News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 14/05

Started by JotaCC, 14 de May de 2012, 07:08

Previous topic - Next topic

JotaCC

Éder confirmado através da Briosa
JOSÉ EDUARDO SIMÕES RECEBEU FAX DA SAD MINHOTA

Éder é mesmo jogador do Sp. Braga, tendo contrato assinado até 2016. A confirmação chegou através do presidente da Académica, José Eduardo Simões, que anunciou ter sido contactado por António Salvador para esse efeito. "O presidente do Sp. Braga mandou-me um fax. Foi o corolário lógico de tudo o que se passou, apesar de o destinatário ter mudado ligeiramente agulha", vincou o líder dos estudantes.

Mantendo o tom crítico, José Eduardo Simões disse mesmo que o caso Éder foi "outra das injustiças e imoralidades que aconteceram esta época", comparando a sua saída com o que sucedeu a Paulo Assunção quando deixou o FC Porto para representar o Atl. Madrid. "Nenhum clube está livre de que algo semelhante aconteça", vincou.

RECORD

JotaCC

Zé Luís e Yazalde voltam para a Champions

Temíveis para qualquer defesa, pela força inesgotável, velocidade e poder de finalização, Zé Luís e Yazalde serão algumas das caras novas do Braga versão 2012/13. Face às saídas prováveis de Paulo César e Nuno Gomes, ambos em fim de contrato; Carlão (emprestado pelos japoneses do Kashima Antlers); e de Lima, na eminência de ser transferido a troco de 4,5 milhões de euros; o ataque terá de ser retocado em pormenor e a SAD dá prioridade aos regressos dos avançados cedidos ao Gil Vicente e Rio Ave, respetivamente, com a clara intenção de rejuvenescer o setor e de os valorizar ainda mais à custa, especialmente, da exposição da Liga dos Campeões. Pela segunda vez, na história do clube, os minhotos vão disputar a terceira pré-eliminatória da milionária competição e preparam-se para lançar mais dois jovens na alta-roda do futebol europeu.

Com 21 e 23 anos, Zé Luís e Yazalde são encarados pelos minhotos como valores inestimáveis, tendo perdido esta época o rótulo de promessas para se tornarem certezas válidas, doravante indispensáveis para uma das equipas mais competitivas do futebol português, cujo principal segredo consiste na contratação de jogadores novos com qualidades certificadas pelo "scouting" do clube, sem grandes (ou nenhuns) custos financeiros. Uma das raras exceções a esta curiosa regra foi precisamente o caso de Zé Luís, que terá custado perto de 900 mil euros, "diluídos" num cheque de um milhão que também serviu para adquirir o passe do lateral/extremo Rodrigo Galo, devolvido, igualmente por empréstimo, aos gilistas no começo da época.

Blindado por uma cláusula de rescisão de 15 milhões de euros (a maior do plantel), agregada a um contrato válido para as próximas quatro épocas, Zé Luís estava destinado a ser um dos principais trunfos do ataque esta época. No seguimento de uma campanha sensacional na Liga Orangina, com 10 golos marcados, o atacante confirmou durante a pré-época do Braga as qualidades que motivaram a sua contratação, chegando mesmo a ofuscar estrelas como Lima e Nuno Gomes, e só não foi mais além por causa de uma fratura no quinto metatarso do pé esquerdo. Após uma paragem forçada, com a duração de quatro meses, entendeu-se que seria benéfico o empréstimo, em janeiro, ao mesmo Gil que o projetou em Portugal e a aposta terá correspondido às expectativas, com o avançado a fazer quatro golos em 13 partidas do campeonato.

Utilizado em 26 jogos pelo Rio Ave, Yazalde colecionou oito golos enquanto alternava entre as posições de extremo e ponta de lança, concorrendo diretamente com Kelvin, Christian Atsu e João Tomás. Ao quarto ano de empréstimo, convenceu.

Yazalde é para renovar até 2016

A persistência de Yazalde será muito em breve premiada, com o convite para renovar até 2016 (mais duas épocas). O avançado ainda tem mais dois anos de contrato para cumprir, mas passará a usufruir de melhores condições salariais com esta operação, enquanto o Braga terá a oportunidade de aumentar a sua cláusula de rescisão de oito para 15 milhões de euros, equiparando-o a Zé Luís, o único detentor de tão valiosa etiqueta.

Emprestado esta época ao Atlético de Madrid, Pizzi chegou a ter o mesmo preço, mas só até janeiro, o prazo-limite para os "colchoneros" acionarem a opção de compra do seu passe, o que não se verificou. Ao invés de Yazalde e Zé Luís, está totalmente posta de parte a possibilidade de o extremo português regressar a Braga, sendo igualmente certo que não tem qualquer cláusula fixada ao seu passe, pelo que a sua eventual venda poderá processar-se por valores inferiores ou mesmo superiores à cláusula de Zé Luís, a mais elevada dos quadros do clube.

Hugo Viana
"Se pagarem terá de ser para fora"

Enquanto anda na boca do mundo, reflexo de uma época francamente produtiva, Hugo Viana diz-se preparado para qualquer cenário: continuar em Braga ou voltar a emigrar. Com uma cláusula acessível para a média (2,5 milhões), o esquerdino poderá ter feito em Alvalade o último jogo pelos Guerreiros do Minho rumo à Fiorentina, Génova ou Olympiacos. "Se houvesse algum clube que pagasse a minha cláusula, teria de ser do estrangeiro, porque infelizmente em Portugal não há aposta em jogadores portugueses. Há muitos jogadores do Braga e não só que são portugueses e não podem jogar em equipas grandes. A mim entristece-me ver jogadores como o Carlos Martins e o Hélder Postiga, que têm sido titulares nas seleções, e são dispensados por clubes grandes e foram para equipas que lutam para não descer em Espanha", comentou.

Steaua de Bucareste pediu empréstimo de Vinícius

Quarto classificado da Liga da Roménia, o Steaua de Bucareste, está interessado no empréstimo de Vinícius e até propõe suportar integralmente os salários do atleta, substancialmente elevados. O jogador brasileiro tem liberdade para procurar clube, pois foi pontualmente utilizado esta época por Leonardo Jardim, mas o Braga só o deixará sair para o estrangeiro num quadro de venda, pelo valor mínimo de três milhões de euros, pelo que a proposta dos romenos foi recusada. Em Portugal, não faltam clubes interessados nos serviços do trinco, mas nenhum está disposto a pagar a totalidade dos seus vencimentos, como pretende a SAD do Braga, que fixou em oito milhões de euros a cláusula de rescisão do centrocampista quando o contratou em janeiro de 2011. Com mais dois anos de ligação pela frente, Vinícius estará, porém, mesmo de saída, uma vez que há excesso de trincos no plantel e o clube pretende reduzi-lo para 21 jogadores (mais dois guarda-redes), a pensar no aproveitamento da futura equipa B, prestes a renascer.
Prestes a conhecer o veredicto de Paulo Bento, Viana voltou a assumir o desejo de ser chamado à Seleção. "Se fosse eu a fazer a convocatória, convocava-me, mas o Paulo é que sabe. Será uma escolha difícil. A partir do momento em que estás pré-convocado, pensas nisso".

Guarda-redes Stefanovic pode chegar a custo zero

Alvo de diversas observações esta época, Igor Stefanovic está bem colocado para se juntar, a partir da próxima temporada, a Quim e a Berni na luta pela baliza do Braga, embora em condições especiais. As características do guarda-redes, de 1,92 metros, são do agrado do departamento de prospeção e poderá ser contratado a custo zero por se encontrar em fim de ligação ao Santa Clara, o que vai de encontro com a política de contenção dos minhotos, que também têm debaixo de olho os guardiões Adriano (Gil Vicente) e Fabiano (Olhanense). Com apenas 23 anos, Stefanovic parece ganhar aos dois jogadores brasileiros, sendo mais novo do que Adriano (tem 29) e francamente mais acessível do que Fabiano, cujo passe está estimado em 1,5 milhões de euros. A confirmar-se a transferência, o guarda-redes sérvio será encaminhado, numa primeira fase, para a equipa B, embora com a possibilidade de ser chamado a qualquer momento à primeira equipa, em caso de indisponibilidade de Quim ou Berni.

O JOGO

JotaCC

Champions: FC Porto no pote 1, Benfica no 2 e talvez o Braga

Com o final dos campeonatos inglês e espanhol ficou mais clara a composição dos potes do sorteio da Liga dos Campeões. Assim, é certo que o FC Porto ficará no 1, juntamente com Barcelona, Manchester United, Bayern Munique, Real Madrid, Arsenal e Milan, rivais que já sabe irá evitar. Falta definir um clube neste pote, que será o Chelsea se for campeão europeu (saindo o Tottenham). Senão, caberá ao Valência essa vaga.

O Benfica fica no pote 2, onde poderá estar o Braga, desde que passe as duas pré-eliminatórias que tem de disputar.

O sorteio será a 30 de agosto.

O JOGO

JotaCC

Taça CERS

HC Braga derrotado na final

O Hóquei Clube de Braga falhou a conquista da Taça CERS, ao perder com o Bassano, em Itália, no desempate pela marcação de grandes penalidades (3-1), depois do empate (2-2) persistir após o prolongamento. A formação portuguesa chegou à vantagem por Hélder Nunes (1-0), os italianos deram a volta por Miguel Nicholsa (1-1) e Ambrosi (1-2), mas novo golo de Hélder Nunes (2-2) levou a discussão do troféu para o prolongamento. Com o prolongamento a terminar sem que nenhum das equipas tenha conseguido marcar, o troféu foi decidido pela marcação de grandes penalidades,em que o Bassano foi mais eficaz (3-1).

PRIMEIRO DE JANEIRO

Bruno3429

Treino de descompressão para fechar a época
Por Paulo Pinto

O plantel do SC Braga realizou esta segunda-feira um treino ligeiro, o último da época 2011/12 que a equipa minhota concluiu num meritório terceiro lugar.

Cerca de duas dezenas de adeptos deslocaram-se ao estádio para conseguir alguns autógrafos, expectantes também sobre se a convocatória de Paulo Bento contará, ou não, com alguns jogadores do SC Braga. Hugo Viana, Custódio e Miguel Lopes são os principais candidatos a integrarem as escolhas do selecionador para o Euro-2012.

Para amanhã está marcado um almoço-convívio com jogadores, dirigentes e funcionários do futebol. Até ao final da semana, os futebolistas deverão seguir viagem para os respetivos países.

A Bola

JotaCC

Nélson Oliveira, Miguel Lopes e Custódio na lista para o Euro-201

Três novidades na lista de 23 convocados de Portugal para o Euro-2012. Nélson Oliveira, do Benfica, Miguel Lopes e Custódio, que militaram na última época ao serviço do SC Braga, fazem parte das escolhas de Paulo Bento.

Custódio e Miguel Lopes não registam qualquer jogo pela camisola das quinas, assumindo-se como as principais novidades, enquanto Nélson Oliveira regista apenas uma presença, no último jogo da Seleção, diante da Polónia.

Os jogadores agora anunciados por Paulo Bento vão reunir-se já na próxima quarta-feira, no Estádio da Luz, em Lisboa, para pré-estágio de dois dias, voltando a juntar-se a 21 de maio para dar início ao estágio de preparação final, que decorrerá em Óbidos até 1 de junho.

Haverá dois jogos particulares antes do início do Campeonato da Europa, diante da Macedónia, a 26 de maio, em Leiria, e a 2 de junho, frente à Turquia, no Estádio da Luz.

A partida para a Polónia, mais precisamente para Opalenica, está marcada para 4 de junho.

No Euro-2012, Portugal terá como adversários na fase de grupos Alemanha (9 de junho, 19.45 horas), Dinamarca (13 de junho, 17 horas) e Holanda (17 de junho, 19.45 horas).

Lista completa de convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício (Sporting), Eduardo (Benfica) e Beto (Cluj);

Defesas: João Pereira (Sporting), Miguel Lopes (SC Braga), Pepe (Real Madrid), Bruno Alves (Zenit), Rolando (FC Porto), Ricardo Costa (Valência) e Fábio Coentrão (Real Madrid);

Médios: João Moutinho (FC Porto), Raúl Meireles (Chelsea), Carlos Martins (Granada), Miguel Veloso (Génova), Rúben Micael (Saragoça) e Custódio (SC Braga);

Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Nani (Manchester United), Ricardo Quaresma (Besiktas), Silvestre Varela (FC Porto), Hugo Almeida (Besiktas), Hélder Postiga (Saragoça) e Nélson Oliveira (Benfica).

«Hugo Viana não cabe neste grupo» – Paulo Bento

O selecionador Paulo Bento defendeu que Hugo Viana, do SC Braga, não foi convocado para o Euro-2012 por não «caber» neste grupo.

«A ausência de Hugo Viana penso que já foi explicada em anteriores convocatórias. Estão cinco médios que nos têm acompanhado. Ele é um jogador que tem valor, mas que não cabe neste grupo», afirmou Paulo Bento, em conferência de imprensa.

Paulo Bento revela a razão das apostas em Custódio e Miguel Lopes

As estreias de Miguel Lopes e Custódio, do SC Braga, são as principais novidades na convocatória, tendo o selecionador Paulo Bento revelado a razão por ter apostado nos dois jogadores.

«Apostámos em Custodio porque é um jogador mais posicional e que tem características diferentes dos restantes médios chamados. Depois, também está ligado ao seu rendimento na segunda volta», afirmou Paulo Bento.

O selecionador também deu algumas explicações pela chamada do defesa Miguel Lopes: «Ele é um lateral que pode jogar tanto na direita como na esquerda. Tem qualidade tanto no processo ofensivo e no defensivo».

A BOLA

JotaCC

Custódio: «É o concretizar de um sonho»
médios nos eleitos para o europeu

Custódio, médio do Sp. Braga, foi uma das surpresas nos eleitos de Paulo Bento para o Euro'2012. aos microfones da Antena 1, o jogador mostrou-se radiante.

"Sinto-me muito contente, porque é o concretizar de um sonho pelo qual trabalhei e no qual muita gente no Sp. Bragade ajudou", disse.

"Acredito muito no trabalho que tenho vindo a fazer e tinha alguma expetativa. Temos grandes jogadores e grandes médios, mas sabia que isto podia acontecer e aconteceu, estou muito feliz. É um dos melhores momentos da minha carreira", explicou depois.

"O importante é trabalhar bem e ajudar, conhecer alguns colegas que ainda não conheço e ajudar a Seleção a cumprir os seus objetivos. Acho que temos um grupo de jogadores com alguns dos melhores do Mundo, por isso temos condições para cumprir os seus objetivos no Europeu", rematou.

Miguel Lopes: «Dia mais feliz da minha vida»
não esquece apoio do sp. braga

Miguel Lopes, lateral do Sp. Braga, foi, a par de Custódio, uma das grandes surpresas na lista de convocados de Paulo Bento para o Euro'2012. Aos microfones da Antena 1, o jogador bracarense mostrou-se muito satisfeito e com vontade de ajudar Portugal a cumprir os seus objetivos.

"Não estava à espera, é um momento muito feliz da minha vida e que queria tornar realidade. Estou muito feliz. A primeira coisa que fiz foi beijar a minha mulher, porque ela me ajudou nos piores momentos da vida. E também falar com o meu irmão gémeo", revelou.

Miguel Lopes não esquece os momentos complicados que viveu na temporada, destacando a importância do Sp. Braga em todo o processo: "Tive azar de ficar sem clube. Não fui para o Saragoça e fiquei muito abalado por ficar 6 meses sem jogar. Mas depois fui para o Sp. Braga, a quem tenho de agradecer por isto. É o dia mais feliz da minha vida."

Quanto ao futuro, trabalho é palavra de ordem: "Sou mais um para ajudar em tudo o que for necessário e trabalhar."

RECORD

JotaCC

Custódio: «É um dos melhores momentos da minha carreira»

O médio Custódio, do SC Braga, mostrou-se radiante com a chamada à seleção para participar no Campeonato da Europa.

«Sinto-me muito contente, porque é o concretizar de um sonho pelo qual trabalhei e no qual muita gente no SC Braga ajudou. Acredito muito no trabalho que tenho vindo a fazer e tinha alguma expetativa. Temos grandes jogadores e grandes médios, mas sabia que isto podia acontecer e aconteceu, estou muito feliz. É um dos melhores momentos da minha carreira», disse.

«O importante é trabalhar bem e ajudar, conhecer alguns colegas que ainda não conheço e ajudar a Seleção a cumprir os seus objetivos. Acho que temos um grupo de jogadores com alguns dos melhores do Mundo, por isso temos condições para cumprir os seus objetivos no Europeu», acrescentou.

Já Miguel Lopes seguiu a mesma linha de Custódio: «Não estava à espera, é um momento muito feliz da minha vida e que queria tornar realidade. Estou muito feliz. A primeira coisa que fiz foi beijar a minha mulher, porque ela me ajudou nos piores momentos da vida. E também falar com o meu irmão gémeo.»

ZEROZERO

JotaCC

Custódio e Miguel Lopes vão ao Euro

Custódio, médio defensivo do Sporting de Braga, foi uma das surpresas da convocatória. Não conta nenhuma internacionalização pela selecção principal
Dupla de estreias na lista para o Europeu. Paulo Bento divulgou hoje os 23 convocados que formarão o plantel que a selecção nacional levará para a Polónia e Ucrânia, e as maiores surpresas são as chamadas de Custódio e Miguel Lopes, ambos do Sporting de Braga. Destaque igualmente para a chamada de Nélson Oliveira, do Benfica.

Os dois jogadores estreiam-se em convocatórias para a selecção nacional, e logo para disputar um campeonato europeu.

Miguel Lopes ganhou a corrida a Nélson na luta pela segunda vaga disponível para a lateral direita da defesa, onde acompanhará João Pereira, do Sporting.

Quanto a Custódio, o seleccionador nacional escolheu uma solução de cariz mais defensivo, face às outras opções que estaria a considerar, como Hugo Viana, igualmente do Sporting de Braga, ou Manuel Fernandes, do Besiktas.

Existe ainda um conjunto de oito jogadores que ficam de prevenção para o caso de algum jogador contrair uma lesão durante os trabalhos da selecção nacional. Paulo Bento não revelou aqui qualquer nome, mas garantiu que vai falar com cada um dos jogadores.

SOL