News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 18/02

Started by JotaCC, 18 de February de 2014, 07:35

Previous topic - Next topic

brigada da relote

Nunca o Sp. Braga de Salvador teve tantas derrotas à 19ª jornada
Arsenalistas a seis pontos dos lugares europeus


O desaire do Sp. Braga diante do Estoril no Estádio António Coimbra da Mota deixou os Guerreiros do Minho a seis pontos do primeiro lugar que dá acesso às competições europeias da próxima época. O pior registo desde que António Salvador se encontra à frente dos destinos do clube bracarense.

Ainda com 33 pontos para disputar nas onze jornadas que restam do campeonato, os seis pontos de atraso para o Nacional da Madeira são perfeitamente anuláveis, mas à entrada para o último terço do campeonato Jesualdo Ferreira e os seus pupilos não se conseguem livrar do fardo de terem o pior registo dos últimos anos.

Durante a edição 2012/2013 do principal escalão do futebol português o Sp. Braga averbou dez derrotas na competição. Este época, e quando ainda há para jogar onze encontros, os arsenalistas estão a uma derrota de atingir esse mesmo número. Aliás, 10 derrotas num campeonato é o pior registo de António Salvador desde que assumiu a presidência do Sp. Braga. Mesmo com o campeonato decidido em 34 jornadas, os minhotos não ultrapassaram esse número de desaires.

Menos uma derrota do que em toda a época passada

As nove derrotas obtidas até à 19ª jornada da presente temporada constituiu um record negativo do Sp. Braga, e por isso o Maisfutebol fez uma análise à prestação dos minhotos nas últimas dez temporadas, que correspondem à década de ouro bracarense sob o comando de António Salvador.

Nestas dez épocas, o Sp. Braga estava colocado em posição europeia em nove delas à 19ª jornada. Apenas em 2007/2008 os arsenalistas não tinham a naquela altura Taça UEFA em ponto de mira. Estavam a um ponto do Marítimo, clube que ocupava o último lugar no comboio europeu.

Esta época o cenário é diferente. Igualmente em sétimo lugar na classificação, os Guerreiros do Minho têm uma desvantagem de seis pontos para anular para alcançar o quinto lugar. Estoril e Nacional da Madeira, a seis e a sete pontos respetivamente, são por agora os donos do quarto e quinto lugar. Pelo meio há ainda o V.Guimarães com mais três pontos do que os arsenalistas.

Mais um ponto do que em 2007/2008

A nível de pontos conquistados nas primeiras dezanove jornadas do campeonato, esta época é apenas suplantada pela temporada 2007/2008. Atualmente com 26 pontos, o trajeto da equipa orientada por Jesualdo Ferreira apenas fica atrás dos 25 pontos que os minhotos tinham por esta altura há seis épocas atrás.

A temporada começou com Jorge Costa ao leme, contou com uma curta passagem de Manuel Machado pela pedreira e acabou por ser António Caldas, treinador interino, a terminar a época do Sp. Braga.

Foi o único ano da era Salvador que o Sp. Braga não se conseguiu qualificar para as competições europeias, pese embora tenha participado nas provas da UEFA via Taça Intertoto. À 19ª jornada dessa época os minhotos somavam apenas seis derrotas, menos três do que aquelas que têm atualmente.

Registo do Sp. Braga à 19ª jornada nos últimos dez anos:

2013/2014
- 9 derrotas, 26 pontos, 7º classificado a 6 pontos dos lugares europeus;

2012/2013 - 6 derrotas, 31 pontos, 4º classificado;

2011/2012 - 2 derrotas, 43 pontos, 3º classificado;

2010/2011 - 8 derrotas, 27 pontos, 7º classificado;

2009/2010 - 1 derrotas, 48 pontos, 1º classificado;

2008/2009 - 5 derrotas, 32 pontos, 5º classificado;

2007/2008 - 6 derrotas, 25 pontos, 7º classificado a 1 ponto dos lugares europeus;

2006/2007 - 6 derrotas, 31 pontos, 4º classificado;

2005/2006 - 5 derrotas, 36 pontos, 4º classificado;

2004/2005 - 3 derrotas, 36 pontos, 1º classificado;

2003/2004 - 6 derrotas, 33 pontos, 4º classificado.

Contas feitas, nunca o Sp. Braga de António Salvador esteve numa situação tão desconfortável à 19ª jornada no que ao ataque aos lugares europeus via campeonato diz respeito. Os minhotos têm o maior número de derrotas dos últimos dez anos, a apenas uma de igualar o número total da última época. Apenas por uma vez nesta fase da época não se encontravam em zona europeia, e acabaram mesmo por não alcançar esse feito no final da época; Nessa altura tinham de anular uma desvantagem de um ponto, desta vez há seis pontos para dissecar.

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

Sp. Braga não pode perder com tanta naturalidade
Equipa precisa de reagir depressa


Este é o pior Sporting de Braga da última década, como demonstra uma peça que o Maisfutebol publica esta terça-feira. Leia, os números são claros.

O regresso de Jesualdo Ferreira a Braga coincidiu com um final de ciclo e já sabe que estas coisas normalmente têm custos.

Se alguns jogadores saíram porque era preciso fazer dinheiro e baixar a massa salarial, já o que se passou em janeiro é difícil de entender.

O Sporting de Braga trouxe jogadores por empréstimo e outros jovens. Deixou sair Edinho e Agra, o ponta-de-lança desde que foi para a Turquia só faz golos.

Sinceramente, percebo a ideia do fim de ciclo. Mas o que se passa em Braga é exagerado. Com tanta gente nova no balneário é difiícil fazer um grupo e mais difícil ainda conseguir um onze. Janeiro é mês de retoques, não de revoluções.

Além das sucessivas mexidas no plantel, o Sp. Braga teve também o azar de não poder contar com Éder, talvez o melhor jogador da equipa, devido a duas lesões quase consecutivas.

Apesar de toda a irregularidade, há jogadores que estão a fazer uma temporada de grande qualidade. Rafa Silva, por exemplo, é sério candidato a estar no Mundial 2014. Mas também Alan, o eterno capitão, e o colombiano Pardo, muito bom jogador.

Se é possível questionar algumas opções (Custódio e Mauro no meio-campo, em simultâneo, com Luiz Carlos no banco) e se a qualidade do futebol da equipa é, para dizer o mínimo, inconsistente, o que impressiona mais é a quase total ausência do espírito guerreiro. No Restelo, por exemplo, foi chocante a forma como a equipa regressou do intervalo, desligada. E no Estoril aquele segundo golo é de escola primária.

Os jogadores do Sporting de Braga têm de perceber que, com uma ou duas exceções, o que a equipa conseguiu no passado não foi alcançado por eles mas sim por futebolistas que já não estão no clube. Para chegar à Liga Europa terão de ser humildes e deixar mais em campo. Por estar altura, uma derrota do Sporting de Braga está quase a deixar de ser notícia. Pior do que isso não pode haver.

MAIS FUTEBOL

Bruno3429

Críticas a Olegário Benquerença custam 77 euros a António Salvador
Por Redação   

O presidente do SC Braga foi multado em 77 euros na sequência das críticas dirigidas à arbitragem de Olegário Benquerença no jogo das meias-finais da Taça da Liga, frente ao Rio Ave.

«Os senhores de amarelo que andam com um apito na boca e de pau na mão não foram nada profissionais. Não foram sérios. Roubaram-nos uma final. Este árbitro está em final de carreira e, se não antecipar a sua saída, quero pedir ao Conselho de Arbitragem que não volte a apitar jogos do SC Braga esta época», afirmou o dirigente, na altura, após a derrota da sua equipa por 1-2.

Além da multa, António Salvador será ainda alvo de repreensão.

A Bola