora.



Andrade com mialgia
Chaves com gripe

Numa semana em que o importante é gerir o desgaste, as lesões parecem querer continuar a aparecer. Contudo, o sinal de alarme ainda não tocou

A semana mais calma da vida do Braga nos últimos meses – não vai competir este fim de semana, por força de ter ficado isento no sorteio da Taça – tem sido pródiga em novidades no departamento clínico, quase se verificando à velocidade de uma por dia. Depois de Nem ter abandonado o jogo domingo à noite com queixas na coxa direita, tendo-lhe sido, então, detectada uma mialgia de esforço, ontem foi a vez Andrade não comparecer no relvado pelo mesmo motivo. À tarde, nova baixa, desta vez Ricardo Chaves, a contas com um surto gripal. Nada de preocupante, contudo, pelos motivos atrás referidos – o jogo com o Parma será apenas no dia 15 e ainda há tempo para, em tranquilidade, recuperar os jogadores.
De resto, gestão tem sido a palavra de ordem, como se verificou no treino da manhã, com quatro dos onze titulares no domingo a começarem o apronto com trabalho diferenciado. Falamos de Paulo Jorge, Vandinho, Zé Carlos e Luís Filipe, afinal o quarteto de jogadores mais utilizados na presente temporada no conjunto arsenalista. Novidade foi também a presença de Madrid e Castanheira no relvado, em contacto com a bola – antes haviam corrido na companhia de Pedro Costa, autorizado a abandonar mais cedo o apronto.
Na parte da tarde, Rogério Gonçalves orientou uma sessão privada, em que ainda não participou Gama, que por ter regressado do estágio da selecção sub-20 foi autorizado a treinar apenas hoje. Nem já esteve no relvado e Paulo Santos seguiu o sentido inverso, ficando-se pelo ginásio em trabalho compensatório.
Gama regressou ontem do estágio da selecção sub-20, mas foi autorizado a treinar apenas hoje



Andrade solicita estatuto de igualdade

Andrade vai solicitar o estatuto de igualdade. Os serviços do Braga estão a elaborar a processo de pedido de autorização de residência, que num dos próximos dias irá ser entregue no SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) para, após a recepção deste visto, enviar o dossiê para o MAI (Ministério da Administração Interna) com a solicitação do Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres. A soliticação dos arsenalistas não se prende com um eventual excesso de extra-comunitários, uma vez que, além de Andrade, apenas o argentino Madrid e o peruano Rodriguez são verdadeiramente "estrangeiros".



Boavista resolveu dívida

O Braga recuou na intenção de apresentar na Liga a queixa que já havia preparado contra o Boavista, na sequência dos atrasos na resolução da dívida ainda referente à transferência de Elpídeo Silva. O clube do Bessa conseguiu entretanto resolver a situação através de letras, pelo que a SAD arsenalista reconsiderou a decisão anterior.



Paíto e Jorge Luiz discutem vaga

Paíto e Jorge Luiz são os naturais concorrentes de Carlos Fernandes nas funções de lateral-esquerdo. Como este completou uma série de cinco cartões amarelos, tendo de cumprir um jogo de suspensão diante do Leiria, o moçambicano e o brasileiro têm um prazo até ao próximo dia 18, data do confronto da cidade do Lis, para convencer o técnico Rogério Gonçalves e ganhar o lugar.



Jogadores solidários nas Oficinas S. José

O guarda-redes Dani Mallo, o centrocampista Castanheira e o ala-direito Davide participaram ontem ao final da tarde numa iniciativa de carácter social promovida pelo Superbraga.com (site dos adeptos do SC Braga) e deslocaram-se às Oficinas S. José, uma instituição de solidariedade social, onde conviveram durante algum tempo com uma série de crianças desfavorecidas. Para além da habitual distribuição de autógrafos, os três profissionais arsenalistas conversaram com os miúdos, trocaram opiniões e procuraram transmitir algumas experiências, respondendo posteriormente a questões mais objectivas, relativas à actividade de futebolistas, colocadas por todos os presentes nas Oficinas de S. José. Importante, para os jogadores, como figuras públicas que são, foi a satisfação sentida por poderem de alguma forma contribuir para momentos de felicidade das crianças.



Vidigal , jogador do Livorno
"As probabilidades de sucesso dividem-se em 50% para o Braga e para o Parma"


Em virtude do conhecimento que possui do Parma e do Braga, que se pode esperar na eliminatória da Taça UEFA que se avizinha?
O Braga tem vindo a realizar bons campeonatos e esta época já demonstrou que a nível europeu também pode fazer coisas interessantes, pelo que considero que as duas equipas estão em igualdade de circunstâncias para passar a eliminatória. No entanto, se o Braga apresenta alguma regularidade nas provas em que está a participar, já o Parma está a surpreender nas competições europeias mas a desiludir no campeonato, fruto, na minha opinião, da irreverência da juventude do plantel, que na UEFA tem conseguido boas exibições e resultados interessantes. De qualquer forma, em termos de qualidade as equipas equivalem-se e por isso reparto em cinquenta por cento o favoritismo de cada uma.
 
"Há que ter em atenção o Morfeo, que pode resolver um jogo"

Quais são os pontos mais e menos fortes do Parma?
O Parma vale essencialmente pelo colectivo, mas o Braga terá que ter em atenção o Morfeo que, para além de ser um internacional experiente, é o "dez" por quem passa todo o futebol do Parma e que quando está bem pode sozinho resolver um jogo. Por outro lado, como equipa italiana que é, o Parma irá por certo ser uma equipa tacticamente disciplinada, que procurará conseguir num lance aquilo que a maioria das equipas procura durante todo um jogo, isto é, chegar à vantagem. E se o conseguir as coisas ficarão difíceis para o Braga, pois o Parma irá fechar-se e apostar no contra-ataque, aspecto em que as equipas italianas são fortes. Por outro lado, o Braga pode tentar explorar a fragilidade psicológica do Parma, em virtude de o clube se encontrar em risco de falir e da existência de problemas entre o grupo e a administração, o que anda de alguma forma a afectar a estabilidade do grupo.
 
"Estou bem no Livorno"

Quais as suas expectativas para o futuro?
Estou tranquilo e contente por representar o Livorno, clube com o qual tenho mais um ano de contrato. Estou bem aqui.

IN O JOGO

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



Andrade com mialgia
É RECUPERÁVEL PARA A TAÇA UEFA



No arranque da preparação para a recepção ao Parma, Andrade apresentou sintomas de uma mialgia e, por precaução, foi poupado à dupla sessão do dia.

O central Nem, que foi rendido com queixas idênticas no jogo com o Aves, iniciou à tarde a sua reintegração, enquanto Ricardo Chaves parou com síndrome gripal e Paulo Santos fez trabalho compensatório.

Todos eles deverão estar aptos para o jogo da Taça UEFA, o mesmo sucedendo com Madrid, que já está em fase de reintegração progressiva. Bruno Gama esteve ausente, na Selecção de Sub-20.

IN RECORD


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++




"Temos argumentos para ganhar ao Parma"


A uma semana do primeiro jogo com o Parma, a contar para os 16 avos-de-final da Taça UEFA, as atenções bracarenses já estão totalmente viradas para a eliminatória europeia. O facto de ter ficado isenta dos oitavos-de-final da Taça de Portugal, marcados para depois de amanhã, permite à equipa minhota preparar de imediato a recepção aos italianos, que está a ser aguardada com natural expectativa.

"Temos argumentos para ganhar ao Parma e queremos fazê-lo cá e lá. Estamos empenhados para tentar aproveitar os pontos frágeis do Parma e atenuar os pontos fortes", afirmou ontem o lateral Carlos Fernandes, destacando a importância da primeira mão "Jogaremos em casa e, se conseguirmos um resultado igual ao do primeiro jogo da eliminatória com o Chievo (2-0), será muito bom. Mesmo assim, depois dessa partida toda a gente pensou que o apuramento estava resolvido, mas em Verona sentimos muitas dificuldades para passar. Eliminar equipas italianas é sempre muito complicado".

O esquerdino recordou, também, a vitória de domingo passado sobre o Aves, que permitiu ao Braga recuperar o quarto lugar da Liga. "Estávamos há quatro jogos sem vencer no campeonato, pelo que foi um resultado importante. Fizemos uma boa exibição, apesar de termos falhado na concretização e de só termos marcado perto do fim", afirmou Carlos Fernandes, depois do primeiro dos dois treinos realizados ontem pelo plantel arsenalista.

Nem e Andrade foram poupados na sessão da manhã, devido a ligeiros problemas musculares, sem gravidade. Andrés Madrid, Castanheira e Maciel continuam a recuperação das lesões que os têm afastado da competição, tendo trabalhado de forma condicionda. A prioridades dos responsáveis bracarenses é colocar o médio argentino à disposição de Rogério Gonçalves o mais depressa possível, já que a sua presença no jogo com o Parma é considerada essencial.

IN JN
BRAGA SEMPRE MAIS!

nandes





Carlos Fernandes considera o parma ao alcance dos minhotos


O Chievo também caiu





UMA equipa italiana infunde sempre enorme respeito mas o historial e estatuto europeu do Parma são, garantidamente, pistas de um passado que não reflectem a crise que assalta a turma de Fernando Couto. A UEFA é uma saída airosa para os dramas transalpinos, mas é, também, uma prova de resistência para os bracarenses.

Ainda não está feita a radiografia do Parma, mas Carlos Fernandes espera que o Sp. Braga «tenha argumentos para vencer os dois jogos».

Não faz a coisa por menos o lateral-esquerdo, ciente de que o estilo italiano nem sempre é bem encaixado pela urgência dos portugueses em resolver tudo depressa e bem. Mas o exemplo de Chievo, ainda fresco na memória dos bracarenses, estimula os sonhos.

«Era bom repetir o resultado em casa (O Braga venceu por 2-0, n.d.r), mas não seria sinónimo de eliminatória decidida. Lembro que na altura sentimos muitas dificuldades em Itália», onde o Sp. Braga foi derrotado por 1-2.

A receita para o sucesso é temperar as expectativas, não desprezar a força do adversário nem confundir respeito com subserviência.

«Acredito que o Sp. Braga tem boas chances de passar à fase seguinte. Temos qualidade para isso», afirma Carlos Fernandes, que no plano interno viu a luta pelo lugar de lateral intensificar-se com a entrada de Jorge Luiz, companheiro que substituíra na época passada:

«É natural que a SAD aposte em bons valores. Houve uma oportunidade, ele veio e a mim isso não me complica a vida. Complica, sim, a vida ao treinador, que passa a ter mais opções.»

Parma chega um dia antes

O Parma chega na próxima quarta-feira a Braga, 24 horas antes do desafio da primeira mão, treinando-se nesse mesmo dia no relvado do Estádio Municipal. Para a cidade italiana seguiram 400 bilhetes destinados aos adeptos do clube.



Factura do esforço

Mialgia travou Andrade



Andrade foi baixa no treino de ontem. O brasileiro sofreu uma mialgia resultante da carga competitiva. O médio esteve mais de um mês parado depois da conclusão do campeonato brasileiro. A sua condição física, embora aceitável, não atingiu patamares elevados, situação que contribuiu para o surgimento da lesão muscular que, não sendo grave, pode perturbar os planos de Rogério Gonçalves para o compromisso da Taça UEFA, numa fase em que Madrid está reintegrado mas sem índices físicos para competir. Nem também pisou o relvado, enquanto Castanheira fez treino condicionado. Maciel foi poupado de manhã para subir à tarde ao palco dos treinos. Ricardo Chaves esteve ausente devido a uma gripe.


In A Bola



UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL