News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Birmingham - 1 vs SC BRAGA - 3 «Liga Europa» --> Comentários durante e após jogo

Started by Sheriff, 15 de September de 2011, 19:22

Previous topic - Next topic

Legião

Os espanhois ficam com uma grande azia quando chegam ao nosso furom e vêm que o jogo da Liga Europa tem mais páginas escritas que o jogo contra eles. Ou seja não lhes estamos a dar a importancia que eles pensavam que iam ter...
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Zusco

Fomos ENORMES. Gostei bastante do jogo, assim até em 1º do grupo ficamos sem dúvida!

GALEGO

Noite feliz, madrugada feliz... O Braga jogou para ganhar. E ganhou merecidamente. E por momentos com grande nível... noutros, algo menos... Mas grande resultado e, finalmente, também Grande Braga!!

GALEGO

Quote from: ric on 15 de September de 2011, 23:48
Vou discordar da grande maioria....
Não gostei nada do hugo viana. Pareceu-me que foi o jogo que vi o homem falhar mais passes. E com excepção de um remate pouco se lhe viu....

Nota importante: tenho ouvido os comentadores e só agora ouço o benfiquista do Gobern a não querer  minorizar a vitória do Braga por ter sido contra uma equipa da segunda liga inglesa. O David Borges, por ex, na SIC fartou-se de salientar este pormenor dizendo que não se admitia outro resultado.
Se fosse o benfica, realçavam a vitória frente a um adversário do dificil futebol inglês. Mas como jogou contra o Braga e perderam, a equi+a era da segunda...enfim...


O certo é que os desafios europeus continuam segunda...

A REALIDADE : o Birminghan tem 22 milhoes de orçamento. O Braga, bastante menos...

do topo da pedreira

Quer nos jogos da 1ª Liga , quer agora nos jogos europeus, o BRAGA  tem-se assumido sempre como uma equipa que entra em campo para dominar o jogo.

Com esta postura o N/ BRAGA tem vindo a ganhar cada vez mais confiança e respeito das equipas adversárias.

O melhor exemplo para materializar esta evolução está na postura do irreconhecivel Helder Barbosa.

É verdade que o Birmingham é neste momento uma equipa da 2ª liga inglesa, mas não é menos verdade que o Nacional foi lá encher o saco!!!!

Anabela

Excelente vitória.
Excelente Hélder Barbosa.
Que continue com o pé quente e a marcar golos bonitos já no próximo jogo.

Força SCBraga!!

Bracaro Augusto

Muito sinceramente, não esperava tanto, do Braga este Ano.Contudo, estou muito feliz, ois esta equipa vai dar muito o que falar. Não queria entrar por este caminho e até posso estar dizendo uma "barbaridade", mas gosto mais do estilo de jogo do Leonardo Jardim, do que do Domingos. Ainda ontem, podemos ver um futebol mais dominante, tranquilo e bastante seguro.
BRAGA SEMPRE !!!


Kriticus

Mas que grande exibição!!!

Não me canso de dizer que o Hélder Barbosa está absolutamente irreconhecível. Menos egoísta, mais objectivo e mais... finalizador! Este sim, é o jogador de quem muito se esperava quando apareceu, oriundo da formação do Porto. A nossa asa esquerda tem estado muito bem, o Elderson está mais maduro, é outro jogador que melhorou bastante esta época, penso que o Imorou já perdeu o lugar, nesta fase...

Uma palavra também para o Jardim, que, ao contrário da grande maioria dos treinadores, não é teimoso. Sabe ler o jogo, sabe ver o que está mal e, ao invés de insistir no erro, corrige e adapta-se. O novo modelo 4-4-2 está a dar frutos, gosto de ver este Braga de pendor ofensivo, a procurar a iniciativa de jogo, em vez de ficar na expectativa! Sempre disse que, depois de duas épocas histórias, com Domingos ao leme, era preciso dar o benefício da dúvida ao novo mister e ele nem precisou de muito tempo para nos pôr a praticar bom futebol. Que continue assim, vai muito bem!

Depois da primeira vitória em território inglês, que venha de lá o triunfo na aldeia espanhola, que já nos foge desde 9 de Setembro de 2005!

José Soares

Excelente.

Estão todos de parabéns. Os mais experientes deram a calma necessária aos mais novos e o Braga voltou a brilhar na europa.

Só não gostei da contenção, apesar de a compreender, depois do 2-0. Os atrasos para a defesa e para o Quim quebraram o ritmo da equipa que poderia ter chegado ao 3-0 e se viu um pouco aflita depois do 2-1. Julgo que estes ingleses são bem inferiores a nós e podemos voltar a vencer em Braga.

Quanto a Hélder Barbosa volto a dizer que não fico nada surpreendido com a sua evolução.   

Hugo Pena

É preciso continuar com a mesma humildade que nos caracteriza. Nem agora somos os melhores do mundo nem quando a vitória não nos surrir vai estar tudo mal.
Desde a primeira hora que acreditei no Jardim, pelo percurso deste, pela forma como amigos seus conterraneos me falavam nele antes mesmo de chegar à 1ª divisão e pela forma como se dedica ao seu trabalho sempre atento a todos os pormenores.

Terá que ter a sorte também do lado dele, mas para já tem o mérito de conseguir trabalhar jogadores que estavam praticamente na lista de dispensas.

Penso que só pecou um pouco em Vila do Conde por não ter arriscado um pouco mais mas teve o mérito de perceber isso e corrigir nos jogos seguintes.

Ainda há muito trabalho pela frente mas se continuarmos a trabalhar de uma forma séria como temos feito até aqui pode ser que o futuro nos sorria e este clube, esta cidade e esta região já merecem levantar um caneco.

Olho Vivo

Foi globalmente um bom jogo, embora não alinhe pelo que me parece um excessivo elogio à nossa exibição. Foi de facto uma prestação personalizada, com um grande controlo do jogo durante a maior parte do tempo, fruto de uma posse de bola inteligente (há uma evolução em relação ao que se via na época passada!) mas, parece-me que mostrámos algumas lacunas em determinadas situações defensivas e poderíamos ter controlado melhor o jogo na segunda metade do segundo tempo.

Tivemos aliás alguma sorte porque poderíamos ter começado a perder num falhanço clamoroso de um dos avançados do Birmingham à boca da baliza. Esse lance expôs aquela que eu acho que é uma fragilidade na forma como defendemos. Por norma quando um lateral sobe, em missão ofensiva, o outro fica e junta-se aos centrais formando uma linha de três homens. Quando perdemos a bola e o adversário lança rapidamente a bola no flanco desocupado pelo lateral, é o central que sai ao lance. Mas não pode acontecer ficar o eixo da defesa apenas com um homem! Falta frequentemente alguém que faça essa compensação. Por norma, é um médio defensivo que baixa - mas isso raramente acontece connosco (e não é deste jogo!). Leio que Djamal joga demasiado encostado aos centrais. Não acho que isso aconteça. Penso aliás que ele joga por norma a par com Viana (embora evidentemente este depois tenha outra liberdade para sair) e nem sempre a "cabeça de área" está bem ocupada, há sempre algum espaço entre a linha média e a linha defensiva. Neste caso, talvez tenha sido mesmo uma opção consciente de Jardim face à não utilização de um médio ofensivo por parte do adversário, capaz de explorar esse espaço. Mas o facto é que, sempre que um dos laterais é batido ou apanhado em contra-pé e o central sai à dobra, não há a necessária compensação no eixo da defesa. Lembro-me que perdemos um jogo da pré-época em Itália, frente ao QPR com um golo resultante de um lance deste tipo (NAC saiu à dobra e não houve qualquer compensação no eixo da defesa; de um cruzamento rápido resultou uma finalização fácil para golo).

De resto, também me parece que recuámos em demasia após o nosso segundo golo. Mas, neste caso, talvez se entenda porque o que até aí fizéramos - pressionar os defesas contrários no sentido de evitar os lançamentos em profundidade com um mínimo de precisão - estávamos a deixar de fazer, talvez por desgaste dos homens mais adiantados. Das duas uma: ou se refrescava a linha da frente ou se reforçava o meio-campo, encostando um pouco lá atrás no sentido de ter mais alguém a disputar as "segundas bolas" resultantes de lances de jogo aéreo. Foi esta a opção de Jardim (com Salino) mas corremos alguns riscos, em parte porque começamos a perder bolas com mais facilidade, passando pior. De todo o modo, por muito que se fale na fragilidade desta equipa, nunca é fácil defrontar uma equipa britânica quando se permite que esta tenha a bola e bombardeie o nosso último reduto. Veremos quantas equipas irão ganhar a Saint Andrews.

Dito isto, é evidente que houve muito de positivo na nossa exibição. Gostei particularmente da tracção à frente da equipa. Pensei que não teríamos capacidade de pressionar tão à frente (impedindo os lançamentos longos do adversário). Talvez não o tenhamos para os 90 minutos mas foi um bom ensaio. E gostei sobretudo da capacidade de fazer circular a bola com inteligência. É óbvio que a vencer desde cedo, o jogo se tornou mais favorável aos nossos intentos. Mas não deixou de ser agradável ver como a equipa durante boa parte do jogo mantinha a posse de bola com qualidade sem a "oferecer" com facilidade ao adversário. Djamal foi gigantesco neste aspecto. Parece tosco, é verdade, mas não me recordo de uma só bola perdida, mesmo quando pressionado.

Uma nota para o Hélder Barbosa, jogador que nunca apreciei, independentemente de reconhecer o seu talento. Que ele marque golos como o que marcou, não me surpreende. É criativo, tem uma qualidade técnica indiscutível e perto da baliza adversária é um perigo porque remata bem. O que me surpreende (e tem vindo a surpreender) é o seu discernimento. Pelo menos nos dois últimos jogos, soube ser mais ponderado na gestão da bola, raramente a perdeu com facilidade (como acontecia até há pouco frequentemente), passou a ser mais consequente e menos sôfrego - antes parecia que queria resolver só ele todos os lances que passavam pelos pés.  Foi o melhor em campo nos dois últimos jogos (contra o Gil, na primeira parte, foi dos poucos a quebrar o marasmo) e em boa hora apareceu. Ainda é novo, ainda tem margem para corrigir os defeitos que ainda tem porque de resto, tem talento e criatividade para ser mais do que tem sido. Mas confesso que já tinha perdido a esperança de o ver a este nível. Que assim se mantenha, tendo consciência dos seus defeitos e de que tem de trabalhar para os corrigir.

Finalmente, uma nota para Everton. Jogou como se não estivesse parado há algumas semanas e actuou com grande classe. Estava algo preocupado com o seu estado físico mas, aparentemente, o brasileiro está perfeitamente recuperado. Com a inscrição de Douglão, teremos o eixo da defesa bem salvaguardado.

Vamos agora para o derby, um jogo especial e muito difícil. Basta olhar para os últimos anos, em que recorrentemente apresentámos melhores equipas que os espanhóis e só uma vez lá vencemos, ainda com Jesualdo Ferreira ao comando. Nesta temporada, em termos de qualidade, eles estão mais perto de nós (embora nós tenhamos um plantel com mais opções) e agora têm um treinador... diferente. Será um jogo intenso que a equipa deve encarar com humildade (não como o adepto típico) mas sem medos. E com inteligência porque certamente será um jogo quente e com algumas provocações.

rvx

QuoteDito isto, é evidente que houve muito de positivo na nossa exibição. Gostei particularmente da tracção à frente da equipa. Pensei que não teríamos capacidade de pressionar tão à frente (impedindo os lançamentos longos do adversário). Talvez não o tenhamos para os 90 minutos mas foi um bom ensaio. E gostei sobretudo da capacidade de fazer circular a bola com inteligência. É óbvio que a vencer desde cedo, o jogo se tornou mais favorável aos nossos intentos. Mas não deixou de ser agradável ver como a equipa durante boa parte do jogo mantinha a posse de bola com qualidade sem a "oferecer" com facilidade ao adversário. Djamal foi gigantesco neste aspecto. Parece tosco, é verdade, mas não me recordo de uma só bola perdida, mesmo quando pressionado.

Eu não fiquei tanto com essa impressão. Tivemos momentos em que, de facto, fomos muito inteligentes a gerir a posse de bola, mas também lembro-me de muitos lances em que a desperdiçamos de forma algo leviana. Este, para mim, até foi o pior aspecto do jogo, pois permitiu ao Birmingham lançar transições rápidas em que a nossa defesa estava descompensada. Mas é verdade que a falta de compensação do Baiano permitiu aos ingleses criar aquela oportunidade inicial. Djamal esteve irrepreensível, tanto a defender como a libertar a bola para os nossos criativos. Da forma como o nosso ataque pressionou, não notei tanto o tal problema do espaço frente à defesa. Penso, até, que eles foram mais perigosos com jogadas construídas pela ala, embora eles tenham conseguido ganhar muitas bolas em cabeceamentos e ressaltos, na zona central.

semprebraga

A história é fácil de contar porque a noite de hoje entra para a História por dois motivos antagónicos mas complementares: o Braga venceu pela primeira vez em Inglaterra e o Birmingham perdeu pela primeira vez um jogo europeu no secular estádio de St. Andrew's.

http://arsenaldebraga.blogspot.com/2011/09/birmingham-1-braga-3-historia-aconteceu.html

joaomf

Excelente resultado e exibição segura. Os desempenhos individuais (de alguns jogadores: H. Barbosa, Elderson, Djamal, Baiano) foram acima do que temos visto esta época.
Tratou-se da 1ª vitória em Inglaterra e da 10ª em jogos fora de casa para as provas oficiais da UEFA. O nosso adversário na 2ª feira só tem uma vitória fora no seu registo...   ;)
Lima marcou o seu 7º golo em provas europeias (em representação do SC Braga), em 21 jogos, pelo que tem uma média de 1 golo a cada 3 jogos. Passou a ter tantos golos como L.Aguiar e está apenas a 1 dos líderes (Linz e Matheus com 8). Meyong é o 5º da lista com 6 golos.
Hélder Barbosa passou o seu registo para 3 golos (em 11 jogos) e igualou Bruno (1997/8) e Rentería (2008/9).

Lista de golos marcados por jogadores do SCBraga na UEFA.
Roland Linz 8
Matheus 8
Lima 7
Luis Aguiar 7
Meyong 6
Chico Gordo 5
Perrichón 4
Karoglan 4
Wender 4
Alan 4
Bruno 3
Renteria 3
Hélder Barbosa 3
Jaime Júnior 2
Artur Jorge 2
Zé Carlos 2
Toni 2
Moisés 2
Paulo Jorge 2
(28 jogadores com 1 golo)

4338

Realmente e acima de tudo felizmente já denoto alguns traços estudados e bem trabalhados na equipa, ainda precisamos de afinar algumas coisas e não esqueçamos que ontem o Ewerton estava condicionado mas gostei mais daquilo que vi da equipa ontem, o resultado foi fantástico e a exibição acaba por não desiludir, faço ainda a ressalva acerca daquele grande golo do HBArbosa, espero que o rapaz agarre de vez o lugar :b

Força SCB, passar em primeiro é mais do que alcançável!

Braguinha

Impressionou-me a forma de jogar ontem do Braga...muita muita classe para um jogo da liga europa.

é preciso manter este ritmo.

Legião

Temos de tirar o chapeu ao trabalho feito pelos jogadores e à tática desenhada pelo Jardim.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Apenas_Braga

Muita personalidade do S.C. de Braga

Outro jogador que não deu nas vistas, mas foi também muito preponderante foi o Nuno Gomes, correr, temporizou o jogo, deu jogo, passe para o segundo golo, maravilhoso
[url="https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues"]https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues[/url]

Aquiles

Gostei do jogo. Dominamos a maior parte do tempo e só foi pena termos sofrido aquele golo absolutamente desnecessário, pois estavamos a dominar.
Concordo no geral com a análise do "Olho Vivo", e faço notar que um dos pontos mais importantes neste Braga, é a entrega total ao jogo, muita humildade e um sentido bastante apurado de que o mais importante é o colectivo.
O HB é bem o espelho do Espirito que esta Equipa está a apresentar, bastante humilde, entregando-se ao jogo e ao sentido colectivo do mesmo, acaba naturalmente por sobressair graças ás suas qualidades técnicas e facilidade de remate.
Só temos que continuar a trabalhar bem e manter a mesma bitola já no próximo jogo.

Força Braga!