News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 30/01

Started by Pé Ligeiro, 30 de January de 2007, 09:29

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Madrid e Adriano na mesa
FC Porto cede os 50 por cento que detém sobre Bruno Gama
Adriano seria o atacante ideal por estar integrado no futebol português


A eventual transferência de Madrid para o FC Porto e, no sentido inverso, o reforço do ataque arsenalista com o portista Adriano eram situações que ontem ao final da noite ainda se encontravam por definir. A indefinição resulta do braço-de-ferro entre as duas SAD, cada qual à procura do melhor negócio, sendo que, no que diz respeito ao Braga, António Salvador já fez saber há algum tempo as suas exigências para a concretização do negócio: 3,5 milhões de euros (pelos 70 por cento do passe do atleta que os arsenaliistas possuem) ou 2,7 milhões, acrescidos dos 50 por cento dos direitos de Bruno Gama (estimados em 750 mil euros) que os portistas detêm.
Os dados novos, tanto quanto foi possível apurar, apontam para uma aproximação dos dragões, que estarão dispostos a pagar 1,5 milhões de euros, ao mesmo tempo que admitem ceder a percentagem que possuem sobre Bruno Gama, assim como estão na disposição de emprestar Adriano até ao final da época. O atacante brasileiro está receptivo à mudança e a contratação de um ponta-de-lança é imperativa para os arsenalistas, de forma a dotar o plantel de melhores capacidades para atacar as três frentes em que se encontra envolvido (Liga, Taça de Portugal e Taça UEFA), neste contexto, através do reforço da frente de ataque com um jogador adaptado e integrado no futebol português, sem necessidade de qualquer período de adaptação, que nem sempre é tão breve quanto o exigido.



Maior série de jogos sem vencer

A derrota em Paços de Ferreira acentuou a pior série de jogos sem vencer da formação arsenalista na presente temporada, uma crise de resultados que, curiosamente, surge imediatamente a seguir a uma série (única) de três vitórias. Uma análise rápida pelo que tem sido a carreira dos minhotos – que iniciaram a época com os olhos postos numa qualificação para a Liga dos Campeões, entre outros objectivos – percebe-se que desde a 12ª jornada, quando venceram a Académica, no Estádio Municipal, por 4-2, no dia 3 de Dezembro, que não saboreiam o gosto do triunfo, o que eleva para quase dois meses a conquista dos últimos três pontos num único jogo. Depois disso, as derrotas (2) e os empates (2) complicaram, e muito, as aspirações arsenalistas de qualificação para a prova milionária. Derrotas em Belém (2-0) e Paços de Ferreira (3-2) abriram e fecharam um ciclo de quatro jogos com empates com Boavista (2-2) e na Choupana (0-0). Um cartão de visita nada abonatório para um técnico que, na estreia em Braga, derrotara o... Benfica. Segue-se o Aves e a alternativa é... vencer, claro.



Trio em cuidados


O dia de hoje marca o regresso ao trabalho do plantel minhoto que, para a recepção ao Aves, tem, segundo o departamento médico, três baixas garantidas: Maciel, Castanheira e Madrid. O trio será reavaliado antes do início dos trabalhos, em nova sessão semiprivada, mas é praticamente certo que vão prosseguir com trabalho limitado. Paulo Santos também vai passar pelo departamento médico mas apenas para confirmar a sua aptidão. Para o jogo com o Aves, foi fixada a entrada gratuita a jovens até aos 16 anos desde que acompanhados por um adulto.



Visita à escola

Paulo Jorge, Wender e os recém-contratados Rodriguez e Andrade, acompanhados pelo fisioterapeuta Francisco Miranda, compareceram ontem na Escola Básica 2/3 de Maximinos para se associarem ao alerta por uma alimentação saudável não só da população em geral mas também dos atletas de alto rendimento, que constou do "Fórum Alimentação", levado a efeito no estabelecimento. Na sessão de perguntas e respostas os jogadores foram confrontados com a curiosidade dos estudantes, terminando a manhã com uma sessão de autógrafos.


Maurício assinou ontem

Maurício assinou ontem um contrato de dois anos com o Pohang, da Coreia do Sul. O central brasileiro cumpriu o período de exames durante a semana passada, após a conclusão dos quais o clube asiático transferiu para os cofres arsenalistas os valores estabelecidos para a transferência, que na sequência do cumprimento desta formalidade ficou concretizada. Maurício, recorde-se, pediu para sair do Braga no início da reabertura de mercado, alegando ausência de oportunidades.



Piotr nas contas

Piotr Wlodarczyk, de 29 anos, é a principal alternativa a Adriano, caso o Braga e o FC Porto não cheguem a acordo quanto à transferência de Madrid, ou mesmo a uma posterior cedência do brasileiro. O internacional polaco, que actua no Légia de Varsóvia, da Polónia, possui qualidades que foram objecto de observação "in loco" e uma experiência que lhe permite uma mais rápida integração no plantel arsenalista, apesar dos números - muito inferiores aos exigidos pelo Levski de Sófia, da Bulgária, pelo jovem internacional Domovchiyski - serem considerados ainda algo elevados para o rigor financeiro dos bracarenses. Os contactos, em várias frentes, que englobam ainda um atacante argentino, prosseguiam ontem à noite, dada a urgência em colmatar a insuficiência registada no plantel arsenalista pela saída de Marcel, em virtude deste período de inscrições ficar concluído amanhã, ao final da tarde. Ou seja, o nome do último reforço dos arsenalistas será conhecido hoje.

IN O JOGO

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++



Adriano volta a entrar nas contas de Rogério
POR EMPRÉSTIMO ATÉ AO FINAL DA ÉPOCA



Com os mercados búlgaro e polaco a revelarem-se demasiado onerosos para os cofres da SAD, a hipótese de receber o avançado portista Adriano, por empréstimo até ao final desta época, voltou a ser equacionada pelos responsáveis bracarenses.

A contratação de Rentería pelo FC Porto encurtou o espaço do brasileiro, que já admite ser cedido a uma equipa da Liga portuguesa.

A opção Adriano evita um investimento de vulto e dá garantias de identificação com o futebol luso, mas pode emperrar na intransigência de António Salvador em relação a Andrés Madrid.

O trinco argentino é a prioridade de Jesualdo Ferreira para reforço do meio-campo, mas o FC Porto recusa pagar 3,5 milhões de euros por 70% do seu passe. À luz da cláusula de rescisão do argentino – no valor de 5 milhões euros – foi esta a verba fixada pela Braga SAD, que já se mostrou indisponível para baixar a fasquia, por estar determinada em manter a sua "jóia da coroa".

IN RECORD






BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Minhotos visam ambiciosa estratégia de 'marketing' para a próxima temporada
Sp. Braga quer juntar João e Tiago Pinto


O Sporting de Braga quer juntar na mesma equipa, já na próxima época, João Vieira Pinto e Tiago Pinto, colocando duas gerações – pai e filho – lado a lado, uma situação inédita no futebol português ao nível do escalão principal.
Mais do que o aspecto desportivo – Tiago Pinto fez a maior parte do seu percurso como lateral--esquerdo, mas ultimamente tem sido utilizado a central nos juniores 'leoninos' – a aposta de António Salvador, presidente do clube arsenalista, passa, sobretudo, por uma estratégia de 'marketing' que visa chamar ao estádio um maior número de adeptos. Recorde-se que ainda recentemente, António Salvador ao comentar a fraca assistência num jogo da Taça UEFA, colocava a hipótese de o Braga passar a jogar em Guimarães, numa provocação deliberada aos adeptos do clube.Além disso, o Sp. Braga visa potenciar um projecto de afirmação internacional, que também passa por uma maior visibilidade do clube a nível de 'marketing'. A carreira de João Pinto faz dele um dos históricos do futebol português e uma bandeira do actual plantel bracarense. A confirmar-se a contratação do seu filho pelo Sp. Braga e a possibilidade de alinharem juntos em campo é fácil perceber o impacto mediático que isso irá trazer ao clube minhoto, que nos últimos anos se tem imiscuído na luta pelos primeiros lugares da tabela.O Correio Sport não conseguiu contactar António Salvador, o mesmo acontecendo com João Pinto, mas fontes próximas do dirigente garantem "grande empenho" do presidente neste objectivo. Já o clube de Alvalade, de momento, desconhece o interesse bracarense. Um eventual empréstimo por parte do Sporting é uma das soluções possíveis para concretizar o negócio. Desse modo, o Sporting continuava a deter os direitos sobre um jogador com larga margem de progressão e ainda via o defesa ganhar alguma experiência no Sp. Braga, clube que, por sua vez, satisfaria os seus planos estratégicos. Mas também se admite que os bracarenses avancem para a contratação a título definitivo, até porque Tiago não tem contrato profissional com o Sporting, logo a indemnização a pagar pelo Braga aos 'leões', pelos direitos de formação, é mínima. Mas, a efectivar-se o interesse do Sp. Braga, um dos entraves a ultrapassar é a actual relação entre pai e filho, que mal se falam na sequência do divórcio litigioso entre João e Carla Pinto.João Pinto tem 35 anos e contrato com o Sp. Braga até final da época com mais uma de opção, cláusula que o clube está interessado em accionar. Tiago Pinto tem 18 anos e foi chamado, pela primeira vez, aos trabalhos da equipa de Paulo Bento em Novembro.JOÃO PINTOAos 35 anos, o médio ofensivo e internacional português, ainda é figura de topo no Braga.TIAGO PINTO18 anos, alinha nas camadas jovens do Sporting e pode jogar como lateral esquerdo e central.
IN CORREIO DA MANHÃ
BRAGA SEMPRE MAIS!

nandes





«BOMBAS» DE ANDRADE JÁ COMEÇAM A JUSTIFICAR O INVESTIMENTO BRACARENSE

Estalar os... três dedos



Já fumega a bota de Andrade. A estreia do brasileiro compromete-o com a fama de um homem violento e certeiro... no remate. O tal chuto dos três dedos, termo com pronúncia acentuada na execução do jogador de Rogério Gonçalves.
Andrade é o homem da bola que mente. Expressão solta do futebolês que descreve as curvas e contracurvas de um objecto redondo normalmente só identificado no fundo da baliza adversária. Imagem de marca do médio que só precisou de alguns minutos para, logo na estreia, começar a justificar o investimento do Sp. Braga na sua aquisição.
Os efeitos não chegaram ao resultado — o golo, o segundo dos bracarenses na partida, não impediu a derrota por 2-3 com o Paços de Ferreira, na Mata Real —, mas o poder de fogo do centro-campista é matéria inquestionável. Pela amostra, o novo número 16 dos arsenalistas não é de complicar as coisas quando vê o alvo a uma distância que lhe sugere o sucesso, pouco dado a hesitações no momento de provocar o guarda-redes contrário.


Distinguido no Brasil


Andrade chegou ao Minho com estatuto elevado, considerado mesmo o segundo melhor primeiro volante (o habitual trinco do futebol português) do Brasileirão, logo atrás do mundialista Mineiro. Contudo, a imprevisibilidade do seu pontapé empurra-o para zonas mais próximas da área contrária, posição em que acabou por se despedir dos relvados brasileiros. Facto que o distancia do papel de sucessor de Andrés Madrid na estrutura bracarense, caso o argentino venha mesmo a abandonar o clube.
O chuto violento dos três dedos — tradução quase fiel da forma como o brasileiro encosta, habitualmente, o pé direito ao esférico — também ganhou fama nas jogadas de bola corrida durante a carreira deste atleta formado no Santos. Situações em que Andrade esteve mais exposto ao encontro com o esférico na zona de tiro, nas chamadas segundas bolas. Argumento valoroso que poderá ter implicações breves na definição do onze de Rogério Gonçalves, certamente agradado com o que pôde ver no jogo de sábado.



Craques na escola


A escola EB 2/3 Frei Caetano Brandão, em Maximinos, recebeu ontem a visita de quatro craques do Sp. Braga: Rodriguez, Paulo Jorge, Andrade e Wender. A iniciativa visou alertar os jovens para a importância da alimentação saudável e deu também a conhecer a prática alimentar dos desportistas de alto rendimento. O fisioterapeuta bracarense, Francisco Miranda, foi o orador do evento.



Bilhetes para o Parma


Fevereiro devolve o Sp. Braga à aventura na Europa e, apesar de o calendário não o trazer imediatamente ao presente, o duelo com o Parma já interfere no estado de espírito dos seus adeptos, alma indissociável da epopeia bracarense na UEFA. Conhecidos são já os preços dos bilhetes para a recepção aos italianos (dia 15, 19 horas): detentores de lugares anuais — 15 euros, sócios — 20, adeptos — a partir de 25, cativos — 45. Os ingressos podem ser adquiridos na secretaria do clube, no Estádio 1.º de Maio, como nas bilheteiras do Municipal.



SÓ FALTAM DOIS DIAS PARA O ENCERRAMENTO DO MERCADO


Ponta-de-lança à vista dois dias. Nem mais, nem menos. Com o mercado quase a encerrar, é este o prazo imposto à SAD do Sp. Braga para preencher a vaga de ponta-de-lança que continua a existir no plantel.
O processo não é novo mas carece de resolução, resumindo, actualmente, a Zé Carlos — desencontrado com o seu melhor momento de forma — a única opção para a frente de ataque, depois de Marcel ter regressado ao Brasil.
Já saltaram vários nomes para cima da mesa, contudo, o assunto ainda não ganhou contornos concretos. Domovchiysky, búlgaro de 20 anos do Levski de Sófia, é um talento que suscita curiosidade; Adriano, goleador sem espaço no FC Porto, um trunfo com crédito. A não perder os próximos episódios...




In A Bola




====================================================================






Adriano chega a Braga e Madrid sai para o Porto

O brasileiro Adriano deve ser apresentado nas próximas horas como reforço do Sporting de Braga. O jogador é cedido a título de empréstimo pelo FC Porto e como moeda de troca o Braga cede o argentino Andrés Madrid, recebendo ainda uma parte do valor da cláusula (5 milhões de euros) estipulada no contrato do argentino.


O  Sporting de Braga já fechou as negociações com o ponta-de-lança desejado para reforçar o ataque: Adriano, atleta do FC Porto, vai integrar o plantel arsenalista, cedido a título de empréstimo pelo clube portista. Nos últimos dias houve uma intensa ronda negocial entre representantes da SAD do Braga e Porto no sentido de satisfazerem os respectivos ensejos. Os "Dragões" tinham na mira o médio Andrés Madrid e o Braga, desde Dezembro, estava na luta pela contratação de Adriano.

O negócio parece consumado e nas próximas horas será oficializado. Neste contexto, o Braga deve ainda receber uma fatia do valor da cláusula estipulada no contrato de Andrés Madrid,  avaliada em cerca de 5 milhões de euros, apesar do clube bracarense deter direito a 70% do valor do passe do jogador. O montante definido, naturalmente, será abatido com a cedência de Adriano.
Com a entrada de Adriano no plantel do Sporting de Braga, o técnico Rogério Gonçalves passa a ter mais opções no ataque e vê colmatada a saída de Marcel. Desde a dispensa do jogador brasileiro que o Braga estava no mercado à procura de ponta-de-lança, tendo como alvo preferencial o jogador que representava o FC Porto.
A transferência de Adriano para Braga, todavia, acabou por complicar-se dado o interesse despoletado por outros clubes estrangeiros nos préstimos do avançado brasileiro. Adriano chegou a dizer que em Portugal só jogaria no FC Porto, mas acabou por mudar de opinião na última semana.

O representante do atleta veio do Brasil, de propósito, no intuito de desbloquear o imbróglio, garantindo no passado domingo que foi o próprio Adriano a confessar que se sentia muito bem em Portugal e até manifestou o desejo de jogar num clube perto da região do Porto.
A SAD do Sporting de Braga já estava no mercado internacional à procura de um jogador, com várias referências colhidas, perante uma prospecção detalhada no mercado europeu. Mas com o volte-face ocorrido — e principalmente pelo interesse real — manifestado pelo FC Porto na aquisição de Andrés Madrid, as negociações foram decorrendo no sentido de satisfazer todas as partes envolvidas no processo.

A saída de Andrés Madrid para o FC Porto partiu de Jesualdo Ferreira, treinador que conhece bem as potencialidades do médio argentino, pelas três épocas que passou em Braga. Depois de ter sido ultrapassado pelo Atlético de Madrid na corrida por Diego Costa, a SAD do FC Porto avançou depressa para fechar negócio com os responsáveis do Braga.
Andrés Madrid já nem participou no último jogo do Braga, em Paços de Ferreira, sob o pretexto de não ter as melhores condições psicológicas para dar o seu contributo à equipa. Madrid passa a vestir de "azul-e-branco", juntando-se aos seus compatriotas no clube portista, Lucho Gonzales e Lisandro Lopes.

O atleta, 25 anos, chegou a Braga em Janeiro de 2005, pautando-se desde logo como um jogador de "montra" na acção que desenvolveu no meio-campo. Na época passada foi um dos jogadores mais utilizados por Jesualdo Ferreira em Braga, cumprindo 32 jogos na Liga Portuguesa. Apesar de estar em fim de contrato, o Braga accionou uma cláusula de opção que tinha sobre o atleta, fazendo valer a sua ligação ao clube até 2010 e nessa altura estipulou a cláusula de 5 milhões de euros numa eventual rescisão do vínculo.
Sai Madrid, entra Adriano. O ponta-de-lança brasileiro foi relegado para segundo plano no plantel portista, depois de uma lesão que o afastou durante dois meses dos relvados. Adriano encontra-se em Portugal desde o ano 2002, tendo passado pelo Nacional da Madeira (três épocas) e FC Porto. Pelo meio, teve ainda uma passagem pelo Cruzeiro (Brasil).
Aos 27 anos, o jogador entrará nas contas do Sporting de Braga, mas mantém as portas abertas para um eventual regresso ao FC Porto.



In Correio do Minho


====================================================================


UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

nandes



COM POSSÍVEIS RELAÇÕES COM O ENORME



O BRAGA É UMA POSSIBILIDADE... E MADRID CONTINUA «EM PÉ»

Adriano deve sair


ADRIANO pode ter feito ontem um dos últimos treinos ao serviço do FC Porto. O ponta-de-lança brasileiro está mesmo com guia de marcha e muito provavelmente para Braga, tal, como aliás, A BOLA noticiou na passada semana. Andrés Madrid, o trinco dos bracarenses, pode estar a horas de se ligar aos dragões. Os dois clubes têm até amanhã para chegar a um entendimento, mas o assunto pode ficar resolvido hoje... para o bem ou para o mal.
O mercado de transferências está a fechar e aceleram-se as movimentações para as mexidas de última hora. No mesmo dia em que Rentería, o último reforço dos dragões, treinou pela primeira vez no Olival, Adriano pode ter-se cruzado com o colombiano por apenas algumas horas.
Jesualdo Ferreira já deu mais do que indicações de que não conta com o brasileiro, optando por ter no eixo do ataque Postiga, Moraes, Sokota e, agora, o colombiano. Adriano estará sempre atrás destes nomes e, por isso, já chegou à conclusão que o melhor é mesmo mudar-se, talvez só até final da época.
Propostas pelo brasileiro não faltam. Recusou todas, mas deixou sempre em aberto a possibilidade de se mudar para o Minho, onde é desejado pelo presidente dos arsenalistas. A possível transferência de Adriano para o Sp. Braga pode implicar, desde logo, uma maior abertura para a negociação de Andrés Madrid para o FC Porto. Jesualdo Ferreira anseia pelo trinco e, nas últimas horas, pode ter-se reaberto a porta para o negócio.
Sabe-se que o Braga fixou o preço em 3,5 milhões de euros, valor que o FC Porto desde logo disse que não disponibilizava. Uma outra possibilidade passa pela cedência definitiva de Bruno Gama. Neste caso, os bracarenses estavam dispostos a baixar o valor de Madrid para 2,5 milhões de euros, mas nem assim os dragões se mostraram interessados em aceitar as condições.
Com Adriano pelo meio, o valor a pagar pelos dragões por Madrid baixaria consideravelmente. O acordo pode acontecer ao longo do dia de hoje, com satisfação para todas as partes envolvidas, a começar pelo futebolista argentino que só tem a cabeça no dragão. Mas não é ainda seguro o entendimento.


In A Bola


UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL