News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 12/05

Started by JotaCC, 12 de May de 2012, 07:12

Previous topic - Next topic

JotaCC

Leonardo Jardim: "Ajudar o Lima ao máximo"

Fechar a época com um triunfo. Mas, acima de tudo, ajudar Lima a ser o melhor marcador da Liga. O Sp. Braga termina o campeonato esta noite, em Alvalade, a partir das 21.15 horas, num jogo que em termos classificativos já nada poderá alterar - os arsenalistas já garantiram o terceiro lugar na penúltima jornada - no entanto, o técnico Leonardo Jardim quer vencer para colorir o lugar do pódio. Com Lima e Cardozo empatados na frente dos melhores marcadores [19 golos], a principal missão dos 'guerreiros' é ajudar o avançado a marcar golos.

"Estou disponível a ajudá-lo ao máximo de forma a concretizar um objectivo individual e também que se torne um objectivo colectivo, porque neste clube ninguém ganha nada sozinho. Quando ganhamos, ganhamos todos juntos e quando perdemos, perdemos todos juntos", referiu o treinador, confiante que o ponta-de-lança brasileiro poderá ser coroado melhor marcador.
"Tenho que acreditar, porque neste momento está em primeiro lugar com o Cardozo e os dois têm muita probabilidade, porque somente falta um jogo".

Contudo, a ajuda no duelo com os 'leões' não passa apenas por ajudar Lima: "um dos objectivos é ajudar o Lima, o objectivo de vencer também está sempre em cima da mesa e de colorir este lugar no pódio com uma boa exibição, mas temos que ter em conta que há outros jogadores pré-convocados para a selecção nacional que ainda têm que mostrar algum serviço ao seleccionador de forma a terem a última possibilidade de serem escolhidos para o europeu".

Quanto ao jogo, Jardim garante que o Sp. Braga "vai dar a importância que merece", já que "em termos emocionais será sempre importante, porque queremos terminar bem a época". À espera de uma boa resposta do Sporting "perante os adeptos", diz que será "um jogo com atitude positiva das duas equipas".

"É um jovem com margem de crescimento"

Com a época 2011/2012 a fechar, começa já a preparação da nova temporada. Éder foi apontado como primeiro reforço do Sp. Braga, mas na antevisão ao jogo de hoje com o Sporting, Leonardo Jardim não confirmou a contratação do avançado da Académica.
"Não confirmo, porque neste momento, oficialmente, o clube que eu saiba ainda não emitiu nenhum comunicado a dizer que contratou alguém para a próxima época", revelou o treinador.

Apesar de não confirmar a transferência, Jardim elogiou o avançado: "é um jogador que no início deste época, na primeira volta, fez uma campanha positiva. É um jovem que tem alguma margem de crescimento, mas depois como não foi utilizado não sei em que condições está".

Quanto ao último jogo da temporada, Jardim revela que encaram o jogo com a mesma importância das outras jornadas, mesmo que o terceiro lugar já esteja definido, por isso, não haverá alterações no onze. "O jogo é importante, porque queremos manter a imagem da época desportiva e não é agora que queremos alterar. É normal existir uma ou outra alteração, mas sem perder aquilo que é a identidade da equipa".

Uma das possibilidades é deixar Lima no banco caso Cardozo não marque em Setúbal, e Hulk não fizer três golos frente ao Rio Ave. Neste cenário, com os mesmos jogos e golos do encarnado, será o bracarense a ganhar o troféu, de acordo com o segundo critério de desempate, em que vence o jogador da equipa pior classificada.
"Admito defender todos os interesses do Sp. Braga, primeiro a vitória, depois os prémios individuais", rematou.


ABC apoia formação de alunos do profissional de desporto da ESCA

A escola Secundária Carlos Amarante, tem nos seus quadros de formação, o curso profissional de técnico de apoio à gestão desportiva. Uma das vertentes de formação na sua área técnica é proporcionar através da disciplinas de práticas de actividades físicas desportivas, vivências de organização desportiva. Neste âmbito os alunos no seu processo de formação já participaram na organização de um torneio de andebol, tiveram formação de arbitragem com apoio de jovens árbitros da associação de andebol de braga e o ABC proporcionou-lhes a observação de um jogo da liga profissional.
No próximo sábado , dia 12 de Maio, os alunos do curso profissional têm vão apoiar a organização da segunda caminhada pelo troço inicial da via XVII. È uma caminhada pelo percurso romano que atravessa a serra do carvalho. Neste troço inicial o percurso inicia-se em S. Pedro de Este e termina no Castelo da Póvoa de Lanhoso. Os alunos do curso profissional, vestidos como personagens romanos, vão ter responsabilidades de organização no âmbito da recepção dos participantes, guias do percurso, na hidratação com frutas e água no final do percurso e na demonstração de lutas romanas. Para a preparação deste evento os alunos tiveram de fazer o reconhecimento do percurso, pelo que a instituição do ABC prontificou-se a apoiar com as carrinhas a deslocação dos alunos da escola ao inicio do percurso em S. Mamede de Este. Foi gratificante a disponibilidade apresentada pelos seus funcionários.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Éder sem ser oficial
JARDIM AINDA NÃO CONFIRMA E ELOGIA O AVANÇADO

Sobre a propalada contratação de Éder, avançado da Académica, Leonardo Jardim preferiu "não confirmar nada", até porque "o clube ainda não emitiu nenhum comunicado que diga que já está alguém contratado para a próxima época".

Todavia, o treinador do Sp. Braga sempre emitiu uma opinião sobre o Éder: "É um jogador que fez campanha muito positiva na primeira fase da temporada. Tem margem de crescimento, pois é jovem, mas agora como não tem sido utilizado, não sei como está."


RECORD

JotaCC

Entre a vitória moral e o tubo de ensaio

À partida, motivar os jogadores do Sporting para a última jornada da Liga, já sem nada em causa e com a ansiedade da proximidade da final da Taça de Portugal (dia 20, com a Académica) a crescer, seria uma tarefa muito difícil. Porém, além de estar em causa o orgulho leonino - afinal, o adversário é simplesmente o Braga, adversário direto ao longo da temporada e responsável pela ausência da próxima Champions - é também preciso preparar a equipa para a disputa do único troféu por decidir em Portugal, recorda Carlos Xavier, que vê ainda no desafio de hoje uma oportunidade para Sá Pinto deixar água na boca aos adeptos para a próxima época.

Carlos Xavier acredita que Sá Pinto pode "poupar alguns jogadores", mas sem condicionar a competitividade da equipa: "É o jogo ideal para a equipa apresentar bom futebol, que terá de conseguir pôr em prática na final da Taça. Vão ter de se empenhar! Será um bom teste, uma espécie de ensaio. Motivação, tem de haver sempre, até porque vão jogar em casa, perante os seus adeptos, e estão numa boa fase, apesar de não terem alcançado os objetivos da época." Conseguir uma vitória moral é importante na despedida da época de Alvalade, mas mais ainda "convidar" e convencer os adeptos de que o futuro é risonho. "Gostámos destes três meses com Sá Pinto, que agora terá de mostrar como vai ser daqui para a frente", concluiu.



Custódio por fim é visita

Mais do que nunca apontado à Seleção Nacional e com o Corunha a liderar o grupo dos clubes interessados na sua contratação, Custódio regressa esta noite a Alvalade numa situação inédita: é a primeira vez que o faz na pele de inimigo. Depois de ter sido vendido ao Dínamo de Moscovo em 2007, a troco de 1,8 milhões de euros; o médio teve a oportunidade de se cruzar em campo com a ex-equipa ao serviço do Vitória de Guimarães e já esta época pelo Braga, mas nunca na condição de visitante, tendo falhado, por exemplo, a quarta eliminatória da Taça de Portugal, disputada em Alvalade, vencida pelos leões (2-0). Por essa altura, o antigo capitão do Sporting ainda continuava entregue ao departamento médico dos minhotos para recuperar de uma lesão no joelho esquerdo.

Dois meses depois, Custódio tirava partido da ausência de Djamal, convocado pela seleção da Líbia para a CAN'2012, para recuperar o tempo perdido. Titular em Aveiro, o centrocampista ficou associado a uma preciosa vitória por 1-2 e nunca mais deixou o onze, tornando-se numa das figuras incontornáveis da única equipa do campeonato capaz de somar 13 vitórias seguidas. Como se isto não bastasse, Custódio carimbou, na última jornada, o apuramento do Braga para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões ao marcar o golo da vitória sobre o Beira-Mar, num jogo disputado no Estádio AXA, que ditou, por ironia do destino, o afastamento matemático do Sporting em relação ao terceiro lugar.

Por influência ou não do disparo fenomenal que bateu os aveirenses, Custódio foi eleito quinta-feira o Melhor Guerreiro de abril, numa votação dos amigos do Facebook Oficial do Braga, que não poupa elogios ao ex-leão: "Personifica o espírito batalhador, cheio de garra e ambição de um verdadeiro Guerreiro do Minho".


Baiano de novo de fora

Depois de ter regressado à competição contra o Beira-Mar (entrou aos 82'), após um longo período de ausência, Baiano ficou de fora da lista de convocados para Alvalade. A saída do lateral para a entrada de Imorou foi a única troca operada por Leonardo Jardim. Leandro Salino, Paulo Vinícius e Carlão, lesionados, são as baixas para o jogo.


"Disponível para ajudar o Lima ao máximo "


Com o campeonato decidido, Leonardo Jardim foi perentório na abordagem ao jogo desta noite, contra o Sporting. "Um dos objetivos é ajudar o Lima. Mas o objetivo de vencer está sempre em cima da mesa e também o de colorir este lugar no pódio com uma boa exibição. E temos que ter em conta que há jogadores que estão nos pré-convocados da Seleção que ainda têm mais uma oportunidade para mostrarem serviço ao selecionador, cujas escolhas serão as melhores", definiu o treinador do Braga, "disponível para ajudar ao máximo o Lima para que possa concretizar um objetivo individual que se torna um objetivo coletivo". "Neste clube ninguém ganha nada sozinho", sublinhou, não colocando fora de hipótese deixar o goleador no banco caso o benfiquista Cardozo não marque em Setúbal, o que daria a vitória ao bracarense em função dos minutos de utilização. "Admito defender todos os interesses do Braga. O primeiro interesse é o da vitória, o coletivo, mas depois temos os interesses dos prémios individuais e o treinador fará tudo o que for possível para os defender", revelou o técnico arsenalista.

Quanto ao jogo propriamente dito, Leonardo Jardim espera um duelo interessante, porque estarão em confronto duas equipas que querem despedir-se da Liga ZON Sagres com uma boa imagem. "Apesar de em termos classificativos não acrescentar nada, é um jogo sempre importante em termos emocionais. Queremos acabar a época bem e acredito que o Sporting queira dar uma boa resposta perante os seus adeptos. Penso que será um jogo com uma atitude positiva das duas equipas", referiu o treinador arsenalista, reconhecendo que em Alvalade pode fazer "uma outra alteração, mas sem mudar a identidade da equipa".

Éder tem "margem de crescimento"

Leonardo Jardim falou ontem pela primeira vez sobre Éder, avançado que será reforço do Braga na próxima época. "Não confirmo, porque oficialmente o clube ainda não emitiu nenhum comunicado a dizer que contratou alguém para a próxima época", começou por dizer o técnico dos bracarenses, mas, ainda assim, não se escusou a fazer uma curta análise ao ponta de lança recrutado na Académica. "É um jogador que no início da época fez uma campanha positiva, é um jovem com alguma margem de crescimento, mas, depois, como não foi mais utilizado, não sei em que condições está nesta altura", observou.


Treinador visita cadeia

Na melhor das hipóteses, Leonardo Jardim só entrará oficialmente de férias no fim da próxima semana. O treinador tem em agenda várias reuniões de trabalho relacionadas com a planificação da próxima época, assim como uma visita à cadeia de Braga, na próxima quinta-feira (às 16h00), para deixar uma palavra de esperança e confiança à população prisional.


Artur Jorge não está confirmado na equipa B

O projeto de ressurgimento da equipa B arsenalista ganhará definição a partir de segunda-feira. O departamento de scouting arsenalista já tem vários jogadores assinalados com vista à construção do plantel que disputará o segundo escalão nacional. Artur Jorge, atual treinador dos juniores, surge como nome mais consensual para assumir o comando técnico da segunda equipa dos minhotos, mas não é de descartar a contratação de outro treinador para liderar a equipa bracarense na II Liga. A boa época da formação júnior reflete-se nesta altura na terceira posição - ainda pode ser campeã nacional, embora dependa de terceiros - em plena fase final do campeonato nacional e a SAD presidida por António Salvador vê no antigo defesa-central arsenalista características para levar a bom porto a equipa B, que atuará na II Liga.


Equipas B e dívidas na mesa

A Liga reúne-se dia 21 em assembleia geral extraordinária para votar o regulamento para a inscrição e participação das equipas B na Liga de Honra. Os clubes discutirão também uma proposta de alteração ao Regulamento Disciplinar relativamente a infrações de natureza salarial.


O JOGO

JotaCC

Sporting-Sp. Braga (antevisão): pódio bem entregue?
Para além da luta pelo prémio de melhor marcador, que os minhotos querem entregar a Lima, há mais em jogo. É o jogo que encerra o campeonato.

O momento:

Sporting: A derrota no Dragão derrubou as hipóteses do Sporting chegar ao terceiro lugar e com isso entrar nas pré-eliminatórias da Champions. Sá Pinto soma oito vitórias na Liga e três derrotas, pelo que um triunfo sobre o Braga permite concluir o bom trabalho iniciado há três meses.

Sp. Braga: Após a derrota na Luz, que afastou a equipa da luta pelo título, soma duas derrotas, um empate e uma vitória. Ganhar em Alvalade tiraria as dúvidas sobre a justiça do pódio. Mais do que isso, porém: Lima luta pelo prémio de melhor marcador. Alcancá-lo seria um feito.

As ausências

Sporting: Polga e Onyewu, castigados, João Pereira, Rinaudo, Pereirinha e Izmailov, lesionados.

Sp. Braga: Leandro Salino e Rivera.

A palavra dos treinadores:


Sá Pinto: O Sporting está em blackout

Leonardo Jardim: «O Sporting de Braga vai dar a importância que um jogo entre o terceiro e o quarto classificado merece. Apesar de, em termos classificativos, não acrescentar nada, em termos emocionais é sempre importante, porque queremos acabar a época bem.»

Outros confrontos:


Em 64 jogos que fazem a história deste confronto em Alvalde, o Sporting venceu 51. Um domínio avassalador: 80 por cento de triunfos. O Sp. Braga venceu por seis vezes e empatou sete. No entanto fica o aviso: em 2008/09 e em 2009/10 o triunfo pertenceu aos minhotos.

Equipas prováveis:

SPORTING: Rui Patrício; Arias, Xandão, Carriço e Insúa; Elias, Schaars e André Martins; Carrillo, Van Wolfswinkel e Diego Capel

Outros convocados: não foram divulgados

SP. BRAGA: Quim; Miguel Lopes, Nuno André Coelho, Ewerthon e Elderson; Custódio e Hugo Viana; Alan, Mossoró e Hélder Barbosa; Lima.

Outros convocados: Berni, Imourou, Rúben Amorim, Luís Alberto, Djamal, Ukra, Paulo César e Nuno Gomes.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Sporting x SC Braga: Teste para leões prepararem Taça, jogo para Lima ser o melhor marcador

Podia ser o duelo mais aguardado da última jornada do campeonato, mas com a vitória do SC Braga sobre o Beira-Mar e a derrota do Sporting aos pés do FC Porto, o Sporting x SC Braga mais não passa de um mero jogo para cumprir calendário.

Com o terceiro lugar na posse dos arsenalistas e o quarto no dos leões, a partida de Alvalade poderá servir de tira-teimas para ver quem merecia realmente vencer o duelo pelo lugar de acesso ao play-off de apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

É verdade que o jogo poderá ser encarado como tal, mas não é menos verdade que a equipa Ricardo Sá Pinto olhe para ele como uma boa oportunidade para preparar a final da Taça de Portugal que vai disputar diante da Académica, no Estádio do Jamor.

Pelo contrário, o SC Braga vai tentar vencer em Alvalade, mas a grande preocupação da equipa bracarense passa por ajudar Lima a sagrar-se melhor marcador do campeonato, uma vez que o avançado brasileiro entra para a última ronda com 19 golos, os mesmos que Cardozo, do Benfica.

De resto, não será a primeira vez que Sporting e SC Braga se vão encontrar no Estádio de Alvalade esta época. A 20 de novembro, leões e arsenalistas defrontaram-se para a quarta eliminatória da Taça de Portugal e a formação da casa levou a melhor, tendo vencido por 2x0. Os golos foram da autoria de Diego Capel e Emiliano Insúa.

Confronto histórico não deixa dúvidas: Sporting é favorito

À imagem do que aconteceu para a Taça de Portugal, o Sporting venceu 78 por cento dos encontros que realizou em casa frente ao SC Braga para a Liga portuguesa.

Em 55 partidas, os leões somam 43 triunfos, contra seis empates e seis derrotas. No entanto, a história recente baralha as contas da história, pois nas últimas três deslocações ao reino do leão, o SC Braga ganhou por duas vezes.

Ainda assim, o último jogo entre as duas formações em Alvalade deu triunfo do Sporting, mais particularmente por 2x1. A 8 de janeiro de 2011, Diogo Salomão e Jaime Valdés marcou para a equipa na altura comandada por Paulo Sérgio, ao passo que Paulo César marcou para os comandados de Domingos Paciência.

ZEROZERO

JotaCC

FUTSAL

Pedro Palas: "Entrar com o pé direito"

É já este sábado que o Sp. Braga/AAUM inicia a sua participação no Play-out do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Na jornada inaugural, os minhotos recebem o Belenenses, em partida agendada para as 18h00, no Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho, em Braga.

"Entrar com o pé direito numa fase como esta é fundamental, ainda para mais com o Belenenses, uma vez que, em caso de vitória, podemos igualá-los na tabela classificativa. É um jogo para ganhar, como são todos os outros, de maneira a não dependermos de ninguém ao longo do Play-out", explicou Pedro Palas ao FutsalGlobal.

Para o técnico dos bracarenses, o equilíbrio será a nota dominante desta segunda fase e quem errar menos tem mais possibilidades de se manter entre os melhores do futsal português.

"Espero seis jogos disputados até ao último segundo. Todas as equipas vão querer ficar na 1ª Divisão. Ao longo da Fase regular o nosso saldo com qualquer uma delas é praticamente equivalente. As equipas que melhor viverem com a pressão do momento, estarão obviamente em melhores condições para se manterem na 1ª Divisão", referiu.

Últimos instantes dos jogos fatídicos

Na apreciação global da época, Pedro Palas considera que a sua equipa passou por momentos distintos e lamenta alguns pontos perdidos nos últimos instantes de várias partidas.

"A Fase Regular não se pode dizer que tenha sido um total insucesso, porque não o foi, apesar de não conseguirmos o primeiro objectivo que era entrar no Play-off. Na primeira volta acabámos por acusar alguma inexperiência em alguns jogos, onde perdemos pontos no último minuto em cinco ocasiões. Se não tivéssemos perdido esses pontos estaríamos certamente numa posição mais confortável. No entanto, julgo que fizemos uma segunda volta já de acordo com aquilo que é o nosso real valor e a equipa acabou por fazer uma recuperação fantástica", analisou o treinador do Sp. Braga/AAUM.

FUTSALGLOBAL

A.COSTA

O Sporting de Braga quer terminar a sua participação na Liga de futebol com uma vitória e se, possível, com Lima a ser coroado como o melhor marcador da prova. O duplo desejo foi manifestado, esta manhã, pelo técnico Leonardo Jardim, na conferência de imprensa de antevisão do jogo de amanhã (21.15 horas, TVI), em Alvalade, frente ao Sporting, em partida da 30.ª e última jornada do campeonato.

Braga quer fechar época com vitória em Alvalade
Leonardo Jardim


Mesmo com o terceiro lugar assegurado, o treinador do Braga disse que o jogo de Alvalade "é importante em termos emocionais", daí a vontade de "manter a imagem" da equipa, com uma ou outra alteração, mas focado na "conquista de uma vitória".

Leonardo Jardim realçou que se Lima for o melhor marcador do campeonato, será o concretizar de um objetivo "individual e também coletivo", dado que no Braga ninguém ganha nada, nem perde, sozinho. "Ajudar o Lima é um dos objetivos para este jogo, mas vencer também está em cima da mesa", frisou.

Noutro âmbito, o treinador do Braga admitiu que este jogo é "uma última oportunidade" de os oito jogadores da sua equipa pré-convocados por Paulo Bento para o Euro 2012 mostrarem serviço.

Nos convocados, destaque para a saída de Baiano e para a entrada de Imorou. Indisponíveis por lesão estão Salino, Paulo Vinícius e Carlão.

Lista de convocados: Quim, Nuno André Coelho, Ewerton, Ukra, Mossoró, Paulo César, Hélder Barbosa, Miguel Lopes, Imorou, Lima, Elderson, Nuno Gomes, Djamal, Custódio, Alan, Berni, Hugo Viana, Luís Alberto e Ruben Amorim.

in JN ... http://www.jn.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=2512015
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo