News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Nº 3 - O CULTO DO BRAGUISMO - Por FIDELIS

Started by A.COSTA, 31 de May de 2014, 22:50

Previous topic - Next topic

A.COSTA

3º texto:

"O CULTO DO BRAGUISMO" - FIDELIS

Fui, também eu, convidado, para tentar transmitir em algumas palavras sobre o que é isso de Braguismo. O que é que nos faz chorar de emoção quando alguém com a camisola "arsenalista" marca um golo, o que é que nos enche de orgulho sempre que vemos o símbolo do SCBraga seja onde for, numa prova de natação ou no peito de um atleta a correr corta mato, o que nos faz programar a nossa vida em torno dos jogos do nosso clube, o que nos faz fazer Km atrás de Km só para agitar uma bandeira num qualquer estádio, esteja frio ou calor, esteja a chover ou a nevar. O Braguismo é este sentimento, que acelera o coração que nos causa arrepios, que nos faz sonhar, dia após dia, ano após ano, que nos deixa rendidos a uma causa.

Eu nasci braguista, porque essa era a ordem natural das coisas. Mas não sou mais braguista do que aquele que também ele passou a sentir, logo a entender, há meia dúzia de dias o Braguismo. O Braguismo somos nós, os que estão lá sempre, fisicamente ou não, mas que estão lá sempre. O Braguismo é aquele orgulho que nos preenche sempre que vestimos a "nossa" camisola, ou usamos as "nossas" cores. O Braguismo é ensinar uma criança  a cantar uma qualquer música do clube. O Braguismo é aquele abraço que dá-mos ao nosso vizinho de bancada na alegria de uma vitória, é aquele olhar de tristeza mas de firmeza na eminência de uma derrota. O Braguismo é também este espaço onde nos reunimos, onde buscamos forças, onde discutimos, onde sonhamos.

O Braguismo somos nós e enquanto qualquer um de nós for braguista, o Braguismo nunca morrerá, antes pelo contrário, será  mais forte.

Como defendo há muitos e muitos anos.......BRAGA E BASTA !!!
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

MeZut#

Mais um, absolutamente maravilhado!

Isto é o Braga, e quem não sente, também não entende!!

Não pedimos que ganhem sempre, mas que joguem sempre para ganhar! S.C.BRAGA!

ric


Zav

O Fidelis é braguista, sente, chora e ri.

Eu já vivi grandes momentos do nosso Braga ao lado dele e SENTE!

Grande abraço Fidelis!

BRAGAHOLICS!

#4
Antes de comentar o post do Fidelis...

Como é do conhecimento geral, os adeptos do SCB eram conhecidos por Bracarenses, arsenalistas...
Perspicaz, um forista deste fórum achou que estes termos não se enquadravam no conceito... na essência! Então sugeriu o termo Braguista para distinguir os residentes e naturais de Braga dos adeptos do melhor clube do mundo.
A minha vénia ao Manuel Pereira. Para quem não sabe o "pai" do termo Braguista...

Quanto ao Fidelis... é uma braguista formidável! é um dos pioneiros do fórum. Quando em 1999 cheguei a este fórum, o Fidelis, juntamente com o Mitsubisho, Afonso Matos, Estrada...já andavam por aqui.
Não fossem estes SENHORES e quiçá não estavamos aqui a mandar bitaites. O Fórum SB.Com existe  porque teve braguistas com B grande que tomaram o projecto em mãos e nunca o deixaram morrer.
Esta é a prova inequívoca de que o fórum somos todos nós.
O meu muito obrigado ao Fidelis e, naturalmente a todos os outros que nunca deixaram este projecto cair por terra... o meu obrigado ao Fidelis pela dedicação evidenciada ao longo do tempo, essencialmente nos maus momentos. Sim... muitas vezes reparei que o Fidelis que parecia alheio, nas horas difíceis aparecia e tocava a reunir... dava força e esperança para o futuro.
Fidelis... Semper fidelis!!!!
Força Gverreiros

A.COSTA

Estas visões diferentes sobre o Braguismo deliciam-me. É um assunto que me interessa.

Parabéns ao Fidelis que escreveu este texto e é bastante mais antigo do que eu neste fórum.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

J

 Trabalho em Famalicão e tenho familiares em Lisboa... mas quando estou nessas duas cidades, a minha voz muda quando digo , cheio de orgulho , que sou do Braga