News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

LEIRIA - 1 vs S.C.BRAGA - 0 --» Comentários ao jogo.

Started by Legião, 02 de October de 2011, 11:05

Previous topic - Next topic

do topo da pedreira

#300
Exceptuando os primeiros 15m, este jogo foi deveras confrangedor.

Se não fosse o Braga que estivesse a jogar, era daqueles jogos que estaria sempre a brincar com o comando, a fazer zapping, à procura de melhor entretimento!!!

Isto começa a ficar preocupante, já são dois jogos seguidos a perder, com o LJ a inventar.

Como é que é possivel colocar a jogar o Merida de inicio, se nos últimos jogos, o LJ põe-no sempre a aquecer para depois não entrar em jogo.

Gostava que o LJ me explicasse um pormenor!!!

Nos treinos, fazem algum treino especifico dos cantos e livres???

Não é por nada, mas a eficácia das N/ bolas paradas é quase nula. Dá a ideia que quando os jogadores partem para a bola, não sabem se vai ser directo, curto ou outra invenção qualquer .... e pior ainda quem é que vai marcar!!!

Neste aspecto, também há muito trabalhinho a fazer!!!

Temos que começar a arrepiar caminho, talvez esta paragem do campeonato possa servir de terapia para os jogadores, mas principalmente para o treinador.

ArcticStunt


Ainda há quatro dias, éramos líderes em todas as competições, e não faltavam elogios ao treinador e à praticamente nova equipa que temos para esta época.

Passado este tempo, já tudo está em causa, há que remodelar tudo, e já só falta pedirem o regresso ao velho estádio 1º de Maio.

Qualquer treinador, ou pelo menos alguém que acompanhe o futebol com grande intensidade sabe o importante que é a parte psicológica numa equipa.

O resultado com o Brugges foi extremamente injusto (o que também já se parece ter esquecido), e a única péssima exibição que tivemos esta época, com o tal plantel novo e a estrear, foi de facto hoje, perto de Leiria - depois da derrota com os belgas. Foi realmente uma exibição má como já não havia memória.

Parece-me claramente que houve dificuldade em ultrapassar - psicologicamente - essa adversidade, num muito curto espaço de tempo. Para isso, contribuirá, claro, a pouca experiência do treinador nas andanças internacionais, mas não será motivo para tanta histeria. Acho que todos aqui concordam que não foi o novo Braga desta época que esteve hoje em campo, mas uma equipa debilitada psicologicamente.

Há que aproveitar a paragem para recuperar nesse aspecto, e em particular, para LJ aprender a recuperar jogadores nestas situações adversas.

Para os que têm memória mais curta, recorde-se aqui a cabazada europeia do ano passado no Emirates, provavelmente tão irritante como o resultado da passada semana com os belgas, e o que se seguiu - o 2-2 em Paços de Ferreira, depois de se ter estado a ganhar por 2, e principalmente a forma amadora como aconteceu. Essa equipa não deixou de estar presente na final da Liga Europa do mesmo ano (essa não, uma bem mais desfalcada).

Por isso, há que pôr as coisas no lugar.


Já agora, quanto ao jogo propriamente dito, e relacionado com a tal questão psicológica, creio que se deveria ter jogado com a mesma equipa de quinta. Mas, pronto, fica para a próxima.

Quanto ao que já se pôde ver destas primeiras semanas de época, e para os próximos jogos, pensaria em pôr o Berni a jogar, manter o Imorou (acho que pode ser uma das grandes surpresas da época), experimentar o Custódio quanto antes (não desgosto do Djamal, mas é demasiado lento para o jogo que parece que se pretende), talvez Mérida a titular, Hugo Viana idem (se é que este ano não estourou mais cedo) e, para já Mossoró e Carlão irem entrando a suplentes para os próximos jogos (nada de castigos nem queimar jogadores à primeira), e também ir metendo o Rivera quando se estiver a ganhar por mais que 2, a ver se será de apostar mais. Creio que o plantel tem mais que soluções para todas as situações, à excepção dos defesas centrais, onde era óbvio para tudo e todos que era necessário alguém com experiência de topo para acrescentar aos outros (sem dúvida talentosos), mas enfim, mais uma razão para manter a bola lá longe, junto da área adversária.

Arsenalista

#302
Acho que este jogo deixou claro que LJ ainda não encontrou um meio campo combativo, que dê segurança no processo defensivo, e principalmente rapidez no momento de transição ofensiva. Djamal com Viana não funcionou com o Brugges, Djamal com Salino, não funcionou com o Leiria, estou "ancioso" por ver se com Custódio voltamos a ter um meio campo próximo do que tivemos na época passada, ou nas anteriores.

Djamal pode ser muito bom no processo defensivo, mas é lento, e técnicamente deixa muito a desejar, já tem perdido algumas bolas para o adversário devido à sua lentidão de processos.

Também gostava de ver Berni em acção, na época passada tb tivemos Artur no banco durante meia época, e assim que teve uma oportunidade foi o que se viu.
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

SleepyBrg

Já que o treinador tem o fetiche pelo Djamal..

Em posse de bola, contra estas equipitas, o sistema de jogo devia evoluir para 3-5-2.

O Djamal devia de recuar para central visto que é muito limitado, Vinicius e Everton a ficar de olho nas faixas visto que são centrais bastante rápidos, para dar liberdade e profundidade atacante aos def. laterais (ponto forte dos nossos def.laterais são qualidades ofensivas).

----------------------------Berni--------------------------------
------------------------------------------------------------------
----««««--P.Vinicius-----Djamal-----Everton--»»»»-----
------------------------------------------------------------------
-----Baiano-------------------------------------Imorou------
-------------Alan-----H.Viana-----Merida-------------------
------------------------------------------------------------------
-------------------N.Gomes---------Lima---------------------


Qualquer coisa do género, do javi sarrafeiro do ano passado na equipa do Judas. se bem se lembram muitas vezes recuava para falso central dando mais liberdade para os alas muito ofensivos, coentrao e maxi subir frequentemente no terreno em posse de bola ou transições ofensivas.

O meio campo também ganhava mais capacidade de pressão alta e mais combatividade. E penso que R.Galo seria uma boa alternativa tanto para render Baiano, ou até mesmo Alan que já não aguenta 90 minutos.

Para mim Custódio é titular de caras como trinco clássico.

Mas acredito que o Braga vai dar a volta por cima já no próximo jogo.

solrac27


joelvm

Já chega  >:( >:( >:( >:( >:(

É que, é cada invenção que por amor da santa ..... Já não tenho pachorra .... Mas tem comissão aquele Djamal? E o Salino?

Acham que algum dia vamos ganhar a alguma equipa minimamente organizada com um meio campo Djamal - Salino? Não, não vamos, ainda não percebi como é que este Salino consegue enganar tanto treinador.

Não se admite uma equipa como o braga jogar desta forma .... não se admite.

E depois a desorganização que este treinador instala para o fim dos jogos por favor, Djamal a defesa esquerdo, Alan a médio esquerdo, Imorou não sei onde, é pá .... não percebo.

Depois tira-me os 2 únicos jogadores que criaram uma oportunidade de golo? Foi porque? Estavam cansados? Se calhar têm feito muitos jogos ....


José Soares

Jardim é fraquinho, muito fraquinho. Vai ao sabor do que acontece e não toma as opções correctas. Tem medo. Quando se vê forçado a arriscar falha. Falhou outra vez.

E Cajuda vê mais a dormir que Jardim acordado.

Mossoró volta a falhar, Quim volta a ser mal batido, ataque não marca, defesa abre burados enormes, a equipa não reage e não tem poder para pressionar o adversário. Já há jogadores cansados? Adeptos já há alguns. De ver tanta asneira junta.

Vamos ganhar uns jogos e perder outros. É o normal. Com este plantel nem outra coisa esperava. è mesmo para lutar pelo 4º lugar. Para LUTAR, pois vai ser muito difícil. E com este treinador não se espere que os jogadores se transcendam. Tudo muito banal, tudo muito previsível, muito pouco empolgante.Este será o Braga desta época. Salvador escolheu. Que descalce a bota que vai apertar cada vez mais.






SCB_Forever

Quote from: Chiquitilha on 02 de October de 2011, 23:18
Antes de tudo o mais, estou a marimbar-me para possíveis reacções de extremismos radicais do tipo;
   "...eis um novo-rico...", "...este está mal habituado...", ..."antigamente era pior..." e coisas do género...
   Hoje, vou escrever com um fio condutor de discurso que vai utilizar preferencialmente frases curtas e grossas.
   Desde as 5.30 da tarde que só me vem à cabeça palavras como:
   Vergonha, ridículo e humilhante!!!
   Vergonha de ver uma equipe que parece só jogar quando lhe convém
   Ridículo em ver uma equipe que perde uma oportunidade de marcar a diferença com o Braguinha do passado, que jogava sempre para o pontinho fora de casa, e quase pedia desculpa por andar a chatear os 3 porquinhos do sistema.
   Humilhante por não ser capaz de ganhar a porcaria de um jogo ao 2º classificado do campeonato!!! ...se colocar a classificação ao contrario...
   Não vou bater muito no treinador...só um pouquinho...quando estamos à procura do golo e a equipa adversaria se remete a defesa não continuamos com dois trincos (!!!) em campo.
   Quando se procura o golo não deixamos a equipe sem construtores de jogo!!!
   Quando o jogador está em baixo de forma, (Alan) não podemos olhar às vacas sagradas!
   Quando um jogador tem uma vida privada que não se coaduna com a profissão que exerce, esse jogador não joga. (Salino)
   Quando temos um excelente jogador a destruir (Djamal) mas que é uma nódoa a construir... (que saudades de Vandinho, Um dos melhores jogadores que passou pelo meu clube! E que suava a camisola. Eu sei o amor à camisola já morreu. Mas este dava tudo. Alem, para quem se lembra, de ter sido elogiado por um dos melhores jogadores do mundo na sua posição. Beckenbauer.
   Quando se mete atacantes é necessário que a bola chegue a eles.
   Vou bater mais nos jogadores.
   Quim. A experiência não admite que se tente desviar a bola com os olhos. Para isso tínhamos o Conhé. Conhecido jogador que tal como Néne não sujava os calções.
   Djamal. Outra vaca sagrada que parece não estar com medo que o Custódio apareça.
   Hélder Barbosa. Não me deixo enganar pelos golos que marcou. Bom jogador para a Académica, Marítimo, Leiria ou mesmo os Espanhóis. Jogadores que fazem 3, 4 ou mesmo 5 bons jogos por época não servem para um clube que quer ganhar títulos. Para isso chamem o Malheiro que fazia um bom jogo por época, e sempre contra o mesmo: Lampiões.
   Lima. Tenho um depósito a prazo que não rende tantos juros como o que este menino está a render desde Sevilha. Faro pelo golo? Deve estar constipado. Qualidade de recepção de uma bola? Belos pés de chumbo.
   Atitude global da equipe? ZERO!
   Não gosto do Cajuda. Chico esperto que durante esta época desportiva pediu às TV`s que o focassem nas bancadas só para dar sinal de vida e relembrar aos presidentes dos clubes médios que ele (Cajuda) esta ali à mão de semear no caso de uma chicotada psicológica. Para não falar que é sempre corrido, tal como cá, dos clubes por onde passa por meter sempre o bedelho nas transferências de jogadores. Escrevia eu que não gosto do Cajuda mas reconheço que estes anos de futebol lhe deram uma tarimba difícil de igualar. ..."o empate já é bom resultado para o Leiria...". E assim embala os nossos "craques" na cantiga de que nós é que somos bons. Basta abanar o símbolo e os jogadores adversários tremem. Como tremeram o Arsenal, o Dínamo e o Liverpol...só que a receita do jogo do Liverpol em casa, não chegou para pagar o prémio de jogo!!!
   Pois, afinal eles correm...!!! E as pernas já não pesam tanto. Jogaram quinta? E depois? Um bom treino chega a ser tão cansativo como um jogo. Não é uma afirmação caída do céu. É a verdade. Dois jogos por semana cansa os meninos? Então não vale a pena serem transferidos para outros campeonatos, pois quando lá jogarem...não vão poder com um gato pelo rabo.
   Não sou dos que assobia a equipe aos 15 minutos da 1ª parte. Aliás nunca o fiz em parte alguma do jogo. Por isso não sou um páraquedista que escreve umas palavras num fórum Braguista. Sou alguém que segue o Braga desde o último ano de presença na 2ª divisão. Já passei frio, calor, já apanhei a 2ª maior molha da minha vida. Já fiquei muito triste e já andei nas nuvens. Já mereço uma maior consideração por parte dos meus jogadores e treinadores.
   Eu sei que no futebol são 3 os resultados possíveis. Mas também sei que certas coisas não são admissíveis!!! Perder com o actual U. Leiria é, perdoem-me a franqueza...VERGONHOSO, RIDICULO e HUMILHANTE!!!
   Espero que sirva de lição.

   VIVA O BRAGA


Tudo o que aqui vem escrito me vai na alma...

Não consigo deixar de pensar assim, pois foi enorme a frustação que senti no fim do jogo (o meu sofá que o diga).

Senti uma tristeza enorme por ter assistida a um jogo destes.

So quero acrescentar mais umas coisas:

Relativamente á equipa:

Está longe da motivcação de outras épocas (dedo de treinador), joga de forma sofrida, sofrega, sem fio condutor de jogo. Não houve um jogo esta época que tenha sido conquistado com uma exibição de encher o olho. Falta ligação entre os sectores, falta imaginação, e depois o nosso maior polo de dinamização do ataque, está de rastos. Refiro-me claro ao Alan que passa a vida no chão á procura de faltas, basta um sopro do adversário para cair ao chão, e o treinador ainda nao lhe disse nada sobre isso. Era preferivel perder a bola e correr atras dela depois, do que fazer figuras rídiculas no chão a pedir falta. Só nos primeiros minutos do jogo esta artimanha resulta, depois os arbitros, e bem, acabam com a triste figura que ela faz.

Quanto ao treinador:

Já aqui ouvi diversos elogios, já aqui também ouvi muitas criticas, mas...
Não considero o LJ (neste momento) treinador para uma equipa com maiores ambições como a Nossa.
Falta de visão de jogo, é "medroso" na abordagem do mesmo, e´isso viu-se em Leiria.
Pergunto eu: Se temos uma equipa que já mostrou que pode ganhar em qualquer lado, caso jogue em 4x4x2, porque razão vamos jogar com uma das piores equipas do campeonato em 4x3x3? Onde está a ambição?
Depois ainda não o vi acertar numa substituição.
Em Leiria deixou ficar o Mossoró em campo e tirou o unico médio com visão de jogo,,, INCRIVEL.
Com ou sem ritmo, o Mérida era o unico a saber distribuir jogo.

Enfim confesso que passei um fim de Domingo muito triste e FOD&%$&%$&% por ter visto uma equipa que me deixou desiludido a todos os níveis, e que tem a obrigação de fazer muito melhor.

Desculpem o tamanho do desabafo, mas é só a minha opinião.

F.Almeida

#308
Temos de começar a usar um 11 deste genero:


               Berni\Quim

Baiano    Vinicius  Ewerton   Imorou

                    Custódio
                               Viana
                    Mérida

Alan( para já)                      Barbosa(para já)

                     N.Gomes


Na baliza que seja titular o melhor...
A dupla de centrais é boa
Os alas São bons a atacar, não tão bons a defender
Este miolo do meio campo se assim fosse ia ser espetacular, Custódio é boma  defender e a distribuir jogo, Viana é bom taticamente  e bom a distribuir jogo, o Mérida faz passes em desmarcação muito bons, que é o que precisámos
O Alan digo o para já porque não anda a jogar nada, mas é o Alan e a equipa parece que joga pior sem ele...é um líder e as vezes faz coisas que resolvem... O Barbosa ainda perde muitas bolas, mas sabe o que é chutar a baliza e aparecer no momento certo...que é o que a maior parte não faz...
O Nuno gomes é grande jogador marca e dá a marcar...

Depois ficariamos com boas opçoes no banco...Tbm gostaria de ver outros a ter oportunidades como o Rivera!

É só uma má fase que eu tenho a certeza que eventualmente vamos passar!

Força Braga

Ah esqueci-me de referir...Aquele Djaniny era comprá-lo já xD grande jogador... e a prova que podemos obter grandes valores vindos de lugares modestos ;)

TFPC

ve-se mesmo que o treinador nunca teve num clube da dimensao do braga...traça metas e diz barbaridades como temos que nos habituar ao topo e joga sempre so com um avançado e um cagao...
so me esta a dar razao..

A.Castro

Eu tinha dito logo após a derrota como Brugges, em casa, que o Cajuda ia começar com o pé direito o seu regresso a Portugal. E foi o que se passou....e não tenho nenhum dom nem sou o Zandinga.
Mas é a nossa nova realidade e pelos vistos temos de a aceitar....olha paciencia, foram-se os anos dourados.
DIZEM QUE O QUE É BOM ACABA RAPIDO MAS ESTA ERRADO, DURA TO TEMPO SUFICIENTE PAR

Vasco Soares

Bom dia, que dizer deste jogo? uma pobreza franciscana parece-me que é o que melhor define o que jogamos
Há varias coisas que nao consigo entender e nao sendo o futebol uma ciencia exacta, como disse ha coisas que me parecem dificeis de entender.
Mister: o seu Braga ainda nao assimilou bem as suas ideias  num sistema de jogo, para quê estar a mudar constantemente, jogar em 4x4x2 e em 4x3x3 alternadamente nao está ao alcance de qualquer um, muito menos de uma equipa que esta em construçao, portanto 1º solidifique um sistema de depois entao sim treine um plano b, nenhum bébé começa a andar e a correr ao mesmo tempo, só corre depois de andar bem.
Mister: a gestao do jogadores é muito bonita, ta tudo muito bem, mas 1º ha qe garantir o resultado e só depois efectuar os testes, as alteraçoes que acha necessario, como tal temos que iniciar os jogos sempre com os melhores, ja aqui escrevi que se determinados jogadores nao estao em condicçoes para jogar de inicio tb nao estao para ser opçoes no decorrer do jogo.
Mister: na bancada nascente nao sei mas na poente ja toda a gente viu que para o alan só tem 2 alternativas ou tira-lhe a braçadeira, ou senta-o no banco, alem do mais numa equipa que deveria aproveitar melhor os lances de bola parada é um pouco incrivel como se pega no alan para marcar livres ou cantos, alan é só um dos nossos melhores jogadores nas bolas paradas.
Mister: as estatisticas dizem que o braga é a defesa menos batida, mas nao olhe só para as estatisticas olhe para a quantidade de lances em que nao sofremos golos apenas porque nao calhou, e se alguns desses lances temos que admitir que o adversario foi melhor e teve merito , noutro a nossa incapacidade de parar jogadas em partes do campo cirurgicamente recomendadas (nos livros ) é gritante. Se tivermos que fazer faltas qual é o mal? façam-nas.
Mister: até agora tenho-lhe dado o beneficio da duvida em relaçao ao djamal, pois nao tem custodio, e vinicius para si nao conta muito, mas se o senhor acha que quando recomendou a contataçao do djamal, seria ja para ele ser a 1º opçao no meio campo defensivo do braga entao digo-lhe o braga nao é o chaves nem o beira mar ( por muito respeito que tenha por estas equipas) até porque se a ideia era tirar dividendos da relaçao de amizade do djamal com o filho do kadafi para investimentos no clube, repare nos telejornais e veja que kadafi ja nao controla a libia, como tal o djamal tb nao pode controlar o meio campo defensivo do braga.
Mister: nenhum dos pontas de lança do braga ( lima, nuno gomes, carlao e ate mesmo meyong) nao teem caracteristicas para jogarem sozinhos na frente de ataque resolva lá isso como o senhor quiser, mas se era para jogar só com um , entao nao deveria ter pedido carlao, deveria ter pedido um 10, um verdadeiro 10 pois mossoro nao é um 10, mossoro treme na hora de enfrentar o gredes, nao só ontem nao só quinta feira, nao só em dublin, mas desde sempre .
Mister confio em si, mas nao se deixe baralhar por vacas sagradas, por indicaçoes de contrataçoes que o senhor tenha aconselhado, nem por estrategias de jogo mirabolantes que os jogadores nao entendem, corte a direito, ponha cada jogador no seu lugar e o melhor em cada jogo. E pode dizer na palestra que os socios e adeptos do braga estao com a equipa hoje, como estiveram sempre, como hao-de sempre estar, mas que no minimo exigimos-lhes ATITUDE.



Nakamura

Tem havido foristas a criticar aqui o LJ por ser muito defensivo... e outros a criticar por meter demasiados avançados e sem gente para construir...

Parece uma contradição... mas não é - e explica bem as fragilidades deste treinador:

começa muito defensivo com dois médios defensivos (com Djamal - não constrói, com Salino - não constrói, com H. Viana - constrói muito atrás com passes longos, mas sem verdadeiramente desequilibrar à entrada da área), sempre 2 trincos, à espera que os alas resolvam, e só com 1 avançado na frente.

Ora, isto (esta estratégia conservadora) não tem resolvido: Alan anda de rastos e H. Barbosa não pode ser sempre o salvador da pátria. Chega pouco (e mau) futebol à frente, onde normalmente desespera 1 avançado abandonado á sua sorte (quase sempre Lima).

O problema é a construção (zona do n.º 10 e alas).
Aí a solução natural seria Mossoró (n.10), mas este tem andado mal (onde anda o velho Mossoró que, quanto mais não seja pela sua entrega, além do seu grande futebol, encantava as bancadas?? Sequelas do falhanço de Dublin?? Tens que te recuperar, homem!! Força, pá. Alegria! Que se passa?).
Pôr Salino nesta posição 10 é simplesmente meter um 3.º trinco...

Estes problemas têm sido notórios, a construção não tem funcionado, e contra equipas ultra-defensivas agravam-se a olhos vistos (e, então, quando marcam 1 golo... como o Leiria... é o fim da picada).

Então, o que faz Jardim quando a coisa não está a dar (isto é, quando apesar deste não funcionamento geral H. Barbosa não marca um golo milagroso)?
Normalmente mete mais um atacante (Nuno Gomes), mas... à custa do sector que está já com problemas: a construção - o n.º 10, o médio creativo!!!!

Resultado: adeus jogo para o Braga! Jogo partido. Fica mesmo sem construção nenhuma. Sem qualquer fio de jogo, sem ligação, equipa partida, perdida em campo, à procura uns dos outros.

Tem sido isto... esta época tem sido isto, e apesar de alguns resultados favoráveis que se foram conseguindo, toda a gente viu o nosso futebol e, realisticamente, não vi ninguém entusiasmado....

Vejam que isto se passou nos jogos com o Young Boys, com o Nacional (que podia ter corrido muito mal, como todos vimos...) e numa série de outros jogos.

Quando vai para os dois pontas de lanças, fica sem ninguém na construção que os municie com jogo, porque é muito temeroso e não abdica de ter dois pivots defensivos.
Fica jogo partido e à mercê da outra equipa, que se tiver bons jogadores, aproveita esta quebra nas nossas linhas e vem para cima da nossa baliza.

Ó Jardim, contra equipas pequenas e perfeitamente ao nosso alcance, tens que apostar na frente, mas não partindo o jogo com um fosso entre os dois avançados e os médios defensivos! Se queres apostar no ataque e meter o 2.º ponta-de-lança, tem que sair um dos dois do pivot defensivo e não os da zona da construção (n.º 10).
Tanto queres ser cauteloso (com os tais dois trincos), que simplesmente partes a equipa...

P.S. - Não defendo chicotadas, mas tem que se mudar muito para a equipa render de forma sustentada/equilibrada.
Desculpem o "testamento"...

Sérgio Gonçalves

Compreendo a frustração de toda a gente, as expectativas sao altas, muito altas. Todos queremos ganhar desde os mais novos àqueles que são do tempo de Luis Manuel ou Conhe. O Jardim quer ganhar tanto quanto nós, os jogadores querem ganhar, todos querem o mesmo. Agora parece-me que é necessário dar tempo para a equipa crescer e tornar-se melhor. Eu não quero o Braguinha dos anos 90, eu quero o Bragão dos ultimos anos, mas tambem acho que o tempo é muito importante e apenas com ele podemos aferir as reais qualidades das pessoas que neste momento servem o Braga. Nós adeptos vivemos em demasia o momento, queremos tudo hoje e já, mas na vida as coisas vao surgindo espaçadas ao longo do tempo, como se costuma dizer:

"Roma e Pavia nao se fizeram num dia."

Durante a época há dois momentos para fazer balanços, Dezembro e Junho. Ai decide-se o que fazer. Ate lá é dar tempo, apoiar, criticar, celebrar e nas derrotas ficar frustrado e rabujento. Mas nao é por termos duas derrotas consecutivas que vamos querer que saiam todos e se mude tudo.
Sócio nº 2014

Sérgio Gonçalves

Enorme_SCB mas desde quando é que o Braga joga ou jogou com dois trincos? É que o Salino de trinco tem pouco, muito pouco. Aliás o Salino está há duas epoca em Braga e sinceramente se nao for para chatear os médios da equipa adversaria em nao lhe reconheço qualquer outra capacidade. Faz-me lembrar o Andrade dos tempos do Cajuda  ;D
Sócio nº 2014

weasel

Quote from: Enorme_SCB on 03 de October de 2011, 11:49
Tem havido foristas a criticar aqui o LJ por ser muito defensivo... e outros a criticar por meter demasiados avançados e sem gente para construir...

Parece uma contradição... mas não é - e explica bem as fragilidades deste treinador:

começa muito defensivo com dois médios defensivos (com Djamal - não constrói, com Salino - não constrói, com H. Viana - constrói muito atrás com passes longos, mas sem verdadeiramente desequilibrar à entrada da área), sempre 2 trincos, à espera que os alas resolvam, e só com 1 avançado na frente.

Ora, isto (esta estratégia conservadora) não tem resolvido: Alan anda de rastos e H. Barbosa não pode ser sempre o salvador da pátria. Chega pouco (e mau) futebol à frente, onde normalmente desespera 1 avançado abandonado á sua sorte (quase sempre Lima).

O problema é a construção (zona do n.º 10 e alas).
Aí a solução natural seria Mossoró (n.10), mas este tem andado mal (onde anda o velho Mossoró que, quanto mais não seja pela sua entrega, além do seu grande futebol, encantava as bancadas?? Sequelas do falhanço de Dublin?? Tens que te recuperar, homem!! Força, pá. Alegria! Que se passa?).
Pôr Salino nesta posição 10 é simplesmente meter um 3.º trinco...

Estes problemas têm sido notórios, a construção não tem funcionado, e contra equipas ultra-defensivas agravam-se a olhos vistos (e, então, quando marcam 1 golo... como o Leiria... é o fim da picada).

Então, o que faz Jardim quando a coisa não está a dar (isto é, quando apesar deste não funcionamento geral H. Barbosa não marca um golo milagroso)?
Normalmente mete mais um atacante (Nuno Gomes), mas... à custa do sector que está já com problemas: a construção - o n.º 10, o médio creativo!!!!

Resultado: adeus jogo para o Braga! Jogo partido. Fica mesmo sem construção nenhuma. Sem qualquer fio de jogo, sem ligação, equipa partida, perdida em campo, à procura uns dos outros.

Tem sido isto... esta época tem sido isto, e apesar de alguns resultados favoráveis que se foram conseguindo, toda a gente viu o nosso futebol e, realisticamente, não vi ninguém entusiasmado....

Vejam que isto se passou nos jogos com o Young Boys, com o Nacional (que podia ter corrido muito mal, como todos vimos...) e numa série de outros jogos.

Quando vai para os dois pontas de lanças, fica sem ninguém na construção que os municie com jogo, porque é muito temeroso e não abdica de ter dois pivots defensivos.
Fica jogo partido e à mercê da outra equipa, que se tiver bons jogadores, aproveita esta quebra nas nossas linhas e vem para cima da nossa baliza.

Ó Jardim, contra equipas pequenas e perfeitamente ao nosso alcance, tens que apostar na frente, mas não partindo o jogo com um fosso entre os dois avançados e os médios defensivos! Se queres apostar no ataque e meter o 2.º ponta-de-lança, tem que sair um dos dois do pivot defensivo e não os da zona da construção (n.º 10).
Tanto queres ser cauteloso (com os tais dois trincos), que simplesmente partes a equipa...

P.S. - Não defendo chicotadas, mas tem que se mudar muito para a equipa render de forma sustentada/equilibrada.
Desculpem o "testamento"...

Visão real e acertada da situação actual!

Então contra o Brugges este episódio teve o seu equinócio. Colocar gente pra frente, desguarnecendo o meio campo foi o fim da picada, estávamos a jogar com 2 no meio campo e 4 na frente. E os dois do meio campo, enfim... Como chegava a bola lá à frente? Pontapé e corre equipa! Claro que um adversário organizado, defendendo de frente para a bola e com superioridade clara no meio campo, consegue em velocidade esburacar a nossa defensiva com alguma facilidade.

O Braga vai defrontar ao longo da época, em especial nos jogos em casa, equipas com 10 homens atrás da linha da bola, bem fechados, com as linhas muito juntas, jogando no nosso erro (este é um dos resultados do nosso sucesso). Ter só posse de bola e domínio no jogo não nos dará golos e consequentemente vitórias. É preciso duas coisas fundamentais para ultrapassar adversários assim: velocidade e criatividade. A primeira temos a espaços (ainda ontem não tivemos ponta) a segunda está quase completamente ausente. E a finalização tem de ser naturalmente melhorada.

E alguém que faça ver aos jogadores que a humildade e espírito de luta tem de estar presentes em cada jogo do princípio ao fim. Foi assim que conquistamos os sucessos que atingimos e é, por isso, urgente que os jogadores se libertem da sobranceria de que agora somos melhores e mais cedo ou mais tarde ganhamos o jogo. Somos melhores, é verdade, mas é preciso mostrá-lo e não ostentá-lo!

weasel

Quote from: Sérgio Gonçalves on 03 de October de 2011, 11:58
Enorme_SCB mas desde quando é que o Braga joga ou jogou com dois trincos? É que o Salino de trinco tem pouco, muito pouco. Aliás o Salino está há duas epoca em Braga e sinceramente se nao for para chatear os médios da equipa adversaria em nao lhe reconheço qualquer outra capacidade. Faz-me lembrar o Andrade dos tempos do Cajuda  ;D

Sérgio, o Braga tem jogado sempre com dois pivôts defensivos, na maioria das vezes, o Djamal e o Viana. podes dizer que o Viana (ou o Salino) não é propriamente um trinco, médio defensivo,  6, cabeça de área... Mas é a posição que ele joga no sistema do Braga, lado-a-lado, com o Djamal.

Nakamura

#317
Sérgio, não sou propriamente treinador profissional, e a minha opinião vale o que vale... mas aqui vai.
Parece-me claro que, desde o Domingos o Braga passou a jogar em 4-2-3-1 (o Judas jogava como ainda faz hoje com um 4-4-2 com meio-campo em losango)

Os dois a seguir á defesa são, a meu ver, trincos: normalmente Vandinho/Custódio/Djamal e o Hugo Viana.
Claro que se pode dizer que o Hugo Viana não é bem um trinco puro, que é antes um n.º 8 que também ajuda na construção.
Mas o que tenho visto no estádio é o Hugo Viana a actuar verdadeiramente em sentido posicional e funcional como um 2.º trinco... num claríssimo 4-2-3-1 (que pode também ser lido numa perspectiva de 4-3-3, se juntares o n.º 10 como elemento mais avançado do triângulo do meio campo, ficando depois os 3 da frente a contar com os dois alas e o ponta de lança).
O Hugo Viana tem jogado (e bem) nos passes longos, na variação do jogo, mas cada vez sobe menos, cada vez tem mais funções de cobertura defensiva. Nas funções ofensivas é mais: passes longos para variar jogo e marcar bolas paradas...

Por isso, para mim (e claro, isto é discutível) o Hugo tem sido um autêntico segundo trinco (um dos elementos do já famoso "doble pivot").

Quanto ao Salino: raramente tem funcionado como 2.º trinco (no lugar do Hugo Viana) - e percebe-se porquê: porque, como o teu comentário deixa antever, não tem "pézinhos" para sair minimamente a jogar e ajudar na costrução, nem que seja com variações de flanco para espaços abertos, como o Hugo faz. Tem funcionado muito mais como um 3.º trinco (no lugar do n.º 10), para jogos defensivos e a sair a jogar em contra-ataque contra equipas teoricamente mais fortes que o Braga (foi assim que foi usado pelo Domingos em Sevilha, contra o Liverpool, etc. e o Jardim tem seguido essa linha).

Mas, lá está, isto é a minha visão, amadora, da coisa  ;)

Gilberto

#318
O que mais me preocupa é que até agora tivemos um calendário super favoravel,  apenas tivemos na deslocação a Guimarães o  jogo mais dificil, e apesar do calendário facil não aproveitamos, não estamos a jogar nada, o nosso treinador tem cometido imensos erros... quando chegarem os jogos com os 3 estarolas nem quero imaginar a jogarmos assim...

Esperemos que isto mude .
S.C. BRAGA -CONTIGO ATÉ MORRER !!

enormeBRAGA

Salino e muito mais trinco que outra coisa qualquer. Chamemos-lhe medio defensivo. Mas quando joga e para defender e nao para atacar. O que me parece e que ha um grande fosso entre o meio campo e o ataque. Djamal e muito limitado e continuo sem perceber o que e que ele anda ali a fazer. Dos jogos que pude ver, o que mais gostei foi contra o Gil. E pasmem-se nao era Djamal o nosso trinco. Era Vinicius. Espero que Djamal nao se torne numa teimosia de Jadim. Custodio faz-nos muita falta.
#VãoTerDeContarConnosco