News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 26/09

Started by JotaCC, 26 de September de 2011, 07:15

Previous topic - Next topic

JotaCC

Alan: "Se vencermos em casa passamos à próxima fase"



Motivação arsenalista está nos píncaros. Liderança na liga portuguesa, liderança na liga Europa, dinâmica de resultados e os motores já a ferver para o jogo de quinta-feira, na recepção ao Brugge para as competições europeias.

"O Braga entra em todos os jogos para ganhar, mas se vencermos em casa todos os jogos passamos à próxima fase", destaca o capitão Alan, atribuindo assim uma forte importância ao desafio com os belgas.

"O Brugge é uma equipa com qualidade. Não conheço individualmente os seus jogadores, mas tem um colectivo forte. É um dos emblemas mais fortes da Bélgica e vai ser um jogo complicado", definiu o extremo brasileiro.

Pela frente está mesmo o líder do campeonato belga. O Club Brugge está no topo, com 18 pontos, mercê de cinco vitórias e três empates. Tal como o Sporting Clube de Braga, o conjunto belga ainda não sofreu qualquer derrota este ano, facto que comprova as qualidades da formação treinada pelo holandês Adrie Koster.

Alan rejeita qualquer tipo de pressão pelo facto de o Sporting Clube de Braga ter sido finalista da última edição da liga Europa. "Essa pressão não é para nós. Temos que estar de cabeça limpa e fazer como fizemos na época passada. Vamos pensando jogo-a-jogo, objectivo atrás de objectivo. Para já queremos vencer o Brugge para conquistar mais uma vitória e continuar no topo do grupo. A nossa meta é passar a fase de grupos e como tal é com esse objectivo que trabalhamos na liga Europa".

Recorde-se que o desafio disputa-se na quinta-feira, a partir das 18 horas, no Estádio Municipal de Braga e refere-se à segunda jornada do grupo H.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Nuno Gomes e Lima na aliança goleadora

Ambos levam três golos marcados em jogos oficiais.


Há parcerias que estão destinadas ao êxito e a de Nuno Gomes com Lima tem o mérito de dar ao SC Braga um extraordinário poder de fogo.

A liderança do Campeonato, repartida com FC Porto e Benfica, e o primeiro lugar que os minhotos ocupam no grupo H da Liga Europa, são obra de um colectivo solidário, no qual sobressaem figuras incontornáveis, como Alan, o motor das iniciativas ofensivas, Hélder Barbosa, autor de cinco golos num arranque de sonho, e, naturalmente, Lima e Nuno Gomes.

Ambos apontaram até ao momento três golos e quase parece que um puxa pelo outro, pela cadência com que vão furando as redes adversárias.

Até ao momento, o número 21 marcou exclusivamente no Campeonato, enquanto o brasileiro apontou dois tentos na Liga Europa e outro ao Marítimo, na segunda ronda do Campeonato. Com tanta pólvora nas mãos, Leonardo Jardim tem procurado encaixar a dupla, para dela retirar o máximo rendimento.

A BOLA

JotaCC

Nuno Gomes clarifica núcleo duro de Jardim
PRODUTIVIDADE DO AVANÇADO ACONSELHA FIXAR A ESTABILIDADE

Nuno Gomes. Sempre Nuno Gomes! O avançado ajudou a clarificar o verdadeiro núcleo duro de Leonardo Jardim neste primeiro ciclo do Sp. Braga, que contempla 9 jogos oficiais, 6 na Liga Zon Sagres e 3 na Liga Europa.

Apesar de pontificar na posição que mais mexidas tem sofrido, a do primeiro apoio ao avançado Lima, o internacional português voltou a ganhar pontos com o golo e a exibição frente ao Nacional e, para todos os efeitos, leva vantagem sobre Leandro Salino e Mossoró, as restantes opções para um lugar que tem sido tripartido. Os dois brasileiros também já tiveram o seu cunho nestes 9 jogos e Leonardo Jardim tem "jogado" com as suas características à medida da estratégia e dos próprios adversários.


Quarteto na corrida
REAVALIAÇÃO DAS FORÇAS COM UM QUINTO DA PROVA CUMPRIDO
   
Com 20 por cento do campeonato já cumprido, a novidade da edição deste ano é a existência de um equilíbrio que obriga a incluir na lista de candidatos efetivos ao título os três concorrentes empatados na frente e, claro, o Sporting, apesar de estar atrás do Marítimo e, eventualmente (depende do resultado de hoje) da Académica.

A "procissão está a sair do adro" e é possível perceber que aos três grandes se junta na corrida o Sp. Braga que, agora sob a orientação de Leonardo Jardim, mostra ter mantido a consistência das últimas temporadas, suficiente para um 2.º lugar (em 2009/10) e a final da Liga Europa no ano passado. A nova versão dos guerreiros segue a linha dos desempenhos com Domingos Paciência, o que significa assumir uma candidatura em pé de igualdade com os tradicionais Benfica, FC Porto e Sporting.

RECORD

JotaCC

580 dias até voltar ao topo

Foi preciso esperar algum tempo, mas o Braga lá voltou a experimentar a sensação de estar no lugar mais desejado de um campeonato: o de comandante. Tomando por base o calendário gregoriano, que é utilizado na maior parte do mundo (incluindo Portugal), passaram-se 580 dias desde a última vez que os bracarenses lideraram a competição de forma isolada. Cumpria-se então o dia 21 de Fevereiro de 2010, quando a equipa arsenalista, então orientada por Domingos Paciência, viu uma pesada derrota (5-1) sofrida no Estádio do Dragão, contra o FC Porto, atirá-la para o segundo lugar, permitindo ao Benfica, que se viria a sagrar campeão no final da época, subir ao trono.

Desde então, o percurso do Braga foi uma autêntica montanha-russa, que chegou a atingir o ponto mais alto na primeira jornada da última edição da Liga, para logo de seguida voltar a descer a pique. Aliás, a queda foi tão abrupta que só parou no décimo lugar, na 11ª ronda do campeonato de 2010/11, depois de um desaire particularmente difícil de digerir contra o grande rival: o Guimarães. A surpresa e a decepção tomaram conta da maioria dos adeptos, mas os guerreiros do Minho foram-se reerguendo e, com a troca de general no começo da temporada, ameaçam de novo o império formado pelos denominados três grandes.

Até voltar novamente ao topo da classificação, onde se encontra na companhia de FC Porto e Benfica, o Braga realizou um total de 61 jogos para o campeonato, seis dos quais já esta temporada. Destes, quatro resultaram na obtenção dos três pontos e os outros dois na de um. Em termos pontuais, o registo não é tão bom como na era de Domingos, mas a verdade é que, tal como nessa altura, a equipa de Leonardo Jardim ainda não foi derrotada e cheira o recorde pessoal de melhor arranque de sempre na Liga principal, que se cifra em nove encontros consecutivos sem perder. Para o atingir, basta que prolongue o bom momento pelo menos até ao confronto com o Benfica (6 de Novembro).

Curiosidades

Jogos: 61

Desde que ocupou o primeiro lugar pela última vez, o Braga já realizou 61 encontros para o campeonato. Destes, 26 acabaram com o triunfo dos arsenalistas, 22 em empate e 13 com a vitória do adversário.

Décimo lugar

A pior posição ocupada pelo Braga durante os 580 dias em que andou longe da liderança foi um décimo lugar. Os bracarenses caíram para esse lugar na 11ª jornada da última edição do campeonato após derrota na Cidade Berço, por 2-1, contra o arqui-rival Guimarães.

Vice-liderança


O lugar que o Braga ocupou mais vezes durante os 580 dias longe da liderança foi o segundo lugar. A maior parte dessas jornadas (dez) foi em 2009/10, época em que perdeu o campeonato para o Benfica.

Resistentes

O actual plantel tem cinco atletas que fizeram parte da equipa que chegou a ocupar o primeiro lugar em 2009/10: Alan, Hugo Viana, Mossoró, Paulo César e Meyong.

Recorde

A equipa de Leonardo Jardim está somente a três jogos de igualar o melhor arranque de sempre do Braga na Liga, que foi obtido por Domingos Paciência (2009/10) e Jesualdo Ferreira (2005/06). Os dois treinadores estiveram as nove primeiras jornadas da competição sem conhecer a sensação de perder.


Moisés
"Ser líder torna-nos um alvo a abater"

Ocupar o primeiro lugar é bem melhor que ocupar o último, mas nem tudo é um mar de rosas. Moisés sabe bem do que fala, ou não tivesse feito parte da equipa do Braga que liderou grande parte da Liga em 2009/10, e revela que é partir de agora que a actual vai começar a sentir na pele os efeitos de comandar a proa. "Quando você é primeiro, é necessário entrar com atenção redobrada, porque passamos a ser o alvo a abater. Aquelas equipas que normalmente não nos colocariam grandes problemas crescem e querem parar-nos", explicou a O JOGO o agora central do Al-Rayyan, do Catar, que, apesar de tudo, considera que os arsenalistas têm um plantel com "experiência suficiente para lidar com a situação". "Há Alan, Paulo César, Mossoró, Hugo Viana, todos jogadores que faziam parte dessa equipa. Além disso, chegaram Nuno Gomes e Quim, que estão habituados a andar lá em cima e certamente vão impedir que a euforia se instale no grupo", acrescentou. Mas será um atleta capaz de se alhear por completo desse sentimento? Moisés acha que sim. "É tudo uma questão de concentração e de não pensar nisso. O importante é pensar jogo a jogo, como acredito que vai suceder nesta altura", rematou.


Presença de Nuno Gomes facilita a vida a Lima

O entendimento entre Lima e Nuno Gomes dá a ideia de se estar a aperfeiçoar a cada jogo que realizam juntos. Até na obtenção de golos os dois avançados parecem ter uma espécie de acordo, uma vez que o brasileiro tem feito mais estragos na Liga Europa e o português tem preferido o campeonato. De resto, o primeiro tem apreciado os minutos em que tem jogado com companhia no ataque. "Sem dúvida que a experiência do Nuno [Gomes] é importante. É um grande jogador, já rodou em campeonatos importantes e está dando um grande contributo. Quando se tem alguém próximo, as coisas ficam mais fáceis", admitiu Lima, que não entra em euforias só porque os arsenalistas voltaram ao topo da classificação. "O Braga é um clube grande e tem condições para estar entre os primeiros, mas vamos pensar jogo a jogo. Estamos na liderança, juntamente com o FC Porto e o Benfica, e agora vamos tentar manter esse nível", prometeu.



Odjidja renova contrato

Autor do golo que permitiu ao Brugge dar a volta ao resultado (2-1) do jogo com o Mons, da última jornada da liga da Bélgica, Odjidja prolongou por mais três épocas a ligação ao clube belga. O atacante, que leva cinco tiros certeiros em 2011/12, será uma das armas que as gazelles apresentarão em Braga para a Liga Europa.

Guarda-redes no 1º de Maio

Reabre hoje, num dos relvados secundários do Estádio 1º de Maio, a escola de guarda-redes do Braga, que nas últimas épocas contou com forte adesão. Para assinalar o arranque das "aulas" e dar algumas explicações aos jovens aspirantes, Quim, Berni e Marcos, os três guardiões do plantel principal do clube, também vão estar presentes.

Treinos retomam-se hoje

Leonardo Jardim marcou para esta manhã (10h00) o regresso aos treinos do plantel do Braga, que ontem, no rescaldo do triunfo contra o Nacional, gozou 24 horas de descanso. O treinador dos arsenalistas terá agora três dias para preparar a equipa para o jogo com o Brugge, da segunda jornada da fase de grupos da Liga Europa, que se realiza na quinta-feira (18h00).


O JOGO

JotaCC

JUVENIS

Minhotos eficazes na finalização

Enquanto o avançado varzinista Almeida se revelou demasiado perdulário em momentos decisivos do jogo, com remates ao poste e à trave, o Braga marcou, por intermédio de Tigana e de Vilela. Na segunda parte, do banco poveiro saiu o "antídoto" anti-postes, que deu pelo nome de Inácio, na tentativa de tornar a sua equipa mais eficaz. E não foi necessário muito tempo para reduzir a desvantagem. Com o Varzim atrás do empate, foram os locais a fazer o 3-1. Perto do apito final, Miranda reduziu.

O JOGO

JotaCC

Nuno Gomes volta a marcar

Sporting de Braga derrota Nacional

A equipa de Leonardo Jardim recebeu e venceu o Nacional, por 2-0, com golos de Nuno Gomes e Paulo Vinícius, e colou-se ao FC Porto e Benfica no topo da tabela classificativa. Apesar de tudo, não foi uma vitória fácil perante um adversário que, especialmente na segunda parte, esteve muito perto de empatar por várias ocasiões. À passagem da meia-hora, Nuno Gomes aproveitou um passe atrasado de Baiano e inaugurou o marcador, cabendo a Paulo Vinícius fixar o resultado final já nos últimos dez minutos da partida.

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Jogo com Club Brugge preparado à porta fechada

O SC Braga iniciou há momentos, à porta fechada, o primeiro treino dedicado à recepção ao Club Brugge, jogo da segunda ronda do Grupo H da Liga Europa, que se disputa quinta-feira, às 18 horas, no Estádio Axa.

Custódio, a desenvolver treino integrado condicionado, e Paulo César, que por precaução foi deixado de fora da lista de convocados para o desafio com o Nacional, são neste momento os principais casos em análise num plantel que goza saúde e confiança.

O conjunto orientado pelo holandês Adrie Koster chega quarta-feira a Portugal. O Club Brugge lidera o Campeonato belga com cinco vitórias, três empates e nenhuma derrota. Aliás, esta temporada o adversário do SC Braga perdeu apenas um jogo oficial, na primeira-mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, por 1-0, frente ao Karabakh, do Azerbaijão.

A BOLA

JotaCC

SC Braga: Jardim fecha as portas no arranque da «Operação Brugge»

Depois do triunfo sobre o Nacional da Madeira, no sábado, por 2x0, o plantel do SC Braga iniciou esta segunda-feira de manhã a preparação do encontro da Liga Europa, quinta-feira, frente ao Club Brugge, da Bélgica.

O técnico dos arsenalistas, Leonardo Jardim, optou por realizar o apronto longe dos olhares da imprensa e dos adeptos e prepara a estratégia para tentar bater no AXA o Brugge à porta fechada e com praticamente todo o plantel à disposição.

Custódio, a desenvolver treino integrado condicionado, e Paulo César, que por precaução ficou de fora da lista de convocados para o desafio com o Nacional, constituem neste momento as únicas «dores de cabeça» do treinador madeirense.

Quanto ao Brugge, chega a Portugal na quarta-feira, numa altura em que lidera o Campeonato belga com cinco vitórias, três empates e nenhuma derrota.

ZEROZERO

Bruno3429

Arbitros nórdicos no Sporting e SC Braga
Por Redacção

O sueco Markus Strombergsson e o norueguês Tommy Skjerven foram os árbitros escolhidos para apitar os jogos do Sporting e SC Braga na Liga Europa.

Strombergsson irá pela terceira vez apitar uma equipa portuguesa, visto que foi escolhido para o jogo entre o Sporting e a Lazio, referente ao Grupo da Liga Europa.

O norueguês Tommy Skjerven apenas tinha apitado um jogo com uma equipa portuguesa, entre o Sporting e o Basileia, para a Taça UEFA (2006/07).

A Bola

Pé Ligeiro

Guerreiros preparam guardião para o futuro

Projecto «Os Guardiões dos Guerreiros do Minho», orientado pelo coordenador e treinador de guarda-redes Rui Correia, arrancou esta segunda-feira, apadrinhado por Quim, Berni e Marcos.

«É um projecto acarinhado por mim e pelo presidente António Salvador, que envolve miúdos entre os três e os 15 anos e que tem um objectivo muito claro: fornecer um guarda-redes à equipa principal», indicou Rui Correia.

Quim trocou dois dedos de conversa com os jovens guarda-redes, considerando «gratificante» ser visto «como uma referência».

«Motiva-me saber que são todos portugueses, numa fase em que predominam guarda-redes estrangeiros no nosso futebol. É importante que um clube como o SC Braga se empenhe para encontrar um guarda-redes português, para a sua equipa e para a Selecção Nacional», destacou.

Marcos e Berni, os restantes guardiões do plantel principal, também marcaram presença no arranque dos trabalhos.
ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Quim: «Queremos os três pontos frente ao Club Brugge»

Depois do SC Braga ter vencido em Birmingham, na primeira jornada da Liga Europa, Quim espera que a equipa consiga fazer o mesmo diante do Club Brugge, de forma a dar um passo importante rumo aos 16 avos de final.

«As expectativas que temos são as de vencer e obter os três pontos que estão em disputa. É um jogo importante, como todos os outros e vamos entrar com o objectivo de vencer», disse o habitual titular do SC Braga, à margem do projecto «Os guardiões dos guerreiros do Minho», que pretende formar guarda-redes para o futuro.

A partida dos bracarenses frente ao Club Brugge, que na primeira jornada bateu o Maribor por 2-0, está marcada para esta quinta-feira, às 18 horas.

ZEROZERO.PT
BRAGA SEMPRE MAIS!