News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Analise da campanha do SC Braga

Started by miguel_afonso, 20 de December de 2011, 12:12

Previous topic - Next topic

miguel_afonso

#20
Quote from: miguel_afonso on 20 de December de 2011, 12:12
Agora que surgem as ferias de Natal e o campeonato vai parar urge fazer uma analise da campanha do nosso clube. Apesar de podermos considerar que neste momento mantemos 3/4 dos objectivos intactos (fomos eliminados da taça de Portugal), existe uma grande contestação ao treinador e está cavado um fosso entre os adeptos que apoiam e criticam o Leonardo Jardim.
As exibições da equipa têm sido intermitentes, alterando momentos de grande qualidade, com momentos apáticos muitas vezes no decorrer do mesmo jogo. Há criticas ao futebol praticado e varias decisões do treinador são contestadas.
Mas o que dizem os números? ( vou considerar apenas o campeonato visto que continuamos na L. Europa, fomos eliminados da taça e ainda não jogamos para a Taça da Liga)

2011/2012 - Resultados á 13ª jornada
4º Lugar  /  25 pontos  /  7 vitorias  / 4 empates  /  2 derrotas  /  24 golos marcados  /  12 sofridos

2010/2011 - Resultados á 13ª jornada
8º Lugar  /  17 pontos  /  5 vitorias  / 2 empates  /  6 derrotas  /  20 golos marcados  /  19 sofridos 

2009/2010 - Resultados á 13ª jornada
1º Lugar  /  30 pontos  /  9 vitorias  / 3 empates  / 1 derrotas  / 18 golos marcados  /  6 sofridos 

2008/2009 - Resultados á 13ª jornada
5º Lugar  / 23 pontos  /  6 vitorias  / 5 empates  / 2 derrotas  / 14 golos marcados  /  5 sofridos

2007/2008 - Resultados á 13ª jornada
6º Lugar  / 21 pontos  /  6 vitorias  / 3 empates  / 4 derrotas  / 15 golos marcados  /  12 sofridos

2006/2007 - Resultados á 13ª jornada
4º Lugar  / 23 pontos  /  7 vitorias  / 2 empates  / 4 derrotas  / 19 golos marcados  /  17 sofridos

Analisando os dados, podemos verificar que apenas em 2009/2010 conseguimos um melhor registo. Com mais pontos, mais vitorias, o 1º lugar, menos golos sofridos mas também menos marcados.
Todos os outros registos são piores, encontramos na epoca de 2006/2007 um 4º lugar, mas com menos 2 pontos, menos golos marcados e mais sofridos...

Não sendo brilhante, esta campanha é a segunda melhor campanha dos últimos 6 anos.
A pergunta que se impõe é óbvia, o que está na origem de tanta contestação? O percurso da equipa não é certamente...


Chegamos á paragem de natal com 3/4 dos objectivos ao nosso alcance, cabe ao Presidente e Treinador os ajustes do plantel, para que a equipa parta revigorada para a restante campanha.
A nós cabe apoiar e acreditar...



"...teria imenso prazer que alguns dos críticos de L. Jardim  explicassem as suas razões e as fundamentassem ..."



Para não perder o rumo ao tópico...

Vasco Soares

Quote from: miguel_afonso on 20 de December de 2011, 15:00
Vasco

Após um pesquisa by google aqui estão os orçamentos (não garanto que os valores estão 100% correctos):

FC Porto: 95
SL Benfica: 50
Sporting CP: 40
Braga  17
Vitoria 14,5
Maritimo 6
Nacional 5
Miguel quase que aposto que no caso dos espanhois esse valor é para todo o clube, como disse quase que aposto que para o futebol profissional o  orçamento deles é na ordem dos 9.4 milhoes.
Mas deixando isso de lado tas-me a dar razao investimos em media 3 vezes mais do que os nosso mais directos adversarios, mas em relaçao as equipas que mais pontos perde-mos esta epoca casos de rio ave, leiria, coimbra a diferença ainda é maior.
Eu sei que os orçamentos nao ganham jogos, entao se nao ganham  nunca me poderei conformar qd lei-o aqui perdemos no dragao ou em alvalade ou na luz porque eles investem mais que nós, aceito todos menos esse, pois entao por esse prisma só podemos perder 6 jogos no anos os outros teriam que ser sempre a aviar.

Olho Vivo

Numa altura em que as competições param, é tempo de balanço do que vai até aqui do trabalho de Leonardo Jardim, numa época em que, aquando do tiro de partida, quase tudo era novo. Olhando com objectividade os resultados até agora alcançados, em minha opinião, o saldo do trabalho de Leonardo Jardim é francamente positivo. 25 pontos na Liga após as primeiras 13 jornadas (com sete partidas fora de casa) é um belo pecúlio, até em termos históricos: trata-se do terceiro melhor registo da história do clube; nos tempos mais recentes, apenas a primeira época de Domingos registou um início de Liga melhor. É verdade que perdemos a Taça, infelizmente um replay do que tem acontecido nos últimos anos, com sorteios azarados e eliminações em casa de um dos metralhas: desta feita em Alvalade, ainda que com uma exibição que merecia mais. Na Europa, cumprimos os objectivos: ultrapassámos a fase de play-off e depois a fase de grupos. É verdade que ficar em primeiro lugar nesta fase estava ao nosso alcance, ficámos a um mísero ponto desse feito. Mas está tudo completamente em aberto, mesmo que tenhamos de enfrentar nos 16-avos um adversário complicado, servido por individualidades de um nível que não podemos almejar e, pior, dirigido por um treinador que conhece a nossa equipa como poucos. Mas, repito, tudo em aberto.

No entanto, fazendo uma auscultação rápida às opiniões dos adeptos, as críticas são mais do que muitas. Há muita gente que não está convencida com o trabalho de Jardim e com o rendimento da equipa, o que é facilmente perceptível no ambiente que se vive nas bancadas do AXA, nos últimos jogos. Em alguns casos (do foro patológico), mais do que uma apreciação desfavorável ao seu trabalho, Jardim desperta uma verdadeira aversão quando não ódio. Porquê este comportamento dos adeptos?

Uma das possíveis explicações seria a extrema valia do plantel. Ora, o nosso actual plantel, à parte o sector atacante, não está ao nível de outros plantéis mais recentes. O de Jorge Jesus e o de Domingos (no início da época passada) eram bem melhores, formados por gente com outras provas dadas. O actual plantel já não era, à partida, muito equilibrado nas posições defensivas, colmatadas na sua esmagadora maioria por novos jogadores. As sucessivas lesões traumáticas encarregaram-se de diminuir ainda mais a sua valia, dificultando ainda a necessária mecanização de um sector completamente reformulado relativamente à época anterior. Não parece, por isso, que se possa exigir mais a Jardim do que os nossos dois anteriores treinadores conseguiram fazer com planteis mais equilibrados. Portanto, não é crível (ou pelo menos, justo) que os adeptos não estejam satisfeitos com o comportamento da equipa porque o plantel alegadamente justificaria muito mais.

Outras explicações? A fasquia estabelecida nos últimos anos. Muito alta, na cabeça dos adeptos. Com Domingos, foi-lhes permitido sonhar com o título; na época seguinte, uma final europeia! Não importa se a Liga foi medíocre (a segunda pior da era Salvador), o chegar à final de Dublin, fazendo cair vários colossos pelo caminho, apaga-o da memória com facilidade. Os adeptos convenceram-se de que lutar por títulos seria, no Braga, "feijão com arroz". Ainda [N]ão é, infelizmente. À partida para esta temporada, estamos inclusive mais longe, em termos teóricos, de todos os metralhas, que investiram somas sem precedentes nos plantéis, com a novidade de também o Sporting o ter feito. Neste aspecto, houve uma falha clara da estrutura dirigente e da equipa técnica do Braga, no início da época: era necessário baixar as expectativas para níveis mais adequados, sem que isso significasse falta de ambição. A clareza que hoje se constata no discurso de dirigentes e treinadores ("um lugar nos quatro primeiros") não foi evidente no lançamento da temporada. Os adeptos são, por natureza, sonhadores e em boa verdade, é impossível impedi-lo. Mas é importante chamá-los à terra, introduzindo uma dose mínima de realismo. Os três metralhas estão mais longe – o que não significa que, se algum deles se descuidar, não possa ser por nós ultrapassado. Penso que esta argumento é muito forte, acredito que haja alguns adeptos que julgariam que deveríamos estar lá em cima, a discutir o título, considerando a valia do plantel.

Depois, temos Nuno Gomes. Um jogador de grande qualidade, inteligentíssimo, que certamente fez sonhar alguns dos nossos adeptos. Mas Nuno Gomes, mantendo algumas das suas qualidades intactas, é também um jogador com menor fulgor físico e com características pouco talhadas para o que vem sendo a nossa equipa, em particular frente a alguns adversários. Jardim tem mostrado que não tem complexos em lidar com um jogador da craveira e do prestígio de Nuno Gomes e são muitas as vezes em que pura e simplesmente não é utilizado. Admito que haja alguns adeptos que não o compreendam e considerem um desperdício a não-utilização daquele que poderia ser um jogador-bandeira. E que, bem entendido, continua a ser um jogador muito útil, mesmo se utilizado de forma intermitente.

Quanto ao temperamento de Jardim... Não é uma personalidade que cative. Entrou também de um modo pouco claro (que envolveu uma saída pouco explicável do comando técnico do Beira-mar). Tem um currículum pouco expressivo. É parco em palavras e algo sisudo. Ainda por cima tem aquele sotaque madeirense cerrado. A sua imagem decididamente não cai bem nos adeptos cuja maioria prefere um bronco aos berros e aos saltos a partir do banco. Um treinador inexpressivo e analítico no banco é "mole e não percebe nada disto". Acho que é também este um argumento forte...

Quanto à qualidade do futebol... Jardim optou por mudar tudo de alto a baixo. O modelo de jogo tornou-nos um Braga radicalmente diferente do da época passada. É um Braga de futebol mais apoiado, também mais "mastigado", com alguma rigidez posicional no que respeita aos jogadores mais defensivos. É também um Braga que joga mais estendido no terreno (raramente faz "campo pequeno" como fazia com Domingos) o que por vezes permite ao adversário jogar entre linhas. Creio que é disso que muitos adeptos não gostam (e eu também não): estavam habituados a que a equipa não deixasse o adversário jogar. Este poderia ter bola mas não teria forma de a jogar com à vontade no nosso meio terreno. A actual equipa é mais permissiva nesse aspecto. A ideia é ter bola e geri-la com segurança (daí os passes de menor risco, a maior lentidão, a rigidez posicional dos homens mais defensivos) e, com isso, impedir o adversário de jogar. São filosofias de jogo radicalmente diferentes. Confesso que também a mim me custa habituar-me a esta mudança. Tendo a preferir uma equipa a jogar mais compacta e a movimentar-se mais em bloco. Mas... há várias formas de ganhar e, mesmo que o nosso modelo de jogo me continue a suscitar interrogações, tenho de dar o benefício da dúvida a quem tem cumprido, sendo fiel às suas ideias. Com as dificuldades que tem havido, os resultados não podem ser apenas fruto da sorte. Mas admito perfeitamente que a muitos adeptos lhes custe muito habituarem-se a esta mudança. Não acredito contudo que as reacções exageradas e mesmo estúpidas e boçais que já se viram contra o treinador, nesta época (fora e em casa), tenham a ver com este argumento. Há que procurar a sua origem nos factores que enumerei anteriormente.

http://arsenaldebraga.blogspot.com/2011/12/jardim-um-balanco.html

Cmcorreia

Numa análise à prestação do SC Braga nesta 1ª fase da época julgo que estamos dentro dos objectivos propostos.
Em relação a pontos no campeonato julgo que estamos dentro do limite para fazer um campanha condizente com os nosso estatuto (quase 2 pontos por jogo que dariam no final 60pts, poderá dar no mínimo para o 3º lugar)
Em relação à taça saímos na mesma ronda do ano passado com um adversário forte e que jogou em casa, poderíamos ter passado mas também não podemos condenar a nossa prestação (só 1 aparte na 1ª época de Domingos fomos eliminados pelo Rio Ave em casa nos quartos de final, e se fosse este ano assim?!).
Na Europa cumprimos o mínimo exigido, passar a fase de grupos. Poderíamos e devíamos ter sido 1ºs, mas julgo que a inexperiência do plantel e equipa técnica foram fatais (aquela derrota com o Brugges nunca poderia ter acontecido, o empate seria um bom resultado, se tivéssemos empatado tínhamos ficado em 1º). Na próxima fase tudo é possivel, é como na época passada, mas com a agravante de este ano estar tudo a olhar para nós!! O que não é mau mas dificulta!!

Uma nota para o futebol praticado, a mim particularmente não me tem encantado (apesar de às vezes jogarmos bem), mas julgo que ainda podemos render mais.Um facto (que não servirá de desculpa mas atenua muita coisa menos boa) é que este ano o plantel é bastante diferente dos anos anteriores e em termos de lesões, se no anos transactos tínhamos muitas este ano tem sido um "flagelo"

Quanto ao treinador só me apetece dizer, que "Mais vale cair em graça do que ser engraçado", o mesmo se aplica a alguns jogadores!!
Cláudio Correia

Kilo

Quote from: Olho Vivo on 21 de December de 2011, 01:44
A sua imagem decididamente não cai bem nos adeptos cuja maioria prefere um bronco aos berros e aos saltos a partir do banco.

http://arsenaldebraga.blogspot.com/2011/12/jardim-um-balanco.html

Concordo plenamente com a análise.

Principalmente com o facto de a qualidade do plantel deixar um pouco a desejar tendo em conta as expectativas dos adeptos. Mas não só. Tocaste num ponto fulcral: a facilidade com que as nossas linhas são desbastadas com um ou dois toques por parte do adversário. Tem sido de cortar a respiração em muitos jogos.

E se há muitas opções do Jardim com as quais não concordo, reconheço que era quase impossível fazer melhor com a matéria prima disponível. Merece que se lhe dê algum espaço para trabalhar.

E, para não citar o texto todo, destaco esta frase porque me sacaste uma gargalhada daquelas. Muito bom.  ;D ;D ;D

miguel_afonso

Boas Olho Vivo

Li o que escreveste com muita atenção e encontrei nas tuas palavras o que eu julgo ser o verdadeiro motivo para as criticas a L. Jardim: "Não é uma personalidade que cative.", "Ainda por cima tem aquele sotaque madeirense cerrado. A sua imagem decididamente não cai bem nos adeptos cuja maioria prefere um bronco aos berros e aos saltos a partir do banco. Um treinador inexpressivo e analítico no banco é "mole e não percebe nada disto". Acho que é também este um argumento forte..."

Estes são para mim os verdadeiros factores insatisfação de alguns adeptos...

E como disse o CMCorreia: "Mais vale cair em graça do que ser engraçado"




UmaRth

#26
Não sou muito de escrever por aqui mas gostei do tópico.

A análise da campanha do SC Braga de este ano está intimamente ligada (como quase sempre) ao seu treinador. Não vou analisar números porque acho que isso é uma análise demasiado fria e não é isso que me entusiasma... De qualquer maneira acho que nesta campanha estamos a cumprir os objectivos iniciais propostos. Quatro primeiras posições, passagem na LE e ainda com possibilidade de vencer uma das Taças. Foi pena a derrota na Taça de Portugal mas fomos novamente traídos pelo sorteio e por algum azar, apesar do bom jogo que fizemos. Com algumas melhorias até acredito que possamos melhorar estes registos.

Já "sigo" o treinador Leonardo Jardim desde que ele era treinador do Chaves e o conseguiu colocar praticamente na final da taça de Portugal,a apesar de entretanto ter sido despedido e não ter chegado realmente à final. Nessa altura até achava que tinha posto o Chaves a jogar um futebol interessante, apesar das limitações da equipa e conseguiu fazer frente a muitas equipas de nivel superior. Quando sai e mostra serviço noutras equipas confesso que fiquei desiludido...

Em primeiro lugar acho que é um comunicador fraco. Não entusiasma nem consegue uma ligação muito forte com os adeptos. Queiramos ou não, o discurso interno e externo de um treinador é um dos factores mais importantes de avaliação e que podem alterar por completo o percurso de uma equipa.

Em segundo lugar acho que colocou a equipa a fazer um jogo limitado e fraco, com algumas excepções... Na minha opinião o Braga neste momento pratica um futebol completamente estático (acho que o caso extremo disto é o Djamal) talvez com a excepção do Lima que vai percorrendo a frente de ataque toda em movimentações. (os golos marcados e criação de lances de perigo é outra discussão). O problema nesta altura nem é tanto os golos sofridos porque aceito que são fruto das constantes reformulações ao longo da temporada e de se ter mudado a defesa toda. O problema é que nas épocas anteriores, na maioria dos jogos, sentia que o Braga tinha o jogo +- controlado, mas neste momento é sempre uma incógnita... Não vejo controlo da bola nem vejo grande fio de jogo o que sinceramente é o que me preocupa mais. E neste caso, não podemos apontar as lesões como desculpa porque nem temos tido muitas lesões no meio campo/ataque.

Em terceiro lugar penso que o facto de existirem jogadores cujas qualidades são duvidosas que continuam invariavelmente a jogar (como o caso do Djamal) e ainda não terem sido realmente testadas e dadas oportunidas a outras alternativas (Rivera, Merida, ...) também joga contra o treinador. Não sei se iam alterar por completo o futebol do Braga, confesso que nem gostei do ultimo jogo que vi do Merida, mas acho que já mereciam outras oportunidades para mostrar o seu valor porque não pudemos utiliza-los apenas em último recurso e depois exigir deles mundos e fundos...

Por último não concordo com a utilização indiscriminada do 4-4-2, tão pedida pela maioria dos foristas porque acho que não temos meio-campo para isso na maioria dos jogos. Deve ser usada em casos pontuais e a sua utilização melhor preparada do que actualmente é...

UmaRth

Terminada a 1ª volta, para além de todas as análises que se podem fazer, apeteceu-me fazer uma simples análise estatística. Dizer que o Braga fez mais 11 pontos do que no ano passado pode ser muito enganador porque estamos muitas vezes a analisar jogos diferentes. Assim decidi comparar exactamente os mesmos jogos, assumindo que as equipas que desceram foram substituidas por equipas do mesmo "valor" ou situação.


                   10/11        11/12
Rio Ave   SC Braga                   2-0   0-0
SC Braga   Maritimo                   1-0   2-0
Setubal   SC Braga                   0-0   0-1
SC Braga   Gil Vicente   3-1   3-1
Guimarães SC Braga   2-1   1-1
SC Braga   Nacional       2-0   2-0
Leiria   SC Braga         3-1   1-0
SC Braga   Feirense                   3-1   3-0
Academica SC Braga   0-0   0-0
SC Braga   Benfica                   2-1   1-1
Porto   SC Braga     3-2   3-2
SC Braga   P. Ferreira   1-2   5-2
Olhanense SC Braga   0-2   3-4
Beira Mar   SC Braga                   1-2   1-2
SC Braga   Sporting               0-1   2-1
         
         Pontos   23   31

Ou seja, fizemos mais 8 pontos relativamente aos mesmos jogos do ano passado. Por outro lado achei curiosas as "malapatas" com Leiria e Académica fora...