News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 17/12

Started by JotaCC, 17 de December de 2014, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Apelo à raça guerreira para quebrar maldição de mais de 60 anos

60 anos, um mês e 16 dias. Estávamos a 31 de Outubro de 1954 quando o Sp. Braga festejou o único triunfo em Lisboa, diante do Benfica, do histórico de jogos para o campeonato, Taça de Portugal e Liga Europa, na altura, curiosamente, no Estádio do Jamor, casa emprestada aos encarnados. Mario Imbelloni, aos 67 minutos, marcou o golo da vitória bracarense, equipa que nunca mais conseguiu trazer da capital um triunfo frente às águias.

Um registo que mais parece maldição, mas que o técnico Sérgio Conceição está apostado em quebrar, naquele que é um objectivo da época. Para isso, o apelo é claro e direccionado à raça guerreira que já se viu em campo no duelo da anterior eliminatória da Taça de Portugal, em Guimarães, no dérbi minhoto diante do Vitória, que ditou o triunfo por 2-0 e a passagem aos oitavos-de-final da prova rainha do futebol nacional.

A atravessar um excelente momento de forma - fruto de um ciclo vitorioso e sem derrotas que já dura há quase três meses - o Sp. Braga vai à Luz de olhos postos em dar tudo para fazer história e contrariar o favoritismo caseiro das águias e uma estatística desfavorável. Os números em 63 duelos entre Benfica e Sp. Braga são expressivos: 50 triunfos encarnados, 12 empates e apenas uma vitória, a tal de há mais de 60 anos.

Nos últimos anos, o melhor que os arsenalistas conseguiram na Luz, foi um empate, na temporada 2012/13, a duas bolas, com um golo de Mossoró e Melgarejo, na própria baliza. A supremacia na Taça de Portugal é também encarnada: quatro jogos e quatro triunfos: 2-0 (4.ª eliminatória 2010/11); 3-1 (meias-finais 1988/89); 3-1 (quartos-de-final 1965/66) e 9-0 (meias-finais 1964/65).

Responsabilidade vs motivação

De um lado responsabilidade. Do outro motivação. O duelo de amanhã dos oitavos-de-final da Taça de Portugal, entre Benfica e Sp. Braga, no Estádio da Luz, é encarado pelos adeptos bracarenses e antigos jogadores como um desafio de elevada dificuldade, sobretudo pelo favoritismo caseiro atribuído aos encarnados. Contudo, os guerreiros poderão surpreender e seguir em frente pela motivação que significa um duelo de Taça.

"Vai ser um jogo muito equilibrado, devido ao cariz para ambos os clubes. Num jogo a eliminar vai ser, tremendamente, competitivo e espero um Sp. Braga à imagem do jogo da Taça em Guimarães, muito combativo, sério e determinado a vencer. Mas sabemos que o Benfica aposta nesta competição e vem motivado pela vitória ao FC Porto", explicou Toni.

O treinador - e antigo jogador do Sp. Braga - perspectiva, por isso, um jogo "difícil" e "muito equilibrado" e considera que a diferença "pode ser o valor individual dos jogadores encarnados, que podem resolver jogos a qualquer momento, como o Lima, que apareceu no jogo no Dragão".

Apesar do contexto de dificuldades, Toni está optimista: "o Sp. Braga também tem valores individuais e tudo terá a ver com os níveis de concentração e ambição. A motivação vai estar muito presente neste jogo e quem cometer menos erros vai estar mais próximo de ganhar".

Sem apontar prognósticos - "porque apesar de o Benfica jogar com o factor casa a seu favor, o Sp. Braga vai estar mais motivado" - o treinador considera essa a principal arma para os guerreiros levarem a melhor diante das águias. "Diria sempre que a motivação está do lado do menos favorito. A grande responsabilidade está do lado do Benfica e a motivação do lado do Sp. Braga", sublinhou.

Toni elogia os bracarenses "pelo colectivo" e pela "forma pragmática" e "realista" de jogar.
Também António Duarte, antigo dirigente do Sp. Braga, não espera facilidades, no entanto, realça o "futebol competente e organizado" dos arsenalistas.

"Acredito que podemos ultrapassar o Benfica. Vamos defrontar uma grande equipa, mas o Sp. Braga tem as suas armas. É uma equipa que joga nos olhos e, se for um Sp. Braga à imagem dos últimos jogos, acredito, sinceramente, que vamos passar a eliminatória. Queremos estar na final e vamos fazer tudo para vencer", frisou, destacando o "colectivo poderoso" e individualidades como Rafa e Éder e um meio-campo "muito forte".

CORREIO DO MINHO

JotaCC


JotaCC

Djavan à prova da dispensa
Lateral-esquerdo cruza-se pela primeira vez com o Benfica, onde iniciou a época e foi riscado

Contratado pelo Benfica à Académica, entusiasmou-se com uma "oportunidade que ninguém pode desperdiçar", conforme disse na altura, mas a chegada de Eliseu à Luz desviou-o para o Braga
Face ao problema físico que afeta Tiago Gomes, Djavan prepara-se para realizar o segundo jogo consecutivo como titular. Este encerra a curiosidade de o lateral-esquerdo regressar à casa de partida em 2014/15.
Figura de destaque na Académica de Sérgio Conceição, o brasileiro despertou o interesse de alguns clubes, com Braga e Benfica à cabeça.Os lisboetas ganharam a corrida, com a grandeza do clube a atrair a motivação do jogador. "Houve outros clubes interessados em mim, mas quando surgiu o Benfica não tive dúvidas. Vestir esta camisola é uma oportunidade única e ninguém pode desperdiçar. Não se preocupem, vou honrá-la", afirmou Djavan à BTV, quando o negócio foi oficializado.
O esquerdino iniciou a pré-temporada sob a orientação de Jorge Jesus, mas acabou por não fazer se quer qualquer jogo de preparação pelo Benfica. Apontado ao onze no primeiro encontro particular dos encarnados, na Taça de Honra da AF Lisboa, ante o Estoril, contraiu uma lesão muscular nesse mesmo dia e acabou por passar os restantes dias que viveu no Benfica em recuperação. Até que a contratação de Eliseu ao Málaga foi o fim da linha para Djavan no clube da Luz.Com opções de sobra para a lateral esquerda (Eliseu, Benito, André Almeida e Sílvio), o Benfica resolveu encontrar uma solução para Djavan e vendeu-o ao Braga por um milhão de euros.
O brasileiro assinou pelos minhotos um contrato com a mesma duração daquele que o ligava ao Benfica e foi a principal novidade da festa de apresentação do clube, frente ao Corunha, no início de agosto. E enfrentou a mudança de forma pacífica. "Não fiquei desiludido. O Benfica é uma grande equipa, não tenho que reclamar. O treinador Jorge Jesus também está de parabéns, o pouco que eu tive ali também aprendi com ele, mas agora tenho de pensar no Braga que é o meu clube", afirmou então Djavan,que amanhã reencontra o Benfica, desta vez na condição de adversário.



DADOS

4 JOGOS
As vezes em que alinhou pelo Braga na I Liga. Após dois meses de fora, por lesão, voltou à equipa no sábado, frente ao Belenenses
II 2 LIGA
Antes de jogar no Restelo, ganhou ritmo em dois jogos pela equipa B
6 BENFICA
Pela Briosa, defrontou as águias duas vezes e perdeu ambas por 3-0

O JOGO

JotaCC

Braga na Luz para esfolar borrego de 60 anos

ALÉM DO REPTO histórico, o jogo de amanhã, para os oitavos de final da Taça de Portugal, também é um gigante desafio estatístico para o Braga, que nunca ganhou na Luz... Com toda a evidência, a equipa minhota dá-se muito mal com os ares da capital e a única vez que lá ganhou ao Benfica até foi em Oeiras, no Estádio do Jamor. O borrego tem mais de... 60 anos! Mario Imbelloni, atacante argentino, marcou o golo dessa vitória braguista (1-0), a 31 de outubro de 1954.
Nessa época, o Braga também tinha uma grande equipa. Tanto que, no desafio da segunda volta do campeonato, no Minho, brindou o Benfica com uma goleada por 50. Daquela vitória no Jamor resta a memória. Foi só uma, para amostra. Foi um "acidente" estatístico, numa história de claro domínio benfiquista.
Nos outros 62 jogos disputados no Estádio da Luz (57 para o campeonato, quatro para a Taça e uma para a Liga Europa), o Benfica ganhou 50 e cedeu apenas 12 empates. Nos 63 encontros em que foram anfitriãs do Braga, as águias marcaram 187 golos e sofreram 35.
Para este registo tão desequilibrado contribuem as goleadas dos tempos da Rádio, como dois 8-2, em 1950 e em 1952, um 7-0, em 1964, ou a mãe de todas as goleadas, o 90 de 1965. Eram outros tempos, os de José Águas (18 golos), os de Eusébio (17) e os de Nené (14).
Já nesta época, o Benfica sofreu a única derrota para o campeonato no Estádio Municipal de Braga, por 2- 1. A história segue já amanhã, no que será mais um teste à evidente retoma da equipa de Sérgio Conceição, que não perde há seis jornadas do campeonato, desde a visita ao Estádio do Dragão, e que, mais uma vez, está na Taça para atingir um objetivo tão perseguido na era António Salvador.
A equipa braguista faz o último ensaio para o jogo da Luz no treino marcado para esta manhã, nos relvados secundários da "pedreira". Após o almoço, parte para Lisboa, com todas as armas na bagagem. Pedro Tiba e Rafa estão recuperados e o guarda-redes russo Kritciuk deverá ser titular.



EXCURSÃO PARA UNS 300 ADEPTOS...

O Braga devolverá cerca de 200 dos 500 bilhetes recebidos para o jogo na Luz. O facto de o desafio ser a um dia de trabalho explica a fraca adesão das claques braguistas. A deslocação, de autocarro, custa 22,5 euros e já inclui bilhete para o jogo. A excursão partirá de Braga pelas 14 horas e fará a viagem de regresso logo após o encontro, que tem início marcado para as 20 horas.

JN

JotaCC


Bruno3429

«Não vou mudar de objetivos só porque jogámos frente ao Benfica» – Sérgio Conceição
Pedro Lobão 

Sérgio Conceição fez ao início da tarde a antevisão da deslocação até ao Estádio da Luz onde irá defrontar o Benfica. O técnico confessou que espera um jogo muito difícil.

«Vamos tentar dar continuidade àquilo que temos feito no campeonato e na Taça de Portugal mas sabemos que vamos defrontar uma equipa muito forte, que joga em sua casa e que vem moralizada depois de uma importante vitória», referiu.

Os bracarenses foram os protagonistas da única derrota encarnada no campeonato, mas o técnico arsenalista rejeita comparações com o último encontro entre as duas equipas.

«O jogo do campeonato nada tem a ver com este. Temos que estar concentrados se queremos vencer. São competições diferentes e, pela experiência que tenho, este jogo também o será», argumentou.

O treinador disse ainda que se a equipa quer fazer história tem que eliminar todos os adversários que lhe aparecem pela frente.

«Sempre disse que um dos objetivos da época é chegarmos à final do Jamor. Não é porque apanhei o Benfica no sorteio que vou mudar de discurso ou de objetivo. Se queremos estar na final temos que eliminar quem nos aparece pela frente. Para fazermos história, temos que vencer a Taça», salientou.

A Bola

Zav

Sérgio Conceição: «Queremos chegar à final»

Técnico reforça bom momento minhoto.

Sérgio Conceição não vê um "muro" no jogo da Luz e mantém o objetivo firme e determinado no início da época.

"Queremos chegar o mais longe possível na Taça e o mais longe é chegar à final. Para isso, temos de ultrapassar o Benfica, é agora como podia ser mais para a frente. Quando assumimos este objetivo, o Benfica, o FC Porto e o Sporting estavam dentro da prova, portanto tínhamos sempre a possibilidade de jogar contra qualquer uma destas equipas", dissecou o treinador do Sp. Braga, na conferência de imprensa ao início da tarde.

"Queremos e vamos tentar dar continuidade ao que temos vindo a fazer no campeonato e na Taça, sabendo que vamos defrontar uma equipa moralizada e que joga em casa", disse ainda Sérgio Conceição, reforçando o facto de o Sp. Braga também estar a ultrapassar um bom momento, pois a equipa já não perde há 8 jogos, com 6 vitórias e 2 empates.

"As vitórias são sempre importantes e é sempre melhor trabalhar sobre vitórias, mas a nossa vontade é melhorar sempre, pois quem trabalha em Braga sabe que a exigência é máxima", fez questão de salientar, reconhecendo que no futebol "o mais difícil é dar continuidade às vitórias".

"O Benfica é muito forte no plano individual e coletivo. Vamos ter de ser uma equipa muito organizada, fiel ao seu processo defensivo e quando tivermos a bola saber o que fazer com ela, pois também temos jogadores que podem desequilibrar", avisou também Sérgio Conceição, fechando a conferência com a ideia de que a vitória no campeonato, num jogo realizado em Braga, não serve de referência. Recorde-se que o Sp. Braga é a única equipa até ao momento a ganhar ao Benfica no plano interno.

"Não penso nesse jogo. Ganhámos ao Benfica no campeonato, mas são jogos completamente diferentes. Temos de nos concentrar naquilo que temos a fazer, sabendo que tudo tem de ficar decidido e nestes grandes jogos são os pormenores, uma bola parada, ou até nos penálties, como pode acontecer neste", concluiu.

RECORD

Zav

"Objetivo não muda por defrontarmos o Benfica"

Sérgio Conceição, treinador do Braga, não teme o adversário ou o historial do clube no Estádio da Luz. A meta continua a ser chegar ao Jamor.

A confiança de Sérgio Conceição em conduzir o Braga continua a mesma de sempre. Apesar de o próximo adversário dar pelo nome de Benfica, e de os arsenalistas nunca terem ganho no Estádio da Luz, o treinador mantém o objetivo inicial.

"Não mudámos os objetivos em função dos adversários que nos calham. Quando dissemos que queríamos chegar o mais longe possível, isto é, à final, sabíamos que o Benfica, o FC Porto e o Sporting ainda estavam na competição", lembrou o técnico dos bracarenses.

Questionado se pretendia fazer história e tornar-se no primeiro treinador do Braga a vencer o Benfica na Luz, Conceição respondeu lembrando que "na história ficam apenas os que ganham". No entanto, isto não quer dizer esteja à espera de um jogo fácil.

"Mesmo não estando num dia feliz, o Benfica pode resolver o jogo num pormenor. Estão mais fortes e viu-se no Dragão que tem melhorado muito a defender. Não gosto é de ver que uns são taticamente perfeitos e nós, quando fazemos isso, somos defensivos", encerrou.

OJOGO

Zav

"Para fazer história temos que ganhar a Taça de Portugal"

Sérgio Conceição considera que o Benfica foi "tacticamente perfeito" no Dragão. O treinador do Braga prevê duelo equilibrado na Luz, para os oitavos-de-final da Taça de Portugal.

O Sporting de Braga não altera o rumo determinado no início da temporada e o objectivo na Taça de Portugal passa por chegar ao Jamor. Pela frente, nos oitavos-de-final, tem o detentor do troféu, mas isso não intimida o treinador.

"Não vamos mudar objectivos em função do adversário. Para fazer história temos que ganhar a Taça de Portugal", referiu Sérgio Conceição, em conferência de imprensa. O técnico espera um duelo equilibrado e difícil diante de uma equipa que pode vencer, mesmo se tiver um dia mau.

Além disso, detalha Conceição, surge muito moralizada após a vitória no clássico, em que foi "tacticamente perfeito". O treinador ressalva, no entanto, que do Minho viajará até à Luz uma equipa igualmente confiante, que não perde há oito jogos: "Vamos tentar dar continuidade ao que temos vindo a fazer, sabendo que vamos defrontar uma equipa muito forte, que joga em casa e está moralizada".

Sérgio Conceição está convencido que num desafio desta dimensão serão pormenores que vão definir o vencedor. O que garante é que o Braga não vai mudar de identidade e irá lutar para estar presente nos quartos-de-final da Taça.

O Benfica-Sp. Braga é esta quinta-feira, às 20h00. Jogo com transmissão na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

RR

JotaCC

Sérgio Conceição e o Clássico
"Benfica foi mais realista, taticamente foi perfeito"
Sporting de Braga e Benfica defrontam-se na quinta-feira, às 20h00, no Estádio da Luz, em Lisboa, jogo que será arbitrado por Artur Soares Dias, do Porto.

O treinador do Sporting de Braga, Sérgio Conceição, disse hoje querer dar continuidade ao bom momento da equipa e prosseguir na Taça de Portugal de futebol, tendo para isso que vencer o Benfica no Estádio da Luz.
"Vamos tentar dar continuidade ao que temos vindo a fazer no campeonato e na Taça de Portugal, mas sabemos que vamos defrontar uma equipa muito forte, que joga em casa e está moralizada", afirmou na antevisão do jogo de quinta-feira, dos oitavos de final da prova.
A equipa bracarense regista cinco vitórias e dois empates nas últimas sete partidas, que lhe valeram a subida ao quarto lugar da I Liga e a qualificação para esta fase da Taça de Portugal.
"As vitórias são sempre importantes e é sempre melhor trabalhar sobre bons resultados, mas a nossa motivação tem que ser diária e não em função de um ou outro resultado. Agora temos que dar continuidade, que é o mais difícil no futebol", disse.
O treinador elogiou o Benfica, considerando "uma equipa muito forte, individual e coletivamente" e, por isso, o Braga terá que ser uma "equipa muito bem organizada e fiel aos seus princípios no processo defensivo".
"Quando tivermos a bola temos jogadores para, em qualquer momento, desequilibrarem. Estamos conscientes do nosso valor e do que podemos fazer", disse.
O Benfica vem de uma importante vitória no Estádio do Dragão, frente ao FC Porto (2-0), para o campeonato, mas Sérgio Conceição defendeu que "os jogos mais difíceis acabam por não o ser e vice-versa" e, "mesmo estando num dia pouco feliz, o Benfica pode sempre resolver um jogo pela sua qualidade individual".No Dragão, vimos o Benfica a respeitar muito o FC Porto, a condicionar muito a saída da bola, a pensar que o momento sem bola é um momento importante no jogo. Foi mais realista e ganhou, taticamente foi perfeito. Não fico é tão contente quando fazemos o mesmo tipo de jogo e os críticos dizem que somos uma equipa defensivaSérgio Conceiçãop>
Sérgio Conceição considerou que a turma de Jorge Jesus "está mais forte porque tem consciência do que são os outros adversários, teve uma evolução grande nos últimos tempos porque é forte quando se trata de defender e isso tem melhorado o que é o Benfica", disse.
"No Dragão, vimos o Benfica a respeitar muito o FC Porto, a condicionar muito a saída da bola, a pensar que o momento sem bola é um momento importante no jogo. Foi mais realista e ganhou, taticamente foi perfeito. Não fico é tão contente quando fazemos o mesmo tipo de jogo e os críticos dizem que somos uma equipa defensiva", apontou.
O treinador notou ainda que este tipo de "grandes jogos decidem-se nos pormenores, num lance de bola parada, numa perda de bola em zonas em que as equipas são fortes - ou nos penáltis".
A semana "arsenalista" começou com alguns jogadores condicionados, como Pedro Tiba, Baiano ou Rafa, sendo que em relação ao primeiro as dúvidas foram dissipadas pelo técnico, tendo o médio já treinado sem limitações na terça-feira.
Rafa e Baiano, contudo, também devem recuperar e ser opção para Sérgio Conceição, apesar da lista de convocados só ser divulgada no dia do jogo.
Sporting de Braga e Benfica defrontam-se na quinta-feira, às 20h00, no Estádio da Luz, em Lisboa, jogo que será arbitrado por Artur Soares Dias, do Porto.

SAPO DESPORTO

JotaCC

Rui Águas: «Jogo é muito mais importante para o SC Braga»

Benfica x SC Braga é o jogo grande dos oitavos de final da Taça de Portugal entre duas equipas que fazem parte do restrito lote dos que já festejaram a conquista da segunda prova mais importante do futebol português. Numa entrevista concedida ao zerozero.pt, Rui Águas, que já integrou a equipa técnica dos dois clubes, diz que a partida desta quinta-feira é mais importante para os minhotos do que para as águias.

Apesar de o Benfica já estar fora das competições europeias, tendo agora que se concentrar nas provas internas, Rui Águas considera que o jogo entre o clube da Luz e o SC Braga, «um competidor de respeito», é mais essencial para os arsenalistas.

«Será sempre muito mais importante para o SC Braga, este fenómeno Taça, mesmo que jogado no estádio da Luz, do que para o Benfica, que tem outros horizontes, outros poderes», analisou o atual selecionador de Cabo Verde, apesar de não se mostrar indiferente ao «poder» que o clube bracarense tem «acrescentado de há dez/doze anos para cá à sua equipa de futebol».

Diz o nosso entrevistado, que trabalhou na estrutura das águias entre 2007 e 2010, que apesar de os minhotos «já terem andado perto» na luta pelo título nacional, os «poderios» entre as duas equipas são diferentes, sendo por isso «nestas competições» como a Taça de Portugal «que o SC Braga mais aposta».

«Claro que o campeonato é importante, a classificação, mas é sempre uma conquista muito difícil», perspetivou, fazendo a análise pelo prisma arsenalista, onde trabalhou como treinador adjunto entre 2003 e 2006.

No palmarés do SC Braga já está uma Taça da Liga, ganha em 2013 sob o comando de José Peseiro e uma Taça de Portugal, festejada em 1965/66. Com o FC Porto fora da corrida [foi eliminado na terceira eliminatória pelo Sporting] e a possibilidade de deixar para trás, nestes oitavos de final, o Benfica, outro candidato, abrem-se boas perspetivas à caminhada dos minhotos.

«A Taça de Portugal é uma prova de grande importância no nosso calendário e é nesta em que os clubes menos grandes depositam essa possibilidade de consagração, de conquista», completou Rui Águas, ciente das fichas que o clube minhoto, comandado por Sérgio Conceição, vai apostar nesta ronda da competição.

Acima de tudo, e já mesmo em jeito de remate, o treinador assumiu um discurso de fair-play, rematando com os desejos de que a partida desta quinta-feira, marcada para as 20h00 no estádio da Luz, seja «interessante e vibrante», considerando que será «equilibrado, com certeza».

ZEROZERO

JotaCC

Sérgio Conceição quer continuar bom momento do Braga e eliminar Benfica da Taça

O treinador do Sporting de Braga, Sérgio Conceição, disse hoje querer dar continuidade ao bom momento da equipa e prosseguir na Taça de Portugal de futebol, tendo para isso que vencer o Benfica no Estádio da Luz.

"Vamos tentar dar continuidade ao que temos vindo a fazer no campeonato e na Taça de Portugal, mas sabemos que vamos defrontar uma equipa muito forte, que joga em casa e está moralizada", afirmou na antevisão do jogo de quinta-feira, dos oitavos de final da prova.

A equipa bracarense regista cinco vitórias e dois empates nas últimas sete partidas, que lhe valeram a subida ao quarto lugar da I Liga e a qualificação para esta fase da Taça de Portugal.

"As vitórias são sempre importantes e é sempre melhor trabalhar sobre bons resultados, mas a nossa motivação tem que ser diária e não em função de um ou outro resultado. Agora temos que dar continuidade, que é o mais difícil no futebol", disse.

O treinador elogiou o Benfica, considerando "uma equipa muito forte, individual e colectivamente" e, por isso, o Braga terá que ser uma "equipa muito bem organizada e fiel aos seus princípios no processo defensivo".

"Quando tivermos a bola temos jogadores para, em qualquer momento, desequilibrarem. Estamos conscientes do nosso valor e do que podemos fazer", disse.

O Benfica vem de uma importante vitória no Estádio do Dragão, frente ao FC Porto (2-0), para o campeonato, mas Sérgio Conceição defendeu que "os jogos mais difíceis acabam por não o ser e vice-versa" e, "mesmo estando num dia pouco feliz, o Benfica pode sempre resolver um jogo pela sua qualidade individual".

Sérgio Conceição considerou que a turma de Jorge Jesus "está mais forte porque tem consciência do que são os outros adversários, teve uma evolução grande nos últimos tempos porque é forte quando se trata de defender e isso tem melhorado o que é o Benfica", disse.

"No Dragão, vimos o Benfica a respeitar muito o FC Porto, a condicionar muito a saída da bola, a pensar que o momento sem bola é um momento importante no jogo. Foi mais realista e ganhou, tacticamente foi perfeito.

IONLINE

JotaCC

Sérgio Conceição "Objetivo não muda por defrontarmos o Benfica"
Sérgio Conceição, treinador do Braga, não teme o adversário ou o historial do clube no Estádio da Luz. A meta continua a ser chegar ao Jamor

A confiança de Sérgio Conceição em conduzir o Braga continua a mesma de sempre. Apesar de o próximo adversário dar pelo nome de Benfica, e de os arsenalistas nunca terem ganho no Estádio da Luz, o treinador mantém o objetivo inicial.

"Não mudámos os objetivos em função dos adversários que nos calham. Quando dissemos que queríamos chegar o mais longe possível, isto é, à final, sabíamos que o Benfica, o FC Porto e o Sporting ainda estavam na competição", lembrou o técnico dos bracarenses.

Questionado se pretendia fazer história e tornar-se no primeiro treinador do Braga a vencer o Benfica na Luz, Conceição respondeu lembrando que "na história ficam apenas os que ganham". No entanto, isto não quer dizer esteja à espera de um jogo fácil.

"Mesmo não estando num dia feliz, o Benfica pode resolver o jogo num pormenor. Estão mais fortes e viu-se no Dragão que tem melhorado muito a defender. Não gosto é de ver que uns são taticamente perfeitos e nós, quando fazemos isso, somos defensivos", encerrou.

NOTICIAS AO MINUTO

JotaCC

Sérgio Conceição: "Sabemos que vamos defrontar uma equipa muito forte"
Técnico do Sporting de Braga quer prolongar o bom momento da sua equipa e eliminar o Benfica da Taça de Portugal.

Sérgio Conceição quer dar continuidade ao bom momento do Sporting de Braga e prosseguir na Taça de Portugal, tendo para isso que vencer o Benfica no Estádio da Luz.

"Vamos tentar dar continuidade ao que temos vindo a fazer no campeonato e na Taça de Portugal, mas sabemos que vamos defrontar uma equipa muito forte, que joga em casa e está moralizada", afirmou na antevisão do jogo de quinta-feira, dos oitavos-de-final da prova.

A equipa bracarense regista cinco vitórias e dois empates nas últimas sete partidas, que lhe valeram a subida ao quarto lugar da I Liga e a qualificação para esta fase da Taça de Portugal.

"As vitórias são sempre importantes e é sempre melhor trabalhar sobre bons resultados, mas a nossa motivação tem que ser diária e não em função de um ou outro resultado. Agora temos que dar continuidade, que é o mais difícil no futebol", disse.

O treinador elogiou o Benfica, considerando "uma equipa muito forte, individual e colectivamente" e, por isso, o Braga terá que ser uma "equipa muito bem organizada e fiel aos seus princípios no processo defensivo".

"Quando tivermos a bola temos jogadores para, em qualquer momento, desequilibrarem. Estamos conscientes do nosso valor e do que podemos fazer", disse.

O Benfica vem de uma importante vitória no Estádio do Dragão, frente ao FC Porto (2-0), para o campeonato, mas Sérgio Conceição defendeu que "os jogos mais difíceis acabam por não o ser e vice-versa" e, "mesmo estando num dia pouco feliz, o Benfica pode sempre resolver um jogo pela sua qualidade individual".

Sérgio Conceição considerou que a turma de Jorge Jesus "está mais forte porque tem consciência do que são os outros adversários, teve uma evolução grande nos últimos tempos porque é forte quando se trata de defender e isso tem melhorado o que é o Benfica", disse.

"No Dragão, vimos o Benfica a respeitar muito o FC Porto, a condicionar muito a saída da bola, a pensar que o momento sem bola é um momento importante no jogo. Foi mais realista e ganhou, tacticamente foi perfeito. Não fico é tão contente quando fazemos o mesmo tipo de jogo e os críticos dizem que somos uma equipa defensiva", apontou.

O treinador notou ainda que este tipo de "grandes jogos decidem-se nos pormenores, num lance de bola parada, numa perda de bola em zonas em que as equipas são fortes - ou nos penáltis".

A semana "arsenalista" começou com alguns jogadores condicionados, como Pedro Tiba, Baiano ou Rafa, sendo que em relação ao primeiro as dúvidas foram dissipadas pelo técnico, tendo o médio já treinado sem limitações na terça-feira.

PUBLICO

Zav

Salvador Agra regressa aos convocados, Tiago Gomes falha jogo na Luz

Sérgio Conceição convocou 23 jogadores para o encontro desta quinta-feira com o Benfica, no Estádio da Luz, referente aos oitavos de final da Taça de Portugal.

Desta forma, o técnico convocou praticamente o plantel todo, deixando apenas de fora os lesionados José Luís e Tiago Gomes.

Quem está de regresso após cumprir castigo é Salvador Agra. O extremo, autor do golo que ditou a vitória bracarense sobre as águias no Campeonato, foi convocado e será opção para o ataque.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Kritciuk, Matheus e Golas;

Defesas: Sasso, André Pinto, Baiano, Djavan, Santos, Boly e Marcelo Goiano

Médios: Luiz Carlos, Rúben Micael, Pedro Tiba, Danilo, Custódio e Mauro;

Avançados: Sami, Ederzito, Rafa, Pedro Santos, Alan, Agra e Pardo.

ABOLA

Zav

Salvador Agra de regresso após castigo

Para o jogo com o Benfica para a Taça de Portugal.

Afinal, ao contrário do que foi comunicado logo após a conferência de imprensa ao início da tarde desta quarta-feira, quando a informação era de que a lista dos convocados para o jogo com o Benfica só seria divulgada na quinta-feira, em pleno dia do jogo, os eleitos de Sérgio Conceição constam numa nota no site do clube.

Devido às dúvidas que ainda subsistem sobre a disponibilidade de Rafa e Baiano, o treinador do Sp. Braga alargou os convocados para 23 elementos, incluindo o terceiro guarda-redes Victor Golas, uma vez que Matheus trabalhou no início da semana de forma condicionada. Os únicos elementos que não foram chamados para o jogo desta quinta-feira à noite (20 horas), no Estádio da Luz, frente ao Benfica, em jogo da Taça de Portugal, são Tiago Gomes e Zé Luís, estes ainda a recuperar de problemas físicos.

Salvador Agra está de regresso às opções, depois de cumprir castigo.

Eis os convocados que seguiram esta tarde rumo a Lisboa:

Guarda-redes: Kritciuk, Matheus e Victor Golas

Defesas: Sasso, André Pinto, Baiano, Djavan, Santos, Boly e Marcelo Goiano

Médios: Luiz Carlos, Ruben Micael, Pedro Tiba, Danilo, Custódio e Mauro

Avançados: Sami, Éder, Rafa, Pedro Santos, Alan, Salvador Agra e Pardo

RECORD

Zav

Sp. Braga: «carrasco» Salvador Agra de volta para o Benfica

Sérgio Conceição chama 23 jogadores para a Luz.

A chamada de Salvador Agra é a única novidade na lista de convocados do Sp. Braga para o jogo com o Benfica, esta quarta-feira, na Luz, a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.

Recorde-se que o avançado português, que cumpriu castigo na última ronda, foi o «carrasco» das águias no jogo da Liga, na Pedreira, marcando o golo que valeu a vitória à equipa de Sérgio Conceição.

O técnico bracarense, de resto, chamou 23 jogadores para este embate, deixando de fora apenas os lesionados Tiago Gomes e Zé Luís.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Kritciuk e Matheus e V.Golas

Defesas: Sasso, André Pinto, Baiano, Djavan, Santos, Boly e M.Goiano

Médios: Luiz Carlos, Ruben Micael, Pedro Tiba, Danilo, Custódio e Mauro

Avançados: Sami, Ederzito, Rafa, Pedro Santos, Alan, Salvador Agra e Pardo

MAIS FUTEBOL