News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 08/02

Started by JotaCC, 08 de February de 2012, 07:09

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Custódio firme no meio-campo

A luta intensifica-se. Mas Custódio permanece firme no meio-campo arsenalista. Com a chegada de Djamal da CAN - onde participou pela seleção da líbia - o despique entre os dois médios está de volta, agora que Custódio se afirmou como titular no onze de Leonardo Jardim.

Depois de longa ausência devido a lesão, o internacional português voltou aos relvados em Dezembro e estreou-se nos convocados, pela primeira vez, no jogo com o Nacional, na primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga, no dia 3 de Janeiro.

Desde então, Custódio tem sido uma das peças-chave do excelente desempenho dos 'Guerreiros do Minho' - que somam o brilhante registo de onze jogos sem perder (dez vitórias e um empate) - e até já se estreou a marcar, abrindo caminho ao triunfo do Sp. Braga em casa do Marítimo, no jogo da 17.ª jornada do campeonato.

Titular indiscutível desde a saída de Djamal para a Taça das Nações Africanas, no início de Janeiro, Custódio afirmou-se como jogador nuclear, retomando a grande campanha realizada na temporada passada. O dia 18 de Janeiro marcou a estreia do médio a titular, no encontro da segunda ronda da Taça da Liga e, desde então, é opção de Jardim no onze inicial, contabilizando quatro jogos no campeonato, dois na Taça da Liga e um golo.

Um saldo mais do que positivo que reacendeu a luta pela posição seis e que irá manter Djamal no banco de suplentes. Mas Leonardo Jardim até vê com bons olhos esta saudável rivalidade, já que se aproxima mais um ciclo de jogos difícil, com os decisivos encontros da Liga Europa, frente ao Besiktas.

Lima e Alan são opção

Lima e Alan voltaram, ontem, a falhar o treino do Sp. Braga, devido a traumatismos que obrigam a permanecerem sob o cuidado do departamento médico. No entanto, os dois brasileiros devem recuperar a tempo e serão opção para o jogo de sexta-feira, com o Vitória de Setúbal.

A uma vitória de fazer história

O jogo de sexta-feira, com o Vitória de Setúbal, poderá marcar mais uma página da história do brilhante percurso de Leonardo Jardim em Braga. Em caso de vitória, ou até empate, o técnico igualará os registos de Jesualdo Ferreira e Domingos Paciências, treinadores que somam as melhores marcas do Sp. Braga.

O ciclo vitorioso de onze jogos sem derrotas contabiliza dez vitórias e um empate, por isso, em caso de triunfo frente ao Vitória de Setúbal e, na próxima semana, diante do Besiktas (dia 14), para os dezasseis avos-de-final da Liga Europa, o registo histórico irá mesmo superar a marca de 12 jogos sem derrotas obtida por Jesualdo Ferreira, na época 2005/2006, e Domingos Paciência, em 2010/2011.

A este ciclo triunfal, junta-se a intromissão pelo segundo lugar do campeonato, cujo adversário FC Porto está agora a três pontos de distância e a presença, pela primeira vez, nas meias-finais da Taça da Liga. Está cada vez mais perto o sonho da conquista de um título, desejo há muito partilhado pelo presidente António Salvador e também por Leonardo Jardim, que já tornou pública a ambição de erguer o troféu.

Igualar o registo da melhor marca sem perder, até se afigura tarefa fácil tendo em conta a estatística dos confrontos, na Pedreira, com os sadinos: em 50 jogos, saldo positivo para os arsenalistas (31 vitórias e 12 empates, contra sete derrotas). Nos últimos quatro jogos, o Sp. Braga venceu três e empatou um, na época passada [2-2]. A última das três vitórias do Setúbal, nos últimos 19 anos, foi em 2008 [2-3].


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Salto moral
EQUIPA DE JARDIM FAZ DA DISCIPLINA UMA ARMA

Há muitos fatores que ajudam a explicar o sucesso do Sp. Braga de Leonardo Jardim. Um deles será, certamente, o comportamento disciplinar da equipa. Uma equipa que não reage a provocações, que obriga o adversário a forçar os limites e que coloca acima de tudo a qualidade do seu jogo. Os números não enganam e dão-nos conta de uma formação muito pouco penalizada pelos árbitros no capítulo disciplinar.

Com 17 jornadas decorridas, os Guerreiros do Minho ainda não viram qualquer cartão vermelho, situação quase única, pois apenas o Benfica tem um registo semelhante, embora a equipa de Jorge Jesus some já 42 cartões amarelos, ou seja, mais três que o Sp. Braga.

RECORD

JotaCC

CAN beneficia Custódio na corrida com Djamal

Se até aqui Leonardo Jardim nunca tinha sido obrigado a pensar muito para escolher um jogador para jogar na posição 6, com o aparecimento de Custódio e o regresso de Djamal da Taça das Nações Africanas (CAN) o caso muda de figura. Ainda assim, o treinador arsenalista deve seguir a velha máxima de em equipa que ganha não se mexe e, contra o Vitória de Setúbal, manter a aposta de início no português, cujas exibições têm impressionado e até alimentado discussões sobre se merece ou não ser chamado por Paulo Bento à Selecção Nacional. O médio até marcou um golo durante este período de ausência do líbio, o que, para Barroso, poderá ter um certo peso na hora da decisão de Jardim. "O Djamal foi obrigado a deixar a equipa quando vinha jogando regularmente e é perfeitamente natural que tenha perdido o lugar para o Custódio, que tem jogado muito bem", reconheceu a O JOGO o antigo capitão dos arsenalistas, sem querer assumir o papel de treinador dos minhotos. "Uma coisa é certa: não será uma opção fácil de tomar, porque são dois excelentes jogadores", elogiou.

A calendarização da CAN já mereceu muitas críticas dos treinadores das equipas europeias no passado, mas, neste caso, Djamal parece ter sido o grande prejudicado com a presença no certame. O único aspecto positivo da participação na maior prova de selecções do continente africano foi a valorização do passe do médio, porque, como explica Barroso, no capítulo desportivo, pode ter-lhe custado o estatuto de intocável para Leonardo Jardim. "A CAN acabou por ser mais curta do que o Djamal estava à espera e, por isso, não tirou grandes vantagens por a ter jogado. O Custódio acabou por ser beneficiado, aproveitando para se mostrar, depois de uma ausência prolongada por lesão", constata o actual treinador do Vieira, sexto classificado da Divisão de Honra da AF Braga.

Embora não ignore a hipótese de Custódio e Djamal jogarem juntos, o que implicaria a subida de Hugo Viana para a posição 10, Barroso considera que o momento não aconselha grandes mexidas. A equipa soma 11 jogos seguidos sem perder, série que é superada apenas por três dos melhores clubes da Europa (Juventus, Barcelona e Marselha), e, por isso, o antigo médio dos bracarenses julga ser "importante dar continuidade ao bom trabalho realizado nas últimas semanas". "O Djamal é um excelente jogador, saberá reconhecer que o Custódio está num bom momento e esperar por uma nova oportunidade", concluiu.


Cem por cento de vitórias desde a troca de médios

A tão badalada série de 11 jogos sem perder começou com Djamal como médio-defensivo, mas a partida do internacional líbio para a CAN não perturbou a equipa. Leonardo Jardim apostou em Custódio na deslocação a Aveiro, para defrontar o Beira-Mar, e desde aí o Braga só sabe vencer. Sporting, Penafiel, Rio Ave, Marítimo e Portimonense foram as vítimas que se seguiram aos aveirenses e, contra os madeirenses, o médio português, que soma 13 internacionalizações pelos sub-21, acabou por ter influência directa no resultado, marcando um dos dois golos da equipa.


750 mil internautas já viram o golo de Viana

Já se passaram quatro dias desde o jogo com o Portimonense, mas o golo de Hugo Viana continua a fazer furor no Youtube. O magnífico chapéu efectuado pelo médio arsenalista a Serginho, desferido ainda antes do meio-campo, motivou a criação de vários vídeos naquela plataforma, que ontem tinham sido visualizados por quase 750 mil internautas. Ou seja, o número de visualizações quadruplicou desde a última contagem efectuada por O JOGO, no domingo. De resto, o momento de inspiração do internacional português tem feito as delícias de jornalistas e adeptos pelos quatro cantos do planeta, ao ponto de o jornal peruano "Depor" o ter colocado entre os cinco melhores da semana. Os outros foram de Mata (Chelsea-Manchester United), Rodrigo Palácio (Génova-Lázio), Luiz Ramirez (Corinthians-Bragantino) e Vladimir Weiss (Atlético Bilbao-Espanhol).


Lima e Alan treinam para manter a média

Descansem os adeptos do Braga, porque Lima e Alan vão estar disponíveis para a recepção ao Vitória de Setúbal. O aparecimento do nome dos dois no boletim clínico divulgado anteontem pelo clube fez os bracarenses susterem a respiração, mas a condição dos dois jogadores melhorou substancialmente nas últimas horas, pelo que a utilização de ambos não está em causa. Aliás, o atacante e o extremo até realizaram alguns exercícios com os restantes companheiros de equipa no treino realizado na manhã de ontem, no qual voltaram a participar sem grandes limitações Nuno André Coelho e Imorou, embora só o central deva apresentar condições para alinhar na eliminatória da Liga Europa, com o Besiktas.

A recuperação total de Lima e Alan, que nos últimos dias não trabalharam devido a traumatismos, era a melhor notícia que Leonardo Jardim poderia receber por estes dias. Os dois jogadores são intocáveis para o treinador madeirense e para esse estatuto muito contribui a participação activa em 57 por cento dos 54 golos obtidos pela equipa arsenalista esta temporada, à média de 1,8 por encontro. O atacante fez 13 tentos e nove assistências, enquanto o extremo, que figura no topo da lista de jogadores do Braga com mais minutos nas pernas (2296'), contabiliza três disparos certeiros e seis ofertas para os companheiros. Os sadinos que se cuidem...


Berni devolve o lugar a Quim

O regresso do campeonato motivará a troca de Berni por Quim na baliza do Braga. Depois de ter sido o escolhido para iniciar o jogo com o Portimonense, o guarda-redes italiano voltará a ocupar um lugar no banco de suplentes frente ao Vitória de Setúbal, a única equipa que defrontou em jogos a contar para a Liga. Na altura o ex-Lázio beneficiou da ausência forçada de Quim, obrigado pela FPF a apresentar-se na concentração da Selecção Nacional para a viagem a Chipre, para se estrear na competição, mas desde então só voltou a jogar duas vezes para a Taça de Portugal e outras tantas para a Taça da Liga.


Meyong quer vencer no regresso a Braga

O avançado do Vitória de Setúbal Meyong vai regressar esta sexta-feira a Braga, para defrontar e tentar levar de vencida a equipa que até Janeiro último representou. O jogador reconheceu ter deixado muitos amigos na cidade minhota, mas advertiu que a amizade vai ficar no balneário, porque este é um jogo de extrema importância para os sadinos.

"O Vitória não se encontra numa boa situação na classificação, tem necessidade de pontuar e é com esse intuito que vai a Braga, que tem uma grande equipa, mas isso não trava a nossa ambição", sublinha o internacional camaronês, conhecedor profundo do adversário. "Não vou revelar qual a estratégia. Vou dar as informações ao nosso treinador, mas nesta altura ainda não falámos sobre isso", disse a sorrir.

O avançado sadino, que já marcou com a camisola do V. Setúbal, reconheceu que a equipa está insatisfeita com o último lugar. "Sentimos que temos qualidade para fazer mais e melhor e estamos todos empenhados em dar o máximo para tirar a equipa desta situação", sublinhou. Meyong admitindo que a tarefa que os sadinos têm pela frente, no que respeita ao campeonato, não é fácil. Recorde-se que depois do jogo com o Braga os sadinos recebem o FC Porto, vão a Aveiro defrontar o Beira-Mar e recebem o Sporting no Bonfim. Contudo, mostra-se confiante.

"Temos de nos concentrar naquelas que são as nossas armas e em tudo o que temos de fazer para vencer os jogos. Não é possível continuar assim. Temos de melhorar. A equipa está a subir de produção e acredito que tudo vai ser diferente a partir daqui", sustentou.


O JOGO

JotaCC

Alan e Lima ainda à parte

A 48 horas do jogo com o Vitória de Setúbal, Lima e Alan continuam e, gestão de esforço e só amanhã deverão acelerar na preparação para o jogo com a formação sadina.

Nuno André Coelho e Imourou fazem treino sob vigilância do departamento médico do clube, ao passo que Luís Alberto, a contas com lesão muscular, permanece parado. Vinícius e Baiano prosseguem os programas de recuperação das respetivas cirurgias.

A BOLA

JotaCC

SC Braga: Alan e Lima treinam à parte

O SC Braga continua a preparar a receção ao Vitória de Setúbal, agendada para as 20h15 desta sexta-feira. Alan e Lima continuam a trabalhar à parte e são as principais dúvidas de Leonardo Jardim.

Os dois jogadores arsenalistas continuam a trabalhar à margem do restante plantel, fazendo gestão de esforço.

No treino desta quarta-feira Imourou e Nuno André Coelho trabalharam sob vigilância médica. Luís Alberto está entregue ao departamento médico dos bracarenses, devido a uma lesão muscular

Vinícius e Baiano recuperam de cirurgia.

ZEROZERO