News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 27/09

Started by JotaCC, 27 de September de 2013, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Wender: "Vai ser um clássico"

Na memória dos adeptos, estão ainda os dois golos que deram o triunfo frente ao Sporting, em 2006. Na altura, recém-regressado de um ano ao serviço dos leões, Wender transformou-se em herói na equipa orientada por Jesualdo Ferreira. No Estádio Axa, o médio foi decisivo ao bisar, garantindo, assim, o triunfo por 3-2, vitória que iria também mudar o histórico de confrontos entre as duas equipas. Desde então - e depois de duas épocas a sofrer derrotas em casa com o adversário de Alvalade - o Sp. Braga conseguiu impor-se e a alternância em termos de domínio tem sido a nota dominante.

Sete anos depois, o brasileiro voltou ao clube para o papel de adjunto da equipa júnior e vai torcer por um jogo emotivo e nova vitória arsenalista.
"Vai ser um clássico", começou por destacar o antigo jogador, lembrando o peso actual do Sp. Braga no panorama nacional e internacional.

"Espero um jogo difícil, entre duas equipas que vêm de um bom momento na Liga. Mas acredito que, por jogar em casa, o Sp. Braga tem tudo para conquistar os três pontos. É uma equipa constante, consistente e em casa vai tentar mandar no jogo", sublinhou.
Wender acredita no triunfo do Sp. Braga, cujas armas estão bem analisadas: "é uma equipa sólida a defender e a sair muito rápida da defesa para o ataque e aí pode surpreender o Sporting. É forte nas bolas parada s, por isso, pode surpreender".

Apesar da desilusão do afastamento das competições europeias, Wender olha para o "lado positivo" da situação: "é uma vantagem vendo por uma questão motivacional. Os jogadores estão totalmente concentrados no campeonato e o Sp. Braga pode surpreender e andar sempre lá em cima na tabela".

Os dois golos apontados ao Sporting de Paulo Bento, na época 2005/06, estão bem presentes na memória do ex-jogador. "Foi logo mal voltei a Braga do Sporting, em Janeiro. Consegui marcar os dois golos e vencemos 3-2, no Axa. Foi um jogo muito importante na minha vida. E dois anos depois voltámos a vencer por 3-0. Foram jogos que ficaram marcados e a equipa tem tudo para repetir", destacou o brasileiro.

Quanto ao segredo para se apontar dois golos aos leões, Wender revela: "é a concentração e determinação para abordar os lances. O Sp. Braga tem que ser uma equipa consistente nos 90 minutos".

Confessando sentir-se "feliz" por ter representado o clube durante seis anos "e participado no crescimento do Sp. Braga", Wender destaca a grandeza actual do emblema arsenalista, "clube grande a nível nacional e internacional". "No Brasil fala-se muito do Sp. Braga. É um clube no lote dos grandes", rematou a antiga glória arsenalista.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Pedreira espera 20 mil
Entuasiasmo leonino esbarra no preço dos bilhetes

A um dia do Sp. Braga-Sporting, a corrida aos bilhetes está a superar as expectativas e esperam-se pelo menos 20 mil adeptos nas bancadas. Apesar do preço dos bilhetes para o público em geral (o mais barato custa 25 euros e o mais caro 75), os adeptos do Sporting têm corrido às bilheteiras, mas já é certo que vão estar em menor número. Aliás, de Alvalade chegaram lamúrias relativamente ao alto preço dos bilhetes, fazendo-se notar que para o dérbi Benfica-Sporting o bilhete mais barato para os não sócios era de 20 euros.

O Sp. Braga não reagiu a esta queixa, pois está apenas a cumprir o que a lei determina, tendo cedido ao Sporting, a 25 euros a unidade, 5% da bilheteira disponível num estádio com capacidade para 30 mil espectadores, ou seja, 1.500 bilhetes. Recorde-se que na última vez em que o Sporting se deslocou ao estádio Axa, o clube leonino pediu mil bilhetes (preço de 20 euros) mas vendeu apenas menos de 400.

Este é o quarto jogo oficial da época do Sp. Braga no seu recinto e está garantida a melhor assistência e a melhor receita. Tenha-se em conta que no 1.º jogo do campeonato no Axa (Belenenses) estiveram 12 mil adeptos nas bancadas, enquanto com o Estoril registou-se uma assistência ligeiramente acima dos 10 mil espectadores.


Danilo a caminho via Jorge Mendes
PÉROLA DO VASCO DA GAMA

O médio Danilo, do Vasco da Gama, está a caminho do Sp. Braga. A notícia foi adiantada pelo "Lancenet" e refere que o internacional jovem brasileiro deverá ter os seus direitos adquiridos pela Gestifute de Jorge Mendes, que depois pretende colocá-lo no Axa.

Trata-se de um jogador de apenas 17 anos, revelação do Torneio de Toulon e considerado a pérola da formação vascaína, que compete pelos Sub-20. As negociações foram confirmadas pelo diretor-geral Cristiano Koehler, em nome do clube carioca que detém 60% do passe. O total da operação deverá envolver cerca de 3,3 milhões de euros, podendo ser Danilo o primeiro reforço de inverno dos arsenalistas.


RECORD

JotaCC

Éder pré-convocado por Paulo Bento

Éder está pré-convocado por Paulo Bento para os dois últimos jogos de qualificação de Portugal para o Mundial de 2014, frente a Israel, dia 11 de outubro e Luxemburgo, quatro dias depois.

O atacante recebeu a notícia na semana em que aborda o primeiro desafio frente a um grande, o Sporting, jogo que se disputa amanhã, no AXA.

Fonte federativa confirmou a A BOLA a inclusão de Éder, cuja última aparição pela Seleção aconteceu a 13 de fevereiro último, quando Portugal perdeu com o Equador, por 2-3, em partida amigável.

Pouco depois, a 27 desse mês, o avançado saiu lesionado aos 86 minutos no jogo da meia-final da Taça da Liga, frente ao Benfica, no Estádio AXA, que o SC Braga venceu por 3-2 nas grandes penalidades.

Uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito que o forçou a ser operado. Em seis meses Éder recuperou do pesadelo e prescindiu das férias para entrar em competição o mais rápido possível.

Fez a estreia frente ao Pandurii, na Liga Europa (9 minutos), e a partir daí subiu degraus de forma, até estabilizar de vez no onze do SC Braga.


A BOLA

JotaCC

10 ANOS A ARREPIAR CAMINHO
BRAGA APROXIMA-SE DO SPORTING>>Desnível no palmarés ainda é abissal, mas os desempenhos da última década justificam discussão do estatuto de terceiro grande. O JOGO apresenta-lhe argumentos

O confronto de amanhã entre Braga e Sporting é mais do que o jogo grande da sexta jornada da I Liga: o duelo entre segundo e terceiro classificados pode ser olhado como uma discussão pelo estatuto de terceira potência do futebol português, algo impensável até há poucos anos masque a última década se encarregou de justificar.


Disputa > Na última década, Sporting e Braga discutem estatuto ombro a ombro

A coincidência entre o período mais brilhante da história do clube bracarense e a fase negra do emblema lisboeta contribuiu para esta aproximação, mas não é a única explicação. Outras razões, do foro da gestão e da política desportiva, também tiveram um peso decisivo, não sendo certamente um acaso as posições que as duas equipas ocupam neste campeonato– nos últimos quatro foi essa a tendência, como Braga a terminar à frente do Sporting em três deles.
Separados por apenas um ponto na tabela classificativa, o cenário pode inverter-se no final do confronto de amanhã, mas até os termos de comparação à escala europeia dão conta da distância que os Guerreiros do Minho, a celebrarem dez anos de liderança de António Salvador, encurtaram em relação a um dos tradicionais grandes de Portugal. Basta pensar que há oito anos o ranking de clubes da UEFA colocava os leões no 30º posto e o Braga 109 lugares abaixo; hoje, dez presenças europeias depois e uma final perdida para cada lado, essa diferença cifra-se numas meras seis posições!



PAULO BENTO NO AXA PARA VER ÉDER
PRÉ-CONVOCADO>>Clássico com o Sporting será um importante teste para o ponta de lança, equacionado pelo selecionador nacional para os jogos, com Israel e Luxemburgo, de apuramento para o Mundial

Em busca do primeiro golo esta época, Éder já marcou ao Sporting, ao serviço da Académica

A informação de que está pré-convocado para a próxima dupla jornada da Seleção Nacional, frente a Israel e Luxemburgo, a 11 e 15 de outubro, respetivamente, de qualificação para o Mundial do Brasil, como apurou O JOGO junto de fonte federativa, significará uma injeção extra de adrenalina para Éder. Aos poucos, o ponta de lança vai recuperando o tempo perdido, fruto de uma paragem forçada de cinco meses após uma intervenção cirúrgica ao joelho direito, e uma boa atuação contra o Sporting poderá reabrir-lhe as portas da Seleção. Devolvido pelo departamento médico a Jesualdo Ferreira em finais de agosto, o arsenalista já somou dois jogos consecutivos (Estoril e Arouca) como titular, ficando associado a outras tantas vitórias, e repetirá a dose amanhã, já com a noção de que o selecionador nacional Paulo Bento marcará presença num dos camarotes do Estádio AXA, numa altura em que procura a melhor opção para compensar a ausência, por castigo, de Hélder Postiga, expulso na partida contra a Irlanda do Norte.
O primeiro a ser testado foi Nélson Oliveira, que, de certo modo, beneficiou da indisponibilidade de Hugo Almeida, devido a uma lesão muscular. Quatro dias depois do jogo disputado em Belfast, o avançado emprestado pelo Benfica ao Rennes alinhou de início no particular com o Brasil e a experiência não correu bem, pelo que Paulo Bento está, naturalmente, interessado no regresso de Éder à Seleção, desde que se apresente na plenitude das suas faculdades. Atento às exibições positivas do avançado, o selecionador não perdeu tempo a reservá-lo para os próximos compromissos de Portugal, mas a chamada efetiva dependerá muito do que fizer contra o Sporting, contra quem até já marcou na sua última época pela Académica, abrindo alas para um empate (1-1). O jogo com os leões será ainda o primeiro clássico de Éder depois de se ter lesionado, com gravidade, contra o Benfica, nas meias-finais da Taça da Liga, a 27 de fevereiro de 2013.

5
Internacionalizações. Estreou-se na seleção contra o Azerbaijão, entrando depois em ação contra a Rússia e a Irlanda do Norte. Em particulares, jogou contra o Gabão e o Equador.

2
Golos marcados a FC Porto e Sporting. Estreou-se a faturar contra grandes pela Académica, acertando na época passada nas redes do FC Porto, para a Taça. Falta o Benfica.

24
Total de golos na I Liga.



Elderson pede muito para renovar
Lateral-esquerdo não gostou dos valores da primeira proposta apresentada pela SAD e quer mais dinheiro para aceitar continuar

As negociações para a renovação do contrato de Elderson, que termina no próximo ano, encontram-se num impasse. A SAD já lhe fez chegar às mãos uma proposta, mas os números envolvidos ficaram aquém do pretendido pelo lateral-esquerdo, que no defeso teve ofertas muito superiores ao teto salarial fixado por António Salvador para o plantel. Só mesmo um aumento significativo dos valores previstos para o vencimento mensal o fará aceitar o convite para continuar, salvaguardando os interesses dos arsenalistas antes de janeiro, altura em que poderá assinar livremente um pré-contrato com outro clube. Afastado das primeiras opções de Jesualdo Ferreira desde a chegada de Joãozinho, Elderson está metido numa encruzilhada da qual não sairá facilmente devido às divergências existentes com a SAD. O lateral-esquerdo ainda não foi utilizado esta temporada e poderá continuar nessa situação se, entretanto, não chegar a um acordo para prolongar o vínculo. Uma situação que até não é nova para o nigeriano, já que passou pelo mesmo no Rennes, antes de assinar pelo Braga.



A DUPLA MAIS ESTÁVEL DESDE 2011/12

Depois de uma temporada recheada de infortúnios, a estabilidade parece ter regressado ao eixo da defesa do Braga, onde Aderlan Santos e Nuno André Coelho jogam juntos desde a primeira mão do play-off da Liga Europa, frente ao Pandurii. A dupla leva um total de seis encontros seguidos, algo visto pela última vez na época de 2011/12. Na altura, NAC e Douglão alinharam juntos durante 12 jogos consecutivos: dez para a I Liga, um para a Liga Europa e outro para a Taça da Liga.



MÉDIO DANILO APONTADO COMO REFORÇO

Tido como um dos jovens talentos mais promissores do futebol brasileiro, Danilo já terá um compromisso assumido com o Braga para a próxima época. A notícia foi avançada pelo sítio Globo Esporte, que dá conta de uma transferência suportada por um fundo de investimento português. A operação terá sido concluída esta semana e rendido ao Vasco da Gama cerca de 4,5 milhões de euros. A chegada do médio-defensivo está programada para março, mês em que já terá completado 18 anos. Contactada por O JOGO, fonte oficial da SAD não confirmou, para já, o negócio.

O JOGO

JotaCC

Jesualdo mexe no ataque ao jogo com os leões

SEXTA J ORNADA da Liga, amanhã, no Estádio Axa, no jogo com o Sporting e, tudo o indica, sexto onze diferente do Braga. Da equipa minhota que entrou em campo em Arouca, na semana passada, deverá sair Felipe Pardo. Rafa e Hugo Vieira são as alternativas imediatas.


Jesualdo Ferreira deverá tirar do onze Felipe Pardo

Titular nas cinco primeiras jornadas – estreou-se em Felgueiras e marcou o segundo golo da vitória (2-0) sobre o Paços de Ferreira –, o extremo colombiano tem vindo a descer de produção, como se viu na última j ornada. Em Arouca, o futebolista de 23 anos, ex-Independiente Medellin, teve atuação muito apagada. Foi substituído, aos 65 minutos, por Rafa, aquele que, muito provavelmente, assumirá a titularidade no jogo com o Sporting.

"O Rui Barros da Feira", como os adeptos do Feirense chamavam a este avançado internacional s ub- 21 , há muito que é um dos favoritos das bancadas da "pedreira", que lhe apreciam a capacidade de aceleração do jogo e o remate fácil. É o mesmo atacante que o Sporting tentou desviar de Braga e com o qual, muito provavelmente, a defesa leonina terá de se haver no desafio de amanhã.
Outra opção é o avançado Hugo Vieira, que chegou a Braga quase no final do mercado. O ex-jogador do Benfica partiu com atraso em relação ao resto da equipa e só no último fim de semana vestiu a camisola do Braga, pela equipa B, no jogo com o Benfica B (1-3).
Este jogo da 2. ª Liga terá sido o lançamento para a iminente entrada de Vieira na equipa principal, ele que até tem o hábito de marcar ao Sporting. No ano passado, fez os dois golos do Gil Vicente no jogo perdido, em Barcelos, com os leões (2-3).
Amanhã, já se verá a aposta de Jesualdo Ferreira.


Paulo Baptista vai arbitrar o Braga-Sporting
Jorge Tavares foi nomeado para o jogo Benfica-Belenenses. Bruno Esteves e Rui Silva ficaram de fora

PAULO BAPTISTA, árbitro de está nomeado amanhã, o jogo de Braga-Sporting horas, SportTV1), da jornada da Liga. O juiz escolhido pelo Conselho de Arbitragem federativo para o jogo do Minho já arbitrou nesta época dois encontros do campeonato principal: Benfica-Gil Vicente (21) e Nacional-Arouca (0-1).
Nesta época, Baptista já dirigiu dois jogos da Liga

Entretanto, Jorge Tavares, de Aveiro, está designado para apitar amanhã o jogo Benfica-Belenenses (18.30 horas, Benfica TV). O árbitro aveirense, nesta temporada, dirigiu apenas um jogo da Liga: (1-1).
A revelação da lista de nomeações para os dois escalões profissionais confirma o afastamento dos árbitros Bruno Esteves e Rui Silva, que dirigiram no último domingo os polémicos Vitória de Guimarães-Benfica (0-1) e Estoril-F.C. Porto (2-2), respetivamente. De resto, os seus nomes nem sequer constam do boletim de indisponibilidade, onde figuram os juízes Artur Soares Dias (Porto) e João Capela (Lisboa).

JN



JotaCC

Alan carrega estatuto de domador de leões

NO plantel bracarense, não faltam jogadores que guardam boas memórias dos jogos com o Sporting, mas é Alan que carrega o estatuto de domador de leões.

No Campeonato, marcou por três vezes ao Sporting, duas com a camisola do Marítimo e outra ao serviço do SC Braga. Tem ainda um tento registado numa jornada de grupos da Taça da Liga, que os minhotos perderam por 1-2, em Alvalade.

Esse desaire foi a exceção à regra que se impôs como marca na Liga, nos últimos tempos: todas as vezes que Alan marcou, os leões saíram derrotados. Vitórias por 2-1 e 3-0 quando era uma das grandes referências do Marítimo e triunfo por 2-1 em Alvalade, pelo SC Braga, em agosto de 2009, frente a um Sporting na altura orientado por Paulo Bento.

Aos 34 anos, celebrados no passado dia 19 de setembro, Alan continua a ser peça nuclear na estratégia atacante do SC Braga. De Jorge Jesus a Domingos Paciência, passando por Leonardo Jardim e José Peseiro, e agora com Jesualdo Ferreira, todos os treinadores que orientaram o luso-brasileiro desde a temporada 2008/2009 confiaram-lhe a titularidade. É capitão, título que no fundo premeia a sua longevidade competitiva. Concluiu a última temporada com um registo invejável de 43 desafios oficiais e 12 golos marcados, cinco dos quais na Liga dos Campeões e nesta leva já seis jogos, e dois golos, um bis servido com requinte ao Estoril na vitória por 3-2 dos arsenalistas na 4.ª jornada do Campeonato.

A BOLA

JotaCC

Vasco aceita oferta de grupo português e vende Danilo por R$ 13,5 milhões
O volante, que chegou ao clube em 2011, foi o principal jogador do Vasco na conquista da Taça BH de Futebol Júnior

Mais uma vez, o Vasco recorreu a venda de jogadores para organizar suas finanças. Neste ano, o clube já arrecador cerca de R$ 25 milhões com a venda de jogadores importantes da equipe como o atacante Eder Luis e os zagueiros Douglas e Dedé. Desta vez, quem está de saída é o cabeça de área Danilo, destaque da equipe Júnior na conquista do título da Taça BH. O grupo português responsável pela compra cobriu a oferta do Liverpool e vai pagar R$ 13,5 milhões pelo jogador de 17 anos - o Vasco tem direito a 60%.

O acordo foi firmado esta semana e o jovem, inclusive, já realizou exames médicos no novo clube. Danilo será repassado pelo grupo de investidores ao Braga, uma das principais equipes do futebol Português. O jogador, no entanto, só será apresentado em março de 2014, quando completa 18 anos. A negociação lembra o caso de Phillipe Coutinho, vendido para o futebol italiano em 2008.

O dinheiro da transferência, cerca de R$ 8 milhões, será direcionado para o pagamento imediato dos salários de funcionários e jogadores. Além dessa verba, o clube conseguiu recentemente a liberação do dinheiro do patrocínio da Nissan e de Transmissão de TV que estava retido na justiça por conta da dívida com a Receita Federal.

Danilo chegou ao Vasco em 2011 e fez parte do grupo que venceu o Campeonato Carioca de sua categoria naquele ano. Destaque da equipe vascaína, o volante passou pela seleção brasileira em todas as categorias desde o infantil, conquistando o Sul-Americano sub-15 com a amarelinha no mesmo ano. Danilo chegou a ser solicitado pelo técnico Dorival Júnior para integrar a equipe principal, mas as constantes convocações e agora a venda do jogador impediram a promoção.

Esporte Interativo Yahoo

JotaCC

Vasco vende jovem Danilo a empresário de Cristiano Ronaldo
Jovem de 17 anos jogará no Braga, de Portugal

O Vasco confirmou a venda do jovem Danilo, de apenas 17 anos, a um grupo de empresário que administra a carreira do português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid. Ele foi negociado por R$ 13 milhões e vestirá a camisa do Braga, de Portugal.

O clube brasileiro tem direito a 60% da transação e deve embolsar cerca de R$ 8 milhões no acordo. O grupo liderado pelo agente Jorge Mendes venceu a concorrência do Liverpool, que pretendia ficar com o garoto.

No entanto, Danilo seguirá no Vasco até março de 2014. Ele já fez os exames médicos e se junta ao Braga quando completar 18 anos. A venda do atleta causou revolta dentro do clube, pois o clube não reduziu custos e teve que se desfazer de um dos maiores talentos da base.

FUTNET

brigada da relote

Danilo à espera que terminem negociações
Diretor do Vasco da Gama admite contactos para vender o médio a um grupo de empresários, que o pretendem colocar no Braga


Danilo, médio de 17 anos, será reforço do Braga, de acordo com a imprensa brasileira. A promessa do Vasco da Gama, segundo garante o "Lancenet", será comprada pela empresa de Jorge Mendes e o destino será o clube minhoto.

"Existe essa possibilidade, mas ainda não podemos dizer que ele foi negociado porque a negociação ainda não foi concretizada. O Vasco está a negociar com um grupo de empresários e eles colocarão o jogador num clube", confirmou Cristiano Koehler, diretor-geral do Vasco.

Danilo ainda não se estreou pela equipa profissional do Vasco da Gama, mas conta com interessados no futebol europeu, com o Liverpool a ser um dos clubes apontados. A participação no Torneio de Toulon, em sub-20, no qual foi considerado a revelação da prova, serviu de cartão de visita.

O JOGO

brigada da relote

É a tua vez
ÉDER QUER COMEÇAR A FAZER MOSSA NOS ADVERSÁRIOS


Éder já levantou voo mas ainda não abriu o porão das bombas. O bombardeiro dos guerreiros do Minho esteve sem competir durante meio ano e começou a época ainda com ligeiras sequelas da grave lesão que sofreu frente ao Benfica. Mas nos últimos dois jogos já foi aposta como titular e perante o Arouca nem sequer foi substituído.

RECORD

JotaCC

Danilo na mira dos guerreiros

Danilo, médio de 17 anos que representa o Vasco da Gama, poderá tornar-se reforço do SC Braga ainda esta época. De acordo com relatos da Imprensa brasileira, é o agente FIFA Jorge Mendes quem, através do fundo que gere, está a conduzir o processo.

«Existe essa possibilidade, mas ainda não podemos dizer que ele foi transferido porque a negociação ainda não foi concretizada. O Vasco está negociando com um grupo de empresários e eles vão colocá-lo num», confirmou Cristiano Koehler, diretor-geral do Vasco, citado pelo Lancenet, que avança Braga como o destino da promessa vascaína.

A operação está avaliada em cerca 3,3 milhões de euros, detendo o clube do Rio de Janeiro 60 por cento dos direitos do jogador, pertencendo o restante a um empresário.

Danilo, recorde-se, foi uma das revelações do último Torneio de Toulon ao serviço do Brasil, tendo o seu nome já sido associado ao Liverpool. Danilo ainda é juvenil nas é titular indiscutível da equipa de juniores do Vasco da Gama. Na passada terça-feira, marcou um dos golos na vitória sobre o Joinville (2-1), que permitiu aos cariocas avançarem na Copa do Brasil de sub-20.

A BOLA

JotaCC

Vascaíno Danilo apontado ao SC Braga
O médio brasileiro Danilo, de apenas 17 anos, pertencente ao Vasco da Gama, pode ser o primeiro reforço de inverno do SC Braga.

De acordo com a imprensa brasileira – Lancenet e Globo Esporte -, a mudança do centrocampista para Portugal deverá acontecer depois do jogador completar os 18 anos e será intermediada por Jorge Mendes.

Danilo é uma das maiores promessas vascaínas e tem um valor de mercado situado entre os 3,5 e os 4,5 milhões de euros, pelo que o interesse dos arsenalistas só será passível de concretização com ajuda de um fundo de investimento.

Contactada por O Jogo, a SAD do SC Braga não quis confirmar o negócio mas, do outro lado do Atlântico, Cristiano Koehler, diretor-geral do Vasco da Gama, já deu as conversas como avançadas.

ZEROZERO

brigada da relote

Montero visita Felipe Pardo, o Velocista
Duelo cafetero no Sp. Braga-Sporting


Duelo cafetero no Sp. Braga-Sporting entre Felipe Pardo e Fredy Montero. O primeiro ainda luta pelo seu espaço, o segundo entrou a um ritmo avassalador.

O Maisfutebol traça-lhe o perfil dos reforços colombianos com o precioso auxílio de Agustin Garizábalo. O olheiro do Deportivo de Cali descobriu Montero e Pardo, assim como Juan Cuadrado (Fiorentina) e Luis Muriel (Udinese).

No seu blog Contralínea, Garizábalo recorda o dia em que descobriu Felipe Pardo, o Velocista. No Sp. Braga, o avançado de 23 anos tem descaído para um flanco, mas brilhava desde tenra idade como goleador nato.

«Eu dirigia a Escola Barranquillera de Futebol e num torneio infantil em Valledupar tivemos de enfrentar a Escola Tiburones nas meias-final. El Pipe (Felipe) Pardo marcou dois golos. No campeonato regular da Liga do Atlântico, marcava-nos sempre. Até que, na final do torneio Asefal, em 2003, houve novo duelo e decidi que ia acabar com aquilo.»

Agustin Garizábalo pediu à sua defesa para ficar em zonas recuadas, à espera dos piques de Pardo. Nem assim. «Numa bola longa, os meus defesas tentaram pará-lo, agarrá-lo, abraçá-lo, mas nada, pareciam todos de papel. Pardo passou pelo meio deles e fuzilou o guarda-redes.»

Os Triburones venceram o torneio mas o treinador da Escola Barranquillera, descobridor de talentos para o Deportivo de Cali, descobriu uma nova pérola.

Felipe Pardo foi convidado pelo Deportivo para um período experimental e não mais regressou a casa.

O avançado cresceu, aliou a velocidade à potência no remate e chegou a parecer o substituto ideal de Jackson Martínez. Em 2009, quando Cha Cha Cha saiu para o Jaguares do México, o Independiente de Medellín contratou el Pipe.

«Seria letal correndo 20 metros e não 70»

Pardo mudou. Já não era um homem de área, corria agora pelos flancos. Uma realidade que se arrastou até aos dias de hoje. No Sp. Braga, apenas um cinco em sete jogos, dois deles como suplente utilizado. Tem o seu lugar no onze em risco.

«Insisti com ele para que regresse à sua posição ideal: avançado centro. Foi sempre um goleador, em todos os torneios que participou. Com o seu pique e a sua potência, seria letal correndo 20 metros e não 70. Infelizmente, muderam o seu chip e converteram Pardo num flanqueador, que dá mais suor que golos».

Agustin Garizábalo lamenta o cenário mas acredita que a pérola vai brilhar. «De qualquer forma, penso que jogadores como o Pardo chegam ao ponto certo um pouco mais tarde. Isso aconteceu com o próprio Jackson. No Medellin, não foi desejado durante várias épocas e acabou por ser goleador.»

A comparação não surge ao acaso. Os dois nasceram em Quibdó, na zona oeste da Colômbia.

«A questão com Pardo é a sua idade (23 anos), ou seja, falta-lhe um pouco mais de maturidade. E que, para além disso, volte à posição onde se fez jogador. O seu arranque deixa para trás qualquer adversário, ganha vários metros. Mas depois continua a correr com a mesma velocidade e isso tira-lhe precisão. Por isso está a fazer poucos golos», remata o olheiro que o descobriu.

«Portugal é uma excelente vitrina»

Fredy Montero visita Felipe Pardo. Mais tarde, ambos irão defrontar o F.C. Porto de Jackson Martínez e Juan Quintero. O mesmo Porto que se despediu de Radamel Falcao e, neste verão, de James Rodriguez. Portugal encanta-se pelos colombianos.

«A Liga portuguesa parece estar num processo de consolidação, como está a acontecer com os jogadores colombianos, que se estão a tornar mais profissionais. A vantagem, talvez, é que em Portugal não têm a mesma exigência que em Espanha, Itália e em Inglaterra. Mas Portugal está a provar ser uma excelente vitrina», conclui Agustin Garizábalo, em entrevista ao Maisfutebol.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Disputa Lisboa-Minho começou na pré-época
sporting e sp. braga em luta acesa no defeso

A 19 de maio, Bruno de Carvalho deslocava-se à sala de imprensa do Municipal de Aveiro para anunciar o término da ligação entre Sporting e Jesualdo Ferreira. O treinador, de 67 anos, rumava a Braga poucas semanas depois e iniciava um périplo pelo mercado nacional em busca de futebolistas para o seu novo elenco. O "problema" foi que muitos deles estavam a ser igualmente seguidos pelo seu rival de amanhã, Leonardo Jardim. É caso para dizer: muito antes do pontapé de saída, já lisboetas e arsenalistas eram protagonistas de disputas... fora das quatro linhas.

RECORD

JotaCC

Éder na lista de pré-convocados da seleção
Portugal defronta Israel e Luxemburgo nos próximos dias 11 e 15 de outubro, respetivamente.
Éder na lista de pré-convocados da seleção


O avançado do SC Braga é um dos nomes que surge na lista prévia do selecionador Paulo Bento para os encontros decisivos de qualificação do Mundial 2014, segundo escreve o jornal "A Bola".

O internacional português está afastado da equipa das quinas desde o passado dia 13 de fevereiro, aquando de um jogo particular entre Portugal e o Equador.

No final desse mesmo mês, Éder teve uma lesão grave que o afastou seis meses dos relvados. Só esta temporada, o jogador de 25 anos voltou em pleno.

SAPO DESPORTO

brigada da relote

Jesualdo Ferreira: «Jardim esqueceu-se de falar em quatro grandes!»

Há um sentimento especial na hora de defrontar aquele que foi o seu clube na época passada, mas Jesualdo Ferreira separa bem as águas. «É sempre um momento para podermos recordar algas coisas. É um jogo com o peso que tem quando se defronta um clube grande como o Sporting. Entrar na partida à frente deles dá-nos pelo menos a ideia do ânimo e da autoestima dos jogadores. É um elemento importante entrar no jogo sentindo que estamos por cima do adversário», analisou Jesualdo Ferreira.

Acerca do discurso apaziguador de Leonardo Jardim sobre as arbitragens, ao assumir que no balanço os três grandes saem sempre mais beneficiados, o professor fez um reparo: «Esqueceu-se de falar em quatro grandes. Em relação aquilo que ele disse é a opinião dele, não tenho que a comentar».

O Sporting é atualmente uma equipa com outro tipo de argumentos competitivos, concorda o treinador do SC Braga: «Acho que o Sporting é uma equipa muito equilibrada, com bons jogadores, que faz um jogo muito coletivo e tem três ou quatro situações ensaiadas que fazem parte do modelo e do seu processo. É uma equipa equilibrada e que vai ser mais forte no futuro.»

Em outubro, o SC Braga vai entrar em processo eleitoral. António Salvador ainda não confirmou a sua candidatura. Jesualdo é taxativo: «Não imagino o Braga sem António Salvador. Por agora, não. Ninguém neste momento pode substituir António Salvador!»

Joãozinho em risco para o Sporting

Joãozinho, com uma lesão num adutor, está em sérias dúvidas para o jogo com o Sporting. Confirmação avançada por Jesualdo Ferreira na conferência de lançamento da partida.

O SC Braga irá emitir nas próximas horas um boletim clínico para esclarecer a situação do lateral esquerdo. Caso Joãozinho não recupere, Jesualdo poderá adaptar Dabó ou Baiano ao lugar ou abrir finalmente a porta a Elderson, jogador que na véspera do jogo com o Estoril, quando uma gastroenterite afetou Joãozinho, assumiu junto do técnico não ter condições físicas e táticas para jogar, depois de largo período de indefinição sobre o seu futuro.

A BOLA

brigada da relote

"É importante chegar ao jogo por cima"
Treinador confirma que estar à frente do Sporting agrada aos arsenalistas


Receber o Sporting no segundo lugar do campeonato, com mais um ponto que os leões, é um cenário que agrada a Jesualdo Ferreira. "É um elemento importante chegar ao primeiro jogo com um grande e estar por cima", admitiu o treinador do Braga, ressalvando, no entanto, que "o mais difícil não é partir", mas antes "chegar e melhorar".

Tendo em conta que na época passada estava do outro lado da barricada, Jesualdo Ferreira não nega que o reencontro com a equipa de Alvalade terá o seu quê de especial. "Não sou indiferente à minha história. Sente-se sempre alguma coisa, mas sou profissional e, como tal, sou imune a essas questões", referiu.

"Não imagino o Braga sem Salvador"
Treinador dos bracarenses elogiou a entrevista que o presidente concedeu a O JOGO


A cerca de um mês e meio de se realizarem mais umas eleições para a presidência do Braga, António Salvador ainda não decidiu se irá ou não recandidatar-se. Mas poucos duvidam de que irá sair. Inclusive Jesualdo Ferreira.

"Não imagino o Braga sem [António] Salvador. Pelo menos para já", afirmou o treinador dos arsenalistas, alinhando pelo mesmo diapasão dos adeptos ouvidos por O JOGO esta semana. "Tive a oportunidade de ler notáveis do Braga e toda a gente tem a mesma opinião. Não há ninguém que possa substituir Salvador", vincou, já depois de ter catalogado de "excelente" a entrevista dada esta semana pelo presidente arsenalista ao nosso jornal.

Mensagem de Jesualdo a Van der Gaag
"Professor" desejou as melhoras ao holandês e um rápido regresso ao ativo


A conferência de Imprensa era de antevisão do jogo com o Sporting, mas antes de o abordar, Jesualdo Ferreira fez questão de enviar uma mensagem a Van der Gaag, que foi forçado a deixar o cargo do Belenenses devido a um problema cardíaco.

"Queria deixar um mensagem ao Mitchell van der Gaag, lamentar o que aconteceu e deixar uma palavra ao Belenenses. É uma situação lamentável, mas, infelizmente, não é original. Espero que venha tudo a correr pelo melhor e que ele volte em breve ao convívio da equipa e à carreira, porque é o que gosta de fazer", declarou o técnico do Braga.

O JOGO

brigada da relote

Jesualdo elogia Sporting mas confia na vitória do Braga

Jesualdo Ferreira, técnico do Braga, reconhece que o Sporting - a anterior equipa que treinou e o adversário da turma minhota no jogo da 6.ª jornada da Liga de futebol, a disputar este sábado (20.15 horas, SportTV1), no Estádio Axa - está "muito melhor" do que na época passada.

"O Sporting fez uma má época no ano passado, mas, esta temporada, está muito melhor", disse o treinador arsenalista, esta sexta-feira, na conferência de Imprensa de antevisão do jogo com a turma leonina.

Para o professor, o facto de o Braga somar mais um ponto do que o seu opositor, do ponto de vista psicológico, é importante: "É bom para nós, mas também sabemos que o mais difícil é manter e até melhorar a classificação", frisou, a propósito.

Ciente de que este tipo de jogos têm "contornos diferentes", Jesualdo Ferreira admitiu que não fica indiferente ao que tem sido a sua história: "Sou profissional e este é um jogo com o peso que tem quando se defronta um clube grande", vincou, considerando o adversário uma equipa "muito equilibrada", ao qual o Braga tentará dar a melhor resposta, para "tentar somar os três pontos".

Ao nível do plantel, o treinador dos bracarenses revelou que o lateral Joãozinho está em dúvida, devido a um problema físico num adutor. "Não sei se vai a jogo", salientou.

JN

brigada da relote

O Sporting e o Braga encontram-se na luta pelos lugares cimeiros da Liga

O Sporting, em terceiro, e o Braga, em segundo, protagonizam o grande duelo da sexta jornada na luta por continuar no topo da liga, que é liderada pelo Porto e à qual o Benfica quer subir do quarto posto.

Os "leões", com um ponto a menos que os bracarenses, deslocam-se no domingo ao Estádio Axa dos "arsenalistas" dispostos a não perder o comboio do topo após um bom começo de temporada, apesar do empate (1 a 1) contra o Rio Ave da jornada anterior.

Os bracarenses, que ganharam 0-1 ao Arouca na semana passada e são segundos a um só ponto do Porto, querem continuar a demonstrando a consistência que caracteriza a sua estrutura desportiva da sua equipa.

O técnico dos lisboetas, Leonardo Jardim, afirmou em conferência de imprensa que será um jogo "muito competitivo" e com uma "carga emocional" acrescentada, já que o treinador dirigiu a equipa do Minho na temporada 2011/2012.

Na convocatória, o extremo espanhol Diego Capel ficou de fora por uma lesão que sofreu no jogo anterior no adutor da sua perna esquerda e que o afastará do campo pelo menos três semanas.

A novidade da lista é a reintegração do defesa argentino Marcos Rojo, recuperado de uma luxação no ombro que o afastou  dos campos desde inícios de setembro.

Os comandados por Jesualdo Ferreira, que por coincidência foi também técnico do Sporting durante o final da temporada passada, conta com o plantel todo disponível.

No seu onze habitual, destacam-se o Extremo brasileiro Alan, assim como os internacionais portugueses Éderzito e Ruben Micael.

EFE

brigada da relote

«Espero que Van der Gaag volte em breve» - Jesualdo Ferreira

Antes de fazer a abordagem ao jogo com o Sporting, Jesualdo Ferreira fez questão de enviar um abraço solidário a Mitchell Van der Gaag, treinador do Belenenses que interrompeu a sua carreira por causa de um problema cardíaco.

«Gostaria de deixar mensagem a Mitchell van Der Gaag e lamentar o que aconteceu. São palavras extensivas ao Belenenses. É uma situação desagradável, mas que não é original. Espero que recupere e volte em breve ao convívio com a sua equipa e à carreira. Mando-lhe um abraço direto e solidário.»

A BOLA