News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Estádio Municipal de Braga

Started by ric, 05 de June de 2014, 18:00

Previous topic - Next topic

Chiquitilha

   Só por curiosidade, alguém se lembra da primeira maquete do estadio municipal que a CMB apresentou, com Mesquita Machado a falar para a Tv, para os jogos que se iam realizar en Braga do Euro 2004?
   Ando a virar a Net de pernas para o ar e não consigo encontrar a notícia nem as imagens...

Somos Braga!

Quote from: Lipeste on 13 de July de 2022, 11:29
AS passa uma mensagem de desagrado pela decisão da CMB mas já está a fazer contas aos milhões que o SCB irá "investir" no elefante branco (como é óbvio não será a CMB a enterrar lá mais dinheiro)...AS ficou sem cão mas já está pronto para caçar com gato porque o que realmente lhe interessa é colocar a betoneira a trabalhar e a derrapar com o SCB a inchar gato por lebre.
Ok, aceito obviamente a apinião.

Mas, qual é a alternativa? És contra construir novo estádio.  És igualmente contra melhoria do atual. A solução é deixar andar até cair?

Enviado do meu SM-A025G através do Tapatalk

O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

Guerreiro03

Quote from: Chiquitilha on 13 de July de 2022, 12:19
   Só por curiosidade, alguém se lembra da primeira maquete do estadio municipal que a CMB apresentou, com Mesquita Machado a falar para a Tv, para os jogos que se iam realizar en Braga do Euro 2004?
   Ando a virar a Net de pernas para o ar e não consigo encontrar a notícia nem as imagens...
É esta a que te referes? Lembro-me de ser bastante novo e ver um outdoor algures na cidade com o esboço deste anteprojeto, se não me engano. Não sei como é que fomos parar ao projeto do atual

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk


SCB Monsul

Honestamente eu não entendo este mito do "não se pode fazer nada sem a autorização do Souto Moura". Já revirei a internet de trás para a frente a procurar informação legal fidedigna sobre isso e até agora só encontrei entrevistas usando isso como desculpa para o não investimento no estádio.
Para gatar 2M€ para criar a zona dos amigos riquinhos, o arquiteto não se importou?
14 Novembro de 1994 - Sócio nº2320

Chiquitilha

Quote from: Guerreiro03 on 13 de July de 2022, 13:02
Quote from: Chiquitilha on 13 de July de 2022, 12:19
   Só por curiosidade, alguém se lembra da primeira maquete do estadio municipal que a CMB apresentou, com Mesquita Machado a falar para a Tv, para os jogos que se iam realizar en Braga do Euro 2004?
   Ando a virar a Net de pernas para o ar e não consigo encontrar a notícia nem as imagens...
É esta a que te referes? Lembro-me de ser bastante novo e ver um outdoor algures na cidade com o esboço deste anteprojeto, se não me engano. Não sei como é que fomos parar ao projeto do atual

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk

   É isso tudo.
   Obrigado Guerreiro03.
   Isto sim um estádio e não uma caixa de ferramenta aberta. Mas o Eng. Mesquita disse mais tarde que lhe apresentaram outro projecto (o actual do Souto Moura) e que ficou completamente apaixonado por ele e nem sequer quis mais saber deste ou de oitros que poderiam aparecer. E assim nasceu aquela aberração e sorvedouro de dinheiro.

Lipeste

#2165
Quote from: Somos Braga! on 13 de July de 2022, 12:35
Quote from: Lipeste on 13 de July de 2022, 11:29
AS passa uma mensagem de desagrado pela decisão da CMB mas já está a fazer contas aos milhões que o SCB irá "investir" no elefante branco (como é óbvio não será a CMB a enterrar lá mais dinheiro)...AS ficou sem cão mas já está pronto para caçar com gato porque o que realmente lhe interessa é colocar a betoneira a trabalhar e a derrapar com o SCB a inchar gato por lebre.
Ok, aceito obviamente a apinião.

Mas, qual é a alternativa? És contra construir novo estádio.  És igualmente contra melhoria do atual. A solução é deixar andar até cair?

Enviado do meu SM-A025G através do Tapatalk
Andam por aí vários post's que espelham bem a minha opinião relativamente à construção de um novo estádio (opinião favorável mediante a apresentação de um projecto realista...a reconstrução do 1° de Maio que andou a circular não me agradava mas se a sua demolição fosse possível já me agradava a construção de um novo estádio naquele local).

Preferia mil vezes a construção de um novo estádio, de raiz, com um investimento máximo de aproximadamente €40M, a amortizar em duas ou três décadas, do que colocar qualquer cêntimo no elefante branco onde actualmente jogarmos porque, para além de nunca vir a ser funcional e confortável, não será dificil prever que, por exemplo, um "investimento" de €10M, com as derrapagens da praxe, rapidamente se transformará em duas ou três vezes esse valor...."investir" o que quer que seja naquele buraco será sempre, em minha opinião, para servir  outros interesses que não os do SCB e dos seus adeptos e já nem falo dos contribuintes.

Pedro Bala

Quote from: SCB Monsul on 13 de July de 2022, 13:07
Honestamente eu não entendo este mito do "não se pode fazer nada sem a autorização do Souto Moura". Já revirei a internet de trás para a frente a procurar informação legal fidedigna sobre isso e até agora só encontrei entrevistas usando isso como desculpa para o não investimento no estádio.
Para gatar 2M€ para criar a zona dos amigos riquinhos, o arquiteto não se importou?

Não se importou porque não interfere na estética geral do estádio (isto é, não se vê de fora).
Para se melhorar as condições para o comum adepto seria necessária uma intervenção dessa natureza.

Somos Braga!

#2167
Quote from: Lipeste on 13 de July de 2022, 13:30
Quote from: Somos Braga! on 13 de July de 2022, 12:35
Quote from: Lipeste on 13 de July de 2022, 11:29
AS passa uma mensagem de desagrado pela decisão da CMB mas já está a fazer contas aos milhões que o SCB irá "investir" no elefante branco (como é óbvio não será a CMB a enterrar lá mais dinheiro)...AS ficou sem cão mas já está pronto para caçar com gato porque o que realmente lhe interessa é colocar a betoneira a trabalhar e a derrapar com o SCB a inchar gato por lebre.
Ok, aceito obviamente a apinião.

Mas, qual é a alternativa? És contra construir novo estádio.  És igualmente contra melhoria do atual. A solução é deixar andar até cair?

Enviado do meu SM-A025G através do Tapatalk
Andam por aí vários post's que espelham bem a minha opinião relativamente à construção de um novo estádio (opinião favorável mediante a apresentação de um projecto realista...a reconstrução do 1° de Maio que andou a circular não me agradava mas se a sua demolição fosse possível já me agradava a construção de um novo estádio naquele local).

Preferia mil vezes a construção de um novo estádio, de raiz, com um investimento máximo de aproximadamente €40M, a amortizar em duas ou três décadas, do que colocar qualquer cêntimo no elefante branco onde actualmente jogarmos porque, para além de nunca vir a ser funcional e confortável, não será dificil prever que, por exemplo, um "investimento" de €10M, com as derrapagens da praxe, rapidamente se transformará em duas ou três vezes esse valor...."investir" o que quer que seja naquele buraco será sempre, em minha opinião, para servir  outros interesses que não os do SCB e dos seus adeptos.
Demolição completa do atual 1° de Maio não é possivel.

Assim, a tua solução seria a construção de um terceiro estádio na cidade. Desde já te digo que por 40M seria impossível. Só a compra do terreno (que nem sei se "existe" uma vez que teria que ser mais central do que o EMB) e construção das acessibilidades já gastavas mais de metade desse valor.

Além de ter muitas dúvidas que alguma vez a CMB autorize tal obra, isso iria ter ainda mais anticorpos na cidade do que as outras 2 soluções. Não tenho dúvida que geraria uma onda de contestação nacional várias vezes supererior à onda gerada pela (infeliz) clausula do Carmo.


O problema, como disse anteriormente é que isto corre o risco de se tornar no "novo aeroporto de Lisboa". Como todas as soluções têm defeitos (e muito grandes) podemos andar nisto anos e nunca nada será feito.

Seja qual for a decisão,  não tenho dúvida que será fortemente contestada!! Não fazer nada (também é uma opção) será igualmente contestada.
O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

Somos Braga!

Quote from: Pedro Bala on 13 de July de 2022, 13:41
Quote from: SCB Monsul on 13 de July de 2022, 13:07
Honestamente eu não entendo este mito do "não se pode fazer nada sem a autorização do Souto Moura". Já revirei a internet de trás para a frente a procurar informação legal fidedigna sobre isso e até agora só encontrei entrevistas usando isso como desculpa para o não investimento no estádio.
Para gatar 2M€ para criar a zona dos amigos riquinhos, o arquiteto não se importou?

Não se importou porque não interfere na estética geral do estádio (isto é, não se vê de fora).
Para se melhorar as condições para o comum adepto seria necessária uma intervenção dessa natureza.
Importou sim!! E ameaçou levar o clube e a câmara a tribunal. A coisa só foi sanada porque de seguida se encomendou ao mesmo o projeto dos elevadores. Na prática, compramos o homem.

Um projecto com alterações de fundo, só tem uma hipótese: Ser feito por ele. (medo!)

Enviado do meu SM-A025G através do Tapatalk

O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

Hucry

Isto será daqueles casos que nunca agradará a toda a gente, qualquer solução que haja, causará sempre muitos anticorpos.. uma coisa tenho a certeza, por muitas melhorias que se faça no EMB, a maioria dos problemas são estruturais, problemas inultrapassáveis.

Dizem aqui para deitar abaixo as bancadas de cima e construírem uma atrás da baliza  ;D era capaz de sair mais barato detoná-lo e construir um novo. Isso é completamente inviável.

E o problema é mesmo esse, parece que todas as soluções são inviáveis.. será um problema/imbróglio que ou muito me engano, vamos morrer com ele.

Eskol

Há uns tempos a falar com malta de Aveiro descobri que os direitos que o Taveira tem sobre o estádio acabam quando a obra fizer 20 anos em 2023. Pelos vistos a Câmara está à espera para fazer algumas intervenções.
Inclusive o idiota na altura da construção exigiu que se usasse tinta de interiores no exterior e tinta de fachadas no interior porque ficava mais bonito. Enfim...

Não sei que acordo é que o "nosso" arquitecto assinou com a CMB. Será que os direitos são vitalícios?

Somos Braga!

Quote from: O ILUMINADO on 13 de July de 2022, 13:56
Isto será daqueles casos que nunca agradará a toda a gente, qualquer solução que haja, causará sempre muitos anticorpos.. uma coisa tenho a certeza, por muitas melhorias que se faça no EMB, a maioria dos problemas são estruturais, problemas inultrapassáveis.

Dizem aqui para deitar abaixo as bancadas de cima e construírem uma atrás da baliza  ;D era capaz de sair mais barato detoná-lo e construir um novo. Isso é completamente inviável.

E o problema é mesmo esse, parece que todas as soluções são inviáveis.. será um problema/imbróglio que ou muito me engano, vamos morrer com ele.
Exacto!

Diria mais, seja qual for a solução irá desagradar à grande maioria dos Bracarenses!! Ou seja, terá apenas uma pequena minoria de entusiastas.

Um grande imbróglio, sem dúvida!

Enviado do meu SM-A025G através do Tapatalk

O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

HenDua

Quote from: O ILUMINADO on 13 de July de 2022, 13:56
Dizem aqui para deitar abaixo as bancadas de cima e construírem uma atrás da baliza  ;D era capaz de sair mais barato detoná-lo e construir um novo.

Qual será o prémio do seguro em caso de atentado terrorista?  ::)

Somos Braga!

Quote from: HenDua on 13 de July de 2022, 14:06
Quote from: O ILUMINADO on 13 de July de 2022, 13:56
Dizem aqui para deitar abaixo as bancadas de cima e construírem uma atrás da baliza  ;D era capaz de sair mais barato detoná-lo e construir um novo.

Qual será o prémio do seguro em caso de atentado terrorista?  ::)
Ouvi dizer que há um gajo na russia mortinho por carregar no botão vermelho.

Enviado do meu SM-A025G através do Tapatalk

O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

Pedro Bala

#2174
Quote from: O ILUMINADO on 13 de July de 2022, 13:56
Dizem aqui para deitar abaixo as bancadas de cima e construírem uma atrás da baliza  ;D era capaz de sair mais barato detoná-lo e construir um novo. Isso é completamente inviável.

Fui eu que disse, obviamente, a gozar. A absurdidade de termos um estádio com 30 mil lugares e bancadas apenas nas laterais nunca vai deixar de me surpreender. Será sempre uma estupidez.

Deitar aquilo tudo abaixo e fazer um novo, um pouco mais afastado do monte e aproveitando toda a alameda do estádio, era capaz de não ser a pior ideia do mundo, mas pessoalmente já me mentalizei que vamos levar com o que temos mais umas boas décadas.

Nem que tivéssemos que jogar em Barcelos uma ou duas épocas, farto daquele estádio estou eu.

GverreirodoMinho

"No encontro, onde o clube apresentou um diagnóstico sobre o futebol português e anunciou que irá propor um novo modelo para os quadros competitivos, o presidente dos arsenalistas destacou também «o investimento de 45 milhões de euros que a SAD fez na cidade desportiva», cuja segunda fase estará concluída em 2023."

Adorei esta parte também, quando estiver pronta a academia vai ter custado os 60M do estádio. A aprovar um estádio de 60M, nem imagino quanto realmente custaria

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk

Sócio 2669.

Somos Braga!

#2176
Quote from: GverreirodoMinho on 13 de July de 2022, 20:52
"No encontro, onde o clube apresentou um diagnóstico sobre o futebol português e anunciou que irá propor um novo modelo para os quadros competitivos, o presidente dos arsenalistas destacou também «o investimento de 45 milhões de euros que a SAD fez na cidade desportiva», cuja segunda fase estará concluída em 2023."

Adorei esta parte também, quando estiver pronta a academia vai ter custado os 60M do estádio. A aprovar um estádio de 60M, nem imagino quanto realmente custaria

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk
A cidade desportiva teve uma "derrapagem" de mais de 100% em relação ao primeiro projeto e estimativa de custos apresentados aos sócios.

Depois, sofreu alterações várias ao projeto que não foram submetidas a aprovação dos sócios (mais campos, mais área edificada, mini estádio, etc) - legalmente não precisava, mas, devia ter sido posta à consideração dos sócios.

Mas, após apresentação do projeto final e orçamento do empreiteiro, não houve derrapagem. É bom sinal.

O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

Guerreiro03

Quote from: bstrider on 13 de July de 2022, 15:29
Tudo o que seja abandonarmos a zona do "parque norte" para mim é uma aberração e mais um desrespeito pela cidade e pelos bracarenses (sejam braguistas ou não). "Ah mas não fomos nós que escolhemos fazer assim o estádio" certo, mas ocupámo-lo por 30 anos (durante uma parte aparentemente só pagavamos o aluguer de um T0 nas parretas) e fizemos uma estrutura megalómana ao seu lado (necessária, contudo, mas aí já não há problema em ficar ali, nem problemas de acessibilidades), com doações à mistura (e o chefão ainda tem a lata de dizer que a CMB nunca ajudou em nada). Remexer noutra zona da cidade (1°de Maio ou outra zona qualquer) era voltar a arriscar um passo errado. Ficando no sítio onde está, só se "estraga uma casa".

A CMB (ps ou psd) bem sabe que ninguém vai comprar aquele mamarracho. O Braga sabe que o mais certo é ficar com o bicho de borla. Temos de ver o que é que podemos mexer com o comilão do arquiteto, ver se as ancoragens estão boas ou não, se dá pra demolir e fazer de novo, mais afastado da pedra (4 bancadas, acessos a toda a volta). Quanto ao dinheiro a gastar quem acha que a reconstrução do 1° de Maio ia custar "só" 60M, que olhe para o custo atual da cidade desportiva (de 20 passou para 45, mais do dobro).

Acessos (teríamos o mesmo problema no 1° de Maio): acho que a malta ainda tá a viver na mentira do carro e ainda não percebeu que o futuro é o autocarro, principalmente em Braga que tem cada vez mais população (não, o nó de Infías não vai ser resolvido e a variante do Cávado vai servir de pouco se o paradigma da mobilidade não for mudado). Temos vários parques nas periferias de Braga (a saber: Eleclerc, Nova Arcada, Minho Center, eventualmente até podem existir mais). Neste momento só temos 3 linhas (que eu saiba) a servir os jogos. São precisas mais linhas e mais autocarros.

Adeptos adversários (se nos mantivermos no estádio com a configuração atual): mantê-los a entrar pela Alameda (ainda mais agora com o pavilhão e toda uma zona dedicada aos adeptos do Braga) é bater no ceguinho. Metê-los lá em cima é bater no ceguinho. O lugar deles é onde já estiveram: nos setores mais afastados da pedra, na poente inferior e superior. Levá-los pelo caminho que usamos na taça da liga. Mais isolados, com estacionamento só pra eles no meio do monte, mas já dentro dos portões.

Bares e elevadores: o projeto já está feito mas ficou na gaveta desde 2017. É fazer ou reformular se for necessário.
Boa análise. Focando a minha análise na parte da mobilidade, pois desloco-me de autocarro para o estádio , de momento existem 5 linhas que servem o Estádio Municipal em dias de jogos , como exemplifica a primeira imagem . Tendo em conta que existem interfaces ( Eleclerc e Minho Center) que também  são utilizados em dias de eventos como o São João e Noite Branca (que também considero manifestamente insuficientes) , seria interessante disponibilizar autocarros para o estádio em dias de jogos a partir destes locais . Para além disso, é necessário servir outras freguesias que estão mais afastadas do centro da cidade, que penso que não sejam servidas , como , Celeirós,Aveleda, Tadim , Vilaça, e outras , sendo que para isso podiam fazer as devidas adaptações,no caso de zonas ainda não servidas pelos linhas atuais para o Estádio, ao trajeto destas linhas que foram utilizadas na Noite Branca de 2013 ( e que infelizmente não se repetiram). Analisando as linhas, fazendo eventuais ajustes e até fazendo por exemplo um teste piloto no jogo de apresentação, podiam obter-se resultados interessantes. Ainda relativamente a este aspeto , seria importante rever a hora de partida dos autocarros. Saem uma hora antes o que para mim retira um certo interesse , pois os autocarros podem eventualmente ficar presos nos engarrafamentos e a pessoa não aproveita tanto o espírito em torno do jogo.
É que em termos de acessibilidade viária, acho que não há muito que se possa fazer .

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk


PAF

Quote from: bstrider on 13 de July de 2022, 15:29
Tudo o que seja abandonarmos a zona do "parque norte" para mim é uma aberração e mais um desrespeito pela cidade e pelos bracarenses (sejam braguistas ou não). "Ah mas não fomos nós que escolhemos fazer assim o estádio" certo, mas ocupámo-lo por 30 anos (durante uma parte aparentemente só pagavamos o aluguer de um T0 nas parretas) e fizemos uma estrutura megalómana ao seu lado (necessária, contudo, mas aí já não há problema em ficar ali, nem problemas de acessibilidades), com doações à mistura (e o chefão ainda tem a lata de dizer que a CMB nunca ajudou em nada). Remexer noutra zona da cidade (1°de Maio ou outra zona qualquer) era voltar a arriscar um passo errado. Ficando no sítio onde está, só se "estraga uma casa".

A CMB (ps ou psd) bem sabe que ninguém vai comprar aquele mamarracho. O Braga sabe que o mais certo é ficar com o bicho de borla. Temos de ver o que é que podemos mexer com o comilão do arquiteto, ver se as ancoragens estão boas ou não, se dá pra demolir e fazer de novo, mais afastado da pedra (4 bancadas, acessos a toda a volta). Quanto ao dinheiro a gastar quem acha que a reconstrução do 1° de Maio ia custar "só" 60M, que olhe para o custo atual da cidade desportiva (de 20 passou para 45, mais do dobro).

Acessos (teríamos o mesmo problema no 1° de Maio): acho que a malta ainda tá a viver na mentira do carro e ainda não percebeu que o futuro é o autocarro, principalmente em Braga que tem cada vez mais população (não, o nó de Infías não vai ser resolvido e a variante do Cávado vai servir de pouco se o paradigma da mobilidade não for mudado). Temos vários parques nas periferias de Braga (a saber: Eleclerc, Nova Arcada, Minho Center, eventualmente até podem existir mais). Neste momento só temos 3 linhas (que eu saiba) a servir os jogos. São precisas mais linhas e mais autocarros.

Adeptos adversários (se nos mantivermos no estádio com a configuração atual): mantê-los a entrar pela Alameda (ainda mais agora com o pavilhão e toda uma zona dedicada aos adeptos do Braga) é bater no ceguinho. Metê-los lá em cima é bater no ceguinho. O lugar deles é onde já estiveram: nos setores mais afastados da pedra, na poente inferior e superior. Levá-los pelo caminho que usamos na taça da liga. Mais isolados, com estacionamento só pra eles no meio do monte, mas já dentro dos portões.

Bares e elevadores: o projeto já está feito mas ficou na gaveta desde 2017. É fazer ou reformular se for necessário.
A parte do transporte públicos é interessante. O municipal é servido por 1 linha (ou até nenhuma). O 1º de maio diria que quase diretamente é servido por todas as linhas da cidade, ou com uma ligação fácil. Praticamente não seria necessário inventar nada.
Para o EMB meter mais linhas é quase impossível, teriam que ser todas criadas de raiz para os jogos (que é o que é feito) e praticamente impraticável. Não serão mais que 100 ou 200 pessoas a ir para os jogos de Bus isto depois de 20 anos. Qualquer pessoa fora da cidade ir ver um jogo à noite é impossível nos dias de hoje e nos outros dias é uma aventura só para malucos.
A noite branca (uso quase sempre) são João, etc, não é um bom exemplo, porque simplesmente as pessoas não tem hora especifica para chegar ou vir embora. NO jogo não dá para atrasar. Em 30 minutos do continente ao estádio o BUS faria 2 trajetos? Num jogo grande se calhar nem um... Para as freguesias mais distantes é impraticável, mais ainda com os horários dos jogos.
Eu também acho que o futuro é o autocarro, mas quando o carro deixar de ser futuro, já o Municipal se foi há muito! Alguém acredita que o Municipal vai durar 50 anos no ativo com as condicionantes que tem? Acho que é mais fácil o Braga fechar portas que isso acontecer.
Tudo o que o pessoal sugere continua a ser para fazer do estádio um estádio dos anos 50 do século passado ou pior que isso. Será para gastar dezenas de milhões e ficar uma porcaria na mesma, tem condicionantes de raiz que tornam impossível algumas das mudanças. Só mesmo mandando abaixo. Não esquecendo que não é só investir mais, obviamente os custos de manutenção também disparam e o retorno será zero, ou menos que isso, não esquecendo que em breve todos os serviços vão sair do estádio, incluindo o museu... já estão a imaginar o que vai sair dali em breve?! Um bunker completamente abandonado. O estádio vai ter uso em média de 3 em 3 semanas, de resto andarão por lá os tratadores da relva.

A academia ficar ou estar ali em nada implica o estádio. As condicionantes do estádio nada têm a ver com a academia, a não ser que a academia passe a ter 8, 10, 20 ou 30 mil pessoas ao mesmo tempo lá. (nem sei se algum clube tem a academia ao lado do estádio por essa europa fora). Diria (sem entrar na parte da cedência dos terrenos) que a academia ali faz todo o sentido, uma nova centralidade com o movimente diário. O estádio ali é um mono sem qualquer uso. Por exemplo passa agora 2/3 meses a ser uma inutilidade.

JR1287

Sem querer entrar em comparações que seriam sempre absurdas, hoje fui ao Camp Nou. Quando se entra no recinto (equivalente à nossa Alameda) há uma fileira de lojas, bares e serviços, bonitos, eficientes e práticos, e feitos em contentores! Tão simples, bonito e barato! Se o milionário Barcelona, onde passam milhares de pessoas por dia, pode ter contentores reciclados, porque não podemos nós por na Alameda quatro ou cinco contentores, uns com bebidas e comidas, outro com merchandising, outros com outras coisas que se justifiquem? Dava logo vida e cor ao estádio!
Outra coisa muito simples, e que já se falou em tempos mas nunca avançou, é por umas tarjas coloridas e alusivas ao clube.
Eu com vinte mil euros dava cor e vida ao mamarracho! Não resolvia problema nenhum!, mas ao menos alegrava a vista...