News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 26/08

Started by Bruno3429, 26 de August de 2011, 08:08

Previous topic - Next topic

Bruno3429

«Estivemos mais perto do terceiro golo» - Leonardo Jardim
Por Pascoal Sousa

Leonardo Jardim estava satisfeito no final de uma partida que o próprio assumiu ter sido muito emotiva.

O Young Boys foi um adversário persistente, mas para o treinador o Braga acabou por ser superior:
- Foi um jogo com algum sofrimento à mistura, sobretudo naquela fase em que estávamos a dominar e o adversário conseguiu num livre frontal empatar o jogo e conferir emoção à partida. Mas mesmo nesse período estivemos mais perto de fazer o terceiro golo, através de boas transições.

O madeirense explicou a razão pela qual deixou Nuno Gomes no banco para abrir vaga no onze à entrada de Hélder Barbosa:
- Foi uma questão estratégica. Tinha dito que o Braga ia fazer golos na Suíça. Sabíamos que quando o Young Boys joga ofensivamente deixa espaço para o contra-ataque do adversário. Aproveitamos a velocidade do Hélder e Lima para ganhar estes espaços nas costas do adversário e conseguir o primeiro golo.

O Braga está na fase de grupos da Liga Europa mas para Leonardo Jardim a época não se esgota aqui:
- Pessoalmente, se existe alguém que coloca pressão sobre o meu trabalho, sou eu mesmo. É uma vitória importantíssima, passámos à fase de grupos e esse era o objectivo. Fico feliz pelo apoio incansável, aqui e em Braga, dos nossos adeptos, eles têm estado presentes. Sabem que esta é uma equipa nova e que a atitude dos jogadores tem sido exemplar.Mas agora temos de nos focar no campeonato. Temos um jogo difícil com o V. Setúbal, mas queremos continuar a estar fortes e a ganhar pontos para estar nos lugares que pretendemos.

A Bola

Bruno3429


Salvador: «Rejeitamos propostas de 9 ou 10 milhões...»
ou pagam o preço certo ou pizzi continua

Autor:  RICARDO VASCONCELOS. BERNA. SUÍÇA

Quando se fala em negócios, António Salvador não recua nem um milímetro e por isso não iria abrir uma exceção com o Atlético Madrid, no caso de Pizzi. O extremo nem sequer foi para o banco de suplentes, no jogo de ontem, mas isso não implica que haja lugar a cedências. Ou pagam aquilo que a SAD arsenalista exige, ou nada feito. "Não há negócio. Rejeitamos propostas de 9 ou 10 milhões de euros por 50 por cento do passe, mas claro que não vamos revelar o valor que pretendemos. Os interessados sabem quanto queremos. Ou pagam o valor justo ou o Sp. Braga fica muito feliz com o Pizzi", advertiu o presidente do emblema minhoto.

Em relação a Lima, outro jogador que continua no mercado, António Salvador mostra-se mais confiante que, após a desistência do Besiktas, o avançado possa continuar à disposição de Leonardo Jardim. "Neste momento não há propostas. As sondagens foram do Besiktas e de outros clubes, mas não nos interessaram. Existem cláusulas nos contratos e confio que ele fique no clube", referiu o líder arsenalista, deixando em aberto a possibilidade de receber o brasileiro Gerson Magrão para o ataque. "Vamos ver... O plantel pode não estar fechado, mas já sabemos que contamos com um grupo que nos satisfaz", fez questão de salientar.

Record

Bruno3429

Sporting de Braga garante Liga Europa

Não era necessário sofrer tanto para ultrapassar esta equipa Suiça, muito abnegada, mas que em termos de qualidade fica bem atrás do finalista vencido da época transacta. E até começou bem o Sporting de Braga.
Surgiu a pressionar logo à saída do meio campo contrário, com uma linha de quatro homens que procurava de imediato conquistar a bola e, sobretudo, não deixar que a formação helvética tivesse espaço na sua primeira fase de construção de jogo. Em situação ofensiva, os arsenalistas jogavam com Lima na frente, que muitas vezes descaía para uma das faixas laterais, arrastando consigo um dos centrais e abrindo espaço para um dos alas (mais Barbosa do que Alan) surgissem pelo meio.

Foi numa destas entradas de Barbosa à zona central que os arsenalistas criaram a sua primeira situação de golo e logo no primeiro minuto. De resto o jogo parecia encaminhar-se bem para os bracarenses, mas depois de cerca de dez minutos em que o Braga esteve por cima, a equipa helvética equilibrou e passou a ter uma atitude mais dominadora. Foi precisamente nessa fas e que os arsenalistas deram um rude golpe nas aspirações helvéticas. Recuperação de bola, saída rápida para o contra-ataque e grande golo de Barbosa.

O jogo reentrava na segunda parte de forma frenética e se, apesar da substituição feita pelos suiços ter dado mais acutilância, a verdade é que o Braga foi controlando as operações até ao minuto 61, altura em que Mayuka fez o empate. A partir daí, e mesmo a jogar com menos uma unidade por expulsão de Khalifa, a formação helvética fez das tripas coração para chegar ao golo.

Ainda assim, com os suíços balanceados no ataque, o Sp. Braga chegaria ao segundo golo em mais uma jogada de puro contra-ataque. Parecia que tudo estava resolvido, mas não. Dois minutos depois, Farnerud voltava a empatar o jogo e a lançar para o purgatório os arsenalistas numa sofrimento de quinze minutos que era evitável.

Os bracarenses conseguem o objectivo de seguir em frente mas com sofrimento daí a efusiva satisfação de Jardim no final.
O árbitro apesar das queixas suiças acabou por estar bem.

Correio do Minho

Bruno3429

Golos empurram Sp. Braga para a Liga Europa
Arsenalistas empatam em Berna (2-2) com o Young Boys

O Sporting de Braga qualificou-se ontem para a fase de grupos da Liga Europa de futebol ao empatar em Berna com o Young Boys, por 2-2, na segunda mão do "playoff", após um empate 0-0 no Minho. Assim, os dois golos marcados na Suíça, por Hélder Barbosa e Lima, foram determinantes para o sucesso arsenalista. Os finalistas da última edição da Liga Europa ficarão a conhecer os adversários na próxima fase com a realização do sorteio, agendado para hoje, no Mónaco.

Diario do Minho

Bruno3429

Sp. Braga: Leonardo Jardim reconhece «algum sofrimento»
Técnico sublinha que sempre acreditou em marcar golos na Suíça

Leonardo Jardim, treinador do Sp. Braga, reconheceu que a sua equipa superou o Young Boys com sofrimento, no empate a duas bolas em Berna que valeu a qualificação para a fase de grupos da Liga Europa: «Foi um jogo com algum sofrimento à mistura, sobretudo quando estávamos a dominar e o adversário conseguiu empatar num livre, e dar alguma emoção à partida. Mesmo nesse período estivemos mais perto do terceiro golo», afirmou o técnico dos minhotos.

Para Leonardo Jardim, sempre foi claro que a equipa tinha capacidade para marcar fora, ganhando vantagem no play-off:
«Foi estratégia. Tinha dito que íamos fazer golos na Suíça. Agora, o primeiro objectivo foi alcançado e temos de pensar no campeonato. Temos um jogo difícil com o V. Setúbal, mas queremos continuar a ganhar para estarmos nos lugares que ambicionamos», concluiu.

Maisfutebol

Bruno3429

Manzano: «Pizzi poderá ser jogador do Atl. Madrid»
Treinador «colchonero» admite que jogador do Sp. Braga está a caminho do Vicente Bernabéu. Isto, após a goleada imposta ao Vitória em Guimarães

Gregório Manzano comentou a passagem tranquila à fase de grupo da Liga Europa. O treinador do Atl. Madrid sabia que apenas um acidente de percurso colocaria a sua equipa fora da prova e destacou «o objectivo cumprido» dos seus jogadores, em Guimarães.

«A grande penalidade ajudou, mas tivemos atitude e ambição. Controlámos a partida e tivemos bons movimentos, em resumo, fomos uma equipa de princípio a fim. Era uma obrigação nossa estar na fase de grupos. Objectivo cumprido.»

[O Pizzi, do Braga, está contratado?]

«Amanhã serei melhor informado. Sei que há conversações avançadas e poderá ser jogador do Atlético de Madrid na próxima temporada. Não posso avançar muito mais, até por que oficialmente ainda não está contratado.»

Maisfutebol

Bruno3429

#6
Investimento em Lima a render até Dezembro
B.F.M.

O Besiktas não quis dar cinco milhões de euros por Lima, mas nem por isso o brasileiro deixou de render dinheiro aos cofres do Braga. Ao marcar pelo segundo jogo consecutivo, desta vez numa excelente jogada de contra-ataque, o atacante permitiu aos bracarenses entrarem na fase de grupos da Liga Europa - estão garantidos mais cinco jogos até Dezembro -, que foi por todos traçado como o primeiro grande objectivo da temporada. Ninguém esperava era que fosse necessário passar por tanto sofrimento para o atingir. Aliás, os festejos de Leonardo Jardim assim que o árbitro deu por concluído o encontro - braços abertos, punhos cerrados e um ligeiro suspiro a anteceder um largo sorriso - espelham bem as dificuldades sentidas para segurar o Young Boys, que, apesar de ser nitidamente mais fraco, aproveitou a intranquilidade dos arsenalistas para manter a incerteza na eliminatória até ao final.

Apesar de tudo, todos os desejos do Braga acabaram por realizar-se. Até na forma como decorreu o jogo. Alan queria que a equipa fosse a primeira a marcar, para obrigar o Young Boys a subir no terreno e a conceder mais espaços, e isso aconteceu, num lance de génio de Hélder Barbosa. No entanto, a obra-prima do extremo, aposta de Jardim para suprir a ausência de Pizzi, parece ter deixado os bracarenses demasiado encantados, aproveitando os suíços para aumentar a pressão e para se acercar da área de Quim.

Christian Gross não esteve com meias medidas e ao intervalo lançou Nuzzolo, começando imediatamente a tirar dividendos da decisão. O Young Boys começou a rondar com maior perigo a área do Braga, que por esta altura evidenciava dificuldades em controlar a bola - não foi à toa que Hugo Viana deu lugar a Mossoró e Hélder Barbosa a Guilherme -, e acabou por anular a vantagem. Contudo, quase nem teve tempo para a apreciar, pois uma atitude irreflectida de Ben Khalifa deixou-os com menos um jogador, quando ainda precisavam de marcar por mais uma vez. E a verdade é que os suíços haveriam de o conseguir, mas só depois de Lima provar, pela enésima vez, que é no centro do ataque que maior aproveitamento tem.

Os últimos minutos foram recheados de emoção, mas o Young Boys nunca conseguiu criar uma verdadeira situação de perigo, até porque o Braga soube fechar-se bem e Jardim decidiu refrescar o meio-campo com a entrada de Vinícius. Aliás, os bracarenses estiveram mais perto de fazer o terceiro golo do que os suíços, que começaram a perder as forças e a jogar mais com o coração e menos com a cabeça.


"Se existe alguma pressão sou eu próprio a colocá-la"

A estreia de Leonardo Jardim fora do AXA nas competições europeias, acabou por lhe correr de feição, com o Braga a garantir a passagem à fase de grupos. "Foi um jogo com algum sofrimento, principalmente pelo facto de, numa fase em que estávamos a dominar, o adversário, ter conseguido empatar 2-2 num livre frontal, criando emoção até ao fim. Mas controlámos o jogo e até estivemos mais perto de fazer o 3-1 em algumas transições em que não conseguimos ser eficazes", começou por analisar o treinador do Braga. Numa observação mais profunda à sua equipa, Jardim recordou ter dito que "o Braga ia fazer golos". "Sabemos que quando o adversário joga com alguma pressão ofensiva, possibilita o contra-ataque. Aproveitámos essas transições e a velocidade do Hélder [Barbosa] e do Lima para ganhar espaço nas costas dos adversários; foi assim no primeiro golo", explicou.

Quanto a Pizzi, contratado pelo Atlético de Madrid, e a Lima, alvo do Besiktas, jogadores que estavam em dúvida devido à possibilidade de se transferirem, o treinador afirmou ter contado com os jogadores "que estavam disponíveis para este jogo, e o Pizzi não estava", frisando que "se estiver disponível no próximo, vou contar com ele". Sobre o brasileiro, autor de um golo, revelou saber "há alguns dias" que podia ser utilizado e não escondeu que era "importante pelo facto de a estratégia de ontem passar pela aceleração no último terço".

Descartando qualquer pressão sobre o seu trabalho, Leonardo Jardim disse que "se existe alguma pressão, sou eu próprio a colocá-la", preferindo realçar a importância do triunfo de ontem. "Esta vitória é importantíssimo, por termos conseguido chegar à fase de grupos. O nosso próximo objectivo na Liga Europa é passar a fase de grupos, mas isto é por fases. Agora temos de nos concentrar no campeonato. Temos um jogo na segunda-feira, na casa de um adversário que causa problemas", concluiu o treinador.

A figura: Lima (7)
Matador de carne e osso


Dois jogos como ponta-de-lança, dois golos. Mesmo no meio de um turbilhão de notícias sobre o seu futuro, o brasileiro ainda encontra discernimento para fazer a diferença. Batalhou muito com os centrais e só não bisou porque Wolfli não deixou.


Braga um a um

Quim 5
Apesar de a bola ter ganho velocidade no relvado, ficou a ideia de que podia ter feito mais no lance do 2-2, De resto, impecável.

Baiano 5
Dois bons cruzamentos para Hélder Barbosa e a entrega do costume a defender.

Paulo Vinícius 6
Ben Khalifa e Bienvenu deram-lhe algum trabalho, mas nada com que o defesa brasileiro não pudesse lidar. Esteve quase sempre no caminho da bola.

Ewerton 5
Uma nódoa apenas: foi ultrapassado por Mayuka no lance do primeiro golo do Young Boys.

Elderson 6
Revelou grande pulmão para subir no terreno e nunca perdeu o norte na hora de tapar o lado esquerdo da defesa.

Djamal 6
Pressionou, recuperou bolas e ainda deu uma preciosa ajuda aos centrais. É nos pés do jogador líbio que nasce o segundo e decisivo golo do Braga.

Salino 5
Movimentou-se bastante, mas nem sempre decidiu bem quando teve a bola nos pés.

Hugo Viana 5 
Passou a ter mais problemas para segurar a bola após o intervalo e acabou por sair.

Alan 6
Obrigou Spycher a suar para lhe roubar a bola. Foi, como sempre, um dos maiores dinamizadores do ataque bracarense.

Hélder Barbosa 7
Foi, a par de Lima, um dos melhores da equipa. E não foi só pelo espectacular golo que marcou, já que ainda ameaçou a baliza dos Young Boys por mais duas vezes.

Guilherme 6
Depois de acalmar, lançou Lima para o 1-2.

Mossoró 5
Ajudou a defender.

Vinícius 4
Quase marcou na parte final do encontro.


MOMENTO: 78' [1-2]
Um veneno tão docinho


Leonardo tinha prognosticado que o Braga ia fazer golos em Berna e acertou. O de Hélder Barbosa teve o dom da beleza, mas foi o de Lima que levou o clube para a fase seguinte. O brasileiro deu a provar ao Young Boys um pouco do próprio veneno, dando a melhor sequência a uma jogada de contra-ataque iniciada com um corte de Djamal e que contou com a visão de Guilherme.


Filme do jogo

2' Baiano cruza para a entrada de rompante de Hélder Barbosa. A cabeçada do extremo, porém, sai por cima.

5' Raimondi vê Mayuka desviar-lhe o remate na direcção da baliza, mas Quim, atento, evita o pior.

22' Silberbauer à entrada da área, dispara por cima.

24' [0-1] Hélder Barbosa no vértice da área, troca os olhos a Silberbauer com uma finta de calcanhar e, com o pé direito, faz um golaço.

61' [1-1] Farnerud cobra um livre para a área, Mayuka ganha nas alturas a Ewerton e empata. Ben Khalifa, com a pressa de trazer a bola para o meio-campo, agride Quim e é expulso.

78' [1-2] Lima, isolado, faz o golo que viria a dar o apuramento.

81' [2-2] Livre de Farnerud que Quim, depois de a bola bater no chão, não consegue suster. Volta a emoção ao jogo.

81' Wolfli evita, como um desvio para o lado, um grande disparo de Lima.


Arbitragem
Bem ao expulsar Ben Khalifa


Num jogo bastante nervoso, principalmente nos minutos finais, Ivan Bebek acabou por realizar uma actuação muito positiva. Exceptuando um ou outro erro disciplinar, acertou na expulsão de Ben Khalifa, já que o avançado do Young Boys agrediu Quim quando foi buscar a bola dentro da baliza.

O Jogo

Bruno3429

Pizzi espera a confirmação de Forlán

Parecem já não restar muitas dúvidas de que Pizzi tem os dias contados em Braga. O internacional sub-21 português voltou a não jogar ontem, e tudo para que possa chegar ao Atlético de Madrid sem qualquer impedimento de ordem burocrática - se tivesse jogado, não poderia ser inscrito na fase de grupos pelos colchoneros. O negócio só ainda não foi confirmado pelas duas partes, porque o uruguaio Diego Forlán ainda não foi oficialmente anunciado no Inter de Milão e porque o jovem brigantino, que deverá assinar por quatro temporadas, ainda terá de realizar os indispensáveis exames médicos.

Quem entrou na ficha de jogo, e até foi titular, foi Lima. O brasileiro, que estava nos planos do Besiktas, acabou por ter ordem para jogar, pois o clube turco parece ter desviado a atenção para um atleta financeiramente mais acessível. Até dia 31, porém, ainda tudo pode acontecer.


Salvador acredita que Lima fica

Pizzi e Lima têm sido notícia pelo assédio de outros clubes, mas António Salvador negou ter qualquer negócio fechado. Aliás, revelou uma convicção em relação ao brasileiro. "Existiram sondagens pelo Lima, mas nenhuma interessou. Por isso, acredito que continuará no Braga", admitiu, esclarecendo que as propostas que recebeu por Pizzi foram de "nove e dez milhões de euros para a compra de 50 por cento do passe". "Neste momento não há negócio. Vamos aguardar até ao dia 31 para ver o que vai acontecer", referiu o presidente, feliz ao ver a equipa na fase de grupos da Liga Europa. "O resultado em casa não foi o melhor, mas rectificámos neste segundo jogo e conseguimos passar. Agora vamos tentar chegar aos 16-avos-de-final", prometeu.


Muitos Emigrantes a apoiar

Tal como se esperava, o apoio ao Braga no jogo de ontem não se resumiu aos cerca de 20 adeptos que viajaram com a equipa para Berna. Nas bancadas do Stade de Suisse estiveram também muitos emigrantes, a maior parte dos quais com bandeiras de Portugal e com camisolas da Selecção Nacional, boa parte com o nome de Ronaldo nas costas.

O Jogo

Bruno3429

LE: Sporting e Sp. Braga cabeças-de-série no sorteio
Evitados os adversários mais poderosos


Sporting e Sp. Braga serão cabeças-de-série no sorteio da fase de grupos da Liga Europa, que se realiza nesta sexta-feira, no Mónaco. Os dois representantes portugueses na competição vão integrar o pote 1 do sorteio, juntamente com as equipas mais cotadas, como por exemplo o Tottenham e o At. Madrid.

Veja quais são as equipas que integram os quatro potes:

Pote 1
Tottenham
PSV Eindhoven
At. Madrid
Sporting
Sp. Braga
Schalke
Dínamo Kiev
PSG
FC Copenhaga
AZ Alkmaar
Anderlecht
Twente

Pote 2
Fulham
Besiktas
Hapoel Tel-Aviv
Metallist Kharkiv
Standard Liège
Rubin Kazan
Club Brugge
AEK Atenas
Steaua Bucareste
Udinese
At. Bilbao
Lazio

Pote 3
Salzburgo
Maccabi Haifa
FC Zurique
Odense
Lokomotiv Moscovo
PAOK Salónica
Birmingham
Stoke City
Rennes
Áustria Viena
Rapid Bucareste
Hannover

Pote 4
Vorskla Poltava
Wisla Cracóvia
Vaslui
Sion
Sturm Graz
Maccabi Tel-Aviv
Slovan Bratislava
Legia Varsóvia
Maribor
AEK Larnaca
Malmö
Shamrock Rovers


Ranking UEFA: Portugal com menos uma equipa do que a França
Depois do melhor desempenho de sempre, na época passada, Portugal entra em 2011/12 em sexto lugar, mas com a França ao alcance

Portugal ficou apenas com quatro equipas em prova, menos uma do que a França. Assim, será um pouco mais difícil pensar em chegar ao quinto lugar no Ranking UEFA.

Depois do recorde de pontos conseguido em 2010/11 (18.800), Portugal, que este ano conta com seis presenças nas provas da UEFA, entra na nova época em duelo directo com a França.

O quinto lugar no ranking tem uma vantagem em relação ao sexto: o terceiro classificado na Liga acede directamente ao play-off, e já não tem de participar na pré-eliminatória.

Portugal vai ter três equipas a participar na Liga dos Campeões em 2012/13: duas na fase de grupos e uma nas pré-eliminatórias, mais três na Liga Europa.

* Ponto da situação (actualizado a 25 de Agosto de 2011):



País 2007/08 2008/09 2009/10 2010/11 2011/12 Total Equipas
1ºInglaterra 17.875 15.000 17.928 18.357 3.875 73.035 8/8
2ºEspanha 13.875 13.312 17.928 17.928 3.142 66.471 6/7
3ºAlemanha 13.500 12.687 18.083 15.666 2.916 62.852 5/6
4ºItália 10.250 11.375 15.428 11.571 2.214 50.838 5/7
5ºFrança 6.928 11.000 15.000 10.750 3.333 47.011 5/6
6ºPortugal 7.928 6.785 10.000 18.800 3.000 46.513 4/6
7ºRússia 11.250 9.750 6.166 10.916 2.416 40.498 4/6
8ºUcrânia 4.875 16.625 5.800 10.083 2.750 40.133 4/6
9ºHolanda 5.000 6.333 9.416 11.166 2.600 34.515 4/5
10ºGrécia 7.500 6.500 7.900 7.600 2.800 32.300 3/5


*Este ranking vai sendo actualizado com os resultados da época 2011/12 e determina a distribuição nas provas europeias em 2013/14.

Sistema de cálculo: São consideradas as últimas cinco temporadas. Para cada uma, o total de pontos conseguidos pelas equipas (2 por vitória, 1 por empate, metade destes valores nas pré-eliminatórias) é dividido pelo total de equipas desse país que participam nas competições europeias do ano em causa. A isto há que acrescentar cinco pontos de bónus por cada presença nos oitavos-de-final da Champions e, depois, nas duas provas, um ponto pelos quartos-de-final, meias-finais e outro ainda pela chegada à final. O acesso à ronda de grupos da Liga dos Campeões rende quatro pontos de bónus.

Maisfutebol

Bruno3429

Liga Europa garantida

Um empate a 2 bolas, com golos de Helder Barbosa e Lima, garantiu o acesso à fase de grupos ao SC Braga.

Depois de um empate sem golos no primeiro jogo os Gverreiros conseguiram cumprir o objectivo em Berna, seguindo em frente na competição.

O SC Braga fez valer o seu estatuto de equipa favorita, numa partida que além de apresentar o relvado artificial como "novidade" ainda brindou os jogadores com uma tempestade diluviana.

"Foi um jogo com algum sofrimento à mistura, sobretudo naquela fase em que estávamos a dominar e o adversário conseguiu num livre frontal empatar o jogo e conferir emoção à partida. Mas mesmo nesse período estivemos mais perto de fazer o terceiro golo, através de boas transições", referiu Leonardo Jardim no final da partida.

Perante muitos emigrantes portugueses, envergando mesmo camisolas de outros clubes portugueses, mas unidos no apoio aos Gverreiros, o SC Braga ofereceu a todos a felicidade de estar presente no sorteio em Zurique, onde serão ditadas as sortes para a proxima fase.

A comitiva regressa a Portugual esta sexta-feira, tendo maracada uma sessão de trabalho, aberta aos sócios e comunicação social, pelas 17.30 no relvado nº 2.

SCBraga

Bruno3429

#10

"Sportings" salvam orgulho português, Sevilha e Roma eliminadas

Sporting e Sporting de Braga garantiram, quinta-feira, um lugar na fase de grupos da Liga Europa de futebol e salvaram o "orgulho português", num "playoff" que ficou marcado pelas eliminações da AS Roma e Sevilha.

No Estádio de Alvalade, o Sporting alcançou o primeiro triunfo da temporada e segue em frente prova, mas não deixou de sofrer frente ao Nordsjaelland, numa vitória por 2-1, depois do 0-0 verificado na primeira mão.

Num encontro em que os "leões" realizaram mais de 30 remates à baliza dinamarquesa, os golos só apareceram nos últimos 13 minutos, por André Santos e Evaldo, aos 77 e 82, enquanto Andreas Laudrup, filho do lendário Michael Laudrup, reduziu nos descontos.

Em Berna, o Sporting de Braga também sofreu (e muito), mas alcançou a qualificação com um empate a duas bolas frente ao Young Boys, após o nulo da primeira mão.

Os "arsenalistas" adiantaram-se no marcador, aos 24 e 78 minutos, por intermédio de Hélder Barbosa e Lima, mas os suíços empataram por Mayuka e Farnerud, aos 61 e 81. O Young Boys ficou reduzido a 10 elementos por expulsão de Ben Khalifa, aos 62 minutos.

Menos sorte tiveram Vitória de Guimarães e Nacional de Madeira, embora os madeirenses deviam e podia ter feito bem melhor frente ao Birmingham, 18.º classificado da II Divisão inglesa e que disputa a Liga Europa por ter conquistado a Taça da Liga da época passada.


Qualificação feliz com "sofrimento" à mistura, diz Leonardo Jardim

O treinador do Sporting de Braga era um homem feliz após a qualificação para a fase de grupos da Liga Europa de futebol, embora tenha admitido algum "sofrimento" no empate 2-2 frente ao Young Boys, em Berna.

Leonardo Jardim

"Foi um jogo com algum sofrimento à mistura, sobretudo quando estávamos a dominar e o adversário conseguiu empatar num livre e dar alguma emoção à partida. Mesmo nesse período estivemos mais perto do terceiro golo", afirmou Leonardo Jardim.

O madeirense admitiu que a estratégia dos finalistas da última edição da Liga Europa -- derrotados pelo F. C. Porto - passava por explorar o contra-ataque e desfazer a igualdade sem golos da primeira mão, no Minho.

"Foi estratégia. Tinha dito que o Sporting de Braga ia fazer golos na Suíça", sublinhou.

Leonardo Jardim disse ainda que o primeiro objectivo, a qualificação para a fase de grupos, foi alcançado e agora centra as atenções no campeonato.

"Agora temos de pensar no campeonato. Temos um jogo difícil com o Setúbal, mas queremos continuar a ganhar para estarmos nos lugares que queremos", comentou.

Jornal de Notícias

Bruno3429

Empate na Suíça (2-2) vale qualificação ao Sp. Braga


O Sporting de Braga empatou com o Young Boys, em Berna, por 2-2, na segunda mão do play-off, após um empate a 0-0 no Minho, e segue assim para a fase de grupos da Liga Europa.

Os minhotos adiantaram-se no marcador, aos 24 e 78 minutos, por intermédio de Hélder Barbosa e Lima, mas os suíços reduziram por Mayuka e Farnerud, aos 61 e 81. O Young Boys ficou reduzido a 10 elementos por expulsão de Ben Khalifa, aos 62 minutos.

O Sporting de Braga, finalista da última edição da Liga Europa, ficará a conhecer os adversários na próxima fase com a realização do sorteio, agendado para esta sexta-feira no Mónaco.

Diário de Notícias

Bruno3429

Vaga reservada para Rodrigo Galo
Por António Casanova

Decididamente, o atacante brasileiro Roberto (contratado ao Beijing Guoan) não será o último reforço do Gil Vicente.

Paulo Alves, treinador dos gilistas, mantém em aberto uma vaga no plantel e esta encontra-se reservada para um lateral-direito.

O jogador desejado é Rodrigo Galo, que está sem espaço de manobra no SC Braga, mas os belíssimos serviços prestados em Barcelos pelo brasileiro, nos dois anos anteriores, e as excelentes ligações existentes entre os dois clubes poderão viabilizar o negócio.

Outro pormenor que joga a favor do Gil Vicente é a disponibilidade aparentemente revelada pelo próprio defesa, no sentido de recuperar um lugar de destaque no conjunto barcelense.

A Bola

Bruno3429

Braga empata e qualifica-se

Bracarenses ficam hoje a conhecer os adversários que irão defrontar na fase de grupos. A equipa orientada pelo madeirense Leonardo Jardim esteve em vantagem em duas ocasiões, mas acabou empatando (2-2), resultado que lhe spermitiu a qualificação para a fase seguinte da Liga Europa.

O Sporting de Braga qualificou-se ontem para a fase de grupos da Liga Europa de futebol ao empatar em Berna com o Young Boys, por 2-2, na segunda mão do "playoff", após um empate 0-0 no Minho.

Os "arsenalistas" adiantaram-se no marcador, aos 24 minutos, por intermédio de Hélder Barbosa, num golo que abriu boas perspectivas de qualificação aos minhotos, que foram para o intervalo em vantagem.

Na segunda parte, o conjunto suíço chegou à igualdade por Mayuka, mas o resultado então continuava a manter os bracarenses qualificados para a fase de grupos.

Mais tarde, ao 78 minutos, a equipa orientada pelo madeirense Leonardo Jardim voltou a colocar-se à frente no marcador, graças a um golo do brasileiro Lima.

No entanto, a formaçãoo suíça não baixou os braços e Farnerud, aos 81 minutos, repôs a igualdade, na tentativa de conseguir chegar à vitória nos últimos minutos. Algo que não viria a acontecer devido a um bom desempenho colectivo da equipa portuguesa.

Registe-se que o Young Boys ficou reduzido a 10 elementos por expulsão de Ben Khalifa, aos 62 minutos.

Os finalistas da última edição da Liga Europa ficarão a conhecer os adversários na próxima fase com a realização do sorteio, agendado para sexta-feira no Mónaco.

Jornal da Madeira

Bruno3429

Sp. Braga segue em frente. V. Guimarães e Nacional eliminados
por Rui Catalão e Rui Miguel Tovar


Quim fica mal na fotografia num flash de mau futebol

Finalista da Liga Europa na época passada, o Sp. Braga passa à fase de grupos com dois empates. Ao 0-0 na Pedreira, o 2-2 em Berna com muita indisciplina à mistura. Só o 1-0 de Hélder Barbosa é um hino ao futebol, com um toque de calcanhar a antecipar o remate em arco ao ângulo superior. Segue-se o espectáculo de Quim. Primeiro, finge exageradamente uma pseudo-agressão de Ben Khalifa, que é expulso! – mesmo com dez, o Young Boys domina o Sp. Braga. Depois, tem algumas culpas no livre directo do 2-2, marcado por Alexander Farnerud, irmão de Pontus, aquele sueco do Sporting de há três épocas.

...

Jornal I

Bruno3429

Sporting de Braga na Liga Europa após empatar na Suíça

O Sporting de Braga carimbou o acesso à fase de grupos da Liga Europa após empatar a duas bolas na Suíça frente ao Young Boys.
A equipa bracarense esteve na frente do marcador por duas vezes, mas a formação da Suíça conseguiu sempre chegar ao golo do empate, isto depois de na primeira mão as equipas empatarem a zero, resultado que obrigava o Sporting de Braga a marcar fora.

O marcador foi inaugurado logo aos 24 minutos de jogo por intermédio de Hélder Barbosa. O jogador português apontou um grande golo após remate em arco com o pé direito.

Aos 61 minutos, o Young Boys restabeleceu o empate com um golo de Emmanuel Mayuka. O Sporting de Braga reagiu de imediato e, aos 77 minutos, Lima colocou a formação portuguesa de novo na frente do marcador.

A equipa Suíça ainda chegou novamente ao golo do empate, aos 81 minutos, por Alexander Farneru, num lance com responsabilidades para o guarda-redes Quim.

Sol

Bruno3429

Sp. Braga garante na Suíça um lugar na fase de grupos

Um empate (2-2), em Berna, bastou para o Sporting de Braga seguir em frente para a fase de grupos da Liga Europa. Hélder Barbosa e Lima apontaram os golos da equipa portuguesa.

O primeiro grande momento do jogo aconteceu precisamente pelos pés do esquerdino. Hélder Barbosa recebeu a bola sobre o lado esquerdo do ataque e, à entrada da área, desferiu um remate em arco para um golo de belo efeito. Foi aos 24 minutos.

Só na segunda parte o Young Boys conseguiu responder. E utilizou a mesma fórmula que já lhe tinha rendido um golo no Minho, na primeira mão (na altura, o lance seria anulado): livre indirecto para o coração da área e desvio certeiro de cabeça. Mayuka fazia assim o 1-1.

O lance do empate foi, porém, o lance que condicionou os suíços para o resto do jogo. Tudo porque Ben Khalifa acabaria expulso quando, após o golo, tentava roubar a bola ao guarda-redes Quim, já no interior da baliza do Braga. O árbitro considerou que houve agressão ao internacional português e o Young Boys ficou reduzido a dez.

Aproveitaria o Braga para se recolocar em vantagem, aos 78'. Passe perfeito de Guilherme a desmarcar Lima e o brasileiro, isolado, a bater Wolfli. O guarda-redes ainda protestou, os defesas pediram fora-de-jogo, mas o 2-1 estava confirmado.

Tudo parecia resolvido, mas a esperança suíça reacendeu-se três minutos mais tarde, quando Quim se deixou surpreender por um livre directo, de muito longe, apontado por Farnerud. Até final, o Young Boys apostou no futebol directo para chegar à área bracarense, mas os minhotos souberam gerir a posse de bola e asseguraram mais uma vez a presença na fase de grupos da Liga Europa.

Ficha de jogo

Young Boys 2

Sp. Braga 2

Jogo no Stade de Suisse, em Berna.

Young Boys Wölfli, Zverotic, Affolter, Veskovac (Doubai, 84'), Spycher, Silberbauer, Alex Farnerud, Raimondi (Nuzzolo, 46'), Mayuka, Khalifa e Henri Bienvenu (Degen, 59'). Treinador Christian Gross

Sp. Braga Quim, Baiano, Paulo Vinícius, Ewerton, Elderson, Djamal, Hugo Viana (Mossoró, 77'), Salino (Vinícius, 86'), Lima, Alan e Hélder Barbosa (Guilherme, 61'). Treinador Leonardo Jardim
Árbitro Ivan Bebek (Croácia). 
Amarelos Hugo Viana (36'), Hélder Barbosa (60'), Guilherme (68'), Quim (72'), Alan (74'), Degen (90+4'). Vermelho directo Khalifa (62').
Golos
0-1, por Hélder Barbosa, aos 24';
1-1, por Mayuka, aos 61';
1-2, por Lima, aos 78';
2-2, por Farnerud, aos 81'.


Liga Europa
Sporting e Braga são cabeças de série no sorteio

Hugo Daniel Sousa

Sporting e Sporting de Braga serão cabeças de série no sorteio da fase de grupos da Liga Europa, que se realiza nesta sexta-feira (12h, hora de Lisboa), no Mónaco.

O estatuto de cabeça de série permite a Braga e Sporting evitarem adversários como Tottenham, Atlético de Madrid, Schalke 04, Dínamo de Kiev, Paris Saint-Germain, Anderlecht e Twente.

Ainda assim, outras equipas de valor, como Besiktas, Rubin Kazan e Lazio de Roma, poderão aparecer no caminho das duas equipas portuguesas.

O nível de dificuldades da Liga Europa, no entanto, baixou um pouco nesta quinta-feira, com a eliminação de equipas como o Sevilha, Roma, Panathinaikos, Spartak Moscovo e Celtic.

O sorteio ditará 12 grupos de quatro equipas (uma de cada pote). Na fase de grupos, apuram-se os dois primeiros de cada agrupamento para os 16 avos-de-final.


Publico

Bruno3429

Braga passa com sinal amarelo

O Sp. Braga está na fase de grupos da Liga Europa, mas sofreu desnecessariamente e por culpa própria, frente a uma equipa do Young Boys pouco mais do que esforçada, mas ainda assim capaz de marcar dois golos aos bracarenses – um deles já com os helvéticos a jogarem com menos um.

Por:Nuno Miguel Simas

A equipa de Leonardo Jardim vinha de um empate na primeira mão [0-0], mas aos 24' começou a desenhar a passagem, com um golo magnífico de Hélder Barbosa, num remate em arco.

Ficava a sensação de que era só gerir, mas o Sp. Braga entrou em descompressão e correu riscos desnecessários, quando Mayuka, na segunda parte, subiu mais alto do que a defesa minhota e repôs a igualdade, numa fífia dos centrais.

Notaram-se, então, os primeiros sinais de intranquilidade, falta de organização e agressividade da equipa portuguesa, quando Khalifa já tinha sido expulso.

Mas o Sp. Braga pareceu desorientar-se mais, até que um novo rasgo individual – do suplente Guilherme – mostrou o caminho do golo a Lima. O brasileiro não desperdiçou, mas os momentos seguintes trouxeram novamente ao de cima um masoquismo inexplicável da equipa de Jardim.

Alexander Farnerud bateu um livre e Quim tornou um lance simples num frango. Faltavam dez minutos e pairou no ar o espectro de uma reviravolta. Felizmente não aconteceu, num jogo em que o Sp. Braga passou, mas com sinal amarelo, o da cor da camisola do Young Boys. Os minhotos têm muito para melhorar.

"RECTIFICÁMOS A 1ª MÃO"

"Estou contente por termos assegurado um dos objectivos da época. O Sp. Braga é um clube com responsabilidades nesta prova e conseguiu rectificar aqui, na Suíça, um resultado que em casa não serviu. Esta é uma equipa remodelada mas continuaremos a ser uma grande equipa", disse o presidente do Sp. Braga, António Salvador. O dirigente desmentiu que o jogador Pizzi esteja perto de assinar pelo Atl. Madrid. "Temos várias propostas que ainda não aceitámos. Vamos ver até dia 31."

FICHA DE JOGO

LIGA EUROPA- 2.ª mão do play-off - 25/08/2011

Estádio Stade de Suisse – Assistência: 10 000

YOUNG BOYS: Wolfli, Zverotic, Veskovac, P. Doubai, Affoter, Spycher, Silberbauer, Alex Farnerud, Mario Raimondi, Nuzzolo, Bienvenu, Degen, Mayuka, Ben Khalifa

SUPLENTES NÃO UTILIZADOS

Ivan Benito, Jan Lecjaks, Scott Sutter, Schneuwly

TREINADOR: C. Gross

SP. BRAGA: Quim, Baiano, Ewerton, Paulo Vinícius, Elderson, Djamal, Salino, Vinícius, Hélder Barbosa, Guilherme, Hugo Viana, Mossoró, Alan, Lima

SUPLENTES NÃO UTILIZADOS

Berni, Nuno André Coel, Meyong, Nuno Gomes

TREINADOR: LUÍS JARDIM

Golos: 0-1 Hélder Barbosa (24'), 1-1 Mayuka (61'), 1-2 Lima (78'), 2-2 Alex Farnerud (81')

Árbitro: Ivan Bebek (Croácia)

Disciplina: Amarelos: Hugo Viana (36'), Hélder Barbosa (60'), Guilherme (68'), Quim (72'), Alan (74'), Degen (90+4'). VERMELHO: Ben Khalifa (62')

Figura do jogo: Hélder Barbosa, avançado, 24 anos

Correio da Manhã

Bruno3429

«Há conversações adiantadas por Pizzi» - Gregório Manzano


Depois da vitória no jogo da primeira mão (2-0), o Atlético Madrid voltou a derrotar o Vitória de Guimarães, desta vez por 4-0.

No final do encontro, Gregório Manzano, técnico dos colchoneros, não escondeu a sua satisfação.

«O resultado final dá a sensação que foi fácil, e até foi. Hoje a equipa foi superior do minuto 1 ao 90 e entramos na fase de grupos pela porta grande», observou.

Manzano admitiu ainda que o Atlético está em adiantadas conversações para contratar Pizzi.


«Amanhã quando chegar a Madrid vão informar-me sobre esse assunto, mas parece que há conversações avançadas e que pode ser nosso jogador na próxima temporada, mas só a direcção poderá falar sobre isso com mais certeza», explicou.

A Bola

Pé Ligeiro

Birmingham, Club Brugge e Maribor no grupo do SC Braga

Birmingham (Inglaterra), Club Brugge (Bélgica) e Maribor(Eslovénia) são os adversários do SC Braga no Grupo H da Liga Europa.

O sorteio da fase de grupos está a decorrer na sede da UEFA em Nyon.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!