News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 16/05

Started by JotaCC, 16 de May de 2012, 07:08

Previous topic - Next topic

JotaCC

António Salvador: 'satisfação enorme para o clube"




No dia que marcou a despedida oficial do Sporting Clube de Braga da presente temporada, o presidente António Salvador também marcou presença, como não podia deixar de ser, e lembrou que começa agora uma fase de férias para os jogadores que merecem o descanso.

"O dia de hoje serviu para nos despedirmos das pessoas, dos jogadores que fizeram a época e que vão agora de férias, descansar. O mais importante é começar a preparar para a próxima época, com o mesmo intuito, objectivos claros e de responsabilidade, como de resto este grande clube nos habituou", considerou António Salvador.

O dirigente máximo dos 'Guerreiros do Minho' abordou ainda as escolhas do seleccionador nacional Paulo Bento para formar o grupo dos 23 jogadores que vão disputar o europeu, considerou ser uma satisfação enorme ver nessa lista dois atletas do Sp. Braga.

"É uma satisfação enorme para o clube, para as pessoas que trabalham com esses jogadores e sobretudo para eles. É histórico na vida deles. Não me surpreende a chamada do Custódio, como também não me surpreende a do Miguel Lopes, aliás, ainda há pouco lhe disse que quando falámos para ele vir para cá, eu lhe dizia que se ele viesse para o Braga iria à selecção, isso concretizou-se, e há pouco agradeceu-me por isso", referiu o presidente, lamentando ainda o facto de Quim, Hugo Viana e Nuno André Coelho não terem sido escolhidos: "fico triste por esses jogadores, mas não só esses. O Nuno André Coelho fez uma excelente ponta final, em muito boa forma".


CORREIO DO MINHO

JotaCC

António Salvador
"Teremos de vender jogadores"

Por mais vontade que os adeptos tenham de ver continuar em Braga alguns dos obreiros do terceiro lugar conseguido no campeonato, tal não será possível. Foi o próprio António Salvador que o admitiu, ontem, à saída do AXA, onde aproveitou para se despedir de todos aqueles que já não voltarão na próxima época, como Paulo César, Carlão e, ao que tudo indica, Nuno Gomes. Na base desta tomada de posição do clube bracarense está, segundo o presidente, a necessidade de encaixar algum dinheiro em vendas, sendo a de Lima a mais provável. "Queremos manter todos os bons jogadores, mas também sabemos que todos os anos temos de vender alguém para conseguirmos manter o nível que o Braga pretende", explicou Salvador, revelando ainda não ter recebido qualquer proposta pelo avançado brasileiro. "Não estou preocupado com isso [receber propostas]. O que gostava era que ele pudesse continuar", afirmou.

A única certeza que existe neste momento é que o Braga está disponível para conversar com os potenciais compradores. Lima é o jogador mais cobiçado, por força do rendimento que apresentou ao longo da temporada - fez 26 golos em 44 jogos -, mas existem outros nomes igualmente na montra. Hugo Viana, Hélder Barbosa e Elderson estão a suscitar o interesse de alguns clubes e, mediante a apresentação de uma boa proposta à SAD, poderão deixar o emblema da Cidade dos Arcebispos, que aproveitará parte da verba para formar um plantel que dê garantias de alcançar o primeiro grande objetivo da próxima época: avançar até à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Na montra

Lima

Com uma cláusula de rescisão de 4,5 milhões de euros e apenas um ano de contrato, está na lista de compras de vários clubes europeus. Contudo, a SAD ainda aguarda uma proposta concreta.

Hugo Viana

A lista de potenciais interessados aumenta de dia para dia, atraídos pela possibilidade de conseguirem um jogador de nível a baixo custo (2,5 milhões de euros). Dificilmente continuará.

Hélder Barbosa

Ao afirmar-se no principal campeonato português, despertou a atenção de algumas equipas. A SAD não se opõe à saída, desde que a proposta seja suficientemente atraente.

Elderson

Em vésperas de ir à seleção da Nigéria, o lateral poderá já não voltar a Braga em junho, depois de ter feito a sua melhor época em Portugal. Saint-Étienne e clubes belgas já mostraram interesse em contratá-lo.


Lima a piscar o olho a FC Porto... e Benfica

São cada vez mais fortes os traços que desenham a saída de Lima do Braga e já ninguém nega que a hipótese está mesmo em cima da mesa. Nem mesmo o principal interessado: o avançado. Embora tenha garantido ontem que não está "sabendo de nada", o brasileiro confirmou que renovar o contrato de um ano que o liga ao clube "é difícil", até porque o assunto foi discutido por diversas vezes e as duas partes não chegaram a uma plataforma de entendimento. "O meu pensamento é ir de férias e estudar as melhores coisas para mim e para o clube. Se for para algum sítio, vocês [jornalistas] vão ficar sabendo", declarou o Pistoleiro de Monte Alegre.

É neste contexto que surgem os nomes de FC Porto e Benfica na conversa. Será que Lima gostaria de representar algum dos dois clubes? "Nunca deixam de ser grandes equipas, mas no futebol acontecem coisas que nos podem levar para outros lados. É verdade que qualquer jogador gostaria de jogar nesses clubes, mas não tenho que estar a escolher entre Benfica e FC Porto", vincou o dianteiro arsenalista.

Instado a revelar se voltaria a Braga em junho, Lima foi direto na resposta, embora deixando sempre em aberto a possibilidade de mudar de ares. "Ainda vou deixar o meu carro em Braga. Por isso, vou voltar de qualquer forma. Nas férias vamos definir o que vai ser feito", admitiu o avançado, até porque está consciente do que conseguiu em 2011/12. "Todo o mundo sabe que fiz uma boa época e as coisas poderão aparecer. Agora, para sair, só se for algo muito vantajoso para mim e para o clube, porque sinto-me bem em Braga e estou bem ambientado. Vamos ver o que vai acontecer", referiu.


Avançado Éder é o único reforço confirmado

A construção do próximo plantel de Leonardo Jardim já está em marcha, mas num ritmo ainda lento, porque há muitos dossiês para definir. Até ao momento, apenas a contratação de Éder foi confirmada, e por José Eduardo Simões, presidente da Académica. Espera-se, contudo, que nas próximas semanas os bracarenses ataquem o mercado em força, até porque há um défice claro de extremos para os dois lados do terreno, por força da saída de Paulo César (fim de contrato) e o regresso de Ukra ao FC Porto (expirou o período de empréstimo).


Rúben Micael apontado como reforço

O nome de Rúben Micael voltou ontem a ser colocado na órbita do Braga. De acordo com o jornal espanhol "El Periódico de Aragón", o Atlético de Madrid, clube com o qual o médio tem contrato, vai decidir o futuro do jogador após a sua participação no Euro'2012 e o futuro pode passar pelo Braga, emblema que tem excelentes relações com o empresário do jogador, Jorge Mendes. A publicação, porém, escreve que o médio madeirense pretende continuar no Saragoça, clube ao qual chegou por empréstimo do Atlético de Madrid, que o recebeu na sequência da transferência de Falcao.


Miguel Lopes tinha promessa

Depois da boa época realizada pelo Braga, era natural que Paulo Bento viesse a selecionar um dos jogadores do clube que estavam pré-convocados para o Europeu. Custódio e Miguel Lopes foram os escolhidos, provocando, segundo António Salvador, "uma satisfação enorme no clube, nas pessoas que trabalham com os jogadores e neles". "É um momento histórico na vida deles, mas as chamadas não me surpreendem", revelou o presidente, que vários meses antes do anúncio já tinha falado nessa possibilidade ao lateral. "Quando falei com o Miguel Lopes para vir para cá disse-lhe que iria à Seleção, e foi", contou.

Mesmo assim, Salvador não escondeu alguma tristeza por Quim, Hugo Viana e até Nuno André Coelho, que "fez uma ponta final de campeonato espetacular". "Eram jogadores que podiam lá estar, mas o selecionador não entendeu assim. Agora é preciso apoiar e torcer para que a Seleção consiga ir longe e, se possível, vencer o Europeu", ressalvou.


Meia Europa atrás de Hugo Viana

A lista de potenciais interessados em Hugo Viana continua a aumentar de dia para dia. O nome do médio do Braga continua a ser associado a vários clubes europeus e o sítio "topmercato.com" escreveu ontem que os franceses do Lille e do Bordéus já terão avançado com uma proposta para a aquisição do esquerdino que tem mais um ano de contrato com os arsenalistas. A mesma notícia, porém, refere que os emblemas da Ligue 1 têm a concorrência do Borússia Moenchengladbach (Alemanha), Catânia (Itália), Levante e Espanhol (Espanha).


Steaua pretende Mário Felgueiras

Totalista no campeonato romeno ao serviço do Brasov, Mário Felgueiras, guarda-redes vinculado ao Braga até 2013, começa a receber mais alguns ecos da época positiva que tem vindo a realizar. Segundo a Imprensa da Roménia, o guardião está mesmo na lista de possíveis reforços do Steaua de Bucareste, o histórico emblema da capital que está em terceiro lugar a duas jornadas do fim do campeonato e onde atua o português Geraldo Alves.


Foto de Família na despedida da época

A época de 2011/12 está oficialmente encerrada em Braga. O plantel reuniu-se ontem pela última vez no AXA para tirar a foto de família. Hoje, bem cedo, muitos atletas arsenalistas passarão pelo Aeroporto Francisco Sá Carneiro, de onde viajarão para os respetivos países. António Salvador, presidente da SAD, também passou, ontem, pela Pedreira, onde esteve à conversa com alguns jogadores, mas acabou por não figurar na fotografia.

Ficar com Rodrigo Galo é prioridade

António Fiusa já iniciou conversas com Rodrigo Galo  e com o Braga para tentar garantir o concurso do jogador brasileiro para a próxima temporada, sendo, inclusive, uma das operações prioritárias na preparação da época que se segue. A substituição de Hugo Vieira é outro dos assuntos a tratar pelo presidente e pelo novo diretor desportivo, Aloísio, sendo que um dos nomes que tem vindo a ser apontado aos gilistas é o avançado do Penafiel, Manoel, segundo melhor marcador da Liga Orangina.


O JOGO

JotaCC

Custódio
"Cheguei A ver o sonho cada vez mais difícil"

Internacional 37 vezes nas camadas jovens, Custódio chegou à Seleção A apenas no mês em que vai completar 29 anos. As épocas que viveu no Dínamo de Moscovo e no Vitória de Guimarães não corresponderam minimamente às expectativas e, por essa altura , o médio viu a meta definida em miúdo ficar mais longe.

"É um sonho que todos nós, jogadores de futebol, temos: representar a seleção principal. Depois de ter estado em todos os escalões, cheguei a ver esse sonho de criança cada vez mais difícil devido a alguns anos menos conseguidos, principalmente depois da minha transferência para a Rússia. Com a chegada ao Braga, tudo se tornou mais fácil e consegui concretizá-lo", afirmou a O JOGO o trinco do Braga, ciente do trabalho que tem pela frente a partir de hoje. "O importante é conhecer o grupo, trabalhar bem, conhecer alguns colegas que ainda não conheço, ajudar no que for possível e conseguir os objetivos que estão traçados para corresponder às expectativas", define.

Médio com características ímpares entre os convocados para o Euro'2012, Custódio é apontado como um sério candidato ao onze inicial, mas, para já, não quer dar um passo maior do que a perna. "Não é algo em que pense muito neste momento, mas se for chamado... O fundamental é a equipa estar bem", refere, elogiando as restantes opções de Paulo Bento para o meio-campo. "Portugal tem grandes médios. Não há muitos jogadores para esta posição, mas não deixa de haver grandes jogadores capazes de fazer o lugar. Quem jogar na posição 6 irá fazê-lo ao mais alto nível. Estou entre os convocados e espero poder ajudar", assegura.

Titularíssimo no Braga desde que em janeiro Djamal foi para a Taça das Nações Africanas, o protagonismo de Custódio cresceu de tal maneira que culminou com a chamada ao Euro'2012, mas, mesmo assim, para o médio "esta não foi a melhor época da carreira". "Sempre fiz boas temporadas, dentro do meu estilo habitual", explica, olhando para o seu futuro com total tranquilidade. "Tenho contrato com o Braga por mais um ano, vamos ver o que sucederá no verão, mas tudo passará pelo Braga. Gosto do clube e espero continuar", frisa, desvalorizando eventuais interesses. "Só tenho conhecimento de que sou jogador do Braga e só falo de coisas concretas", sublinha, estabelecendo uma das suas metas para os próximos anos: "Ganhar um título pelo Braga".


"O Braga relaxou um pouco"

Custódio é perentório ao reconhecer o que falhou na reta final do campeonato. "Os jogos com o FC Porto e o Benfica foram decisivos. A partir daí, a equipa relaxou um pouco, o que não devia ter acontecido", analisou o médio, rejeitando comparações entre os rivais do Minho. "Encontrei em Braga um clube bastante organizado e com ambição. Falar do Vitória de Guimarães é complicado. Tenho o máximo de respeito pelo clube, mas sou profissional e ambicioso. O Braga abriu-me as portas e estou muito grato", refere, considerando que na próxima época os objetivos passam por "lutar pelos primeiros lugares do campeonato e entrar na fase de grupos da Champions". A possível saída de Lima trará, admite, dificuldades à equipa: "O Lima é um jogador fabuloso e a equipa vai ressentir-se. Os grandes jogadores fazem sempre falta, mas o Braga encontrará boas alternativas."


O JOGO

JotaCC

Lima e o futuro

Benfica ou FC Porto agradam


O avançado do Sporting de Braga não sabe o que o futuro lhe reserva, mas admite que gostaria de prosseguir a carreira em Portugal, no Porto ou em Lisboa. 'Vou deixar o meu carro aqui em Braga e nas férias vamos definir o meu futuro. Benfica e FC Porto não deixam de ser grandes equipas, mas no futebol acontecem coisas que pode dar para outro lado. Claro que qualquer jogador gostaria de jogar no Benfica ou FC Porto, mas não tenho de escolher. Vamos ver o que será melhor para mim e para o Sporting de Braga', disse Lima, que apontou 20 golos durante o campeonato.


António Salvador

'Outros também mereciam o Euro '

O presidente do Sporting de Braga considera que, além de Custódio e Miguel Lopes, também Quim, Hugo Viana e Nuno André Coelho mereciam ter sido convocados por Paulo Bento. 'Fico triste por Quim e Hugo Viana, mas não só. O Nuno André Coelho fez uma excelente ponta final de campeonato, e seria um jogador que também poderia lá estar. Infelizmente o selecionador assim não entendeu e agora há que apoiar os que ele escolheu. As chamadas de Miguel Lopes e Custódio são 'uma satisfação enorme para o clube, para as pessoas que trabalham com esses jogadores e, sobretudo, para eles', salientou António Salvador.

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

«Quim, Nuno Gomes e Viana têm qualidade para a Seleção» - Carlão

O avançado Carlão considera que o SC Braga devia ter mais três jogadores, além de Miguel Lopes e Custódio, na Seleção Nacional.

«Não me cabe dizer se é injusto mas são jogadores com qualidade para jogar na Seleção», disse o brasileiro sobre a ausência de Quim, Nuno Gomes e Hugo Viana dos convocados de Paulo Bento para o Euro.

Carlão espera ainda que Nuno Gomes, em final de contrato com o clube minhoto, fique mais uma temporada no AXA: «Com certeza. Aprendi muito com ele. Tem uma saúde de um jovem, trabalha diariamente como os jogadores de 20, 25 anos, e tem mostrado o seu valor nos jogos em que participou.»

Já sobre o seu futuro, Carlão parte de férias com a situação indefinida: «Disseram-me para ir de férias descansado e que depois contactavam-me. Neste momento não sei de nada, tenho contrato com o Kashima Antlers (Japão), o SC Braga tem opção de comprar mas temos de esperar para ver o que acontece. A cláusula de comprar não é alta, é de 2,5 milhões de euros.»

O avançado fez ainda um balanço positivo da época do SC Braga: «O nosso objetivo era ficar entre os quatro primeiros, conseguimos o apuramento para a Champions e isso é muito importante para nós. Campeões? Nós queríamos chegar o mais longe possível, ficamos em terceiro e ficamos felizes.»

Por fim, o jogador comentou a situação no UD Leiria, clube que representou antes de rumar ao Japão: «É uma situação complicada. Foi o clube que me projetou em Portugal e pelo qual tenho um carinho imenso. Fico triste com a situação.»

A BOLA

JotaCC

Carlão vai de férias com futuro por definir

O avançado brasileiro Carlão vai para férias com a sua situação indefinida, mas espera continuar como guerreiro do Minho.

«Disseram-me para ir de férias descansado e que depois contactavam-me. Neste momento não sei de nada, tenho contrato com o Kashima Antlers (Japão), o SC Braga tem opção de comprar mas temos de esperar para ver o que acontece. A cláusula de comprar não é alta, é de 2,5 milhões de euros», revelou o avançado brasileiro que faz um balanço positivo da temporada bracarense.

«O nosso objetivo era ficar entre os quatro primeiros, conseguimos o apuramento para a Champions e isso é muito importante para nós. Campeões? Nós queríamos chegar o mais longe possível, ficamos em terceiro e ficamos felizes.»
Carlão deu-se a mostrar em Portugal na União de Leiria e não deixou de comentar a situação do clube leiriense: «É uma situação complicada. Foi o clube que me projetou em Portugal e pelo qual tenho um carinho imenso. Fico triste com a situação.»

ZEROZERO

JotaCC

Estrangeiros partiram para férias

Foi intenso o movimento de jogadores do SC Braga, hoje, no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. Berni, Ewerton, Paulo Vinicius, Luís Alberto, Lima,Vinicius, Elderson e Djamal partiram de férias e todos receberam ordens para se apresentar ao trabalho no dia 25 de junho. Carlão partiu para o Brasil, mas optou por embarcar em Lisboa, enquanto Imorou viajou de carro até Châteauroux, na França. Até ao final da semana, Douglão e Mossoró deverão seguir o mesmo rumo dos compatriotas brasileiros.

Do grupo de estrangeiros, Elderson e Djamal foram os primeiros a partir, isso porque a dupla africana foi chamada para três jogos das respetivas seleções. O primeiro vai defender as cores da Nigéria no amigável com o Peru (dia 23) e frente à Namíbia (3 junho) e Malawi (9 junho), enquanto Djamal vai representar a Líbia nas partidas com o Ruanda (dia 23), Togo (3 junho) e Camarões (10 junho).

A BOLA