News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 01/08

Started by JotaCC, 01 de August de 2011, 07:13

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sporting de Braga: Berni mostra serviço

Berni esteve em destaque no Troféu Bortolotti, tendo sido mesmo considerado o melhor jogador da prova. Numa altura em que a pré-temporada entra na sua fase mais importante, uma vez que faltam apenas quinze dias para a estreia oficial na liga portuguesa, o italiano puxou dos galões e num palco bem conhecido exibiu-se a grande altura.

O guarda-redes transalpino ainda não tinha tido mostrado verdadeiramente os seus créditos, contudo em Bergamo ficou-se a perceber que Quim vai ter concorrência a sério para as redes do Sporting Clube de Braga.

Na marcação das grandes penalidades, Berni esteve intratável, ao defender, em grande estilo, três das quatro tentativas do Atalanta, e, no jogo jogado, não permitiu ao conjunto de Bergamo chegar aos golos. Não teve grande trabalho no tempo regulamentar, mas transmitiu segurança aos restantes companheiros.

Ficou a clara sensação que a luta vai ser acesa pelas redes arsenalistas, embora, como é natural, Quim parte em vantagem, face à enorme experiência e conhecimento do futebol português. Contudo, Berni mostrou que é uma questão de adaptação e de trabalho, para se apresentar em pleno pela corrida ao lugar de titular da baliza.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Núcleo duro de Jardim já tem sete magníficos
TORNEIO DA ATALANTA AJUDOU A DISSIPAR ALGUMAS DÚVIDAS E A ABRIR OUTRAS
   
À medida que o início da competição oficial se aproxima, Leonardo Jardim vai dando sinais claros de que já tem, naturalmente, um núcleo duro bem definido. O torneio da Atalanta serviu para dissipar algumas dúvidas, mas ao mesmo tempo veio abrir outras questões que, neste momento, estão longe de ficar clarificadas.

No capítulo das certezas há já sete magníficos com lugar seguro no onze base, sendo que a boa prestação de Berni em Bérgamo não servirá ainda para colocar em causa o estatuto de Quim como dono da baliza. Na defesa, de resto, o único com lugar certo é Baiano, que já se entende muito bem com Alan e Pizzi, outros dois com assento na titularidade. O meio-campo, aliás, está já formado com Djamal e Hugo Viana sem concorrência à altura e por razões diferentes, pois Custódio está lesionado e Magrão, o que viria para fazer concorrência ao internacional português, ainda não há confirmação oficial.


RECORD

JotaCC

Lecce dá M€ 1,2 por Henrique

O interesse dos italianos do Lecce em Henrique está prestes a passar para a esfera da negociação. Marco Ferreira, o advogado que gere a carreira do central de 24 anos, reúne-se hoje em Milão com responsáveis do clube da Serie A italiana e a transferência poderá fazer-se por 1,2 milhões de euros, a fasquia mínima determinada pelo Braga para o negócio avançar. Mais rápido do que o Bréscia, da Serie B, a atacar o central e com outra disponibilidade financeira, o Lecce está disposto a ir além de um milhão de euros para adquirir o passe do jogador português e até se adiantou consideravelmente face à concorrência ao apresentar uma proposta de contrato válida para as próximas quatro épocas, envolvendo uma remuneração de 330 mil euros por época. E as condições salariais de Henrique até poderão melhorar num futuro muito próximo, pois o Lecce propõe um compromisso por objectivos, que prevê revisões em alta mal o defesa atinja um determinado número de jogos oficiais ou caso fique associado a metas tão vitais como a garantia de manutenção do clube no escalão máximo do futebol profissional em Itália.

Enquanto não há certezas sobre este caso, que hoje terá um desenvolvimento decisivo, o Braga tem feito os possíveis por resguardar Henrique do chamado jogo falado. As movimentações do Lecce e do Brescia ganharam eco na Imprensa transalpina precisamente quando o Braga participava no torneio Achille & Cesare Bortolotti em Bérgamo (Itália), mas foram habilmente contornadas pelos responsáveis arsenalistas, incluindo o técnico Leonardo Jardim, que afirmou nada saber sobre a possibilidade de perder Henrique como opção para o centro da defesa, enquanto explicou que a sua não utilização se ficou a dever a questões meramente técnicas. Há mesmo quem duvide da veracidade do interesse do Lecce, pois só o representante do jogador é que tem contactado directamente com o clube italiano, daí que a reunião marcada para hoje está a ser aguardada com muita expectativa. O Braga exige ter dados concretos, confirmados oficialmente por fax ou mail, e não está disposto a alimentar suposições, tendo por base informações de terceiros. Ou seja, se o Lecce não formalizar quanto antes a sua proposta de compra, de preferência ainda hoje, Henrique passará a ser um caso encerrado.

Natural de Fafe, o central iniciou a carreira ao serviço do clube da sua cidade, representou o Aves entre 2008 e 2010 e foi determinante na subida de divisão do Feirense, na época passada. Quando fechou contrato com o Braga, sentiu-se nas nuvens. "Representar o Braga é um sonho. Ainda não consegui assimilar esta felicidade", confessou.


Douglas pode acabar no Steaua de Bucareste

Entregue aos cuidados do departamento médico para ultrapassar um problema muscular, fruto do esforço despendido nos treinos e jogos na esperança de convencer Leonardo Jardim, Douglas não figura, nesta altura, nas primeiras opções de Leonardo Jardim para o ataque. É uma situação inesperada, tanto mais que a contratação do ex-jogador do Guimarães foi um desejo pessoal do novo treinador, e deve-se essencialmente a Meyong. Quando se esperava que caísse no lote dos excedentários, o camaronês arrancou para a pré-época em grande forma e, aos poucos, foi conquistando Jardim, de tal forma que nesta altura a sua dispensa nem sequer se coloca.

Como o leque de avançados terá de baixar para quatro jogadores e Lima, Nuno Gomes e Zé Luís são intocáveis, Douglas é o principal suspeito a partir, mal o Braga encontre colocação e tudo aponta para que o seu futuro próximo passe pelo estrangeiro. O Beira-Mar e o Gil Vicente são clubes interessados nos serviços do Bad Boy, mas o cenário mais provável será a sua cedência, num quadro de empréstimo, aos romenos do Steaua de Bucareste, por indicação de António Conceição, que rescindiu com o Brasov. O Steaua já endereçou o convite ao técnico português e, por entre as conversações, veio à baila o nome de Douglas. Informado deste interesse, o Braga dá o respectivo aval.


Moras e Magrão por fechar

É provável que o Braga apresente pelo menos mais uma cara nova já na próxima sexta-feira, por ocasião do jogo de apresentação no Estádio AXA, frente aos ingleses do Aston Villa. A lista de jogadores referenciados pelos minhotos cresce de dia para dia, mas as preferências de Leonardo Jardim para reforçar a defesa e o meio-campo estão sinalizadas há algum tempo. Com 29 anos e quatro épocas de experiência no futebol italiano, sempre ao serviço do Bolonha, o internacional grego Evangelos Moras será bem-vindo para se juntar a Ewerton, Paulo Vinícius, Nuno André Coelho e Henrique (se este continuar no plantel). Já o médio-ofensivo Gerson Magrão, do Dínamo de Kiev, enche as medidas do treinador para se assumir como concorrente directo de Márcio Mossoró.

O grande problema comum a ambos prende-se com os vencimentos dos dois jogadores, cujos montantes ultrapassam, de forma significativa, o tecto salarial traçado pela SAD arsenalista. Se Evangelos Moras poderá ser substituído a qualquer momento por outro nome (e não faltam sugestões); já as negociações com Magrão arrastam-se há mais de um mês. O empresário Jorge Baidek ainda confia num acordo.


Pizzi prende Hélder Barbosa


O empréstimo de Hélder Barbosa aos gregos do Panetolikos está dependente do futuro de Pizzi. Com grande cotação no mercado, o segundo poderá ser vendido, proporcionando um encaixe a rondar 15 milhões de euros, e se assim for Hélder Barbosa terá de permanecer no plantel como opção para as alas, pois o regresso de Ukra, operado, vai demorar.


Jogo-treino para amanhã

Cumprida a folga de ontem, que serviu para repor o sono perdido na viagem de regresso a Portugal desde a Itália (a comitiva só chegou a Braga pelas 4h50 de domingo), o plantel às ordens de Leonardo Jardim treina esta manhã à porta fechada. Amanhã, a equipa deverá disputar um jogo-treino com um adversário ainda por determinar.


O JOGO

JotaCC

Berni: o rei de Bérgamo lê português pelos cartazes

Percorreu todos os escalões jovens da selecção italiana até aos sub-21 e chegou a ser considerado o herdeiro natural de Angelo Peruzzi, com quem se cruzou na época de despedida do categorizado guardião da Lázio.

Quem é Tommaso Berni, eleito o melhor jogador do torneio da Atalanta no sábado passado? É a pessoa mais simples do Mundo, diz quem o conhece bem.

Afável, extraordinariamente educado, exibe todos os dias um sorriso contagiante com o qual anima as conversas no balneário.

Comunicativo, fala fluentemente inglês por via da sua passagem pelo Wimbledon, entre 2001 e 2003, e apesar de estar há pouco mais de um mês em Braga percebe tudo o que lhe comunicam em português.

De resto, no estágio de Melgaço, Berni prometeu que falaria a nossa língua em pouco tempo.

Devora livros em português, está atento às legendagens dos filmes que as televisões nacionais exibem e chega ao ponto de ler cartazes e panfletos para apanhar as expressões mais corriqueiras e acelerar a aprendizagem.


A BOLA

Bruno3429

«Era do Benfica mas fiquei magoado» - Sílvio
Por Pereira Ramos, correspondente em Espanha

Sílvio olha de frente o novo desafio. Assinou por cinco anos com o Atlético de Madrid e sente que pode triunfar. Para trás fica um ano de sonho em Braga, as dificuldades na terceira divisão portuguesa, um gesto fantástico de Mourinho e a mágoa com o Benfica. «Dali não sai nada», afirma, desapontado com a falta de aposta nos jovens.

Apesar de jovem, fará 24 anos em Setembro, tem já um percurso interessante no futebol...
- Comecei no Benfica quando tinha seis anos, o meu pai, que tinha jogado nas camadas jovens do Belenenses e do Sporting, achava que eu tinha jeito e levava-me para os treinos.

- Tinha razão...
- Fiquei no Benfica até ao segundo ano de juniores e ofereceram-me um contrato profissional. Era baixo, mas para mim, que não tinha dinheiro, já era muito. Mas achava que merecia mais, não o assinei porque não o melhoraram e, com 17 anos, tive de sair.

- Ficou por Portugal?
- Decidi ir a uns treinos de captação no Chelsea. Foi uma boa experiência, pois nunca tinha saído de casa. Cresci como pessoa. A seguir fui para o Portsmouth e estive um mês com o Manuel Fernandes, que é meu amigo, mas acabei por não ficar. Regressei a Portugal e como já era tarde a única opção foi jogar na terceira divisão, fui parar ao Atlético do Cacém. Daí passei para o Odivelas, onde fiz uma grande temporada. Fomos a Vila do Conde jogar para a Taça, gostaram de mim e no ano seguinte estava no Rio Ave. Fui feliz lá, gostei do clube, das pessoas e da cidade, mas ao fim de dois anos transferi-me para o Braga, onde fiz uma temporada de sonho, a melhor da minha carreira.

- Sei que passou por um mau bocado...
- É verdade. No meio de tudo, com 12 anos, aconteceu-me a coisa mais triste da minha vida: a morte do meu pai enquanto ele assistia a um dos meus treinos. Custou-me imenso, a mim e à minha família... Ficar sem o homem da casa não é fácil para ninguém e muito menos para crianças. Vimo-nos obrigados a crescer muito mais depressa. Fomos buscar forças onde não as havia, mas todos nos unimos e com grande ajuda do meu tio, que foi o segundo pai, conseguimos ultrapassar tudo. Todos os dias penso no meu pai e só lhe peço que me dê forças para continuar a fazer com que ele se orgulhe de mim.

- Foi o Braga quem mais ganhou consigo...
- Pois foi. Comprou-me por tostões e vendeu-me por milhões. Fez um bom negócio, eu contribuí com o meu trabalho, mas o Braga também me deu a oportunidade de me tornar conhecido graças a um ano que ninguém esperava. Nunca pensei que jogaria a um nível tão alto na Champions e na Liga Europa e que chegaríamos à final. E foi graças a esses jogos europeus que agora estou aqui.

- Quando surgiu o interesse do Atlético Madrid?
- Em Janeiro já se falava que no final da época poderia ser transferido. Não acreditava muito porque nunca pensei que um clube como este pudesse estar interessado em mim. Se até então me sentia motivado, depois de saber disso mais fiquei. Trabalhei para melhorar e fazer com que o que era apenas uma hipótese se tornasse realidade. Foi o maior salto da minha carreira, assinei por cinco anos e espero cumpri-los dando o melhor a este clube.

- Gostaria de voltar um dia ao Benfica?
- Gosto do símbolo do Benfica e do que representa para os seus adeptos, mas não aprecio nada a sua forma de trabalhar. Não aposta nos jovens, não creio que seja um bom clube nesse aspecto, em que até o FC Porto e o Sporting são melhores. O Benfica sempre foi o meu clube, formou-me, passei lá grandes momentos e o pior da minha vida, mas esse sentimento foi-se apagando. Já não é o clube do futebol português que eu apoio, sou do Braga. Quero que ganhe tudo o que puder. E o mesmo desejo para o Rio Ave. Está à vista que o Benfica não aposta nos jovens. Há lá três ou quatro miúdos muito bons mas é tudo para ir embora. Não me entra na cabeça como é que, havendo tantos bons jogadores que saem da formação, nenhum é aproveitado. São todos emprestados e acabam na terceira divisão, como me aconteceu a mim. Muitos deles têm força para se levantarem, eu tive, graças a Deus.

A Bola

Pé Ligeiro

Leonardo Jardim celebrou 37 anos


Foi a trabalhar que Leonardo Jardim celebrou, hoje, o seu 37.º aniversário. O treinador madeirense orientou de manhã o primeiro treino após a participação da equipa no torneio da Atalanta, numa semana que marca a contagem decrescente para o jogo de apresentação da equipa aos sócios, sábado, frente ao Aston Villa.

A sessão contou com a presença de Berni, guardião que foi autorizado a passar o domingo de folga em Itália, na companhia da sua família e amigos.

Em matéria de lesões, Elderson, Ukra, Custódio e Douglas mantêm-se na esfera do departamento médico.

Entretanto, quarta-feira o SC Braga vai disputar um jogo de preparação com o Trofense, às 10.30 horas, no Estádio Axa. Será um ensaio sem árbitros e com carácter de treino.
ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!