News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Discussões Tácticas

Started by Lateralus, 21 de October de 2011, 00:40

Previous topic - Next topic

Lateralus

Antes de tudo, pretendo sublinhar que este tópico não serve, de modo algum, para que se descarregue frustrações e/ou insultos sobre a equipa, treinador ou jogadores ou, inclusive, outros foristas. O que se pretende aqui é este seja um espaço onde se possam discutir e trocar ideias sobre modelos, sistemas e abordagens ao jogo diferentes, tendo em conta o plantel disponível do Sporting Clube de Braga.

Posto isto, e tendo em conta o nosso plantel para a presente época, parece que a aposta do treinador parece variar entre dois modelos: o 4-3-3 e o 4-2-4, sendo o primeiro o predilecto. Contudo, visto que algumas das apostas não têm obtido o retorno esperado e algumas das unidades que possibilitam que a equipa se desdobre nestas formações não conseguem corresponder, tornando as referidas tácticas falíveis, penso que a equipa precisa de procurar outras formas para explanar o seu futebol.

Neste sentido, penso que seria benéfico que se desenvolvesse um modelo de 4-4-2 losango, como uma táctica alternativa, tentando experimentar e dar oportunidades a outros jogadores que até agora tem estado na sombra. Aqui vai a minha sugestão:



De notar que os jogadores a utilizar não seriam necessariamente estes, mas penso que seria um bom modelo para explorar a qualidade das nossas segundas linhas de modo a que, quando jogadores influentes como Alan, Viana ou Mossoró estivessem (como estão neste momento) a jogar abaixo das suas qualidades, houvesse um método para que a sua falta fosse minorada ao mesmo tempo que se oferecem à equipa alternativas viáveis para conquistar os nossos objectivos.

Bem, a primeira pedra está "inaugurada" e peço que todos os foristas participem nesta dicussão de forma ordeira e educada, e que também utilizem este tópico como modo de expressar as (muitas e boas) opções, sugestões e opinões tácticas sobre a nossa equipa de futebol.


Kilo

 Sinceramente, deixei de acreditar que o problema seja exclusivamente tático.

Aliada à falta de qualidade de alguns jogadores, parece-me muito mais falta de disponibilidade física e de nervo do que propriamente o número de jogadores por setor.

Tinhamos tudo para jogar quer em 4-4-2 quer em 4-3-3 e temos falhado em ambas.

É a minha perceção...

sedas

Pessoalmente acho que devemos jogar em 4-3-3 com as equipas mais fortes - Utilizando para isso na "posição 10" Mossoró / Mérida (se precisarmos de jogar com um meio-campo mais construtivo) ou Salino (se for preciso um meio-campo mais batalhador).

Contra as equipas mais fracas, e com a maioria das equipas da nossa Liga, que jogam com o autocarro acho que devíamos jogar em 4-4-2 (que se transforma em 4-2-4) com Lima e Nuno Gomes na frente apoiados nos flancos pelo Alan, e por Hélder Barbosa/ Paulo César.

Para que isto funcione precisamos é de outro médio-centro que saiba para além de posicionar-se bem, construir jogo, e a recuperação do Custódio era fundamental nisto. Enquanto o Custódio não recuperar acho que o Jardim poderia tentar fazer com Salino o que o JJ fez com o Vandinho, e tentar ir treinando este jogador para que pudesse adaptar-se a uma posição mais defensiva. Apesar do Salino neste momento ser um box-to-box (como o Vandinho era) acho que com um bom trabalho do treinador poderia tornar-se um trinco com a qualidade dos que temos tido nos últimos anos (desde Luís Loureiro a Custódio, passando pelo Madrid e pelo Vandinho).

rvx

#3
Na minha opinião, o grande problema do Braga foi insistentemente apontado pelo comentador da SporTV, durante o jogo de ontem. Há pouca pressão na fase inicial da construção ofensiva dos adversários, o que permite que qualquer equipa consiga criar jogadas em frente à nossa defesa, sem grande oposição. Já tinham referido que isso se devia ao enorme espaço entre linhas, mas eu acho que a principal causa é a falta de jogadores no meio campo capazes de exercer essa pressão. São demasiados os jogadores que nunca recuperam, e não há entre-ajuda quando alguém comete erros. Ontem, notou-se que o Paulo César trouxe algum desse rigor da época passada. É verdade que há muitos mais problemas, mas, se houvesse esta disciplina, não teríamos sofrido nenhum dos golos dos últimos jogos contra o Brugge, Leiria, 1º de Dezembro e Maribor. Isso teria permitido gerir as exibições de outra forma.

Outra coisa que me mete um pouco impressão é a forma como a equipa tenta sair para o ataque, precipitando-se com passes ridículos, quando poderia tentar sair a jogar com mais calma e organização. Sempre que fazíamos isso, criávamos perigo. Estamos numa situação extremamente complicada, na Europa, mas acredito que se vencermos Maribor e Birmingham em casa, teremos grandes hipóteses de passar. Uma vitória adicional em Brugges ainda nos permite sonhar com o 1º lugar do grupo.

JotaCC

Mal fisicamente não há tactica que resista, esse é o nosso mal neste momento mal fisicamente a meio das segundas partes já não podem com as pernas, o Djamal é o exemplo disso esta a léguas do que foi no inicio e ainda estamos a meio da primeira volta.

Rubara

Eu acho que não é uma questão tática o grande problema do Braga, mas sim, o desperdicio sistemático de ocasiões de golo!!

Se tivessemos aproveitado as oportunidades criadas, falaríamos agora da grande vitória do Braga!! E isto não é de agora...

O Lima não pode falhar tanto, ...treino específico, remate à baliza com horas extras)!!!  >:(

Continuo a achar que estamos no bom caminho, mas ainda podemos evoluir bastante na finalização!

Carvalhux

Mais do que táctica deve-lhes faltar a injecção de confiança que o Domingos lhes dava

bruno scb

Quote from: braga the champion on 21 de October de 2011, 16:52
Mais do que táctica deve-lhes faltar a injecção de confiança que o Domingos lhes dava

não acho que seja falta de injeção de moral.
leonardo jardim ainda não se pode comparar ao domingos (sem quer voltar há discussão se é ou não melhor) mas tambem acho que consegue moralizar os jogadores. isso ficou mostrado quando o helder barbosa marcou o golo contra o brugge.
Sou do Braga até morrer

Sérgio Gonçalves

Quote from: JotaCC on 21 de October de 2011, 12:10
Mal fisicamente não há tactica que resista, esse é o nosso mal neste momento mal fisicamente a meio das segundas partes já não podem com as pernas, o Djamal é o exemplo disso esta a léguas do que foi no inicio e ainda estamos a meio da primeira volta.

Face ao exemplo que dás (Djamal) a situação é exatamente ao contrario. Com uma má tatica, não há fisico que resista. Não tenho visto os ultimos jogos do Braga, mas ao ver o jogo com Nacional no Estadio fiquei muito preocupado com a distancia entre o meio campo e o ataque. Para além de desgastar rapidamente os elementos do meio campo, facilita imenso quem está a defender. As equipas nos dias de hoje querem-se curtas e proximas, ocupando sempre o espaço da bola...
Sócio nº 2014

Renato_1921

Quote from: Sérgio Gonçalves on 21 de October de 2011, 18:23
Quote from: JotaCC on 21 de October de 2011, 12:10
Mal fisicamente não há tactica que resista, esse é o nosso mal neste momento mal fisicamente a meio das segundas partes já não podem com as pernas, o Djamal é o exemplo disso esta a léguas do que foi no inicio e ainda estamos a meio da primeira volta.

Face ao exemplo que dás (Djamal) a situação é exatamente ao contrario. Com uma má tatica, não há fisico que resista. Não tenho visto os ultimos jogos do Braga, mas ao ver o jogo com Nacional no Estadio fiquei muito preocupado com a distancia entre o meio campo e o ataque. Para além de desgastar rapidamente os elementos do meio campo, facilita imenso quem está a defender. As equipas nos dias de hoje querem-se curtas e proximas, ocupando sempre o espaço da bola...
concordo o nosso meio campo está um desastre e para mais o jardim continua a insistir no salino e djamal(neste caso em falta de melhor) e o hugo viana nao aguenta sozinho a fazer as funções dele e as do djamal

Luri

Pelo que tenho lido, ouvido e visto o nosso problema reside em grande parte no meio campo. Sobrecarregamos os médios em transições ofensivas, defensiva e não temos nenhum Ribery nem nenhum Gatuso ou até mesmo um Coeentrão. Ou passamos a ter Pulmão no meio campo com a entrada do Mérida como foi explicada no exemplo da figura para auxiliarmos Hugo Viana que tem sido um exemplo de Sacrificio apesar dos Inteligentes comentadores de tv aos nosso jogos acharem que não pelo facto deste ser extremamente marcado e pressionado. Precisamos de um creativo à frente dele e neste momento só vejo Mérida capaz disso, ou então o H.Barbosa mais central mas seriamos nemos 1 a defende no meio campo. Reparei que o nosso lado esquerdo não tem funcionado. o Elderson ontem quase me matava do coração. tanto pelo melhor como pelo pior, se bem que o H.Barbosa tb não lhe facílita as coisas. Mas consigo ver potencial no rapaz, acima de tudo agora que está a ganhar físico e a saber usá-lo. Pena que seja só quando temos o jogo dominado. Como tal falta-lhe uma injecção de moral pq ele consegue se quiser e se for inteligente. Tá voisto que este sistema táctico que usamos com 2 sacrificados a subir e a descer no meio campo não tem resultado. O Lima sozinho ou a descair e temporizar não funciona uma vez que se tivesse-mos bons cabeceadores ainda poderia cruzar e mas pelos vistos o 4x4x2 que poderia ser usado com Nuno Gomes Parece não agradar a L.Jardim e não percebo bem o pq. Ontem ainda estava optimosta pois o terreno estava pesadissimo e não teria sido má opção até mesmo pela qualidade e respeito que impoõe a qualquer que seja a defesa adversária. Tb poderiamos ter jogado com isso a nosso favor.
Concordo com os defensores do 4x4x2 em certas situações mas com Paulo César a jogar inicialmente no lugar de H.Barbosa. Corre mais, desgasta mais o adversário, transporta bem a bola e por vezes marca mas acima de tudo assiste bem. o resto concordo até termos disponivel o N.A.Coelho. Gosto do empenho dele durante o jogo.

bruno scb

acho que nos falta um jogador com as caracteristicas do vandinho.
um bom recuperador de bolas mas que conseguia sair a jogar com a cabeça levantada.
o djamal ate recupera bastantes bolas, sendo um jogador forte mas para sair rapido para o ataque mas de uma forma controlada não é com ele.
aliado a isso este ano não temos um central que tambem consiga sair a jogar levando o meio campo a estar para mais perto das linhas mais adiantadas (exemplo do rodriguez).
a defesa tem estado razoavel mas ainda nenhum dos 2 assumiu verdadeiramente a posição de lider da rectaguarda
Sou do Braga até morrer

rvx

Acho que têm sido um pouco injustos com o Djamal no que respeita aos processos defensivos, dando a entender que ele não apoia o Viana. Eu acho que neste jogo foi demasiado evidente que é o contrário. Era ridícula a forma como o meio campo do Maribor ultrapassava com facilidade o Mossoró, Viana, Barbosa e Alan. Foram muitas as vezes em que Baiano, Elderson ou Djamal tiveram de enfrentar mais do que um jogador, quando os restantes recuperavam a passo, mesmo na primeira parte. O primeiro golo deles resultou deste problema. Isto não pode acontecer, pois uma equipa tem de atacar e defender em bloco.

JotaCC

Quote from: Sérgio Gonçalves on 21 de October de 2011, 18:23
Quote from: JotaCC on 21 de October de 2011, 12:10
Mal fisicamente não há tactica que resista, esse é o nosso mal neste momento mal fisicamente a meio das segundas partes já não podem com as pernas, o Djamal é o exemplo disso esta a léguas do que foi no inicio e ainda estamos a meio da primeira volta.

Face ao exemplo que dás (Djamal) a situação é exatamente ao contrario. Com uma má tatica, não há fisico que resista. Não tenho visto os ultimos jogos do Braga, mas ao ver o jogo com Nacional no Estadio fiquei muito preocupado com a distancia entre o meio campo e o ataque. Para além de desgastar rapidamente os elementos do meio campo, facilita imenso quem está a defender. As equipas nos dias de hoje querem-se curtas e proximas, ocupando sempre o espaço da bola...

Se tivesses visto os últimos jogos vias isso mesmo a distancia que te referes na minha opinião deve-se a isso mesmo falta de frescura física para pressionar mais á frente. o Viana é obrigado a recuar porque o Djamal esta´muito atrás encostado aos centrais, cria-se um buraco no miolo e o Jardim está a errar porque se relembrar-mos os jogo em birmigham nesse tal"buraco" andava o Nuno Gomes, ganhamos o jogo com uma boa exibição.
Domingo Vinicius a titular.

Braga Champ

Concordo com a tática do Lateralus mas é impossível jogar nesse esquema com o Barbosa. Simplesmente porque é um jogador que não defende nem pressiona. No tempo do Jesus jogavamos assim mas com o Peixoto como médio interior esquerdo (só Viana pode jogar nessa posição no plantel atual... Magrão é que era para jogar ali). Como médio interior direito pode jogar Alan que na época de Jesus cumpriu bem a função (mas penso que a alternativa mais robusta seria Galo). Como vértice mais adiantado do losango (n.º10) na minha opinião jogaria Mérida (um pouco à semelhança de Aguiar na altura), sendo pontualmente substituído por Mossoró ou mesmo Alan. Na frente o ideal é mesmo Gomes mais recuado e Carlão como ponta-de-lança. Em alternativa Lima e Carlão. Sendo que Gomes e Lima em trocas constantes é o ideal contra equipas teoricamente mais fortes e compactas.
Braga Sempre

java551

Está o problema resolvido,salvador venha ao superbraga que nao faltam aqui treinadores,bonjardim anda tambem e tiras cá o curso.Por amor de deus há topicos que deviam ser imediatamente trancados para este forum nao correr o risco de se tornar ridiculo

Lateralus

Quote from: java551 on 22 de October de 2011, 13:17
Está o problema resolvido,salvador venha ao superbraga que nao faltam aqui treinadores,bonjardim anda tambem e tiras cá o curso.Por amor de deus há topicos que deviam ser imediatamente trancados para este forum nao correr o risco de se tornar ridiculo

Caro java, gostaria que explicasses o que há de "ridículo" neste tópico. O seu objectivo é apenas permitir que os foristas debatam, de forma salutar, opções, modelos e sistemas de jogos. Não se pretende criticar por criticar, mas apenas fazer um pouco de "treinador de bancada", sem injuriar ou insultar o actual treinador ou criticar abertamente as suas opções.

java551

Um treinador,treina,o adpeto critica pra bem ou pro mal,agora explicar como devia ou nao?treinadores de bancada já chega atura-los no estádio nos jogos.O ano passado o Paciencia passou de vilao a heroi num jogo,leonardo jardim pode acontecer o mesmo,as opçoes sao dele,a cabeça é a dele e se cair cai ele,e de certeza que ele nao vem aqui ao forum tirar ideias,portanto críticas sim táticas como deve jogar isso é com ele

scb21braga

Quote from: java551 on 22 de October de 2011, 17:08
Um treinador,treina,o adpeto critica pra bem ou pro mal,agora explicar como devia ou nao?treinadores de bancada já chega atura-los no estádio nos jogos.O ano passado o Paciencia passou de vilao a heroi num jogo,leonardo jardim pode acontecer o mesmo,as opçoes sao dele,a cabeça é a dele e se cair cai ele,e de certeza que ele nao vem aqui ao forum tirar ideias,portanto críticas sim táticas como deve jogar isso é com ele

tens a tua razao em relaçao aos jogos, mas nao axas mais "saudavel" ser treinador de bancada no forum em vez de ser no estádio como referiste? no estádio discordo completamente que se critique seja o que for, nem que a equipa esteja a fazer o pior jogo da historia, deve-se SEMPRE apoiar e incentivar.
aqui no forum nao vejo qual e o problema, desde que se respeite tudo e todos, toda a gente tem direito de expor as suas ideias.
Espero mesmo que isso aconteça e nos cale a todos.que passe a heroi e que nos faça sentir envergonhados por tarmos a duvidar das opçoes dele.mas enganas-te quando dizes que se cair cai ele.se cair, cai o clube.

Lateralus

Quote from: java551 on 22 de October de 2011, 17:08
Um treinador,treina,o adpeto critica pra bem ou pro mal,agora explicar como devia ou nao?treinadores de bancada já chega atura-los no estádio nos jogos.O ano passado o Paciencia passou de vilao a heroi num jogo,leonardo jardim pode acontecer o mesmo,as opçoes sao dele,a cabeça é a dele e se cair cai ele,e de certeza que ele nao vem aqui ao forum tirar ideias,portanto críticas sim táticas como deve jogar isso é com ele

Desculpa, mas não concordo com o teu argumento. Lá por termos um treinador, isso não pode impedir ninguém de discutir criticamente, sem insultar ou injuriar, as opções tácticas e fazer um pouco de "brainstorming" à volta da equipa. Tal como o facto de termos um Presidente não nos impede de opinar sobre a gestão do clube. Passando para outras áreas, não é por termos um Primeiro-Ministro que não se pode discutir a governação.
E por aqui me fico em relação a explicações, pois não quero que este tópico tome o mesmo rumo que outros, infelizmente, têm tomado. Acima de tudo, isto é mais para descomprimir do que para criticar.