News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 24/01

Started by JotaCC, 24 de January de 2012, 07:05

Previous topic - Next topic

JotaCC

Jardim conta com Elderson e Lima para o 'caldeirão'

Os dois dias de descanso dados por Leonardo Jardim à legião são suficientes para os 'guerreiros' Lima e Elderson reaparecerem amanhã, praticamente, operacionais no regresso aos trabalhos do plantel. Os dois jogadores titulares do Sp. Braga saíram tocados da batalha com o Rio Ave, mas sem gravidade.

O avançado brasileiro saiu mesmo de maca, aos 64 minutos, com um traumatismo na perna esquerda, ao passo que o lateral esquerdo nigeriano foi rendido aos 76, por Miguel Lopes (estreia no Sp. Braga!), com queixas musculares. Os atletas serão reavaliados pelo departamento médico esta quarta-feira, mas não inspiram cuidados de maior, pelo que deverão estar ambos à disposição do treinador do Sp. Braga para a difícil deslocação ao caldeirão' dos Barreiros, da próxima segunda-feira, no jogo que encerrará a 17.ª jornada da Liga Portuguesa.

Sete jogos sempre a vencer!

Desde a 12.ª jornada, com o Paços de Ferreira, que o Sp. Braga não sabe saborear outra coisa senão as vitórias. E vão sete consecutivas, cinco para o campeonato, que valeram a subida ao terceiro lugar, e duas para a Taça da Liga, que deixou a equipa de Leonardo Jardim também à beira do apuramento para as meias-finais, em mais um feito histórico do clube.
Tudo começou com a goleada caseira ao P. Ferreira, por 5-2, na 12.ª jornada. Seguiu-se 4-3 ao Olhanense (fora), 2-1 ao Nacional (fora), 2-1 ao Beira-Mar (fora), 2-1 ao Sporting (casa), 2-0 ao Penafiel (casa) e agora 2-1 ao Rio Ave (casa).

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Sempre mais Alan
CAPITÃO FALHA VIAGEM À MADEIRA

Se dúvidas houvesse quanto à importância de Alan na equipa do Sp. Braga, a tabela referente aos melhores de Record confirma o que se tem visto em campo. Alan é, no final da 1.ª jornada da 2.ª volta, o jogador mais pontuado pelos nossos jornalistas nos jogos do campeonatos, liderando com 3 pontos de vantagem sobre o seu companheiro Lima e 4 sobre o aveirense Artur.

"Isto significa que, apesar da idade, continuo a ser um jogador em forma", disse o extremo brasileiro a Record após a última vitória, frente ao Rio Ave. O capitão tem sido aposta continuada de Leonardo Jardim e é reconhecido como um dos jogadores nucleares também deste Sp. Braga que se consolidou na 3.ª posição do campeonato e que ainda está nas competições europeias.

RECORD

JotaCC

Baresi é fonte de inspiração

Encontrar semelhanças entre o estilo de Douglão e o que Franco Baresi demonstrou entre os anos de 1977 e 1997 é um exercício complicado: o brasileiro tem no porte físico e o jogo aéreo as suas principais virtudes; o italiano tinha na leitura de jogo, a tranquilidade e a inteligência as características mais elogiadas. Ainda assim, era na glória do Milan que o brasileiro se inspirava quando ainda aspirava tornar-se central, mas que hoje surge como titular da quarta defesa menos batida do campeonato português, depois de um começo algo complicado. A cambalhota deu-se no encontro com o Olhanense, estreando-se a marcar pelo Braga, proeza que repetiu no fim-de-semana, o que faz de 2011/12 a época mais eficaz do central no capítulo ofensivo (nunca havia feito dois golos numa temporada). "O Douglão está mais tranquilo que no início da época, em que teve muitos problemas para rescindir com o Kavala, e é natural que venha marcando golos. É o momento ideal para ele conquistar o seu espaço na equipa", afirmou a O JOGO Décio Berman, o agente FIFA que representa o defesa.

Utilizado com bastante intermitência no começo da época, Douglão tem aproveitado o infortúnio de alguns companheiros do sector para marcar uma posição, numa altura em que o número de opções de Leonardo Jardim começa a aumentar. Nuno André Coelho já começou a treinar sem limitações e até Samuel, um reforço que continua por oficializar, já vai mostrando serviços nos treinos. No entanto, Décio Berman acredita que só uma infelicidade fará o brasileiro perder o lugar ao lado de Ewerton, com o qual tem vindo a formar um dupla de sucesso nos últimos jogos. "Um jogador que está sem competir durante cinco meses, como aconteceu com o Douglão entre Abril e Setembro, precisa de tempo para ganhar ritmo. Por isso, acredito que o melhor dele ainda está para vir", referiu o empresário.

Douglão não perde um minuto desde a recepção ao Paços de Ferreira, que, curiosamente, marcou o arranque da melhor sequência de resultados do Braga no campeonato. Desde aí os arsenalistas venceram quatro jogos seguidos e em dois deles (Olhanense e Rio Ave) tiveram o importante contributo do central.


Moisés disponível para regressar

Atento às oportunidades que vão surgindo no mercado, o Braga está em situação privilegiada para reforçar o centro da defesa com Moisés, decidido a deixar o Al-Rayyan (Catar) para voltar a Portugal. Goradas as contratações de Kanu (Standard de Liège) e Paulão, emprestado pelo Saint-Étienne ao Bétis; os nomes de Samuel e Nuno André Coelho ganharam um pouco mais de força como alternativas futuras a Douglão e Ewerton, os únicos centrais disponíveis desde a inesperada lesão grave de Paulo Vinícius, mas a actual disponibilidade do jogador brasileiro tem dado que pensar ao presidente António Salvador e ao técnico Leonardo Jardim.

O surpreendente desejo de Moisés em querer regressar ao futebol português explica-se pelo facto de se encontrar a viver sozinho desde que o seu primeiro filho, de apenas cinco meses, revelou sérias dificuldades em adaptar-se ao calor sufocante do Catar. Mãe e filho regressaram a Espírito Santo (Brasil), mas trata-se de uma solução provisória até o central encontrar colocação, dando preferência ao Braga, onde sempre foi feliz. Campeão no Catar pelo Al-Rayyan em 2010/11, sob o comando de Paulo Autuori, o central de 32 anos não perdeu o estatuto de habitual titular com a chegada do técnico uruguaio Diego Aguirre (ex-Peñarol), mas terá liberdade para rescindir amigavelmente o seu contrato (válido apenas até Junho) de modo a juntar-se à família, estando inclusivamente na disposição de prescindir de uma parte substancial do salário que aufere para se enquadrar na realidade financeira do Braga.

Patrão da defesa arsenalista até Janeiro de 2011, Moisés goza de um capital de confiança enorme na Pedreira e significará para Jardim uma solução credível na Liga Europa, para a qual não poderá ser convocado o brasileiro Samuel, utilizado esta época em dois jogos pelo Anderlecht. Regressado aos treinos há poucos dias, depois de uma paragem de quatro meses, Nuno André Coelho não tem essa restrição, mas ainda tem várias etapas para queimar até recuperar a forma ideal.


Rendeu 750 mil euros

Cativado há um ano por um contrato das arábias, Moisés proporcionou ao Braga um importante encaixe de 750 mil euros. A transferência para Al-Rayyan (Catar) fez-se por 1,5 milhões, mas metade do passe do central pertencia ao Cruzeiro, pelo que o negócio acabou por ser bipartido. Pela mesma altura, na reabertura do mercado de Inverno (em Janeiro de 2011), o Braga vendia o avançado Matheus para o Dnipro (Ucrânia), a troco de um milhão de euros.


Gil Vicente volta à carga por Zé Luís

A uma semana do fecho da janela de transferências, o Gil Vicente mostrou novamente interesse em receber Zé Luís por empréstimo. Conhecedores da situação do avançado no seio do plantel do Braga, no qual se encontra tapado por Lima, Carlão e Nuno Gomes, os gilistas decidiram voltar à carga, até porque a inscrição do cabo-verdiano na Liga pelo clube arsenalista, como estava previsto inicialmente, não é assim tão certa. Em Barcelos, Zé Luís teria a possibilidade de jogar com bastante regularidade e ganhar experiência no principal campeonato português, dois factores que deverão pesar na hora da decisão.


Baiano a fazer corrida

O dia de ontem foi de folga, mas não para todos. Baiano e Paulo Vinícus, vítimas de lesões que os obrigaram a ser operados, passaram pela Pedreira para continuarem as respectivas recuperações. O lateral-direito até já realiza alguma corrida, ainda que ligeira, no relvado; o central mantém-se a fazer trabalho de ginásio.

António Salvador aplaudiu campanha de solidariedade

No seguimento do êxito da campanha de troca de alimentos por bilhetes para o jogo com o Rio Ave; António Salvador sublinhou a ideia de que o Braga provou ser "mais do que um clube de futebol". "É uma referência para a região, comprometido com os difíceis tempos que se vivem actualmente a nível social", sublinhou o dirigente, citado pelo sítio oficial do clube na internet, elogiando a generosidade dos adeptos, que juntaram seis toneladas de alimentos que serão distribuídos pelos mais necessitados, em colaboração com a Arquidiocese. "Souberam, como sempre, estar a altura do desafio que lhes foi lançado, transformando esta campanha solidária num sucesso retumbante. Deixo o meu agradecimento".


O JOGO

JotaCC

Sp. Braga empresta Collado ao Guadalajara
Avançado já foi apresentado esta terça-feira no clube espanhol.

José Antonio Collado foi emprestado pelo Sp. Braga ao Guadalajara, que já apresentou esta terça-feira o avançado espanhol de 21 anos. O vínculo do futebolista com os minhotos termina em 2014.

Collado jogou nos juvenis do Villarreal e no Gimnástica Torrelavega, antes de se vincular ao Braga e ser emprestado ao Atlético de Madrid B, do qual transita agora para o conjunto da segunda divisão.

«Posso jogar como avançado centro ou como segundo ponta de lança, depende do que pretender o treinador», garantiu aos jornalistas.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Collado emprestado ao Guadalajara

O SC Braga emprestou José António Collado ao Guadalajara. O avançado espanhol, de 21 anos, que tem contrato com os arsenalistas até 2014, vai representar o clube espanhol até ao final da época.

«Posso jogar como avançado centro ou como segundo ponta de lança, depende do que pretender o treinador», disse Collado durante a apresentação à imprensa, confessando-se desejoso de «estar disponível de imediato», para poder a ajudar a nova equipa a garantir o mais cedo possível a permanência.

O avançado espanhol vai suprimir a baixa do escocês Ryan Harper, que sofreu uma grave lesão no joelho que o vai afastar dos relvados até ao final da temporada.

A BOLA

JotaCC

SC Braga empresta Collado ao Guadalajara

José Collado vai representar o Guadalajara até ao final da temporada, por empréstimo do SC Braga.

O avançado espanhol, que tem contrato com os bracarenses até ao final da época 2013/2014, estava emprestado à equipa B do Atlético de Madrid, mas vai agora defender as cores do Guadalajara, da segunda divisão de Espanha.

O futebolista de 21 anos chegou ao SC Braga no princípio da época passada, proveniente do Gimnástica Torrelavega, mas nunca realizou qualquer partida oficial pelos minhotos.

ZEROZERO

Bruno3429

Collado cedido ao Guadalajara
ACORDO VÁLIDO até final da época


O Guadalajara apresentou a sua primeira aquisição no mercado de inverno, o espanhol José António Collado, de 21 anos, emprestado pelo Sporting de Braga, com o qual tem contrato até 2014, e que o cedeu até final da época.

Nascido em Las Palmas, nas Ilhas Canárias, Collado jogou nos juvenis do Villarreal e no Gimnástica Torrelavega, do Grupo II da Segunda B, onde começou a revelar as suas capacidades de goleador, na temporada 2009/10, antes de se vincular ao Braga e ser emprestado ao Atlético de Madrid B, do qual transita agora para o conjunto da segunda divisão espanhola.

"Posso jogar como avançado centro ou como segundo ponta de lança, depende do que pretender o treinador", declarou Collado na sua apresentação à imprensa, confessando-se desejoso de "estar disponível de imediato", por forma a ajudar a garantir o mais cedo possível a permanência da sua equipa.

O jogador destaca-se pela sua corpulência (1,91 metros), e habilidade com a bola nos pés e a sua aquisição vem suprimir a baixa do escocês Ryan Harper, cuja grave lesão no joelho o impede de dar o concurso à equipa até final da época.

Record