News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Que espaço para "os outros" nos media portugueses?

Started by ric, 16 de August de 2011, 10:32

Previous topic - Next topic

ric

Soube há 2/3 semanas que o programa do Porto Canal onde se discutia o futebol a 5 (porto, benfica, sporting , Braga e Guimaraes) terminou.
No inicio de Agosto o FCPorto tornou-se accionista deste canal de cabo e , dando azo a uma democracidade evidente, toca a mandar para o lixo este programa. O porto canal vira Canal do FCPorto, ou seja, um género de Benfica TV encapotado.

Não me interessa discutir aqui as capacidades dos comentadores. Da maneira possivel e atendendo ás suas capacidades , defendiam o clube do seu coração da forma mais intensa.
Por outro lado, era o programa, o ÙNICO programa, onde a voz do SCBraga era ouvida e muitas das vezes de forma bem audível.

Ontem, fiz um zapping por dois canais privados e lá tive o "privilégio" (!!!) de ouvir os 3 estarolas do costume na SIC Noticias e na TVI24. Mais do mesmo. Porto, benfica e Sporting numa discussão acesa de ver quem tem a "pilinha maior"... Os outros, bem os outros são ...outros. Não interessam. nada representam e poucas ou nenhumas vezes se lhes referem.

è este o exemplo claro do nosso portugal. Onde só os poderosos têm acento para tentarem justificar a cada vez menor justificada valia e "autoridade".
Nós, os outros , nem vê-los. Não podemos defender os gritantes atropelos que todos os dias nos fazem na LIga, na imprensa e na arbitragem.

O que interessa é continuar com este stablishment. fazendo cada vez maiores os maiores. Numa clara prova do receio que sentem quando olham para baixo...
è este o panorama do desporto nacional. Onde os grandes se sentem protegidos e não se admitem intromissões. Ao bom género fascizante do tempo dos clubes do regime...

lamento que as direcções dos clubes que perfazem a LIGA não se sintam revoltados e atingidos por estas injustiças. Nada fazem e aceitam este servilismo bacoco e patético sem nada fazerem. Sem levantarem uma voz.
Se calhar é porque gostam de os ouvir...

Freitas

Infelizmente em Portugal só exitem 3 clubes (pelo menos para os media e para a maioria da população), os outros vivem apenas das suas migalhas e nada fazem para acabar com esta subserviência. Enquanto os clubes médios/pequenos não se unirem e lutarem contra este estado de coisas, tudo continuará na mesma, ou seja, continuarão a ser meros figurantes de um filme em que os actores principais são sempre os mesmos 3. Esta discussão já tem barbas, já foi discutida aqui no fórum inúmeras vezes e já que os dirigentes não fazem nada, já era altura de os adeptos destes clubes médios/pequenos fazerem alguma coisa...
ORGULHOSAMENTE  BRACARENSE

Mary

Por acaso, ontem também fiz zapping pelos canais de informação e fiquei no mínimo constrangida com o que vi em termos de programas ditos desportivos... Actuam como se só existissem 3 clubes e passam o tempo do programa discutir alarvidades sem qualquer interesse. Há comentadores piores que outros, desde a ignorância gritante face ao desporto em si, até aos que passam o tempo a agitar fantasmas para alegadamente justificar rendimentos piores.
Fiquei verdadeiramente escandalizada com os momentos finais dos dois programas, o da SicNotícias e o da TVI24. No 1º, quando se estava a falar na participação portuguesa nas competições europeias, o jornalista Paulo Garcia interrompeu o Guilherme Aguiar precisamente quando ia a falar do Braga, numa estratégia que usa recorrentemente, uma vez que já não é a 1º vez que impede um dos presentes de falar do nosso clube. No da TVI24 o desplante foi ainda maior, falaram telegraficamente das competições europeias e só deixaram um dos comentadores (Fernando Seara) falar do assunto em 30 segundo... Este fazendo jus ao típico adepto de clubes grandes, enviou votos de boa sorte para Guimarães e Nacional...o Braga nem sequer foi mencionado...
Honestamente, penso que não é suficiente deixarmos de ver esses programas e não lhes dar audiência. Impõe-se uma resposta conjunta dos clubes que são ignorados que não acredito que exista...Lembram-se do comportamento execrável do Leiria quando veio o ano passado a Braga? Clubes como esse preferem a subserviência... à espera das migalhas de qualquer um dos "metralhas", em vez de lutarem pelo que têm direito.
Ainda assim, era fundamental algum dos clubes impor-se e processar judicialmente os media pelo tratamento desigual e forma tendenciosa como tratam as questões. Aliás, bem vistas as coisas era levar a coisa a instâncias europeias por Portugal não garantir a livre concorrência entre clubes de futebol e não tomar medidas para acabar com o favorecimento de um grupo privilegiado de 3 clubes... Não acredito é que alguma vez haja "tomates" (e desculpem-me o português pouco erudito, mas tremendamente eficaz) para o fazer!

enormeBRAGA

Infelismente, isto nao se passa so no futebol. O tratamento dado a algumas regioes e cidades e o mesmo. Entao em relaçao a nossa cidade, e gritante. E nao digo isto por ser bracarense, nascido e criado, e poder haver quem ache que e apenas uma teoria da conspiraçao. Mas por exemplo, eu tenho reparado, que nos lançamentos dos jogos, clips publicitarios, que as tvs mostram, aparece sempre varias imagens do ENORME, a sofrer um golo... Percam uns segundos a ve-los, e garanto-vos que irao aperceber-se do mesmo. Outro exemplo, este extra futebol... Salvo erro no ano passado, um andar sito em S. Vicente, perto das fontainhas, ardeu na totalidade, e a noticia apareceu nesse mesmo dia apenas e so na TVI, e mais nada... 2 dias depois, um outro andar, ardeu em Setubal?, e durante os 15 dias seguintes, nao se falou noutra coisa... Outro exemplo e o S. Joao... E nem digo mais nada...
#VãoTerDeContarConnosco

ric

A sociedade civil tem tb preocupações constantes neste atropelo claro e constante aquilo que se faz e vai fazendo nas nossas cidades e lugares do Portugal profundo.
è por isso que tb aguardo com ansiedade as conclusões da recente comissão sobre o "serviço público" nos média liderado pelo Prof João Duque e dos a Drº felisbela da UM é faz parte.

Agora , de facto, enquanto enquanto os clubes andarem de chapéu na mão em busca de restos dos 3G nada se fará para pôr em causa esse status quo. Até porque, a grande maioria desses presidentes tem a sua costela dos 3G. Além disso, a pouca relevância e ambição que partem para a LIGA (procurando aqui e ali o pontito para andarem entre a Liga) atiram estas preocupações pra 3 ou 4 clube (Braga, Guimaraes, nacional e maritimo) . O resto é paisagem. Não querem ondas com os clubes 3G nem guerrinhas com medo de retaliações. São uns falhados e mostram claramente que o futebol, em portugal, é só para alguns. Os outros, servem para os treinar. E passo a passo acabam com a galinha dos ovos de ouro.
Está na hora de se criar um verdadeiro movimento de indignação. Se as privadas querem ter essa primazia de ter e ver apenas os 3G, estão no seu direito.
Agora a RTP, paga com os nosos impostos, não pode seguir-lhe as pisadas. O Trio de Ataque, da RTPN , por exemplo há muito que devia ser alterado no seu formato. porque não uma presença alternada de outros clubes?




nando11

Quote from: ric on 16 de August de 2011, 10:32
Soube há 2/3 semanas que o programa do Porto Canal onde se discutia o futebol a 5 (porto, benfica, sporting , Braga e Guimaraes) terminou.
No inicio de Agosto o FCPorto tornou-se accionista deste canal de cabo e , dando azo a uma democracidade evidente, toca a mandar para o lixo este programa. O porto canal vira Canal do FCPorto, ou seja, um género de Benfica TV encapotado.

Não me interessa discutir aqui as capacidades dos comentadores. Da maneira possivel e atendendo ás suas capacidades , defendiam o clube do seu coração da forma mais intensa.
Por outro lado, era o programa, o ÙNICO programa, onde a voz do SCBraga era ouvida e muitas das vezes de forma bem audível.

Ontem, fiz um zapping por dois canais privados e lá tive o "privilégio" (!!!) de ouvir os 3 estarolas do costume na SIC Noticias e na TVI24. Mais do mesmo. Porto, benfica e Sporting numa discussão acesa de ver quem tem a "pilinha maior"... Os outros, bem os outros são ...outros. Não interessam. nada representam e poucas ou nenhumas vezes se lhes referem.

è este o exemplo claro do nosso portugal. Onde só os poderosos têm acento para tentarem justificar a cada vez menor justificada valia e "autoridade".
Nós, os outros , nem vê-los. Não podemos defender os gritantes atropelos que todos os dias nos fazem na LIga, na imprensa e na arbitragem.

O que interessa é continuar com este stablishment. fazendo cada vez maiores os maiores. Numa clara prova do receio que sentem quando olham para baixo...
è este o panorama do desporto nacional. Onde os grandes se sentem protegidos e não se admitem intromissões. Ao bom género fascizante do tempo dos clubes do regime...

lamento que as direcções dos clubes que perfazem a LIGA não se sintam revoltados e atingidos por estas injustiças. Nada fazem e aceitam este servilismo bacoco e patético sem nada fazerem. Sem levantarem uma voz.
Se calhar é porque gostam de os ouvir...
Ó ric, e porque não enviares este texto, conforme está, para os ditos canais e/ou para os jornais? Eu sei que, se calhar, todos vão fazer de conta que não é nada com eles mas, pelo menos, esta denúncia não ficava só pelo forum do SB e possívelmente alguém influênte a pudesse ler e.....nunca se sabe.
GVERREIRO BERMELHO E BRANCO

King

Ainda hoje a ouvir a Radio Comercial, disseram" hoje o Benfica discute a passagem à fase de grupos da Liga dos Campeões, Quinta-feira, Sporting, Nacional e o Vitória de Guimarães discutem as passagens à fase de grupos da Liga Europa."

jorjao

Quote from: King on 16 de August de 2011, 16:46
Ainda hoje a ouvir a Radio Comercial, disseram" hoje o Benfica discute a passagem à fase de grupos da Liga dos Campeões, Quinta-feira, Sporting, Nacional e o Vitória de Guimarães discutem as passagens à fase de grupos da Liga Europa."

Na Rádio Comercial aconteceu-me já isso. mas ao reclamar com eles, passaram logo no noticiário seguinte a dizer bem e até me mandaram um mail a pedir desculpa pela gaffe.
Ao reclamar ganhamos sempre algo...

nando11

Quote from: jorjao on 16 de August de 2011, 16:58
Quote from: King on 16 de August de 2011, 16:46
Ainda hoje a ouvir a Radio Comercial, disseram" hoje o Benfica discute a passagem à fase de grupos da Liga dos Campeões, Quinta-feira, Sporting, Nacional e o Vitória de Guimarães discutem as passagens à fase de grupos da Liga Europa."

Na Rádio Comercial aconteceu-me já isso. mas ao reclamar com eles, passaram logo no noticiário seguinte a dizer bem e até me mandaram um mail a pedir desculpa pela gaffe.
Ao reclamar ganhamos sempre algo...
É aí que quero chegar.
GVERREIRO BERMELHO E BRANCO

GverreirodoMinho

Quote from: nando11 on 16 de August de 2011, 17:00
Quote from: jorjao on 16 de August de 2011, 16:58
Quote from: King on 16 de August de 2011, 16:46
Ainda hoje a ouvir a Radio Comercial, disseram" hoje o Benfica discute a passagem à fase de grupos da Liga dos Campeões, Quinta-feira, Sporting, Nacional e o Vitória de Guimarães discutem as passagens à fase de grupos da Liga Europa."

Na Rádio Comercial aconteceu-me já isso. mas ao reclamar com eles, passaram logo no noticiário seguinte a dizer bem e até me mandaram um mail a pedir desculpa pela gaffe.
Ao reclamar ganhamos sempre algo...
É aí que quero chegar.

A Comercial é uma rádio honesta e trabalhadora, e em nada prejudica um ou outro. Se se esqueceu do Braga, acredito que tenha sido mesmo só um "esquecimento"...
Sócio 2669.

El Che

Quote from: GverreirodoMinho on 16 de August de 2011, 18:09
Quote from: nando11 on 16 de August de 2011, 17:00
Quote from: jorjao on 16 de August de 2011, 16:58
Quote from: King on 16 de August de 2011, 16:46
Ainda hoje a ouvir a Radio Comercial, disseram" hoje o Benfica discute a passagem à fase de grupos da Liga dos Campeões, Quinta-feira, Sporting, Nacional e o Vitória de Guimarães discutem as passagens à fase de grupos da Liga Europa."

Na Rádio Comercial aconteceu-me já isso. mas ao reclamar com eles, passaram logo no noticiário seguinte a dizer bem e até me mandaram um mail a pedir desculpa pela gaffe.
Ao reclamar ganhamos sempre algo...
É aí que quero chegar.

A Comercial é uma rádio honesta e trabalhadora, e em nada prejudica um ou outro. Se se esqueceu do Braga, acredito que tenha sido mesmo só um "esquecimento"...
Esquecimento não é desculpa, no mínimo é falta de seriedade ou então de profissionalismo. Agora venha o diabo e escolha qual das duas prefere.

enormeBRAGA

#11
Quote from: El Che on 16 de August de 2011, 22:54
Quote from: GverreirodoMinho on 16 de August de 2011, 18:09
Quote from: nando11 on 16 de August de 2011, 17:00
Quote from: jorjao on 16 de August de 2011, 16:58
Quote from: King on 16 de August de 2011, 16:46
Ainda hoje a ouvir a Radio Comercial, disseram" hoje o Benfica discute a passagem à fase de grupos da Liga dos Campeões, Quinta-feira, Sporting, Nacional e o Vitória de Guimarães discutem as passagens à fase de grupos da Liga Europa."

Na Rádio Comercial aconteceu-me já isso. mas ao reclamar com eles, passaram logo no noticiário seguinte a dizer bem e até me mandaram um mail a pedir desculpa pela gaffe.
Ao reclamar ganhamos sempre algo...
É aí que quero chegar.

A Comercial é uma rádio honesta e trabalhadora, e em nada prejudica um ou outro. Se se esqueceu do Braga, acredito que tenha sido mesmo só um "esquecimento"...
Esquecimento não é desculpa, no mínimo é falta de seriedade ou então de profissionalismo. Agora venha o diabo e escolha qual das duas prefere.

Não é preciso muito... Hoje de tarde na Sic Notícias, falaram nos tripas, nas galinhas, no zbording, nos espanhóis e, em mais nenhum... O ENORME e o Nacional não são clubes portugueses... **** de tristeza...
#VãoTerDeContarConnosco

El Che

Quote from: enormeBRAGA on 16 de August de 2011, 22:57
Quote from: El Che on 16 de August de 2011, 22:54
Quote from: GverreirodoMinho on 16 de August de 2011, 18:09
Quote from: nando11 on 16 de August de 2011, 17:00
Quote from: jorjao on 16 de August de 2011, 16:58
Quote from: King on 16 de August de 2011, 16:46
Ainda hoje a ouvir a Radio Comercial, disseram" hoje o Benfica discute a passagem à fase de grupos da Liga dos Campeões, Quinta-feira, Sporting, Nacional e o Vitória de Guimarães discutem as passagens à fase de grupos da Liga Europa."

Na Rádio Comercial aconteceu-me já isso. mas ao reclamar com eles, passaram logo no noticiário seguinte a dizer bem e até me mandaram um mail a pedir desculpa pela gaffe.
Ao reclamar ganhamos sempre algo...
É aí que quero chegar.

A Comercial é uma rádio honesta e trabalhadora, e em nada prejudica um ou outro. Se se esqueceu do Braga, acredito que tenha sido mesmo só um "esquecimento"...
Esquecimento não é desculpa, no mínimo é falta de seriedade ou então de profissionalismo. Agora venha o diabo e escolha qual das duas prefere.

Não é preciso muito... Hoje de tarde na Sic Notícias, falaram nos tripas, nas galinhas, no zbording, nos espanhóis e, em mais nenhum... O ENORME e o Nacional não são clubes portugueses... ***** de tristeza...

Puseste um asterisco a mais  :D ;)

enormeBRAGA

Quote from: El Che on 16 de August de 2011, 23:03
Quote from: enormeBRAGA on 16 de August de 2011, 22:57
Quote from: El Che on 16 de August de 2011, 22:54
Quote from: GverreirodoMinho on 16 de August de 2011, 18:09
Quote from: nando11 on 16 de August de 2011, 17:00
Quote from: jorjao on 16 de August de 2011, 16:58
Quote from: King on 16 de August de 2011, 16:46
Ainda hoje a ouvir a Radio Comercial, disseram" hoje o Benfica discute a passagem à fase de grupos da Liga dos Campeões, Quinta-feira, Sporting, Nacional e o Vitória de Guimarães discutem as passagens à fase de grupos da Liga Europa."

Na Rádio Comercial aconteceu-me já isso. mas ao reclamar com eles, passaram logo no noticiário seguinte a dizer bem e até me mandaram um mail a pedir desculpa pela gaffe.
Ao reclamar ganhamos sempre algo...
É aí que quero chegar.

A Comercial é uma rádio honesta e trabalhadora, e em nada prejudica um ou outro. Se se esqueceu do Braga, acredito que tenha sido mesmo só um "esquecimento"...
Esquecimento não é desculpa, no mínimo é falta de seriedade ou então de profissionalismo. Agora venha o diabo e escolha qual das duas prefere.

Não é preciso muito... Hoje de tarde na Sic Notícias, falaram nos tripas, nas galinhas, no zbording, nos espanhóis e, em mais nenhum... O ENORME e o Nacional não são clubes portugueses... ***** de tristeza...

Puseste um asterisco a mais  :D ;)

Corrigido...  ;)
#VãoTerDeContarConnosco

Catarina

Não há espaço para os 'outros', há espaço para o que vende mais. Vai ser sempre assim. A lógica é vender, e não ser justo, informar, ser imparcial.
Os media dão a ideia de que o Braga já incomodou demais - ao início, olhavam para o Braga de forma simpática e desconfiada, mas sabendo que não havia perigo; quando esse perigo tornou-se real e quando o Braga se confundiu com os 'grandes', passamos a ser odiados, a tolerância deu lugar ao desprezo...

Já me chateei mais com isso. Simplesmente já não quero saber... não compro jornais desportivos, não vejo programas desportivos, e quando algo salta à vista (como o jornal público ter referido no dia do sorteio da Liga Europa que sporting, guimarães e nacional iam conhecer os seus adeversários) tento ignorar. Embora custe...  ;)

PAF

Nós somos actualmente dos que menos nos podemos queixar... é verdade que ainda não temos "paineleiros " na tv, mas temos destaque nos jogos, na pré época por exemplo consegui ver todos os resumos sem procurar muito, nos jornais temos quase sempre uma página.
O pior é os outros, que simplesmnete não existem, e não existem por culpa própria, porque não fazem nada para mudar isso.
Com isto os clubes perdem receitas, muitas receitas, sem visibilidade quem lá investe?
Em termos financeiros os clubes não se unem para mudar as coisas.
Não tem muito a ver com o tema (ou se calhar tem, pois está tudo ligado), mas por exemplo nunca se uniram para receber mais das TVs, o porto recebe 40milhões, mais que todos os outros clubes juntos? que lógica tem este futebol?
os grandes são cada vez mais grandes e os pequenos mais pequenos!
Se eles dissessem, eles não querem repartir? Então que joguem sózinhos! E queria ver como seria um campeonato a 3... tal como é feito na tv!
E já agora, estou a ver um desses programas... estou a contribuir para que o sistema continue! è culpa de todos!

Enorme_Guerreiro

Eu tenho gostado de certos pormenores, principalmente da TVI. No jogo do grande Gil na sexta, o comentador disse: "Desde já informar dos restantes jogos dos ditos grandes: o Braga joga amanha as 18h em Vila do Conde,..." e normalmente nos seus noticiários dão-nos a importância que merecemos. De resto, jornais... Apenas o "O'JOGO" nos costuma dar o merecido destaque quer nas capas quer em termos noticiosos. O pasquim "A'Bosta" de vez em quando "dá-lhes os 5min" e até fazem alguma coisa de jeito. O "Rascord" é a maior vergonha que existe. Esse não só é "metralhista" como também "sulista", já que parece que para eles o mundo gira à volta da 2ª circular. As capas não são difíceis de adivinhar... Destaque ao Benfica e "sub-destaque" ao Sporting ou vice-versa...
Enfim, o que lhes interessa é vender

enormeBRAGA

Quote from: PAF on 16 de August de 2011, 23:32
Nós somos actualmente dos que menos nos podemos queixar... é verdade que ainda não temos "paineleiros " na tv, mas temos destaque nos jogos, na pré época por exemplo consegui ver todos os resumos sem procurar muito, nos jornais temos quase sempre uma página.
O pior é os outros, que simplesmnete não existem, e não existem por culpa própria, porque não fazem nada para mudar isso.
Com isto os clubes perdem receitas, muitas receitas, sem visibilidade quem lá investe?
Em termos financeiros os clubes não se unem para mudar as coisas.
Não tem muito a ver com o tema (ou se calhar tem, pois está tudo ligado), mas por exemplo nunca se uniram para receber mais das TVs, o porto recebe 40milhões, mais que todos os outros clubes juntos? que lógica tem este futebol?
os grandes são cada vez mais grandes e os pequenos mais pequenos!
Se eles dissessem, eles não querem repartir? Então que joguem sózinhos! E queria ver como seria um campeonato a 3... tal como é feito na tv!
E já agora, estou a ver um desses programas... estou a contribuir para que o sistema continue! è culpa de todos!

Quase que estava de acordo contigo... Agora imagina que não tinhas internet.  ;)
#VãoTerDeContarConnosco

Magico SCB

Ainda me lembro quando via jogos na RTPI e perguntava ao meu pai quando era jovem porquê que so dava os jogos dos 3 gordos.....

Podem ter a certeza do que esse tratamento do qual sao sujeitos os outros clubes é bem acentuado : Ora imaginem a cena, quem vivia/vive no estrangeiro e que nao tinha/tem internet dificilmente tem acesso a informaçoes sobre o clube da sua terra. Mais, tirando o téléjornal, temos a maior palermice de programa : O TRIO DE ATAQUE, onde 3 burros debatem para saberem quem tem a maior..

Venho a bater no mesmo, mas ja se falou aqui que muitos imigrantes sao dos 3G, mas tudo é feito para que seija assim, assim se renforça a ideia do que em Portugal so existe 3 clubes. Toda essa porcaria, seja em Portugal, seja no estrangeiro, é feita para realçar o dominio dos 3 clubes do estado.

Como ja foi dito qui, enquanto os clubes ditos "medios" e "pequenos" nao abrirem os olhos, nada vai mudar no nosso Pais.

Cada clube deve fazer uma limpeza bem profunda nos dirigentes que tem, a melhor resposta é ter muito publico a cada jogo, e claro vencer..

O unico programa do que eu gosto um pouco é o Pontapé de saida, ai se fala um pouco dos outros clubes..Aproveito cada vez que me é possivel deixar mensagens no faebook deles...a ultima vez passaram algumas das minhas mensagens em directo..

E se criasse-mos uma pagina FACEBOOK a dizer "contra o regime dos 3 grandes em PORTUGAL", podia-mos juntar assim adeptos de outros clubes e ja se podia talvez organizar alguma coisa...

E so uma ideia, visto que o Facebook pode ser util como meio de informaçao..
Visita o blog [url="http://magicoscbraga.skyrock.com"]http://magicoscbraga.skyrock.com[/url]

semprebraga

Bom dia,

Esta é uma batalha que eu tenho feito repetidamente e que penso que devemos começar por tentar mudar algo na RTP, a televisão do Estado que é paga com os impostos de todos.

Ao longo dos tempos tenho feito várias queixas junto dos Provedores da RTP e da RDP que repetidamente dão razão aos nossos lamentos mas que se recusam a intervir no sentido de alterar o actual estado de coisas.

Penso que a melhor solução para tudo isto seria a criação de uma plataforma comum a clubes como Braga, Guimarães, Gil Vicente e Académica em que se avançasse com queixas na ERC, Provedor de Justiça e Provedor da RTP devido ao facto destes clube serem sistematicamente discriminados em relação aos 3 grandes e também devido à falta de isenção e de contraditório nos debates sobre clubes que existem nas estações de rádio e televisão do estado. Penso que será por aqui que poderemos conseguir alguma coisa tal como os pequenos partidos conseguiram nas últimas eleições.

Acho que com este tópico poderia criar-se uma plataforma de trabalho conjunto entre a Associação Braguista, a Associação Vitória Sempre e outras associações de adeptos.