News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 26/12

Started by JotaCC, 26 de December de 2011, 07:07

Previous topic - Next topic

JotaCC

Consoada bem mais doce

Este ano, a consoada foi bem mais doce e a época natalícia festejada com mais ambição. O Sp. Braga fecha o ano de 2011 no quarto lugar do campeonato nacional, soma 25 pontos, e mantém aspirações em três frentes: Liga, Liga Europa e Taça da Liga. Há no ano, os números eram bem mais cinzentos, com um sabor amargo para a equipa, na altura liderada por Domingos Paciência.

Agora com Leonardo Jardim no comando técnico, e numa espécie de balanço de final de ano, os dados são bem mais risonhos e elevam a confiança da equipa, calando algumas vozes críticas que já manifestaram desagrado pelo trabalho do técnico e desempenho dos jogadores.

O inicio da época 2010/2011 marcou um dos piores arranques da era de António Salvador: no final de Dezembro, a equipa ocupava um modesto sétimo lugar na tabela e 20 pontos (menos 13 do que em 2009, quando o Sp. Braga festejou, pela primeira vez, o título de campeão de Inverno). Este ano, os números são muito mais animadores: o Sp . Braga ocupa o quarto lugar da classificação, soma 25 pontos, e tem menos um jogo, podendo ficar a oito pontos de diferença quando comparado com as 14 jornadas da temporada passada.

Caso vença o Beira-Mar, no próximo dia 9 de Janeiro, em jogo da 14.ª ronda da Liga, os arsenalistas passam a somar 28 pontos, mais oito do que em igual número de jornadas há um ano.
Em 13 jornadas, os minhotos já venceram sete vezes, contam quatro empates e duas derrotas; no ano passado, em 14 encontros a contagem tinha seis derrotas.

Na génese de um desempenho superior está a coesão defensiva demonstrada pela equipa, sobretudo nas primeiras rondas. São 12 golos sofridos e o terceiro melhor registo defensivo de todo o campeonato. Melhor só mesmo Beira-Mar (8), FC Porto (8) e Benfica (11). Em 2010, era a quinta pior defesa do campeonato, com 19 golos sofridos. No último Natal, os arsenalistas também nunca tinham festejado fora de portas. Este ano, somam dois triunfos.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Salvador não vende Ewerton

Ewerton chega ao final de 2011 com estatuto reforçado. Dono incontestável de um lugar na defesa, o brasileiro é, por esta altura, um dos elementos mais valiosos do SC Braga e tem magnetizado a atenção de vários clubes. FC Porto e Dnipro já terão demonstrado interesse nos seus serviços, mas António Salvador encontra-se na disposição de segurá-lo até final da presente época. Cedido aos minhotos até Junho de 2013, o central viu o líder arsenalista colar-lhe o rótulo de inegociável.

Quinto jogador mais utilizado por Leonardo Jardim - só Alan (1963 minutos), Djamal (1959), Hugo Viana (1880) e Lima (1859) possuem tempo de utilização superior -, Ewerton foi titular nos 20 jogos para que foi chamado, registo de qualidade inegável a demonstrar rápida e surpreendente adaptação ao futebol europeu, ele que era um perfeito desconhecido até no Brasil (representou Corinthians Alagoano e ASA, dois clubes de Minas Gerais que militam nos escalões secundários).


A BOLA

JotaCC

Novo toque no céu a construir a história
guerreiros DO MINHO PROMETEM mais CONQUISTAS

Depois de ter conquistado a última edição da Taça Intertoto, sob o comando de Jorge Jesus, o Sp. Braga surpreendeu ao conseguir o 2.º lugar na época seguinte, já treinado por Domingos Paciência. Quando se pensava que o limite tinha sido atingido, o Sp. Braga chegou à primeira final europeia da sua história, defrontando, em Dublin, um FC Porto que foi mais forte e contou com Radamel Falcão.

Numa época em que a equipa deixou mais cedo de lutar pelo título mas garantiu com tranquilidade uma posição europeia, tendo disputado com o Sporting o 3.º lugar quase até ao fim do campeonato.


RECORD

JotaCC

Alan
"Recusei encontro com Javi García"

Regressar ao Brasil deixou de ser um projecto para Alan. O casamento com uma portuguesa e o nascimento dos dois filhos em Portugal alteraram-lhe radicalmente os planos, de tal forma que o extremo já se considera mais português do que brasileiro e até admite, se fosse convidado, representar a Selecção Nacional. Encantado em Braga ou até em Viseu, onde costuma saborear a quadra natalícia, sente-se num país civilizado e seguro e apenas lamenta os alegados insultos racistas de Javi García de que diz ter sido alvo no decurso do Braga-Benfica. Há uma década em Portugal, não se recorda de algo tão negativo e realmente capaz de lhe roubar a boa disposição. Terminada a polémica e pousada a poeira, o ex-companheiro Artur ainda tentou promover um encontro entre Javi García e o jogador do Braga, mas Alan recusou por entender que os maus actos devem ser desvalorizados e esquecidos rapidamente.

Os insultos racistas que denunciou constituem o episódio mais negativo da sua passagem por Portugal?

Estou cá há 10 anos e foi sem dúvida o episódio mais negativo. Já passou, é para esquecer. Não merece ser guardado.
O Artur sempre conseguiu promover um encontro entre o Javi García (Benfica) e o Alan?

Não aconteceu. É verdade que chegou a falar comigo sobre isso. Telefonou-me de propósito, mas recusei. Disse-lhe que estava tudo acabado e que não fazia qualquer sentido.
Sendo casado com uma portuguesa, natural de Viseu, pensa naturalizar-se português e representar a Selecção Nacional?

Não teria problema nenhum. Por acaso tenho passaporte português há uns cinco ou seis anos, mas nunca fui abordado nesse sentido. Ficaria muito feliz, pelos meus filhos, ambos são portugueses, e pela família e amigos que tenho em Portugal. Quando terminar a carreira, fico em Portugal, já não regresso ao Brasil. Já sou mais português do que brasileiro.

"Os outros podem escorregar"

A teoria de que o actual plantel do Braga dispõe de piores recursos do começa a perder validade. À luz dos números, a equipa soma agora mais oito pontos do que na época passada e quase se aproxima do desempenho de 2009/10, quando acabou o campeonato a discutir o título com o Benfica. As turbulências parecem ter batido asas e a segunda vitória fora de casa, em Olhão, devolveu a confiança ao grupo. Elemento inspirador numa equipa habituada a surpreender, Alan até já admite um Braga a bater-se por mais do que um lugar de acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Com a vitória em Olhão e consequente aproximação ao Sporting, com a distância encurtada para dois pontos, será possível ao Braga repetir a participação na Liga dos Campeões?

O nosso objectivo é esse, buscar sempre mais. Estamos em quarto, vamos em busca do terceiro lugar e por aí em diante. Foi muito positiva a última vitória. Virámos o jogo e a união da equipa foi mais uma vez demonstrada.
Quem está mais forte: Benfica, FC Porto ou Sporting?

Os mais fortes são o Benfica e o FC Porto. O Sporting ainda tem algumas oscilações, enquanto o Benfica e o FC Porto, apesar de não fazerem grandes jogos, lá vão ganhando.
O Artur (Benfica) disse recentemente que em Braga acontecem coisas do outro mundo... Esse é o grande trunfo do Braga: nunca perder em casa?

Sem dúvida. Em nossa casa, somos nós a mandar. Agora só temos de passar isso também para fora de casa.
A vitória mirabolante em Olhão também foi de outro mundo?

Não foi uma vitória do outro mundo, foi antes uma segunda parte do outro mundo, porque a primeira foi muito má. Reflectiu a força da equipa. Ao intervalo conversámos, reflectimos sobre o que aconteceu de mau na primeira parte e tratámos de corrigir na segunda. O treinador não disse nada de especial: identificou os erros cometidos e motivou os jogadores. Foi assim que demos a volta por cima.
Qual foi o grande acontecimento de 2011?

A reviravolta em Olhão. No fim da época, esse resultado vai fazer a diferença. São três pontos muito importantes e tiveram grande impacto no grupo pela forma como foram conseguidos. Muita gente não acreditava, mas nós acreditávamos e demos a volta ao resultado.
Esqueceu a participação na final da Liga Europa...

É claro que foi marcante. Temos que pensar em chegar lá de novo. Esse meu esquecimento deve-se à nossa forma de trabalhar. Foi um feito muito bonito, que infelizmente não ganhámos, mas olhamos sempre em frente. Em futebol não se pode dormir, caso contrário, o comboio passa e a gente fica para trás. Eu próprio costumo dizer aos meus amigos que águas passadas não movem moinhos. Temos que seguir em frente. Se ficarmos agarrados ao passado, não aproveitamos o presente e o futuro.
Depois de ter acabado o campeonato em segundo lugar e ter disputado a final da Liga Europa, o que falta ao Braga para conquistar o título?

Queríamos ir à final da Taça de Portugal e não conseguimos. Resta-nos o campeonato, a Liga Europa e a Taça da Liga. Há que continuar a trabalhar e continuar a carregar no pedal. Pode ser que Benfica, FC Porto e Sporting escorreguem. Para já, não temos prioridades, mas assumo que a Taça de Portugal era uma prioridade no começo da época.
O que correu mal na eliminatória com o Sporting?

Pecámos um pouco na finalização. Começámos bem, mas o Sporting fez dois golos e controlou o jogo. Em termos globais estivemos bem, simplesmente não concretizámos as oportunidades.
Leonardo Jardim já disse que não se pode comparar o actual Braga com o da época passada e até citou as ausências de Moisés, Rodriguez, Paulão e Léo Fortunato; dos médios Vandinho e Luis Aguiar e do avançado Matheus... De que jogador sente mais falta?

A equipa está a portar-se bem. Todos esses jogadores fazem falta, são todos muito bons, mas quem ficou tem dado boa conta do recado. Sou amigo de todos. Converso com eles sempre que posso. Falo habitualmente com o Matheus, o Vandinho e o Moisés. É difícil dizer se estaríamos melhor classificados com eles do nosso lado. São excelentes jogadores, mas há diferenças: a defesa foi praticamente toda trocada e o ataque está produzir mais do que na época passada.
Esse bom comportamento do ataque deve-se ao facto de apenas ter saído o Matheus?

Refiro-me ao comportamento global da equipa em termos ofensivos. Agora marcamos mais golos. Temos tido mais sorte na finalização, mas sorte também se procura trabalhando.


"O Raul José telefonou-me a perguntar se estaria disponível para o Benfica"


Até que idade pensa jogar?

Até sentir força nas pernas. Sinceramente, ainda não parei para pensar nisso. Tenho contrato com o Braga até 2014.
Quando Jorge Jesus comentou que o Alan chegou a ser hipótese para o Benfica, foi uma novidade ou já sabia disso?

Já tinha conhecimento disso. Julgo que o Benfica chegou a conversar com o Braga durante o Verão de 2010. Comigo, confirmo que conversaram. O Raul José (adjunto de Jorge Jesus) telefonou-me a perguntar se estaria disponível e depois não aconteceu nada. Só falaram comigo uma vez; depois já não percebi o que aconteceu.
Há dois anos esteve perto de se mudar para o Al-Sarjah (Dubai). Perdeu muito dinheiro?

Esse interesse do Benfica surgiu quase ao mesmo tempo do Al-Sarjah, há dois anos. O Al-Sarjah chegou a apresentar uma proposta concreta. Era um bom contrato, muito valioso, mas julgo que tomei a decisão certa ao permanecer em Braga. Só tinha mais um ano de contrato e aceitei renovar.
O Sporting foi outra oportunidade perdida em 2010?

Foi, já no tempo do Paulo Sérgio... Nada está perdido em futebol. Em termos de estrutura, o Braga equivale-se ao Sporting, Benfica e FC Porto. Nunca fiquei triste por essas transferências não se concretizarem. Ficava ansioso, mas depois seguia o meu caminho, trabalhando.
Projecta terminar a carreira ao serviço do Braga?

Nesta altura, não posso dizer que vou terminar a carreira no Braga, porque nem sei o dia de amanhã. Se isso puder acontecer, seria motivo de grande orgulho.


"Baiano e Ewerton surpreenderam"

Quando se verifica que a equipa soma agora mais oito pontos do que na época anterior, em igual período, fica a impressão de que o clube até saiu a ganhar com tantas saídas...

Pelos pontos somados, é uma interpretação possível. É difícil dizer se o clube saiu a ganhar ou se saiu a perder. Como o campeonato está mais equilibrado este ano do que no ano passado, esses oito pontos a mais que somamos devem ser valorizados.
Dos jogadores mais novos, quem o surpreendeu mais?

O Baiano, o Paulo Vinícius e o Ewerton. O Nuno Gomes nem precisa de comentários. Eu combinava muito bem com o Baiano, o entrosamento era muito bom. Com o Salino, as coisas também têm corrido bem, até melhor do que a gente pensava: é um jogador muito rápido e desarma muito bem. Só que não é um lateral de raiz. Por vezes, até dá para confundir os adversários e também os jornalistas pela questão do penteado (risos).
Ewerton é dos jogadores com mais mercado. Concorda?

É um central com margem de progressão muito grande. É muito jovem e vai evoluir bastante.
Como é a relação do plantel com Leonardo Jardim: primeiro estranha-se, depois entranha-se?

Tem sido boa. Tem métodos diferentes do Domingos, mas nunca estranhámos. É uma excelente pessoa. No começo era fechado, mas depois tornou-se mais conversador. Já se pode falar numa relação de amizade entre o grupo e o treinador.
Os adeptos é que não têm gostado de alguns resultados, como aconteceu no fim dos jogos com o Leiria (derrota) e a Académica (empate). É compreensível ou já se trata de uma nível de exigência exagerado?

Os adeptos podem fazer o que quiserem. Eles reagiram assim, porque têm noção do nosso valor e acham que podemos dar sempre mais. Estão habituados aos êxitos das últimas duas épocas: fomos vice-campeões e fomos à final da Liga Europa. Estão bem habituados e as vítimas somos nós (risos).


O JOGO

JotaCC

ABC joga na Holanda

O ABC viaja esta semana para a Holanda, onde participa, de 27 a 30, no Torneio Internacional de Limburg. Foi convidada pela organização para se juntar a equipas locais e outras que disputam provas europeias, como é o caso dos croatas do Nasice. FC Porto e Benfica também já disputaram esta prova a convite.


O JOGO

JotaCC

Menos quatro para a Taça da Liga

O plantel bracarense retoma amanhã os treinos. O regresso aos trabalhos, após uma semana de descanso, está programado para as 15 horas, nos relvados anexos ao Estádio AXA, e assinala o início da preparação do jogo com o Nacional, agendado para dia 3 de Janeiro, referente à primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga, com a ambição de atingir a final da prova a preencher por completo o imaginário colectivo dos arsenalistas.

A BOLA

Bruno3429

Regresso iminente de Rodrigo Galo
Por Augusto Bernardino

A semana dos gilistas será decisiva no que diz respeito ao regresso do ainda 'guerreiro' Rodrigo Galo a Barcelos, brasileiro adquirido pelo do SC Braga no início da temporada, sobre quem o Gil Vicente deverá exercer o direito de opção logo que seja oficializada a dispensa de Leonardo Jardim. Galo não continuará em Braga e deseja, mesmo, voltar ao Gil Vicente, clube onde poderá apresentar-se nas próximas horas.

Apesar de ter sido apenas utilizado numa partida referente à Taça de Portugal, Rodrigo Galo construiu em Barcelos uma imagem e estatuto de imprescindível, assente na grande versatilidade, que lhe permite actuar em todas as posições no corredor direito e até no apoio directo aos avançados.
Os responsáveis gilistas nunca iludiram esta questão e aguardam apenas um encontro com o presidente do SC Braga, António Salvador, para acertar as condições da cedência até final da época.

A Bola

JotaCC

"Promover o jovem jogador português"

Agostinho Oliveira defende equipas B


O regresso das equipas B ao futebol profissional português tem encontrado grande consenso, nomeadamente como fórmula que "promoverá o jovem jogador português", disse à agência Lusa Agostinho Oliveira, um dos treinadores de maior experiência na área da formação.

Um pouco a exemplo de outras áreas sociais, também no futebol se assiste à saída de muitos talentos mais ou menos confirmados - para campeonatos de maior grandeza económica. 

Na sequência da brilhante exibição da seleção portuguesa no Mundial Sub-20, em agosto na Colômbia, onde perdeu a final com o Brasil, a questão da defesa do jogador português foi aflorada nos mais diversos quadrantes, inclusive pelo Presidente da República, Cavaco Silva. 

Razões suficientes para que a proposta de regulamentação que implementa a entrada das equipas B na Liga de Honra na próxima época, a ser aprovada brevemente pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), encontre "aliados" no mundo futebolístico nacional. 

Agostinho Oliveira, que ao serviço da FPF, enquanto técnico e selecionador, trabalhou durante anos com as seleções mais jovens, assume que as equipas B vão dar "espaço de competitividade e espaço" aos jovens jogadores enquanto "futuros ativos" dos clubes. 

Foram, precisamente, os emblemas profissionais, através da Liga de Clubes, que desenharam a proposta que a atual Direção da FPP irá aprovar e que lançará diretamente na Liga de Honra as equipas B do FC Porto, Benfica, Sporting, Vitória de Guimarães, Sporting de Braga e Marítimo. 

"Isso dará aos jovens jogadores a possibilidade de competir a um nível superior, mais do agrado dos clubes que investirão nessas equipas", salientou Agostinho Oliveira, por comparação com a anterior experiência com as equipas B, iniciada em 1997 e abandonada poucos anos depois. 

Segundo o atual responsável pelos escalões de formação do Sporting de Braga e da sua futura equipa B, é agora muito relevante o facto de as futuras regras "ajudarem à integração dos mais jovens nos planteis principais".

É no critério "jogador formado localmente" que Agostinho Oliveira encontra a fórmula que poderá servir melhor o jovem futebolista português, apesar de a nacionalidade não poder ser regra de facto, o que iria contrariar diretivas comunitárias, por exemplo. 

"Agora os clubes podem aproveitar os jogadores formados em casa, aqueles que achámos que têm qualidade suficiente para desabrochar nas suas próprias equipas", refere o antigo selecionador nacional. 

Segundo a proposta já aprovada pela Liga de Clubes, na ficha de jogo das equipas B devem constar jogadores com idades entre os 16 e os 23 anos, à exceção de três sem limite etário. 

Serão considerados jogadores formados localmente os que estiverem inscritos na federação há pelo menos três anos, entre as idades dos 15 aos 21 anos.

As equipas B não poderão competir nas taças de Portugal e da Liga, nem podem subir à primeira divisão, não permitindo também "limpar" sanções disciplinares que digam respeito a jogos da equipa principal.

RTP

JotaCC

Carvalhal em Braga com televisão turca

O confronto entre SC Braga e Besiktas nos 16 avos-de-final da Liga Europa está apenas marcado para Fevereiro, mas os turcos estão já atentos à chamada cidade dos arcebispos.

Aproveitando a presença de Carlos Carvalhal na cidade para passar a quadra natalícia, uma equipa de reportagem da Lig TV acompanhou o actual treinador do Besiktas. Gravaram em vários pontos da cidade e em pleno relvado do Estádio Axa.

Carvalhal serviu de cicerone, até porque nasceu na cidade e tem casa com vista para o Estádio. Claro que recordou também a passagem que teve pelo SC Braga, tanto como jogador tanto como treinador, além de ter passado em revista o quase meio ano de trabalho que leva à frente do Besiktas.

Quanto ao embate nos 16 avos-de-final da Liga Europa, o treinador português explicou que vive mistura de sentimentos: «Penso primeiro no aspecto desportivo, depois estou muito feliz por ser a minha cidade e a minha antiga equipa.»

Da parte da equipa de reportagem, muito gosto pelo que conheceu da cidade, da comida e, naturalmente, do estádio fora do normal. Ficou, no entanto, a comparação: «Braga comparada com Istambul, que tem mais de 17 milhões de habitantes, é como se fosse um jardim.»

A BOLA

Bruno3429

Agostinho Oliveira: «Equipas B promoverão o jogador português»
Ex-seleccionador adjunto será o responsável pelo projecto do Sp. Braga


Um dos treinadores portugueses com mais currículo ao serviço das camadas jovens, Agostinho Oliveira, mostra-se favorável ao regresso das equipas B já na próxima época. O actual coordenador técnico e responsável pelos escalões de formação do Sp. Braga aprecia as possibilidades de integração dos jovens jogadores com as equipas B.

«Dará aos jovens jogadores a possibilidade de competir a um nível superior, mais do agrado dos clubes que investirão nessas equipas», referiu o antigo treinador-adjunto da selecção nacional à Agência Lusa, ciente que as equipas B proporcionarão novas oportunidades aos jovens jogadores portugueses.

Agostinho Oliveira será o responsável pela equipa B do Sp. Braga e acredita que, com uma equipa a competir na Liga de Honra, os clubes aproveitarão mais jogadores das suas escolas: «Os clubes podem aproveitar os jogadores formados em casa, aqueles que achámos que têm qualidade suficiente para desabrochar nas suas próprias equipas».

Maisfutebol

JotaCC

Balanço 2011: O ano em Portugal

O ano de 2011 ficará registado sob o signo do Dragão. Campeão sem derrotas, juntou-lhe o bónus de ter conquistado o mais importante dos títulos internos em plena casa do «inimigo» número um, o Benfica. A fechar a época conquistou a Taça de Portugal mas a coroação de um clube e de um homem deu-se em Dublin. André Villas-Boas virou o sonho em realidade e deu ao FC Porto o sétimo título internacional, ao ganhar a Liga Europa.


O ano da primeira final europeia

Para o SC Braga, 2011 será sinónimo de Europa. Uma Europa onde os minhotos começaram por se mostrar na maior de todas, a da Liga dos Campeões, prosseguindo depois uma aventura quase épica na Liga Europa. O dia 18 de Maio fica gravado a prata, porque Falcao roubou aos bracarenses o sonho de ouro. A nível interno, o 4.º lugar reforça o estatuto de número um atrás dos «crónicos» e nas Taças a prestação foi modesta.

ZEROZERO