News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 02/10

Started by JotaCC, 02 de October de 2014, 07:39

Previous topic - Next topic

JotaCC


JotaCC


JotaCC

Luís Freitas Lobo

Definição de circulação: por onde deve a bola entrar?

O crescimento do Braga, nas últimas épocas, tem-lhe permitido, até, furar por entre os "grandes". Os últimos tempos foram, porém, complicados. Sérgio Conceição procura reconstruir a equipa, mas não busca fazer revoluções na sua forma de jogar. Há uma base de modelo para pegar. E há, depois, as suas ideias para ir colocando nos princípios de jogo. A utilização das características dos jogadores é fundamental nesse processo. O que eles podem dar para essa construção coletiva. Pedro Tiba é o novo "motor" no sentido de equilibrar as diferentes linhas do meio campo onde Danilo, com a devida "aculturação tática", tem tudo para se fixar como pivô. Ligando bem estes dois jogadores, o onze tem, desde logo, conectado o início da sua ideia de jogo. O médio mais ofensivo é mais difícil definir. Alan já não tem a rotação do passado, mas tem a técnica e o passe que outros não têm. É um jogador com olhos por todo o corpo, que pacifica o jogo quando recebe a bola, enquanto Micael, impulsivo e que num rasgo pode abanar tudo (o adversário e até sua própria equipa), o agita por vezes de mais. E digo isto porque, vendo a equipa jogar, sinto que necessita definir melhor a sua circulação no meio-campo ofensivo. Para isso, esse lugar é fundamental. Tiba, quando recebe a bola em zonas mais adiantadas, explica isso muito bem. Na visão e no passe. Com bons alas, como definir Rafa? Para mim, é no centro que gosto de o ver pegar no jogo. Por uma simples razão: também joga bem a partir da ala, mas é quando pega no centro (ou meia-esquerda) que acaba melhor as jogadas. A base da equipa não é difícil de definir. Mesmo o nº 9 (Éder tem muito futebol dentro dele, e vendo-o o jogar acho sempre que tem muito mais do que ele sabe e acredita ter). O exemplo de como um jogador, como uma equipa, é muitas vezes mais do que luta ou tenta jogar aquilo que a cabeça manda.

O JOGO

JotaCC

FORTALEZA DE CONCEIÇÃO TESTADA PELOS GRANDES
BRAGA Desde 2011/12 que não havia tal consistência. A segunda melhor defesa da I Liga só tem pela frente a do FC Porto, até no sentido literal

"A prioridade vai para a proteção da baliza e só depois é exercida pressão" Dito Ex-central do Braga

Dragões e águias são os próximos adversários dos bracarenses, que, segundo Dito, ex-central do clube, têm sido bem-sucedidos a defender por espelharem o que o treinador foi como atleta: valente e aguerrido

O Braga está mais seguro do que em épocas anteriores. A subida de rendimento é percetível a olho e nu e por enquanto vai encontrando correspondência nos números. Os bracarenses sofreram apenas três golos nas primeiras jornadas do campeonato e,em Portugal, só são superados pelo FC Porto, o adversário que se segue. Desde 2011/12, com Leonardo Jardim, que não se via um registo tão bom em igual período (na altura levavam dois encaixados). A diferença da equipa montada por Sérgio Conceição para a de Jesualdo Ferreira (2013/14, seis golos) ou a de José Peseiro (2012/13, dez golos) está, segundo Dito, ex-central do clube, no posicionamento defensivo dos jogadores, mas não se esgota por aí: "Há um modelo que o Sérgio [Conceição] preconiza e que espelha na perfeição o que ele era como jogador: valente e aguerrido. E os jogadores estão a espelhar isso em campo." FC Porto e Benfica serão
os próximos a pôr a fiabilidade defensiva do Braga à prova, em dois jogos em que apenas a valentia e a garra podem não ser suficientes para travar dragões e águias. No entanto, Dito também deteta melhorias na abordagem dos bracarenses à saída de bola dos adversários. "Percebe-se que uma das preocupações do Sérgio foi que a equipa estivesse mais protegida, daí jogar mais recuada do que sucedia, por exemplo, com José Peseiro. A prioridade, no momento da perda de bola, passa pela proteção da baliza, e só depois de os jogadores estarem organizados no campo é que é exercida pressão nalgumas áreas", explica o também ex-treinador dos juniores do Braga, acrescentando ainda que, neste processo, "toda a gente está envolvida": "Não há ninguém que fique de fora deste trabalho." O rendimento apresentado pelo Braga ganha ainda mais relevo quando se constata que Sérgio Conceição já trocou de guarda-redes e foi forçado a trocar várias peças no quarteto defensivo, que tem André Pinto como único totalista. Um sinal, segundo Dito, de que "o processo coletivo está bem assimilado", pelo que mesmo uma eventual derrota não abalará a estrutura. "Mesmo que a equipa venha a sofrer vários golos, é preciso ver de que forma eles acontecem. Até poderá comportar-se bem e os adversários estarem mais inspirados; o BATE Borisov sofreu seis do FC Porto e depois ganhou ao Atlético de Bilbau", exemplificou.



Contas da SAD apreciadas e votadas a 31 de outubro

O relatório e contas da SAD do Braga vai estar em discussão no próximo dia 31 de outubro. Os acionistas já foram convocados para uma assembleia geral, a realizar na Pedreira, na qual será apreciado e votado o último exercício, relativo à temporada de 2013/14. Só nessa altura serão divulgados os números, mas, caso haja lucros, esta seria a quinta vez que os bracarenses o conseguiriam, depois de terem fechado as últimas quatro temporadas com resultados positivos acima dos cinco milhões de euros.

O JOGO

JotaCC

Dúvidas no onze inicial da baliza até ao ataque

O JOGO de domingo, no Dragão (18 horas, Sport TV1), frente ao F. C. Porto, deverá voltar a evidenciar alterações no onze inicial do Braga. O técnico Sérgio Conceição tem ensaiado vários esquemas e recorrido a diversas opções, à procura de soluções para bater a turma portista.
Jogadores tido como provavelmente suplentes podem entrar nas contas para este jogo. O guarda-redes Kritciuk foi substituído por Matheus frente ao Rio Ave (3-0), mas o nervosismo patenteado pelo brasileiro pode recolocar o guardião russo na baliza. Também no eixo defensivo, Sasso, que esteve em bom plano, luta por vaga, agora que Aderlan Santos está outra vez disciplinarmente apto. Já André Pinto deve vigiar Jackson Martínez.
No lado esquerdo defensivo, Djavan, que continua a fazer treino condicionado, pode ser substituído por Tiago Gomes. No meio-campo, Custódio é nome a ter em conta. A experiência pode falar mais alto neste jogo e sacrificar Danilo. Na frente, Éder também espreita o regresso, apesar do bom momento de Zé Luís.

JN

JotaCC

Taça: Alcains visita o Sporting de Braga
O sorteio teve lugar na Federação Portuguesa de Futebol.

O Benfica e Castelo Branco vai ter de fazer "pela Taça" em Riachos. Ditou o sorteio da 3.ª eliminatória, realizado às 12H00 de quinta-feira na sede da FPF, que os albicastrenses se desloquem ao reduto do Riachense, da Série F do CNS, para esgrimirem argumentos pela continuidade em prova.
A eliminatória está marcada para o dia 19 de outubro. Já o Alcains, um dos últimos resistentes dos distritais, terá a "honra" de visitar o Estádio da Pedreira, um dos palcos do Euro'2004, para jogar com o Sporting de Braga.
A festa da Taça vem também até à Covilhã. O Sp. Covilhã vai jogar com o Benfica (a 17 ou 18 de outubro), reeditando um encontro que não se realiza desde a década de 1980.
O Vitória de Sernache, o outro representante do distrito de Castelo Branco, recebe os minhotos do Vieira, também do CNS.



RESULTADOS DO SORTEIO



Pedras Salgadas (CNS) - Torfense (2.ª L)
Chaves (2.ª L) - Cova da Piedade (CNS)
Gil Vicente (1.ª L) - Real Massamá (D)
Aves (2.ª L) - Boavista (1.ª L)
FC Porto (1.ª L) - Sporting (1.ª L)
Moreirense (1.ª L) - Pedras Rubras (CNS)
Famalicão (CNS) - Pombal (CNS)
Olhanense (2.ª L) - Oriental (2.ª L)
Casa Pina (CNS) - Vizela (CNS)
Covilhã (2.ª L) - Benfica (1.ª L)
Sourense (CNS) - Santa Eulália (CNS)
Penafiel (1.ª L) - Tondela (2.ª L)
Santa Maria (CNS) - Académica (1.ª L)
Mortágua (CNS) - Fafe (CNS)
Ribeirão (CNS) - Torreense (CNS)
Nacional (1.ª L) - Alcananense (CNS)
Riachense (CNS) - Benfica e Castelo Branco (CNS)
Feirense (2.ª L) - Amora (D)
Marítimo (1.ª L) - Gondomar (CNS)
Serzedo (D) - Espinho (CNS)
Freamunde (2.ª L) - Felgueiras 1932 (CNS)
Coimbrões (CNS) - Rio Ave (1.ª L)
Paços de Ferreira (1.ª L) - Atlético Reguengos Monzarás (CNS)
Atlético (2.ª L) - Beira-Mar (2.ª L)
Varzim (1.ª L) - Estoril Praia (1.ª L)
Operário (CNS) - Tirsense (CNS)
Moura (CNS) - Vitória SC (1.ª L)
Vitória Sernache (CNS) - Vieira (CNS)
Braga (1.ª L) - Alcains (D)
AD Oliveirense (CNS) - Belenenses (1.ª L)
Salgueiros 08 (CNS) - UD Oliveirense (2.ª L)
Vitória FC (1.ª L) - Arouca (1.ª L)

RECONQUISTA

Zav

Lote de 1500 bilhetes para o Dragão quase esgotado

Sobram apenas algumas dezenas de ingressos. Djavan retomou o trabalho na relva, embora ainda afastado do grupo.

Entre hoje e amanhã devem esgotar os 1500 bilhetes enviados pelo FC Porto, destinados, em exclusivo, aos sócios do Braga. A procura tem sido grande, restando nesta altura apenas algumas dezenas, todos ao preço único de 10 euros. O interesse dos adeptos bracarenses também poderá ter sido aguçado pela venda do pack viagem+bilhete a 15 euros.


OJOGO