News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Fim do Atletismo

Started by sedas, 30 de July de 2012, 10:16

Previous topic - Next topic

darkshines

realmente, é vergonhoso. Um club como o nosso, não sei quantas vezes campeão europeu de corta mato, campeonatos nacionais, com um historial brutal em termos de atletas fornecidos para a selecção nacional...

Isto não pode ir para a frente! É preciso fazer algo....

disco infiltrator

Ao assistir aos Jogos Olímpicos que estão agora a decorrer, esta possível decisão da direcção do SCB ainda me parece mais incoerente. Os clubes são quem dinamiza o desporto em Portugal, sem clubes não há atletas. O Estado tem que apoiar o desporto mas os clubes é que são o motor de todo o desporto. Acabando-se as modalidades nos clubes, está a matar-se o desporto em Portugal.

As nossas participações nos Jogos Olímpicos têm sido cada vez mais sofríveis. É o que estamos a assistir, participações dos nossos atletas em que são, regra geral, eliminados à primeira. E isso para aqueles que conseguiram chegar aos Jogos. É desanimador vermos os nossos atletas, apenas participam. Antes ainda tínhamos as nossas esperanças de medalha no atletismo. As medalhas do Carlos Lopes, da Rosa Mota, da Fernanda Ribeiro, Rui Silva, Nelson Évora etc encheram todo o país de orgulho. Sem esquecermos os resultados do SCB em europeus de atletismo, com grande destaque para a grande Conceição Ferreira. O SCB tem essa obrigação com o desporto português, não pode desistir do atletismo e acabar com anos e anos de história e gloria.

ric

e agora eu pergunto: se mantivermos só a formação que futuro terão os nossos jovens qdo chegarem a juniores e seniores? estaremos a fomar para depois servir alguém? estaremos apenas a formar desportivamente e os proveitos desportivos vão para terceiros? A ser assim e sem qq tipo de dividendos desportivos, que sejam as escolas e o ESTADO a fomentar o desporto...é o que diz a nossa Constituição da república que garante acesso ao desporto para todos...

Que raio de inversão de valores.... Desporto sim no clube mas com objectivos claros de formação e rentabilização desportiva, vulgo, competição!

rpo.castro

Quote from: disco infiltrator on 30 de July de 2012, 13:06
Uma vergonha. Que acabem primeiro com o futebol, pois o atletismo é a modalidade estandarte do SCB. A modalidade que produziu os melhores atletas do clube, que mais títulos importantes trouxe para o clube e que fez do SCB um clube respeitado internacionalmente. Nunca me esquecerei que o primeiro grande orgulho que tive com o meu clube foi graças ao atletismo.

Estou convicto que o orçamento do atletismo deve ser algo completamente insignificante comparado a muitas das despesas correntes do clube. A direcção deveria trazer à praça os números para sabermos do que estamos a falar com maior precisão.

Entendo que um clube como o fcp tenha terminado ou suspenso uma modalidade como o basket: onde existe um pavilhão para manter, salários de estrangeiros e nacionais, viagens constantes etc etc

No que respeita à modalidade atletismo, que despesas são directamente responsabilidade do clube? Não seria possível encontrar um patrocinador?
Na situação em que está o país, já se sabe que não há dinheiro nem nos clubes nem nos patrocinadores. Juntando as todas as taxas que o governo/federação cobram para não dar nada em  troca não admira que as modalidades amadoras, não passem disso mesmo: amadoras, uma vez que não são auto-sustentadas. O problema não é do SCB ou de outros, é do país.

Que destaque têm estas modalidades na comunicação social? Que reconhecimento público? Só quando ganham medalhas, e em grandes competições. Quantos saberão quem são os campeões nacionais de corta-mato ou dos 1500 m?

Há muitos que falam das modalidades e se manifestam contra a sua extinção, mas quantos já foram assistir a provas de atletismo, natação, boccia ou mesmo voleibol? 0,01% ? Assim qual o interesse de um patrocinador?

Quote from: ric on 30 de July de 2012, 15:45
e agora eu pergunto: se mantivermos só a formação que futuro terão os nossos jovens qdo chegarem a juniores e seniores? estaremos a fomar para depois servir alguém? estaremos apenas a formar desportivamente e os proveitos desportivos vão para terceiros? A ser assim e sem qq tipo de dividendos desportivos, que sejam as escolas e o ESTADO a fomentar o desporto...é o que diz a nossa Constituição da república que garante acesso ao desporto para todos...

Que raio de inversão de valores.... Desporto sim no clube mas com objectivos claros de formação e rentabilização desportiva, vulgo, competição!

O estado deve garantir acesso e fomentar o desporto, que é muito diferente de sustentar o desporto de alta competição. Aí penso que o estado não deverá ser o maior travão (como tem sido) a quem quer praticar a modalidade.

Num país de futebol, morrerão todas as outras modalidades porque os portugueses estão se marinbando para elas durante 360 dias por ano e só de vez em quando se lembram que existem.
Quem não sente não é filho de boa gente.

solrac27

Quote from: rpo.castro on 30 de July de 2012, 16:21
Num país de futebol, morrerão todas as outras modalidades porque os portugueses estão se marinbando para elas durante 360 dias por ano e só de vez em quando se lembram que existem.

Esta é que é a realidade... ( eu sou um desses infelizmente )

É um assunto muito delicado... Porque o desporto em geral vive dos sucessos e infelizmente, sucessos não temos muito. Esporádicamente temos um ou outro mas que rápidamente é esquecido porque não há continuação disso mesmo: SUCESSOS!!!!

Vejam o caso da Telma, ainda a pouco tempo fez historia e toda a gente se interessou um bocado mais na modalidade do Judo e estava a espera de algo muito bom nestes JO e o que aconteceu? DESILUSÂO!!!! Como é obvio não estou a culpar a atleta que muito dá ao nosso país, mas é disto que as modalidades extra futebol precisam para sobreviver. Os patrocinadores só apostam no que dá dinheiro, e quem não tem um sucesso continuado é complicado arranjar ou manter os patrocinios.

Quanto aos clubes, não sei como funciona a gestão das modalidades, mas que ha muitas exigencias no futebol por parte dos sócios que podem complicar essa gestão não tenho dúvidas disso.

Uma pergunta: Se perguntarem aos sócios de um clube o que preferem perder: futebol ou atletismo?

Ja tenho na minha cabeça o resultado...

Sérgio Gonçalves

É uma tristeza. Um clube quer-se eclético, é este ecletismo que leva à criação de laços entre clube e a cidade. Terminar as modalidades só porque dão prejuízo é de uma falta de bom senso lamentável. Modalidades como natação, atletismo são símbolos do clube e da própria cidade. Foram/são estas modalidades que mais fama trouxeram ao clube, que a par do andebol do ABC mais títulos trouxeram à cidade. O período em que vivemos é  difícil, sem dúvida, mas lembrem-se somente que o futebol também já foi o parente pobre do clube e nesse altura ninguém se lembrou de o extinguir...em tempos o futebol já deu (e ainda dá) muito prejuízo. É a solução mais fácil, é extinguir as modalidades. Nós somos sócios do Braga, mas quanto é que são acionistas na SAD?. É nosso dever ajudar esta mítica modalidade.
Sócio nº 2014

rpo.castro

Se o atletismo acabar, que será feito de atletas como a Dulce Félix que ainda há pouco trabalhava numa fábrica? Depois exigem sucesso. Só em Portugal exige-se tudo sem dar nada em troca. Do género se conseguires ser campeão sem condições nenhumas, aí falamos...Enfim

Reparei em 2 factos curiosos:
-Porque é que este tópico está na secção Futebol/Clube/SAD e não atletismo?
-2º na secção modalidades/Atletismo  tem um tópico: Atletismo Sim Ou não? de Fevereiro com a seguinte pergunta "Deverá a Direcção do S.C. Braga continuar a apoiar a modalidade do Atletismo?" meia dúzia de respostas.
Acho que está tudo dito sobre o futuro das modalidades amadoras.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Pedro Barroso

É das medidas mais tristes e lamentáveis que poderia acontecer ao SCB e seus simpatizantes, sim simpatizantes pois muitos afeiçoaram-se ao Braga também pela via do atletismo.
O atletismo foi simplesmente nos anos 80 e principio dos anos 90 quem deu nome a nível europeu ao SCB, não foi o futebol!
Quem não se lembra de nos intervalos dos jogos no estádio 1º Maio, ver as atletas serem homenageadas após as sucessivas conquistas e sucessos enquanto o futebol amargurava?
Vejam só, até na séde que o Braga tinha na Avenida Imaculada Conceição havia centenas de simpatizantes e adeptos á espera da chegada das atletas para serem agraciadas após as sucessivas conquistas.
O SCB Atletismo já "fabricou" muitos atletas Olimpicos.
Fala-se em autocarro de 800.000€? Quantos anos de atletismo essa verba sustenta? Só para reflectir.

C.P.

 Não posso concordar com tal coisa, ainda à uns dias a traz gabava o clube pelos feitos no atletismo e agora PUMMMMMMMMM é o fim. É uma tristeza.  BRAGA NÃO É SÓ FUTEBOL, PELO MENOS NÃO ERA!!!!

  BRAGA SEMPRE
 
SEMPRE MAS SEMPRE BRAGA E SÓ BRAGA

Cici

Quote from: LeoP on 30 de July de 2012, 11:11
Há dinheiro para tanta coisa e para isto não há? Triste, muito triste se isto for verdade.

Bem referido. O problema é que atualmente em Portugal, basicamente só o futebol rende, e mesmo assim...

jota17

O SCB não deve/pode acabar com o atletismo, se queremos ser grandes, não podemos estar focados só no futebol.

Guarda-Redes

Sobre este assunto escrevi um texto noutro tópico em Fevereiro, e que gostaria de o voltar a "postar":

"Do meu ponto de vista, de observador exterior, o atletismo segue pelo mesmo caminho da natação. Afundar-se!
Tenho ideia que o que ainda o vai segurando é o trabalho e o carisma da Prof. Sameiro Araújo, sem ela, a modalidade que mais importantes títulos deu ao clube vai por água abaixo. Não sei se já se esqueceram, mas entre muitas outras coisas tivemos uma atleta CAMPEÃ DO MUNDO de maratona.
Nos últimos anos tivemos enormes valores como a Ana Dulce Felix, a Jéssica Augusto ou a Marisa Barros...provavelmente as três melhores fundistas nacionais da actualidade. Que é feito delas? foram-se todas embora, podem ter ido por diferentes razões, mas já cá não estão, e isso é um facto! Algo vai mal! Muito mal! E se não dermos a volta, provavelmente ficamos sem os valores que nos restam, p.e. a Ercília Machado.

Vemos num tópico na secção "Atletismo" deste forum, pessoas com maior conhecimento de causa do que a generalidade de nós, a denunciar uma enorme falta de condições e amadorismo por parte de quem deveria dirigir bem o clube. Ainda tivemos esta semana uma entrevista da Prof.Sameiro Araújo, que vem no seguimento de outras, onde ela se mostra profundamente desmotivada apontando falhas na nossa secção de atletismo.

Pelos postes que li anteriormente, penso que é consensual entre todos ou quase todos, que é imperioso que a modalidade tenha que ser auto-sustentável. Deixem-me discordar, o que tem que ser auto-sustentável é o clube como um todo e não cada modalidade por si só independentemente das outras. E pergunto eu, se cada modalidade tivesse que ser auto-sustentável, há quantos anos não tínhamos futebol?

Dentro da perspectiva que é o clube que tem que ser auto-sustentável e não cada modalidade, há vários aspectos a discutir nomeadamente no que diz respeito ao protocolo clube/SAD. Não conheço os relatórios e contas do clube em pormenor, mas há questões que podem ser levantadas. Qual é a percentagem de cotas de associados que é transferida para a SAD? É o clube compensado pelas transferências de futebolistas por si formados (p.e. quanto receberá o clube por uma eventual transferência do PIzzi?)? Como é feita a distribuição dos dinheiros do clube entre as diferentes modalidades? É que aparentemente os juniores de futebol têm dinheiro para contratar brasileiros. E o contrato programa com a câmara? Não poderia, num momento de aparente desafogo no futebol profissional, tudo isto ser revisto para dar mais condições às diferentes modalidades do clube? E se calhar quando falo em condições, podem até nem ser as financeiras as mais importantes...isso já não sei.

Um outro aspecto diz respeito à capacidade da secção de atletismo de gerar receitas próprias. É que se o dinheiro que têm não chega, é para isso que a direcção está lá. É que aparentemente clubes como o Maratona, Benfica, Sporting, Académica, J.Vidigalence, JOMA.... a julgar pelos resultados do nacional de clubes, têm conseguido dar condições aos seus atletas  e ter equipas competitivas.
O que fazem esses clubes para arranjar conseguir isso? Da maior parte deles não faço ideia, mas o Maratona organiza as maratonas de lisboa e de Portugal, o que lhes dá rios de dinheiro. E o Braga o que organiza? Nada. Ainda há poucos dias em Viana houve uma meia-maratona, com cerca de 2500 inscritos, patrocinios de grandes empresas, sendo uma corrida bastante apelativa para os "atletas de pelotão". Não sei que lucros poderia trazer uma corrida deste tipo em Braga, mas de certeza que no mínimo serviria para afirmar a marca "Braga-Atletismo", tornando-a dinamica aos olhos das pessoas, chamando a atenção dos adeptos, maximizando as condições para a obtenção de patrocinios para a nossa equipa.  Para ter patrocinadores, não basta por uma frase de apelo, algures no síte (Que até há bem pouco tempo, tinha o plantel de atletismo de 2006)

Por isso, e em jeito de conclusão, muito mais é preciso fazer. Mas mesmo muito. É que esta do não há nada a fazer, não me convence nadinha.  Ter um clube que consiste em jogos de futebol 15 em 15 dias, para poder brincar aos marroquinos e espanhois, é o oposto da minha forma de ver o papel do principal emblema da cidade!"


A isto acrescento que um clube é algo diferente de uma empresa de compra e venda de jogadores!
O Braga não é um grande é o Enorme!

semprebraga

Proponho que seja instituída uma quota voluntária de 1€/mensal para ajudar a manter o atletismo. Que dizem?

Lateralus

Em Portugal desporto é futebol e pouco mais. A recente prestação nos Jogos Olímpicos comprova isto mesmo.

Posto isto, que importa agora é saber o que nós, enquanto sócios, podemos fazer para impedir isto. É preciso procurar saber em que condições se encontra esta modalidade (e as outras, já agora) e de que forma podemos ajudar. Acredito que o contributo, mesmo que simbólico, de uns milhares de sócios pode fazer toda a diferença.

spinto

Não acredito no que estou a ler, acabar com o atletismo ????

Prefiro não ter equipaB, prefiro não ter autocarros novos, prefiro nao ter nunos gomes ou j.pintos para vender 100 ou 200 camisolas, prefiro que acabem com os luxos mamões de muitos nos camarotes e desperdicios.

O atletismo foi quem mostrou braga ao mundo, tenho uma familiar que já foi campeã europeia de estrada,corta-mato, foi muitos anos campeã nacional em várias provas, não acredito e acho mesmo que batemos no fundo, é vergonhoso acabar quem nos anos 80 dignificava a cidade, sim dignificava pq no futebol era a vergonha da cidade com o clube a ser gerido por comissões e compadrios, andava sempre a lutar até á ultima jornada e chegou a safar-se com favores ou resultados combinados.

Desculpem mas tb fui (apenas 1 ano) atleta do clube e sem condições conseguia-se sucesso, coisa que não vejo em mais nenhuma modalidade, presenciei e privei de perto com algumas das campeãs do nosso atletismo e imagino o que lhes vai na alma.

Se o objectivo do clube é só futebol, força, encham os bolsos já que a nivel profissional não conseguiam dada a conjuntura actual, mas nunca se esqueçam que serão sempre conhecidos como os coveiros do simbolo máximo do atletismo português.

PS- Nunca conheci nenhuma atleta das que referi anteriormente que tivesse tido ordenado do clube, era simplesmente amor á camisola e á modalidade, o que elas ganhavam eram prémios nas provas onde participavam pelos resultados e caches de participação.

Boa sorte SCBraga (clube), estás no bom caminho !!!!!
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

sedas

Quote from: Lateralus on 31 de July de 2012, 00:36
Em Portugal desporto é futebol e pouco mais. A recente prestação nos Jogos Olímpicos comprova isto mesmo.

Posto isto, que importa agora é saber o que nós, enquanto sócios, podemos fazer para impedir isto. É preciso procurar saber em que condições se encontra esta modalidade (e as outras, já agora) e de que forma podemos ajudar. Acredito que o contributo, mesmo que simbólico, de uns milhares de sócios pode fazer toda a diferença.

O importante neste momento é sabermos o que é que nós sócios poderemos fazer para evitar este fim...
Já se lançaram algumas ideias que seria importante que chegassem à direcção..

ric

Bem, segundo consegui apurar apenas os gastos com os séniores serão cancelados. Não haverá mais subsidios para atletas séniores nem qq contratação. A formação mantém-se.

Ora isto não é acabar com a modalidade. O que se saúda, melhor, podemos dizer: do mal o menos...

No entanto, a minha opinião de sempre é que uma modalidade só tem razão de existir se o topo da piramide funcionar, ou seja, se chegamos ao topo da formação e podemos rentabilizar em resultados desportivos todo o esforço da formação.
Que nos adianta formar atletas se elas não podem singrar no seu clube?
que nos adianta formar atketas para elas irem enriquecer o plamarés desportivo de um qq clube que não seja o nosso?
que ambição terá um atleta ao ver que o clube não tem séniores nem sequer uma atleta de nome para ser exemplo a seguir?

No meu entender esta politica é errada e , acho que em modalidades com pergaminhos como o atletismo do SCB não se poderia nunca terminar com os séniores nem com a concretização de uma equipa que ande sempre na frente.

rpo.castro

Quote from: ric on 31 de July de 2012, 10:26
Bem, segundo consegui apurar apenas os gastos com os séniores serão cancelados. Não haverá mais subsidios para atletas séniores nem qq contratação. A formação mantém-se.

Ora isto não é acabar com a modalidade. O que se saúda, melhor, podemos dizer: do mal o menos...

No entanto, a minha opinião de sempre é que uma modalidade só tem razão de existir se o topo da piramide funcionar, ou seja, se chegamos ao topo da formação e podemos rentabilizar em resultados desportivos todo o esforço da formação.
Que nos adianta formar atletas se elas não podem singrar no seu clube?
que nos adianta formar atketas para elas irem enriquecer o plamarés desportivo de um qq clube que não seja o nosso?
que ambição terá um atleta ao ver que o clube não tem séniores nem sequer uma atleta de nome para ser exemplo a seguir?

No meu entender esta politica é errada e , acho que em modalidades com pergaminhos como o atletismo do SCB não se poderia nunca terminar com os séniores nem com a concretização de uma equipa que ande sempre na frente.
Concordo que ter uma modalidade só com formação é um projecto incompleto. Mas é preferível acabar com os seniores do que com a formação, até porque a equipa sénior pode facilmente ser reatada, como acontece há dezenas de anos nas modalidades de menor expressão, e a formação não.

Uma palavra para os que falam nas contratações de jogadores, autocarros e equipas B: SAD e clube são duas coisas diferentes, assim como os respectivos orçamentos. O problema está no facto de a modalidade não ser auto sustentável. O único dinheiro que se pode desviar do futebol para as outras modalidades é o do futebol de formação.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Pé Ligeiro

Não há nenhuma razão que justifique o sacrificar uma modalidade como o atletismo. Trata-se de uma modalidade popular, que pode ser praticada por toda a gente e que é de todas a mais económica. Permite ter muita gente a vestir as cores do clube, a levar as cores do clube por esse mundo fora e com pouco investimento.

Uma quota anual de 10 €, paga por 10.000 sócios, daria 100.000€, valor que provavelmente seria suficiente para manter a modalidade a nível sénior.
BRAGA SEMPRE MAIS!

Guarda-Redes

Quote from: rpo.castro on 31 de July de 2012, 11:37
Quote from: ric on 31 de July de 2012, 10:26
Bem, segundo consegui apurar apenas os gastos com os séniores serão cancelados. Não haverá mais subsidios para atletas séniores nem qq contratação. A formação mantém-se.

Ora isto não é acabar com a modalidade. O que se saúda, melhor, podemos dizer: do mal o menos...

No entanto, a minha opinião de sempre é que uma modalidade só tem razão de existir se o topo da piramide funcionar, ou seja, se chegamos ao topo da formação e podemos rentabilizar em resultados desportivos todo o esforço da formação.
Que nos adianta formar atletas se elas não podem singrar no seu clube?
que nos adianta formar atketas para elas irem enriquecer o plamarés desportivo de um qq clube que não seja o nosso?
que ambição terá um atleta ao ver que o clube não tem séniores nem sequer uma atleta de nome para ser exemplo a seguir?

No meu entender esta politica é errada e , acho que em modalidades com pergaminhos como o atletismo do SCB não se poderia nunca terminar com os séniores nem com a concretização de uma equipa que ande sempre na frente.
Concordo que ter uma modalidade só com formação é um projecto incompleto. Mas é preferível acabar com os seniores do que com a formação, até porque a equipa sénior pode facilmente ser reatada, como acontece há dezenas de anos nas modalidades de menor expressão, e a formação não.

Uma palavra para os que falam nas contratações de jogadores, autocarros e equipas B: SAD e clube são duas coisas diferentes, assim como os respectivos orçamentos. O problema está no facto de a modalidade não ser auto sustentável. O único dinheiro que se pode desviar do futebol para as outras modalidades é o do futebol de formação.

Não é exactamente assim. Há um protocolo, clube/SAD que estipula uma transferência de uma parte significativa da quotização do clube para a SAD (penso que cerca de 90%, mas não tenho a certeza), ora este valor pode ser mais ou menos. Se a SAD está mais desafogada financeiramente para comprar centros de estágio com rodas, se calhar faria sentido reduzir este valor.

Para mim, o principal problema do atletismo, é uma estrutura directiva do clube, que se está nas tintas para as modalidades.
O Braga não é um grande é o Enorme!