News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 29/11

Started by JotaCC, 29 de November de 2011, 07:04

Previous topic - Next topic

JotaCC

Capítulo Europa

Em época de três vagas para a liga dos campeões, a derrota no Porto deixou os arsenalistas mais longe do topo da liga, tendo igualmente perdido a oportunidade de se aproximar do terceiro classificado.
Apesar disso, as análises vão ficar para mais tarde, até porque o campeonato é uma maratona e ainda não se cumpriu metade. No sentido inverso, o embate com o conjunto britânico assume carácter decisivo, já que uma vitória resolve de imediato as contas do apuramento. Ficando a faltar a discussão em torno do lugar: primeiro ou segundo do grupo.

Face ao triunfo do Sporting Clube de Braga em Inglaterra, na casa do Birmingham, a equipa de Leonardo Jardim pode carimbar amanhã mais um apuramento para os dezasseis avos-de-final da Liga Europa. Os arsenalistas entram nesta quinta jornada do grupo H em terceiro lugar, com os mesmos pontos que o líder Brugge e também com o conjunto britânico. O confronto directo assume neste embate carácter decisivo e como tal os bracarenses podem já celebrar o apuramento.

Ao onze inicial deve regressar Mossoró e Hélder Barbosa, duas unidades que foram poupadas no jogo diante dos azuis e brancos. O brasileiro vai voltar a assumir a batuta, enquanto que os vapores do extremo estão de regresso à asa esquerda. Recorde-se que Hélder Barbosa foi um dos elementos em foco no jogo da primeira volta, contudo nesse desafio sobressaiu igualmente Nuno Gomes. O ponta-de-lança é que deve ficar reservado...

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Muitas baixas para a Liga Europa

Apenas 17 jogadores estão na máxima força para o jogo. Lesões tiram cinco soluções da lista de 22 inscritos para a Liga Europa. Palmeira, do Vizela, chamado para compor o plantel.

Mais contas de subtrair para o SC Braga. Dos 22 jogadores inscritos na fase de grupos da Liga Europa, cinco estão lesionados. Carlão já trabalha com bola e Imorou e Custódio aceleram rumo à recuperação, mas nenhum será alternativa séria para o desafio de alta intensidade com o Birmingham. Além destes nomes, também Nuno André Coelho e Baiano estão fora de combate.

A BOLA

JotaCC

Apuramento garantido com a "simples" vitória
MINHOTOS ARRUMAM QUALIFICAÇÃO COM TRIUNFO

Tudo simplificado: uma vitória garante automaticamente o apuramento do Sp. Braga para os 16 avos-de-final da Liga Europa. A equipa de Leonardo Jardim deve encarar a receção, amanhã, ao Brimingham como uma verdadeira final, mantendo em aberto a Europa, pelo menos até fevereiro do próximo ano. Ao defender o estatuto de finalista, os minhotos defendem-se também de um ainda possível precoce afastamento europeu que seria um sério revés na época e numa fase em que já não há Taça de Portugal, sendo que o campeonato, dada a derrota no Dragão, parece ainda e só limitado à luta pelo 4.º lugar, com o 3.º posto e o respetivo acesso à Champions no ponto de mira...

RECORD

A realidade é que as contas do Grupo H parecem à primeira vista algo complicadas, com três equipas empatadas no primeiro lugar, todas com 7 pontos, e o Sp. Braga a ocupar o 3.º posto, em virtude de ter desvantagem no primeiro critério de desempate, ou seja, o maior número de pontos obtidos nos jogos entre os clubes empatados, sejam eles dois ou três. Esse é um cenário até possível no final da última ronda, mas se isso suceder quer dizer que o Sp. Braga ganhou mesmo o jogo de amanhã e decidiu também esse confronto direto a seu favor. Complicado?

JotaCC

Jardim outra vez contestado

A zona de acesso à garagem do Estádio AXA voltou a ser palco, anteontem, de ruidosas manifestações de desagrado, com a PSP a ser chamada para controlar os espíritos mais exaltados. No regresso do jogo com o FC Porto disputado no Dragão, o autocarro do Braga deparou-se com cerca de 30 adeptos enfurecidos com a derrota e, principalmente, com a exibição da equipa, já afastada da Taça de Portugal. Nenhum profissional escapou às críticas, mas o mais visado foi Leonardo Jardim. Numa repetição quase fiel da recepção tumultuosa que a equipa teve após o empate com a Académica, em Coimbra, o treinador foi alvo de insultos e houve mesmo quem apontasse, como solução para o actual momento do clube, o seu despedimento. Foi uma vigília prolongada, e a "multidão" só começou a dispersar após a saída dos jogadores e treinadores nas respectivas viaturas, uns debaixo de palmas, outros de vaias e bocas nada simpáticas. No dia seguinte, a equipa voltou a reunir-se para preparar à porta fechada a recepção ao Birmingham, já num contexto de absoluto sossego. A paz deverá prolongar-se esta manhã com a realização de mais um treino, mas o vulcão da contestação não entrou em extinção, podendo eclodir já amanhã se o resultado do jogo da Liga Europa não se enquadrar dentro do mínimo exigível: uma vitória poderá mesmo apurar o Braga para a fase seguinte na prova.

Os primeiros sinais de insatisfação coincidiram com a primeira substituição operada por Leonardo Jardim: Fran Mérida por Mossoró. Os adeptos suspiravam pela saída de Paulo César (rendido depois por Hélder Barbosa) e mais indignados ficaram com a substituição de Djamal, que facilitou o segundo golo de Hulk. No fim da partida, o treinador respondeu aos assobios. "É normal que tenham mais carinho por alguns atletas, mas as entradas de Mossoró e Hélder Barbosa relançaram-nos no jogo", explicou, aludindo à redução da desvantagem para 3-2. O futuro, esse, continua incerto. "Se sinto o lugar em perigo? Não é a mim que têm de colocar essa questão", reagiu.


Mais pontos que há um ano

O foco de maior contestação dos adeptos, que voltaram a mostrar-se insatisfeitos após o desaire com o FC Porto, tem sido o rendimento do Braga na condição de visitante para o campeonato. Mas haverá motivos para isso? Comparando unicamente com a época transacta, na qual a equipa atingiu uma histórica final da Liga Europa, aparentemente não, uma vez que até se verifica uma ligeira subida no número de pontos. Mesmo tendo em conta que o plantel não era o mesmo e que alguns adversários foram diferentes, a verdade é que, há um ano, por esta altura os homens de Domingos só tinham dois pontos somados fora, fruto de dois empates, com Setúbal e Paços de Ferreira, e actualmente os de Leonardo Jardim levam seis, por força de uma vitória obtida no Bonfim - valeu o golo solitário de Hélder Barbosa - e igualdades registadas nas visitas a Vila do Conde, Guimarães e Coimbra.

Apesar disto, o caso muda substancialmente de figura quando se alarga o período de comparação às últimas dez temporadas. A actual média de pontos (um por jogo) figura mesmo entre as três piores e só é superada pela que a equipa somava em 2010/11 (0,33) e em 2002/03 (0,2), com Fernando Castro Santos. As melhores - dois pontos por jogo - foram atingidas com Domingos (2009/10) e Jesualdo Ferreira (2003/04 e 2004/05) como treinadores, o que lhes permitiu no final obter as melhores classificações de que há memória no clube.


Hélder Barbosa tocado

A ressaca da derrota com o FC Porto foi difícil para Hélder Barbosa, que se queixou de dores num pé e acabou por falhar o treino de ontem, que marcou o arranque da preparação para o jogo com o Birmingham, da Liga Europa. No entanto, a utilização do extremo-esquerdo no encontro de amanhã não está em causa.


Sissoko foi tentado

Aliciado pelas exibições de Sissoko nos últimos jogos, o Braga terá tentado antecipar-se à concorrência na corrida pelo extremo e oferecido cerca de um milhão de euros à Académica. Contudo, segundo o sítio francês "sport365.fr", a proposta terá sido recusada pelos responsáveis da Briosa, que acreditam poder facturar mais com o marfinense.

Árbitro sueco volta ao AXA

Depois de na última época ter dirigido o Braga-Lech Poznan, dos 16-avos-de-final da Liga Europa, Markus Strombergsson voltará quinta-feira ao AXA para apitar o jogo com o Birmingham. O árbitro sueco, de 36 anos, não tem um grande historial de partidas com equipas lusas, embora também tenha estado na derrota da Selecção de sub-19 com a Croácia, em 2010.


O JOGO

JotaCC

Portugal muito desfalcado

Não houve surpresas na convocatória da Federação Portuguesa de Atletismo para o Europeu de crosse que se vai disputar no próximo dia 11, na cidade eslovena de Velenje, o que significa estarem as Selecções Nacionais de seniores sem a maioria das suas figuras. Após um processo em que foram observados três crosses (Felgueiras, Torres Vedras e Amora), Sameiro Araújo fez as suas escolhas, aceites pelo director-técnico nacional, José Barros, e pela direcção da federação. Ao contrário das três últimas edições, a equipa feminina não será candidata ao título. Sem Jessica Augusto, Sara Moreira e Marisa Barros, três das atletas do sexteto campeão em 2010, a tarefa afigura-se hercúlea, mesmo alinhando as experientes Ana Dulce Félix, Anália Rosa e Ana Dias (fará o 12º Europeu!), acrescidas de Leonor Carneiro em ascendente de forma e as estreantes Ercília Machado (esta já com cinco presenças mas em sub-23 e juniores) e Doroteia Peixoto (correu em 2002, como júnior). A selecção masculina, prata há um ano em Albufeira, ainda estará mais fraca. O luso-marroquino Yousef el Kalai, bronze individual, mostrou-se, algo surpreendentemente, alheio ao Europeu, Rui Pedro Silva assinou por dois clubes e está impedido de competir, e Eduardo Mbengani foi apanhado com EPO e está suspenso. Do ano passado resta José Rocha, que fora o sexto da equipa e 40º da geral.

SENIORES

MASCULINOS: Tiago Costa (Conforlimpa), Bruno Jesus e Pedro Ribeiro (Maia), José Rocha, Rui Teixeira e Ricardo Ribas (Maratona).

FEMININOS: Leonor Carneiro, Ana Dias, Anália Rosa e Dulce Félix (Maratona), Ercília Machado (Braga) e Doroteia Peixoto (Joane).

SUB-23

MASCULINOS: Luís Mendes (Cyclones), Ricardo Figueiredo e Daniel Gregório (Seia), Hugo Daniel (Liberdade), Jorge Santa Cruz (Benfica) e Luís Mendes (Cyclones).

FEMININOS: Salomé Rocha (Sporting), Daniela Cunha (Maratona), Catarina Ribeiro e Bárbara Ferreira (Braga) e Catarina Lima (Várzea).

JUNIORES

MASCULINOS: Emanuel Rolim, Adrião Rodrigues, Rúben Silva, Rui Pinto e Samuel Barata (Benfica) e Diogo Lourenço (Olímpico Vianense).

FEMININOS: Silvana Dias e Catarina Gonçalves (Várzea), Diana Almeida e Cátia Santos (Benfica), Catarina Carvalho (Marinha Grande) e Marta Martins (Juv. Vidigalense).


O JOGO

JotaCC

Salvador assiste ao último treino

O presidente do SC Braga, António Salvador, assistiu esta manhã ao último treino da equipa minhota para o jogo da Liga Europa com o Birmingham, que se disputa quarta-feira, no Estádio Axa.

Nos 15 minutos da sessão abertos à comunicação social, foi possível constatar que Leonardo Jardim teve apenas 17 jogadores à disposição, e, em princípio, serão os únicos a figurar na lista de jogo.

Com efeito, nenhum dos atletas inscritos na lista B – maioritariamente do Vizela e da equipa de juniores - participou no derradeiro ensaio para a recepção à equipa inglesa.

Leonardo Jardim projecta o jogo com o Birmingham a partir das 12-30 horas.


1700 ingleses no Estádio Axa

O Birmingham faz-se acompanhar a Braga por uma respeitável falange de apoio. Cerca de 1700 ingleses estarão amanhã na bancada do Estádio Axa.

Será uma invasão significativa que irá animar os cofres do clube e a estimular a economia da cidade. Por estes dois factores se compreende também como é importante para Braga o seu clube estar em alta na UEFA.

A BOLA

JotaCC

Elderson de regresso, Nuno Valente é novidade

A entrada do médio Nuno Valente, que actua no Vizela, clube satélite dos bracarenses, é a grande novidade na lista de convocados do SC Braga para o jogo frente ao Birmingham, quarta-feira, às 18 horas, no Estádio Axa. Inscrito na lista B, Nuno Valente foi chamado para completar um grupo onde estão apenas 17 futebolistas do plantel principal.

Elderson cumpriu castigo com o FC Porto e regressa às opções de Leonardo Jardim para jogo europeu, entrando directamente para o onze.Vinícius, Meyong e Rivera não estão inscritos na fase de grupos da Liga Europa, pelo que saíram da lista.

O grupo de lesionados continua igual. Carlão fez corrida à volta do campo nos 15 minutos de treino abertos à comunicação social. José Luís, Ukra, Nuno André Coelho, Baiano, Custódio e Imorou são as restantes baixas clínicas.

Lista de convocados:


Guarda-redes: Quim e Berni;

Defesas: Galo, Paulo Vinícius, Douglão, Elderson e Ewerton;

Médios: Salino, Mossoró, Hugo Viana, Djamal, Nuno Valente e Fran Mérida;

Avançados: Alan, Hélder Barbosa, Paulo César, Nuno Gomes e Lima.


«Queremos evitar ir a Brugge pressionados» - Hélder Barbosa

Autor de dois golos na vitória por 3-1 do SC Braga em Birmingham, na primeira jornada do grupo H, Hélder Barbosa espreita a oportunidade de repetir a façanha. «Quero dar o meu melhor e ajudar a equipa a vencer o jogo. O Birmingham tem um forte poderio físico e vai dificultar ao máximo a nossa tarefa», antevê.

Acima de tudo, o extremo quer que a sua equipa agarre agora a oportunidade de celebrar o apuramento para a fase seguinte da Liga Europa: «Esperamos as mesmas dificuldades que tivemos lá. Sabemos o que sofremos em Inglaterra, mesmo tendo ganho. Esperamos arrumar com a questão da Liga Europa e ganhar, para não irmos a Brugge pressionados.»


«Ganhar para arrumar já a questão» - Leonardo Jardim


O discurso de Leonardo Jardim antes do jogo com o Birmingham aponta apenas para uma direcção: a vitória. Os três pontos garantem o apuramento automático do SC Braga para os 16-avos de final da Liga Europa, um dos objectivos traçados na época. O treinador falou também sobre alguma insatisfação manifestada pelos adeptos, afirmando que não tem de fazer pazes com ninguém.

As muitas ausências no grupo condicionaram a forma como preparou o jogo frente ao Birmingham?
Temos o lema de não dar importância às ausências, porque o fundamental é rentabilizar os que estão disponíveis. Uma equipa que apresenta um terço de lesionados e tem alguns sectores mais frágeis, claro que tudo isso condiciona, mas temos de concretizar o nosso objectivo, que passa por resolver já esta eliminatória.

Que Braga se pode esperar? Uma equipa apenas à procura vitória?
Claro que sim. Temos um jogo que nos dá a possibilidade de nos apurarmos em caso de vitória, logo esse é o nosso objectivo. Temos um cunho pessoal e uma identidade própria e é desta forma que queremos estar no jogo, tendo em atenção, naturalmente, o jogo directo e poderio físico do Birmingham.

O que gostava de mudar no jogo de amanhã em relação ao último?
A vitória. Queremos os três pontos, porque ficava já tudo ficava arrumado. O jogo mais importante da Liga Europa foi na Suíça, com Young Boys, onde alcançámos o apuramento para a prova. Este é o segundo jogo mais importante. Faço um pedido ao público para que apoie a equipa e nos ajude atingir o objectivo.

Apesar das derrotas em Alvalade e Dragão, sentiu que a equipa cresceu?
Todos os jogos nos dão alguma aprendizagem, mas é melhor aprender ganhando. Em Alvalade e Dragão a postura da equipa foi idêntica, não conseguimos foi manter registo semelhante nos 90 minutos. Nos períodos os e que fomos dominados não finalizámos e quando estávamos dominados marcámos. Conseguimos criar quatro ou cinco situações de golo... É uma forma de estar de um Braga que quer ser grande e ter um futebol positivo.

Acha que este jogo da Liga Europa é propício para fazer as pazes com a massa associativa?
Não tenho de fazer pazes com a massa associativa porque não ando em guerra com ninguém. A massa associativa gosta de vencer, mas o Leonardo Jardim está aqui para defender os interesses do clube e meter na equipa quem rende mais, independentemente dos gostos não serem os mesmos.

O presidente António Salvador esteve no treino. Sente a confiança do seu líder?
O presidente está sempre connosco, nos bons e maus momentos. Sinto da parte dele a confiança normal. Como toda a gente aqui, ele fica mais alegre quando ganhamos e mais triste quando não vencemos.

A BOLA

JotaCC

Leonardo Jardim: «Queremos garantir o apuramento»

O SC Braga recebe o Birmingham esta quarta-feira e Leonardo Jardim pretende vencer os ingleses para «arrumar» de vez com a questão do apuramento para os 16 avos de final.

«Temos um jogo que nos dá a possibilidade de nos apurarmos em caso de vitória, logo, esse é o nosso objectivo. Temos um cunho pessoal e uma identidade própria e é desta forma que queremos estar no jogo, tendo em atenção, naturalmente, o jogo directo e o poderio físico do Birmingham», afirmou o treinador bracarense, que recordou o momento mais importante na campanha europeia.

«O jogo mais importante da Liga Europa foi na Suíça, com o Young Boys, onde alcançámos o apuramento para a prova. Este é o segundo jogo mais importante», disse.

Sobre a relação com os adeptos do SC Braga, Leonardo Jardim entende que não tem que fazer as pazes com ninguém.

«Não tenho de fazer as pazes com a massa associativa porque não ando em guerra com ninguém. A massa associativa gosta de vencer, mas o Leonardo Jardim está aqui para defender os interesses do clube e meter na equipa quem rende mais, independentemente dos gostos não serem os mesmos», comentou.

Tal como tem acontecido nas últimas partidas, o SC Braga preparou o desafio com o Birmingham com muitas ausências devido a castigo, nada que altere a confiança do treinador.

«Temos o lema de não dar importância às vitórias porque o fundamental é rentabilizar os que estão disponíveis. Numa equipa que apresenta um terço de lesionados e tem alguns sectores mais frágeis isso condiciona. Mas temos de concretizar o nosso objectivo, que passa por resolver a eliminatória».


ZEROZERO

JotaCC

Leonardo Jardim: «Queremos impor a nossa identidade»
objetivo é derrotar Birmingham na europa
   
Leonardo Jardim garantiu que o Sp. Braga vai entrar em campo quarta-feira com o objetivo de vencer o Birmingham, pois assim assegura o apuramento para os 16-avos-de-final da Liga Europa.

"É um jogo que nos dá a possibilidade de ficar apurados com uma vitória. Era esse o objetivo estabelecido. Se vencermos, esta questão fica arrumada e também por isso aproveito para fazer um apelo especial ao público para apoiar a nossa equipa, de forma a conseguimos atingir este objetivo", começou por dizer esta terça-feira o técnico bracarense, antes de avaliar o adversário:

"Temos de levar em conta que se trata de um jogo com caraterísticas especiais, pois é frente a uma equipa inglesa, que privilegia o jogo direto e o poderio físico, o que é preciso anular. Mas nós temos os nossos argumentos."

"Queremos impor o nosso futebol, a nossa identidade e a nossa forma de estar, independentemente do adversário. É assim que queremos estar", acrescentou.

Sobre as muitas ausências, Jardim sublinhou: "Temos de motivar os que estão e o nosso objetivo passa por resolver já a presença na fase de eliminatórias da Liga Europa, naquele que é o segundo jogo mais importante depois da partida do playoff."

Comentando as derrotas em Alvalade e no Dragão, Jardim confessou que se aprende mesmo com as derrotas embora "seja melhor ganhar".

De qualquer maneira, "a equipa nessas partidas teve uma postura idêntica mas não conseguiu manter um registo contínuo durante os 90 minutos e no Dragão, por exemplo, nas fases em que dominou não conseguiu marcar."

Hélder Barbosa: «Sabemos das dificuldades»
antevê jogo com Birmingham
   
O Sp. Braga só pensa em qualificar-se para os 16 avos-de-final já no jogo com o Birmingham, na quarta-feira.
"Sabemos das dificuldades que vamos encontrar, mas é um jogo que queremos ganhar para conseguirmos a qualificação o mais cedo possivel e irmos defrontar o Brugges sem essa pressão", afirmou o avançado Hélder Barbosa esta terça-feira na conferência de imprensa de antevisão da partida.

RECORD

JotaCC

#9
Jardim: «Pazes? Não estou em guerra com os adeptos»
Três vitórias apenas nos últimos dez jogos preocupam os associados do Sp. Braga. Treinador pretende dar-lhes uma alegria já na quarta-feira

A oscilação exibicional e os resultados irregulares preocupam uma franja sensível de adeptos bracarenses. No Estádio do Dragão, por exemplo, foram bem audíveis os assobios para Leonardo Jardim. No regresso à Cidade dos Arcebispos, a comitiva confrontou-se com a contestação de algumas dezenas de pessoas. Nada que preocupe, pelos vistos, o treinador do Sp. Braga.

«Se tenho de fazer as pazes com os adeptos? Não, não tenho porque não estou em guerra com eles», respondeu Jardim aos jornalistas, na conferência de imprensa de antevisão ao duelo com o Birmingham. E prosseguiu. «Eu só estou aqui para defender os interesses do clube. Aposto nos jogadores que me podem dar uma resposta melhor. É normal que nem todos concordem com as minhas opções.»

O presidente António Salvador marcou presença na sessão de trabalho matinal. Haverá algum significado especial para esse acompanhamento do dirigente no terreno? «O presidente está sempre connosco, é uma pessoa solidária com o grupo e tem-me transmitido a confiança normal. Nada mais do que isso.»

O panorama recente, embora longe de ser dramático, não convence. Nos últimos dez jogos oficiais, o Sp. Braga venceu três, empatou três e perdeu quatro. Apenas a Taça de Portugal foi hipotecada, é verdade, mas o presente impõe o regresso aos triunfos.

A equipa vem de derrotas em Alvalade e no Dragão, duas partidas onde faltou «consistência». «Quando dominámos, não conseguimos marcar. Quando fomos dominados, pelo contrário, sofremos golos. Mas o nosso comportamento foi positivo e conseguimos criar quatro/cinco situações de golo nesses dois jogos. É esse o Braga que quero, um Braga de ataque.»


O alerta de Jardim: «Temos um terço do plantel indisponível»
Pandemia de lesões preocupa o treinador do Sp. Braga. «Alguns sectores estão frágeis» para a importante recepção ao Birmingham

Soa o sinal de alerta em Braga. Chega o Birmingham, joga-se a qualificação para os 16-avos-de-final da Liga Europa, reúnem-se as tropas arsenalistas. Ou o que resta delas. Leonardo Jardim tem apenas 17 atletas disponíveis para a recepção aos ingleses. A conferência de imprensa de antevisão ao jogo começou, precisamente, por esse dado preocupante.

«O nosso lema é não valorizar as ausências. O fundamental é rentabilizar os que estão presentes mas, de qualquer forma, temos um terço do plantel lesionado e alguns sectores estão frágeis. Isso condiciona-nos, naturalmente, embora a nossa obrigação seja jogar de forma a chegar ao nosso objectivo», referiu o treinador do Sp. Braga, apostado em sair por cima do «segundo jogo mais importante da nossa época europeia».

«O outro tinha sido o que nos garantiu a passagem à Fase de Grupos [2-2 no terreno do Young Boys]. Agora só podemos pensar na vitória. Se vencermos, estamos apurados. Este é um dos grandes objectivos da época», acrescentou Leonardo Jardim, sobejamente conhecedor das faculdades deste Birmingham.

Os minhotos, faz sentido lembrar, venceram por 1-3 no Saint Andrews Park a 15 de Setembro. «Eles defendem bem, concentram-se atrás da linha da bola e sabem sair em contragolpe. Venceram os dois jogos fora de casa neste grupo e, por isso, a melhor forma de os contrariar é marcando primeiro do que eles. Isso vai fazer com que se exponham mais.»

Em resumo, o Sp. Braga deve «impor o seu estilo e forma de estar», não abdicando nunca da sua «identidade» frente a um oponente que aposta «num jogo de estilo directo e no poderio físico».

Hélder Barbosa: «Vou ajudar com golos ou assistências»
Extremo de 24 anos é o melhor marcador do Sp. Braga na Liga Europa e reencontra a sua presa favorita

O melhor marcador do Sp. Braga na Liga Europa é Hélder Barbosa. O esquerdino de 24 anos soma quatro remates certeiros: um ao Young Boys, um ao Club Brugge e dois ao Birmingham. Não admira, por isso, ouvir o internacional sub-21 passar uma mensagem de ambição. Colectiva e individual.

No reencontro com o Birmingham, Hélder Barbosa está cheio de fé. «Vou ajudar, espero eu, com golos ou assistências. O jogo vai estar cheio de dificuldades. Sofremos muito para vencer lá por 1-3. Queremos estar na próxima fase da Liga Europa e a intenção é resolver já o assunto», referiu o extremo, na antevisão ao duelo com a equipa do Championship.

Hélder Barbosa conhece bem o Birmingham e fala de uma equipa «forte fisicamente» e que «impõe um ritmo elevado». «Eles apostam num estilo de jogo directo e temos de ter cautelas com isso.»


MAIS FUTEBOL

JotaCC

«Queremos ganhar e garantir a qualificação»

O português Hélder Barbosa marcou dois dos três golos na vitória da primeira volta, em Birmingham. «Esperamos as mesmas dificuldades da primeira jornada. Mas queremos arrecadar os três pontos e arrumar o assunto da Liga Europa. Quero dar o meu melhor e ajudar a equipa a ganhar o jogo», começou por dizer, esta terça-feira, na conferência de imprensa de antevisão do encontro de amanhã.

«Queremos ganhar e garantir a qualificação, para não ir a Brugge com maior pressão», afirmou.


Leonardo Jardim: «É melhor aprender a ganhar»

Depois das derrotas consecutivas, diante do Sporting na Taça de Portugal e do FC Porto na 11.ª jornada da Liga, o Sp. Braga joga amanhã diante do Birmingham, da fase de grupos da Liga Europa.

«Aprendemos sempre com as derrotas, mas é melhor aprender a ganhar. Em Alvalade e no Dragão a postura da equipa foi idêntica e positiva, só não conseguimos manter o mesmo registo durante os 90 minutos e não finalizámos da melhor forma. É uma forma de estar de um Sporting de Braga que quer ser grande e ter um futebol positivo», começou por dizer hoje o treinador Leonardo Jardim na antevisão da partida.

«Temos um cunho pessoal e uma identidade própria. É desta forma que queremos estar neste encontro, sempre tendo em conta o jogo direto e poderio físico do adversário. Temos um jogo que nos dá a possibilidade de apuramento em caso de vitória, logo esse é o nosso objetivo», referiu.

«Não ando em guerra com ninguém. A massa associativa gosta de vencer, mas o Leonardo Jardim está aqui para defender os interesses do clube, independentemente de os gostos não serem os mesmos», frisou.

O JOGO


JotaCC

Chris Hughton diz que SC Braga é favorito a ganhar o grupo

Chris Hughton, técnico do Birmingham, que joga amanhã com o SC Braga, considera que os arsenalistas são favoritos na partida da Liga Europa. Stephen Carr é baixa confirmada para o jogo e falha a convocatória.

«O SC Braga é uma boa equipa, que está habituada a jogar nas competições europeias e penso que ainda é favorita a ganhar o grupo», afirmou Hughton, ao site oficial do emblema britânico.

Contudo, lembra o técnico, atribuir o favoritismo aos bracarenses aumenta a consciência da equipa quanto à dimensão da tarefa que tem pela frente esta quarta-feira.

«Vimos a qualidade deles quando vieram ao St. Andrew's», atirou Hughton, referindo-se ao primeiro desafio entre as duas equipas, que os arsenalistas venceram por 1x3. «O jogo será decidido pela forma como lidaremos com a sua qualidade e como eles farão frente às nossas ameaças. Acho que eles estão avisados, de certeza que viram o resultado que fizemos em Brugge [1x2 para o Birmingham] e sabem que não há muitas equipas que cheguem lá e ganhem».

Para o treinador do Birmingham, o SC Braga vê este jogo como «uma oportunidade» pelo facto de jogar em casa e vai, certamente, «querer jogar o seu jogo», lembrando que o emblema minhoto vai a Brugge na última jornada: «Por isso eles vêem este jogo como o jogo que eles têm mesmo que ganhar».

No que diz respeito aos convocados do Birmingham para a partida com o SC Braga, destaque para a ausência de Stephen Carr, a contas com um problema no joelho.

O capitão do Birmingham fica em Birmingham por opção do técnico, de forma a que a sua recuperação prossiga sem contrariedades.

Chris Hughton convocou 20 jogadores para a deslocação a Portugal, entre os quais está Morgaro Gomis, que regressa após um mês de paragem por lesão.

Jordon Mutch, lesionado no tornozelo, e Liam Ridgewell, a contas com problemas na coxa, ficam de fora.

ZEROZERO