News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Paixão pelo Braga

Started by FIDELIS, 14 de October de 2011, 14:38

Previous topic - Next topic

Vasco Soares

#20
Pai(xao) pelo BRAGA:
Dividi a palavra paixao, por ser exatamente o que sinto.
Todos nós, uns mais outros menos, somos pais do Braga, cada um de nós ajudou, o braga a crescer, o nosso contributo pode ser diminuto, mas tal como qualquer pai de-mos e da-mos o que podemos, cada um com o seu apoio, com os seus canticos, com a sua presença com os seus "sacrificios" pessoais e profissionais ( e ponho sacrificio entre aspas pois nenhum pai acha que é verdadeiramente um sacrificio dar tudo pelo seu filho(a)).
Todos nós temos memorias, recordaçoes do passado, e o 1º de maio é mitico para toda uma geraçao de braguistas.
Peço desculpa por personalizar, mas o meu amor pelo braga foi algo de natural, o domingo era uma festa; ir da SÉ ao 1º de maio, era cansativo para um miudo de 5 anos mas a jornada tornava-se proveitosa o colinho do avô e do pai faziam com que o caminho nao fosse tao longo, mas voltando atras e antes da saida para o estadio lá a minha avó e o meu avô tinham a discussaozita da ordem e lá dizia ela: oh Soares entao durante a semana disses-te que se tivesse de chuva nao ias ao futebol, e agora chove se deus a dá e vais e alem do mais ainda levas o miudo, e o meu avô ja comigo ao colo ( para nao perder mais tempo) e meio a rir-se  dizia: oh mulher se amanha estiver a chover tb tenho que ir trabalhar nao tenho? entao...
Pois foi com este sentimento que cresci, ir ver o braga era um culto uma "obrigaçao" era equiparado ao ir trabalhar, como tal é parecido com o anuncio da coca-cola que 1º estranha-se depois entranha-se, ora no meu caso nunca se estranhou apenas e só se entranhou e é este "entrenhamento" que  dia após dia cresce e cresce (tal como o amor de um pai) e é este amor que ajuda a espalhar esta nossa "religiao", por vezes com críticas, com desvarios, com pouca paciencia; sim ás vezes sim, mas tudo perdo-o ao Braga e qd digo ao Braga é mesmo ao Braga e nao ao jogador X,Y, ou Z, pois esse jogador x,y, ou Z só lá está com a mitica vermelha de mangas brancas porque eu e muitos outros estamos na bancada para torcer por ela, para gritar por ela, para chorar por ela...
Em jeito de remate final tambem gostaria de deixar uma ou duas ideias para todos perceber-mos que este nosso amor nem sempre é manifestado de maneira iguais, e deixo agora uma mensagem aqueles que acham que este forum tem que ser só um espaço de dizer bem, imaginem que este forum tivesse sido criado nos finais da decada e oitenta e houvesse cá um forista de nick name: salvador, ou para os amigos tone salvador imaginem que ele nessa altura escrevia que o Braga podia e deveria jogar para os 4º primeiros lugares, imaginem que dizia que o braga podia jogar na taça dos clubes campeoes europeus (na altura nao  se chamava liga dos campeoes) imaginem que ele dizia que podia-mos eliminar o liverpool, liverpool que ja foi de best, de dalgish de rush de grobelaar etc etc, que fariam com um forista assim? escorrassavam-no? ridicularizavam-no? insultavam-no?
Pois é...

 

jaimec

Como ainda não tinha tido oportunidade de o fazer, queria dar os meus parabéns ao fidelis pelo texto inspirado que tresanda a braguismo por todos os lados e que me lembram o porquê .
O porquê de o 1º site quando se vai á net ser o superbraga, directamente às notícias do dia a ver o que é que aqueles bandidos escreveram sobre o meu Braga. Mas principalmente à espera de não ler más notícias.
O porquê de ter que ler aqui muitos disparates ... para finalmente ler uma coisa destas. Digamos que se tem de peneirar muitas toneladas de poeira para chegar a um diamante.
O porquê de estar a ver um jogo da champions e a pensar que "o Braga faria melhor do que aqueles!".
O porquê de estar a almoçar ou jantar, normalmente à hora do fim dos telejornais que falam dos 3 metralhas constantemente ... e constantemente pensar e dizer : E o Braga ? Não falam do Braga ?
O porquê de conhecer um recém-nascido e perguntar ao pai se já o fez sócio e prometer ao bébé que dali a 3 anos íamos à pedreira ... é paixão, é paixão, é paixão ...

gurka

Gosto de ver que o meu irmão anda inspirado, eu que sendo mais novo o acompanhei em todos os caminhos braguistas e depois suei a camisola do enorme durante 10 anos. É a paixão que nos incutiram enquanto miúdos e que nós vamos incutindo nos nossos, até mesmo à nascença ehehehehe
Gurka
Viva o Braga 

ric

Eu não optpo pela quantificação da paixão. Nem sequer pelo fácil " eu gosto mais do Braga do que tu..."
Admito perfeitamente que o clube ocupe, em muitos casos, lugares bem diversificados na vida de cada um.

O gosto - ou paixão - por um clube é algo que não se explica. Sente-se. E este "sentir" pode "bater-nos" de diferentes maneiras. De forma avassaladora. De forma violenta e obsessiva. De forma desinteressada mas não esquecida. Ou pura e simplesmente , basta gostar.
Existem sempre razões para que esta paixão seja mais "intensa". Quem teve a oportunidade de estar em Dublin não pode deixar de viver ou passar a viver o clube da mesma forma. O arrepio que sentiu muda a vida a qualquer um...
Também quem esteve recentemente em Liverpool ou Milão, sabe que nunca mais poderá gostar do Braga da mesma forma.
Ou mais perto, quem viveu a eliminação do benfica e a garantia da presença na final, não pode nunca mais esquecer o Nosso Enorme.
mas também não podemos esquecer muitos momentos da nossa história , onde até um pontito num campo esquisito nos fazia sorrir ...
Já para não falar nas alegrias do atletismo de outrora...

O Braga deve ocupar sempre um lugar no nosso coração. Ocupa um espaço próprio no meu, não substituível mas claramente vivido de forma racional. Sou um adepto que não se deixa levar pelas emoções. Vivo os momentos e tento retirar tudo o que posso para melhorar o meu ego clubista e o meu orgulho braguista. Por isso, não assobio jogadores embora fique irritado com o falhanço clamoroso. tento ser complacente com a critica e encontrar sempre o lado"mas..." e "mesmo assim...". O meu clube nunca joga mal! pode é ter dias piores. O meu clube tem sempre os melhores jogadores. Podem é ter algumas vezes pontaria desacertada...

Apesar de "paixão eterna " mantenho a clareza de espirito de critica. Sei que "Roma e pavia..." mas não entendo muito bem porque determinadas situações não são tratadas da melhor forma. Acredito no reforço desportivo do Braga mas assusta-me a dependência de receitas extraordinárias 8vendas de jogadores) para que cada época seja postiva finaceiramente.
Fico desalentado por ver que o clube não consegue puxar para si candidatos a presidente de forma a estar aberto a outros caminhos e discussão de ideias.
Entristece-me a falta de aproveitamento de milhares de associados, que poderiam trabalhar voluntariamemnte em prol do clube. Não existe qq tipo de voluntariado promovido pelo clube e poderia haver tanta coisa para fazer (desde a classificação de troféus, a uma efectiva história do clube).

Mesmo assim, vivemos com o Braga no coração, sempre defendido com ardor. No entanto, não descuro que o Enorme terá uma importãncia "relativa " na minha vida nunca se sobrepondo á familia e amigos chegados.
Fanático, sim mas com moderação, fair-play e realismo

Zav

Quote from: gurka on 20 de October de 2011, 00:26
Gosto de ver que o meu irmão anda inspirado, eu que sendo mais novo o acompanhei em todos os caminhos braguistas e depois suei a camisola do enorme durante 10 anos. É a paixão que nos incutiram enquanto miúdos e que nós vamos incutindo nos nossos, até mesmo à nascença ehehehehe
Gurka
Viva o Braga

Pois é paizinho  :D
Braga é algo que não se entende , sente-se!
O Braga é aquele bichinho antes dos jogos, uma pessoa começa a ficar com aquele nervoso miudinho.
É aquele que nos faz sorrir, que já nos deu imensas alegrias, que nos move e nos faz apoiar ao máximo o quanto podemos.
O BRAGA, é o BRAGA e SÓ NÓS SENTIMOS O QUE É!