News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 28/05

Started by JotaCC, 28 de May de 2012, 07:07

Previous topic - Next topic

JotaCC

Jardim pode estar tremido
NUM MOMENTO EM QUE SE FALA DE SÉRGIO CONCEIÇÃO

A questão do treinador do Sp. Braga na próxima época pode ser um assunto que não está fechado. Há dados que apontam pelo menos para a possibilidade de estar a ser equacionada por António Salvador uma mudança de estratégia.

Record sabe que o presidente do Sp. Braga não gostou nada de recentes declarações de Leonardo Jardim sobre o relacionamento do treinador com o presidente, facto que fez com que um jornal desportivo tivesse de fazer um exercício complicado no dia seguinte a ter publicado a tal afirmação de Jardim que incomodou o presidente: "Não tenho relações com António Salvador".


Nuno André Coelho: «Mais cedo ou mais tarde o Sp. Braga será campeão»
entrevista record

Aos 26 anos, o defesa-central que já passou por dois grandes não tem dúvidas de que no Minho já se desenha outro grande do futebol português.

RECORD – Já conhece a realidade de dois grandes clubes. Como é que compara o Sp. Braga em relação a FC Porto e Sporting?

NUNO ANDRÉ COELHO – Em relação ao FC Porto está ainda algo distante em vários parâmetros, mas em relação ao Sporting este Sp. Braga não tem nada a perder. O Sp. Braga é um clube fantástico a todos os níveis. Tem uma organização de grande clube e uma estrutura muito profissional. As condições de trabalho também são excelentes.

R – O Sp. Braga já tem condições para assumir declaradamente que é um dos grandes em Portugal e que pode lutar pelo título com os históricos do costume?

NAC – Tem quase todas as condições. A única grande diferença que sinto em relação aos outros três é só económica. Ao nível do investimento que se faz num plantel o Sp. Braga não pode fazer muito mais e está atrás e isso, como todos sabemos, pode fazer a diferença nos momentos mais decisivos. Mas mesmo assim o Sp. Braga tem provado nos últimos anos que consegue lutar e ficar nos três primeiros lugares. Isso é fantástico e mais tarde ou mais cedo acho que o Sp. Braga vai conseguir ganhar um título, não digo o campeonato, mas pelo menos uma das taças. Aliás, se o Sp. Braga conseguir estar sempre na Liga dos Campeões nos próximos anos mais cedo ou mais tarde também vai conseguir ser campeão nacional.

RECORD

JotaCC

Semana de várias decisões

Vai ser uma semana de decisões, que começam já hoje a ganhar forma. O presidente da SAD bracarense, António Salvador, regressa hoje a Braga depois de uma semana de ausência em Moçambique, onde esteve a tratar de negócios e assuntos pessoais. Com os jogadores e equipa técnica de férias, o presidente prepara com a restante direcção a nova temporada e da agenda sobrecarregada de António Salvador há diversos temas pendentes, desde logo a escolha do local de estágio de pré-época e datas de arranque dos trabalhos.

Com vários dossiers em cima da mesa para análise, Salvador irá agora debruçar-se sobre questões pendentes como vendas de jogadores, renovações e preparação da equipa B, projecto que arranca na nova temporada.
Ausente nos últimos dias - e numa altura em que há assuntos em 'stand-by' a nível de renovações de jogadores - Salvador reúne-se para estudar também propostas e ofertas que já chegaram ao clube por activos como Lima, a jóia da coroa seguida por diversos clubes.

Com mais um ano de contrato com o Sp. Braga, o passe do avançado vale entre sete a 10 milhões de euros, o que significa que, em caso de negócio, os cofres bracarenses encaixam seis milhões, já que o clube detém 60 por cento dos direitos desportivos do brasileiro.
No lote de processos, há ainda o de Djamal. O médio tem sido alvo de constantes ataques por parte do Al-Wahda, clube de Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), que acena com uma proposta de dois milhões de euros, duas temporadas e um ordenado bem superior ao que o internacional da Líbia aufere actualmente nos arsenalistas.

Entre os diamantes do plantel, Hugo Viana e Custódio apresentam, igualmente, grande potencial de mercado, que será aproveitado pela presença no Europeu 2012 para valorização.
Atento aos sinais do mercado, o Sp. Braga tem ainda em mãos o dossier Ewerton. Apontado a grandes clubes, como FC Porto, o central está emprestado pelo Corinthians Alagoano, até 2013, e os minhotos terão de exercer a cláusula de opção de compra do passe até 30 de Junho, para acautelarem um encaixe resultante de uma possível transferência durante o verão.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Sérgio Conceição apontado ao SC Braga

O jornal A Bola avança, este domingo à noite, que Sérgio Conceição pode suceder a Leonardo Jardim no comando técnico do SC Braga, caso o madeirense deixe o emblema minhoto na sequência das recentes palavras ao jornal O Jogo.

Na altura, Jardim referiu que a sua relação com o presidente dos arsenalistas é «essencialmente profissional», situação que não terá caído bem junto do próprio Salvador e da sua direção.

De acordo com A Bola, a rutura entre Jardim e o SC Braga deve mesmo acontecer, sendo que o atual treinador do SC Olhanense, Sérgio Conceição, está no topo da lista para ingressar no clube minhoto.

ZEROZERO

JotaCC

Stefanovic estuda contrato até 2016

Por mais que o Santa Clara alegue ter acionado a cláusula de opção de renovação do contrato de Stefanovic, o guarda-redes está em condições de se transferir para o Braga a custo zero. Esse é pelo menos o entendimento do empresário António Araújo, responsável pela gestão da carreira do jogador de 23 anos, confirmando a O JOGO que o clube minhoto propõe um contrato válido para as próximas quatro épocas. "A FPF e a Liga não reconhecem opções de renovação quando uma das partes não está de acordo. Só por mútuo acordo. E o Stefanovic não assinou um novo contrato, é um jogador livre. Os dirigentes do Santa Clara devem ter, aliás, essa noção", explicou, adiantando que conta reunir-se ainda hoje com o guardião para definir o futuro do sérvio. "Já se encontra no Porto e, na minha opinião, a proposta do Braga é a melhor, mas não posso obrigá-lo a nada. O meu papel é aconselhá-lo; depois ele escolhe", observou.

Dando conta de outro convite em Portugal (será o Gil Vicente), António Araújo assumiu que Stefanovic ficou, porém, "muito entusiasmado" com o interesse concreto do Braga. "Trata-se de um dos maiores clubes do futebol português", constatou. Se por um lado a grandeza do Braga impressiona; por outro, a qualidade do guarda-redes é sublinhada pelo técnico Bruno Moura, que confiou ao sérvio a baliza do Santa Clara logo no seu primeiro ano no futebol português. "É o melhor guarda-redes da Liga Orangina e tem potencial para fazer concorrência ao Quim, com quem trabalhei no Benfica", apreciou.

Candidato igualmente a guarda-redes titular da equipa B, Stefanovic terá de melhorar em "aspetos pontuais". "Por vezes, falha o timing certo para sair da baliza e tem de trabalhar o jogo de pés", especificou Bruno Moura, deixando bem claro que o tamanho elevado (mede 1,92) não indicia lentidão de processos. "É muito ágil e competitivo", assegurou. Já a língua portuguesa deixou de ser problema há algum tempo. "Aprendeu facilmente"


Mossoró
"Sonho acabar no Baraúnas"

Durante as férias que está a gozar na sua cidade natal (Mossoró), o médio ofensivo do Braga vai treinar no pequeno clube local, o Baraúnas, para manter a forma física. Adepto fervoroso desta equipa que milita atualmente na Série D do campeonato brasileiro, Mossoró foi vê-la jogar, acompanhado por um dos seus irmãos, o empresário Zezinho Mossoró, num encontro amigável, e confessou ao "Jornal de Fato" um dos seus objetivos para o futuro profissional. "Sonho em encerrar pelo Baraúnas, sendo campeão na minha cidade. Não sei quando isso vai acontecer, mas esse dia chegará", afirmou Mossoró, que por aquelas bandas é encarado como um autêntico ídolo e uma referência para os jovens futebolistas. As palavras do médio Damásio Leite, de 18 anos, sobre a possibilidade de treinar ao lado do jogador arsenalista são sintomáticas: "Todos que estão iniciando em Mossoró têm o pensamento de um dia ser igual ao Márcio. Treinar ao lado dele vai ser uma das maiores felicidades da minha vida. Todo mundo vai querer mostrar algo a mais para encantar nosso ídolo".


Convite para torneio na África do Sul


A troco de um cachê atrativo, o Braga foi outra vez convidado a participar num torneio internacional na África do Sul, em julho. Com viagens e estadia integralmente suportadas pela organização, os arsenalistas poderão medir forças com equipas sul-africanas e ainda com o Marselha, 10ª classificado da Liga francesa. A entidade responsável pela realização do torneio não é a mesma que há um ano contava com a participação do Braga num torneio em Joanesburgo. O convite chegou a despertar então interesse, mas os minhotos optaram por recusar. A pré-temporada será motivo de reflexão nos próximos dias. Em Portugal, Melgaço continua a ser o destino de eleição.

Salvador e Jardim juntos

António Salvador regressa hoje de Moçambique, onde esteve por motivos particulares, e tem uma reunião com o treinador Leonardo Jardim, que já estava prevista. Será o primeiro encontro entre ambos depois de um mal entendido gerado por declarações de Jardim a O JOGO - e posteriormente esclarecidas pelo técnico - sobre o relacionamento entre os dois que viriam a desencadear especulações sobre a continuidade.


Conceição já agitou o mercado

O bom trabalho realizado no Olhanense chegou depressa a outros clubes e o nome de Sérgio Conceição surge agora associado a eventuais projetos na Bélgica e na Grécia, com a Imprensa destes países a darem eco disso mesmo. "São meras hipóteses e não há nada oficial", apurou o nosso jornal, mas a verdade é que Conceição deixou cartel no Standard Liège, onde foi treinador adjunto, e no PAOK, onde exerceu o cargo de diretor desportivo, para além de ter sido jogador nos dois emblemas. Por outras palavras, o técnico tem mercado e aquilo que parecia pacífico - a continuidade em Olhão - pode estar longe de o ser...

Conceição tem mais um ano de contrato e não há cláusula de rescisão, mas resta saber se o Olhanense tem mais argumentos, numa altura em que os responsáveis já anunciaram um corte orçamental para 2012/13. O treinador esteve uns dias na Bélgica, tratando de assuntos particulares (questões fiscais), e esta semana tem reuniões agendadas no José Arcanjo para planificar... a próxima época.

O JOGO

JotaCC

Hugo Viana provou diferenças e somou pontos

O peso da palavra diferença que é dado por Hugo Viana na equipa nacional já tinha merecido a necessária abordagem teórica de Paulo Bento, porém anteontem, em Leiria, a prática ajudou a provar que a introdução do médio bracarense na equipa pode ser sinónimo não apenas de diversidade, mas, sobretudo, de melhoria, pelo menos a avaliar pelo elevado número de passes longos certos efetuado durante os cerca de 20 minutos em que o jogador esteve em campo. Nesse período, perante um adversário que exigia maior velocidade na troca de bola e recurso constante a variações de flanco devido ao bloco baixo e elevada concentração de unidades no corredor central, Hugo Viana, com seis passes longos certeiros, mostrou uma das formas como pode fazer a diferença, dando largura ao jogo com precisão, solicitando convenientemente os extremos.

É eloquente e demonstrativa a força do número de passes acertados apresentado pelo camisola 20, que, entre a procura de Paulo Bento de potenciar as suas qualidades, associando-as aos processos coletivos já assimilados e consolidados, deu provas de poder oferecer uma alternativa válida àquele que se prevê seja o trio de centrocampistas a evoluir no encontro de abertura de Portugal no Campeonato da Europa, dia 9 de Junho, frente à Alemanha; ao que tudo indica, deverá ser formado por Miguel Veloso, no vértice mais recuado do miolo, Raul Meireles e João Moutinho. Mas o selecionador nacional, frente à Macedónia, deu a indicação clara de que tipo de adaptações falava, quer de Hugo Viana quer da equipa, quando sublinhou essa necessidade, pois ao introduzir o médio bracarense no encontro promoveu o recuo de Raul Meireles para a posição 6, mais defensiva, deixando Hugo Viana entre o campeão europeu e Nani, posicionado mais adiante no terreno. Ao mesmo tempo, Bento abdicou da habitual linha de dois médios à frente do trinco. A solução experimentada pelo treinador nacional, com reflexos claros na menor capacidade de recuperação de bola dos homens do sector intermediário, teve a seu favor o facto de a equipa ter melhorado a circulação de bola graças à exímia qualidade de passe associada à necessária variação de jogo de Hugo Viana, acelerando-o e gerando mais espaços na defensiva contrária, ainda que sem efeitos práticos no resultado do particular, mas a merecer novo teste.

Estatísticas de Hugo Viana

PASSES 25

Passes longos certos 6

Passes longos errados 1

Passes curtos certos 16

Passes curtos errados 2

Recuperações de bola 1

Perdas de bola 1

Remates 0

Faltas cometidas 1

Faltas sofridas 0


Miguel Lopes é dúvida no regresso ao trabalho

Depois de um dia de folga, a Seleção Nacional volta hoje ao trabalho. A chegada dos jogadores ao Hotel Marriott, na Praia d'El Rey, acontecerá até às 12h30. À tarde, a sessão está marcada para as 17h00 no Estádio Municipal de Óbidos, naquele que será o terceiro treino aberto ao público, prevendo-se que estejam novamente cerca de 3000 espectadores a assistir aos trabalhos. Nessa altura, já será possível saber se Miguel Lopes irá treinar sem limitações, depois de ter falhado o jogo com a Macedónia por ter sofrido uma lombalgia na véspera do mesmo.


O JOGO

JotaCC

Salvador regressa para definir futuro

O presidente do SC Braga regressou hoje de Moçambique, esperando-se para breve desenvolvimentos sobre a continuidade de Leonardo Jardim no comando técnico da equipa.

António Salvador deverá reunir com a estrutura profissional do futebol do SC Braga para analisar as recentes declarações de Leonardo Jardim, que foram mal recebidas pela administração da SAD.

O líder do clube minhoto vai decidir se o mal-estar instalado pelas declarações de Leonardo Jardim não favorece a continuidade do treinador ou se, por outro lado, acaba de uma vez por todas com as dúvidas, criando assim um ambiente propício para preparar a construção do plantel.

Em caso de rutura com Leonardo Jardim, Sérgio Conceição, que se destacou ao serviço do Olhanense, surge como uma possível solução para a equipa da Cidade dos Arcebispos.

A BOLA

JotaCC

Leonardo Jardim com lugar «em risco» na Pedreira

Leonardo Jardim pode ter o lugar de treinador do SC Braga «em risco», segundo notícias desta segunda-feira, numa altura em que o nome de Sérgio Conceição é apontado à Pedreira.

«Há dados que apontam pelo menos para a possibilidade de estar a ser equacionada por António Salvador uma mudança de estratégia», pode ler-se no Record.

O presidente do SC Braga não terá gostado das declarações de Leonardo Jardim sobre o relacionamento entre treinador e líder arsenalista.

Recorde-se que o madeirense confessou, na altura, que a sua relação com o presidente minhoto é «essencialmente profissional», situação que não terá caído bem junto do próprio Salvador e da sua direção.

Outro desentendimento, ainda segundo o jornal, está no facto de não desejar a continuidade dos jogadores Paulo César e Nuno Gomes, ao contrário da vontade do presidente António Salvador.

Leonardo Jardim chegou a Braga esta época e levou a equipa ao terceiro lugar da tabela, abrindo as portas da Liga dos Campeões aos guerreiros.

ZEROZERO

JotaCC

FC Porto, Marítimo, Benfica, SC Braga, Sporting e V. Guimarães confirmam equipas B

A Liga de Clubes confirmou, esta segunda-feira, que FC Porto, Marítimo, Benfica, SC Braga, Sporting e V. Guimarães procederam à inscrição das respetivas equipas B, que vão assim participar no campeonato da Liga de Honra na próxima época.

O prazo de inscrições terminava precisamente esta segunda-feira e segundo anunciou a Liga os seis referidos clubes apresentaram as inscrições nos termos do regulamento recentemente aprovado pelo organismo.

FC Porto, Marítimo, Benfica, SC Braga, Sporting e V. Guimarães terão assim as equipas secundárias no segundo escalão profissional, que na próxima época será disputado por 22 clubes. Não poderão subir de Divisão, nem participar na Taça da Liga nem na Taça de Portugal.

A BOLA

JotaCC

Seis equipas B confirmadas
CADA UMA DESEMBOLSOU 50 mil euros

As equipas B de FC Porto, Benfica, Sporting de Braga, Sporting, Marítimo e Vitória de Guimarães estão já inscritas na Liga de Honra, confirmou esta segunda-feira a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPF), em comunicado.

O prazo para de inscrição terminou hoje e, segundo nota do organismo, a mesma foi feita, pelos seis clubes, em conformidade com o regulamento, pelo que terão entrada direta na Liga de Honra a partir da próxima época, que foi alargada para 22 emblemas.

Entre os vários pressupostos de competição, as equipas B verão o seu raio de ação limitado ao campeonato secundário, sendo-lhes vedada a participação na Taça de Portugal e na Taça da Liga.

As equipas B devem fazer constar, na ficha técnica de jogo, um número mínimo de dez jogadores formados localmente, entre os 15 e 21 anos de idade, e que tenham sido inscritos na FPF há, pelo menos, três épocas desportivas.

Por outro lado, um jogador não poderá alinhar pela B se, em representação da equipa principal, tiver sido sancionado com cartões amarelos (em série ou por duplo amarelo) ou com cartão vermelho.

Tal deverá também ser cumprido no jogo seguinte da competição em que a equipa principal esteja envolvida, de modo a evitar que as equipas B sirvam para "limpar cadastros" do campeonato principal.

A proposta define ainda que as equipas B não podem estar na mesma divisão das formações principais e estão sujeitas à descida aos escalões inferiores.

A despromoção pode acontecer pela via competitiva ou no caso de a equipa principal descer à Liga de Honra, o que motivará a descida automática da respetiva equipa B à II divisão.

Face às alterações introduzidas na competição, a partir da época 2013/2014, sobem à Liga de Honra os três clubes qualificados no Campeonato Nacional da II Divisão, enquanto descem os clubes classificados nos três últimos lugares da tabela da Liga de Honra.

Os clubes que inscreveram equipas "B" na Liga de Honra são obrigados a pagar 50.000 euros por época, conforme foi aprovado na Assembleia-Geral (AG) Extraordinária da Liga no passado de 21 de maio.


RECORD

JotaCC

Nuno Gomes: «Nos próximos dias haverá novidades»

Nuno Gomes garante que vai continuar a jogar, pelo menos, mais uma temporada. De saída do SC Braga, o internacional português, de 35 anos, promete novidades para os próximos dias.

«Para já não há qualquer novidade, mas nos próximos dias haverá...» disse em declarações à Sporttv, esta segunda-feira.

Questionado sobre a possibilidade de regressar ao Benfica noutras funções assim que decidir terminar a carreira de futebolista, Nuno Gomes assegura que, para já, não pensa nisso.

«Não sei, até porque não tenho pensado nisso. É verdade que sou muito ligado ao Benfica, mas ainda sou jogador de futebol e por isso não estou a pensar nessa situação», atirou.

ZEROZERO