News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 19/04

Started by JotaCC, 19 de April de 2012, 07:11

Previous topic - Next topic

JotaCC

`Play-off' milionário à vista

É a primeira de quatro finais. E um jogo que pode resolver já a presença mínima na pré-eliminatória da Liga dos Campeões na próxima época. Com o título nacional mais longe - o Sp. Braga é terceiro classificado e está a cinco pontos do líder FC Porto - a meta real é agora a entrada directa na milionária prova da UEFA, claro que sempre dependente dos resultados do Benfica, segundo classificado com mais um ponto do que os arsenalistas.

Vencer os quatro jogos que faltam até ao final do campeonato é a palavra de ordem de Leonardo Jardim, sendo que um triunfo no duelo de amanhã, na Mata Real, frente ao Paços de Ferreira (20.15 horas), pode significar já a presença na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Com oito pontos de vantagem sobre o Sporting (4.º), os bracarenses podem passar a somar 61 em caso de triunfo e ampliar a distância para os 'leões', que nesta jornada deslocam-se à Madeira para defrontar o Nacional. A equipa leonina está obrigada a ganhar, mas, se perder pontos ou empatar, escancara as portas da terceira pré-eliminatória ao Sp. Braga e confirma à equipa arsenalista o terceiro lugar da Liga, quando vão ficar a faltar três jogos para o final da prova e nove pontos em disputa.

Mas é na entrada directa na 'Champions' que os 'guerreiros' concentram as atenções, conquista que seria também inédita e significaria uma entrada de milhões de euros nos cofres do clube bracarense, quando comparado com o acesso via pré-eliminatória. Em causa estão 7,2 milhões de euros, verba que premeia as duas primeiras equipas da Liga que, na próxima temporada, terão entrada directa na fase de grupos da prova milionária, onde cada vitória vale 800 mil euros e um empate metade.

Os valores diminuem significativamente tendo em conta a presença no 'play-off', daí que Jardim prepare o 'sprint' final da época com especial concentração e motivação. No entanto, para as contas milionárias entram também os resultados dos encarnados, que até ao final medem forças com o Marítimo, Rio Ave, União de Leiria e Vitória de Setúbal. Quanto ao Sp. Braga, vai a Paços de Ferreira, recebe Olhanense, Beira-Mar e fecha o ano em Alvalade.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Rivera na incubadora
FOI TITULAR QUANDO VIANA FALTOU PELA ÚLTIMA VEZ

Édson Rivera pode aproveitar a ausência de Hugo Viana para regressar aos convocados em jogos da Liga Zon Sagres, uma sensação que desconhece desde o final de janeiro. Da última vez que o maestro do miolo arsenalista falhou em partidas do campeonato, recorde-se, Leonardo Jardim lançou o mexicano no onze ao lado de Custódio e Mossoró.

Um cenário improvável para a Mata Real, sobretudo após duas derrotas e estando o apuramento direto para a Liga dos Campeões em questão. Todavia, o simples facto de reentrar nas opções seria um tónico psicológico importante para um jogador que chegou com rótulo de craque, após ter liderado o México no Mundial Sub-20, mas que nunca conseguiu impor-se. Realizou apenas dois jogos, o tal contra o Beira-Mar (60'), no campeonato, e mais 12' na eliminação da Taça da Liga, em Barcelos.

RECORD

JotaCC

Nuno Gomes e Lima juntos na montra

Fenómeno de popularidade enquanto representou o Benfica, Nuno Gomes continua a atrair multidões em Braga e nem o facto de ter perdido a titularidade há quase seis meses, em jogos do campeonato, o atirou para segundo plano. Isso mesmo se tem verificado no número elevado de pedidos para estampar o seu nome em camisolas, provocando, entre junho e setembro de 2011, um aumento no total de vendas de 15 por cento. Até há bem pouco tempo, o internacional português representava cerca de 30 por cento das mesmas e o seu peso na comercialização de vestuário desportivo só terá diminuído ligeiramente com a entrada de Lima, líder dos melhores marcadores, no domínio dos mais valiosos no merchandising, em pé de igualdade com os crónicos titulares Alan e Hugo Viana. O clube não adianta números redondos, mas confirma que Nuno Gomes está bem posicionado entre os mais famosos do plantel, continuando a ser um excelente chamariz para as lojas oficiais do clube espalhadas pela cidade de Braga.

Apesar de ter perdido o estatuto de titular há quase seis meses, em jogos do campeonato, Nuno Gomes poderá mesmo bater a "concorrência". Se o clube mantiver a média de 3500 camisolas vendidas por época (segundo a marca MACRON, foram comercializadas cerca de 7000 entre 2009 e 2011), e partindo do princípio de que a cotação do internacional português terá conhecido uma descida residual do ponto de vista comercial, é possível prever que, no fecho da época, ele será responsável pela venda de aproximadamente 1200 artigos desportivos, personalizados com o seu nome.

Dá que pensar, tamanho lucro. Contratado por uma época, o ponta de lança, de 35 anos, ainda não foi convidado a renovar e há mesmo quem aposte na sua saída rumo ao estrangeiro, o que significará uma perda importante no marketing do clube, numa altura em que vão ganhando força as futuras vendas de Lima e Hugo Viana. Se assim for, sobrará apenas Alan como "campeão"... de vendas.


Lima já ganha nos golos

Ser o matador da equipa e, ainda por cima, líder da lista dos melhores marcadores, com 19 golos, mais um do que o benfiquista Cardozo, chega e sobra para justificar a corrida às camisolas do Braga com o nome de Lima. Desde o começo da época, trata-se do único grito da moda digno de registo no tocante a vendas de artigos desportivos nas lojas oficiais do Braga, pois Nuno Gomes, Alan e Hugo Viana já lideravam o pelotão dos mais concorridos em agosto. Curiosamente, no começo da época poucos apostariam que a imagem de Lima se tornasse tão valiosa, quase à mesma medida dos golos, assistências e arrancadas do brasileiro. Por essa altura, era Nuno Gomes que figurava como ponta de lança de serviço na equipa-tipo do Braga, enquanto o brasileiro encaixava na esquerda, como extremo. Tudo mudou.


Factos e números

7000

O número arredondado de camisolas que o Braga conseguiu vender ao longo das duas últimas épocas, 3500 em média por cada. Convém referir que nem todas têm o nome dos jogadores estampado.

30

Nuno Gomes representa 30 por cento das camisolas estampadas que o clube arsenalista vendeu até agora na presente temporada.

4

Há quatro jogadores que se destacam nos pedidos dos adeptos para a gravação dos nomes na parte de trás das camisolas: Nuno Gomes, Alan, Hugo Viana e, agora, também Lima.

25

Os golos que Lima contabiliza esta época, incluindo todas as competições: 19 no campeonato, quatro na Liga Europa e dois na Taça da Liga. Um registo obtido em 3191 minutos de utilização.

5

Os golos de Nuno Gomes ao serviço do Braga, todos eles obtidos na Liga ZON Sagres. Esta temporada, o avançado soma 913 minutos nas pernas, contando todas as provas.


Futuro ainda incerto no clube e na Seleção

A caminho dos 36 anos - completa-os no dia 5 de julho -, Nuno Gomes tem o futuro profissional indefinido. O contrato que o liga ao Braga termina no final desta temporada e, até ao momento, ainda não se ouviram ecos no sentido da continuidade. Algo que pode ser entendido como natural, uma vez que embora já tenha somado mais minutos esta época do que no somatório das últimas duas ao serviço do Benfica (913 contra 567), o avançado não jogou com a regularidade desejada e deixou de fazer parte das primeiras escolhas de Leonardo Jardim. Levando em linha de conta apenas os jogos do campeonato, Nuno Gomes não é titular desde a nona jornada (com a Académica) e em 2012 vem somando escassas aparições na equipa. De resto, o máximo de tempo em que esteve em campo num jogo da Liga ZON Sagres na segunda metade da temporada foram 32 minutos, na visita ao Marítimo.

A diminuta utilização de Nuno Gomes esta época põe em causa a sua chamada para o Euro'2012. No verão passado, o internacional português preferiu transferir-se para o Braga a aceitar a proposta milionária dos mexicanos do Puebla, de modo a não cair no esquecimento e poder ser convocado para o Campeonato da Europa, mas a concretização desse objetivo está em risco. Utilizado por Paulo Bento nos dois últimos jogos da fase regular do apuramento, com a Islândia e a Dinamarca, Nuno Gomes foi chamado para o play-off com a Bósnia, mas não foi utilizado. Entretanto, Portugal disputou um particular com a Polónia e o avançado não foi convocado, substituído pelo benfiquista Nélson Oliveira, bem lançado para fazer parte da lista final, onde também deverão constar os nomes de Hugo Almeida e Hélder Postiga.


Último golo pelo Benfica marcado na Mata Real


O jogo de amanhã encerra uma curiosidade para Nuno Gomes. É que foi precisamente na Mata Real, onde o Braga vai defrontar o Paços de Ferreira na 27ª jornada da Liga ZON Sagres, que o avançado marcou pela última vez ao serviço do Benfica. Lançado por Jorge Jesus aos 77 minutos, para o lugar de Saviola, o ponta de lança marcou aos 82' e bisou aos 92', em jogo da 24ª jornada. De resto, o Paços é um dos alvos preferidos do 21, que já marcou sete vezes aos castores.


Djamal entra no onze e adianta Custódio para 8

A vaga do meio-campo provocada pelo castigo de Hugo Viana será preenchida por Djamal (na foto). Com Rúben Amorim ainda atrasado no processo de recuperação, Leonardo Jardim foi tomando o pulso, ao longo da semana, ao internacional líbio e a Luís Alberto, que, inclusivamente, alinharam juntos numa equipa com 12 jogadores durante uma pelada, e o primeiro terá dado melhores indicações ao treinador, estando marcado para amanhã, em Paços de Ferreira, o seu regresso à equipa como titular. A entrada de Djamal fará com que Custódio dispa a pele de trinco para se tornar num médio-ofensivo, estando-lhe reservado o lado direito como área de ação, surgindo do lado oposto Mossoró, embora este com maior liberdade para pisar zonas mais adiantadas do terreno de jogo. As restantes baixas dos minhotos são Baiano e Paulo Vinícius, que continuam a cumprir treinos integrados, e ainda Leandro Salino, parado devido a lesão.


Forte apoio na Mata Real


Com sede de futebol, após a paragem do campeonato devido à realização da final da Taça da Liga, os adeptos do Braga deverão marcar presença na Mata Real em número considerável. São esperados cerca de mil bracarenses no estádio do Paços de Ferreira, apesar de o preço dos bilhetes (15 euros) até ter criado algum desagrado. O pacote (viagem e bilhete) custa 20,50 euros.


O JOGO

Bruno3429

«Ewerton no FC Porto por 2,5 milhões de euros» - DN
Por Redação

Ewerton será jogador do FC Porto na próxima época de 2012/2013. De acordo com as informações recolhidas pelo DN, os dragões garantiram, em dezembro de 2011 junto da instituição bancária brasileira BMG - que detém larga parte da percentagem do passe do atleta -, o direito de opção de compra do passe do defesa-central brasileiro, 23 anos, por uma verba a rondar, sensivelmente, os 2,5 milhões de euros.

A Bola

JotaCC

Hugo Viana de fora na convocatória para a Mata Real

A saída de Hugo Viana, castigado, constitui a única alteração na convocatória do SC Braga para o jogo desta sexta-feira (20.15 horas) com o Paços de Ferreira, na Mata Real.

Baiano, Vinícius e Ruben Amorim fizeram treino integrado condicionado esta manhã mas ainda não estão em condições de ser chamados.

Eis a lista de convocados:
Guarda-redes: Quim e Berni;
Defesas: Nuno André Coelho, Ewerton, Miguel Lopes, Elderson e Douglão;
Médios: Vinícius, Mossoró, Djamal, Custódio e Luís Alberto;
Avançados: Hélder Barbosa, Alan, Ukra, Paulo César, Lima, Nuno Gomes e Carlão.


«Vou ser treinador do SC Braga na próxima época» - Leonardo Jardim


O treinador do SC Braga foi recentemente apontado ao Benfica e ao FC Porto, no entanto, Leonardo Jardim assegura que não foi contactado para deixar o clube minhoto.

«Só falo de dados reais, não de "ses". Sou treinador do SC Braga, tenho mais dois anos de contrato e já estou a preparar a próxima época. Não fui contactado por ninguém e isso não tem lógica nenhuma. Há uma cláusula de rescisão no meu contrato e, neste momento, posso prometer aos adeptos que vou ser treinador do SC Braga na próxima época», disse Leonardo Jardim em conferência de Imprensa.

A BOLA

JotaCC

Leonardo Jardim: «Tenho de acreditar no 1.º lugar»
continua a olhar para o topo

As derrotas com Benfica e FC Porto não alteram o discurso de Leonardo Jardim que continua a olhar para o topo da classificação. "Tenho de acreditar no 1.º lugar. Estamos a 5 pontos e, se vencermos o Paços de Ferreira, ficamos a apenas 2", atirou o treinador, prosseguindo: "Partimos para o campeonato com muitos objetivos e cabe-nos tentar rentabilizar ao máximo os 12 pontos que ainda estão em disputa."

Leonardo Jardim tem aparecido no radar de FC Porto e Benfica, mas, por enquanto, o madeirense diz nada saber: "Tenho mais 2 anos de contrato com o Sp. Braga e é neste clube que estou a projetar o futuro. Nunca fui contacto por ninguém... Neste momento, posso prometer aos adeptos que serei treinador na próxima época."

RECORD

JotaCC

Jardim aumenta a pressão: «Tenho de acreditar no primeiro lugar»

Os cinco pontos que existem entre o SC Braga, terceiro classificado, e o FC Porto, líder, não desmoralizam Leonardo Jardim. Depois de tanta cerimónia em assumir uma candidatura ao título nacional o técnico dos minhotos assume que o objetivo da sua equipa mantém-se: «Tenho de acreditar no primeiro lugar», atira o treinador, garantindo que vai permanecer no comando dos arsenalistas na próxima época.

«Tenho de acreditar no primeiro lugar. Estamos a cinco pontos e, se vencermos o Paços de Ferreira, ficamos a apenas dois», afirmou o técnico dos arsenalistas, em conferência de imprensa, antevendo o desafio de amanhã, com o emblema da Capital do Móvel.

Leonardo Jardim tem o objetivo bem definido para as jornadas que faltam até ao fim da época: «Partimos para o campeonato com muitos objetivos e cabe-nos tentar rentabilizar ao máximo os 12 pontos que ainda estão em disputa».

«Posso prometer aos adeptos que serei treinador na próxima época»


Continuamente colocado na rota do FC Porto e do Benfica, Leonardo Jardim, questionado sobre isso mesmo, garante que não existiu qualquer contacto e que projeta o seu futuro...no Minho: «Só falo de dados reais, não de ´ses´. Tenho mais dois anos de contrato com o SC Braga e é neste clube que estou a projetar o futuro. Nunca fui contactado por ninguém e isso não tem lógica nenhuma. Há uma cláusula de rescisão no meu contrato e neste momento, posso prometer aos adeptos que serei treinador na próxima época».

Viana ausente por castigo


Hugo Viana, castigado, é ausência notada na convocatória dos minhotos. Esta é, aliás, a única alteração nos eleitos de Leonardo Jardim em comparação com o último desafio dos minhotos, derrota em casa com o FC Porto.

Baiano, Vinícius e Rúben Amorim falham a deslocação à Mata Real por lesão.

ZEROZERO

JotaCC

Leonardo Jardim: «Primeiro lugar? Tenho de acreditar»
Treinador do Sp. Braga aponta que ainda existem «muitos jogos»

O treinador do Sp. Braga, Leonardo Jardim, acredita que os minhotos ainda podem chegar à liderança. Na semana passada, Hélder Barbosa e Hugo Viana colocaram a fasquia na conquista do segundo lugar, mas o técnico não desiste de fazer melhor, como mostram as declarações reproduzidas pela Lusa: «O Sp. Braga partiu com vários objetivos e, neste momento, dadas as duas derrotas [com Benfica e F.C. Porto], ficou a cinco pontos do primeiro, mas há ainda 12 pontos em disputa e dentro desse grupo de três equipas queremos alcançar a melhor classificação. Se acredito que ainda é possível chegar ao primeiro lugar? Tenho que acreditar. Estão 12 pontos em disputa, são muitos jogos e, nesta altura da época, as equipas não estão no seu melhor momento de forma, apresentam grandes dificuldades e queremos rentabilizar ao máximo esses pontos em disputa.»

Apesar de ainda ter mais dois anos de contrato com o Sp. Braga, têm surgido notícias dando conta do interesse de outros clubes. Leonardo Jardim garante que não foi contactado por ninguém, considerando até que a questão «não tem lógica», uma vez que não é «um treinador livre». Assim, disse que, «neste momento», pode garantir que continuará no clube na próxima época.

Relativamente ao jogo com o P. Ferreira, Leonardo Jardim apontou que será um encontro de «grande dificuldade»: «O Paços em casa é uma equipa muito combativa, muito forte nas transições, que cria dificuldades a todos os adversários e só um Braga no seu melhor desempenho pode ir lá buscar o que quer, os três pontos em disputa. Queremos vencer para ficarmos a dois pontos do primeiro.»

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Leonardo Jardim ainda acredita no primeiro lugar

O treinador do Sporting de Braga ainda acredita ser possível chegar ao primeiro lugar da Liga e assegurou não ter sido contactado por nenhum clube para o contratar para a próxima temporada.

Comentando as declarações de Hélder Barbosa e Hugo Viana na semana passada, que colocaram agora a fasquia na conquista do segundo lugar, Leonardo Jardim notou que o "Braga partiu com vários objetivos e neste momento, dadas as duas derrotas [com Benfica e FC Porto], ficou a cinco pontos do primeiro, mas há ainda 12 pontos em disputa e dentro desse grupo de três equipas queremos alcançar a melhor classificação".

"Se acredito que ainda é possível chegar ao primeiro lugar? Tenho que acreditar. Estão 12 pontos em disputa, são muitos jogos e, nesta altura da época, as equipas não estão no seu melhor momento de forma, apresentam grandes dificuldades e queremos rentabilizar ao máximo esses pontos em disputa", afirmou.

Leonardo Jardim tem mais dois anos de contrato com o Sporting de Braga, que contempla uma cláusula de rescisão, como o próprio admitiu, mas nos últimos tempos várias notícias têm dado conta do interesse de outros clubes no seu concurso.

O técnico garantiu não ter sido contactado por ninguém, considerado que " não tem lógica" porque "não é um treinador livre" e disse que, "neste momento", pode garantir aos sócios e adeptos do Sporting de Braga que será o treinador da equipa na próxima temporada.

O interesse de outros clubes em jogadores do Braga, como a alegada vontade da Fiorentina, de Itália, em contar com Hugo Viana na próxima época, é "motivo de satisfação" para Jardim porque corresponde a um dos pedidos da administração, o de valorizar os ativos da SAD.

DN

JotaCC

Sp. Braga: Fiorentina negoceia Hugo Viana

Clube italiano está disponível para pagar 2,5 milhões de euros da cláusula de rescisão ao Sp. Braga. Falta só Hugo Viana aceitar todos os termos do contrato que lhe é proposto.


Hugo Viana pode voltar a emigrar para jogar desta vez na liga italiana. O médio português é pretendido pela Fiorentina, que está na disposição de pagar a cláusula de rescisão para contar com o jogador: a desvinculação do contrato com o Sp. Braga está estipulado em 2,5 milhões de euros.

De acordo com o que o Maisfutebol apurou, as negociações entre as partes estão nesta altura já bastante avançadas, sendo que falta apenas Hugo Viana aceitar por completo os termos do contrato que lhe foi proposto pela Fiorentina. O Sp. Braga receberia os tais 2,5 milhões de euros.

Hugo Viana, recorde-se, termina contrato em junho de 2013, pelo que depois desta época ficaria com apenas mais um ano de contrato. Depois das experiências no Newcastle (Inglaterra) e no Valencia e Osasuna (Espanha), o esquerdino de 29 anos tem em mãos a hipótese de uma nova experiência.

A Fiorentina, recorde-se, está a ter uma época dececionante, ocupando o 16º lugar da liga italiana (três pontos acima da linha de água). A equipa já trocou de treinador e anunciou a saída no final da época do diretor desportivo Pantaleo Corvino. Rui Costa tem sido um nome especulado para o lugar.

MAIS FUTEBOL