News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 19/03

Started by JotaCC, 19 de March de 2012, 07:10

Previous topic - Next topic

JotaCC

Salino pára mês e meio

Tal como aconteceu com Ruben Amorim no jogo anterior com o Leiria, Leandro Salino saiu gravemente lesionado da partida com o Feirense — após uma entrada dura de um adversário, aos 65 minutos, falta que não foi sequer sancionada pelo árbitro Duarte Gomes, de Lisboa — e tem agora o resto da época em risco. Salino fez uma fractura do terço superior do perónio esquerdo, revelou ontem o clube arsenalista, e vai ser sujeito agora "a tratamento conservador com imobilização do membro inferior por um período de 4 a 6 semanas".

Ou seja, o jogador brasileiro vai ficar fora da competição no próximo mês e meio, falhando praticamente todos os jogos importantes do Sp. Braga na fas e decisiva da temporada, que este ano termina mais cedo devido ao Campeonato Europeu.

Salino, que estava a ser uma das peças fundamentais na equipa de Leonardo Jardim, adaptado a defesa direito, aumenta assim para sete o número de jogadores lesionados no plantel: Alan, Baiano, Paulo Vinicius, Ewerton, Rúben Amorim e Luís Alberto, todos ainda entregue ao departamento clínico.
A lesão grave de Leandro Salino marcou ontem o início da preparação do Sp. Braga para o jogo, de quinta-feira, em Barcelos, com o Gil Vicente, das meias-finais da Taça da Liga.

Hoje, novo treino fechado

O plantel bracarense volta a treinar esta manhã, em mais uma sessão à porta fechada.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Eis o senhor que se segue na direita
MIGUEL LOPES NUMA ESPÉCIE DE DINASTIA DA DIREITA
   
Miguel Lopes é o senhor que se segue numa espécie de dinastia no lado direito da defesa.

O primeiro rei foi Baiano que sofreu uma grave lesão no joelho direito dia 6 de novembro, na receção ao Benfica. Seguiu-se a tal adaptação de Salino, sendo que a chegada de Miguel Lopes, de 25 anos, foi exatamente inserida numa lógica de necessidade que agora se confirma. O lateral tem sido utilizado à medida das necessidades, procurando entrar num ritmo que não teve durante a primeira fase da época, em virtude do problema que resultou na sua não inscrição em agosto pelo Saragoça.

Ficou meio ano sem clube e chegou a Braga na reabertura do mercado em janeiro, ainda emprestado pelo FC Porto e com estreia na receção ao Rio Ave, à 16.ª jornada, onde entrou para jogar durante 14 minutos. Precisamente o mesmo tempo de utilização na ronda seguinte, no jogo com o Marítimo, no Funchal e depois cumpriu um jogo inteiro na Taça da Liga, ante o Portimonense.


RECORD

JotaCC

Sem Salino no período das grandes decisões

Se em matéria de resultados o Braga vai de vento em popa, em matéria de lesões vai de mal a pior. Como se já não bastasse não ter Baiano para os próximos desafios, os arsenalistas perderam agora Salino, que vinha desempenhando com distinção as funções de lateral-direito desde o afastamento do compatriota. O médio saiu queixoso do encontro com o Feirense, no sábado, e ontem, após a realização de uma bateria de exames, ficou a saber-se que tem uma fratura do terço superior do perónio esquerdo. Mesmo com um tratamento conservador, que passa pela imobilização do membro inferior por um período entre as quatro e as seis semanas, o prognóstico não é nada animador. No mínimo, o brasileiro falhará a meia-final da Taça da Liga, com o Feirense, a receção à Académica e ainda os importantes - e possivelmente decisivos - jogos com Benfica e FC Porto.

A lesão de Salino, que surge na parte mais decisiva da época, resultou de uma disputa de bola com Carlos Fonseca, já na segunda parte do jogo no Estádio Marcolino de Castro. O médio do Braga sofreu uma entrada perigosa do extremo do Feirense e teve de ser substituído. De resto, os responsáveis bracarenses fizeram questão de recordar no comunicado em que revelaram a gravidade do problema do brasileiro, que, à semelhança do que já havia acontecido com Rúben Amorim, também neste caso o árbitro (Duarte Gomes) não agiu disciplinarmente. Adaptado com sucesso ao lado direito da defesa, Salino era nesta altura indiscutível para Leonardo Jardim. Nem a chegada em janeiro de Miguel Lopes, agora o único lateral-direito disponível, fez saltar da equipa o médio, que contabiliza 1479 minutos na Liga.

Carlos Fonseca
"Não tive intenção de magoar"


Foi com surpresa que Carlos Fonseca tomou conhecimento, por intermédio de O JOGO, da gravidade da lesão de Salino, resultante de uma disputa de bola entre os dois, no Feirense-Braga de sábado. Desalentado por saber que o companheiro de profissão havia sofrido uma fratura do terço superior do perónio esquerdo, o extremo do Feirense revelou que nos próximos dias procurará conversar com o médio arsenalista, até porque nunca lhe passou pela cabeça deixá-lo no atual estado, que coloca mesmo em causa o regresso à competição ainda esta temporada. "Não tive intenção de o magoar", assegurou a O JOGO Carlos Fonseca, que se predispôs a dar a visão pessoal do lance. "Foi uma disputa de bola perto do banco do Braga, em que eu entrei de carrinho e, quando ele tentou proteger a bola com a perna, acabei por acertar-lhe. Na altura pareceu-me um lance normal em futebol", referiu o jogador da equipa de Santa Maria da Feira, que nem sequer se deu conta da troca de Salino por Miguel Lopes pouco depois de o brasileiro ter recebido assistência médica.


Outros laterais

Miguel Lopes

É o único disponível nesta altura e, por isso, a opção mais provável de Leonardo Jardim para os próximos jogos. O lateral emprestado pelo FC Porto, que chegou ao clube durante o mercado de janeiro, já foi utilizado esta época, mas quase sempre no lado esquerdo. Agora terá a oportunidade no lugar que mais gosta.

Rúben Amorim


A polivalência adquirida durante a estadia no Benfica fazia do médio um dos principais candidatos ao lugar que até sábado era ocupado por Salino. No entanto, uma rotura parcial do músculo da coxa direita, sofrida contra o Leiria, coloca-o no lote dos indisponíveis, pelo menos, até ao jogo com o FC Porto.

Baiano

Era dono e senhor do lugar até uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito, sofrida contra o Benfica (novembro), o ter atirado para a sala de operações. O brasileiro já treina no relvado, mas, na melhor das hipóteses, só deverá ser opção para o treinador nos derradeiros jogos da temporada.


Alan já pisa o relvado e aponta ao Benfica


Afastado da competição desde a viagem do Braga a Istambul (fevereiro), Alan poderá regressar aos treinos sem limitações durante a próxima semana, a tempo de defrontar o Benfica, no Estádio da Luz. O extremo brasileiro está a recuperar bem da entorse no joelho esquerdo, sofrida no encontro da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa, contra o Besiktas, e ontem já subiu ao relvado para efetuar alguma corrida, aumentando exponencialmente as expectativas de Leonardo Jardim, que frente ao Feirense apostou em Paulo César para o lugar que habitualmente pertence ao capitão. Desta forma, Ewerton e Rúben Amorim passam a ser os únicos elementos aos cuidados do departamento médico arsenalista que continuam sem poder subir ao relvado, limitando-se a realizar tratamento (no caso do médio) e trabalho no ginásio (no do central).


Série de Mourinho inspira para o título

O Braga volta a estar muito próximo de igualar uma marca só ao alcance de equipas históricas. Se ganharem à Académica, na próxima jornada, os arsenalistas aumentam para 13 o número de vitórias consecutivas no campeonato, uma sequência registada por José Mourinho no comando técnico do FC Porto, em 2002/03. No novo milénio, só os dragões de André Villas-Boas, na época passada, fizeram melhor, com 16 triunfos seguidos, e a verdade é que o Braga ainda pode lá chegar. Para isso, terá de derrotar, além da Académica, o Benfica, o FC Porto e o Paços de Ferreira.

Por agora, é a série de José Mourinho que está na mira dos Guerreiros do Minho, eles que se podem agarrar a uma curiosidade como fonte de inspiração para a corrida pelo título: sempre que uma equipa conseguiu obter 12 vitórias consecutivas num campeonato, acabou por se sagrar campeã nacional.

O FC Porto de 2002/03 e 2010/11 são apenas dois exemplos entre os nove registados nos últimos 50 anos. Puxando a cassete ainda mais atrás, é interessante verificar que um campeão fora do comum, o Belenenses de 1945/46, também registou uma sequência de 12 vitórias consecutivas. O recorde nacional, contudo, continua na posse do Benfica. Em 1972/73, os encarnados, sob o comando do inglês Jimmy Hagan, tornaram-se campeões sem derrotas e venceram sempre nas primeiras 23 jornadas do campeonato.

Independentemente do que acontecer contra a Académica, este Braga já superou num parâmetro o FC Porto de José Mourinho durante a fase imparável: marcou mais um golo (34 contra 33). Os dragões, no entanto, sofreram menos golos (dez), pois Quim já consentiu 12. Em caso de sucesso com a Briosa, o farol que se segue é o FC Porto de António Oliveira, com 15 vitórias seguidas em 1996/97.

23

Em 1972/73, o Benfica foi campeão sem derrotas, tendo ganho nas primeiras 23 jornadas.

É o recorde nacional.
34

Durante esta fase de 12 vitórias seguidas, o Braga marcou mais um golo do que o FC Porto nas 13 sem parar em 2002/03.
12

Quim, porém, já sofreu mais dois golos em 12 jogos do que Vítor Baía durante a série vitoriosa dos dragões.


Nova invasão à vista

O Braga deu ontem início à venda de bilhetes para o jogo de quinta-feira com o Gil Vicente, nas meias-finais da Taça da Liga. A procura foi grande, o que faz os responsáveis bracarenses perspetivarem nova invasão a Barcelos, depois da presença de seis mil adeptos no encontro do campeonato. O Braga procura a primeira final da competição. 


O JOGO

JotaCC

Golear após o susto

O Sporting cumpriu ontem a sua obrigação ao vencer o Braga por claros 5-2. Apesar de o desfecho insinuar algum conforto, refira-se que os bracarenses estavam a vencer por 2-0 logo aos 3'. O Sporting arregaçou as mangas e deu volta ao texto e ao resultado. Desta forma, os leões mantêm-se a dois pontos do seu rival Benfica, clubes que ainda não perderam no campeonato. No outro jogo da jornada, o Freixieiro devolveu a goleada que lhe havia sido aplicada pelo Belenenses no jogo da primeira volta (9-4), acabando por infligir a derrota mais pesada da época aos azuis do Restelo: 11-4. Desfecho que garante o play-off aos matosinhenses.

Resultados 21ª jornada

Fundão-Operário 1-1

Leões de Porto Salvo-SL Olivais 1-3

AMSAC-Loures 3-1

Modicus-Académica 5-3

Benfica-Boavista 7-1

Sporting-Braga 5-2

Freixieiro-Belenenses 11-4



O JOGO

JotaCC

Póvoa de Lanhoso
GNR burlou atleta paralímpico



Um militar da GNR, de 34 anos, residente em Fafe, é acusado de ter burlado um jovem, deficiente físico, da Póvoa de Lanhoso, em 2500 euros.

O militar, Sérgio Fernandes, que se encontra suspenso devido a outros processos, prometeu ao atleta paralímpico Domingos José Vieira, que lhe arranjava, "a bom preço", um carro adaptado para cadeira de rodas.

Como Sérgio Fernandes se apresentou como "vendedor de automóveis, bombeiro e militar da GNR", Domingos Vieira, que é telefonista nos Bombeiros V. da Póvoa de Lanhoso, depositou total confiança no militar e disse--lhe que compraria o carro.

Os factos remontam a Dezembro de 2008 e a viatura em causa, um Peugeot 1007, a gasóleo e com portas eléctricas, estaria, segundo Sérgio Fernandes, à venda na Madeira. O militar levou à casa de Domingos Vieira um alegado especialista em adaptação de automóveis, que tirou várias medidas à cadeira de rodas, emprestando maior credibilidade ao negócio.

Uns dias depois, Sérgio Fernandes disse a Domingos Vieira que precisava "imediatamente" de 2500 euros, o que os seus pais, sem hesitar, se prontificaram a levantar no banco.

Nas semanas que se seguiram, cada vez que Domingos ligava, Sérgio Fernandes ia dando desculpas para o atraso na chegada do carro. A determinada altura, deixou de atender o telefone. Na certeza de que tinha sido enganado, Domingos, que faz parte da equipa de boccia do Sporting de Braga, apresentou queixa.

MILITAR QUIS EXTORQUIR A AUTARCA RISCO

Um militar da investigação criminal da GNR de Viana do Castelo tentou forçar um autarca de Geraz do Lima a emprestar-lhe 110 mil euros, prometendo que, em troca, travaria uma investigação a que o autarca estaria sujeito. Carregado de dívidas, o militar pediu o dinheiro ao autarca, mas este entregou-lhe 500 euros. O caso chegou ao conhecimento do Comando, que abriu um inquérito e apresentou queixa.

APG DIZ QUE A CRISE AGUDIZA OS PROBLEMAS

A Associação dos Profissionais da Guarda (APG) diz que a crise que o País atravessa tem agudizado os problemas no seio da instituição, nomeadamente no que se refere ao aumento do número de militares com problemas financeiros. No entanto, José Manageiro considera que os baixos salários não podem ser desculpa para a prática de comportamentos desviantes.


Sp. Braga: Brasileiro tem a época em risco
Salino fracturou perónio

Leandro Salino fracturou o perónio esquerdo durante o jogo com o Feirense e vai ficar sem competir "entre quatro e seis semanas", informou o departamento médico do Sp. Braga. É a sétima lesão na equipa minhota, numa altura em pode lutar pelo título, já que está colada ao Benfica no segundo lugar, com 55 pontos, a um do líder FC Porto.

Tudo indica que o brasileiro vai falhar o resto da época, até porque só faltam sete jornadas para o final e teria de readquirir ritmo competitivo após a lesão. Alvo de uma entrada dura de Fonseca, jogador do Feirense, que passou sem qualquer acção disciplinar do árbitro Duarte Gomes, Salino foi substituído por Miguel Lopes (66').

Apesar de ser médio de raiz, assumiu a ala direita da defesa após a lesão de Baiano, tendo cumprido a tarefa com distinção até ao duelo em Santa Maria da Feira, que o Sp. Braga venceu por 4-1. Junta-se agora aos lesionados Alan, Ruben Amorim, Ewerton, Paulo Vinícius, Baiano e Luís Alberto.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Sporting de Braga vence Feirense

O Sporting de Braga venceu o Feirense por 4-1 e manteve-se colado aos dois primeiros classificados da Liga. No Estádio Marcolino de Castro, a equipa de Leonardo Jardim teve uma entrada fulgurante e adiantou-se no marcador logo aos seis minutos, através de um remate de Hélder Barbosa. O Sporting de Braga ampliou a vantagem aproveitando duas desatenções da defesa do Feirense por Lima (55) e Mossoró (58), tendo Hugo Viana feito o 4-0, ao rematar da melhor forma na transformação de um livre a longa distância da baliza de Paulo Lopes. O tento de honra do Feirense foi marcado por Buval, aos 75 minutos.


PRIMEIRO DE JANEIRO

Bruno3429

Guerreiros preparam visita a Barcelos
Por António Casanova

O plantel do SC Braga voltou a preparar esta manhã, à porta fechada, o jogo com o Gil Vicente, na próxima quinta-feira, referente às meias-finais da Taça da Liga.

Leonardo Jardim prepara a deslocação a Barcelos com seis 'baixas' no plantel, sendo Salino, que fraturou o perónio esquerdo durante o jogo com o Feirense, o mais recente paciente do departamento médico.

O defesa brasileiro, que deverá ser rendido no onze por Miguel Lopes, junta-se a Paulo Vinícius, Baiano, Ewerton, Rúben Amorim e Alan no lote de indisponíveis.

Este último faz já treino no relvado, mas ainda com limitações, permanecendo uma incógnita a sua disponibilidade para defrontar o Gil Vicente.

A Bola