News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 31/01

Started by JotaCC, 31 de January de 2012, 07:05

Previous topic - Next topic

JotaCC

Bailinho de Nuno Gomes



E vão oito. Oito triunfos consecutivos, onze jogos sempre a facturar e o segundo lugar a três pontos de distância. O Sp. Braga cimentou a terceira posição do pódio com a vitória na Madeira, em casa do Marítimo (2-1), e está agora a três pontos do FC Porto, segundo classificado.

Sem conhecer o sabor da derrota desde 27 de Novembro, os 'guerreiros do Minho' demonstraram nos Barreiros nova imagem de raça, numa batalha difícil, ganha com um actor que assumiu o papel principal: Nuno Gomes. O avançado foi decisivo na reviravolta no marcador, saltou do banco aos 58 minutos, assistiu Custódio, dois minutos depois, para o empate, e brilhou ao apontar o golo da vitória, aos 76 minutos.

Sem Alan, pedra chave na estratégia minhota desta temporada, e com Paulo César no lugar do capitão, o Sp. Braga entrou expectante no jogo e, ao intervalo, só podia queixar-se de si próprio: desperdiçou três claras oportunidades, viu Peçanha negar o golo a Paulo César, criou as melhores ocasiões, mas num erro defensivo viu o Marítimo colocar-se em vantagem.

Num jogo aberto, a equipa madeirens e apresentou-se forte e mantinha mais posse de bola, cabendo aos arsenalistas os melhores momentos da primeira parte. Logo aos sete minutos, uma grande defesa de Peçanha negou o golo a Paulo César, após cruzamento de Lima. Pouco depois, foi Hélder Barbosa a rematar por cima da baliza.

Perante um adversário complicado de ultrapassar, um erro da defesa arsenalista foi fatal e ofereceu o golo a Pouga. Canto batido da direita, Luís Olim rematou para a área, com a bola a bater em Salino e a sobrar para Pouga rematar à vontade para o fundo das redes.
Já com Nuno Gomes em campo - depois de ter substituído um Paulo César algo intranquilo - o Sp. Braga repôs a igualdade. Cruzamento milimétrico do experiente ponta-de-lança e Custódio a cabecear para o empate.

Com Robson expulso, depois de ter visto vermelho directo, e o Marítimo recuado, os arsenalistas assumiram o controlo total do jogo, aproveitando a superioridade numérica. E Nuno Gomes fez o resto. Rápido contra-ataque de Salino na direita, a cruzar para a área onde o avançado desviou para a vitória. Foi o quinto golo de Nuno Gomes esta época.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Nuno Gomes: «Sou apenas mais um para ajudar»
saltou do banco e arrasou na última meia hora
   

Nuno Gomes vestiu a capa de herói na deslocação à Madeira. Aos 58' saltou do banco para render Paulo César e em pouco mais de meia hora fez um cruzamento perfeito para a cabeça de Custódio (1-1) e depois assinou o tento do triunfo (1-2), consumando a reviravolta no marcador.

"O meu golo foi importante para mim, mas, mais importante que tudo, ajudou a equipa a conquistar esta vitória. Não tenho sido muito utilizado, mas sou apenas mais um para ajudar o Sp. Braga a chegar aos seus objetivos", disse o ponta-de-lança no "flash-interview" após o apito final.

RECORD

JotaCC

Liga: Braga esteve a perder na madeira mas acabou por vencer
Nuno Gomes na reviravolta

O Braga venceu ontem o Marítimo na Madeira e cimentou a posição de terceiro classificado na Liga. O triunfo dos minhotos teve em Nuno Gomes a trave mestra. O antigo avançado do Benfica entrou aos 58 minutos e mudou a história do jogo, com uma assistência e um golo.

Os bracarenses entraram melhor no jogo, mas aos 30 minutos, após um pontapé de canto, o Marítimo chegou à vantagem através de um forte disparo de Pouga com o pé direito, tento que valeu a vantagem no regresso às cabinas, mas que também revelou alguma inércia na defensiva minhota. A eficácia imperou.

Na etapa final, Leonardo Jardim lançou Nuno Gomes no jogo e o internacional luso logo "fabricou" um cruzamento primoroso para Custódio empatar. Pouco depois, Robson foi expulso e o Braga ficou ainda mais dominador, constantemente à procura do segundo golo, que viria a surgir pelo inevitável Nuno Gomes, num sublime desvio de pé direito, após cruzamento de Salino.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Jardim vai ao banco e recolhe dividendos

Nuno Gomes deve ou não ser utilizado com maior regularidade? A questão não é consensual e tem alimentado alguns debates, até porque o atacante teima em dar razão aos que o desejam ver jogar mais vezes. Ontem voltou a fazê-lo, fabricando a vitória do Braga no Estádio dos Barreiros - a terceira em três épocas, e novamente por 2-1 -, de onde só o Benfica havia saído como vencedor, pois o Marítimo faz dos jogos em casa a principal fonte de rendimento. Desta vez, porém, foi Leonardo Jardim quem recolheu mais dividendos, fruto de uma aposta acertada no português ao minuto 58, que possibilitou aos arsenalistas alargarem novamente a diferença pontual para o Sporting e, acima de tudo, lançarem o assalto ao segundo lugar, ocupado pelo FC Porto, que está agora a apenas três pontos de distância.

Para somar o décimo encontro consecutivo sem perder - e o 11º sempre a marcar -, o Braga teve de correr atrás de um prejuízo para o qual também contribuiu. Primeiro revelou pouca eficácia na finalização - Paulo César, Lima e Hélder Barbosa falharam boas ocasiões para marcar; depois mostrou falta de concentração na hora de defender um lance de bola parada, que, curiosamente, é uma das especialidades da equipa. A desatenção, provocada por uma correcção que Leonardo Jardim estava a fazer ao posicionamento de Hugo Viana, permitiu ao Marítimo obter um golo caído do céu, apontado por Pouga, grande beneficiado da mudança de Baba para o Sevilha.

Se os madeirenses davam sinais de não estar a sentir a falta do (ainda) segundo melhor marcador do campeonato, o Braga, órfão de Alan, não disfarçava alguma dificuldade em criar perigo pelos flancos. Foi com naturalidade, por isso, que Leonardo Jardim decidiu investir em Nuno Gomes em detrimento de Paulo César, deslocando o irrequieto Mossoró para o lado direito e dando liberdade a Lima para percorrer toda a frente de ataque. Ainda assim, o empate acabou por surgir na sequência de um canto, por intermédio de Custódio, que voltou a ser talismã nos Barreiros, onde nunca perdeu como jogador.

O golo perturbou o Marítimo, que acabaria por sair penalizado por dois erros cometidos num espaço de dez minutos: um individual, de Robson - foi expulso (65') -, o outro colectivo (75'), já que uma desatenção defensiva permitiu a Salino fazer do flanco direito uma auto-estrada até chegar ao destino final (linha de fundo), de onde cruzou para o desvio vitorioso de Nuno Gomes. Não admira, por isso, que Pedro Martins tenha recusado a ideia de que os madeirenses podiam ambicionar lutar pelo título. Com a derrota frente ao Braga, até o acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões parece ser um sonho cada vez mais distante de alcançar.


Arbitragem
Final muito atribulado


Bruno Esteves estava a realizar um trabalho consistente até ao momento em que expulsou (justamente) Robson, que impediu que Lima de se isolar com um corte com a mão. A partir daí o setubalense teve de actuar mais, até porque as quedas na área do Braga sucederam-se, mas decidiu sempre bem.


O MOMENTO: 75' [1-2]
Nuno Gomes a sentenciar


A aposta de Nuno Gomes já tinha tido resultados quando o português assistiu Custódio para o empate, mas o atacante fez questão de causar ainda mais impacto no jogo consumando a reviravolta do Braga. A jogada foi simples: Salino aproveitou uma avenida do lado direito para ir à linha de fundo e cruzar para Nuno Gomes, que se limitou a fazer o desvio vitorioso.


Lances-chave


7' Perdida de Paulo César. Desmarcado na direita por Lima, o extremo remata para uma boa defesa de Peçanha.

12' Mossoró vê Paulo César, que cruza para a entrada de Hélder Barbosa. O remate do extremo sai por cima.

18' Benachour assusta Quim com uma bomba disparada à entrada da área.

26' Passe de Mossoró para a direita, Lima atira ao lado.

27' Contra-ataque do Braga, que termina com uma tentativa de chapéu falhada de Hélder Barbosa.

30' [1-0] Após um canto, Luís Olim remata, Salino não afasta e Pouga marca.

36' Peçanha desvia um remate potente de Hugo Viana.

60' [1-1] Canto de Hugo Viana que Nuno Gomes cruza e Custódio, de cabeça, empata.

75' [1-2] Nuno Gomes marca.

90+1' Pouga, com um remate frouxo de cabeça, falha o empate.


A ESTRELA: Nuno Gomes 8
Rendimento garantido

Quatro jogos depois de ter sido utilizado pela última vez na Liga, Nuno Gomes saiu do banco e foi decisivo. Além de ter assistido Custódio para o empate, fez um golo - o quinto na época - que deu o triunfo ao Braga e que serve para alimentar a discussão: deve ou não jogar mais vezes?


O Braga um a um

Quim 6

Pese os sustos nos instantes finais, foi um mero espectador, inclusive no golo do Marítimo.

Salino 5

Pagou o erro que deu origem ao golo de Pouga com uma grande segunda parte, durante a qual assistiu Nuno Gomes para a reviravolta.

Douglão 6


Confiante e autoritário, foi o mais regular do sector defensivo. Mais: mostrou alguma aptidão para sair a jogar com bola.

Ewerton 5

Recorreu várias vezes à falta para segurar Pouga, que lhe deu imenso trabalho.

Elderson 5


Subiu pouco no terreno, preferindo controlar as acções de Danilo Dias.

Custódio 7

Mais um jogo sem perder nos Barreiros e mais um golo, novamente de cabeça, tal como já havia sucedido na época passada.

Hugo Viana 7

Foi o catalisador das principais jogadas de perigo dos arsenalista e fez alguns disparos.

Mossoró 7

Grande dinamizador do ataque bracarense nos primeiros minutos, teve dois passes excelentes para Paulo César e Lima que estes não aproveitaram.

Paulo César 5

Encarregado de substituir Alan, acabou por não ser tão preponderante como se esperava. Desperdiçou boa oportunidade aos 7'.

Hélder Barbosa 5

Compensou a falta de virtuosismo com uma entrega notável na hora de defender.

Lima 6

Ficou em branco, mas deu muito que fazer aos centrais do Marítimo e ainda expulsou Robson.

Miguel Lopes 4

Fechou bem o flanco esquerdo.

Vinícius 3

Ajudou a defender na parte final.


Leonardo Jardim

"Temos um plantel com muitas soluções"

Para Leonardo Jardim, a eficácia foi a chave do jogo. "O Braga foi sempre mais dominante, criou as melhores oportunidades de golo, mas, o Marítimo foi eficaz e marcou na primeira ocasião", recordou o treinador do Braga. Tudo mudou com o intervalo: "A eficácia foi nossa e virámos para um resultado que se ajusta perfeitamente". "O nosso objectivo era colocar o Marítimo a oito pontos e manter a distância para o quarto classificado". Nuno Gomes virou o jogo, provando que o Braga tem "um plantel com muitas soluções": "O Nuno é competente a finalizar e a criar espaços na zona central e precisámos disso, pois o Marítimo baixou as linhas".


Último dia para Samuel

A novela deste mercado de transferência, que teve Samuel como principal protagonista, vai terminar hoje. O central, que já se encontra em Portugal desde as primeiras semanas de Janeiro, será, ao que tudo indica, inscrito hoje na Liga. O brasileiro não poderá alinhar na Liga Europa, mas por altura do jogo com o Besiktas já Nuno André Coelho estará em plenas condições.

Carlão protegido no hotel

Apesar de ter sido convocado, Carlão acabou por não entrar na ficha de jogo com o Marítimo. O avançado apresentou altas temperaturas durante todo o dia, resultantes de uma gripe que durante a semana atacou Custódio, por exemplo, e acabou por ficar na unidade hoteleira onde o Braga esteve instalado. Assim, foi Palmeira a sentar-se no banco.

Baba voltou para o adeus

Antes do pontapé de saída, Baba subiu ao relvado dos Barreiros, cumprindo o desejo de se despedir dos adeptos do Marítimo. O avançado, agora no Sevilha (Espanha), ofereceu ao presidente Carlos Pereira a camisola com que se estreou pelos andaluzes, enquanto recebia um aplauso que o deixou "arrepiado": "Estou muito feliz, agradeço a todos".


Discurso Directo

"Foi importantíssimo termos ganho. Deixar o Marítimo a oito pontos era o objectivo. Foi uma vitória justíssima. Acima de tudo, o meu golo foi importante para a equipa. Não tenho jogado, mas sou mais um a trabalhar para conseguir um lugar"

Nuno Gomes

Braga


"Este foi mais um ano em que as coisas correram bem ao Braga, nos Barreiros. O Marítimo é uma equipa muito forte, mas por aquilo que fizemos, a vitória é merecida. O futuro é vencer sempre e, no final, faremos as contas"

Mossoró

braga


"Infelizmente, são lances que acontecem, mas, a interpretação do árbitro não foi a mais feliz. Escorreguei e não tive a intenção de colocar a mão na bola. Creio que o amarelo era o mais correcto, e o Marítimo acabou, uma vez mais, por sair prejudicado"

Robson

Marítimo


"O objectivo era fazer três pontos, aproximar-nos do Braga, para uma briga a três, lá em cima. Não aconteceu assim, mas somos uma boa equipa, não estamos aqui por acaso. Saída? Deixo nas mãos do presidente. Estou bem aqui"

Danilo

Marítimo



Pedro Martins
"O Braga foi melhor e nada há a apontar"

Pedro Martins conformou-se com uma derrota à qual "nada há a apontar". "Entrámos ansiosos e só serenámos com o golo, mas, o Braga já poderia estar a vencer. Valeu a nossa eficácia, mas o Braga foi melhor", recordou o treinador do Marítimo. A segunda metade "foi equilibrada": "O Braga não teve tanta predominância nem criou tantas oportunidades, mas foi eficaz". Ainda assim, Pedro Martins acabou por render-se à superioridade de um adversário que "tem uma excelente equipa, uma espinha dorsal muito forte, excelentes jogadores, um bom banco, tem tudo...", resumiu, defendendo o trabalho do árbitro: "Não foi por aí que perdemos".


Rúben Amorim cedido ao Braga até 2013

Rúben Amorim viajou ainda na noite de ontem para Braga e deve ser já esta tarde apresentado no Estádio Axa como jogador da equipa minhota até final de 2012/13. O empréstimo, com a duração de uma época e meia, só ficou totalmente definido na tarde de ontem, depois de Luís Filipe Vieira ter chegado de Moçambique e se ter reunido com o jogador e seu representante nas instalações da SAD. Aliás, o presidente esteve em Maputo com o seu homólogo do Braga, António Salvador, tendo o aval encarnado sido dado no país africano onde ambos os líderes têm negócios.

Antes de partir para Braga, Rúben Amorim renovou contrato com o Benfica por mais um ano, até Junho de 2014, tendo o prolongamento do vínculo sido uma condição, imposta ao jogador, para a concretização do empréstimo.

Rúben Amorim e Jorge Jesus incompatibilizaram-se e, como tal, o jogador voltou a ter a garantia dos responsáveis encarnados de que, enquanto este treinador estiver no Benfica, não jogará de águia ao peito. Por isso, a solução encontrada acabou por ser benéfica para as partes: Jorge Jesus tem contrato com o Benfica até 2013, altura em que terminará o empréstimo de Rúben Amorim aos nortenhos.

Já antes, o Braga abordara o Benfica, mostrando interesse no médio, mas do lado dos encarnados a resposta fora sempre negativa. Inicialmente, Luís Filipe Vieira não estava interessado em deixar sair o internacional português para um concorrente interno, mas acabou por ceder dadas as boas relações que tem com o líder do Braga e a premência em resolver o dossiê. No Braga, o médio vai encontrar dois ex-colegas e amigos: Quim e Nuno Gomes.


Camisola 5 recusou pedir desculpa a Jesus

Rúben Amorim recusou-se a pedir publicamente desculpa pela desavença com Jorge Jesusno dia do Benfica-Rio Ave. Os responsáveis da SAD transmitiram ao jogador que, se formulasse um pedido de desculpas públicas ao treinador, o processo disciplinar seria arquivado. Mas, conforme O JOGO escreveu, Rúben sentiu-se injustiçado e em carta aberta colocada ontem no sítio do clube penitenciou-se perante adeptos e... companheiros. "Penalizado pela minha atitude irreflectida, que lamento, resta-me agora aproveitar a oportunidade de retomar a minha actividade ainda que ao serviço do SC Braga (...). Perante os benfiquistas e os meus colegas penitencio-me se nalgum momento os desiludi", declarou, sem se referir a Jesus.

O JOGO

JotaCC

Até final da temporada

Rúben Amorim muito perto do Sporting de Braga

O médio quer ser utilizado com mais regularidade para estar no Euro2012 e convenceu os responsáveis do Benfica a emprestá-lo.

Deve ficar hoje decidida a cedência de Rúben Amorim ao Sporting de Braga até ao final da temporada. O médio do Benfica perdeu terreno na luta por um lugar na equipa de Jorge Jesus depois do episódio que culminou com um processo disciplinar ao jogador, mas convenceu Luís Filipe Vieira a emprestá-lo aos «arsenalistas», tendo em vista o objetivo de marcar presença no próximo Campeonato da Europa.
Recorde-se que Rúben Amorim está afastado da equipa desde o início do ano e tem treinado fora das instalações do clube, mas isso não o impediu de estar em contacto com os dirigentes benfiquistas para tentar resolver a sua situação. Sensível aos argumentos do jogador, que também relembrou os desaguisados com Jorge Jesus, Luís Filipe Vieira cedeu às pretensões do médio, abrindo-lhe a porta de saída do Estádio da Luz. Apesar de haver mais interessados, Ruben Amorim deverá rumar ao Minho por entender que no Sporting de Braga terá mais possibilidades de ser utilizado. Ao que tudo indica, o salário do jogador será suportado na totalidade pelos bracarenses, pelo que o médio pode defrontar o Benfica no próximo jogo entre as duas equipas no campeonato.

Outro ex-Benfica. Depois de Quim e Nuno Gomes, o Sporting de Braga está perto de garantir o empréstimo de Rúben Amorim

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Guerreiros imparáveis

O Sporting de Braga venceu o Marítimo por 2-1, na Madeira, naquele que foi o seu oitavo triunfo consecutivo, e reforçou o terceiro lugar da Liga, reduzindo ainda para três pontos a distância que o separa do segundo lugar, ocupado pelo FC Porto, e mantendo a vantagem de cinco pontos para o Sporting.

DIARIO DO MINHO

JotaCC

Sporting de Braga vence no Funchal o Maritimo por 2-1 e já ameaça o segundo lugar

O Sporting de Braga transformou no Funchal uma desvantagem ao intervalo numa vitória por 2-1 sobre o Marítimo, reduzindo assim para três pontos o atraso para o atual segundo classificado da Liga de futebol, o FC Porto.

No jogo de encerramento da 17.ª jornada Nuno Gomes voltou a estar em destaque, saltando do banco para marcar o golo da vitória - no campeonato, leva já cinco e é dos jogadores que menos minutos precisa de jogar para faturar.

Christian Pouga adiantou o Marítimo, aos 30 minutos, e Custódio, com assistência de Nuno Gomes, restabeleceu a igualdade, aos 60, num jogo de luta direta pelos lugares de topo da classificação, em que se defrontavam o quarto e o terceiro posicionados.

Com este triunfo o Sporting de Braga dilata para seis a série de jogos a ganhar, na Liga, e ameaça já o FC Porto, que perdeu no sábado em Barcelos, 3-1, e se atrasou na perseguição ao líder Benfica, que passou na Feira, com 2-1 ao Feirense.

O Benfica lidera, com 45 pontos, seguido de FC Porto, com 40, e Sporting de Braga, com 37.
Em quarto aparece agora o Sporting, que bateu o Beira-Mar e soma já 32 pontos, fugindo assim ao Marítimo, que continua nos 29.

ANTENA MINHO

Bruno3429

#7
Vamos lá descer à terra com realismo
Marítimo 1-2 SP Braga

Emanuel Rosa

Um Braga com argumentos de equipa grande, foi mais forte e eficaz na busca da vitória

Está o Marítimo a realizar uma excelente temporada na Liga portuguesa? Sem dúvida que sim! Tem argumentos para se imiscuir na luta entre os quatro primeiros. Não, não tem. O jogo com o Braga, este sim com argumentos de equipa grande, provou isso mesmo. Ou seja, vamos lá descer à terra, não peçam mais a esta equipa, mesmo que fosse um sonho lindo em tempo de crise andar bem lá em cima. Pedro Martins já apelara, em tempos, para não pedirem mais a este Marítimo. E tinha razão, pois é difícil fazer mais e melhor com omeletas feitas com muitos poucos ovos. E a presença de Baba, ontem, nos Barreiros, para se despedir da massa adepta maritimista, serviu ainda mais para alargar o lastro de saudade que o senegalês deixou, ontem, naquele jogo, ainda mais patente. É que aquele tridente ofensivo sem Baba, desculpem lá, mas não é a mesma coisa.

De resto, o Marítimo até não jogou mal na primeira parte. Mesmo que tenha sido a turma de Leonardo Jardim, com uma entrada forte, a deixar sérios avisos nos 10 primeiros minutos, com duas excelentes ocasiões para marcar, fundamentalmente quando Peçanha, aos seis minutos, foi enorme a evitar o golo a Paulo César. Os verde-rubros, contudo, equilibraram a contenda, com uma boa circulação de bola e com as rupturas criadas no lado esquerdo da defesa bracarense com os esticões de Danilo Dias. O Marítimo, por esse lado, criou a maioria das jogadas ofensivas, ganhou cantos e, num deles, chegou mesmo ao golo. O mesmo Danilo Dias cobrou o pontapé de canto, há um primeiro desvio de Luís Olim e, na ressaca, Pouga atirou sem remissão de pecados para Quim.

Os momentos do jogo

Mas o jogo tem momentos que, muitas vezes, alteram o estado de coisas. Mas, já antes, o meio-campo do Marítimo acusava menor fulgor e menor discernimento, falhava nas marcações e dava muito espaço aos criativos do Braga. Principalmente a Hugo Viana, que teve sempre espaço para jogar e explorar as costas da defesa madeirense. Mas o golo do empate acabaria por surgir já com Nuno Gomes em campo (o antigo avançado do Benfica acabaria por ser decisivo na vitória do Braga), na sequência de um canto da direita. A bola sobrou para fora de área, quase para a linha lateral, o avançado bracarense recuperou-a sem oposição e cruzou tenso para a área maritimista, proporcionado o cabeceamento certeiro de Custódio. Este foi um dos momentos importantes do jogo. O segundo aconteceu com a expulsão de Robson. O espaço nasce entre o meio-campo e a defesa verde-rubra, Lima aproveita esse espaço e, num um contra um, ultrapassa o central brasileiro que, em último recurso, vai ao chão cortar o lance com a mão. Expulsão directa e tudo se complica para a equipa de Pedro Martins.

O treinador do Marítimo levou algum tempo a perceber a liberdade de que dispunha Hugo Viana, preponderante neste período. O golo nasce dos desequilíbrios na defesa madeirense, com Salino a romper pela direita, cruzando rasteiro para a zona de remate, onde Nuno Gomes, à ponta-de-lança, bateu Peçanha. Tudo estava complicado, mas o Marítimo reagiu, mais com o coração, com futebol directo, que levou alguma emoção nos momentos finais na procura do empate. Danilo Dias, a obrigar Quim a defesa apertada, e Pouga, a cabecear com muito perigo já em período de descontos, mais um caso na área do Braga, não foram suficientes para evitar a derrota.

Muito contestado

A arbitragem do juiz setubalense Bruno Esteves foi muito contestada pelo público mas, valha a verdade, acabou por não ter influência no resultado, já que acertou nos lances capitais. Nada a dizer na expulsão de Robson e, nos lances de Heldon e de Igor Rossi, na área bracarense, ajuizou bem. Exagerou no capítulo disciplinar e com alguma dualidade de critério, com algum benefício para o Braga.

NOTAS DO JOGO
+
O jogo foi emotivo, teve uma grande massa humana a assisti-lo e, sobretudo, um exlente ambiente dos grandes jogos
-
A expulsão de Robson,  resultante de um lance de jogo, acabou por ser determinante para o desenrolar do jogo e na derrota do Marítimo

Leonardo Jardim a 3 pontos do FC Porto
SP. Braga tem mais 13 pontos do que na época passada, à 17.ª jornada

Pedro Freitas Oliveira

O Sp. Braga está firme no terceiro lugar, mantém a distância em relação ao Sporting, mas também olha para cima, já que está a apenas três pontos do FC Porto. Quando Leonardo Jardim assumiu o comando técnico do emblema bracarense, a herança era pesada, até porque tinha a missão de manter o Sp. Braga no topo, após duas épocas de grande nível. E a verdade é que o treinador madeirense tem conseguido esse objectivo com distinção e, mais do que repetir as boas campanhas anteriores, tem conseguido até melhorar o rendimento do Sp. Braga, que por esta altura soma mais 13 pontos do que em 2010/2011.

E os números não mentem. Os 'arsenalistas' têm cinco vitórias consecutivas no campeonato e já não perdem desde 27 de Novembro. A isto, some-se o facto de ter um pé nas meias-finais da Taça da Liga, além de se manter na Liga Europa.

Ontem, nos Barreiros, Leonardo Jardim começou a ganhar o jogo com a decisão que tomou aos 58 minutos, quando lançou Nuno Gomes, por troca com Paulo César. O resto da história já é conhecida... "Chegámos ao intervalo a perder, no futebol não há justiça, mas na segunda parte mantivemos a nossa forma de jogar, a postura e conseguimos vencer. Temos uma equipa de qualidade que está a fazer uma grande campanha", apontou o treinador madeirense.

Já Pedro Martins assumiu total responsabilidade pelo resultado, mas garante que a derrota de ontem não vai influenciar negativamente a equipa nos próximos jogos. "Entrámos algo ansiosos e chegámos ao 1-0, talvez sem merecer esse resultado. Na segunda parte, o jogo foi equilibrado, mas o Sp. Braga conseguiu ser mais eficaz", sublinhou o treinador do Marítimo, que abordou ainda a arbitragem, referindo que o trabalho de Bruno Esteves não teve influência no resultado. "Nas decisões mais complicadas o árbitro acertou. Disciplinarmente poderá ter perdoado alguns lances ao Sp. Braga, mas globalmente esteve bem", concluiu Pedro Martins.


Diario de Notícias da Madeira

JotaCC

Prendas vão mesmo chegar

No último dia de transferências, o presidente do Gil Vicente, António Fiusa, tem-se desdobrado em contactos, tudo para "conseguir dar umas prendas ao Paulo Alves". O dirigente está satisfeito com o desempenho da equipa e por isso, deverá hoje ultimar o regresso de Zé Luís (Braga) e ainda chegar a acordo com um ponta-de-lança a actuar no campeonato espanhol. No entanto, nenhum destes dossiês está completamente fechado, pelo que durante o dia de hoje o plantel poderá ficar com as duas vagas preenchidas ou, na pior das hipóteses, apenas chegará um dos jogadores pretendidos para reforçar o ataque gilista.

O JOGO

JotaCC

Zé Luís deve treinar-se hoje
PAULO ALVES DESEJAVA REGRESSO DO AVANÇADO
   

O avançado tão desejado por Paulo Alves é... Zé Luís e o cabo-verdiano deve ser a grande novidade no treino desta manhã do Gil Vicente. Tal como Record noticiou, o agora jogador do Sp. Braga fechará o plantel e dará ao treinador uma alternativa de peso a Roberto e Yero.

"Estamos a trabalhar para dar uma boa prenda aos sócios e adeptos. Eles merecem um bom jogador", referiu, ontem, António Fiúsa, sem querer confirmar o nome de Zé Luís.

RECORD

JotaCC

Rúben Amorim já está em Braga

Rúben Amorim já está no Estádio Axa para se submeter a testes médicos e assinar contrato com o SC Braga, válido até Junho de 2013.

O médio chega cedido pelo Benfica, com o objetivo de jogar com regularidade e entrar nos planos de Paulo Bento para o Campeonato da Europa. Rúben Amorim será hoje inscrito na Liga como terceiro reforço da equipa em Janeiro, depois de Miguel Lopes (ex-Saragoça, cedido pelo FC Porto) e Luís Alberto (ex-Nacional), sem esquecer que Ukra viu a sua inscrição reativada.

Inclusivamente, o ex-benfiquista já se cruzou com os seus novos colegas. O SC Braga viajou esta manhã da Madeira para o continente, onde chegou às 8.38 horas, seguindo do aeroporto de Pedras Rubras diretamente para o Axa, onde Leonardo Jardim orientou treino.

A sessão teve início às 11 horas e foi mais leve para os jogadores utilizados na vitória por 2-1 sobre o Marítimo, que reforçou o terceiro lugar dos Guerreiros na Liga e os aproximou do FC Porto.

Esperam-se mais esclarecimentos sobre entradas e saídas no plantel à tarde, uma vez que às 15 horas António Salvador falará à Comunicação Social, para fazer o balanço da campanha de recolha de alimentos promovida na partida frente ao Rio Ave, e que se saldou num tremendo sucesso.


José Luís confirmado em Barcelos

É garantido. José Luís vai representar o Gil Vicente até final da época, por empréstimo do SC Braga.

O acordo entre os dois clubes é total é será concretizado esta tarde, com a deslocação de António Fiusa à cidade dos arcebispos.

O internacional cabo-verdiano, que havia deixado os gilistas no final da época passada, será apresentado quarta-feira em Barcelos.

A BOLA

JotaCC

SC Braga empresta José Luís ao Gil Vicente

José Luís está de volta ao Gil Vicente, agora por empréstimo do SC Braga até final da época. Segundo o jornal A Bola, o presidente dos gilistas, António Fiúza, desloca-se esta terça-feira a Braga para fechar o acordo.

O avançado cabo-verdiano volta assim a Barcelos, onde atuou entre 2009 e 2011, antes de se mudar para os arsenalistas no último verão.

ZEROZERO

JotaCC

#12
«Espero fazer grande Campeonato e ganhar títulos» - Rúben Amorim

Rúben Amorim já foi oficialmente apresentado como reforço do SC Braga por época e meia. Através de suporte vídeo, o médio congratulou-se por representar um clube que lhe dá perspetivas de poder conquistar títulos: «Ouvi dizer muito bem deste clube, os resultados falam por si. Espero dar continuidade ao sucesso que outros jogadores têm vindo a ter no Braga e fazer um grande campeonato, com títulos, se possível.»

O SC Braga também oficializou a contratação do defesa-central Samuel, ex-Anderlecht, que há cerca de três semanas está a trabalhar com o plantel. O defesa-central assinou contrato por 18 meses. «É muito gratificante ter esta oportunidade de vestir esta camisola, e espero ter uma grande história de sucesso aqui dentro, e se Deus quiser com títulos», resumiu o brasileiro.

Por ter já alinhado pelo Anderlecht na Liga Europa, Samuel não poderá ser inscrito na competição europeia pelo SC Braga. Já Rúben Amorim pode atuar na Liga Europa e fará parte das escolhas de Leonardo Jardim para a eliminatória frente ao Besiktas, dos 16-avos-de-final da prova.


«Vamos continuar a lutar pelos primeiros lugares» - António Salvador

O presidente do SC Braga, António Salvador, falou, esta terça-feira, sobre o mais recente reforço do clube, Rúben Amorim, considerando que um jogador que vai acrescentar «muita qualidade» ao plantel que «desde o início da época mostrou que quer lutar pelos primeiros lugares e vai continuar a fazê-lo».

«Muitos acham estranho o SC Braga estar no lugar em que está mas eu não, porque sei quem escolhi e a qualidade dos jogadores que tenho aqui», disse António Salvador esta tarde.

«Houve quem se risse de mim quando disse que íamos lutar pelos primeiros lugares mas a verdade é que estamos, e vamos continuado, por lá», rematou o presidente do SC Braga.

Rúben Amorim que chega cedido pelo Benfica, será inscrito hoje na Liga tal como o central brasileiro Samuel (ex-Anderlecht), sendo os últimos reforços da equipa em janeiro, depois de Miguel Lopes (ex-Saragoça, cedido pelo FC Porto) e Luís Alberto (ex-Nacional), sem esquecer que Ukra viu a sua inscrição reativada.

A BOLA

JotaCC

Rúben Amorim apresentado no SC Braga: «Quero títulos, se possível»

Rúben Amorim já foi oficialmente apresentado no SC Braga, onde vai atuar por uma época e meio cedido pelo Benfica, e aproveitou a ocasião para falar na conquista de títulos no Minho.

«Ouvi dizer muito bem deste clube, os resultados falam por si. Espero dar continuidade ao sucesso que outros jogadores têm vindo a ter no Braga e fazer um grande campeonato, com títulos, se possível», disse o internacional português.

O defesa central Samuel também foi apresentado. «É muito gratificante ter esta oportunidade de vestir esta camisola, e espero ter uma grande história de sucesso aqui dentro, e se Deus quiser com títulos», disse.

ZEROZERO

JotaCC

Salvador quer «continuar a lutar pelos primeiros lugares»

A fasquia no SC Braga já é alta mas depois do triunfo sobre o Sporting e da subida ao terceiro lugar os minhotos acreditam, ainda mais, que os primeiros postos da tabela classificativa são uma realidade. António Salvador, presidente dos bracarenses, promete luta até ao fim.

«Muitos acham estranho o SC Braga estar no lugar em que está mas eu não, porque sei quem escolhi e a qualidade dos jogadores que tenho aqui», atirou o presidente dos arsenalistas, esta tarde, à margem de um evento do clube.

António Salvador garantiu que a sua equipa vai continuar a lutar para melhorar a sua posição na tabela: «Houve quem se risse de mim quando disse que íamos lutar pelos primeiros lugares mas a verdade é que estamos e vamos continuando por lá», assumiu.

O dirigente deixou ainda um comentário sobre Rúben Amorim, o mais recente reforço da equipa orientada por Leonardo Jardim, considerando-o um jogador que vai acrescentar «muita qualidade» ao plantel que «desde o início da época mostrou que quer lutar pelos primeiros lugares e vai continuar a fazê-lo».


ZEROZERO

JotaCC

Rúben Amorim e Samuel apresentados

O Sp. Braga confirmou a contratação do defesa central Samuel (ex-Anderlecht), assim como de Rúben Amorim, ambos por uma época e meia, sendo que o médio internacional português chega por empréstimo do Benfica.

"Estou muito feliz por estar em Braga. Ouvi dizer muito bem deste clube e os resultados falam por si. Espero dar continuidade ao sucesso que outros jogadores têm vindo a ter aqui no Braga e fazer um grande campeonato, com títulos, se possível", afirmou Rúben Amorim, ao site oficial do clube minhoto.

Já o brasileiro Samuel, de 25 anos, que treinava em Braga há cerca de três semanas, mas só hoje foi inscrito na Liga de clubes, disse ser "muito gratificante ter a oportunidade de vestir a camisola do Braga".

"Espero ter uma grande história de sucesso neste clube e espero que com títulos", afirmou.

O Sporting de Braga confirmou ainda o empréstimo do avançado cabo-verdiano Zé Luís ao Gil Vicente, clube ao qual tinha sido contratado no final da época passada, até ao final da temporada.

O JOGO

JotaCC

António Salvador emocionou-se na entrega de alimentos

O SC Braga entregou hoje à arquidiocese de Braga as 9 toneladas de alimentos angariados no âmbito da campanha «Um alimento por um bilhete» promovida no jogo frente ao Rio Ave. Ao falar sobre o sucesso do evento promovido pelo clube, António Salvador emocionou-se e teve mesmo de parar a sua intervenção por alguns segundos para se recompor.

O líder bracarense lançou o repto para que todos os clubes profissionais sigam o exemplo: «Sinto um orgulho enorme do nosso público pela forma como aderiu ao apelo solidário lançado pelo SC Braga. É um momento histórico para o clube.

Esta iniciativa será para repetir e lanço desde já o desafio para que outros clubes profissionais também se juntem a este movimento, numa altura em que o País atravessa uma situação delicada e muitas famílias precisam de apoio. De certeza que não é só na região de Braga que há dificuldades, portanto ficaria feliz se este exemplo fosse seguido pelos clubes.»

D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, classificou de «interessantíssima e louvável» a forma como o clube decidiu celebrar o seu 91.º aniversário, criando um movimento solidário que vai ajudar centenas de famílias carenciadas. As 9 toneladas de alimentos vão ser agora distribuídas por várias instituições: lojas sociais paroquiais, a Cáritas, o Projeto Homem, além de nove freguesias de Braga e outras seis fora da cidade.

A BOLA

Bruno3429

António Salvador entregou nove toneladas de alimentos
Por Redação

O presidente do SC Braga, António Salvador, entregou esta sexta-feira à Arquidiocese de Braga nove toneladas de alimentos, recolhidos durante a campanha «1 Alimento por 1 Bilhete», que mobilizou 26 mil pessoas ao Estádio AXA por ocasião do jogo entre SC Braga e Rio Ave.

Os bens alimentares, que António Salvador entregou a Dom Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, vão ser agora distribuídos por cerca de duas dezenas de instituições da cidade, contempladas nas conferências vicentinas, lojas sociais paroquiais, Cáritas e Projecto Homem.

«Esta campanha é apenas uma das ações de responsabilidade social e de cidadania que nos propomos desenvolver, já que um clube com a grandiosidade do Sporting Clube de Braga não pode estar unicamente virado para a vertente da prática desportiva», afirmou António Salvador, presidente do SC Braga, clube que pretende estar ativo em outras causas como o «desenvolvimento de programas de cariz desportivo, social, humano e cultural que procurem alocar esforços e recursos para o apoio e o crescimento de projectos de intervenção social, o apoio educativo para os mais jovens e o combate ao abandono escolar», conforme explicou o líder do clube bracarense.

Inserida no âmbito do 91º aniversário do clube, a ação de solidariedade teve como objetivo «homenagear o futebol, o clube e os adeptos com uma festa condigna nas bancadas, mas principalmente angariar alimentos para ajudar as famílias mais carenciadas, numa altura de recessão e dificuldade», explicou o presidente, que no final não deixou de elogiar todas as pessoas envolvidas no projeto.

«Com esta iniciativa, o SC Braga prova que é mais que um clube de futebol. É uma referência para a cidade e para região, comprometido com os difíceis tempos que se vivem actualmente a nível social. Os sócios e simpatizantes do SC Braga souberam, como sempre, estar a altura do desafio que lhes foi lançado, transformando esta campanha solidária num sucesso retumbante. À massa associativa, à população do Minho, aos jogadores, à equipa técnicas e aos funcionários do clube, deixo o meu agradecimento e reconhecimento públicos», elogiou o presidente dos bracarenses, que aproveitou o evento de hoje para desafiar todos os clubes de futebol a desenvolver este tipo de iniciativas junto das respectivas comunidades.

A Bola