News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 09/01

Started by Bruno3429, 09 de January de 2012, 06:55

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Jardim: «Queremos estabilizar nos lugares da frente»
técnico e a IMPORTÂNCIA DE VENCER EM AVEIRO
 
ANTÓNIO MENDES

Leonardo Jardim sabe que "é importante vencer em Aveiro", mas não pelo resultado do clássico de Alvalade e que deixa os bracarenses a apenas 3 pontos de distância do Sporting, precisamente a uma semana da receção aos leões. "Queremos somar pontos que nos estabilizem nos lugares da frente e nos aproximem daquelas três equipas", registou o treinador do Sp. Braga, convicto de que não protagoniza "uma disputa individual com ninguém". "É uma disputa do coletivo", disse, distanciando-se de uma luta apenas com o Sporting. "A ambição que levamos para Aveiro é somar os três pontos e encurtar distâncias. Era bom, para mais depois dos dois resultados que obtivemos fora de casa", deixou bem claro.

Jardim espera ter um Sp. Braga "dentro daquilo que tem sido habitual" e quer ver a sua equipa "dominante, com atitude e processos bem definidos para conquistar os três pontos." Isto com o "respeito de sempre pelo adversário", até porque o Beira-Mar já fez o suficiente para ser encarado dessa forma: "Estamos a falar de uma equipa que tem a melhor defesa da Liga e alguns jogadores com experiência. Tem feito um campeonato positivo e temos de saber contrariar esses argumentos."

Record

Bruno3429

A hora de Vinícius
BRUNO FILIPE MONTEIRO

Apontado por diversas vezes como um dos principais candidatos a abandonar o plantel, Vinícius terá hoje (mais) uma excelente oportunidade para provar que tem capacidade para se manter entre as opções de Leonardo Jardim. O brasileiro, que recusou um empréstimo ao Beira-Mar nos últimos dias de Agosto por julgar que ainda poderia ser útil ao Braga, beneficiará da ausência de Djamal para reaparecer na equipa titular, da qual fez parte pela última vez em Outubro, no jogo da Taça de Portugal, frente ao 1º Dezembro. De resto, essa foi uma das cinco aparições que teve esta temporada - as outras foram com o Young Boys (Liga Europa), o Gil Vicente, o Olhanense (ambas para o campeonato) e o Nacional (Taça da Liga) -, já que o internacional líbio, que se encontra a preparar a participação na Taça das Nações Africanas, tem sido intocável para o treinador madeirense. Resta saber quem terá como companheiro de sector, pois o nome do substituto de Hugo Viana (está castigado) não é assim tão evidente.

Tudo dependerá da estratégia. Se Leonardo Jardim optar por um Braga mais conservador, então Custódio é a possibilidade mais forte, embora o treinador tenha admitido ontem que o português ainda não está na plenitude das capacidades. "O Custódio não estará, porventura, no seu limite de forma, devido à pouca ou nenhuma utilização em competições oficiais. Por isso, não sei se terá a possibilidade de jogar os 90 minutos", explicou o madeirense, que, se preferir uma equipa mais ofensiva, deverá apostar em Carlão em detrimento do médio. Neste caso, Alan teria de pisar terrenos mais interiores na hora de defender, ao passo que Lima fecharia à direita. Uma táctica que, mesmo que não venha a ser utilizada de início, até poderá ser lançada durante o jogo se os arsenalistas tiveram problemas em furar a defesa menos batida da Liga.


Com o Vizela antes do estágio

Face ao limitado número de jogadores disponíveis para a deslocação a Aveiro, Leonardo Jardim socorreu-se de Palmeira, Nuno Valente e Wanderson para compor a lista de convocados para o embate com o Beira-Mar. No entanto, o trio só seguiu para a concentração com a equipa do Braga depois de ter estado no encontro entre o Famalicão e o Vizela, que terminou com a derrota do clube-satélite dos arsenalistas. Nuno Valente chegou mesmo a ser utilizado, pelo que, hoje, até poderá ficar de fora da ficha de jogo


Artur e Alan são os donos da bola
JORGE MAIA VALENTE

Artur e Alan vão estar em campo ao mesmo tempo com a curiosidade de serem dois dos jogadores que mais faltas sofrem na Liga. Actualmente, o atacante do Vitória de Setúbal, Jorge Gonçalves, que já actuou nesta jornada, lidera o ranking das faltas sofridas (55), mas Artur, do Beira-Mar, vem logo a seguir (49), à frente do bracarense Alan (44). Para sofrer faltas é preciso ter a bola, pelo que este dado permite avaliar desde logo quem mais conduz o jogo de cada equipa - Artur tem assumido uma posição de organização de jogo e Alan é dos que mais carrilam jogo ofensivo.


Leonardo Jardim
"Queremos somar pontos para estabilizar na frente"

BRUNO FILIPE MONTEIRO

O empate (0-0) registado no Sporting-FC Porto oferece ao Braga uma oportunidade soberana para igualar os leões na terceira posição do campeonato. Tudo o que tem de fazer é vencer, hoje, o Beira-Mar. No entanto, Leonardo Jardim sublinhou que o desejo de sair de Aveiro como vencedor não será maior devido ao desfecho do encontro de Alvalade. "É importante vencermos, mas não pelo resultado do clássico. Queremos é somar os pontos que nos permitam estabilizar cada vez mais nos primeiros lugares e que nos aproximem das três equipas que estão, neste momento, à nossa frente", explicou o treinador dos bracarenses. "Não temos uma disputa individual com uma equipa [Sporting], mas sim com as 15 que compõem o campeonato. Neste momento, a nossa ambição é apenas somar pontos. Por isso, seria benéfico vencer em Aveiro, até porque os últimos dois resultados fora de casa coincidiram com vitórias", prosseguiu.

Apesar de não ter cumprido na totalidade o contrato com o Beira-Mar, Leonardo Jardim afiançou que jamais esquecerá a estadia na cidade da Ria. "[Aveiro] Foi uma etapa do meu percurso, no qual suplantámos muitos problemas e conquistámos vitórias importantes: a estabilidade na I Liga e uma subida de divisão. Isso são marcos extremamente importantes na minha carreira, porque não se conquistam títulos todos os dias, e esse é o único que tenho", lembrou o treinador, prometendo, ainda assim, "um Braga dominante" no jogo de hoje, no qual defrontará "uma equipa com qualidade". "Não é por acaso que o Beira-Mar tem a melhor defesa da Liga e que tem feito um campeonato extremamente positivo", elogiou.


"Não perderíamos nada em alargar a Liga"

A possibilidade de o número de equipas da Liga principal poder aumentar está na ordem do dia e Leonardo Jardim não se opõe à ideia. Aliás, o treinador do Braga considera que se deve "pegar nos melhores exemplos, como Espanha, Itália ou Inglaterra, e alargar um pouco mais ao campeonato". "Não seria preocupante se [o campeonato] tivesse mais duas equipas. Talvez não existisse tantas paragens ao longo da época desportiva", explicou o madeirense, considerando ser "importante ter competição". "As equipas de outros campeonatos também participam nas mesmas provas europeias que nós e são competitivas", lembrou.


"Miguel Lopes indisponível a curto prazo"

Até ontem, Miguel Lopes era o único reforço do Braga neste mercado de Inverno que havia sido oficializado, pelo que Leonardo Jardim preferiu não se alongar muito sobre Luís Alberto (ex-Nacional) e Samuel (ex-Anderlecht). O treinador não disfarçou a satisfação pelo facto de uma das lacunas do plantel ter sido resolvida, mas deu a entender que, por não ter ritmo competitivo, o lateral-direito poderá não será opção no imediato. "Ainda não tive a oportunidade de falar ou de trabalhar com o Miguel Lopes, mas acredito que não estará totalmente disponível para jogar a curto prazo. É necessário fazer primeiro um trabalho de integração e, quem sabe, de reabilitação", justificou Jardim, colocando-se à margem de qualquer negócio que a SAD possa ainda vir a fazer durante este mês. "Se o Braga entender que é favorável vender alguns dos seus activos, não posso esquecer que isso é importante para o clube, pois o Braga é tem sido promotor de bons atletas e alguns treinadores. É uma filosofia inerente ao clube", encerrou.


Saint-Étienne tentou Elderson
PEDRO ROCHA

A intenção de não negociar os "jogadores que estão a jogar", como revelou no final do Conselho de Presidentes realizado no dia 14 de Dezembro de 2011, levou António Salvador a recusar uma proposta do Saint-Étienne por Elderson. Os franceses mostraram-se bastante interessados em contratar o defesa quando o presidente arsenalista se deslocou a França para tentar o empréstimo de Paulão, mas levaram um não como resposta. E a explicação para a nega é simples: sem Imorou por tempo indeterminado, o internacional nigeriano é o único lateral-esquerdo de raiz existente no plantel, pelo que uma eventual saída neste momento deixaria a equipa mais enfraquecida, numa altura em que o objectivo é dotá-la de mais soluções para enfrentar a segunda metade da temporada.

A realizar a melhor época desde que chegou a Portugal, no Verão de 2010, Elderson tem despertado a cobiça de alguns clubes e, no passado, chegou a ser apontado como um dos alvos do Brugge na reabertura do mercado. Para isto muito tem contribuído a utilização regular em 2011/12 - já leva 19 jogos - e a aptidão para fazer golos na sequência de lances de bola parada. Marítimo, Maribor (duas vezes) e Olhanense foram as vítimas do nigeriano.

O Jogo

Bruno3429

À conquista dos três pontos no assalto ao terceiro lugar
Paulo Machado

O Sporting de Braga pode alcançar o Sporting na classificação geral, em caso de vitória no jogo desta noite com o Beira-Mar, partida que encerra a jornada 14 da I Liga. O embate está agendado para as 20.15 h, e este é um dos factores que pode pesar para o lado dos bracarenses, apesar de Leonardo Jardim ter manifestado que "independentemente do resultado de Alvalade, o Braga pensa sempre em somar os três pontos em disputa".

Leonardo Jardim, inclusive, marcou presença em Alvalade para assistir ao jogo Sporting-FC Porto, mas deu conta que foi "fazer o trabalho de casa".
O treinador fez questão de salientar que as atenções estão voltadas para o desafio de Aveiro, mas reforça a ambição em subir mais uns degraus na tabela classificativa. "Não temos disputa individual com ninguém. Temos uma disputa colectiva com as 16 equipas e neste momento a nossa ambição passa por somar pontos e aproximar-nos das equipas que estão à nossa frente. Neste momento era benéfico somar pontos principalmente depois dos últimos dois resultados", apontou o treinador do Sporting de Braga.

No regresso a uma cidade onde foi feliz — Aveiro — pelo único título de campeão nacional (II Liga) que alcançou na sua carreira, Leonardo Jardim deixa passar o sentimento de um jogo especial. "Aveiro foi uma etapa do meu percurso, onde tivemos muitos problema s e conseguimos superar essas dificuldades, com vitórias importantes como a manutenção na I Liga e a subida de divisão. São marcos na minha carreira, títulos não se ganham todos os dias e o único título de campeão nacional que tenho na minha carreira foi em Aveiro", salientou Leonardo Jardim, na antevisão ao jogo desta noite e com elogios ao adversário. "Temos de respeitar uma equipa com qualidade e não é por acaso que têm a melhor defesa da Liga, com alguns jogadores experientes nesta divisão e está a fazer um campeonato positivo", apontou o treinador do Sporting de Braga.

Miguel Lopes tem de recuperar forma

Assunto na ordem do dia, ainda, foram os reforços. Leonardo Jardim apenas comentou a contratação de Miguel Lopes, por ser o único reforço oficializado pela estrutura arsenalista.
Mas lembra que o lateral ainda tem de recuperar a melhor forma, por estar sem competição há algum tempo. "Acredito que não estará totalmente disponível para jogar a curto prazo. É necessário fazer um trabalho de preparação e depois colocar dentro daquilo que são as necessidades da equipa".

Sobre o central Samuel e o médio Luís Alberto optou por se mostrar reservado. As lacunas e necessidades do plantel estão detectadas a quem de direito que define essas situações, a fim de apetrechar o clube das suas necessidades", mencionou Leonardo Jardim.

Correio do Minho

Bruno3429

Sporting de Braga
Miguel Lopes é reforço até final da época


O defesa direito Miguel Lopes vai jogar no Sporting de Braga até ao final da época por empréstimo do FC Porto. 'O Sporting de Braga é um clube fantástico, é um enorme prazer representar um clube que está nas competições europeias e que me vai dar a possibilidade de jogar e de evoluir como jogador', afirmou, em declarações ao sítio do clube na internet. O jogador, de 25 anos, está sem jogar desde o início da temporada porque o empréstimo ao Saragoça falhou. Este é o primeiro reforço de inverno dos «arsenalistas».

Sp. Braga joga em Aveiro

'Estabilizar nos primeiros lugares',

O Sporting de Braga quer ir a Aveiro vencer o Beira-Mar, para se aproximar dos lugares da frente e igualar o Sporting, clube que recebe na próxima jornada. Leonardo Jardim recusou uma 'disputa individual', com o Sporting, frisando, contudo, que 'a possibilidade de somar três pontos era bom e benéfico', o que lhe permitia igualar o Sporting na terceira posição, antes da receção aos «leões» na próxima jornada.
'É importante o Braga vencer, não por causa do resultado de ontem (empate 0-0 entre Sporting e FC Porto no sábado), mas porque queremos somar pontos que nos estabilizem cada vez mais nos lugares da frente e nos aproximem das equipas que estão à nossa frente', disse o técnico, em conferência de imprensa.
O jogo tem lugar no Estádio Municipal de Aveiro, às 20h15, e será arbitrado por Rui Costa.

O Primeiro de Janeiro

Bruno3429

Beira Mar-Sp. Braga (antevisão): outra vez por aqui?
O regresso de Leonardo Jardim à «casa» que lhe abriu as portas da Liga principal

Francisco Frederico

O Momento

Beira Mar:


Três vitórias nos últimos quatro jogos - a derrota, pelo meio, foi frente ao F.C. Porto - recolocaram a equipa na rota da tranquilidade depois de os alarmes terem soado em Aveiro. Sem competirem desde o último encontro para o campeonato (0-3, em Paços de Ferreira), os auri-negros começam o novo ano com um teste de fogo à sua organização e coesão, que lhes vale o título de defesa menos batida da Liga.

Sp. Braga:

As desconfianças quanto às capacidades da equipa fora de casa terão ficado atenuadas com os últimos dois triunfos fora de portas, para a Liga, em Olhão, e para a Taça da Liga, na Choupana, mas os minhotos vão jogar num dos recintos mais complicados esta época para os grandes. Em Aveiro, o Sporting empatou, enquanto Benfica e F.C. Porto venceram com dificuldade. A juntar a isso as ausências de peças-nucleares como Djamal, impedido assim de defrontar a ex-equipa, e Hugo Viana, e percebe-se a dimensão do desafio de Jardim...

Ausências:

Beira Mar: Balboa, no CAN; André Marques, lesionado.

Sp. Braga: Djamal, no CAN; Baiano, Nuno André Coelho, Paulo Vinícius, Imourou e Ukra, lesionados.Hugo Viana, castigado.

Discurso directo:

Rui Bento: «Tento vincar isso aos meus jogadores: respeitamos toda a gente, o Braga tem bons executantes, bons profissionais, estão bem orientados, mas nós também queremos crescer e fazer-nos notar. Só há um caminho, eles têm argumentos, as qualidades, as suas virtudes¿ mas também os seus defeitos e o jogo vai ser dentro disto.»

Leonardo Jardim: «É importante o Braga vencer, não por causa do resultado de ontem [empate 0-0 entre Sporting e FC Porto no sábado], mas porque queremos somar pontos que nos estabilizem cada vez mais nos lugares da frente e nos aproximem das equipas que estão à nossa frente.»

Histórico de confrontos:

O Beira Mar não vence o Sp. Braga em casa desde Abril de 2002, depois de uma goleada, por 4-2. Desde então, o melhor que conseguiu foi um empate (2-2), no ano seguinte, antes de quatro derrotas consecutivas. São estes resultados recentes que têm equilibrado a balança para o lado dos arsenalistas. Ainda assim, o saldo final é favorável aos aveirenses, que contam 11 triunfos, cinco empates e seis derrotas.

Equipas prováveis:

BEIRA MAR: Rui Rego; Pedro Moreira, Yohan Tavares, Hugo e Joãozinho; Nuno Coelho; Zhang, Artur e Nildo; Douglas e Cristiano.

Outros convocados: a lista será divulgada esta segunda-feira.

SP. BRAGA: Quim; Leandro Salino, Douglão, Ewerton e Elderson; Vinícius e Custódio; Alan, Mossoró e Hélder Barbosa; Lima.

Outros convocados: Berni, Palmeira, Wanderson, Nuno Valente, Rivera, Paulo César, Nuno Gomes e Carlão.

Maisfutebol

Bruno3429

Jardim quer colar Sp. Braga aos três primeiros

O Sporting de Braga joga hoje, às 20h15, em Aveiro frente ao Beira-Mar, em jogo que fecha a 14.ª jornada da Liga. Os bracarenses podem igualar o Sporting no terceiro posto, caso vençam os aveirenses e o técnico Leonardo Jardim afirmou ontem, em conferência de imprensa, que o objetivo é fazer a colagem aos três primeiros da prova.

Diario do Minho

JotaCC

Sporting de Braga joga em Aveiro com o pensamento no terceiro lugar

A jornada 14 da I Liga encerra esta noite com o duelo entre Sporting de Braga e Beira-Mar. Em caso de vitória a equipa orientada por Leonardo Jardim pode igualar o Sporting na tabela classificativa, precisamente na jornada que antecede o embate com os `leões`...

Leonardo Jardim assume a ambição de reforçar uma posição entre os três primeiros da classificação.

Leonardo Jardim regressa a uma casa conhecida e promete para o jogo de hoje um Braga dominador e com atitude.

Para o jogo com o Beira-Mar, Leonardo Jardim não pode contar com Djamal e Hugo Viana, este último a cumprir castigo.
Na lista dos convocados registam-se as chamadas de três jogadores do clube satélite, os casos de Palmeira, Nuno Valente e Wanderson.

ANTENA MINHO

JotaCC

Atletismo

Movimento bate Braga

A Escola do Movimento (Porto) sagrou-se, ontem, em Braga e pela primeira vez, campeã do Norte de pista coberta, ao somar 128,5 pontos, deixando o Braga em segundo (119) e o Ribeirão (80) em terceiro. Entretanto, em Pombal, Cláudia Rodrigues (pentatlo) e Samuel Remédios (heptatlo) ganharam a Taça FPA de combinadas, dominada colectivamente por Gira Sol (femininos) e Alcanena (masculinos). Na estrada, Solange Jesus (Sporting) e Evans Kiplagat ganharam o GP de Cesar (Oliveira de Azeméis), enquanto Ana Dias foi sexta no Crosse de Amorebieta.


O JOGO

JotaCC

Braga ataca 3º lugar

O Braga pode hoje ascender ao 3º lugar

O Sporting de Braga visita hoje o reduto do Beira-Mar em encontro de encerramento da 14ª jornada do campeonato nacional de futebol. Depois do empate a zero no clássico de sábado, os minhotos têm esta noite oportunidade de alcançar o Sporting no 3º lugar, com 28 pontos.

O Sporting de Braga pode esta noite aproveitar o empate a zero no encontro de sábado, entre Sporting e Porto, para igualar os "leões" no último lugar do pódio. Também o Benfica aproveitou o deslize dos rivais, e venceu no domingo a União de Leiria por 4-0, isolando-se na liderança do campeonato, com dois pontos de vantagem sobre os azuis e brancos e oito sobre a equipa de Alvalade.

A formação orientada por Leonardo Jardim não vai poder contar com Djamal, ausente devido à Taça das Nações Africanas, nem Hugo Viana, devido a suspensão. Ainda assim, na teoria, o Braga deverá ter uma tarefa facilitada, já que a equipa de Aveiro só venceu um dos seis jogos disputados em casa.

O encontro entre o Beira-Mar, sétimo classificado, e o Sporting de Braga, quarto posicionado, será arbitrado pelo portuense Rui Costa e tem início marcado para as 20h45(20h15).

RTP

JotaCC

Sp. Braga joga em Aveiro com terceiro lugar na mira

O Sporting de Braga procura hoje uma vitória no estádio do Beira-Mar que lhe permita apanhar o Sporting no terceiro lugar, no jogo que encerra a 14.ª jornada da prova.

O Sporting de Braga debate-se com as ausências do líbio Djamal, que vai participar na Taça das Nações Africanas (CAN), e do influente médio Hugo Viana, suspenso, mas parece encontrar no Beira-Mar o adversário ideal, uma vez que os aveirenses apenas ganharam um dos seis jogos disputados em casa.

O encontro entre o Beira-Mar, sétimo classificado, e o Sporting de Braga, quarto posicionado, será arbitrado pelo portuense Rui Costa e tem início marcado para as 20:45 horas.(20h15)

O JOGO

JotaCC

Samuel em exames médicos para assinar contrato

Tudo acertado entre o SC Braga e o central Samuel. O brasileiro vai assinar contrato por ano e meio, com mais três temporadas de opção para o clube minhoto. O jogador está neste momento a finalizar os testes médicos e se nada de anormal acontecer será oficializado terça-feira pelos Guerreiros, integrando nesse mesmo dia os treinos do plantel liderado por Leonardo Jardim.

Proveniente do Anderlecht, clube com o qual rescindiu amigavelmente na última sexta-feira, Samuel foi formado no Ituano, tendo representado no Brasil a Portuguesa, o Comercial, o Paraná Clube, o Joinville e o São Paulo. No início de 2011 saltou para a Europa para assinar contrato de meio ano com o Werder Bremen.

Samuel junta-se assim no lote de reforços de Inverno a Miguel Lopes, que hoje já se treinou no Axa, e a Luís Alberto, médio que está a acertar com o Nacional a rescisão do contrato e que também deverá ser anunciado como aquisição do SC Braga amanhã.

A BOLA

JotaCC

SC Braga assegura Samuel (ex-Anderlecht)

O defesa central brasileiro Samuel, que rescindiu amigavelmente com o RSC Anderlecht na passada sexta-feira, é reforço do SC Braga para a próxima temporada e meia, com mais três de opção.

O jogador está esta segunda-feira em Braga a realizar exames médicos e se tudo correr como planeado já irá integrar os treinos da equipa bracarense no dia de amanhã.

No currículo, Samuel conta com passagens pelo São Paulo, Werder Bremen e o Anderlecht.

ZEROZERO

JotaCC

Sp. Braga vence Beira-Mar (2-1) e alcança Sporting

Minhotos sofreram mas triunfaram com justiça no Municipal de Aveiro. E na próxima jornada recebem os leões de Alvalade, com quem partilham o terceiro lugar.

Um golo de Lima e outro de Carlão valeu ao Sp. Braga três preciosos pontos em Aveiro. Assim, igualaram o Sporting no terceiro lugar da classificação, posição que dá acesso à Liga dos Campeões.

Refira-se que Leonardo Jardim já tem mais oito pontos que Domingos Paciência há um ano em Braga à jornada 14. Os minhotos desde 2002 que não perdem fora de portas em Aveiro.

DN

JotaCC

#13
SC Braga vence em Aveiro e iguala Sporting

Na partida de encerramento da 14ª jornada da Liga Zon Sagres, o SC Braga foi a Aveiro vencer o Beira-Mar por 1x2 e igualou o Sporting no terceiro lugar da classificação.

Com a possibilidade de alcançar os leões na tabela classificativa, os bracarenses não deixaram escapar essa oportunidade no regresso de Leonardo Jardim ao estádio da equipa que treinou durante parte da temporada passada.

Lima, aos 16 minutos, inaugurou o marcador e colocou o SC Braga na frente do marcador. No entanto, o empate do Beira-Mar surgiu ainda antes do intervalo, com Artur, com um golo de belo efeito, a bater Quim.

Na segunda parte, porém, os minhotos conseguiram voltar a marcar e a segurar a vantagem, pertencendo a Carlão o tento que garantiu os três pontos ao SC Braga e a subida ao terceiro lugar.

Com este triunfo, a equipa de Leonardo Jardim tem a possibilidade de terminar a primeira volta do campeonato isolada na terceira posição, pois recebe o Sporting na próxima ronda. Já o Beira-Mar continua no oitavo lugar com 16 pontos e na próxima jornada desloca-se a Olhão.

ZEROZERO

JotaCC

SC Braga iguala Sporting

O SC Braga venceu, esta segunda-feira, na deslocação ao terreno do Beira-Mar, por 2-1, e igualou o Sporting no terceiro lugar, isto quando chega ao fim a 14.ª jornada da Liga portuguesa.

Os «guerreiros» inauguraram o marcador, aos 14 minutos por Lima. O avançado brasileiro estava na área, aproveitou o ressalto, após a bola ter embatido no poste, e rematou com êxito.

A resposta dos aveirenses chegou aos 40 minutos, Artur rematou, de fora da área, a bola sofreu um ligeiro desvio num defesa e inviabilizou a defesa de Quim.

Na segunda parte, o treinador do SC Braga operou alterações na equipa tendo tido resultado. Aos 73 minutos, Alan cruzou da direita e Carlão, que tinha entrado para o lugar de Mossoró, colocou novamente a sua equipa em vantagem no mercado.

Após este resultado o SC Braga igualou o Sporting no terceiro lugar, com 28 pontos. As duas equipas vão medir forças na próxima jornada.


«Cumprimos o nosso objetivo e continuamos nos lugares da frente» - Leonardo Jardim

Uma vitória difícil que coloca os bracarenses com 28 pontos, os mesmos que o terceiro colocado Sporting. No final das incidências em Aveiro, Leonardo Jardim elogiou o Beira-Mar e falou em objetivo cumprido.

«Só achava que este jogo era fácil quem não conhece o Beira-Mar e quem não tem visto a equipa aveirense neste campeonato. Sabíamos do grau de dificuldade, que tínhamos que abordar este jogo com alguns cuidados em termos da gestão do plantel porque estreámos dois atletas [n.d.r. referindo-se a Custódio e Rivera] que ainda não tinham jogado esta época».

«Mas fomos capazes, com a gestão do plantel, de conseguir equilibrar o jogo na segunda parte. Cumprimos o nosso objetivo que era somar três pontos e continuar nos lugares da frente», disse o treinador madeirense à Sport Tv.

A BOLA

JotaCC

Beira Mar-Sp. Braga, 1-2 (destaques)
O golaço de Artur: até Quim ficou a rir-se. Mas Lima e Carlão fizeram por merecer os golos.

A figura: Artur

Marcou um golo digno de figurar entre os melhores do ano. O pequeno génio de Cacia, arredores de Aveiro, é mesmo assim: gosta mais de assistir, não é goleador mas quando resolve puxar o lustro à lâmpada faz magia. Da bancada, Majid Pishyar, deve ter esboçado um sorriso de orelha a orelha e, se duvidas tivesse, terá definitivamente pensado em puxar do livro de cheques para o convencer renovar contrato. O golão não deu para segurar a igualdade até ao fim mas o talentoso médio também não pode fazer tudo...

O momento: empate com nota artística

Estava difícil para o Beira Mar vencer a estóica defesa dos bracarenses, que se apanharam cedo a ganhar e cerraram fileira na ânsia de o manter. Vai daí, Artur, sem aviso prévio, resolve fazer um remate de fora da área, sem preparação e mesmo com adversário à frente: a bola sai mesmo ao ângulo e até Quim, experientíssimo guarda-redes, ficou a rir-se com a sua impotência para se opor a um golo do outro mundo. Só não levantou o estádio porque o público era mesmo muito pouco.

O duelo: Douglas vs Douglão


Podiam ser colega de equipa mas o Sp. Braga decidiu emprestar o avançado ao Beira Mar e, desta forma, foi possível ter um curioso despique entre um central e um ponta-de-lança com nomes a condizer. O emprestado, naturalmente a precisar de mostrar serviço, fez de tudo para chegar ao golo mas do outro lado, o imponente defesa mostrou credencias. E a verdade é que o avançado ficou em branco.

Outros destaques:


Lima


Adiantou os bracarenses no marcador mas podia ter feito mais golos. Sempre muito activo na frente, assumiu-se como a maior ameaça para as redes de Rui Rego. Com acrobacias à mistura ou com sentido prático, o brasileiro foi sempre um desassossego para a defesa da casa.

Carlão

Entrada de sonho do brasileiro que, aos poucos, procura encontrar o seu espaço na equipa de Leonardo Jardim. A lesão não lhe permitiu começar mais cedo a fazer por justificar a contratação mas agora já deixou perceber que está de novo pronto para aterrorizar os guarda-redes.


Beira Mar-Sp. Braga, 1- 2 (crónica)
Artur ainda adiou a vitória minhota, com um golo fabuloso, mas Carlão saltou do banco para confirmar a vitória

O Sp. Braga alcançou o Sporting no terceiro lugar da classificação graças a uma vitória tangencial em Aveiro, no encerramento da 14ª jornada da Liga. Depois do Benfica, foram os minhotos quem mais beneficiaram do nulo no clássico de Alvalade, numa ascensão que conta com três triunfos consecutivos... fora de portas.

As desconfianças, justamente, quanto às capacidades dos bracarenses nos confrontos extra-muros terão ficado atenuadas de vez, depois dos resultados convincentes em Olhão, na Choupana (para a Taça da Liga), e agora diante do incómodo Beira Mar, conhecido por causar dificuldades aos grandes em casa.

Mesmo privados de peça importantes, como Djamal ou Hugo Viana, os arsenalistas deram uma resposta à altura, pegaram no jogo, com pressa de chegar à vantagem, e procuraram guardá-la dando a provar aos aveirenses do próprio veneno. Mas Artur, num lance de inspiração, devolveu tudo ao princípio. Foi preciso ir ao banco, de onde saiu Carlão para recolocar os forasteiros na frente e carimbar a subida ao pódio.


O regresso de Leonardo Jardim a Aveiro não podia ter corrido melhor ao técnico madeirense, que passou duas excelentes épocas com as cores auri-negras e fez por manter os números de uma tradição: o Beira Mar não vence o Sp. Braga em casa desde Abril de 2002 e, nos últimos cinco jogos, o desta segunda-feira incluído, só somou derrotas.

Abrir com Lima e magia no pé de Artur

O Sp. Braga soube tirar rapidamente frutos de uma entrada a todo o gás. Com Rivera, em estreia absoluta, no lugar do influente Hugo Viana, e Custódio, também a jogar pela primeira vez, a fazer de Djamal, os minhotos abriram o marcador numa das várias iniciativas de Lima. O golo desarmou os aveirenses, que se viam prematuramente na necessidade de mudar a estratégia pensada para o jogo.

Comandados por Artur, os locais lançaram-se na bisca do empate mas Douglas, determinado a mostrar serviço à ex-equipa, meteu tanta vontade nos lances que pouca coisa lhe saiu verdadeiramente bem. Os arsenalistas mostravam concentração e pé ligeiro na hora de meter a quinta a funda e sair em contra-ataque.

O plano só não foi bem sucedido até ao intervalo porque o médio aveirense marcou um daqueles golos de antologia: de fora da área, um remate, sem preparação, ao ângulo superior esquerdo da baliza de Quim! Um momento de magia, para ver e rever em câmara-lenta porque golos como este não se vêem todos os dias.

As pilhas parecem ter-se gasto na primeira parte e o ritmo frenético nunca mais voltou. Mais calculistas, os jogadores de ambos os lados já não embalavam em correrias. Tiveram mais cabeça os arsenalistas, que fintaram o desgaste e, beneficiando de um «Joker», passaram de novo para a frente. Com 15 minutos para jogar, foi preciso sofrer um pouco para segurar o segundo «match-point» da noite. E assim foi.


Custódio voltou com triunfo e já pensa no Sporting

Custódio, jogador do Sp. Braga, comentou desta forma a vitória da formação arsenalista no reduto do Beira Mar. O médio regressou à competição. Declarações na flash interview da SportTV:

«Senti-me muito bem. A equipa ajuda, temos um excelente grupo de jogadores. Trabalho todos os dias e temos uma linha média de grande qualidade. Todos lutaremos por essas posições e pelo bem do Sp. Braga. O Braga está sempre motivado e fará seguramente frente ao Sporting um grande jogo para garantir os três pontos»


Jardim elogia estreantes, Bento lamenta desatenções
Sp. Braga ganhou em Aveiro (1-2) e colou-se ao Sporting na classificação.

Leonardo Jardim e Rui Bento, treinadores de Sp. Braga e Beira Mar, respectivamente, em declarações à Sport TV, analisam o jogo entre as duas equipas, que terminou com vitória «arsenalista» (1-2):

Leonardo Jardim:

«Só achava que este jogo era fácil quem não conhece o Beira Mar, e quem não tem visto a equipa aveirense. Sabíamos o grau de dificuldade. Estreámos dois jogadores [ndr. Rivera e Custódio] que ainda não tinham jogado, e eram duas substituições que tínhamos de prever. Demos uma resposta positiva. Cumprimos o nosso objectivo e continuamos nos lugares da frente.»

[sobre o jogo com o Sporting, da próxima ronda] «Não jogamos este campeonato frente a nenhum adversário em especial. Damos importância à nossa prestação, e queremos andar na frente. Mantivemos a nossa posição, e aproximámo-nos do terceiro classificado. Vamos tentar dar continuidade ao que temos feito.»

[sobre os reforços] «O Braga tem um bom plantel. Apresentámos aqui algumas alternativas que ninguém pensava que podiam jogar, e deram uma resposta positiva. Aumentam as opções para o treinador. O Braga, através do seu departamento de scouting, está a apetrechar a equipa, dadas as lesões e a ausência do Djamal. Só o Miguel Lopes está confirmado. Os outros dois [Luís Alberto e Samuel] vamos ver. Importantes são aqueles que já cá estão, e que deram uma boa resposta»

Rui Bento:

«Fizemos um bom jogo, uma boa primeira parte. O Beira Mar não esperou pelo Braga, assumiu o jogo, que teve uma boa intensidade. Houve duas desatenções que resultaram em golo. Não há muito mais a dizer. Não houve ascendente de nenhuma equipa. Os jogadores discutiram o jogo, e jogam de igual para igual com equipas mais fortes. Pena é que não se traduza isso em pontos.»

[sobre o melhor registo fora de casa] «Não nos podemos esquecer que já jogámos com Benfica, Porto, Sporting e Braga em casa. Equipas extremamente difíceis de bater. O que temos de fazer é continuar com o nosso trabalho, com humildade.»


MAIS FUTEBOL

JotaCC

Leonardo Jardim: «Sporting? Jogamos contra todos...»
Treinador do Sp. Braga fala em prémio pelo risco assumido na ponta final

Leonardo Jardim, treinador do Sp. Braga, no final da vitória em Aveiro, sobre o Beira Mar, esta segunda-feira, no fecho da 14ª jornada da Liga:

«Tivemos um bom início, controlámos o jogo e acabámos por fazer o 1-0 mas numa situação em que acabámos por dar algum espaço a um jogador como o Artur, o Beira Mar conseguiu empatar com grande golo. A partir daí houve equilíbrio e tivemos a preocupação de gerir bem a equipa porque tínhamos jogadores que têm jogado pouco. Equilibrámos e sabíamos, no final, que podiamos dar um pouco mais de ofensividade e foi o que aconteceu quando meti os dois jogadores. Num cruzamento, conseguimos fazer o 2-1. O Braga arriscou mais e foi premiado por isso. A equipa vem a crescer, teve sempre uma pontuação equilibrada. Apesar de agora ter obtido três vitórias consecutivas não fugiu muito do quarto lugar e agora chegou ao terceiro. Sporting? O jogo não era importante por a seguir jogarmos com eles, mas porque era preciso não perder o quarto lugar e aproximarmo-nos do terceiro. Não jogamos contra um adversário mas sim contra todos.»

MAIS FUTEBOL

Bruno3429

Sp. Braga vence em Aveiro, apesar de um golo espectacular de Artur

Lima marcou o primeiro golo dos bracarenses em Aveiro

Um golo espectacular de Artur não foi suficiente para evitar a vitória do Sporting de Braga em Aveiro por 2-1.

Os minhotos atingiram os 28 pontos, passando a partilhar o terceiro lugar na tabela classificativa com o Sporting, precisamente a equipa que recebem na próxima jornada do campeonato.

Lima e Carlão marcaram para o Sp. Braga e mantiveram uma tradição que vem desde 2002, ano da última vitória, em Aveiro, do Beira-Mar sobre os bracarenses.

Os aveirenses entraram em campo sem qualquer sentimento de menoridade frente a um adversário em que se destacava a ausência do castigado Hugo Viana e a presença de dois estreantes nesta temporada: o médio Custódio (esteve lesionado) e o jovem mexicano Édson Rivera.

O Beira-Mar estendeu o jogo pelo campo todo, mas não resistiu à melhor qualidade de Hélder Barbosa e companhia. E, aos 15', o Braga chegou ao golo, depois de uma jogada em que Hélder Barbosa rematou ao poste, surgindo depois Lima a emendar para o fundo da baliza.

A ganhar, os bracarenses passaram a jogar quase em exclusivo em contra-ataque e só aos 34' voltaram a chegar com muito perigo à baliza adversária, num remate de Mossoró que Rui Rego segurou.

Os homens de Aveiro tomaram conta do jogo. Em grande parte pela acção do médio Artur, um dos melhores jogadores em campo. Chegaram muitas vezes à baliza adversária, mas Cristiano e Douglas nunca deram o melhor seguimento às jogadas. Sobrou a qualidade de Artur que não só carregou a equipa para o ataque como conseguiu um golo notável, aos 41', que empatou a partida: o médio, de 27 anos, recebeu a bola à entrada da área e com um remate em arco não deu hipóteses a Quim. O guarda-redes limitou-se a ver a bola entrar ao ângulo superior esquerdo da baliza. "Fui feliz no remate, mas preferia não ter feito um golo daqueles e que a equipa tivesse ganho", disse o jogador no final.

Com o empate, o Beira-Mar quebrou e o Sp. Braga assumiu o jogo e, aos 56', Rivera teve oportunidade de colocar a equipa novamente a ganhar. Só que o jovem mexicano, na cara de Rui Rego, rematou ao lado.

O golo da vitória "arsenalista" surgiu, aos 72', depois de Cristiano perder uma bola para Salino que a deu para Alan cruzar e Carlão desviar para dentro da baliza.

Os minhotos vão agora disputar uma partida escaldante, com a recepção ao Sporting. "O que queremos é andar nos lugares da frente e não vencer um adversário em particular", disse no final o treinador Leonardo Jardim.

Publico

Bruno3429

Braga vence Beira-Mar e apanha Sporting
Norberto A. Lopes

O Braga teve de sofrer para vencer o Beira-Mar e colar-se ao Sporting no terceiro lugar do campeonato. Carlão, no segundo tempo, fez o 1-2 final, em jogo de encerramento da 14.ª jornada. Na próxima ronda, os minhotos recebem... os leões. E o desafio promete.

Com a vitória desta segunda-feira, o Braga colou-se ao Sporting

Depois de ter entrado a vencer graças a um golo de Lima, aos 14 minutos, o Braga não soube gerir a vantagem e chegou ao intervalo empatado diante de um adversário que soube arreliar e vender bem cara a derrota. Um remate sensacional de Artur (40 m)colocou a bola no ângulo da baliza de Quim e relançou o jogo para o segundo tempo.

Num jogo em que o treinador Leonardo Jardim ofereceu pela primeira vez a titularidade ao jovem médio Rivera, face à falta de soluções para o meio-campo, os minhotos tiveram de se aplicar no segundo tempo para roubar os pontos ao Beira-Mar. O técnico deu sinais claros de que estava a lutar pelo triunfo e alargou a frente de ataque com a entrada de Carlão. E seria, precisamente, o ponta-de-lança brasileiro a marcar o golo da vitória, aos 73 minutos.

Tudo nasceu de uma perda de bola de Cristiano para Leandro Salino assistir o compatriota à boca da baliza. Abalado, o Beira-Mar foi incapaz de esboçar uma reacção e nem sequer teve capacidade para passar a controlar o jogo. Na recta final, Rui Bento resolveu substituir Cristiano por Élio e o brasileiro ficou tão descontente com a opção que saiu do relvado a passo e nem sequer cumprimentou o treinador.

Na próxima jornada, o Braga recebe o Sporting e o desafio ganha especial interesse face à igualdade pontual dos dois adversários no terceiro lugar. O jogo do Minho será uma espécie de clássico em ponto pequeno.

JN

Bruno3429

Sporting de Braga vence em Aveiro

O Sp. Braga igualou o Sporting no terciro lugar depois de uma vitória tangencial em Aveiro, frente ao Beira-Mar, por 2-1. Lima marcou o primeiro golo dos bracarenses os aos 16', na sequência de uma recarga oportuna. Artur, aos 42', empatou para a equipa aveirense através de um remate fabuloso, candidato a melhor golo do desta liga. Ao minuto 73', Carlão acabado de entrar recolocou o Sp. Braga na frentedo marcador.

Antena Minho