News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 24/12

Started by Pé Ligeiro, 24 de December de 2006, 16:22

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Estrela brasileira reforça plantel
Edgar já não foge
O negócio ficou ontem de manhã concluído e o internacional brasileiro ficou vinculado ao clube da cidade dos Arcebispos por quatro anos e meio. Edgar vai chegar apenas no final de Janeiro


Edgar já é jogador do Braga. A transferência do internacional brasileiro ficou ontem de manhã concretizada. O ponta-de-lança vai ficar vinculado ao clube da cidade dos Arcebispos por quatro anos e meio, constituindo-se como um dos mais importantes activos da SAD do Braga, em virtude da sua qualidade e margem de progressão, pois só completa 20 anos no próximo mês.
Edgar, que se encontra integrado no estágio da selecção brasileira de sub-20, em Campo Grande, no Estado de Mato Grosso do Sul (os internacionais brasileiros foram dispensados ontem à tarde para festejar o Natal com as suas famílias, regressando na próxima terça-feira), a fim de preparar a participção "canarinha" na Copa Sul-Americana da categoria, também já foi informado do seu futuro e confessou-se ansioso por viajar para Portugal e integrar o plantel arsenalista. Mas só o irá fazer após a conclusão da participação brasileira no torneio,o que no caso de o Brasil chegar à final só acontecerá depois de 29 de Janeiro.
Artilheiro nos escalões de formação, Edgar cedo foi rotulado de Edgol, estatuto com que chega a Portugal para fazer concorrência a Zé Carlos e Marcel, e é apontado como um dos jovens valores brasileiros que reúne maiores probabilidades de atingir o estrelato. Com 1,90 de altura, são-lhe tecidos inúmeros elogios quanto à sua capacidade no jogo aéreo, assim como no que ao sentido de oportunidade diz respeito.
Edgar é um craque em potência e a sua transferência para o Braga surpreendeu vários dirigentes de clubes brasileiros (e europeus, que também procuravam garantir os préstimos do atleta), nomeadamente o S. Paulo (campeão brasileiro em título), cujo presidente, Juvenal Juvêncio, deixou evidente a insatisfação pela opção Braga assumida por Mauro Bartoli, presidente do Joinville. Apesar das qualidades, por demais evidentes, Edgar irá ter que cumprir um período de integração e adaptação ao futebol português, cujos contornos estão a ser objecto de atenção por parte dos responsáveis do clube bracarense. O objectivo é proporcionar ao atleta as condições para a evolução das suas potencialidades.


Já é história
Andrade está fora de questão


Andrade já passou à história. A SAD do Braga tentou até à noite de anteontem contratar os serviços do médio brasileiro, mas as constantes divergências levaram o presidente António Salvador a colocar um ponto final nas negociações, concretizado através do abandono da sala onde as partes se encontravam, inclusive para tratar de outros assuntos. José Renato entendeu na altura a ausência de António Salvador como um adiamento das negociações e por isso mostrou-se surpreendido com as notícias. Ontem apercebeu-se da realidade, mas já era tarde...


Teve alta
Maciel em casa


Maciel está a reagir bem à artroscopia a que anteontem à tarde foi submetido ao menisco externo do joelho direito. O ala brasileiro já deixou o hospital e regressou a casa, onde vai passar o Natal com a família e alguns amigos. Na próxima semana, o atacante vai iniciar a recuperação da intervenção cirúrgica, mas só deverá estar apto a competir dentro de cerca de um mês e meio.


Decidido
Davide fica no plantel


Davide vai permanecer em Braga, embora o seu empréstimo tenha chegado a ser equacionado. Independentemente da lesão de Maciel, cuja paragem será entre um mês e um mês e meio, os responsáveis arsenalistas optaram pela sua permanência no plantel. O facto de as sua qualidades agradarem ao treinador e de o Braga estar envolvido em três frentes, I Liga, Taça de Portugal e Taça UEFA, estão na origem da decisão de o manter de forma a conseguir ter alternativas para estas competições.


Clube não pretende accionar cláusula de opção
Vandinho é para continuar imposição só em último recurso


Há interesse das duas partes na prorrogação do vínculo e a possibilidade de um entendimento existe. O recurso à cláusula de opção apenas será equacionado quando já não existirem, condições para prosseguir o diálogo
A SAD do Braga quer prorrogar o vínculo com Vandinho, mas a contento de ambas as partes e tendo em consideração o prestígio que o brasileiro granjeou ao serviço do clube. Sem qualquer imposição, nomeadamente a cláusula de opção por mais uma época, o desejo é manter Vandinho no Minho. Os responsáveis arsenalistas vão prosseguir as negociações com centrocampista e procurar que a sua permanência se concretize de forma amigável, por acordo e vontade de ambas as partes. O recurso à execução da cláusula de opção, que termina apenas no final de Maio, só poderá ser uma realidade se as posições das partes envolvidas se extremarem, a ponto de deixar de existir condições para o diálogo.
Nesta altura, e apesar de o jogador ter rejeitado a proposta dos bracarenses, à qual reagiu com uma contraproposta cujos valores foram considerados excessivos para os cofres arsenalistas, ainda existem condições para o diálogo. Vandinho encontra-se de férias natalícias no Brasil, de onde regressa no próximo dia 26, e é conhecido o seu desejo de permanecer no Minho. Nos próximos dias a situação deverá conhecer novos desenvolvimentos.


Por empréstimo
Matheus desejado por Aves e Beira-Mar


Matheus vai ser emprestado até ao final da época. A situação do esquerdino no seio do plantel arsenalista foi várias vezes analisada nos últimos dias, acabando por ser considerado o empréstimo a melhor solução para o atacante, apesar das hesitações provocadas pelas qualidades do jogador. O jogador tem vários pretendentes da I Liga, nomeadamente o Beira-Mar e o Aves, que já manifestaram oficialmente a intenção de contar com os serviços do atleta e uma definição sobre o destino temporário do ala-esquerdo irá surgir por estes dias. A opção dos responsáveis arsenalistas tem por objectivo proporcionar a Matheus uma maior assiduidade competitiva, de forma a permitir que o jogador melhore as suas capacidades e surja no início da próxima época com condições para se afirmar na estrutura de Rogério Gonçalves.


Depois do Cruzeiro
Palmeiras é apontado como interessado em Marcel

A saída imediata do atacante abrirá as portas a Adriano, mas existem alternativas para o caso do FC Porto ter entretanto resolvido o futuro do seu avançado

Adriano é a referência dos arsenalista para superar uma eventual saída de Marcel, mas não é a única, uma vez que os responsáveisdo Braga estão precavidos para a possibilidade de uma proposta pelo seu atacante surgir num período em que o FC Porto já tenha resolvido o futuro imediato do seu avançado. Certo é que a entrada de mais um atacante apenas se concretizará mediante a saída de Marcel, que se encontra de férias natalícias no Brasil e onde poderá encontrar a solução para o seu futuro imediato. Aparentemente descartado pelo Cruzeiro, o Palmeiras surge agora como potencial interessado no ponta-de-lança, uma vez que a contratação de Rómulo ( jogador que esteve cedido ao Grémio de Porto Alegre pelo Ituano e que na justiça conseguiu a desvinculação do clube de S. Paulo), que também é desejado pelo Cruzeiro, ainda não foi concretizada. As negociações, obviamente cruzadas entre os interesses dos vários clubes, decorrem no maior sigilo e sem garantias de confirmação, pelo que o Braga mantém em carteira algumas alternativas para a eventualidade de surgirem definições em relação a Marcel depois de o FC Porto ter resolvido a situação de Adriano.



Para o Nacional
Madrid e Carlos Fernandes disponíveis


Madrid viajou na passada sexta-feira para a Argentina com um plano de trabalho para cumprir durante este período de férias. O centrocampista, que se encontra a recuperar de uma entorse na ibiotársica esquerda, deverá iniciar o processo de reintegração progressiva a partir do próximo dia 27, data em que está projectado o regresso do plantel ao trabalho. A evolução da situação clínica do argentino permite acreditar que Madrid esteja em condições de ser utilizado no primeiro embate do novo ano, com o Portimonense, para a Taça de Portugal (dia 7), sendo um dado adquirido a sua disponibilidade para o confronto com o Nacional, no regresso da Liga. Quem também estará disponível para a deslocação à Madeira é Carlos Fernandes, que abandonou o confronto com o Boavista com uma mialgia na coxa esquerda. A disponibilidade destes dois atletas significa que, salvo alguma contrariedade, o técnico Rogério Gonçalves terá à sua disposição todos os futebolistas para preparar a deslocação ao Nacional.


Após o final da época
Irineu regressa ao Brasil


Irineu vai regressar ao Brasil no final da época. O Braga possui uma cláusula de opção sobre os direitos desportivos do futebolista, que a ser exercida vincularia o jogador por mais três anos, mas não o vai fazer. Uma das principais razões para a opção bracarense reside no montante estabelecido para a aquisição dos direitos desportivos de Irineu, mas também em aspectos técnico/tácticos. Apesar de reconhecerem o potencial do jogador, que possui uma grande margem de progressão, fruto dos seus 23 anos, os responsáveis arsenalistas estão a equacionar a contratação de um defesa com características algo diferentes para abordar a próxima época. Por outro lado, o brasileiro tem sentido dificuldades para se impor no eixo da defesa bracarense, motivo pelo qual apenas tem sido utilizado em situações de recurso, apesar de, até à saída de Maurício, ter conquistado o estatuto de terceiro central. Resta, agora, verificar como vai ser com a chegada do peruano Rodriguez.
Irineu vai regressar ao Ipatinga, de Minas Gerais, clube que o cedeu ao Braga, a título de empréstimo, com a tal clásula de opção, que o clube da Cidade dos Arcebispos não vai exercer.


Com empréstimo à vista
Eduardo vai renovar por mais três anos


Eduardo termina em Junho o contrato com o Braga, mas vai prorrogar o vínculo por mais três anos. Os termos do acordo estão praticamente definidos, faltando apenas a oficialização do compromisso para que a permanência do guarda-redes se concretize. Os responsáveis do Braga reconhecem-lhe inúmeras potencialidades, mas sentem que necessita de jogar para poder evoluir, pelo que, após a renovação do vínculo, será emprestado para rodar por empréstimo num clube onde tenha possibilidade de jogar. E nesta altura existem pelo menos dois clubes interessados no jogador, casos do Beira-Mar e do Aves. Para colmatar a saída de Eduardo, o Braga está equacionar a promoção de um júnior para fazer companhia a Paulo Santos e Dani Mallo.
IN O JOGO

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Sedução do Paraná rejeitada por Nem
DESARMOU CONTACTOS PORQUE QUER FICAR


Na linha do que sucedeu em anteriores fins de ano, o defesa-central Nem voltou a receber, por estes dias, propostas para regressar ao futebol brasileiro, nas convulsões de mercado que sempre acontecem no defeso que medeia o final do "brasileirão" do arranque dos campeonatos estaduais.

Desta vez, chegou de Curitiba o interesse nos serviços do ex-campeão brasileiro, com os dois clubes da capital do estado, o Paraná Esporte Clube e o Atlético Paranaense, a avançarem com contactos exploratórios que o reputado central preferiu cortar pela raiz.

"Houve algumas abordagens, mas nesta altura não equaciono a saída de Braga", comentou Nem ao nosso jornal, a partir do Brasil, onde se encontra em gozo da semana de férias natalícias do plantel bracarense.



Matheus a caminho das Aves
SP. BRAGA EMPRESTA AVANÇADO


O Aves tem quase assegurado o concurso, por empréstimo até ao final da temporada, de Matheus. O extremo, vinculado ao Sp. Braga até Junho de 2009, não entra nas opções de Rogério Gonçalves e a cedência é vista pelo brasileiro como uma excelente oportunidade para mostrar o seu potencial.

De resto, também não foi opção assídua de Carlos Carvalhal. Com este, participou em dois jogos (P. Ferreira e U. Leiria) da Liga e um (Slovan Liberc) da Taça UEFA. Com o novo treinador, foi igualmente suplente utilizado nas partidas com o Sporting e Belenenses.

Com 23 anos, Matheus despontou na época passada ao serviço do Marco (14 jogos e 5 golos) na Liga de Honra e despertou o interesse de vários clubes. O Sp. Braga comprou o passe e garantiu-o de imediato.



Andrade da discórdia
MÉDIO NO BRASIL E NEGÓCIO EM ABERTO


O médio Andrade regressou ao Brasil sem chegar a acordo com o Sp. Braga. No entanto, o processo não está encerrado e a contratação pode ser encerrada à distância, desde que as condições impostas por António Salvador sejam aceites.

O filme passado em Braga é semelhante ao que viram São Paulo e Palmeiras quando tentaram contratar Andrade. Já depois deste e dos seus empresários não terem conseguido entender-se com o presidente do Vasco da Gama para a renovação.

Pelos vistos, ninguém lhe pega porque, para além dos salários, os seus representantes exigem cerca de 475 mil euros por metade do passe.

IN RECORD

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Adriano já em Janeiro
Natal em grande: o técnico do Sporting de Braga, Rogério Gonçalves, vai ter à disposição Edgar, internacional sub-20 brasileiro, e também Adriano, um dos maiores goleadores da história recente do futebol português.

Confirmadíssimo o que A BOLA adiantou na edição de quinta-feira: o Sp. Braga assegurou ontem um dos mais prometedores avançados da nova vaga brasileira, Edgar, ainda na casa dos 19 anos mas já é campeão brasileiro pelo S. Paulo. Tão novo e já com uma alcunha poderosa, Edgol só chega a Braga na primeira ou segunda semana de Fevereiro, porque está envolvido em trabalhos de selecção a preparar a Taça Sul-Americana do escalão. Mas o essencial está feito em nome do futuro: contrato de quatro anos e meio assinado ontem e confirmado pela SAD minhota.

Para o imediato, outra contratação confirmada por A BOLA: Adriano vai mesmo do Dragão para Braga até final da temporada e depois se verá em que termos, por empréstimo ou em definitivo, tudo dependente dos acertos para a passagem de Diego de Penafiel para o FC Porto.

Por reflexo, Marcel perde terreno e pode mesmo abandonar Braga proximamente.




IN A BOLA

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Sp. Braga: Edgar, internacional sub-20 pelo Brasil, está assegurado

«Edgol» está a caminho do Sp. Braga. Edgar Bruno da Silva, jovem ponta-de-lança com impressionantes características físicas e dotes de goleador, vai reforçar o clube bracarense na reabertura do mercado, apesar do interesse de vários emblemas brasileiros.
Aos 19 anos, Edgar tem conquistado algum estatuto no seu país, depois de ter despontado ao serviço do Joinville. O pequeno clube de Santa Catarina emprestou o jogador do São Paulo, que o utilizou em três e decidiu avançar para a sua contratação, sem sucesso.
Com 1,90m, o reforço do Sp. Braga tem enorme presença na área contrária e cativou a atenção dos responsáveis arsenalistas, que chegaram a acordo com o Joinville para a sua mudança para Portugal.
Edgar é internacional sub-20 pelo Brasil e está nesta altura concentrado com a sua selecção, que irá participar no torneio sul-americano da categoria, no Paraguai. Como tal, a integração do jovem avançado no plantel às ordens de Rogério Gonçalves poderá ser retardada para o final de Janeiro, dependendo da prestação do Brasil na prova.
Entretanto, com o defesa peruano Alberto Rodriguéz assegurado, os dirigentes do clube minhoto continua em negociações com o médio brasileiro Andrade. O jogador, de 25 anos, oriundo do Vasco da Gama, encontra-se em Portugal para negociar com o Sporting de Braga mas continua a verificar-se um impasse, que tem adiado a concretização do acordo.
IN MAISFUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!