News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Pequena reflexão sobre os eventos desportivo e fair-play

Started by ric, 22 de October de 2011, 22:44

Previous topic - Next topic

PAF

Depois do que vou lendo por aqui estou certo que não deve estar para muito longe o momento em que deixaremos de poder ir ao futebol...
Espero que sejam só opiniões dos putos de 13/14 anos que andavam por lá armados em herois, e que daqui por uns anos quando tiveram uns anitos mais ganhem algum juizo!
Já agora o pessoal pediu o BI aos adeptos do sporting para saber de onde eles eram? O casal que referi em cima era de Felgueiras, simplesmente foi ver um jogo de futsal e certamente muitos nem de Braga eram. Eles insultaram a cidade de Braga, logo deviam levar, os de Braga também os insultaram então deviam ter o mesmo tratamento? Nós quando vamos a Guimarães deviamos lá ser mortos, passamos os 90 minutos a insulta-los! É este o pensamento? Estou pasmado com esta inteligência toda! O que ainda me pasma mais é este tipo de pensamento ainda ser defendido por alguns! tenho pena que quem pensa assim não leve um tiro num dos próximos jogos, ou uma pedrada de um adversário somente porque foi ver um jogo sossegado com a familia, para ver se continua com o mesmo pensamento! Isto tudo e o sporting nem as claques oficiais trouxe...
Bracaras isso de ir buscar frases a foruns, enfim, por cá encontras perolas semelhantes! Nos foruns todos são fortes e o que não falta são asneiras, provavelmente escritas por pessoal que nunca viram um jogo na vida, mas que num forúm fica bonito dizer, vamos dar cabo deles, rebentar com eles, etc...
No que eu puder evitar nunca nenhum adepto adversário será agredido cá em Braga. Adeptos do braga a pedir a outros para não agredir adversários acho que é no minimo humilhanbte!

MeZut#

Apesar de condenar a violência seja de que tipo for, as claques são fundamentais no apoio á nossa equipa (atenção, não pertenço nem costumo estar á beira delas), mas são elas que vão a todo o lado, ou será que são os simples adeptos que vão ao estrangeiro? Acredito que vão alguns, mas em pequena quantidade, além disso, ainda ontem eles estiveram presentes no hóquei e depois sairam para apoiar no futsal. São atitudes de se louvar.
Mas outra situação que estão a por em causa é a mentalidade de povos, ainda hoje no jogo do Manchester United vs Manchester City (grande jogo do City) os adeptos estão á beira dos bancos dos adversários e o respeito é enorme, uma boca ali ou outra boca acolá é normal e isto é o futebol, mas não se vê a tentar agredir. Outra situação é nos estádios ingleses é permitido latas (!!!!) imaginem latas nos estádios portugueses, eram todas arremessadas para o campo (quer pelas claques quer por adeptos normais).
Somos um povo "atrasado" em relação por exemplo ao inglês, mas isto não é de agora, é assim e sempre será!
Não pedimos que ganhem sempre, mas que joguem sempre para ganhar! S.C.BRAGA!

cañas

Quote from: AMO-TE BRAGA on 23 de October de 2011, 10:18
Sou contra qualquer tipo de violência, mas parece-me que aqui quem organizou o jogo também não fica isento de culpas.

Tudo começou porque os adeptos de ambas as equipas começaram a mandar bocas uns aos outros o que nos dias que corrrem é normal, agora quando das bocas se passa para o contacto fisico é mais grave.
Num jogo com aquele que é hoje o nosso maior rival, ter meia duzia de policias que nada controlam, os adeptos podem entrar e sair dos seus lugares quando lhes apetece, parece-me demasiadamente arriscado.

Parece-me até que era algo previsivel para quem tem ido sempre ver o Braga visto que o policiamento não é muito. Os jogos do futsal do Braga têm sempre grandes ambientes já vários jogadores adversários referiram que foi o ambiente mais dificil que encontraram, quando são jogos com rivais tem de se ter o dobro ou triplo de cautelas. Mas tal como a equipa está a ganhar experiencia na 1ª divisão também quem organiza os jogos vai aprendendo com estas situações estou certo que o próximo será melhor.
Pelo que me apercebi não havia contacto, dentro do pavilhão, entre os adeptos do Braga e do Sporting.
Dentro do pavilhão não houve problema nenhum, os problemas surgiram quando os nossos adeptos começaram a correr para fora do pavilhão e depararam com o corpo de intervenção.
Não penso que tenha sido por falta de organização que os problemas surgiram.
Quando, muitas vezes, há adeptos que vão para os jogos, seja num estádio ou num pavilhão, à espera que algum adepto adversário abra a boca só para ter um motivo para começar uma guerra, é um mau sinal.
Para quem quer gosta destas confusões qualquer desculpa serve para as justificar.

weasel

O que está aqui em causa não é o facto de se apoiar ou não o Braga, de estar presente em todos os jogos ou em nenhum. Nada disto nos capacita ou confere o direito especial para agredir ou partir para a violência.

É preciso ver que quem critica qualquer tipo de violência, critica os nossos adeptos e também os outros. Mas com o mal dos outros posso eu bem. E se os outros querem ser um bando de javardos, que não se sabem comportar nem viver democraticamente em liberdade, que sejam punidos por isso. Agora o que realmente nos interessa são as atitudes dos nossos adeptos quando agem precisamente da mesma forma.
Se isso não vos levanta problemas, muito bem, estamos entendidos. Mas a mim, pessoalmente, parece-me um grave problema.

Porque quem age de igual forma é farinha do mesmo saco. Gente que não interessa. Não há diferença entre um agressor do Boavista, do Porto, do Sporting, do Benfica, do Vitória, ou do Braga. É tudo gente da mesma laia! Quem age com violência está-se a igualar aos que fazem o mesmo.

ric

O que me enerva é que a culpa é sempre dos outros...

Qdo é que vai parar então? qdo formos a Lisboa - não podemos - porque vamos ter espera igual a vingar a chatice de ontem.... Qdo pára?

Será que precisamos de defender o orgulho qdo quem nos chama ***** são uns anormais? O melhor não era ignorar? São mentecaptos, não percebem, que estão na casa de terceiros e que devem ter respeito.
Mas quem pugna aqui por respeito e se sente insultado tb não pode dizer desta água não beberei. Nunca foram chamar nomes fora de Braga aos adversários?

Então qdo paramos? qdo alguém morrer?
qdo só as claques forem aos espectáculos desportivos?

Já o disse que admiro e muito o folclore e alegria que as claques trazem ao futebol. No jogo que falamos, não se calaram um minuto e não foi por falta de apoio que o Braga perdeu.
Os adversa´rios chamaram-nos nomes? que sejam e continuem a ser anormais. Não me chateio nada nem me sinto minimamente atingido.

PS: Tb nada me preocupa quem de Braga é de outro clube. Não entendo mas respeito e não me fazem tirar do sério. Nem todos podem ter a inteligência nas suas cabeças. E saloios existem e existirão sempre...

mais uma vez eu pergunto: onde isto vai parar!!!!!!!!??????????


Duarte

Mau era se eu sempre que me sentisse insultado partisse para a porrada, andava nisto todos os dias...

Eu agora pergunto: Nós sempre que vemos um jogo na casa de um adversário também nunca dissemos nada ou entoamos cânticos que os insultassem? Já para não falar que logo na 1ª parte começámos a cantar um música "sporting é m***"  Pois, nós somos sempre uns anjinhos... Eles chamam-nos nomes, nós chamamos a eles, umas vezes cá, outras vezes lá e assim sucessivamente. Ainda não se habituaram?

Fico muito triste por ver cada vez mais a cidade de Braga e os adeptos do meu clube terem fama de arruaceiros. Saibam viver o desporto.
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com

barinho

É claro que quando vamos ver o Braga fora também insultamos os adeptos de lá,principalmente na casa do metralhas e dos espanhois.Faz parte do espectáculo.A diferença é esta,eu sou de Braga e apoio o Braga.Estes palhaços que lá estiveram ontem são de Braga,apoiam um clube duma terra a 350 quilómetros e ainda festejam insultando a sua própria cidade e o clube da sua terra.Há comparação possível?

Com isto não quero dizer que apoio as situações de violência,sou completamente contra isso.Mas não podem culpar as pessoas por perderem um bocado as estribeiras quando assistem a coisas destas.

Anabela

Quote from: barinho on 24 de October de 2011, 01:24
É claro que quando vamos ver o Braga fora também insultamos os adeptos de lá,principalmente na casa do metralhas e dos espanhois.Faz parte do espectáculo.A diferença é esta,eu sou de Braga e apoio o Braga.Estes palhaços que lá estiveram ontem são de Braga,apoiam um clube duma terra a 350 quilómetros e ainda festejam insultando a sua própria cidade e o clube da sua terra.Há comparação possível?

Com isto não quero dizer que apoio as situações de violência,sou completamente contra isso.Mas não podem culpar as pessoas por perderem um bocado as estribeiras quando assistem a coisas destas.

Compreendo mas temos de olhar para ambos os lados.
Todos nós gostamos de ver o crescimento do SCBraga. E muito desse crescimento passa pela fidelização de adeptos que nem de Braga são.
Basta ver aqui no fórum, temos adeptos do Braga que são de barcelos, guimarães, famalicão... Vamos-lhes bater também porque são de outras cidades mas escolheram apoiar o SCBraga?

joaobl03

Piores são aqueles que fartam-se de falar mal da sic , mas quando aparece uma câmara vão logo a correr para o estádio para dar entrevistas . E tenho dito ...
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

Sérgio Gonçalves

Tanta canalha sem instrução, sem regras ou educação que habita nesta cidade. É incrivel, como uma cidade que sempre soube receber os visitantes (por isso teve sempre as suas portas abertas) se está a transformar nisto. É só escumalha, gente sem valores e sem educação e lembrem-se bem, o Braga não é vosso, eu repito, o Braga nao é vosso! Podem ir ver o Braga sempre que jamais ele será vosso, jamais! O Braga é de quem o respeita e nao de quem o usa para descarregar as suas imensas frustrações. Porque quem bate num individuo qualquer apenas e so porque é do Sporting tendo nascido em Braga é um frustrado, imbecil e inapto para viver em sociedade.
Sócio nº 2014

lmcoelho

Ponto prévio: não sou, nunca fui e não serei membro de nenhuma claque(?) "organizada".
Sou um dos milhares de membros da claque de adeptos do SCBraga

Adoro o definição de claques, pois eles é que têm a "responsabilidade" de puxar pela equipa e restantes espectadores do minuto 0 ao 90 e...
Mas deixo aqui umas perguntas que gostaria que me elucidassem:

Em que parte de "slb, slb ***** slb" consiste no apoio ao SCBraga?... espero que não seja na parte que não se refere aos lampiões.
Em que parte de "guimaraes é *****" consiste no apoio ao SCBraga?... espero que não seja na parte que não se refere aos espanhois.
Em que parte de "agressões a adeptos adversários (alguns são familias e não claques)" consiste no apoio ao SCBraga?... espero que não seja na parte das agressões.

E podia enumerar muitos mais...

Resumindo e concluindo: Claques sim! Claques com cânticos (ainda por cima maravilhosos como os nossos) sim! Claques com insultos e agressões gratuitas, NÃO!


Orgulhosamente Bracarense!
O meu nick é LMCOELHO, não IMCOELHO

José Soares

Os bracarenses ordeiros não podem tolerar comportamentos de arruaça ainda que para "defesa" do nosso Braga. Há formas muito mais inteligentes de motivar as nossa equipas nas diferentes modalidades. Passei os olhos pela TV e pensei ter sorte em ver pela primeira vez o futsal do Braga. Mas fiquei triste pois para além de estarmos a perder só se ouviam canticos insultuosos e que, a meu ver, os primeiros a criticarem devem ser os próprios bracarenses. Quero  lá saber se os outros são assim e se nos insultam, a resposta dá-se com civismo e apoio aos nossos atletas e com resultados dentro do campo. Os próprios responsáveis pelas equipas do Braga devem apelar ao público para que pare com esses canticos e pedir verdadeiro apoio para os seus atletas. Em algumas modalidades sei que é assim que acontece (basquetebol) e os jogos com os chamados rivais acontecem sem qualquer tipo de problema, a quase totalidade sem a presença sequer de agentes da autoridade.Um bom exemplo a seguir.

JMRibeiro86

Pela primeira vez na minha vida e desde que sou sócio(desde que nasci) senti vergonha de ser braguista!
Tudo o que se passou foi mau demais para ser verdade, nem dá para acreditar ainda.

A direcção tem que por um ponto final nisto, senão vamos passar a ter os estádios vazios e o principal prejudicado é o clube!

weasel

Quote from: barinho on 24 de October de 2011, 01:24
Faz parte do espectáculo.


Faz parte do espectáculo insultar e/ou agredir adversários? Mas qual espectáculo? Futebol? Futsal? Andebol? Atletismo? Bilhar? Hóquei em Patins? ...
Em qual destes espectáculos estão incluídos os insultos e as agressões?
Só estão incluídos para pessoas mal formadas, sem educação e sem noção do que é viver em sociedade!

Quote from: barinho on 24 de October de 2011, 01:24
Estes palhaços que lá estiveram ontem são de Braga,apoiam um clube duma terra a 350 quilómetros e ainda festejam insultando a sua própria cidade e o clube da sua terra.Há comparação possível?

É tudo farinha do mesmo saco! Fossem de Braga ou não! Quem assim age e acha normal...
Com o crescimento do Braga, nos últimos tempos, há adeptos do Braga em todo o lado (eu próprio já estive a trabalhar em várias regiões do país, ou seja, a morar fora de Braga) e esses também têm direito a levar no fucinho só porque apoiam o Braga sendo/estando noutra região? Qual a distância mínima para apoiar outro clube? 100? 200? 300 km?
Eu também quero que os bracarenses (todos) sejam braguistas, mas não é com estas atitudes que vamos ganhar adeptos...

rvx

Não faço ideia do que aconteceu nem quero estar a defender ninguém, nem me vou referir ao que se passou neste jogo, mas acho que o que algumas pessoas estão a dizer aqui é que é absurdo alguém ir ver um jogo de futebol, futsal ou outro desporto qualquer à casa de outro clube e desrespeitar os adeptos locais. Eu tenho plena consciência de que se me manifestasse de forma exagerada, por exemplo, em Alvalade, estaria em sérios sarilhos.

Há gente estúpida e que não sabe estar num recinto desportivo, e, por isso mesmo, deve haver bom senso por parte das restantes pessoas em evitar a todo o custo haver qualquer tipo de atrito entre adeptos. Eu digo isto, porque já presenciei a faltas de respeito deste tipo. Sei que há pessoas muito frias, mas nem toda a gente é capaz de dominar os seus sentimentos. No desporto, é muito frequente a emoção toldar a razão, portanto, é necessário haver separação de adeptos. Se as pessoas se comportassem bem, nem sequer era necessário polícia, mas essa é uma visão idealista. A realidade é como é e, apesar de devermos fazer tudo ao nosso alcance para a tentar melhorar, enquanto houver pessoas que não se controlam, não se pode esperar que ocorram milagres e a polícia será necessária.

Quanto aos transgressores, acreditem que a maioria deles não está minimamente preocupado com o que dizem aqui. Só uma proibição de entrada em recintos desportivos tinha algum efeito nessas pessoas, tal como é feito em Inglaterra, onde há problemas sérios ao contrário da imagem dada por alguns.

barinho

Quote from: weasel on 24 de October de 2011, 14:04
Quote from: barinho on 24 de October de 2011, 01:24
Faz parte do espectáculo.


Faz parte do espectáculo insultar e/ou agredir adversários? Mas qual espectáculo? Futebol? Futsal? Andebol? Atletismo? Bilhar? Hóquei em Patins? ...
Em qual destes espectáculos estão incluídos os insultos e as agressões?
Só estão incluídos para pessoas mal formadas, sem educação e sem noção do que é viver em sociedade!

Quote from: barinho on 24 de October de 2011, 01:24
Estes palhaços que lá estiveram ontem são de Braga,apoiam um clube duma terra a 350 quilómetros e ainda festejam insultando a sua própria cidade e o clube da sua terra.Há comparação possível?

É tudo farinha do mesmo saco! Fossem de Braga ou não! Quem assim age e acha normal...
Com o crescimento do Braga, nos últimos tempos, há adeptos do Braga em todo o lado (eu próprio já estive a trabalhar em várias regiões do país, ou seja, a morar fora de Braga) e esses também têm direito a levar no fucinho só porque apoiam o Braga sendo/estando noutra região? Qual a distância mínima para apoiar outro clube? 100? 200? 300 km?
Eu também quero que os bracarenses (todos) sejam braguistas, mas não é com estas atitudes que vamos ganhar adeptos...

Estás a deturpar tudo o que eu disse por isso não me vou dar ao trabalho de responder.E só para que fique mais uma vez claro,como já disse nos posts anteriores,sou contra qualquer tipo de violência.

ric

ainda este fim de semana etsive a ver um jog de uma modalidade amadora do Braga que teve como oponente o Bitorinha. Ou seja, o nosso rival por estimação.
Presentes alguns adeptos contrários. Puxavam pelo clube deles e nós pelo nosso. No intervalo confraternizamos e até nos rimos com as rivalidades. pessoas normais, sem problemas, sem questões de eu sou melhor que tu. respeito pelo adversário, pelo jogo.
No final, levaram uma abada e sairam de mansinho. mas de cabeça levantada e sem qq tipo de violência. Tiveram o bom senso e intelig~encia de não ofender adversários. Mas se insultassem , a restante assistencia de certeza que não partiria para a agressão. Talvez gritasse é bem mais alto. Ok,ok, sou um anjinho... mas esta a minha forma de ver o jogo e o desporto. Respeito. De ceretza que vou lá a Guimaraes e vou ser bem recebido.

PS: Vou contar-vos um episódio: qdo o Braga jogou com o hammarby fui a estocolmo ver o Braga. tenho familia e amigos lá e o bilhete que me compraram foi para o meio da claque sueca. No meinho. Eu com o meu lindo cachecol vermelho e branco, metido no blusão, quase a pedir desculpa por lá estar.....
os vizinhos da frente , qdo viram que era do Braga fartaram-se de me mandar boquitas. Com graça e uns valentes sorrisos. No intervalo, falamos todos e disseram que estivesse à vontade. Que podia gritar os golos do Braga. Que eles eram mais e me calavam. Dosseram isto com fair.play e respeito. No final, cumprimentaram-me e deram-me os parabens pela nossa equipa , que era boa, tinha bons valores, etc. Pude ainda mandar uns bons berros de incentivo e eles riam-se para mim por ser o único naquela bancada.
Saí de cabeça levantada, fui beber umas cervias para um bar cheio de altos e louros

lmcoelho

Quote from: ric on 24 de October de 2011, 18:41


Aconteceu-me o mesmo há qs 10 anos num jogo scp (pasme-se) / ABC. E eu lá estava "sozinho sem mais ninguém" no meio da torcida leonina mesmo a meio do campo... houve até uma jogada com o Paulo Faria (vestia às riscas) em que foi expulso e bem... todos protestaram com o árbitro... eu dei um berro e mandei calar meia duzia que estavam ao meu lado... eles olharam para mim e "be quiet"... foi nessa altura que eu reparei que estava literalmente sozinho... os únicos que me podiam ajudar estavam do outro lado do campo... no banco de suplentes... o grito foi de tal maneira audivel que até o António Xavier (dirigente na altura do meu ABC) se assustou... nada me aconteceu... perdemos... no fim, pagaram-me umas bejecas e fomos para a borga.

Como vêem, ainda há pessoal civilizado que está a assistir a um jogo pelo jogo... a apoiar a equipa pelo desporto e fair-play... sem procurar qq conflito e agressão.
Orgulhosamente Bracarense!
O meu nick é LMCOELHO, não IMCOELHO

ddbraga

Quote from: lmcoelho on 24 de October de 2011, 19:04
Quote from: ric on 24 de October de 2011, 18:41


Aconteceu-me o mesmo há qs 10 anos num jogo scp (pasme-se) / ABC. E eu lá estava "sozinho sem mais ninguém" no meio da torcida leonina mesmo a meio do campo... houve até uma jogada com o Paulo Faria (vestia às riscas) em que foi expulso e bem... todos protestaram com o árbitro... eu dei um berro e mandei calar meia duzia que estavam ao meu lado... eles olharam para mim e "be quiet"... foi nessa altura que eu reparei que estava literalmente sozinho... os únicos que me podiam ajudar estavam do outro lado do campo... no banco de suplentes... o grito foi de tal maneira audivel que até o António Xavier (dirigente na altura do meu ABC) se assustou... nada me aconteceu... perdemos... no fim, pagaram-me umas bejecas e fomos para a borga.

Como vêem, ainda há pessoal civilizado que está a assistir a um jogo pelo jogo... a apoiar a equipa pelo desporto e fair-play... sem procurar qq conflito e agressão.

Disseste bem, há quase 10 anos. Com o crescimento do clube foram criadas rivalidades com o SCP, SLB e FCP. Mas tenho a certeza de que se num jogo viesse um adepto do Rio Ave (por exemplo) para o meio de uma das claques nada lhe acontecia (se soubesse respeitar).
Os próprios jogadores contribuem para cenas de violência, uma vez que fazem o mesmo dentro do campo.
P.S- Há jogos que são fabulosos só pelo ambiente de festa das duas claques (Porto-Braga final dublin, os adeptos conviviam perfeitamente)
100% BRAGA

BRAGATEAMO

#39
Eu estava na ideia de exprimir alguns pontos mas há aqui os "habitués" contra claques e os que são mais papistas que pápa. Só tenho duas coisas a dizer retirei-nos do apoio ao clube e a pedreira e o pavilhão serão um autentico cemitério onde por alguns era só abraços com os adversários acordem o futebol e fanatismo e pelo Braga sou fanático, os fanáticos chegam a extremos pelo que acreditam têm o exemplo do Islão mas nunca chegaremos tão longe por ultimo NEM SANTOS, NEM CRIMINOSOS APENAS ULTRAS

Paulinho
Bracara Legion