News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 02/04

Started by JotaCC, 02 de April de 2012, 07:09

Previous topic - Next topic

JotaCC

Alan: "jogamos sempre para ganhar"

A derrota na deslocação ao Estádio da Luz já foi colocada para trás das costas e agora o plantel do Sporting Clube de Braga já se encontra a postos para dar início, esta manhã, à preparação da recepção ao FC Porto, na próxima jornada do campeonato.
Visivelmente satisfeito com a actual forma e com o rendimento demonstrado pela equipa, o capitão arsenalista afirma que no próximo confronto o Sp. Braga vai entrar em campo à procura da vitória, como faz em todos os jogos que disputa.

"Nós jogamos sempre para ganhar. É fundamental ganhar todos os jogos, não só para ser campeão. O nosso pensamento é jogo-a-jogo e é nesse pensamento que estamos concentrados para continuarmos o trabalho que temos vindo a realizar", referiu o extremo brasileiro, lembrando ainda o jogo com as águias, considerando que, depois de feito o empate, faltou apenas alguma calma para conseguir o triunfo: "depois de estarmos empatados, penso que faltou um pouco de calma e se a tivéssemos podíamos mesmo ter vencido o encontro".

Alan lançou, desta forma, um apelo para os seus companheiros de equipa para que no futuro, nas "finais" que faltam disputar, o plantel se mantenha concentrado e calmo.
Questionado sobre uma possível chamada de Hugo Viana à selecção nacional, Alan considerou que o seu companheiro merecia mas que não é a ele que tem de convocar os jogadores.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Levar a carta a Garcia
SEM POLÉMICA O LANCE QUE PODIA TER MUDADO O JOGO
   


Minuto 73 do jogo da Luz. Resultado em branco e o Sp. Braga a conseguir libertar-se do garrote encarnado. Mossoró descobre Lima a soltar-se sobre a direita e rasga o passe. O ponta-de-lança ganha terreno a Javi García e é tocado e agarrado por este na grande área. O documento fotográfico aqui ao lado não deixa margem para dúvidas.

Mas o árbitro João Ferreira mandou o jogo seguir. Cinco minutos depois, então sim, marcou uma grande penalidade. Contra o Sp. Braga. Benfica na frente, bracarenses ainda a conseguirem empatar e o tal golo já em tempo extra que deu a vitória à equipa de Jorge Jesus, quebrando uma sensacional série dos guerreiros do Minho de 13 vitórias sem respirar no campeonato.


Lima não assinou pelos encarnados
Dia das Mentiras
   
Record quis manter a tradição do 1 de abril, o Dia das Mentiras, e noticiou que o brasileiro Lima assinara pelo Benfica, por 4 épocas, logo após o jogo que opôs os encarnados ao Sp. Braga.

O avançado teria ainda direito a um prémio do clube da Luz caso marcasse ao FC Porto na próxima jornada da Liga Zon Sagres.

Lima, que lidera a Bota de Ouro com 19 golos, está efetivamente em final de contrato, pelo que é um alvo apetecível.

De qualquer forma, a notícia não passou de uma brincadeira para assinalar o dia.

RECORD

JotaCC

Semáforo amarelo

Caminhar na corda bamba será um das ideias adequadas para descrever o contexto de perigo em que jogará o Braga na receção ao FC Porto. Salvo os impedimentos crónicos de Baiano, Paulo Vinícius, Salino e Rúben Amorim, todos por lesão, os minhotos poderão apresentar-se na máxima força contra o atual líder do campeonato, mas o onze inicial que encarou o Benfica corre fortes riscos de se apresentar desmembrado na jornada seguinte, contra o Paços de Ferreira, bastando para tal que Hugo Viana (oito cartões), Hélder Barbosa (quatro), Douglão (quatro) ou Quim (quatro) vejam mais um amarelo na partida com os portistas.

O quadro de jogadores titulares em risco de exclusão aumentou com os cartões vistos por Douglão e Quim (já no fim do jogo) anteontem no Estádio da Luz e o contexto torna-se mesmo mais agudo se for levado em conta que Djamal também está à bica, com quatro amarelos. Talvez por isso Leonardo Jardim tenha optado por lançar em campo o "trinco" Luís Alberto, afastado da competição durante mais de um mês para cumprir um programa de reforço muscular, em vez do jogador líbio para reforçar o meio-campo na ponta final do jogo, na esperança de segurar uma preciosa igualdade, que acabaria por esfumar-se, já nos descontos, com o golo de Bruno César.

Se a utilização do médio brasileiro pode ser explicada pela intenção de poupar Djamal com vista ao jogo com o FC Porto, o mesmo tipo de contabilidade não se aplicou, até ao momento, a Hugo Viana e Hélder Barbosa, que jogam sob ameaça de suspensão desde a partida com a Académica, há duas jornadas. Fundamentais na matriz de jogo da equipa, o médio e o extremo têm sido utilizados sem reservas por Leonardo Jardim e essa audácia até ajudará a explicar a saudável série de 13 vitórias, interrompida na Luz. Por outras palavras, Quim e Douglão são certezas para a visita do FC Porto, mas as outras quatro batalhas pelo título ficam com uma séria ameaça.

Pré-suspensos
Djamal: De titular a escudo

Perdeu o lugar para Custódio durante a CAN'2012. Tem funcionado como escudo protetor em pontas finais, contabilizando quatro cartões.

Hugo Viana: Rivera é o duplo

Com oito cartões, o esquerdino já cumpriu um jogo de suspensão, por acumulação de cinco amarelos, atuando na sua vez o mexicano Rivera.

Hélder barbosa: Gestor de cartões

Utilizado em 24 jogos, tem gerido bem a vertente disciplinar. Por pouco, conseguia limpar quatro cartões no fecho do campeonato.

Douglão: Dentro da média

Estreado como titular em novembro, o central vai com tudo quando é necessário. Só o quarto amarelo, visto na Luz, deixou dúvidas.

Quim: O credo na boca

Por entre faltas inteligentes (algumas para queimar tempo), saiu da Luz à bica porque o coração lhe saltou para a boca.


Mais de uma equipa já recebeu tratamento

Não será por passar a ter cinco jogadores em risco de suspensão que Leonardo Jardim perderá a sua calma característica. Especialista em inventar soluções infalíveis, como foi adaptar Salino à posição de lateral, o treinador está habituado a contrariedades de maior porte ou não tivesse lidado esta época com uma longa e demorada lista de casos clínicos: Nuno A. Coelho, Ewerton, Baiano, Imorou, Paulo Vinícius, Salino,
Custódio, Luís Alberto, Rúben Amorim, Ukra, Alan e Carlão.


Baiano quase pronto

Para variar, o leque de opções de Leonardo Jardim tende a aumentar. Depois de Alan e Ewerton, o próximo a juntar-se ao grupo será o lateral-direito Baiano, afastado da competição desde novembro, no seguimento de uma operação a uma rotura de ligamentos no joelho direito, sofrida logo no arranque do jogo com o Benfica, ainda na primeira volta do campeonato. O jogador brasileiro superou todas as etapas do processo de recuperação e apenas está dependente do veredicto dos principais responsáveis do departamento médico, que deverão apreciar a sua situação clínica entre hoje e amanhã. Não será, porém, um regresso fácil, muito menos a garantia de resgatar de imediato o lugar que já foi seu. Miguel Lopes tem-se afirmado aos poucos na direita da defesa e só um eventual castigo ou lesão do atual titular poderá reabrir as portas da titularidade ao ex-defesa do Paços de Ferreira.


Só Quim supera Lima em minutos

Entre os jogadores de campo, Lima é incomparável. Com 2095 minutos somados em 25 partidas do campeonato, o ponta-de-lança (tem 19 golos) tem sido imprescindível para Leonardo Jardim e, mesmo a cinco jornadas do fim, já superou o tempo de utilização da época passada: 1954 minutos. Apesar de ter menos um jogo realizado, Quim lidera a lista dos mais utilizados, com 2160 minutos.


2000 na caminhada da AIA

A II edição da caminhada solidária da Associação para a Inclusão e Apoio do Autista (AIA), à qual se associou o Braga, foi um sucesso com a participação de 2000 pessoas, que desfilaram na avenida central da cidade minhota. O clube fez-se representar nesta ação através de dois membros da direção, ajudando assim a superar os 700 participantes contados na primeira edição, em 2011.

O JOGO

JotaCC

Quinteto em perigo de exclusão

O plantel do SC Braga retoma esta manhã os treinos, às 10.30 horas, à porta fechada, iniciando a primeira etapa da preparação do jogo de sábado, frente ao FC Porto, mais um compromisso decisivo nas contas do título.

Se em termos físicos o encontro com o Benfica foi pacífico para o SC Braga, já em termos disciplinares a história é diferente. Douglão e Quim viram cartões amarelos (o guarda-redes já depois do jogo finalizado), o quarto da época, pelo que ambos se juntam a Hélder Barbosa, Hugo Viana e Djamal no lote de futebolistas da equipa em risco de exclusão para a jornada seguinte, que coloca frente a frente o Sc Braga ao Paços de Ferreira, na Mata Real.

Noutro âmbito, o lateral-direito Baiano, que se treina integrado sob vigilância desde sexta-feira, deverá receber esta semana alta médica, o que significa que o futebolista poderá trabalhar já sem qualquer tipo de condiconalismo.

A BOLA

Bruno3429

Adeptos organizam cordão humano de apoio à equipa
Por Pascoal Sousa

Um grupo de adeptos do SC Braga está a organizar um cordão humano para o dia do jogo com o FC Porto, que acompanhe o percurso do autocarro da equipa desde o local de estágio, no Bom Jesus, até ao Estádio Axa.

A iniciativa está a ser divulgada através dos fóruns do clube na Internet e nas redes sociais, designadamente no Facebook, espaço onde foi aberta uma página alusiva ao evento – «Cordão Humano de Apoio ao SC Braga»

É um projeto ambicioso, até porque do Santuário até Estádio Axa são mais de 9 quilómetros de distância. O cordão humano tem já hora marcada: será formado a partir das 18 horas de sábado.

A Bola

JotaCC

Cajuda: «SC Braga é o mais forte candidato ao título»

Em declarações à Antena 1, Manuel Cajuda, ex-treinador do SC Braga e que recentemente passou pela União de Leiria, apontou o emblema bracarense como o mais forte candidato ao título de campeão nacional esta temporada.

«Penso que o próprio Leonardo Jardim não consegue fugir à candidatura ao título. O SC Braga parece-me, com alguma sinceridade e desejo, provavelmente, o mais forte candidato ao título. Conhecendo o crescimento sustentado que o clube tem feito nos últimos anos, não tenho qualquer dúvida, de a 5 jornadas do fim, apontar essa situação», disse.

Segundo Cajuda, esse cenário pode ganhar ainda mais força na próxima jornada da Liga, onde o SC Braga recebe o FC Porto e o Benfica joga em Alvalade.

«Na próxima jornada, o SC Braga poderá ganhar ao FC Porto. O Benfica poderá não ganhar em Alvalade, e então, a 4 jornadas do fim, o SC Braga apresenta-se, seguramente, como o mais forte candidato ao título», atirou.

ZEROZERO

JotaCC

Cajuda: «Jardim não consegue fugir à candidatura ao título»
Técnico analisa momento arsenalista


Manuel Cajuda, ex-treinador da U. Leiria, disse esta segunda-feira que, provavelmente, o Sp. Braga é o mais forte candidato ao título.

"Penso que o próprio Leonardo Jardim não consegue fugir à candidatura ao título. O Sp. Braga parece-me, com alguma sinceridade e desejo, provavelmente, o mais forte candidato ao título", afirmou o técnico à Antena 1.

E prosseguiu: "Conhecendo o crescimento sustentado que o clube tem feito nos últimos anos, não tenho qualquer dúvidas, de a 5 jornadas do fim, apontar essa situação", disse.

Cajuda destacou ainda a importância da próxima jornada para a possível conquista do título.

"Na próxima jornada, o Sp. Braga poderá ganhar ao FC Porto. O Benfica poderá não ganhar em Alvalade, e então, a 4 jornadas do fim, o Sp. Braga apresenta-se, seguramente, como o mais forte candidato ao título", finalizou.


Ewerton é o senhor que se segue
central está pronto para voltar
   
Ewerton deve ser o senhor que segue nas recuperações dos muitos casos clínicos que têm assolado o plantel bracarense. Depois do capitão Alan, que estava sem competir desde 23 de fevereiro e jogou na Luz como sempre esteve programado, o defesa-central brasileiro pode voltar a ocupar o lugar que já foi seu durante grande parte da temporada.

O problema é que a dupla Douglão/Nuno André Coelho tem dado garantias desde que Ewerton sofreu a lesão muscular que o impediu de jogar no último mês e meio. Leonardo Jardim mantém toda a confiança na dupla que tem assumido a titularidade nos últimos tempos, ao ponto da recuperação de Ewerton não ter sido precipitada.

RECORD

JotaCC

Alterações à 27.ª jornada

A Liga de Clubes anunciou, esta segunda-feira, as alterações à 27.ª jornada do Campeonato, a disputar-se entre 20 e 23 de abril.

A ronda começará com a receção do Paços de Ferreira ao SC Braga na sexta-feira, dia 20, enquanto para sábado entram em campo Benfica e FC Porto, ante Marítimo e Beira-Mar. Destaque para o facto de o encontro na Luz estar marcado para as 17 horas.

O Sporting joga domingo, na Madeira, diante do Nacional.

Calendário completo da 27.ª jornada:

Sexta-feira (20 abril):

Paços de Ferreira - SC Braga, 20.15 horas (Sport TV)

Sábado (21 abril):

Benfica - Marítimo, 17 horas (Sport TV)

V. Guimarães - UD Leiria, 19.15 horas (Sport TV)

FC Porto - Beira-Mar, 21.15 horas (TVI)

Domingo (22 abril):

Gil Vicente - Rio Ave, 16 horas

Feirense - V. Setúbal, 16 horas

Nacional - Sporting, 19.15 horas (Sport TV)

Segunda-feira (23 abril):

Académica - Olhanense, 20.15 horas (Sport TV)

A BOLA

JotaCC

Mossoró eleito o melhor de março pelo Sindicato

O médio do SC Braga, Márcio Mossoró, foi eleito o melhor jogador de março pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF).

O clube minhoto, de resto, coloca três jogadores nos primeiros lugares, com Mossoró a ser seguido por Hugo Viana (segundo) e Lima (terceiro). Recorde-se que Lima foi recentemente eleito o melhor de março pela Liga de Clubes.

O SC Braga ganha ainda destaque por ser a equipa mais disciplinada, distinção que já tinha arrecadado no balanço da primeira volta.

Classificação do mês de março:

1º Mossoró – SC Braga
2º Hugo Viana – SC Braga
3º Lima – SC Braga
4º Salvador Agra – Olhanense
5º Melgarejo – P. Ferreira
6º Oblak – U. Leiria
7º Diego – V. Setúbal
8º Cássio – P. Ferreira
9º Christian Atsu – Rio Ave
10º Vítor Gomes – Rio Ave

A BOLA