News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 21/07

Started by JotaCC, 21 de July de 2011, 07:22

Previous topic - Next topic

JotaCC

Legião alastra-se ao Alto Minho

A camisola do Sporting de Braga, orgulhosamente, vestida não deixam margens para dúvidas. Ana Lopes, 15 anos, residente em Monção, juntamente com a prima Mariana Alves, 13 anos, residente em Braga, assistem aos trabalhos do seu clube no estágio de Melgaço, sempre na companhia de Rui Lopes, pai de Ana e tio de Mariana.

Assumem-se, sem rodeios, como adeptos incondicionais do Sporting de Braga. Rui Lopes, residente em Monção, professor em Paredes de Coura, até tem lugar anual no Estádio AXA e não perde a oportunidade para acompanhar a evolução dos trabalhos em Melgaço, uma vez que reside bem perto, na vila de Monção. "Temos assistido a todos os treinos e também aos jogos de preparação. Vamos a todos os jogos possíveis. Na sexta-feira vamos estar em Vigo para ver o jogo com o Celta", contou Rui Lopes.

E este é o exemplo que confirma o aumento da 'Legião' dos Guerreiros do Minho. "Nas próprias escolas nota-se que os próprios jovens já falam do Sp. Braga como um clube de grande dimensão, embora a predominância continue a ser dos três grandes", salientou o professor que dá aulas em Paredes de Coura.
A filha Ana Lopes não perde a ocasião para ter alguns autógrafos dos seus ídolos, reconhecendo que "as expectativas para a nova época são altas, mas com esforço e dedicação acho que vão conseguir fazer um bom campeonato", confessou ao 'Correio do Minho'.
Maria Alves, por sua vez, viajou de Braga para Monção a fim de estar mais perto da sua equipa, definindo que os jogadores de eleição são Mossoró, Hugo Viana e Lima.


Quim e Berni destacam concorrência saudável

Os guarda-redes Quim e Berni destacam a "forte" e "saudável" concorrência pela baliza do Sporting de Braga. Acrescenta-se ainda o brasileiro Marcos, mas foram os dois primeiros que ontem falaram à comunicação social, definindo as metas para a nova temporada.

Quim mostra-se à vontade, um ano depois da grave lesão que sofreu precisamente em Melgaço, e determinado em fazer uma época positiva. Mas recusa, sempre, o estatuto de favorito nesta luta a três. "Sou mais um que faz parte do plantel e a escolha é sempre do mister. Com certeza quero ser titular mas não me sinto favorito, sou apenas mais um para ajudar a equipa", apontou o guarda-redes. Para Quim, o plantel dispõe de "três bons guarda-redes" e a batata quente passa-a para Leonardo Jardim. "Em todos os plantéis existem sempre três a quatro guarda-redes, cada um faz o seu melhor para jogar. O Braga tem três bons guarda-redes, cada um trabalha para si em prol do clube e a concorrência é sempre boa porque nos obriga a trabalhar cada vez mais", ressalvou.

O experiente guarda-redes do Sporting de Braga deu conta ainda das expectativa s elevadas para a nova época, mas convencido que os jogadores que compõem o plantel reúnem qualidade para darem a melhor resposta. "Para já temos um bom plantel e não podemos fazer grandes comparações em relação a anos anteriores. Temos de pensar no presente, porque o passado já passou. Acho que temos qualidade e resta-nos colocar em prática essa qualidade", referiu.

O italiano Berni, bem disposto, e com um discurso fluente pautou-se pelo mesmo diapasão de Quim. "Ninguém é favorito. Cada um tem de demonstrar o que vale em campo, nos treinos e jogos. Quem estiver melhor joga", apontou o guarda-redes do Sporting de Braga. Não se inibiu inclusive em falar dos colegas de equipa. "Marcos e Quim são dois óptimos guarda-redes, com grande experiência, todos os jogadores do Braga são bons, e há perspectiva de melhorar, e já provaram isso nos jogos", afirmou.

Tommaso Berni confessa-se bem adaptado ao clube, sem problemas em entender o português e o próprio até já começa a expressar-se na língua lusa. Destacou ainda "o grande espírito de grupo" que, está certo "pode ajudar a obter resultados".


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Choque de gerações

Os dois grandes candidatos à titularidade na baliza do Braga tiveram ontem uma excelente oportunidade para esgrimir argumentos. Numa espécie de debate, Quim (35 anos), um dos mais experientes do plantel, e Berni (28 anos), o benjamim entre os guarda-redes, tentaram dar algum ânimo a uma eleição que parece estar destinada a ser ganha pelo português. No entanto, este recusa liminarmente o papel de favorito. "Quero ser o titular, mas não me sinto favorito; sou apenas mais um para ajudar a equipa", argumentou Quim, que deixa elogios ao concorrente directo, mas também a Marcos (35 anos), que tem surgido ligeiramente mais atrasado nas sondagens. "Em todos os plantéis, existem três/quatro guarda-redes e cada um faz o melhor para jogar. O Braga tem três bons guarda-redes e cada um trabalha para si, embora sempre em prol do clube. Concorrência assim é sempre boa, porque nos obriga a trabalhar cada vez mais", declarou.

A língua é uma barreira difícil de ultrapassar, mas Berni não pretende que este seja um aspecto desfavorável e garantiu já "falar um pouco de português". "Passa", "estás só", "deixa" e "sai com a bola" são algumas das expressões futebolísticas que tratou de aprender o mais rápido possível, até porque, como alertou quando foi apresentado, deixou Itália rumo a Portugal com o claro objectivo de ser titular. "Não há nenhum favorito. Cada um dos três guarda-redes tem de demonstrar em campo, nos treinos e nos jogos, o que vale e depois esperar pela decisão do treinador. Quem estiver melhor jogará", vincou o italiano, que descreveu Quim e Marcos como "dois óptimos atletas, com grande experiência".

Em quatro jogos realizados na pré-temporada, Quim e Berni somam dois como titulares: o português começou contra o Freamunde e o Leixões; o italiano frente ao Brasov e ao Moreirense. Por aqui é difícil descortinar quem leva vantagem na corrida ao lugar de número 1 de Leonardo Jardim esta época. O resultado oficial será conhecido no dia 14 de Agosto, com o Rio Ave, em Vila do Conde.



Ivan Lendric quase garantido

O Braga está perto de assegurar a contratação de Ivan Lendric. É avançado, tem 19 anos, mede 1,84 m e é descrito pela Imprensa da Croácia como uma enorme promessa. Aliás, nesta altura encontra-se na selecção daquele país da região dos Balcãs a preparar a participação no Campeonato do Mundo de sub-20, depois de ter realizado uma excelente temporada ao serviço do Hajduk Split, apontando 16 golos em 28 presenças na primeira liga croata. O jovem virá muito em breve a Portugal para realizar exames médicos e só então assinará um contrato de longa duração, ao que tudo indica a rondar as quatro épocas.

Apesar de o Braga já possuir no plantel vários jogadores para a posição de ponta-de-lança (Nuno Gomes, Lima, Meyong, Douglas e Zé Luís), Lendric é visto como um daqueles negócios de ocasião que António Salvador tanto gosta de realizar, uma vez que o Hajduk Split está mergulhado em problemas financeiros. Segundo alguns jornais croatas, o avançado figurou nos planos do Anderlecht, mas foi o clube arsenalista que acabou por levar a melhor. Só não estão de acordo em relação ao valor que este teve de pagar para receber o avançado: uns garantem que a equipa croata irá receber uma quantia a rondar os 700 mil euros, outros que esta será de 800 mil euros.


Paulo Vinícius chegou à noite

O brasileiro Paulo Vinícius chegou ontem à noite à unidade hoteleira onde o plantel do Braga está instalado durante o estágio em Melgaço. O polivalente defesa, que assinou por três anos com o clube arsenalista, passou o dia a tratar de questões burocráticas em Leiria e na Cidade dos Arcebispos, mas não escondeu a satisfação pela concretização da transferência. "O Braga é uma grande equipa em Portugal, e espero mostrar o meu valor", disse Paulo Vinícius à Antena 1, desejoso de que os bracarenses façam "uma grande época""


Ukra treina antes da folga

Após cerca de duas semanas a recuperar de uma tendinopatia, Ukra voltou a trabalhar sem quaisquer limitações com o restante plantel, que à tarde teve direito a folga. O extremo apresentou-se bem-disposto e acabou a sessão de trabalho a realizar alguma corrida com os elementos da defesa. Quem continua em recuperação é Elderson, que ficou em Braga, mas isso não impediu que o nigeriano fosse convocado pelo seleccionador da Nigéria, Samson Siasia, para o particular que esta vai realizar a 9 de Agosto com o Gana.


O JOGO

JotaCC

Ele é o dono da bola!
JARDIM PROMOVE REUNIÕES POR SEcTORES

É o discurso do método, ou apenas uma forma de controlar tudo sem deixar nada ao acaso? A realidade é que Leonardo Jardim tem marcado a concentração do Sp. Braga no Alto Minho por um absoluto rigor no trabalho, não dando grande espaço a qualquer falha. O novo treinador tem tudo programado ao milímetro desde o despertar (por volta das 8 horas) até ao recolher aos quartos (22 horas) e o trabalho não se restringe somente ao que se passa no relvado do Complexo Desportivo de Melgaço. Jardim é uma espécie de general com as tropas sempre em alerta e aproveita estes primeiros tempos como timoneiro dos arsenalistas para marcar uma posição bem forte. É ele quem manda e ponto final...

Claro que o envolvimento de toda a estrutura tem de ser necessário para um programa diário tão preenchido. Os jogadores têm apenas tempo para... descansar, pois além dos treinos são chamados a regulares reuniões com o treinador, ora no individual, para corrigir e analisar qualquer assunto pessoal, ora no geral, geralmente por sectores. Desde que está em Melgaço, Jardim já chamou os guarda-redes, os defesas, os médios e os avançados para uma sala específica do Hotel Monte Prado, onde tudo o que é necessário acertar fica... acertado!

RECORD

JotaCC

Sp. Braga: Guarda-redes Quim sem medo da concorrência
"O objectivo é ser titular"

Depois de um ano sem competir devido a uma rotura do tendão de Aquiles direito, Quim só pensa em conquistar a titularidade na baliza do Sporting de Braga, indiferente à concorrência do brasileiro Marcos e ainda do reforço italiano Tommaso Berni.

"Obviamente o meu objectivo é ser titular", assumiu ontem o guarda-redes. "Estou a trabalhar para jogar, mas não há favoritos para a titularidade. Marcos e Berni são excelentes guarda--redes", acrescentou , frisando: "O Sp. Braga vai fazer um boa época."

Questionado sobre quem escolheria para ser titular da baliza do Benfica, clube que representou de 2004 a 2010, o guardião (35 anos) respondeu com ironia. "Artur Moraes ou Eduardo? É uma decisão que compete exclusivamente ao treinador, mas se eu estivesse no Benfica sabia perfeitamente quem escolher: o Quim."

Já Tommaso Berni, ex--Lazio, garantiu estar "adaptado" e destacou "o espírito formidável" do plantel minhoto.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Sporting de Braga


Quim trabalha para ser titular



O guarda-redes que teve a época passada toda parado devido a lesão garante que está a 100 por cento fisicamente e que quer ser titular da baliza bracarense na temporada que se aproxima. O internacional português de 35 anos vincou a 'boa', concorrência com o italiano Berni e o brasileiro Marcos e que a escolha caberá ao treinador. 'As expetativas passam por jogar. Trabalho para isso todos os anos e este não é exceção. Sei que estive um ano parado, mas acho que estou a cem por cento. Sou mais um que faz parte do plantel, com certeza que quero ser titular, mas não me sinto favorito', sublinhou Quim.


PRIMEIRO DE JANEIRO

Bruno3429

Lendric apontado ao ataque
Por Pascoal Sousa

Avançado internacional sub-20 da Croácia está referenciado e pode ser activo interessante.

A imprensa croata dá como certa a contratação por parte do Braga do atacante croata Ivan Lendric, internacional sub-20 que está concentrado com a sua selecção, a preparar a participação no Mundial de sub-20, na Colômbia.

No entanto, o negócio não avançou assim tanto, como disse a A BOLA o agente do jogador, Jan Dreyer. «Houve um contacto do Braga através de um agente português e estou à espera de indicações para viajar para Portugal. Temos solicitações de Espanha, Alemanha e Inglaterra, mas o Braga seria bom para o Lendric».

Ivan Lendric tem 19 anos e pertence ao Hajduk Split mas jogou cedido nos bósnios do Zrinjski. Foi o melhor marcador da Liga da Bósnia, com 16 golos. Na Croácia especula-se que a transferência do jogador custe qualquer coisa como 800 mil euros.

A Bola

JotaCC

Paulo Vinícius já se treina

O defesa Paulo Vinícius, contratado ao União de Leiria, realiza esta manhã a primeira sessão de trabalho com a camisola bracarense.

O jogador chegou ontem à noite a Melgaço, local onde o SC Braga está a realizar o estágio de pré-época, mas só esta manhã trabalha com os novos companheiros e sob as ordens de Leonardo Jardim.

Depois de realizados os habituais exames médicos, Paulo Vinícius assinou um contrato válido para as próximas três temporadas.

A BOLA

Bruno3429

«Não tenho de provar nada» - Nuno Gomes
Por Pascoal Sousa

Feliz da vida, Nuno Gomes diz estar a adaptar-se muito bem ao SC Braga, para onde distribui elogios. Quanto às expectativas para a nova época, o avançado prefere não estabelecer meta de golos, salientando que nada tem a provar.

«Não tenho de provar nada a ninguém. Tenho uma carreira que fala por mim. O meu objectivo é jogar e ajudar o SC Braga», vincou Nuno Gomes, em declarações prestadas no estágio dos bracarenses que decorre em Melgaço.

Questionado sobre quais as metas pessoais que gostaria de atingir, o jogador recusou-se a apontar um número, mas colocou-se ao lado do brasileiro Lima, que ainda recentemente disse que quer chegar aos 30 golos: «Não estabeleci qualquer meta de golos, mas gostava de ajudar o Lima a marcar os 30 golos. Seria bom sinal para o SC Braga.»

O importante, nas palavras de Nuno Gomes, será sempre o colectivo: «Espero jogar mais, marcar golos e ajudar o SC Braga a chegar ao final do campeonato numa boa posição, tal como tem acontecido nos últimos anos.»

Sobre o clube minhoto, já depois de agradecer a forma como foi recebido tanto pelos companheiros como pelos adeptos, o jogador teceu grandes elogios: «Não digo que o SC Braga vá lutar pelo título, mas tem todas as condições para isso. É um clube muito bem organizado, que está certamente entre os quatro grandes.»

Do passado faz agora parte o Benfica e Nuno Gomes aproveitou para esclarecer: «Não saí magoado com ninguém. Foi uma opção técnica que respeitei. Concordando ou não, respeitei sempre as decisões do treinador.»

A Bola

Bruno3429

Nuno Gomes: «Benfica é um adversário como Sporting ou FC Porto»
Avançado diz estar a adaptar-se bem no Minho

Nuno Gomes garantiu esta quinta-feira que se está a adaptar bem à nova realidade que encontrou no Sp. Braga e voltou a afirmar que não saiu magoado do Benfica, frisando que a partir de agora os encarnados são um adversário... igual a Sporting ou FC Porto.

"Adaptei-me muito bem. A pré-época foi exigente a nível físico, mas estou muito feliz pela receção que me foi feita pelo plantel e pelos adeptos, a quem estou muito agradecido. Não tenho que provar nada a ninguém, pois a minha carreira fala por si. Não saí magoado do Benfica, pois foi uma decisão técnica que respeitei. O Benfica agora é um adversário como Sporting ou FC Porto", afirmou Nuno Gomes no final do treino matinal do Sp. Braga.

Questionado sobre a marca de 30 golos a que Lima – rival na frente de ataque minhota - se propôs a atingir, Nuno Gomes garante que gostaria de ajudar o brasileiro: "Não estabeleci nenhuma meta para mim, mas, se o Lima se propôs a isso, gostaria de o poder ajudar a atingir essa marca. Era bom para ele e para a equipa".

"O Sp. Braga também é uma equipa grande. Tem condições para lutar pelo título. Não sei se o consegue ganhar, mas pelo menos tem capacidades para lutar por ele ", referiu o atacante português.

Para finalizar falou ainda da mudança do seu ex-companheiro de equipa no Benfica, Fábio Coentrão, para o Real Madrid: "É um excelente jogador e colega. A determinado momento dava para ver que a saída era inevitável. Vai ter muitos êxitos no futuro e sem dúvida que o Benfica fica a perder e o Real Madrid a ganhar".

Record

JotaCC

Nuno Gomes quer jogar e marcar

Nuno Gomes está tranquilo e espera fazer uma época muito positiva Lusa
O avançado do SC Braga, Nuno Gomes, após o treino da equipa no estágio, em Melgaço, falou de si, do clube e do futuro.

O futebolista abordou vários temas  em conferência de imprensa e não deixou nada por responder.

A adaptação tem sido feliz. Agora só é preciso jogar mais e marcar golos. Metas pessoais não tem e só anseia ajudar o companheiro Lima a marcar mais golos do que na época passada.

O SC Braga vai lutar pelo título porque tem condições para tal. A seleção é possível se jogar mais e marcar golos, nesse caso, poderá ser opção do selecionador.

O jogador diz tudo tem corrido bem e de forma tranquila. Está feliz porque foi bem acolhido por colegas e adeptos

RTP


JotaCC

Nuno Gomes: "Vamos tentar fazer melhor do que na época passada"

O avançado Nuno Gomes, do Sporting de Braga, assegurou hoje que não saiu magoado do Benfica e incluiu a equipa minhota, uma das "quatro grandes" do futebol português, na lista das candidatas ao título nacional de futebol.

"Nos últimos anos, o Braga tem vindo a provar que já é um grande do futebol português. Pude confirmar agora mais por dentro que é um clube muito bem organizado, que tem todas as condições para lutar pelo título e, com muita ambição, vamos tentar fazer melhor do que na época passada", afirmou após o treino matinal no estágio que decorre em Melgaço.

O jogador não atribui ao FC Porto, campeão em título, o favoritismo principal para a vitória final no campeonato, considerando que "no momento da partida estão todos em igualdade pontual" e que os principais candidatos "são os 'quatro grandes'".

Depois de 12 temporadas ao serviço do Benfica e algumas como seu "capitão", Nuno Gomes olha agora para o clube da Luz como mais "um adversário, como é o FC Porto ou Sporting".

O experiente jogador, de 35 anos, disse que "não tem que provar nada a ninguém" e garantiu não ter saído magoado com o treinador benfiquista, Jorge Jesus.

"Tenho uma carreira que fala por mim, não tenho que provar nada a ninguém. Não saí magoado com Jorge Jesus, nem com ninguém. Foi uma opção técnica, que respeitei, como sempre respeitei as decisões de toda a gente, concordando ou não com elas", disse.

Regressar à seleção nacional ainda é um objetivo para o internacional português: "jogando e fazendo golos poderá ser possível e poderá ser uma opção, tudo depende de como me apresentar e como me correrem as coisas pessoalmente", frisou.

Sobre o novo clube assegurou que "a adaptação tem corrido muito bem" no Braga.

"A pré-época exige de nós fisicamente, mas estou muito feliz de estar aqui, fui muito bem recebido pelos meus colegas e pelos adeptos do Braga e quero pôr-me pronto o mais rápido possível. Espero poder jogar mais vezes e marcar mais golos, como é óbvio, e sobretudo que o Braga consiga ganhar os jogos", desejou.

Instado sobre se, tal como Lima, que disse querer marcar 30 golos na época que se avizinha, estabeleceu uma meta, disse que não, mas que gostaria de ajudar o avançado brasileiro a atingir aquele número, "era bom sinal para ele e para a equipa em primeiro lugar", notou.

O defesa central brasileiro ex-União de Leiria Paulo Vinícius, último reforço dos "arsenalistas", já treinou hoje com os seus novos companheiros e pode já integrar a comitiva que na sexta-feira se desloca a Vigo para defrontar o Celta.


O JOGO

JotaCC

Nuno Gomes: «Não tenho de provar nada a ninguém»

A adaptação está a correr «às mil maravilhas», sente-se feliz por voltar a jogar... Nuno Gomes só quer «ajudar o SC Braga» e afiança que nada tem a provar, uma vez que possui «uma carreira que fala» por si. Se Lima colocou a fasquia nos 30 golos, o avançado português não traçou meta mas garante querer ajudar o brasileiro a chegar às três dezenas.

«Não tenho de provar nada a ninguém. Tenho uma carreira que fala por mim. O meu objectivo é jogar e ajudar o SC Braga», começou por dizer Nuno Gomes, no estágio que a equipa arsenalista cumpre em Melgaço.

Mesmo não havendo nada a provar, fazer golos é, desde logo, uma meta traçada pelo avançado: «Não estabeleci qualquer meta de golos, mas gostava de ajudar o Lima a marcar os 30 golos. Seria bom sinal para o SC Braga», disse, sorridente, mostrando a sua experiência e maturidade como jogador ao colocar o plano colectivo acima do individual: «Espero jogar mais, marcar golos e ajudar o SC Braga a chegar ao final do campeonato numa boa posição, tal como tem acontecido nos últimos anos», projectou.

Nuno Gomes aproveitou para elogiar o clube minhoto, agradecendo o apoio que os adeptos lhe têm dado neste início dos trabalhos: «Não digo que o SC Braga vá lutar pelo título, mas tem todas as condições para isso. É um clube muito bem organizado, que está certamente entre os quatro grandes», afirmou, esclarecendo, novamente, a sua saída do Benfica: «Não saí magoado com ninguém. Foi uma opção técnica que respeitei. Concordando ou não, respeitei sempre as decisões do treinador», atirou.

Seu ex-colega no Benfica, Fábio Coentrão mereceu palavras elogiosas e de confiança do avançado: «É um excelente jogador, um excelente companheiro, que nos últimos anos evoluiu muito. Vai de certeza ter muito sucesso no Real Madrid», disse, sublinhando que «o Real ficou a ganhar e o Benfica a perder».

Vinícius já treina


Do treino desta quinta-feira dos minhotos, destaque para a presença de Paulo Vinícius, defesa contratado à União de Leiria.

O jogador cumpriu o seu primeiro treino sob as ordens de Leonardo Jardim, depois de ter assinado contrato para as próximas três épocas.

ZEROZERO