News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 03/01

Started by Pé Ligeiro, 03 de January de 2007, 09:17

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Quase tudo ainda por definir
Andrade em "luta" de empresários

À espera do jogador está um contrato válido por três épocas e meia

Permanece uma incógnita a data da apresentação do médio Andrade, do Vasco da Gama, envolvido numa luta de empresários o que atesta bem da sua qualidade como jogador e de como um futuro negócio pode ser apetecível no domínio das compensações financeiras. Foi assim em Dezembro e, feita a passagem para o novo ano, assim permanece, ou seja, o interesse é mútuo, mas os intermediários complicam tudo. Por aqui se explica, em primeiro lugar, o silêncio do Braga sobre a matéria, que extravasa a mera e simples contratação de um jogador de tal forma acesa tem sido a contenda para saber quem detêm os direitos para negociar o jogador para o clube português. Representado pelo empresário Zé Renato, Andrade foi, apurou O JOGO, confrontado com a circunstância de só rumar a Portugal caso a sua representação passasse para o seio da Gestifute, que tem Carlos Leite no negócio. Pelo meio, surge agora um terceiro nome - Paulo Gianonne - que advoga direitos de representação do jogador na Europa. A última palavra cabe a António Salvador que tem pronto um contrato válido por três temporadas e meia para entregar ao jogador. No Brasil, Andrade mantém o silêncio e espera que as partes se entendam para poder embarcar rumo ao sonho de jogar no futebol europeu, ainda por cima num clube com janela para a Taça UEFA.

Davide e o recomeçar de novo
"Interrupção foi benéfica"

Esteve para sair na pré-época, mas uma lesão manteve-o "agarrado" ao sonho de continuar no clube; agora, acredita, é tudo uma questão de oportunidade

Chegou em 2005 rotulado de jogador com grande margem de progressão, Jesualdo Ferreira utilizou-o em 21 jogos e deu um importante contributo para a boa época dos minhotos. Depois das férias o regresso ao trabalho causou-lhe uma lesão e o interesse dos clubes do Sul esbateu-se, ao ponto de continuar em Braga a "sonhar". Há dias soube-se que seria inscrito na Taça UEFA, Davide agradece e quer ajudar. "A minha lesão foi uma infelicidade que já está ultrapassada e a interrupção no campeonato foi-me benéfica pois permitiu-me equiparar o nível físico ao do restante plantel e, assim, ter mais condições para jogar". E é nisso que pensa - jogar - reconhecendo ter vivido uma situação "complicada até para o treinador que se viu obrigado a prescindir de uma unidade". Da inscrição da UEFA reconhece vir "moral acrescido" pelo que poderá representar de novas oportunidades de jogar se possível já frente ao Portimonense, para a Taça de Portugal. Recusando a ideia de trocar de ares nos tempos mais próximos, garantiu "amor eterno" ao Estrela onde cresceu como jogador, mas acentuou o "quanto gosta de viver em Braga e representar o clube". Puxando pela memória, olhando para a época do ano, Davide recordou o excelente início de 2005 que a equipa teve e fez votos para que o desempenho se repita. "Aqui temos sempre de olhar para cima e ganhar...", sublinhou o extremo que na selecção sub-20, quando representou Portugal no Torneio de Toulon foi apelidado de... Rui Costa, pelos seus desempenhos ao meio. "O que eu quero é jogar", disse.

Hoje é dia de sessão dupla
Maciel e Castanheira de fora

Gozadas as miniférias associadas à passagem de ano, o plantel minhoto voltou ontem ao trabalho visando a preparação do jogo com o Portimonense, no próximo domingo, comparecendo nos relvados de apoio do Estádio Municipal a esmagadora maioria dos jogadores que entraram em Janeiro ao dispor do técnico. As duas excepções foram Maciel e Castanheira, o primeiro continua entregue ao departamento médico e o segundo, por precaução, fez trabalho de ginásio mais tratamento. Hoje é dia de sessão dupla, com dois treinos à porta fechada, existindo a expectativa quanto à possibilidade de Castanheira reaparecer a treinar no relvado.

Madrid
Jogar na Europa foi questão pessoal
"Portugal foi a escolha certa"

O trinco bracarense diz estar feliz no Minho, mas não esconde a ambição de jogar num grande... europeu. O futebol inglês merece a sua preferência

Andrés Madrid trocou a Argentina pela Europa para se fazer gente no futebol. Saiu com o espírito de um emigrante determinado a vencer e conseguiu concretizar os objectivos, pelo menos em Braga, onde é uma das referências da equipa. Reservado e realista, admite estar bem na cidade dos Arcebispos, mas não descarta a possibilidade de ser transferido, procurando assegurar o futuro da família, porque, diz, a carreira de um jogador de futebol é curta e há que apanhar o comboio das oportunidades .

Era um desconhecido quando, em Dezembro de 2004, chegou a Braga para cumprir um período de experiência. Esperava ter o sucesso que está a ter?
Não vim fazer qualquer experiência. O que me disseram na altura é que estava tudo certo, que só faltava acertar alguns pormenores relacionados com os valores do contrato. As minhas características ou qualidades técnicas nunca estiveram em causa. Aliás, o que me fez vir nada tinha a ver com um possível sucesso, era mais uma questão pessoal. Tinha amigos que jogaram vários anos na Europa e diziam-me que era o local ideal para mim e, pelas minhas características, não tinha na altura grandes possibilidades de jogar nas grandes equipas da Argentina, pois lá um médio-defensivo tem que ser muito forte e agressivo e eu não faço muitas faltas nem levo muitos cartões...

Hoje, que diria da opção que então tomou?
Para começar a jogar na Europa, Portugal foi a melhor opção e, claro, Braga a melhor escolha, como é óbvio. Em Portugal pratica-se bom futebol, compete-se com grandes equipas da Europa, o que permite uma adaptação mais fácil ao futebol europeu. Quem joga em Portugal tem mais facilidade para depois jogar no futebol espanhol, italiano ou até ao inglês.

Sentiu dificuldades de integração em Braga, quer em termos desportivos quer sociais?
No início, foi um bocado difícil porque cheguei numa época de festa. Passei o Natal com a família e viajei logo no dia a seguir para Braga... Apesar do frio, foram essencialmente as saudades nos primeiros tempos que me afectaram um pouco, dado que, em termos de clima, na Argentina também faz frio. O que de bom encontrei logo foi a pouca humidade. Na Argentina é muita e o esforço é maior, assim como a recuperação das lesões é mais difícil.

Foi quase chegar, ver e vencer, já que demorou pouco tempo a afirmar-se. Esperava mais dificuldades?

Não foi fácil... Quando cheguei vi uma equipa muito forte. Aliás, o primeiro jogo que vi foi o FC Porto-Braga, no Dragão, que o Braga ganhou por 3-1. Percebi logo que seria difícil jogar mas continuei a treinar e quando o Luís Loureiro saiu para o Dínamo de Moscovo, o professor (Jesualdo Ferreira) confiou em mim, as coisas correram bem e continuei a trabalhar no sentido de evoluir e corresponder sempre ao que de mim esperavam. Penso que até agora não defraudei ninguém e espero continuar a corresponder à confiança que depositam em mim.

Braga pede quatro milhões
Anderlecht quer Luís Filipe

A Imprensa belga noticiou ontem a existência de negociações entre o Anderlecht e o Braga, para permitir a transferência de Luís Filipe, mas dificilmente o lateral-direito mudará de clube, tal a diferença entre os valores propostos pelos belgas e as exigências da SAD arsenalista. A verdade é que Luís Filipe é um dos jogadores que António Salvador admitia transferir, contribuindo para o equilíbrio das contas, mas apenas por números realmente compensadores. E apontava para os quatro/cinco milhões de euros como base para se sentar na mesa de negociações. Acontece, contudo, que a proposta dos belgas não ultrapassou um milhão e meio de euros, o que não servirá, sequer, para início de conversa com o presidente bracarense.
Ainda assim, os responsáveis do Anderlecht ainda não desistiram, pelo que é provável que apresentem nova proposta, sendo, todavia, quase impossível que se aproximem verdadeiramente dos valores que Salvador preconiza. Os próximos dias dirão qual o verdadeiro "apetite" dos belgas e até onde poderá chegar a sua bolsa ou, em alternativa, a imaginação para propor um negócio diferente ao Braga. Afinal, são hoje habituais as co-propriedades dos passes desportivos dos jogadores...

IN O JOGO

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

João Pinto sem perdão da Liga
SÓ JOGA PARA A LIGA EM FEVEREIRO

A Comissão Disciplinar da Liga indeferiu o recurso apresentado pelo Sp. Braga no intuito de reduzir a pena de 2 jogos aplicada a João Pinto após a sua expulsão contra o Boavista.

O jogador arsenalista só voltará a actuar para o campeonato em Fevereiro, contra o Aves, mas nada o impede de jogar na Taça de Portugal, contra o Portimonense.

Podendo repetir a dose, se o Sp. Braga seguir em frente, na 5.ª eliminatória, cuja realização está agendada para o dia 21 de Janeiro.

IN RECORD

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Presidente do Sp. Braga e administrador do F.C. Porto conversaram

António Salvador, presidente do Sp. Braga, falou esta terça-feira com Fernando Gomes, administrador do F.C. Porto, na cidade do Porto. Os dois dirigentes encontraram-se num hotel da zona da Boavista, por onde passou também Jorge Mendes, o empresário que está a tratar da transferência de Diego.
Em cima da mesa terá estado a transferência do jovem brasileiro que actualmente joga no Penafiel. O negócio alinhavado anteriormente, e que previa o empréstimo de Adriano até final da época como contrapartida pela transferência de Diego, terá entretanto conhecido um retrocesso com a recusa do avançado portista em mudar-se para Braga.
Adriano, tudo o indica, estará mais virado para uma experiência no futebol grego, onde o Panathinaikos lhe oferece um contrato até final da época, por empréstimo do F.C. Porto. Ora nesse sentido, a contrapartida pela transferência de Diego falhou e é necessário encontrar novos moldes para o negócio.
Diego não se apresentou no regresso do Penafiel aos treinos
Enquanto isso, Diego ainda não se apresentou em Penafiel. A formação duriense retomou os trabalhos esta terça-feira, depois das férias de Natal, mas o avançado de 18 anos continua no Brasil. Em conversa com o Maisfutebol, Diego disse que inicialmente estava previsto apresentar-se esta manhã, mas já durante as férias pediu autorização para ficar mais um dia para tratar de assuntos particulares, no que foi autorizado pelo Penafiel. Diego chega amanhã a Portugal, faltando porém saber onde se apresenta. Para já tudo indica que se apresentará em Penafiel.

IN MAISFUTEBOL

BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Impasse à volta de Diego

A transferência de Diego para o F. C. Porto continua num impasse face à intransigência do Penafiel, que detém o jogador por empréstimo do Braga até ao final da época. Os durienses estão pouco receptivos em prescindir do médio brasileiro, de 18 anos, uma situação desgastante para os minhotos, que já chegaram a um princípio de entendimento com os azuis e brancos e estão bastante interessados em contar com o avançado Adriano, dispensado por Jesualdo Ferreira.

Ontem, António Salvador, presidente do Braga, foi visto na companhia do empresário Jorge Mendes, num hotel da cidade do Porto, onde almoçaram juntos. No âmbito do processo relativo à transferência de Diego para o F. C. Porto, o líder do clube minhoto pretende resolver o assunto nos próximos dias, pois não está disposto a alimentar por muito mais tempo o impasse provocado pelo Penafiel.

Os durienses, da Liga de Honra, querem ser indemnizados pela saída do médio brasileiro, cedido pelo Braga, um dos jogadores mais influentes na equipa orientada por Rui Bento. Fala-se em valores a rondar os 600 mil euros, embora Alberto Clemente, presidente do Penafiel, não confirme os números "Desde quinta-feira que não recebemos contactos do Braga. Essa reunião foi inconclusiva. Queremos uma justa contrapartida financeira e não estou a ver recebermos jogadores por empréstimo". Hoje, Diego chega a Portugal depois das miniférias de Natal.

Essa indefinição à volta de Diego pode levar Adriano, avançado do F. C. Porto pretendido pelo Braga, a ser cedido ao Panathinaikos, da Grécia. O brasileiro, que ainda ontem treinou com os colegas, está a motivar negociações entre os dois clubes "O assunto está a ser tratado entre as duas direcções. Em breve saber-se-á o desfecho, mas acredito que o processo ficará fechado em breve", admitiu, ao JN, Jasminko Velic, director do Panathinaikos e antigo adjunto de Fernando Santos no AEK. O objectivo é contar com o jogador por empréstimo, com opção de compra no final da época.

Arsenalistas já preparam duelo da Taça de Portugal

O Braga realizou ontem o primeiro treino de 2007, começando a preparar o duelo da quarta eliminatória da Taça de Portugal com o Portimonense, da Liga de Honra. A contratação do médio defensivo brasileiro Andrade continua em cima da mesa, com o empresário do jogador a referir que apenas falta passar para o papel aquilo que já foi acordado entre as partes.

O encontro com a equipa algarvia está marcado para o próximo domingo, pelas 16 horas, sendo que Maciel é baixa certa na equipa de Rogério Gonçalves. O extremo brasileiro continua a recuperar de uma lesão e esteve ausente do treino, no qual também não participou, por precaução, Castanheira. O médio apresentou queixas musculares, limitando-se a fazer trabalho de ginásio e tratamento.

Entretanto, a Comissão Disciplinar da Liga confirmou o castigo de dois jogos aplicados a João Pinto, na sequência da expulsão frente ao Boavista. O internacional português vai falhar, assim, os duelos com o Nacional e com o Paços de Ferreira, uma vez que o duplo amarelo visto frente à sua ex-equipa foi agravado por ofensas à equipa de arbitragem do encontro.

Entretanto, o empresário de Andrade, José Luis Galante, afirmou, ontem, que continua à espera de receber a documentação necessária para formalizar a transferência para o Braga. "A forma de pagamento já está acordada, mas no futebol os negócios só são definitivos quando passados para o papel. Estamos à espera que o Braga nos envie o contrato", referiu o agente FIFA ao JN, revelando que existem dois clubes europeus - um espanhol e outro alemão - interessados no antigo "trinco" do Vasco da Gama. Já o director-desportivo dos arsenalistas, Eládio Paramés, voltou a realçar que o assunto está "parado", uma vez que o clube "está à espera da resposta do jogador".

IN JN

BRAGA SEMPRE MAIS!

ombaiz

Madrid
Jogar na Europa foi questão pessoal
"Portugal foi a escolha certa"

O trinco bracarense diz estar feliz no Minho, mas não esconde a ambição de jogar num grande... europeu. O futebol inglês merece a sua preferência
LINO DEVESAS

Andrés Madrid trocou a Argentina pela Europa para se fazer gente no futebol. Saiu com o espírito de um emigrante determinado a vencer e conseguiu concretizar os objectivos, pelo menos em Braga, onde é uma das referências da equipa. Reservado e realista, admite estar bem na cidade dos Arcebispos, mas não descarta a possibilidade de ser transferido, procurando assegurar o futuro da família, porque, diz, a carreira de um jogador de futebol é curta e há que apanhar o comboio das oportunidades .

Era um desconhecido quando, em Dezembro de 2004, chegou a Braga para cumprir um período de experiência. Esperava ter o sucesso que está a ter?
Não vim fazer qualquer experiência. O que me disseram na altura é que estava tudo certo, que só faltava acertar alguns pormenores relacionados com os valores do contrato. As minhas características ou qualidades técnicas nunca estiveram em causa. Aliás, o que me fez vir nada tinha a ver com um possível sucesso, era mais uma questão pessoal. Tinha amigos que jogaram vários anos na Europa e diziam-me que era o local ideal para mim e, pelas minhas características, não tinha na altura grandes possibilidades de jogar nas grandes equipas da Argentina, pois lá um médio-defensivo tem que ser muito forte e agressivo e eu não faço muitas faltas nem levo muitos cartões...

Hoje, que diria da opção que então tomou?

Para começar a jogar na Europa, Portugal foi a melhor opção e, claro, Braga a melhor escolha, como é óbvio. Em Portugal pratica-se bom futebol, compete-se com grandes equipas da Europa, o que permite uma adaptação mais fácil ao futebol europeu. Quem joga em Portugal tem mais facilidade para depois jogar no futebol espanhol, italiano ou até ao inglês.

Sentiu dificuldades de integração em Braga, quer em termos desportivos quer sociais?

No início, foi um bocado difícil porque cheguei numa época de festa. Passei o Natal com a família e viajei logo no dia a seguir para Braga... Apesar do frio, foram essencialmente as saudades nos primeiros tempos que me afectaram um pouco, dado que, em termos de clima, na Argentina também faz frio. O que de bom encontrei logo foi a pouca humidade. Na Argentina é muita e o esforço é maior, assim como a recuperação das lesões é mais difícil.

Foi quase chegar, ver e vencer, já que demorou pouco tempo a afirmar-se. Esperava mais dificuldades?

Não foi fácil... Quando cheguei vi uma equipa muito forte. Aliás, o primeiro jogo que vi foi o FC Porto-Braga, no Dragão, que o Braga ganhou por 3-1. Percebi logo que seria difícil jogar mas continuei a treinar e quando o Luís Loureiro saiu para o Dínamo de Moscovo, o professor (Jesualdo Ferreira) confiou em mim, as coisas correram bem e continuei a trabalhar no sentido de evoluir e corresponder sempre ao que de mim esperavam. Penso que até agora não defraudei ninguém e espero continuar a corresponder à confiança que depositam em mim.

Confiança e optimismo
"O Braga pode chegar até onde quiser"

O Braga tem realizado uma campanha oscilante, inclusive um pouco aquém do que era perspectivado no início da época. Até onde pode chegar este Braga?

Tem possibilidades de chegar onde quiser. Tem feito grandes exibições nos jogos importantes, mas nos considerados mais acessíveis, onde tinha que assumir a sua capacidade e ambição, não o tem conseguido fazer, acabando por perder muitos pontos contra equipas teoricamente mais fracas. Perdemos jogos incríveis. Temos grandes jogadores e uma equipa com capacidade para fazer mais e é isso que temos e vamos fazer. Acho que vamos terminar o campeonato numa posição mais acima do que a actual porque a equipa tem consciência do seu valor.

O propósito é o de conseguir uma classificação melhor que a dos últimos anos (quarto lugar), acha que ainda é possível s?

Embora seja extremamente difícil, acho que é possível chegar ao primeiro. Esta é a minha forma de pensar, jogo sempre para ganhar e a pensar no objectivo mais alto, se não for para tentar conquistar o objectivo mais alto não jogo à bola. Sempre gostei e gosto de pensar assim, apesar de ter consciência das limitações do Braga. Se já ganhámos ao Benfica e ao FC Porto, por que é que não podemos voltar a ganhar, e ganhar também ao Sporting e às outras equipas. Entro em todos os jogos para ganhar...

Eliminação do Chievo
"Foi minha a maior alegria"

Desde que está no Braga já viveu, naturalmente, alegrias e tristezas. Qual a sua maior alegria?
Foi o jogo com o Chievo, em Verona. Fomos para lá com uma vantagem de dois golos, que eles entretanto anularam, e quando chegou o final do jogo e a eliminatória estava empatada queria que começasse logo o prolongamento, pois olhei para o banco dos italianos e vi-os "mortos". E tive de imediato a sensação que íamos passar, como aconteceu. Aliás, essa convicção não foi apenas minha, pois no avião, na viagem de regresso, todos comentávamos isso.

E a maior tristeza?

O jogo com o Penafiel, na época 2004/05. Faltavam mais três jornadas para acabar o campeonato e se ganhássemos esse jogo podíamos ficar isolados no primeiro lugar e depois recebíamos o Sporting e o Beira-Mar e íamos ao Moreirense no último jogo... Foi uma época em que os grandes perderam muitos pontos e tínhamos todas as possibilidades de conquistar um dos três primeiros lugares, mas perdemos em Penafiel e depois houve um certo descalabro nos outros jogos e acabámos por ficar no quarto lugar.

Bem em Portugal mas...
"Gostava de jogar no futebol inglês"

Na eventualidade de uma transferência, tem alguma preferência sobre algum tipo de futebol?
Gostava de jogar no futebol inglês. Gosto do futebol dinâmico e o futebol inglês tem uma intensidade muito grande. Em Espanha também é bom, mas não é como em Inglaterra.

E o português?

O facto de dizer que gostava de jogar em Inglaterra não significa que não goste de jogar na Liga portuguesa. Gosto do futebol que se pratica em Portugal, ao qual me adaptei bem, mas a verdade é que existem outras ligas mais fortes e que seduzem. Quem é que, em qualquer modalidade, não gostava de jogar nos melhores clubes e nas melhores ligas do Mundo? O futebol inglês fascina-me, mas sei que as equipas inglesas sentem muitas dificuldades quando defrontam as portuguesas. Ainda agora, no sorteio da UEFA, desejei que nos saísse uma equipa inglesa...

"Temos condições para superar o Parma"

Mas saiu o Parma. Quais as probabilidades de êxito no Braga nesta eliminatória?
Espero que seja bom para nós. Vamos tentar fazer um bom resultado em casa para viajarmos com mais tranquilidade para Itália, onde se vai decidir a eliminatória. Conhecemos o historial do Parma nas competições europeias, sabemos que está mal no campeonato italiano, mas fez uma boa fase de grupos na UEFA, classificando-se no primeiro lugar. No entanto, o Braga tem-se tornado mais forte a cada ano e julgo que estamos em condições de superar este adversário e passar à fase seguinte. Mas importante, para já, é ganhar o primeiro jogo.

Quais são as suas expectativas nesta edição da Taça UEFA?
Para já, tentar ultrapassar o Parma. É só neste adversário que nos vamos concentrar e por isso não vale a pena estar a pensar em mais nada. Mas queremos chegar sempre o mais longe possível em qualquer competição em que o Braga participe...

in ojogo online