News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 09/09

Started by JotaCC, 09 de September de 2011, 07:28

Previous topic - Next topic

JotaCC

Atlético de Madrid é responsável

Num comunicado publicado no seu site oficial, o Sporting Clube de Braga defende-se e coloca-se à parte da situação que envolve o jogador Samson Olaleye, explicando os contornos da mesma e referindo que, "de forma a proteger o bom relacionamento institucional entre clubes, o SC Braga contactou o Atlético de Madrid, tendo ficado acordado que a resolução da presente situação seria da responsabilidade do Atlético Madrid".

O comunicado da direcção do Sp. Braga vai mais longe e explica os contornos da situação, revelando que depois de ter assinado um contrato com os arsenalistas e ter mesmo participado em algumas sessões de treino, o jogador foi autorizado a viajar para o Vietname para resolver assuntos pessoais, mas, até ao momento, ainda não regressou ao Sp. Braga.

Perante esta situação e confrontada com notícias que afirmam que o Hanoi T&T terá avançado com uma queixa na federaçã o do Vietname exigindo ao Atlético de Madrid cerca de 1.5 milhões de euros como compensação por Samson ter quebrado um contrato de três anos tendo o certificado internacional do jogador ficado retido, a direcção do Sp. Braga entrou em contacto com os espanhóis para resolver a situação.

Esta situação, aliada ao facto do jovem avançado ter perdido terreno no plantel do Sp. Braga com a chegada dos homens de ataque Carlão e Edson Rivera, deve mesmo significar que o jovem avançado nigeriano não deve regressar a Braga para representar os arsenalistas e deverá mesmo jogar no Hanoi T&T.

Alheio a esta situação, o plantel arsenalista continua a preparar, à porta fechada, com Leonardo Jardim a esconder o jogo, o encontro do próximo domingo, frente ao Gil Vicente, a contar para a quarta jornada da Liga Portuguesa de Futebol e que tem o seu início marcado para as 17 horas, no Estádio Municipal de Braga.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Jardim com Palmeira
TREINADOR PODE APOSTAR NO JOVEM
   
Leonardo Jardim mantém a opção em segredo, mas é a grande questão do Sp. Braga para a receção ao Gil Vicente: quem acompanha Paulo Vinícius no eixo central da defensiva?

Assim de repente, o treinador ficou limitadíssimo nas suas opções, dadas as lesões de Ewerton e Nuno André Coelho. Douglão, o quarto central do plantel, seria a solução mais credível, mas o brasileiro continua à espera do certificado internacional e a sua situação tem de estar regularizada até às 13 horas de hoje. Os gregos do Kavala não estão dispostos a facilitar e Douglão deve ser obrigado a adiar a sua estreia.

Tudo pode acabar com a adaptação de um médio e Vinícius é uma boa possibilidade, mas há a solução de recurso que se chama Palmeira. Trata-se de um defesa-central de 21 anos que o treinador recuperou esta semana ao Vizela, equipa-satélite, mas também acaba por ser uma opção bem credível e natural na medida em que o jovem esteve durante toda a pré-época junto do plantel, integrando inclusivamente o estágio de Melgaço.

RECORD

JotaCC

Nuno Gomes com três nós

Aquecer o banco de suplentes é uma contingência a que poucos escapam em Braga. Aos olhos de quem monta a equipa (Leonardo Jardim), redundâncias como palmarés, internacionalizações ou títulos conquistados são naturalmente levadas em conta, mas o factor decisivo na montagem de qualquer onze inicial baseia-se no rendimento de cada jogador, em nome da força do colectivo. A vítima mais mediática desta curiosa lei do mais forte chama-se Nuno Gomes. Titular frente a Rio Ave e Young Boys, que redundaram em empates a zeros, o avançado perdeu o estatuto na recepção ao Marítimo e desde então não voltou a alinhar de início, o que não significa o mesmo que ponto final/parágrafo para o jogador, que, num recente acto público, traçou como objectivo "regressar à titularidade rapidamente". É um desejo legítimo, mas algo complicado de alcançar no imediato pelos bons momentos que atravessam Hélder Barbosa e Lima, a menos que Leonardo Jardim tenha em mente redimensionar a equipa de 4x3x3 para 4x4x2. Sempre o negou na pré-época.

Vamos por partes. No mesmo jogo em que Nuno Gomes perdeu a titularidade, Lima apareceu na posição de ponta-de-lança e logo a marcar, provando no duelo seguinte, contra o Young Boys, que a pontaria estava realmente afinada (marcou outro golo). Já Hélder Barbosa aproveitou a transferência de Pizzi e a anterior experiência, falhada, de Lima no flanco esquerdo para acabar, de uma vez por todas, com a imagem de patinho feio que o vinha perseguindo, marcando igualmente no decisivo jogo na Suíça e ao Setúbal, na última jornada. Em suma, percebe-se agora que a coexistência de Lima e Nuno Gomes na mesma equipa jamais poderá passar pela adaptação de Lima ao flanco canhoto, até porque Hélder Barbosa faz a posição com outra classe; por outro lado, Nuno Gomes está ainda uns furos abaixo de Lima em termos de rendimento, para o campeonato: nenhum golo marcado (há um ano já tinha feito um ao FC Groningen) e uma média de 0,7 remates por jogo contra uma média de quatro do brasileiro.


Em dois meses vendeu quase meio milhar de camisolas

O corte dramático (para os adeptos) no fio umbilical que ligava ao antigo capitão Nuno Gomes ao Benfica aconteceu no momento certo para António Salvador. O Braga procurava no mercado um ponta-de-lança experiente e o dirigente arsenalista resolveu avançar na direcção do internacional português, juntando assim o útil (pela vertente desportiva) ao agradável: reforçar o departamento de marketing com um campeão em vendas de camisolas estampadas com o seu nome. Nesta altura, Nuno Gomes representa 25 por cento do universo das camisolas vendidas com nomes de jogadores estampados e o clube estima que muito em breve cerca de meio milhar já terão voado das lojas do clube. Outrora líderes neste capítulo, Alan, Hugo Viana e Mossoró foram esmagados pela imensa popularidade do avançado.


Imorou sem restrições

Titular na última jornada, contra o Setúbal, Elderson não poderá descansar até ao jogo com o Gil Vicente. Já recuperado do problema físico que o condicionava, Imorou retomou ontem os trabalhos da equipa sem restrições e volta a figurar como candidato à posição de lateral-esquerdo. Elderson parte, naturalmente, em vantagem nesta corrida.


Samson reenviado para o Atl. Madrid

A pretexto do regresso de Samson Olaleye aos vietnamitas do Hanoi T&T, a SAD do Braga esclareceu, em comunicado, que a postura do avançado nigeriano não mereceu qualquer reparo enquanto esteve às ordens de Leonardo Jardim, num quadro de empréstimo do Atlético de Madrid. "Tendo integrado as sessões de trabalho com o grupo sem qualquer problema da parte do jogador ou para com qualquer elemento do clube", Samson ausentou-se com o conhecimento do clube para "resolver assuntos pessoais" e, como não pode voltar, a resolução do seu caso passa a ser da "responsabilidade do Atlético de Madrid".


Guerreiro do Minho canta alto em Barcelos

Nuclear no meio-campo do Gil Vicente, Luís Manuel aguarda com ansiedade o jogo com o Braga, no AXA. Já lá esteve em várias ocasiões, mas só como espectador e adepto, ou não fosse natural de Braga e antigo jogador do clube, desde os infantis até à extinta equipa B. Ao longo de uma década, cresceu ao lado de Eduardo (Benfica), Rui Rego (Beira-Mar), Ricardo Rocha (Portsmouth), Paulo Jorge (APOEL), Tiago (Atlético de Madrid) e Henrique (AEL Limassol), entre outros. Juntos, todos trintões, formariam agora um "grupo de qualidade, mas não seria tão forte" como a actual equipa arsenalista. "O Braga posiciona-se entre os quatro clubes mais fortes de Portugal e vai intrometer-se, por certo, na luta pelo título", estima. Do seu tempo, já ninguém lá mora. "Eventualmente terei treinado com o Quim, porque de vez em quando o Manuel Cajuda chamava jogadores dos "bês" à equipa principal. Mas já não tenho a certeza, já foi há muito tempo". Desde que deixou o Estádio 1º de Maio passaram nove anos. Tentou a sorte no recôndito Joane (III Divisão), subiu um degrau ao serviço do Dragões Sandinenses (II B), alcançou a II Liga pelo Leixões e estreou-se, por fim, no escalão máximo pelo Nacional, em 2005/06. Sob o comando de Manuel Machado, disputou um jogo oficial e o adversário chamava-se, curiosamente, Gil Vicente. "Foram oito minutos e vencemos em Barcelos por 1-0", recorda.

Ofuscado pelas estrelas Chainho, Bruno e Cléber, era quase impossível a Luís Manuel voltar a aparecer. O Nacional estava embrenhado na luta pela Europa e o actual trinco do Gil voltaria a cair no esquecimento, passando pelo Vizela, Gil Vicente, Leiria, Lousada e, por fim, novamente o clube de Barcelos. O tempo passou, mas o entusiasmo mantém-se. "Se tudo correr bem, farei no domingo o meu primeiro jogo contra o Braga. Será, sem dúvida, muito especial. Vamos jogar sem qualquer tipo de receio, para ganhar, e até acredito que algumas pessoas da minha família, que é toda do Braga, vai torcer por mim e pelo Gil", antevê.

"Grato" pela confiança do míster


O proverbial "mais vale tarde do que nunca" sai com boa disposição a Luís Manuel. A antiga timidez dá agora lugar ao bom humor quando faz a retrospectiva da sua tortuosa carreira. "Quando estava em Braga, era um jovem com muitas expectativas, mas tive de seguir o meu caminho. Era difícil entrar na equipa principal: havia lá, por exemplo, o Barroso", explica, mostrando-se grato pela confiança de Paulo Alves. "Retribuo com trabalho e resultados. Estou muito feliz: disputar mais jogos na I Liga era um sonho de criança", diz. E conseguiu, aos 30 anos.

Ainda há quatro talentos

A chegada do novo milénio coincidiu com a primeira transferência de um jogador do Gil Vicente para o Braga: Luís Loureiro. Depois de Petit, Ricardo Nascimento e Carlitos se terem destacado em 1999/00, enquadrados num Gil de sonho que alcançou o quinto lugar, sob o comando técnico de Álvaro Magalhães; Loureiro foi o quarto "galo" de valor acrescentado a nascer em Barcelos e o primeiro jogador do clube a ser chamado à Selecção Nacional (2002/03). Contratado pouco depois pelo Braga, representaria um ano depois um dos grandes negócios da nova SAD presidida por António Salvador, ao ser vendido por dois milhões de euros aos russos do Dínamo de Moscovo. João Pereira, Rodrigo Galo e Zé Luís seguiram as mesmas pisadas de Luís Loureiro e nem por isso se esgotaram os talentos. "Pelas idades e qualidade, pelo menos quatro jogadores devem ser aproveitados muito em breve pelo Braga ou por outro clube grande. Só precisam de estar ao nível da época passada", assegura Luís Manuel.

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga
Dossiê Samson em Madrid

O Sp. Braga confirmou a fuga de Samson Olaleye para o campeonato do Vietname, como noticiou o CM. Em comunicado emitido ontem de manhã, os responsáveis minhotos revelam que "a resolução do problema passará a ser da responsabilidade do Atlético de Madrid", o clube que emprestou o avançado nigeriano ao Sp. Braga.

"Cumprida uma semana de trabalho, o atleta ausentou-se com conhecimento do Sp. Braga para se deslocar ao Vietname a fim de resolver assuntos pessoais, não tendo ainda regressado aos trabalhos", pode ler-se. O Sp. Braga acrescenta que, "não podendo contar com Samson, e de forma a proteger o bom relacionamento institucional com o Atl. Madrid", o caso "passará a ser da responsabilidade do Atl. Madrid".


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Sporting de Braga

Samson nas mãos do At. Madrid

O Sporting de Braga defende que cabe ao Atlético de Madrid resolver a situação de Samson, que ainda não regressou a Portugal, depois de ter ido ao Vietname resolver assuntos com o anterior clube. Em comunicado, os «arsenalistas» adiantaram que contactaram o clube espanhol e que, 'para proteger o bom relacionamento institucional', ficou decidido que seria o Atlético a tratar do caso.

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Kavala complica vida de Douglão

Ex-clube do brasileiro tenta travar envio do certificado internacional do central.

Para Douglão ser chamado para o jogo com o Gil Vicente o seu certificado internacional tem de entrar na Federação até às 14 horas de hoje. O atraso no envio do documento é da responsabilidade do Kavala, antigo clube do brasileiro, que deu instruções à federação grega para reter o certificado.

Quando assinou pelo SC Braga, Douglão socorreu-se de uma cláusula no contrato que o libertava do vínculo se o Kavala fosse despromovido. Foi o que aconteceu no defeso: a comissão disciplinar da Liga grega condenou o emblema a descer administrativamente por viciação de resultados.

O Kavala recorreu e a federação manteve a equipa na I Liga. Nessa altura, o motivo invocado por Douglão para ser livre deixou de ter base jurídica. Entretanto, o Kavala foi de novo despromovido, mas à 4.ª Divisão. Terça-feira será conhecida a decisão final, mas os gregos têm poucas hipóteses de vencer a batalha. O Braga acredita num desfecho favorável ainda hoje, que permita a Douglão fazer a estreia.

A BOLA

JotaCC

«Foi duro deixar Roma» - Berni

Tommaso Berni, guarda-redes italiano que o SC Braga contratou neste defeso, admite sentir saudades de Roma, cidade onde viveu durante o período de cinco épocas em que representou a Lazio.

«Sinto falta de Roma, obviamente. Foi difícil deixar a cidade após cinco anos. Mas, mantenho uma boa relação com todos», diz o guardião, de 28 anos, em declarações à italiana Radio Incontro.

Berni aposta no sucesso da sua antiga equipa, que se vai cruzar no caminho do Sporting na fase de grupos da Liga Europa.

«Conheço bem [Edoardo] Reja [treinador] e sei que este ano vai voltar a fazer as coisas bem como na época passada. A Lazio reforçou-se muito bem com jogadores como Klose e Cissé», elogia.

A BOLA

JotaCC

Alterações à quinta jornada

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional divulgou, esta sexta-feira, o calendário da quinta jornada da Liga, que se disputa entre 16 e 19 de Setembro.

Programa:

Sexta-feira (16 Setembro)
Gil Vicente - Olhanense, 20h15 (SportTV)

Sábado (17)
Nacional - Paços de Ferreira, 19h15 (SportTV)

Domingo (18)
UD Leiria - Marítimo, 16h00
V. Setúbal - Beira-Mar, 18h00
Feirense - FC Porto, 18h15 (SportTV)
Benfica - Académica, 20h15 (TVI)

Segunda-feira (19)
V. Guimarães - Sporting de Braga, 19h15 (SportTV)
Rio Ave - Sporting, 21h15 (SportTV)

A BOLA

Bruno3429

Paulo Alves confiante para Braga
Por Augusto Bernardino

Treinador do Gil Vicente diz que derrota (0-3) no jogo de apresentação não se vai repetir. Considera que as duas equipas têm agora «um ritmo competitivo semelhante».

«No nosso jogo de apresentação, o Braga tinha três semanas de preparação e o Gil Vicente estava sem ritmo. Agora, as coisas estão muito diferentes, as duas equipas têm um ritmo competitivo semelhante», analisa Paulo Alves, na projecção ao jogo de domingo.

«Na altura não fiquei excessivamente preocupado. Os jogadores já estão identificados e espero que possamos fazer um bom jogo em Braga», refere.

A Bola