News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

SC Braga B 2 - Atlético 1 - Lançamento do jogo e comentários

Started by A.COSTA, 10 de October de 2013, 12:06

Previous topic - Next topic

brigada da relote

Acabou. Ganhamos

2-1

1-0 Kappel 66'
1-1 Rui Varela 79' (gp) e expulsão de Artur Jorge
2-1 Kappel 89' (gp)

Andebolista

Quote from: brigada da relote on 23 de October de 2013, 17:52
Acabou. Ganhamos

2-1

1-0 Kappel 66'
1-1 Rui Varela 79' (gp) e expulsão de Artur Jorge
2-1 Kappel 89' (gp)

Quem foi expulso foi o Hugo Basto.
Ousem voar... façam-nos acreditar!

brigada da relote

Quote from: Andebolista on 23 de October de 2013, 18:44
Quem foi expulso foi o Hugo Basto.
Não sei. Confiei no jornalista do Record que estava a acompanhar o jogo. ;)

Bvna


A.COSTA

[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

easy_scb

Foi um bom jogo da nossa equipa.

Kritciuk é um bom guarda-redes e nada tem a ver com o Cristiano. Dá segurança à equipa e acima de tudo trata de ser sóbrio apesar de ser jovem. Fez lá uma defesa que fosse noutros estádios era espantosa, mas como o rapaz nem para o chão se mandou, se desse na tv teria sido apenas uma boa defesa.

Gostei imenso dos dois laterais sendo que considero serem são a dupla mais forte para jogar nas alas. Dando de barato que não conheço Brian, Núrio mesmo tendo ainda idade de júnior consegue dar mais estabilidade à ala esquerda do que Diogo Coelho. Já Thales traz mais qualidade do que Leandro. Penso que o brasileiro vem na senda do jogador que era Ezequiel: bom no posicionamento defensivo, e sem nunca descurar o ataque.

No eixo defensivo faltou claramente Gonçalo. O capitão, é ao mesmo tempo a voz de comando sendo que Hugo Basto continua a não me entusiasmar, e Artur Jorge fez um jogo normal para quem ainda ano passado estava a jogar no Campeonato de Juniores.

Passando ao meio-campo. Que monstro é Djibril! Um autêntico recuperador de bolas que nunca se esconde do jogo seja a defender seja a atacar. Faz-me lembrar o Fernando do Porto pois ambos têm aquele estilo meio pesadão mas que impõe respeito seja a recuperar bolas, seja a lançar o ataque.

Tenho curiosidade em ver como poderia encaixar o Patrão na nossa equipa principal. Honestamente vaticinava ao Mauro aqui há um ano exactamente o que hoje aponto ao Patrão: bons pormenores mas ainda assim alguma inconsequência na decisão dos lances que lhe conferia um futuro impossível em termos de equipa A. A verdade é que Mauro hoje é um dos nossos principais activos e por isso ponho-me a pensar como resultaria esse salto no Patrão. Hoje fez um jogo incansável quer na procura da bola, quer no lançamento dos colegas. Teve alguns maus momentos é certo...mas Mauro também os tinha e hoje está onde está.

De resto jogo esforçado do Nikiema que jogou uns metros mais avançados que a sua posição natural. Penso os terrenos que pisou hoje poderiam ser interessantes para o Victor. Trata-se de um jogador com uma qualidade técnica assinalável, um pulmão e uma força impressionante. Julgo que limitá-lo à posição 6 poderá ser curto. Tem capacidade para singrar no futebol senior tendo um papel como o que Luiz Carlos interpreta (quando joga) na equipa principal. Precisa é de ser acompanhado de perto e que lhe ensinem o que a posição requer em termos tácticos.

De notar que faltava ainda Nuno Valente, e porque não referir que os responsáveis do nosso clube não encontram lugar para um jogador como o Guilherme na nossa equipa B. Isto é para se ver como o nível é elevado.  ::) Apesar da ponta de ironia (pois penso que Guilherme caberia no plantel e quem sabe no 11) acredito que este é um sector fortíssimo da nossa equipa com vários jogadores com perspectivas de equipa principal.

No ataque, jogo esforçado do Diogo. Cansa ver o miúdo correr. Dá tudo em campo e mesmo não marcando saiu do jogo de rastos. Piquéti fez um jogo apagado. Tem condições para muito mais e custa-me ver tanto talento aliado a tanto desinteresse pelo futebol em equipa.

Kappel foi figura do jogo pelos golos que marcou. Sempre que o vi foi partindo do banco onde teve sem excepção o 'efeito Cesinha': entrava e abanava com o jogo na linha partindo para cima dos adversários. Hoje foi titular e não foi tão efectivo no 1x1 mas ainda assim marcou dois golos que deram uma vitória muito saborosa. O segundo de penalty, e o primeiro numa bela jogada de entendimento onde aparece na zona do ponta-de-lança para encostar para golo.

Alguns reparos ao nosso treinador:

-a entrada do Chidi para o lugar do Piquéti, consequentemente para a ala esquerda do ataque, foi um disparate. Chidi é um jogador de meio-campo que gosta de jogar com a bola no pé e com a cabeça levantada. Colocá-lo na linha e forçá-lo a piques de extremo é um desperdício da enorme qualidade de passe que tem;

-a entrada do Erivaldo foi de mestre. Diogo estava de rastos, estávamos com menos um jogador pelo que se apostou na velocidade do Erivaldo. Com dois jogadores bem abertos na frente e rápidos (apesar de Kappel estar já desgastado) o Atlético ficou sempre em sentido. Mais: louvo a inteligência dos jogadores do Braga em solicitar sempre o Erivaldo para as saídas de bola rápida. A verdade é que arrancou um penalty e vencemos o jogo;

Parabéns a todos. Belo campeonato que este Braga B está a fazer, e acima de tudo bela valorização dos miúdos. Ir a um jogo da equipa B torna-se facilmente em duas horas bem passadas onde se vêm erros naturais da juventude* mas onde também se vê espaços de bom futebol e emoção.

*Juventude. A palavra chave para a criação das equipas secundárias. Para uns estas equipas são mesmo B, para outros tratam-se apenas de equipas de reservas. Triste, portanto.

Sérgio Gonçalves

Estamos a fazer um campeonato tranquilo, tal qual terminamos o do ano passado. É bom sinal ter uma equipa B que faz um campeonato sem sobressaltos. Cria a expectativa de poder promover alguns elementos para a equipa A. A quem acompanha mais esta equipa, gostava que me dissessem 2/3 jogadores que vos parecem mais promissores. Obrigado.
Sócio nº 2014

easy_scb

Quote from: Sérgio Gonçalves on 24 de October de 2013, 17:28
Estamos a fazer um campeonato tranquilo, tal qual terminamos o do ano passado. É bom sinal ter uma equipa B que faz um campeonato sem sobressaltos. Cria a expectativa de poder promover alguns elementos para a equipa A. A quem acompanha mais esta equipa, gostava que me dissessem 2/3 jogadores que vos parecem mais promissores. Obrigado.

É uma análise perigosa de se fazer. Honestamente nunca Tomás, Santos e Mauro foram jogadores de encher o olho ao ponto de lhes reconhecer capacidade para serem (como são hoje) opções seguras da equipa A. Desta forma julgo que temos na equipa B três tipos de jogadores:

1) jogadores com clara capacidade para jogar na equipa A;
2) jogadores que tal como os que referi apresentam altos e baixos mas que poderiam singrar na principal equipa dado o ambiente mais competitivo e mais propício a retirar o melhor dos jogadores;
3) jovens que apresentam um potencial imenso, que podem evoluir e em 2/3 anos podem ser boas opções para os A;

Assim sendo:

1)
-Kritciuk. Tem claramente capacidade para ser o titular da nossa equipa A. É um GR sóbrio e não preza, como outros, a espetacularidade. É seguro entre os postes e não treme na hora de sair da baliza.

-Gonçalo. É um central para outros voos. Assume-se sempre como o patrão da defesa e não tem problemas em comandar a equipa a partir de traz. Evoluiu bastante desde há um ano e terá apenas contra si e contra uma possível oportunidade na equipa A do próximo ano o facto de termos o Aníbal emprestado e sob contrato. No que toca a qualidade não tenho dúvidas: tem capacidade para chegar à primeira equipa.

-Djibril. Claramente um jogador para em 1/2 anos estar na equipa principal. Tem 19 anos e apresenta uma consistência táctica impressionante. É um trinco na senda do Custódio quer pela eficácia em termos posicionais, quer pela força que confere ao meio-campo, quer pela própria qualidade que tem ao lançar a equipa para a frente.

-Nuno Valente. Trata-se do jogador com mais qualidade técnica no nosso meio-campo. Muitas vezes faço o exercício de como se portaria nos A na sua posição. Será um caso um pouco parecido ao de Rafa: têm muita qualidade para jogar no meio-campo como o médio que faz a ligação entre o 8 e a linha da frente. NV não é um 10 mas consegue ser um jogador que, pela qualidade de passe e visão de jogo, leva a equipa para a frente.

2)
-Patrão. Na análise ao jogo passei um pouco daquilo que penso sobre Patrão. Quando vi Mauro jogar na equipa B nunca pensei que chegasse com esta qualidade aos A. Patrão faz muita coisa bem, dá tudo em campo, tem qualidade técnica, boa capacidade de passe, boa leitura de jogo e um remate forte. O único senão é que por vezes tem momentos apagadíssimos nos jogos e isso, tal como eu via Mauro, condiciona-o. Quem sabe se, dando-lhe uma oportunidade não a iria agarrar.

-Diogo Ribeiro. Avançado brigão que se apresenta como jogador para vários momentos do jogo. Podemo-lo encaixar no meio dos centrais e podemos, igualmente, lhe pedir para que deambule pela frente de ataque. O seu único senão é a posição que ocupa. Quem se dá ao luxo de ter sob empréstimo jogadores como Zé Luís e Yazalde torna complicadas as aspirações de um avançado jovem por muito valorosos que sejam os seus predicados.

3)

-Tiago Sá. Estava a fazer uma estreia interessante ao nível do futebol profissional sendo que saiu prejudicado pelo facto do GR russo ficar. Gostei dos 3/4 jogos que vi sendo que nunca me pareceu um GR pomposo e pouco seguro.

-Núrio. Considero-o o melhor DE da equipa B apesar dos seus 18 anos. Esta minha conclusão é baseada no desconhecimento do valor do Brian. Com Diogo Coelho na esquerda os adversários quase que instintivamente atacam pelo seu lado. Núrio dá outra presença à ala em termos defensivos sendo que pode, e acredito que vai, melhorar nos termos ofensivos.

-Nikiema. Apareceu muito bem na época anterior alternando, ainda assim, com altos e baixos. Tem um potencial enorme pois alia a força física a uma qualidade técnica assinalável. Este ano sofre com o aparecimento do Djibril que dá outro equilíbrio táctico à equipa. Nikiema pode evoluir para níveis muito assinaláveis se for acompanhado de perto e tiver um treinador que se foque na sua moldagem táctica.

-Erivaldo. Não sendo titular, consegue sempre aparecer nos convocados e entrar para ajudar a equipa. A verdade é que ele e Kappel têm sempre o condão de abanar com o jogo sendo que o português tem a seu favor o facto de ter apenas 19 anos. Pode evoluir muito pois a qualidade está lá.

-Chidi. Impressiona pela capacidade técnica que tem. Está em fase de adaptação mas nota-se claramente que a bola não 'chora' nos seus pés. Tem 19 anos e muito para evoluir.

-Artur Jorge. Apresenta-se no primeiro ano como senior com uma qualidade já assinalável. Como os outros jogadores jovens que apontei tem condições para evoluir mais e tornar-se num jogador com muitas perspectivas. As qualidades que apresenta com 19 anos já ninguém lhas tira.

-Thales. Bela contratação do nosso clube. Ezequiel era um bom jogador mas este Thales não lhe fica atrás. O que mais me impressiona neste miúdos é a maturidade que apresentam com 19 anos, tendo eles origem num futebol muito diferente do europeu. A verdade é que Thales tem uma noção defensiva que por exemplo Leandro também tem, mas por outro lado tem algo que o português não tem: projecção ofensiva.

-Piquéti. Até me custa colocar o nome deste jogador junto de miúdos que estão a estrear-se no futebol profissional. Piquéti tem já uma época inteira de 2ª Liga e podia perfeitamente ser já uma certeza e um dos jogadores com condições para no final da época subir aos A. A verdade é que Piquéti alia o muito bom com o muito mau. Faz jogos apagadíssimos quando tem qualidade técnica e características físicas invejáveis. Parece-me que os altos e baixos que apresenta derivam de problemas motivacionais que o impedem de ser regular. A verdade é que se for trabalhado neste aspecto Piquéti pode tornar-se num caso muito sério dando alegrias ao Braga, e rendendo muitos milhões de euros.

Notas finais:

Kappel e Whelton acrescentam qualidade na nossa equipa e seria injusto não os referir neste texto que já vai longo. Analisando os dois casos parece-me que o mais interessante para o nosso clube seria ver como se portariam noutras equipas da 1ª Liga. Os seus empréstimos seriam a prova dos 9 acerca da possibilidade de virem a ser úteis à equipa principal. Uma coisa é certa: não creio que possam evoluir muito mais pelo que importava ver como iriam encaixar num degrau acima em termos competitivos.

Temos um jogador emprestado e que começou a época na equipa B, que acaba de ser convocado para a selecção sub-20. Bruno Mendonça encontra-se no Tirsense.

Carvalhux

Excelente noticia, ele e o Eira têm jogado no tirsense isso é o mais importante para o desenvolvimento deles  ;)

Mais Norte


Parabéns "easy".

Não pude ver este jogo mas acompanho, quando posso, a equipa B.

Está feita uma análise excelente. Subscrevo, praticamente, tudo o que diz, incluindo a referência ao Mendonça que, em minha opinião, tem muito futebol para mostrar.

Força Braga B.